Populares Mês

sexta-feira, 29 de maio de 2020


À frase de Vítor Oliveira - um homem do futebol, competente, inteligente, culto e com a liberdade de dizer o que pensa sem pedir autorização a ninguém nem procurar agradar a algumas ondas de prostitutos da escrita e da palavra que vão ajustando a opinião às circunstâncias -, acrescento que o que vai regressar na próxima semana não é futebol, é a antítese do que é o futebol. O que vai regressar, no caso do F.C.Porto, quarta-feira às 21:15, no estádio do Famalicão, é uma espécie de treino de conjunto à porta fechada - ponto final. As razões são conhecidas, mas para não ser repetitivo, recordo apenas uma: o público é a verdadeira essência do futebol.
Mas se fizermos uma retrospectiva sobre este regresso vemos coisas do arco da velha. Por exemplo, a poucos dias do recomeço ainda não sabemos com que regras os jogos se vão disputar. Vão ser permitidas três ou cinco substituições? Sim, porque o Benfica junto com o seu Guardanapo - desta vez não foi preciso a intervenção do presidente do Braga! -, resolveram complicar ou não? E que dizer das nuances sobre os estádios onde se vão disputar os jogos? Começou pela ideia de ter as equipas concentradas numa zona do país, Algarve, e com os jogos a disputarem-se no estádio algarvio. Depois passou-se para meia-dúzias de estádios, os de nível 1. Agora, segundo as últimas notícias, apenas a Codecity F.C. e o Santa Clara vão jogar fora dos seus redutos. E se no caso dos açoreanos até se compreende, já no caso do clube de Rui Pedro Soares a coisa atinge o cúmulo do surrealismo - então sempre foi feito tudo para que nada obstasse que a final da Taça de Portugal, com dezenas de milhar de pessoas, se disputasse no Jamor e agora nem um niquinho se faz para que a Codecity F.C. continue a jogar no estádio de Oeiras?
Assim e como conclusão:
Não, não e não, este futebol que se prepara para regressar não é o futebol que sigo apaixonamente há mais de 50 anos. Tirem-se deste futebol de facadinhas, carroceiros, guardanapos e similares... E como tal recuso-me ver os jogos.
Como é óbvio e mesmo sabendo que não vai ser fácil, o caminho vai estar armadilhado, desejo que o F.C.Porto tenha sucesso, consiga atingir os seus objectivos.


PS - Devemos ter todo o respeito pelo senhor presidente que se candidata a mais um mandato de 4 anos? Claro, concordo em absoluto, nunca me passaria pela cabeça outra coisa que não fosse respeitar o presidente do meu clube. Mas pode-se insultar os candidatos das outras listas à vontade? Pode-se dizer de Fernando Gomes e Adelino Caldeira, que, pasme-se, até fazem parte da lista do senhor presidente, o que Maomé não disse do toucinho? Pode-se insultar e até ameaçar quem não está com a lista A?
Que fique claro e para memória futura:
Pela 1ª vez desde os anos oitenta do Século passado, não vou votar Pinto da Costa. E não mudei na minha forma de viver e sentir o F.C.Porto... e também não recebo lições de portismo de ninguém... muito menos daqueles que enchem a boca a dizer que estão em todas, mas têm viagens, estadia e bilhetes de borla.

Notas finais:
Na questão do Covid-19, por pudor abstenho-me de dizer o que penso sobre o que se diria se o que está acontecer em Lisboa e Vale do Tejo estivesse a acontecer no Porto e no Norte de Portugal.

Eh, pá, não se atrevam a colocar a grande Lisboa sob cerco sanitário. O futebol maravilha está para regressar, o entusiasmo é notório, a alegria é contagiante e uma decisão dessas ainda podia ser interpretada por uma manobra do F.C.Porto...

Porque ISTO transcende muito as eleições do F.C.Porto.
Até quando a estação pública de televisão vai ter ao seu serviço o peixeiro, ressabiado e anti-portista fanático do Manuel José? Mas desde quando pessoas que se zangaram não se podem reconciliar. Mas quem se julga esse mau carácter para ir ao passado e atacar de forma desabrida uma figura e capitão do F.C.Porto, campeão europeu e mundial de clubes e um internacional português de referência?
- Manuel José, você não presta, você está a envelhecer cheio de ressentimento e de ódio, perseguido por muitos fantasmas. Você coloca-se ao nível dos mais fundamentalistas dos adeptos, dos piores carroceiros que emporcalham vários programas de televisão. Tenha um pouquinho de vergonha e dedique-se à pesca... ou então, tenha um lampejo de discernimento, seja coerente e vá para a BTV.
O que pensa disto a direcção de informação da RTP?

Maldita pandemia...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset