Populares Mês

sábado, 19 de maio de 2018


Terminada a época futebolística para nós, com o titulo merecido de campeão nacional no bolso, o FC PORTO prepara já a próxima, algo que se exige a uma colectividade profissional, responsável e altamente competitiva. Porque este título não esconde os e-mails, a supremacia do poder político, financeiro e comunicacional - o Porto esvai-se nos media e Lisboa inflaciona-se em jornais, rádios e têvês!
Dentro do que foi a época finda, onde o FC PORTO foi, quiçá, a equipa mais prejudicada pelo VAR, pelos árbitros comprados a vouchers, ou jogadores a 12.000 euros, contra uma comunicação social centralista que tudo fez para que houvesse penta, nós portistas, comandados por Sérgio Conceição, unimo-nos numa roda enérgica de paixão, luta, suor e lágrimas contra tudo e contra todos. E dela saímos mais fortes que nunca. Dela saímos mais vitoriosos que até então. E mesmo apanhando duas borrascas em Paços e Belém, soubemos sofrer e mostrar ao mundo que fomos os melhores e de longe!
Tenho um amigo de clube aos remendos numa rotunda da cidade, que me diz, que cada vez que somos campeões, repetimos a cassete do “contra tudo e contra todos”, como se ninguém gostasse de nós, e, se é esse o caso, é porque fazemos por isso!
Respondo-lhe bastas vezes que um ou dois pinheiros no meio de 40 ou 50 eucaliptos, não fazem um pinheiral! Ou seja, se repetimos até a exaustão a frase em questão, é porque realmente existe, existiu e infelizmente existirá sempre um peso e duas medidas entre os dois clubes da 2ª circular e nós. E até eles sofreram na pele a sua regionalidade, basta ver e ler a actualidade. Se fosse connosco o que se está a passar naquela variante lisboeta, já estaríamos condenados, linchados e enterrados vivos. Só não vê quem não consegue sentir na pele esta desigualdade.
Para a 2ª circular a justiça far-se-à para as calendas gregas, e até um dos mais chafurdentos lamaceiros já meteu o bedelho como se fosse… vitima!
E, porque o destino não se vai alterar amanhã, urge o FC PORTO reforçar-se a tempo e horas, com jogadores que queiram ser campeões, que queiram ser melhores que os rivais, que queiram deixar a pele em campo. Não precisamos de nomes sonantes. Apenas de gente que quer vencer. Estou certo que a SAD e a equipa técnica do FC PORTO é isso que estão a fazer. Confio neles como sempre confiei, mal grado 4 anos de jejum, uns insultos de paixão, umas bocas foleiras de desespero, mas um orgulho de convicção que mais tarde ou mais cedo a tempestade acalmaria e navegaríamos numa calmaria. Em suma, num tranquilo e majestoso mar azul!
O que se está a passar no Sporting, deve e tem de ser um alerta para nós portistas! Todos nós sabemos que Jorge Nuno Pinto da Costa está a chegar ao fim de um longo e vitorioso reinado. Como tal, nós portistas, sabemos o que vai acontecer nesse dia: irão aparecer os brunos azuis-e-brancos com as suas panaceias de promessas populistas que servirão para enganar os mais incautos, como estou certo que aparecerão candidatos com qualidade e honra em servir o FC PORTO com a dignidade que o cargo exige. O presidente-adepto, afinal, é populismo mal cheiroso e desastroso. A César o que é de César! A classe política não perde uma ocasião para mostrar aquilo que é: oportunista, eleitoralista, seguidista a até… cartilheira! E seja qual for o partido!
Nesta vergonhosa novela verde-e-branca, desde a guerra do poder à corrupção do andebol e futebol, os políticos foram lestos em fazer de um cenário local numa tragédia nacional! Desde o adiamento da final, como se os avenses tivessem culpa do sucedido. Desde a extinção das claques como se todas as outras claques fizessem o mesmo. Desde o mudar de local de jogo considerando que o Jamor não tem condições, mas quando é o FC PORTO a reclamar do estádio de Oeiras, aqui d’El Rei que os nortenhos não gostam de vir a Lisboa ao majestoso estádio fascista, quer dizer helénico!
Quando é com eles é vergonha nacional, se formos nós, é típico de um clube fechado no seu regionalismo! Esta agora! Quando os abutres mataram um inocente nesse mesmo estádio, quando os abutres atacaram um autocarro azul-e-branco incendiando-o e depois agredindo selvaticamente um jogador de hóquei, pondo-o em coma, quando os abutres atropelaram mortalmente um tiffosi italiano, quando um alto responsável de clube vem apelar ao homicídio do nosso presidente no seu próprio canal, não vi processos nem acusações de terrorismo e nenhum político saiu a terreiro indignado com a situação! Nenhum jornalista fez capa dias a fio dessas situações!
Nunca na minha vida vi até hoje alguém do FC PORTO participar em programas desportivos onde são os únicos convidados para falar dos clubes rivais, como acontece com as Bolas-Brancas como os seus Antunes, Figueiredos e Gaspar Ramos ou a TVI com Diamantinos e Danis! Acham que essa gente tem honestidade intelectual para falar de nós?
Quando lá fora chamam a Pinto da Costa, o “Rei Midas” do futebol europeu (jornal a Marca) e cá dentro o Midas é um gajo de orelhas à Herrera, ladrão de camiões e caloteiro por vocação!
Quando lá fora a equipa jovem do FC PORTO arrebata de rajada em 2 anos seguidos troféus internacionais, cá dentro até foi campeã da 2ª Liga, mas no foro interno a formação que está a dar é a do Seixal!
Quando lá fora o FC PORTO é visto com respeito e admiração e cá dentro com ódio e bem longe do poder político (não é ó palhaço Rui Rio?) cartilheiro e eleitoralista!
Ou então como um rato, renegado e arruaceiro tripeiro cujo sonho é presidente do mais melhor bom clube do Universo e arredores, afirmar que o SL e B não soube dar a estocada final num Sporting em crise (ou deram mesmo?), nem ter agravado o estado intervencionado do FC PORTO! Para este rato de esgoto, o mais maior bom é assim se os 2 rivais fossem à vida!
Terrorismo sofremos nós há longas décadas, e de estado! Por isso e desesperando mais uma vez esse meu amigo boavisteiro, nós no FC PORTO só temos um lema: CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!
Viva o FC PORTO!

PS - Nada como acompanhar o post do Felisberto, cujo título, é: "Contra tudo e contra todos", com alguns dos últimos e-mails conhecidos, cada um mais interessante que o outro.
Que Podridão!
Volto a citar Sophia: vemos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset