terça-feira, 5 de julho de 2022

Bem-vindo, David Carmo


Dando as boas-vindas a David Carmo, acrescento que a priori sendo um jogador caro, o futuro dirá se foi ou não. O futebol em geral e o F.C.Porto em particular, estão cheios de jogadores que sendo caros se tornaram baratos e vice-versa.

Conciliar o interesse desportivo, mantendo a competitividade que se exige a um clube com a grandeza do F.C.Porto, com contas equilibradas, não é uma tarefa fácil, mas terá de ser o rumo a seguir.
Contratar com critério, particularmente gente jovem que tenha potencial, possa evoluir e no futuro gerar mais valias, e formar, formar, formar, tem de ser o caminho.
David Carmo insere-se nesse princípio.

Quanto à história de que o F.C.Porto não estava interessado no João Victor e só procurou inflacionar o negócio, cada um acredita no que quiser. Eu não acredito. 

Benfica tem um treinador de outro planeta, o melhor plantel - só entraram craques -, roubou o João Victor ao FCP... vem aí mais um passeio no campeonato, vai ser um arraso de todo o tamanho. Independentemente do que acontecer até ao fecho do mercado e ainda faltam praticamente dois meses, mais uma vez o Benfica é campeão destacado.

O problema é o choque com a realidade... e lá vem o VAR que não funciona, o árbitro que errou porque quis, o sistema, o apito, a falta de respeito pelo SLB, etc., etc.


76 comentários:

  1. Caro DVP e Amigos:
    É na verdade um jogador caro que esperamos venha a ser muito útil e rentável pois como referiu, atento o momento de saúde financeira, o FCP não pode falhar. Quanto ao formar, formar, formar, tudo bem, só que falta o essencial, o centro de formação.
    Sim, o Benfica é o campeão destacadíssimo da pré temporada e nem sei se valerá a pena os restantes clubes irem a jogo.
    Acabo com uma preocupação: falta muito para o fecho do mercado e nós temos alvos apetecíveis na qualidade e preço.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida um alto investimento , uma loucura , mas estou convencido que vai ter um retorno desportivo e financeiro alto .
    Quanto ao João Victor , só quem acredita no pai Natal é que pensava que era possível contratar os dois de uma assentada , seria gastar a totalidade do dinheiro do Fábio Vieira .
    Precisamos de um central , mas que seja low Cost .

    Já sabemos , os de Carnide são os campeões da silly season , aquilo é só all stars , não me admirava nada que falhassem a entrada da Champions ...

    Entretanto já há calendário da temporada 2022/2023 .
    Começamos a defesa do título em casa contra o Marítimo , na terceira jornada recebemos os viscondes .
    Convém nessa altura termos tudo em pratos limpos em matéria de plantel , estar fechado .

    ResponderEliminar
  3. Sem desvirtuar este post, serviço público, calendário do FC Porto neste ano de 2022.

    Agosto:
    07 Marítimo casa.
    14 Vizela fora.
    21 Sporting casa.
    28 Rio Ave fora.

    Setembro:
    04 Gil fora.
    07 Champions 1ª jornada.
    11 D Chaves casa.
    14 Champions 2ª jornada.
    18 Estoril fora.
    Paragem Selecções.

    Outubro:
    02 Braga casa.
    05 Champions 3ª jornada.
    09 Portimão fora.
    12 Champions 4ª jornada.
    16 T Portugal.
    23 Benfica casa.
    26 Champions 5ª jornada.
    30 Sta Clara fora.

    Novembro:
    02 Champions &ª jornada.
    06 Paços casa.
    09 T Portugal.
    13 Boavista fora.
    Mundial

    Dezembro:
    28 Arouca casa.

    Não fui ao "revisor", pode ter "gralhas". Prognostiquei clássico nas primeiras jornadas, check, Sporting no Dragão na jornada 3. Prognostiquei clássico no final da 1ª volta, ou do Campeonato, errei, Benfica em outubro no Dragão, na 10ª jornada (meados da 1ª ou 2ª volta), mas fica o derbi de Lx para a penúltima jornada. Jogamos os dois clássicos no Dragão na 1ª volta, naturalmente, na 2ª volta jogamos em Lx.

    O que me agradou mais? A recta final, quando temos de tirar o cu do selim, justamente as três últimas deslocações do Campeonato: 29ª vamos a Arouca, 31ª vamos a Paços, e 33ª vamos a Famalicão, tudo no nosso Norte. Recordo, as três últimas deslocações no campeonato passado: 29ª VSC, 31ª Braga, e 33ª Benfica, tivemos a Senhora da Graça, as Penhas da Saúde, e finalmente os Pirinéus, esta etapa ganha pelo trepador Zaidu!

    ResponderEliminar
  4. Por vezes, parece que existe a necessidade de ser o campeão do mercado e ter que ser tudo muito rápido.

    Felizmente, não somos os campeões do mercado e somos campeões no campo. Todos sabemos que em termos financeiros, estamos a tentar sair de um buraco muito fundo, mas que já foi feito há muito tempo. Agora não há varinha mágica.

    Parece-me que começamos bem. David Carmo é um investimento avultado mas eu classificaria de risco médio. O que me assusta no valor, é apenas e só, o imponderável de uma lesão. Num jogador de 5 milhões é esse o risco máximo. Num de 20 quadriplica este aspeto.

    De resto, tudo a ganhar. Jogador com mercado, novo, central esquerdino, com margem de progressão e uma seleção a precisar de um jogador assim. Mais um aspeto a valorizar.

    Para mim, passamos de três jogadores que podem vir a valer mais de 50 milhões para quatro. Diogo, Evanilson, Pepê e agora o David Carmo.

    Em termos desportivos, veremos Pepe finalmente na direita. Não que seja mau na esquerda mas acho que é ainda melhor na direita. Esta dupla vai permitir uma cobertura mais eficaz aos nossos laterais.

    No meio campo, tenho a esperança no crescimento de Eustáquio, e quem sabe no aparecimento de uma supresa vinda da formação. Torço que seja este o ano de confirmação de Baró. Já temos o exemplo, que por vezes é a oportunidade, um ou dois jogos em que as coisas correm bem, moral em alta e o consequente apoio dos adeptos. A qualidade já existe.

    Deixemos o SC trabalhar, ver as reais carências do plantel e depois contratar pouco e bem. Quem sabe Marcelo não possa ser o quarto central?

    Sou um optimista por natureza e aposto que no final, vamos ter um plantel melhor que o que acabou a época. Só não digo do que começou a época porque um Diaz não aparece todos os anos.

    ResponderEliminar
  5. É como diz o Dvp..
    O futuro dirá se foi caro ou barato...eu gostava muito de o ver jogar no braga mas o porto é outra loiça... . Precisamos de melhorar a formação para fornecer talento a bom preço à equipa principal...

    ResponderEliminar
  6. "Sei que aqui não abundam os fãs do Canal 11 mas, se puderem, vejam a reportagem "Meninos Homens" que deu ontem à noite"

    Isso tem o carimbo de qualidade do Jaime Cravo, jornalista ou sociologo, esse gajo é TOP!

    Mas não vamos confundir o Jaime Cravo com o GORDO (o amigo dos empresários amigos), ou a foca amestrada que foi despedida, mas o GORDO já a encaixou na TVI, onde o anti-Portismo primário da fedelha lagarta, fede de podre!"

    Paulo Oliveira, o que queria era mesmo chamar a atenção para a reportagem. O resto são opiniões.

    ResponderEliminar
  7. Quanto ao David Carmo é isso tudo. Central jovem e de muita qualidade. O seu impacto no Braga é conhecido de tal maneira que já foi convocado à seleção. Não se estreou, é verdade. Mas será uma questão de tempo a meu ver. Dando continuidade no FCP naturalmente que irá ao Qatar em Dezembro, não tenho a mínima dúvida. Obviamente que vindo do Braga já sabíamos que ia ser um investimento avultado. No entanto o valor foi justo. Todos apontavam para 30 milhões e ficámos pelos 20 pagos em 3 anos e 2,5 milhões dependendo de objetivos que eu desconheço quais sejam. Já vi malta a falar que se houver uma lesão é um risco, mas essa premissa serve para qualquer jogador portanto não vale a pena entrar em paranoia por causa disso. Isto é futebol e essas situações fazem parte. O que eu não sei é se o FCP irá ter de vender mais alguém ou não, veremos. Eu acho que o que o FCP tem de fazer é contratar de forma cirúrgica. O 4º central só não será o João Marcelo se ele meter muita água na pré-época ou caso contrário o FCP não teria acionado a sua cláusula de compra. Fica a faltar um médio box to box e, talvez, um jogador que possa ocupar o lugar do Fábio Vieira mas neste caso depende se o Gonçalo Borges e/ou o Loader ficam ou não no plantel. Veremos qual a ideia de treinador e direção. Parece-me claro que vender o Leite e o Sérgio Oliveira faz parte dos planos. Espero que possamos arranjar solução para eles.

    Quanto aos reis da pré-época, é sempre assim todos os anos. Quer ganhem ou não ganhem, a bazófia está sempre presente e para isso muito conta a colaboração da CS. Basta ver o quão excitados ficaram com o treino aberto. Até deu para espalhar fake news e dizer que foi a maior assistência de sempre num treino aberto esquecendo olimpicamente que o FCP é que detém esse recorde. Não é que me interesse minimamente estes fait divers mas isto é só uma prova do que temos de lidar em Portugal.
    Do João Victor não vale a pena perdermos mais o sono com isso. Felizmente contratámos um central que, à partida, é uma melhor opção e isso ajuda muito a atenuar a desilusão que foi a notícia desse "desvio". Sou sincero. Entre dar 20 milhões pelo Carmo ou 9,5 milhões por 75% do passe do João Victor prefiro o negócio que fizemos. Agora só o futuro dirá qual dos dois negócios foi o melhor.

    P.S. Quanto tempo para o David Carmo começar a ser apelidado de caceteiro, arruaceiro e outras coisas do género? Era bom sinal se fosse em pouco tempo.

    ResponderEliminar
  8. Mário, o Jaime Cravo tem muito bons trabalhos, ora na SportTv, e agora no Canal Onze.

    Vi ontem os "Meninos homens", está mt interessante. A talhe de foice, viu as academias do Benfica, Sporting, e Braga? Já o Gabriel Brás, chega a casa às 11 da noite, e desperta às 6 da matina ... entre outras notas bem mais profundas, que nós, adeptos de Futebol, podemos e devemos tirar.

    O melhor trabalho de todos do Jaime Cravo, para mim, foi com o Quinito: "à minha maneira", um dos ReporTV.

    https://expresso.pt/desporto/2016-03-24-Eh-pa-fazes-me-lembrar-tanto-o-meu-filho-Quinito-o-homem-que-nos-comove

    https://youtu.be/1ACbKBhG0iA

    ResponderEliminar
  9. Uma coisa neste negócio chamou a atenção. Negócio entre presidentes, sem lugar a comissões. Quem paga ao empresário? A ser verdade porque é que isto não acontece mais vezes?

    ResponderEliminar
  10. Em breve, mais ano menos ano, mais mês menos mês, o FC Porto depara-se com a situação de ter que substituir um jogador com a dimensão de Pepe.
    Tendo em conta que acabou de perder um outro defesa central de qualidade elevada, Chancel Mbemba, a decisão de investimento num novo defesa central teve certamente que ser muito bem estudada e ponderada.

    Penso que esta opção por David Carmo é aceitável, sensata, e se adequa muito bem ao contexto atual.
    Uma vantagem imediata, face a outras opções que estariam em cima da mesa, é ser um jogador português que sempre jogou em Portugal.
    O facto de conhecer a nossa cultura e, sobretudo, conhecer a Liga Portuguesa, é algo que tem que ser considerado como um valor já incluído no preço.
    O David Carmo sabe o que é jogar na Mata Real, no Bessa, nos Barreiros, etc, se é que me entendem.
    O David Carmo sabe como funciona a comunicação social em Portugal, quais as pressões e as forças que vão além do futebol, mas que muito contam e muito influenciam.
    Repito: esse valor acrescentado, seja num jogador ou num treinador, tem que ser considerado no preço.

    David Carmo foi treinado por Carlos Carvalhal, uma homem experiente que considero um treinador muito bom mas sobretudo um excelente professor.
    Agora será orientado por Sérgio Conceição e garantidamente irá aprender muito mais e evoluir dentro da cultura Porto.

    David Carmo fica com uma cláusula de 80 milhões de euros.
    Acredito seriamente que é um jogador que trará mais-valias desportivas e financeiras ao FC Porto, saindo valorizado um dia.
    Em termos relativos, acabará certamente por não se tornar um jogador caro.

    O futuro o dirá.
    Desejo-lhe os maiores sucessos no FC Porto.

    ResponderEliminar
  11. Se calhar, é + barato 20 milhões pelo DC, do que 14...totalidade do passe...pelo JV. E se vierem a ser 22.5, no futuro, óptimo. Significará que jogador e Porto estarão em excelente nível, Porto a ganhar títulos e DC a valorizar-se, rumo a 50 milhões ou +.

    ResponderEliminar
  12. Sou dos que preferem sempre jogadores portugueses ou estrangeiros já habituados ao nosso futebol...(saudades de um Derley, por exemplo).
    Por isso fiquei satisfeito com a contratação do David, apesar dos valores elevados, mas é como tudo, quem não arrisca, não petisca.
    Quanto ao calendário do campeonato, ficamos com uma segunda volta teoricamente mais complicada, pois vamos à segunda circular duas vezes, e a Braga, mas vale o que vale.
    Por fim, numa "gala" sensaborona, que parecia às vezes um velório, (será por o Porto ter ganho? A apresentadora até deu força ao benfica, numa tirada) como foi a da liga, os benfas já disseram ao que vinham esta época... apos um prémio ridículo de fair play, inacreditável, fizeram o seu show de força, abrindo a epoca para a pressão que será constante, numa época de grandes investimentos, mais uma, de tentativa de afirmação rui costa, onde vai valer tudo para ganharem... foram eloquentes.
    A nós, compete trabalhar, sermos competentes e dar o dobro, como sempre, e tentar arrumar bem a casa.
    E força Porto.

    ResponderEliminar
  13. Mas quem é que aquela vermelhada pensa que é? Primeiro receberam um prémio fair play sabe-se lá porquê. Provavelmente deve ter sido de se terem aproveitado de uma B SAD a entrar em campo com 9 jogadores (1 deles guarda-redes) para amealhar 3 fáceis pontos e o Darwin marcar uma porrada de golos e disparar na lista de melhores marcadores. Segundo, querem que vos seja estendida a passadeira para poderem ser campeões? Que clube patético. Nem nestes momentos deixam de ser ridículos.

    ResponderEliminar
  14. Paulo, também vi essa do Quinito. Já tem uns anos. A questão da academia foi efetivamente uma das coisas que me chamou a atenção pela situação do Gabriel em comparação com os jogadores do Benfica e do Braga. A outra foi a troca do Marco Cruz com o Sporting, levando a familia toda atrás. Um jogador de seleção. Esperemos pela academia e, que a espera, leve a que seja ainda melhor que a dos outros.

    ResponderEliminar
  15. OLHA O NORTE.
    TEM QUE JUSTIFICAR.
    David Carmo é um jogador caro!?- claro que sim, agora, tem que justificar em campo aquilo que vale e o que o FCP deu por ele.

    TEM HAVER COM ALGUMA PROMESSA SR PRESIDENTE!?...
    O que é isso, Academia Dragon Force!?- não é para justificar outra coisa pois não!...

    NÃO ACREDITO, MAS DESCONFIO.
    Eu não acredito que o João Victor fosse a primeira prioridade para o FCP, mas desconfio!

    OLHA AS MALAS, AS TOUPEIRAS, OS PADRES E OS E,MAILs
    Aquela gente para alem de serem uns Padrinhos também são uns Bazofias! eles são os melhores em tudo, a comprar a vender, têm as melhores equipas os melhores treinadores os melhores presidentes (salvo seja), mas, há três épocas que não ganham nada!...
    Ontem na LIGA como alguém disse, o sr do benfica teve alguma dificuldade em entender e em expressar-se, faz parte da grandeza deste grande clube.






    ResponderEliminar
  16. Ó meus amigos, se na semana passada vi atentamnete o Corinthians Boca Juniores para pela 1ª vez ver o João Vítor (ainda estava na rota do FC Porto, ou estava quase certo no FCP, e deixei aqui a minha opinião), ontem, para tirar a prova dos 9, vi a 2ª mão, e, foi mais do mesmo, é rápido, mas, não tem sentido posicional, parece uma "barata tonta", faz entregas de bola absurdas, lesionou-se em cima do intervalo, e nesse período (1ª parte), colecionou mais umas "casas" desaproveitadas pelos argentinos, com os brasileiros a melhorarem defensivamente na 2ª parte, com a entrada do central Gil.

    Bom, aquilo que os meus olhos ontem viram, vá lá, era acompanhado também pela narração do Rui Pedro Rocha, e os comentários do Catarino. A minha opinião não difere da semana passada, no FCP partia atrás do Fábio Cardoso, e com Pepe/Carmo, seria o 4º central, e tinha de esperar uma oportunidade. Compará-lo ao Militão? É um abuso, apenas pela velocidade? Enfim, pode melhorar e evoluir na Europa, mas sinceramente, para já, tem cara de "flop", este central tão "apregoado" parece-me um verdadeiro enigma, vamos aguardar. Felizmente, pelos sinais que deixou, a boa notícia é que não virá para o FC Porto, e não estou a afirmar isto, só porque mudou de rota, aliás, na semana passada, a minha opinião era a mesma, mas agora com mais um jogo em cima (ou 45 minutos)... Lá virá o Vítor Pinto do Record, afirmar que o João Vítor fez ontem noivamente uma grande exibição...

    Quanto ao jogo, o Vítor Pereira que não joga com trincos&ferrolhos, mas ontem, não tinha outro remédio, privado de 8 jogadores (+ 2 lesionados durante o jogo), a jogar na Bombonera, jogou sempre para o empate, e a pensar nos penáltis, onde viria a ganhar, se vos disser que o guarda redes do Boca, não fez uma única defesa, e o Corinthians não dispôs nem de meia oportunidade, enfim, injusto e ingrato para o Boca Juniores, ontem a "estrelinha" foi do Vítor Pereira (VP com tantas limitações no plantel, tinha juniores no banco, e pasmem, nem convocou o lateral João Pedro do FCP). Só uma nota final para o ponta Benedetto do Boca, nas duas eliminatórias, falhou umas 4/5 oportunidades flagrantes, ontem, falhou na 1ª parte um penálti, e na decisão dos penáltis, voltou a falhar o penálti. No Boca gostei muito do extremo colombiano Villa!

    ResponderEliminar
  17. PO, sendo assim a questão é uma: o que viu o FCP nele para o tentar contratar e gastar 10 milhões?

    ResponderEliminar
  18. Gosto muito do Carmo, as minhas únicas reticências é um histórico recente de alguns jogadores, que por este valor nunca o confirmaram, como Oliver ou Imbula. Espero que o rótulo não o iniba nem os adeptos esperem que seja a solução para todos os males.
    Que seja bem-vindo e que tenha muito sucesso no clube.

    Tenho agora curiosidade em ver qual o perfil do médio que o clube irá procurar. Acredito que não será um perfil tipo Vitinha, mas um jogador mais à imagem das temporadas anteriores, mais físico e de transporte de bola.

    PS. Continuo a acreditar que vai sair mais alguém importante até ao inicio da temporada.

    ResponderEliminar
  19. Vila Pouca, os jogadores do Bertolucci, tem ali coisas especiais, não sei explicar, será boa imprensa? O único predicado que vislumbrei no João Vítor nos dois jogos que eu vi, apenas velocidade, quanto ao resto, ou terá de evoluir muito mesmo, ou está ali um "flop" em potência. Compará-lo com o Militão, é criminoso. Eu estava no Dragão na estreia do Militão, um FC Porto/Moreirense ...

    Repito, na hierarquia de centrais, caso o João Vítor fosse contratado: 1 Pepe, 2 Carmo, 3 Cardoso, 4 João Vítor.

    O FC Porto interessou-se pelo JV, apenas para inflacionar o passe do Vítor? Quem afirmou essa barbaridade? Propaganda não, porque felizmente não somos benfiquistas. Na minha opinião, o FC Porto contava já tê-lo seguro, facilitou, e foi ultrapassado pelo artista "fura-vidas" que levava o cheque, e não ia de mãos a abanar, mas pela amostra, afirmo, ainda não está preparado para este salto, isto quando já tinham o Morato que lhes custou 8 M€!

    O Paralvas hoje n´A Bola fez umas contas muito engraçadas, afinal o João Vítor foi oferecido, e o Benfica só pagou 7 M€?! Uma verdadeira pechincha, isto quando o FC Porto chegava aos 10 M€? Ó Paralavas, a isso chama-se gestão danosa do Corinthians!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo Oliveira , no limite , o Corinthians é que ainda vai ter de pagar ao Benfica para ter o João Victor , esses gajos do jornal a bola são ridículos!!!
      Ele vai para as toupeiras por 11 milhões e 500 mil , o resto é conversa para os bois dormirem !!!

      Eliminar
  20. Tenho para mim que esta foi uma grande contratação.

    ResponderEliminar
  21. O Vitória parece que quer 9 milhoes pelo andre almeida...Está tudo doido!

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde, o David Carmo é uma excelente aposta. O tempo dirá se será um excelente negócio, mas a qualidade e o potencial para evoluir está lá. É português e tem raça à Porto.
    Por mim estão fechados os centrais. Acho que a opinião pública em geral está a ser injusta com o Cardoso. Sempre que jogou. cumpriu e em jogos de elevada dificuldade. Tem um deslize creio eu contra o vizela, mas isso não o define como jogador. É o 3º central e tem capacidade de entrar no 11 se o Pepe se lesionar. O João Marcelo parece-me também ter bastante potencial, mas precisa de ter oportunidades, sobretudo nas taças.

    Há que canalizar o dinheiro (que eventualmente se possa arranjar...) para encontrar um nº 8, essa sim a posição mais deficitária do plantel. Claro que não nenhum Vitinha por aí a preço de saldo, mas o André Almeida não tem ainda capacidade para agarrar um lugar no onze. O Grujic é mais médio de contenção e um meio campo Uribe-Grujic seria muito pouco criativo e rotativo. Tem que arranjar um médio capaz de ter bola e com chegada a baliza.

    Para o ataque, caso saia o Toni Martinez não podemos hesitar: contratar o Vitinha ao Braga, uma vez que tem cláusula de 10 milhões e para o ano vai valer muito mais!! Tem tudo para encaixar nesta equipa.

    ResponderEliminar
  23. OLHA O NORTE.
    A FOME COM A VONTADE DE COMER.
    Não me admira, que mais um jogador importante do FCP seja vendido! com as teias de aranha que os cofres do Club têm, juntando a Fome com a vontade Comer, entram mais uns milhões no buraco do Ozono, desculpem, nos cofres do Club! depois, é esperar que o milagre aconteça...

    FRANCISCO CONCEIÇÂO, O MELHOR ABRE LATAS DO FCP.
    Pai, treinador de Francisco Conceição, sem complexos do quer que seja, aposta mais no teu filho, o miúdo já conhece os cantos à casa, tem corrida, drible e remate e boa visão de jogo, não há lá muitos melhor do que ele. Para mim FC é um mestre em abrir defesas é só corrigir alguns defeitos, de resto tem lá tudo de um bom futebolista.


    ResponderEliminar
  24. Prémio fair-play para o benfica? É a piada futebolística do ano, depois do que aconteceu no jogo com o BSad, só pode ser uma grande anedota. Como é que é possível atribuírem um premio destes precisamente ao clube que menos o merece, só porque eles precisam de ter um prémio de consolação, já que + uma vez ganharam nepia? E depois a boca, a "agradecer" o prémio, em tom de ameaça, do gordo do slb...ou nos fazem ganhar o campeonato, ou fod**** esta mer** toda. Foi lindo o prémio e ainda + bonita a reacção do representante do clube do regime. 5 estrelas pra todos, incluindo a Liga!

    ResponderEliminar
  25. Para o ataque, caso saia o Toni Martinez não podemos hesitar: contratar o Vitinha ao Braga, uma vez que tem cláusula de 10 milhões e para o ano vai valer muito mais!! Tem tudo para encaixar nesta equipa
    Marco se é como dizes fechava já de olhos fechados

    ResponderEliminar
  26. O Vitinha tem uma cláusula de 30 milhões. Por 10, era já.

    ResponderEliminar
  27. O Baró não fica. Passo a minha esperança para o Vasco Sousa.

    Entretanto, o Gonçalo Borges renovou e com uma cláusula assinalável. Mais uma boa notícia. Falta o Francisco.

    ResponderEliminar
  28. Boas.
    Fui só eu, que achei a cláusula do David Carmo, 80m, baixa, para aquilo que ele custou (20m e mais 2.5m em objetivos) e o contexto atual, de uma inflação alta (significa que o dinheiro perdeu valor)?

    E por favor, não venham com o argumento de um colega meu, que as clausulas não servem para nada.

    Eu começo a achar, que a sad, não lhe interessa muito dificultar saídas de jogadores, isto é, não lhes interessa dificultar o negócio.

    Vou dar um exemplo. Se a saida do LD, que tinha a cláusula que tinha, foi vendido abaixo e deu a polémica que deu junto aos adeptos, imaginem, se tivesse uma cláusula tipo 100m, o pino que a sad teria de dar, para deixar sair o LD pelo valor que saiu!

    Uma cláusula alta é sempre melhor que baixa. O clube estar disposto a gastar 22.5m, mais salarios e impor clausulas do seculo passado, chamou me a atenção. É que quando gastas pouco eu até compreendo, não se pode ter tudo. Mas foram 22.5m...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  29. Nós adeptos também temos de ter juízo, iamos a Braga contratar o Vitinha, o Ricardo Horta, e já agora, o Zé Carlos que esteve emprestado ao Gil, e é um lateral direito mt interessante, e depois? Lá se iam os 75 M€ do encaixe dos nossos dois aneis...

    Vitinha ponta do Braga? Gosto, mas o que faziamos ao Taremi, Evanilson, Martinez e ao Loader? Será uma posição urgente ou prioritária? Não me parece... Eu não queria o Lamachã para meu diretor desportivo, era a minha desgraça!

    Vocês viram imagens desde do Brasil com o ex propagandista, e o João Vítor? Estão ambos em grande forma, o propagandista parecia o "operacional" das missões impossiveis, um 007 moderno. Entretanto, viajaram em jato privado para Portugal, é só "cagança", provavelmente devem ter uma parceria com a Uber-Jatos.

    Há um ano, ainda me recordo de ver o propagandista a chegar a Tires de jato privado (com molas no fundo das calças, por causa das correntes da bicicleta), a chegar acompanhado pelo cracalhão Valentino Lázaro, este chegou vestido com um exótico pijama, ou túnica. Enfim, Portugal é mesmo o paraíso dos parolos, porque tudo lhes é permitido, afinal, vindo de um clube que tem uma parceria com a Servilusa, aliás, os sócios do Benfica tem desconto no cangalheiro, com direito a urna do Benfica, ou mesmo a possibilidade de se fazer ouvir o hino do Benfica durante as cerimónias funebres, são muito modernos, estão mesmo 10 anos à frente dos rivais!

    "A outra foi a troca do Marco Cruz com o Sporting, levando a familia toda atrás."

    Mário, sabe quanto encaixou o Marco Cruz? Nunca menos de meio M€, sabia disso?

    ResponderEliminar
  30. 3asifa, um central com uma cláusula de 80 milhões e achas pouco? Eh, pá, dedica-te à direcção desportiva... É tão fácil bitaitar...

    ResponderEliminar
  31. PT, eu não disse que queria o vitinha do braga... Eu disse, se ele tivesse uma cláusula de 10m€ Avançaria JÁ... MAS NÃO É O CASO!
    PT... APREENDE LOL
    1. TORRES FELIX
    2. DANIEL RIVERA
    3. SC GOSTA DELE... SIDIBE
    4.ANDRÉ TRINDADE
    5.FACUNDO FARIAS
    Com estes 5 PT o nosso plantel ficaria fortíssimo. Gastavas 25/30 milhões em 3 anos recuperavas esse investimento num só a exceção do 3.
    Abraço

    ResponderEliminar
  32. Mas o Marco Cruz não foi uma troca autorizada pelo FCP?

    ResponderEliminar
  33. Foi Mário, mas sabe quanto custa renovar, ou firmar um novo contrato, com um jovem de 17/18 anos mt promissor? E o Rodrigo Fernandes, estava escrito nas estrelas que iria servir como moeda de troca, esteve mt perto do Braga, numa contratação qq do Sporting em Braga, salvo erro o Paulinho!

    Lamachã, nunca joguei FM, tenho de perguntar ao meu Filho como é que é. Olha lá, mas pelo menos já viste jogar esses nomes todos? Desses quatro, só vi umas imagens no "yuturbe" do Daniel Ruiz. Mas 30/35 M€ por 4 contratações? Qual é a "engenharia financeira"? mas o Farias não foi vendido a um Fundo por 12 M€?

    Já o disse, e repito, eu gosto mais do nosso mercado, porque não está tão inflacionado (com empresários, e sub-empresários como na América do Sul), e os jogadores já estão perfeitamente aculturados em contextos vários. Por exemplo, esse Torres é do Equador, o Boavista vendeu um centralão do Equador, o Jackson Porozo por cerca de 3 M€, esse para além do Alex Sandro do Desportivo ...

    Ó Lamachâ, nas décadas de 60/70, qualquer equipa modesta em Portugal, tinha de ter um negro (influencia, do Matateu, Coluna e Eusébio), eu vou-te contar, nessas décadas foram construidas muitas barragens no Douro, também com mão de obra africana, sobretudo caboverdianos, então, os clubes modestos das distritais, ou da antiga III Divisão Nacional, iam buscar esses caboverdianos às barragens para treinar (clubes cirdundantes a essas barragens), alguns desses negros, nunca tinham jogado á bola, e havia qualidade na formação desses clubes, só que não eram negros, estás a entender? A propósito, sabes onde terminou o Matateu a carreira? No Desp. Chaves na III Divisão, e por influência do também "Belèm" António Feliciano que treinou o Desportivo, mas também treinou e formou o flaviense Pavão, o Oliveira, ou o bi-bota na formação do FC Porto!

    ResponderEliminar
  34. Ontem, completaram-se 40 anos, da tragédia do Sarriá, exatamente desse Itália 3 Brasil 2, do Mundial de 1982, li ontem uma entrevista do Júnior, e ele explica muito bem as implicações que esse jogo teve no futebol moderno.

    "Dois estilos diferentes estiveram em campo. Quem ganha tem sempre razão. Se o Brasil tivesse ganho, acredito que o futebol teria dado um passo para o lado ofensivo, o lado do jogo mais criativo, do jogo mais solto. Como o vencedor foi a Itália, o futebol caiu mais para esse lado: jogar fechado e sair em contra-ataque... «O Brasil procura há 40 anos uma razão para essa derrota»
    (Júnior)

    Curiosamente, o adepto de futebol fica marcado pela Holanda do Mundial de 1974, e pelo Brasil de 1982, duas selecções que me marcaram profundamente como adepto de futebol... Essas selecções, jogavam muito, mas, não ganharam nada ... Mário, qual é a sua opinião, não está de acordo com o Júnior?

    ResponderEliminar
  35. Boa noite,
    Romário Baró defenitivamente riscado.
    Um verdadeiro caso de estudo.
    Que desperdício de talento.

    ResponderEliminar
  36. E o Romário Bato lá não conseguiu aguentar-se. A época passada foi decisiva e por qualquer motivo não conseguiu impor-se numa equipa que para ele, era técnica não dava chutao, mas pronto. Sorte e saúde que isto vira.

    ResponderEliminar
  37. Boas.
    Disse que 80m era pouco, exagerei, mas não é uma cláusula elevada, para o que o David Carmo custou! Era esse o meu ponto.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  38. Paulo, concordo numa coisa com o Junior. Quem ganha tem sempre razão. SC teve razão em 3 dos 5 anos de FCP mas o que eu gostei mais foi deste último . Ainda por cima com recorde de pontos. Exagerando um pouco (muito) foi um misto do Brasil e da Itália.

    Mas ainda hoje existe esse conflito. Futebol do Guardiola ou do Klopp. Acho que ambos podem ganhar mas eu pessoalmente gosto mais do Klopp.

    No final, o objetivo é ganhar. E SC nesse aspeto tem uma imagem de marca. Quer ganhar sempre, seja contra o Sacavenense ou contra o City ou Liverpool.

    ResponderEliminar
  39. Depois de na época passada ter jogado pouco, Romário Baró não pode correr riscos de ficar no FCP a jogar apenas uns minutos. Empréstimo a um bom clube é a solução ideal, não creio que seja um caso perdido.

    Uma coisa que estou a estranhar é não haver jogos marcados, para além de um com o Portimonense e outro com o Vitória SC, ambos à porta fechada, segundo li. Sporting e Benfica vão fazer vários e frente a equipas fortes. Com um FCP - Sporting à terceira jornada, não corremos o risco de estar sem o ritmo ideal? É um bitaite, mas que para mim é estranho, é.

    ResponderEliminar
  40. Sérgio Oliveira no Galatasaray por... 3 milhões. Surreal, nem tenho palavras para isto. Emprestado à Roma com uma opção de compra de 13 milhões, como é que desvaloriza 10 milhões em tão pouco tempo? O jogador pressionou? Nós fizemos asneira? Porque não reaproveitámos o jogador para o plantel? Isto é inacreditável.

    ResponderEliminar
  41. Anedota do dia... 3 milhões pelo SO!!!!
    Creio que se impõem uma explicação, mas vamos esperar sentados.
    Inacreditável.

    ResponderEliminar
  42. O Sérgio Oliveira só vai render 3 milhões ??? , é só isso que a nossa SAD consegue ? vergonhoso o nível negocial do nosso clube!!! Ao que chegamos !!!

    A silly season ainda agora começou , e já há quem se meta conosco , pelo simples facto do bonus dos 2,5 milhões que o Braga pode ganhar a mais , no caso , 500 mil euros por cada vez que o nosso clube for campeão , como se os nossos rivais não fizessem o mesmo!!! O Benfica então usa e abusa desse factor !!! Haja vergonha !!!

    Está madrugada o país parou em peso para torcer pelo Vélez Sarsfield eliminar o River Plate , vêm aí o salvador da pátria benfiquista , qual Maradona , qual Messi , qual carapuça !!!

    Á chegada de João Victor , "sou benfiquista desde pequenino" .
    Ele e seguramente a mulher , o filho , o cão , o gato e o canário , como é de apraxe!!!
    A CS que na segunda feira dizia que iria custar ao Benfica 11,500 milhões, na terça-feira eram 10,500 , ontem 9,500 , quando estava o sobrevoar o Atlântico 8,500 , agora que chegou deve ser de graça ...



    ResponderEliminar
  43. OLHA O NORTE.
    O ESCORRAÇADO.
    Sérgio Oliveira a preço de Saldo, 3 m! a historia do negócio com a Roma tão mal contada.

    EMPRESTAR OU DESPACHAR.
    Romário Baró é para emprestar ou ir da balada de vez!? se for para emprestar que seja a um clube da 1ª divisão que dê garantia que ele vai jogar e mostrar o seu valor...



    ResponderEliminar
  44. Ridiculo o negocio do sergio oliveira...poderia muito bem ser o substituto do vitinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas.
      Algum dia o SO substitui o Vitinha?

      O SO é um jogador esforçado, trabalhador, sim. Mas não vale 12m. Roma não os deu.

      O Porto fez muito bem em se livrar do SO, se custava 4.5m todos os anos em salários, é muito dinheiro!

      Vitinha é jogador diferenciado. Como Vitinhas ha poucos. Como SO's ha muitos e mais baratos.

      Abraço.

      Eliminar
  45. Eu discordo.....quando dizem que o sergio oliveira não devia ser vendido
    Vamos la ver o sergio é um jogador oriundo da formação...já deu a ganhar ao porto titulos e até dinheiro.....com os vários emprestimos já teve
    Renovou contrato há um ano atrás quando podia ter saido a custo zero...e de certeza que houve promessas de o deixar sair
    Todos nos sabemos que o valor que auferia era elevado e o rendimento não passava do que já se viu (60 minutos)
    Pois...mas a roma dava 7m€.....etc....treta se dava 7m€ acredito que o fc porto o deixava sair...é a chamada lenga lenga do costume

    ResponderEliminar
  46. Se renovar com o SO ficava por valores incomportáveis e o jogador já não era considerado fundamental, qual era o problema de deixá-lo sair a custo zero? Não saíram outros que até ficaram caros ao FCP? Agora, quando se emprestou o SO sem opção de compra obrigatória e por valores que, como está à vista, eram exagerados, não admira que a Roma não tenha accionado a opção. Se sair por 3 milhões, transmite a ideia que cláusulas dessas não são para levar a sério, não vale apena bater a cláusula, basta esperar que sai por 1/3.
    Eu gosto do SOl, um SO motivado, com a cabeça no sítio, é um jogador que acrescenta, como se viu em épocas anteriores. O "jogos muito, SO", não é uma frase sem nexo.

    ResponderEliminar
  47. Ganhava muito...prás posses do Porto...já tem 30 anos mas 3 milhões, só? Com outra situação financeira e outra direcção...duas coisas indissociavelmente ligadas...estou convencido que rendia o dobro sem dificuldades. Estamos na época dos saldos mas no FCP os saldos duram o ano todo.

    ResponderEliminar
  48. Confesso, contava que a transferência do Sérgio Oliveira fosse feita pelo menos pelos 7/8 M€, o ideal seriam os 10 M€ (está avaliado no TM em 12 M€), e porque razão foi transferido por apenas 3 M€? Tem 30 anos (sublinho, 30 anos...), e uma pesada massa salarial. Fazia sentido regressar e substituir o Vitinha? Sim, e não, o sim pela sua qualidade inquestionável (conhece os cantos à casa, e é uma referência), o não, pelo factor mental (amuava por não ter sido transferido, e não fazer o contrato da sua vida?), o que fez o Sérgio na primeira metade da temporada passada, depois de ter sido abortada a sua transferência? Fez um golo em Barcelos que nos deu a vitória, baixou drasticamente de rendimento, comparativamente com a temporada anterior, é o tal lado mental.

    Sabem o que me chocou mais? O Gonçalo Paciência em 2018, com 23 anos (já Internacional A), ser transferido por 3 M€ para o E. Frankfurt, ou o Galeno em 2019 com 21 anos, ser transferido para o Braga por 3,5 M€, esses sim, pelo factor idade/potencial, foram negócios péssimos.

    Bom, quando ainda faltam cerca de 8 semanas para encerrar o mercado, é com estes 30 que temos de contar:

    Baliza 4 Diogo, Marchesin, Cláudio e Meixedo.

    Laterais 5 João Mário, Rodrigo, Manafá, Zaidu e Wendell.

    Centrais 5 Pepe, David Carmo, Fábio Cardoso, Marcano e Marcelo.

    Médios 7 Uribe, Eustáquio, Otávio, Grujic, Bruno, Folha e Vasco Sousa.

    Extremos 4 Pepê, Galeno, Francisco e Gonçalo.

    Pontas/avançados 5 Taremi, Evanilson, Martinez, F. Andrade e Danny Loader.


    Este plantel, na minha opinião, dá-nos totais garantias, mas será naturalmente reajustado até ao final de agosto (com 3/4 entradas, e 6/7 saídas).

    Qual o onze que prevejo para esta temporada: Diogo (ou Marchesin), João Mário, Pepe/Carmo e Zaidu; Uribe/Eustáquio, Otávio, e Pepê, Taremi/Evanilson. Apenas o Carmo não conhece os cantos á casa (mas as pré-temporadas, também servem para isso mesmo).

    Qual a lacuna que identifico neste onze, e neste plantel? um jogador com boa meia distância, e forte na bola parada, fundamental no futebol moderno. Nos últimos 5 anos, tivemos o Telles, o Sérgio, e o Fábio Vieira, sim, precisavamos de um Lincoln ...

    Este Porto versão 22/23, não será tão filigranado, e artistico como o último Porto, porque não temos o Vitinha, e o Fábio. Dito de outra forma, perdemos o 8/10 Vitinha, e vamos ter o Eustáquio que é um 8/6, teremos um Porto menos artístico, mas consistente com a dupla Uribe/Eustáquio, teremos um Eustáquio fortissimo na recuperação de bola, e também fundamental nos equilíbrios coletivos. A criatividade será dada pelo Otávio, e pelas alas. Portanto, prevejo um Porto diferente, mas sobretudo, muito competitivo, tal como anterior!

    PS Já viram os minutos jogados pelo Romário nas duas últimas temporadas? Uma assustadora regressão, um enigma. Prevejo que possa seguir para o Sta Clara (para reencontrar o Mário Silva), ou poderá também seguir para Guimarães com passe partilhado, envolvido no negócio André Almeida. O Romário, precisa de jogar (e ser titular) com a máxima urgência, vamos aguardar!

    ResponderEliminar
  49. O melhor jogador do campeonato anterior vendido por... 3 milhões.

    Com a agravante de o titular da sua posição ter sido vendido este ano e ainda não tem substituto à altura.

    Errar todos erramos mas os nossos negócios têm sido muito questionáveis uns atrás dos outros. Luiz Diaz, Fábio Vieira, vitinha, Sérgio Oliveira., mbemba só este ano.

    ResponderEliminar
  50. Todos nós sabíamos que a Roma não iria exercer a cláusula dos 13 milhões , porque Sérgio Oliveira não vale isso , mas 3 milhões??? Acho que vale o dobro !!! Os 6 milhões , mas claramente que a ideia é poupar nos salários .

    Luís Aguilar , esse fenômeno do entroncamento .
    " Mateus Nunes é um dos 10 melhores do mundo da sua posição"
    Ó Luisinho , o que andas a fumar ???
    Ele nem sequer é titular da seleção!!!

    ResponderEliminar
  51. Os negócios têm sempre dois lados.
    Aguardemos a confirmação.
    Se for como dizem são 3 M e vai ganhar 2,5 M limpos por ano. O jogador até pode valer mais, mas considerando a relação preço/ordenado, se fossemos nós a comprar também achava um mau negócio (tem 30 anos).

    ResponderEliminar
  52. Sérgio Oliveira não contava para o treinador e por isso saiu. Grande clamor porque só 3M vão entrar nos nossos cofres! Mas as contas não podem ser feitas assim pois pelo que se sabe, ganhava 4,5M por época e ainda tinha mais 3 épocas de contrato e que perfaz a módica quantia 13,5M que não vamos pagar. Acho por isso que acabou por não ser mau negócio. Precisamos urgentemente de um defesa esquerdo ou o golo do zaidu vai branquear toda a sua incapacidade?

    ResponderEliminar
  53. A ser verdade, os 3 milhões, será sinal que ninguém ofereceu mais, quer ao clube, quer ao jogador.

    O mercado está a pagar mais por perspetiva de rendimento futuro do que por jogadores feitos mas com idade na casa dos 30. Aos jogadores também interessa porque parte do investimento segue diretamente para os bolsos deles.

    Em termos financeiros fica a poupança nos salários e é mais uma ajuda para tentar baixar os custos com pessoal.

    SO não foi essencial o ano passado e não ia ser este. Para ser apenas um jogador de balneário, efetivamente, o contrato era muito dispendioso. Resta agradecer o seu comportamento porque podia perfeitamente ter saido a custo zero. Seria concerteza sua ideia, sair por valores maiores. Se para os adeptos soa a desilusão, acredito que SO também esperava outra coisa.

    ResponderEliminar
  54. Mas se o SO saísse por um valor superior o FCP não poupava na mesma os valores do contrato que tinha? Acho que um internacional português, com 30 anos, OK, mas no futebol actual os 30 anos já não representam o que representavam há anos atrás, ex-FCP e Roma, devia sair por um valor mais elevado.

    ResponderEliminar
  55. "SO não foi essencial o ano passado e não ia ser este. Para ser apenas um jogador de balneário, efetivamente, o contrato era muito dispendioso. Resta agradecer o seu comportamento porque podia perfeitamente ter saido a custo zero. Seria concerteza sua ideia, sair por valores maiores. Se para os adeptos soa a desilusão, acredito que SO também esperava outra coisa."

    Subscrevo totalmente, e reforço, o Sérgio Oliveira não foi "mercenário", nós adeptos, não o devemos esquecer!

    Quem põe e dispõe no futebol do FC Porto, é o Sérgio Conceição, se quisesse o Oliveira, este ficava, não tenho dúvidas. E vou continuar com outro exemplo, Moutinho queria dois anos de contrato no Wolves, só lhe deram um, será que o FC Porto não dava ao Moutinho os dois anos de contrato, baixava o salário, e a coisa até se compunha com o programa "regressar"? Provavelmente, o Moutinho conversou mesmo com o F C Porto, e o Sérgio torceu o nariz, tal como o fez com o Quaresma há 2/3 anos (neste caso concordo com o SC)... Vila Pouca, porque é que o Hulk há dois anos não veio para o FC Porto? Supostamente o Pepe foi a excepção... Se assim for, só temos de respeitar as opções do treinador, prefere jovens como o Eustáquio ou André Almeida para potenciar, a ter um Moutinho para o curto prazo (ou mesmo um SO amuado, e mentalmente fragilizado), eu tomaria outras opções, se houvesse a possibilidade do Moutinho regressar, dentro de alguma razoabilidade e bom senso, o Moutinho seria mesmo reforço!

    ResponderEliminar
  56. "Acho que um internacional português, com 30 anos, OK, mas no futebol actual os 30 anos já não representam o que representavam há anos atrás, ex-FCP e Roma, devia sair por um valor mais elevado."

    Sim, todos nós achamos que o SO vale muito mais, mas o mercado é soberano, e o mercado não fez essa avaliação!

    O Sérgio tem de ir à bruxa, num espaço de um ano, caiu o Tottenham, Florentina, Roma, e Valência, 4 fortes possibilidades, e 4 clubes com o estatuto que o Gala não tem...

    Uma nota comparativa curiosa:
    Sérgio Oliveira 30 anos, transferido para o Gala por 3 M€.
    Palhinha 26 anos, transferido para o Fulham por 20 M€.
    O Palhinha é 4 anos mais novo, e isso faz toda a diferença, são as regras do mercado soberano!

    ResponderEliminar
  57. Porque o Hulk para o FCP? Segundo uma fonte que reputo de fidedigna, porque o FCP, exagerando, queria que ele jogasse de borla. A proposta que lhe fizeram foi para não lhe deixar qualquer possibilidade de jogar no FCP. Se o SC não o queria e por isso a proposta tão baixa? Não é essa a informação que me transmitiram.

    ResponderEliminar
  58. Sinceramente, acho este negócio do SO surreal. Há cerca de um ano falou-se do Porto pretender vender o jogador por 20M, entretanto venceu a Liga Conferência na Roma onde tinha uma cláusula de 13M e agora sai por 3M!? A 2 meses de fechar o mercado? Não percebo a pressa de vender ao desbarato um jogador internacional. Creio que não podemos comparar com o negócio do Corona que estava a meses de acabar o contrato e o valor foi o mesmo. Só faltava termos pago comissões neste negócio. À primeira vista, parece-me um negócio ruinoso, mesmo tendo em conta o salário do jogador.

    Quanto ao David Carmo, creio que foi uma boa aquisição, contudo voltamos a negociar pressionados tal como tinha acontecido com o Galeno. Isso coloca sempre o vendedor com uma capacidade negocial maior. Desportivamente, excelente aquisição.

    Saudações portistas
    Underkovaz

    ResponderEliminar
  59. Sobre Sérgio Oliveira a minha ideia é:
    Ele teria cabeça para jogar no Clube dele (e nosso) se soubesse que haveria dinheiro para lhe pagar o valor contratualizado e que ele pensa (bem) que merece, até pela idade.

    No momento da renovação todos saberiam da impossibilidade do cumprimento integral do contrato, até porque os problemas financeiros se calhar ainda estavam piores do que agora, mas como Portista SO não quis deixar o FCP na mão, como o próprio disse na altura, e tentou que eventualmente ganhassem algum dinheiro com ele. Se calhar os 3M pagaram o ano que jogou.

    De qualquer modo penso que se tivesse Manuel Jesualdo Ferreira e Sérgio Conceição mais tempo e mais cedo poderia ter atingido um patamar muito superior. Não há, repito, não há, jogador português que bata a bola como Sérgio Oliveira a 25m da baliza.

    ResponderEliminar
  60. Sim, o Sergio joga muito, marca golos, bate bem as bolas paradas, é do Porto de coração. Não entendo esta saída desta forma. Parece que o Mourinho ainda nos desvalorizou o jogador. Não esquecerei nunca aqueles golo à Juventus, bem como outros momentos extraordinarios deste grande jogador.
    Nunca deram o que o Porto e se calhar o jogador pretendiam, e nunca saiu por maiores valores.

    Mas a realidade é que a folha salarial tem que baixar dê por onde der.

    ResponderEliminar
  61. Paulo, para concordamos de vez em quando também acho que Moutinho seria reforço para dois anos. Agora, teria que ser dentro de uma razoabilidade em termos de valores salariais.

    Nao veio este ano, nunca mais fará sentido vir. Se calhar vai ganhar mais num ano qie ganharia num contrato a três anos no FCP.

    Não nos podemos é queixar da situação financeira e depois mantermos um jogador por mais dois anos a ganhar 4 milhões por época, não fazendo parte das opções principais do treinador. Quem faz o onze é o SC e não o PC. Sobre este aspeto, acho que não restam dúvidas. Para o bem e para o mal.

    Eu por mim falo. Até agora estou a gostar das opções tomadas, em termos financeiros. Gostava de manter Vitinha e o Fábio? Sim, mas o contexto não deixou. Ninguém ofereceu 15 milhões pelo SO, 20 pelo Zaidu, 50 pelo Otávio, 10 pelo Uribe, 8 pelo Marchesini, 60 pelo Evanilson, 20 pelo Taremi, 50 pelo pepê. Eram estes os valores que achava justos. Mas o mercado não.

    Vamos em frente. Vamos fazer uma grande época e para o ano vamos fazer um ou dois grandes negócios novamente. E vamos ser campeões!

    Mais dois anos e tiramos do poço o clube em termos financeiros. Para mim, estamos no bom caminho, desde a temporada passada.

    ResponderEliminar
  62. Continuo achar que o substituto do Vitinha está no olival... VASQUINHO..!
    Próxima revelação do Fc porto.

    ResponderEliminar
  63. O Sérgio Oliveira devia ter saído por valores maiores. É verdade que poupamos nos salários mas se essa for a retórica pela qual aceitamos que um jogador como o SO, que não sendo um dos melhores médios do Mundo mas concentrado e com a cabeça no lugar é uma clara mais valia, saia por apenas 3 milhões então porque mantemos o Marcano? Recordo que a situação do Marcano é bem pior, pois no plano desportivo não me parece que tenha qualquer utilidade (sem desprimor para o jogador). Porque não tentamos chegar a acordo com ele para sair? É que recordo que ele também tem um salário elevado. O SC conta com o jogador? Eu não sei, mas parece óbvio para todos que o espanhol parte atrás de Pepe, Carmo, Fábio Cardoso e não sei se também não parte atrás do João Marcelo. E ainda se fala que o FCP precisa de mais um central...
    Eu concordo que se baixe a folha salarial. Para um clube como o nosso que tem muita dificuldade em obter receitas gordas (se não for à Champions, então é um descalabro), ter custos com pessoal superiores a 90 milhões é obra. Mas os administradores têm de dar o exemplo, portanto estarei atento à rubrica dos prémios de desempenho.

    Um off-topic. É pena o que está a acontecer ao Fábio Silva. A época passada marcou zero golos e este ano vai jogar emprestado no Anderlecht. Pode ser que este valente passo atrás o ajude a voltar a meter os pés na Terra. Não lhe ficou nada bem aquela entrevista que deu ao canal 11 e ainda tenho essa meio atravessada, mas espero que dê a volta por cima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem é que quer o Marcano ???
      Pagar os vencimentos do seu último ano de contrato e ele ia á sua vida ???
      Vale mais ele ficar , e pelo que sei ele está completamente recuperado .
      Nunca percebi o seu regresso .
      Mas isto sou eu a dizer ...

      Eliminar
  64. Esqueci-me de referir uma coisa. Parece que a nova polémica agora é os objetivos da transferência do David Carmo. A CMTV, Records, cartilheiros e afins estão muito preocupados porque o FCP tem de pagar 500 mil euros ao Braga cada vez que for campeão com o central português. Alegam eles que é concorrência desleal! Não há mesmo limites para a vergonha na cara desta gente! Mas o engraçado é que o clube deles já acordou transferências de jogadores com clubes da nossa liga em que os objetivos era o SLB ir à Champions. Mas aí estava tudo bem. O que mais me irrita nisto tudo é arranjarem maneira de meter lenha na fogueira contra o nosso clube, arranjarem polémicas onde elas não existem e chafurdarem na lama até não dar mais e do nosso lado não haver uma resposta, não haver uma maneira de retaliar.

    ResponderEliminar
  65. OLHA O NORTE.
    O MERCADO DOS TRÊS GRANDES.
    benfica.
    O Rui Manhoso, segue as pisadas do seu mestre Vieira: compra carrada de jogadores de nível mundial, com incursões rápidas do sr bacalhau à braz, carregado livro de cheques para que não falhe um negócio. Depois, foi aquilo que já se viu! não Ganha Nada, mas é alegria da CSocial.

    sporting
    Entram 15 despacham 10, todos para equipas de top mundial. O Estrelinha pede, o Magala dá. Assim podem discutir o 3 º lugar com o sporting Braga ou o 2º com o benfica.

    FCP.
    Vendem os anéis ficam com frieiras nos dedos! financeiramente, andam ao Pai e ao Tio a fazer contas com o lápis na orelha! este entra, sai aquele... Venha o Santo S. Conceição que nos valha, prece que a Divindade tem ouvido e aceite.

    ESPIRITISMOS.
    benfica
    Luz ao fundo túnel feito por Toupeiras.
    sporting
    Banca Tesa, mas milagrosamente consegue dinheiro emprestadado ao lagarto.
    FCP
    Subida não ao monte Sinai do Campeonato Nacional Português, SC, transforma migalhas em pão da Avó e regueifa.

    ResponderEliminar
  66. "Mais dois anos e tiramos do poço o clube em termos financeiros. Para mim, estamos no bom caminho, desde a temporada passada."

    Mário, eu gostava de estar com esse optimismo todo, mas recordo-lhe que em janeiro, há 5 meses atrás, vendemos a nossa joia da coroa (um valor elevado, mas pelo potencial do Diaz uma venda em "rebajas"), justamente para saldarmos compromissos inadiáveis até ao final do mês de janeiro. Também recordo, que, nestes 40 anos de Pinto da Costa, só uma única vez tal tinha sucedido, foi em 1988 quando o Madjer foi emprestado ao Valência, mas o campeonato já estava praticamente no bolso (tinhamos sido eliminados na Taça dos Campeões pelo R. Madrid, mas já tinhamos no bolso a Intercontinental, e a Supertaça Europeia), e repito, o campeonato estava praticamente fechado. Mário, mas prefiro o seu optimismo assente na formação, e no critério, ou na racionalidade, ao pessimismo depressivo do 3asifa...

    Bom, como estou permanentemnete atento a muitos propagandistas que por aí pululam, e quando se destacam, sigo-lhes as "pegadas". Pois bem, há cerca de dois anos, num FC Porto Sporting, o "talentoso" Duarte Monteiro (talvez bisneto da Carmen Miranda), na conferência de imprensa pós clássico, questionou o Sérgio com o numero de vezes que o banco do FC Porto se levantou (registou-o mesmo), em contraste, ao Gastão fez-lhe uma pergunta "fofinha": "Rúben não acha que o banco do FC Porto condiciona a arbitragem?"

    Vou ao site zerozero, e li esta coisa:

    «Foi sempre o Benfica.»
    «A frase é do próprio João Victor, que à chegada à capital portuguesa fez questão de sublinhar que o caminho transatlântico só o podia levar ao estádio da Luz. A certeza, retirada do contexto de um alegado interesse do FC Porto, tem, contudo, contornos mais latos. O Benfica, sempre ele, já queria o defesa «canarinho», pelo menos, desde dezembro de 2021. Mas nesses dias, João Victor disse "não"...»

    Quem assinou isto? Pois claro, a "Carmen Miranda" do Marco de Canavezes, o inefável benfiquista Duarte&Companhia, "o Benfica, sempre ele...", enfim, até a caneta e o tinteiro são do Benfica...

    Podem ler aqui esta ode ao benfiquismo:

    https://www.zerozero.pt/news.php?id=373092

    ResponderEliminar
  67. O Lamachã até nos deixa "confúcios", o sucessor do Vitinha é o Vasquinho (mas este não é o Vasquinho da anatomia), mas estará preparado Lamachã? O Vitinha só se assumiu como titular do FC Porto aos 22 anos (e muito lastro nas selecções jovens, tinha sido campeão no FCP há dois anos, juntou ainda um ano na Premier), já o Vasquinho tem 19 anos, e irá cumprir o seu 1º ano como sénior. Vou mais longe, da avaliação que faço (mera opinião pessoal), e dos jogos que eu vi, dos dois médios jovens que estão em estágio, o Folha parece-me o mais bem preparado, tem lá todas as caraterísticas do médio moderno, intensidade, agressividade, tem "cabedal", joga com os dois pés, tem uma boa meia distância, mas tal como o Vasquinho, ainda é um puto com 19/20 anos.

    Ó Lamachã, com o Vasquinho, já não vamos a Mar del Plata buscar o substituto do Vitinha?

    ResponderEliminar
  68. Sobre os prémios por objetivos que supostamente estarão no contrato do David Carmo, sublinho, são questionáveis, mas também são muito comuns por essa Europa fora (a UEFA ou a FIFA já os proibiu?), por exemplo na Premier. Também não alimento "discussões de tasca" sobre esse tema, e são tão comuns nas redes sociais, mas não só.

    Bom, acabei de ler a edição em papel d´A Bola, e qual o meu espanto? O propagandista Delgado, escreve um editorial sobre o "éticamente" ou o conflito de interesses do contrato por objetivos do Carmo, vai mais longe, e aconselha o Sp Braga e o FC Porto a rectificá-lo. Na penúltima página, mais do mesmo, a coluna do Dr das leis Manteigas, ex BTV, atualmente comentador "independente" na CNN, ou BTV2, pois bem, com o Dr Manteigas "outra vez arroz", e saí mais o regulamento X, ou o conflito de interesses Z...

    E agora eu pergunto, um sub-diretor de um jornal, ou um comentador "independente", não estarão a alimentar essas "discussões de tasca"? Não tem responsabilidades nenhumas nesse processo?

    E continuo a perguntar, onde estavam o Delgado, ou o Manteigas, quando foi lavrado o contrato do Chiquinho entre Moreirense e Benfica? O Moreirense não encaixava 750 mil € se o Benfica entrasse na Champions? O que tem ambos a escrever sobre o Desportivo das Aves, um dos clubes visados pelo processo Mala Ciao? Porque razão o Benfica contratou o Cádiz, terá sido para salvar o V Setúbal da despromoção admnistrativa? Em troca de quê? Por onde andam atualmente o D. Aves e V Setúbal?

    Enfim, isto causa-me revolta e indignação, porque esta gente não é séria, e rejubilam quando nós nos desunimos, assim como também alimentam essa desunião, nós adeptos andamos profundamente desiludidos com a Admnistração (e com legitimidade), mas o FC Porto não tem culpa, estamos à porta de uma nova temporada, e temos de nos unir (vamos ter eleições em 2024, temos tempo para pensar nas reformas estrututurais urgentes, mas até lá, temos de ser competitivos, e ganhar), e não se esqueçam que os nossos inimigos (não, os Delgados desta vida não são nossos adversários) o que verdadeiramente os FODE, é mesmo o FC Porto ganhar títulos, desculpem o meu francês!

    ResponderEliminar
  69. PO, o post sobre isso está a ser finalizado e vai mais longe, vai até ao Estorilgate.

    ResponderEliminar
  70. Vila Pouca, não sei se ainda vai a tempo, mas se for podes agregar, e deixo-te o histórico dos 10 últimos jogos oficiais do FC Porto, com Braga, Benfica e Sporting, nas 4 competições oficiais que se disputa em Portugal.

    FC Porto com o Braga, últimos 10 jogos oficiais:
    Somamos 2 vitórias, 3 empates, e 5 derrotas. (já perdemos uma Final da T Liga com o Braga).

    FC Porto com o Benfica, últimos 10 jogos oficiais:
    Registamos 7 vitórias, 2 empates e 1 derrota.

    FC Porto com o Sporting, últimos 10 jogos oficiais:
    Somamos 4 vitórias, 5 empates e 1 derrota.

    Resumidamente, neste passado recente (nos 10 últimos jogos oficiais), o FC Porto soma 5 derrotas com o Sp Braga, e apenas uma derrota com o Benfica, e outra com o Sporting. Neste passado recente, em Portugal o adversário que mais vence o FC Porto é o Sp Braga!

    ResponderEliminar
  71. Boas,
    aqui o "pessimista depressivo" como lhe chamou o PO, vai dizer outra polémica, relacionado com o SO.

    Comentei isto com um colega. Alguns estão surpreendidos por o SO ter rendido apenas 3m. Sabem qual vai ser o próximo? Chama-se Octávio. E vou explicar porquê.

    Usando o argumento do PO, "o mercado é soberano", não valoriza jogadores a partir de uma certa idade. Se, e é um se, se o mercado quisesse o Octávio, como qualquer jogador, já teria saído a muito.

    O Octávio já tem 27 anos,não vai para novo. Está no Porto desde 2014, onde jogou na B e passou a jogar na principal em 2016. Otavio foi forjado no Porto e levou várias épocas, 3, 4 ou talvez mais, para ser o jogador que é hoje no Porto.

    Quero isto dizer, não é propriamente um sobredotado. O que conseguiu, foi a base do trabalho.

    Ora o mercado de hoje, não favorece estes jogadores. Andam todos a procura da última coca cola, preferem pagar mais por jogadores novos que tenham potencial (mm q depois sejam flops). É o mercado de hoje.

    Dai eu dizer, um jogador que fique muito tempo no clube, é sinal que o mercado não o quer. Depois ficam jogadores muito caros, claro. O Porto renovou com ideia de vender, mas sinto que o Porto não vai vender o Octávio pelos valores que quer.

    Que fique claro, adoro o Octávio. Aprendeu a encarnar os valores do Porto. Mas tem um longo percurso até aqui! Não é um génio (se o fosse,n ficaria no Porto mais de 7 anos).

    Vejo com pessimismo para uma boa venda, um jogador estar tanto tempo no clube. Eu não fico surpreendido que um dia saia por im valor baixo. O mercado é que decide o valor real de um jogador.

    Que do ponto de vista desportivo tem muito valor para o Porto, tem! Terá tanto valor num outro clube, o mercado até hoje duvida disso (caso contrário já teria saido).

    Abraço.


    ResponderEliminar
  72. PO, pois é, mas se agora o FCP vencer o Braga mais vezes, eles, como são desonestos até dizer basta, vão passar a dizer que é por causa dos 500 mil euros.

    ResponderEliminar
  73. Ó 3asifa, o seu colega ainda o consegue aturar?

    O Otávio em que posição joga 3asifa? É um 8, um 10, um extremo na direita, ou na esquerda, pode jogar nas costas do ponta? O treinador com um Otávio em campo, pode mudar o sistema sem fazer substituições? Quantos encaixes desportivos já ajudou a gerar o Otávio, nos últimos 5 anos? Já não se pagou a ele próprio, ou não está totalmente amortizado? Sabia que há jogadores que são a extensão do treinador em campo? Pepe ou o Otávio, daí serem fundamentais nas dinâmicas na equipa. Hoje modernamente convencionou-se chamar ativos aos jogadores de futebol, eu considero o Otávio um fundamental ativo desportivo, ou vamos desprezar a componente desportiva, ou a competitividade da equipa? O Otávio não ajudou ao crescimento do Fábio e do Vitinha?

    Ó 3asifa, o campeonato que o FC Porto venceu, gerou quantos M€? Quer uma ajuda?

    Ó 3asifa, porque não sei, volto a perguntar-lhe, qual é a verdadeira posição do Otávio?

    ResponderEliminar