sábado, 30 de julho de 2022

F.C.Porto venceu o Tondela por 3-0 e conquistou a 23ª Supertaça

 

Um F.C.Porto amplamente favorito e praticamente a jogar em casa, confirmou o favoritismo, venceu naturalmente o Tondela e conquistou a 23ª Supertaça.

 

Dragões com Marchesín, João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu, Grujic e Uribe, Danny Loader - a surpresa -, Pepê, Evanilson e Taremi, entraram algo trapalhões. A pressão praticamente não existia, o jogo não fluía e com os flancos bloqueados - Zaidu não se soltava, Pepê andava pelo meio, estava em muitos lados, mas com pouca produtividade, João Mário fazia bem, mas não tinha apoios -, o F.C.Porto dominava, criava, mas não materializava, por culpa própria e do guarda-redes do Tondela. 
Marcou à meia-hora, Taremi adiantou os campeões nacionais. Como logo de seguida Evanilson fez o segundo, de repente as coisas simplificaram-se para os azuis e brancos. 
Foi com uma vantagem de dois golos que os portistas chegaram ao intervalo. 
Resultado justo, embora escasso, mais um ou outro golo não seria excessivo.

Para a segunda-parte não veio Evanilson, entrou Toni Martínez no seu lugar, e o F.C.Porto, apesar de ter possibilidades de aumentar a vantagem, entrou desinspirado. Tudo muito mal executado - Pepê continuava no meio, mas não saía nada de útil dos seus pés -, a qualidade baixou, muitas faltas e faltinhas, o Tondela aproveitou para dar um ar da sua graça.
Sérgio Conceição mexeu, tirou Danny Loader e Grujic, entraram Eustaquio e Galeno, mas não houve nenhuma melhoria, o jogo arrastava-se com muito poucos motivos de interesse.
Taremi deu um pontapé na apatia e já nos últimos 10 minutos, fez o terceiro.
Logo após o iraniano e Pepê saíram, entraram Bruno Costa e Veron. Com excepção de um excelente remate de Galeno que passou rente à barra e uma cabeçada de Veron a rasar o poste, nada de mais relevante se passou.
 
Notas finais:
A superioridade notória, a vantagem de dois golos e o calor, podem ter contribuído para a má segunda-parte dos Dragões, mas o campeonato começa já no próximo fim-de-semana e o Marítimo é bem mais forte que o Tondela.

Se a intenção era experimentar Pepê no meio, como alguém capaz de acelerar e criar no último terço, manifestamente não resultou. É notório que Otávio faz muita falta e o F.C.Porto precisa de contratar um médio e não pode ser qualquer um...

A campanha sobre os penáltis que o F.C.Porto beneficia já está a resultar. Um penálti que me pareceu claro sobre Danny Loader, não foi assinalado por Manuel Mota, nem pelo VAR, Hugo Miguel e AVAR1 Fábio Veríssimo. 


85 comentários:

  1. OLHA O NORTE.
    MAIS UMA SUPERTAÇA PARA JUNTAR A MUITAS.
    vitoria que só não foi mais ampliada por mero azar. Respeitamos o Tondela fazendo o nosso jogo de pressão sobre o adversário para não lhes darmos muito atrevimento. Gostei de vário jogadores principalmente de Danny Loador.
    O Talhante Mota é muito fraco, não merecia esta final.

    ResponderEliminar
  2. Jogo sem história em que a vitoria nunca esteve em causa. Exibição fraca, trapalhona, jogo sem ideias. É impossível termos aspirações no campeonato ou noutra prova qualquer com este meio campo. Grujic, Eustáquio, Bruno Costa não fazem meio Vitinha. É urgente um jogador de classe que faça a diferença. A arbitragem foi a vergonha habitual e é o que nos espera no campeonato. Como é possível não terem marcado aquele pênalti sobre o Loader? Onde estava o Var? A dormir só pode. Estes padres sem a mínima qualidade fazem o que querem e desde que prejudiquem o FCPorto nada lhes acontece. Mais uma época mais uns contantes atropelos à verdade desportiva. É o pobre futebol português minado por padres e cartilheiros que atuam em função da cor das camisolas.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com tudo o que disse no Post...pêpê nesta posição nao rende...taremi fez uma exibição incrivel! Não pode sair! Ja sao muitas supertacas...só nos falta ganhar uma taça da liga!

    ResponderEliminar
  4. Boas, eu sinceramente não percebi qual foi a tactica de hoje. Muitos jogadores jogaram em posições que não os favorecem, nomeadamente pepê, o loader
    Na flash do Porto canal, o treinador mandou um recado ao presidente, quer contratar e não quer que saia ninguém dos q estiveram hoje na ficha de jogo
    Isto leva me a pensar que não qier que saia o marchesín por exemplo
    E pela forma como se expressou, tardem a vir os reforços pretendidos
    Finalmente mais um caneco para a galeria

    ResponderEliminar
  5. Boa noite a todos.
    Salientar a atitude sobria e seria da equipa, as finais ganham-se, não se jogam.
    Não dá para tirar grandes ilações do jogo de hoje, para lá de perceber que há jogadores a quem o treinador de está a pedir coisas novas (Pepê), e as dinâmicas que permanecem, embora com executantes menos exímios....
    Se vier Alcaraz e André Franco, já ficaríamos bem mais apetrechados.
    Então com André Almeida ficaríamos mais ricos em diversidade.
    Mas é capaz de ser um sonho esperar pelos 3.
    Veremos como corre.
    Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
  6. Fomos claramente superiores , mas em alguns momentos o futebol praticado deixou muito a desejar , salta aos olhos que Pepê no meio não rende , tem de jogar nas laterais .
    Boa surpresa o Loader , o Taremi calou a boca aos bandalhos com 2 golos .
    Mas salta á vista que falta alguém no meio campo , um playmaker , e daí o aviso no fim do jogo por parte de Sérgio Conceição aos nossos dirigentes .
    Vergonhosa a arbitragem , um pênalti escandaloso por marcar , uma expulsão perdoada ao Tondela na primeira parte com uma entrada a matar sobre o João Mário que poderia tê-lo lesionado gravemente , e depois um amarelo ridículo dado por mesquinhez ao Taremi , prevejo que infelizmente é só o prelúdio para o que vai ser está temporada .

    Agora preparar bem o jogo do campeonato contra o Marítimo , um adversário bem mais difícil que o de hoje, lembrar de ainda há 2 anos ganhou em pleno Dragão.

    ResponderEliminar
  7. Boas.
    Gostei do Taremi, se não o vendermos, penso que vai atingir o ponto de maturação esta época. Também gostei do Loader.

    De resto, o lance sobre o João Mário, é muito complicado. Recordei me do lance com o Luis Diaz contra o Braga, o Luis Diaz foi expulso, no entanto, acertou primeiro na bola. Na altura achei que o cartão vermelho foi errado. Neste lance o jogador do Tondela acertou primeiro na bola.

    Vai haver sempre quem ache que não é vermelho outros acharão que é. Fazer uma lei para carrinhos, é muito complicado porque será sempre subjectiva.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Não digo que Pepê com mais treinos e algum tempo, não possa fazer aquela função, mas ontem, manifestamente, não fez.
    Precisamos de um médio, o ideal seria alguém que juntasse a capacidade e experiência de chegar e não precisar de muito tempo para se impor, com as premissas de jovem com talento para crescer, valorizar, transferir com mais valias. Conheço mal o André Franco e o André Almeida, portanto não posso dizer se são os jogadores que precisamos, mas que precisamos, é notório, bem o Sérgio a tocar no ponto.

    ResponderEliminar
  9. "Precisamos de um médio, o ideal seria alguém que juntasse a capacidade e experiência de chegar e não precisar de muito tempo para se impor, com as premissas de jovem com talento para crescer."

    Vila Pouca, e quanto é que custa um médio com essas caraterísticas? O Benfica pagou 18 M€ por 80% do passe do Enzo, mais umas alcavalas pelo meio...

    O Almeida joga como médio interior direito, num meio campo a 3 do VSC, tem capacidade técnica, mas não tem capacidade fisica para ganhar duelos, e andar acima e abaixo. O Franco tem outro perfil, é um 10 com boa meia distância e que joga de fora para dentro, é canhoto, não é Vieira, mas está mais próximo de Vieira, do que Almeida de Vitinha.

    O único "farol de ideias" que temos no meio campo, é Otávio (trabalha há 7 anos com Conceição, juntando 1 ano no VSC). O Otávio é um médio de formação que jogou, mas também joga numa ala, por exemplo com o NES, o Otávio era um jogador de linha, começou como clássico extremo esquerdo com NES no FCP. O Pepê é extremo de formação, e esta experiência de ontem, a jogar mais por dentro, não resultou, nem me convenceu, mas na minha opinião, tem um perfil distinto do Otávio, o Pepê pensa como um extremo, o Otávio pensa como um médio. Se o Pepê pode jogar mais por dentro, no FCP como 3º médio? Pode, mas ainda não o faz, nem me parece já preparado, mas não estaremos a perder o melhor de Pepê, fora da sua posição natural?

    O nuclear Uribe vai para a sua 4ª temporada no FC Porto, recordo os seus "parceiros sociais" no meio:
    19/20 Danilo/Uribe.
    20/21 Uribe/Sérgio.
    21/22 Uribe/Vitinha.
    22/23 Grujic/Uribe, será esta a dupla do meio para esta temporada? Se assim for, esta dupla está mais próxima daquela de 2019/20, Danilo/Uribe.

    Ontem quando vi o nosso onze pensei, o jogo ainda não começou, e já estamos a perder 0-2? Porque pensei assim? Simples, jogamos com 3 pontas em simultaneo (estratégia do tudo ou nada, quando uma equipa está a perder nos minutos finais), uma coisa mt confusa, e o Loader não esteve bem, esteve muito bem, mas jogou nas costas dos dois pontas, na minha opinião, faria mais sentido o Taremi jogar como 10, ou 9,5, nas costas do Loader e do Evanilson. A profundidade era apenas dada pelos laterais, João Mário bem, Zaidu aquilo que sabemos (agora também bate cantos), este por vezes também apareceu em posição de ponta de lança, tamanha a confusão. Ontem, eu treinador de bancada, jogava com o Pepê e Galeno nas alas, e apenas com dois pontas.

    Para a semana, ainda não vamos ter o "farol de ideias" Otávio, jogamos no Dragão com o Marítimo que não tem as fragilidades do Tondela, e torço o nariz ao onze de ontem, com Pepê a jogar por dentro, e 3 pontas em simultaneo, dando os corredores aos laterais.

    Mercado, mero feeling, ou chegam dois médios contratados no mercado interno (Almeida 8, e Franco 10), ou o FC Porto aposta as fichas todas na contratação de apenas um médio, um box to box vindo do exterior, será Alcaraz esse médio? Não conheço, tem 19 anos, e joga na América do sul, ainda irá precisar de uns mesitos...

    ResponderEliminar
  10. Sobre o médio, o problema foi ter saído o fabio vieira ao mesmo tempo que o vitinha. Um dos dois deveria ter ficado mais uma época.

    Agora substituir o vitinha, esqueçam, isso não vai acontecer. Como não substituimos ricardo pereira, lateral direito e não era um jogador acima da média e já se passaram anos.

    O Porto esta época, como tem sido as épocas todas do SC, vai ter de jogar de forma diferente. O quê de diferente, não sei. Vai ser o desenrolar da época a dizê-lo. E vamos ter de olhar para dentro e procurar soluções.

    Se não ganharmos este ano, paciência. Não se pode ganhar sempre. Quem está mesmo pressionado é o Benfica. Com isto não quero dizer que não quero ganhar. Só estou a dizer, que se queremos que o clube tenha futuro, não podemos andar sistematicamente a gastar o tudo o que se ganhou em vendas nas compras!

    E só com alguma folga financeira, permite gerir se desportivamente de forma diferente, isto é, não ser todos os anos o que se está a assistir, desfazer-se equipas e esperar que o sc faça milagres todos os anos.

    Contudo, sinto que, corremos o sério risco de gastarmos dinheiro para nada, ir atrás de um jogador que nos vai resolver o problema e no fim, não resolve.

    E vamos lá ver se não vai sair mais ninguém...com um mes a faltar, não sei não..

    Isto é terrível para os treinadores.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. É, PO, quando se gasta 20 num central fica-se sem capacidade gastar 10 num médio que é fundamental.

    ResponderEliminar
  12. Mais uma Supertaça, bom começar a ganhar...
    Do que vi, estamos sem meio campo, não há criatividade e Grujic não me convence muito... Com Otavio vai melhorar, mas se ele falha é um deserto...
    Gostei do Loader esperemos que evolua bem, e do Taremi, claro.
    Arbitragem já a mostrar o que pode ser a época...
    Mas o que mais ressalta para mim, é a questão da constituição do plantel, com as necessidades que todos sentimos e que o treinador ontem referiu, o que mostra a incapacidade da sad e os equívocos e falta de capacidade financeira que ali andam.

    ResponderEliminar
  13. Há um padrão que eu noto nas análises, há décadas que é assim.

    Comparámos sempre com a equipa anterior! Sai o A, B e lá está qualquer comentador, adeptos, com a ideia que é preciso encontrar substituto para A,B.

    Mas depois na realidade, raramente é assim! Só as equipas com muito poderio financeiro conseguirão isso e nunca será cópia, será aproximação. O substituto de A, nunca será A.

    Porquê então, adeptos, comentadores, caem nesta ideia que é preciso substituir quando na realidade isso raramente acontece?

    É a minha opinião, é preciso arranjar assunto para a pré época. Não há bola, fala se de coisas laterais.

    As equipam mutam de época para época. O novo porto será algo, que aposto, nem o próprio treinador ainda sabe. Porque também não sabe que problemas vai ter. Pode antecipar mas não sabe.

    Só com o desenrolar dos jogos e quando se perceber o valor dos adversários, ficará mais claro na cabeça do treinador, como vai colmatar os danos. E a nova equipa que for forjada, será sempre aquela que for a mais forte. Nem que tenhamos que voltar a beber tinto da tasca.

    Há um ano atrás, ninguém falava do vitinha! Como hoje, já ninguém fala do Deco. Mas quando saiu, ai jesus, que vamos ter de substituir Deco. Até hoje!

    ResponderEliminar
  14. Vila Pouca, o David Caro, foi isso mesmo caro (sublinho, neste contexto financeiro, o FC Porto não deve investir acima dos 10 M€, é a minha opinião), mas nesse negócio, observei factores que me influenciaram e agradaram positivamente, não há comissões para empresários (porque é que não se faz isto mais vezes?), depois, temos os prazos de pagamento, 4 tranches de 5 M€ em 4 anos, esse é um grande "pormaior" no negócio, provavelmente daqui a dois anos o David irá gerar um encaixe "caro", e ainda nem está pago...

    Vamos à Argentina, e a Mar del Plata (onde o Brasil no Mundial de 1978 foi de lata), um investimento de 15 M€ por 80% do passe do médio X, custos de intermediação, prazos de pagamento, acresce que, na Argentina uma transferência para o exterior, implica o pagamento de uma taxa extra (provavelmente foi o Benfica que a pagou no negócio Enzo), onde pretendo chegar, contratar na América do sul, os investimentos inflacionam sempre, e de forma brutal.

    Só uma nota, sobre as declarações do Sérgio, afirmou que conta com os 20 que constaram ontem da ficha de jogo não os quer perder, fora ficaram os castigados, o Rodrigo e o F Andrade, e entrelinhas pedia reforços (médio/s), porém, tem de haver cedências de parte a parte, por exemplo, não quer perder o ponta Martinez que é suplente (e ontem foi a 4ª opção), mas exige um médio ou dois. Quantos titulares perdeu? Dois titulares e meio, já o Martinez não é um titular, neste jogo de cedências, se transferirmos o Martinez por 12/15 M€, e com esse encaixe, reinvestimos num bom médio e que nos desse totais garantias, esta não seria uma proposta séria e racional? "Mas precisavamos de outro ponta", dirão alguns, o Lowden como lhe chamou o Dani ontem na TVI, dá-nos totais garantias, como vimos em Aveiro. A propósito do Lowden, foi um interessante extremo formado no Vilanovense, com passagens pelos Dragões de Sandim, e Moreirense, o Rui "fininho" com mais oportunidades, poderia ter feito uma interessante carreira, creio que o Lowden ainda é Team Manager do FC Porto!

    ResponderEliminar
  15. Boas Tardes

    Em primeiro lugar deixar aqui formalizado (sem interpretações estratégicas ou tácticas, assim como da pertinência de reforços para determinadas posições)... que não sou perito técnico e não vou dar bitaites sobre o assunto, mas que considero que colectivamente o FCP não fez um bom jogo.

    Retenho-me empiricamente e à distância daquilo que me foi dado a observar pela comunicação social lisboeta (que qual virgem ofendida se insurge quanto ao discurso contra a capital e o sul)... após a final da Supertaça ganha pelo FCP... discutia-se na CMTV Taremi ter marcado golos sem ser de grande penalidade (com um tal Figueiredo e outro minúsculo do Sporting entendido no assunto)

    Pior que isso, a SIC notícias à mesma hora (23.15h) com David Borges & C.ª ou seja Ribeiro Cristovão e Joaquim Rita, obtinham orgasmos sobre a W52/FCP e o doping... sem utilizarem elementos jurídicos...

    O que interessava era malhar no FCP, acabado de conquistar uma Super Taça...

    No zapping já nem quis ir à CNN, sabendo de antemão o que me esperava...

    É pena que em 2022 ainda haja resquícios de Neandertais (peço o respeito aos mesmos se por aí ainda subsistirem) pela capital

    Abraço a todos os portistas

    Obrigado ao DVP pelo espaço e oportunidade

    JPPCH

    ResponderEliminar
  16. 3asifa, deves ter descoberto o FCP há pouco tempo. Uma das características que definia e fazia a diferença, no FCP, era a capacidade de ter os jogadores capazes de substituir em tempo útil quem ia sair. E já que falas no Deco, sabes quem o FCP contratou para substituir o mágico? Procura saber e verás que era alguém com uma capacidade, talento e potencial para substituir o Deco sem perda de rendimento.

    ResponderEliminar
  17. Dvp nao foi o Diego que veio para substituir o deco?

    ResponderEliminar
  18. "E já que falas no Deco, sabes quem o FCP contratou para substituir o mágico? Procura saber e verás que era alguém com uma capacidade, talento e potencial para substituir o Deco sem perda de rendimento."

    O FC Porto na temporada 2004/05, contratou muito, e bem, o problema foi outro, "ressaca Mourinho", e não só, Maniche, Derley, Costinha e mm o Valente ficaram contrariados, porque tinham boas propostas de mercado (no inverno o Maniche e o Derley saíram mesmo).

    Sem "sebenta", na temporada 2004/05, o FC Porto contratou Pepe, o lateral dto Seitaridis (campeão europeu pela Grécia), Diego (o substituto natural do Deco, o 3asifa não deve ser desse tempo), Quaresma, ou Luís Fabiano, um ponta fabuloso, teve o azar de passar pelo FCP naquele momento menos bom, também regressou o Postiga, pena o Pedro Mendes nesse negócio Postiga, ter seguido para o Tottenham... E nessa temporada com 3 treinadores distintos, e mais de 30 jogadores, o FC Porto ganhou a Intercontinental, e a Supertaça ao Benfica (1º golo de Quaresma no FCP), e perdemos esse campeonato, porque empatamos em Moreira na jornada 31, e no Dragão com a Académica na última jornada...

    A talhe de foice, ou a propósito de titulos e troféus conquistados por treinadores do FCP, Vítor Fernandez, em meio ano, venceu uma Supertaça ao Benfica, e uma Intercontinental, poucos treinadores apresentam este rácio!

    ResponderEliminar
  19. Infelizmente não vi o jogo, pelo que apenas me resta o contentamento por mais uma vitória. Fiquei curioso para ver o Loader.

    ResponderEliminar
  20. Se não nos damos ao respeito não podemos ser respeitados. As conferências de imprensa podiam ter uma função diferente e ser aproveitadas para chamar à colação algumas das lixeiras que nos atacam todos os dias através de rodapés nojentos sobre nossos jogadores, e dizendo inverdades com o objetivo de nos desestabilizar. Mas o que se vê não é nada disso, antes pelo contrário, são alegres reuniões onde existem muitos sorrisos e confraternização com aqueles que de nós só deviam receber desprezo. Sim Sérgio Conceição são para ti estas considerações. A comunicação do nosso clube é do tempo das cavernas e tem forçosamente de mudar,a questão é quando, se quem lá está se pretende eternizar no poder. Como somos masoquistas gostamos de ser o saco de pancada e a chacota do futebol português, onde qualquer talhante e outros da mesma laia gozam connosco mesmo na nossa casa. O problema é que para os sócios enquanto se ganhar a tudo fecham os olhos, mas atenção que o acordar pode ser doloroso.

    ResponderEliminar
  21. Po,
    "Quantos titulares perdeu? Dois titulares e meio". Refere se ao vitinha, mbemba e fv como metade?

    E luis diaz?:) Cada um faz a conta como quer :) Mas para o Sérgio, o que ele vê, é que perdeu esses que referi, mais o SO, e o Corona e o Francisco.

    Não é coisa pouca, numa só época! Estes jogadores que saíram não eram Fernandos Andrades, que podem sair que o impacto é igual a zero.

    Saiu muita qualidade do Porto esta época.

    ResponderEliminar
  22. 3asifa a ligar o complicometro...

    O Diaz saiu em janeiro, ficou toda uma 2ª volta para jogar, e uma Taça de Portugal para jogar. O Corona e o SO o que fizeram na 1ª metade da temporada passada 3asifa? Eram titulares? Não, não me refiro ao SO ou ao Corona de 2020/21, esses eram indiscutiveis. Recordo-lhe que saíram também em janeiro. O Francisco era suplente.

    3asifa, quantos titulares perdemos daqueles que terminaram a temporada em maio, e conquistaram a "dobradinha"? Mbemba e Vitinha, já o Fábio Vieira, era o 12º jogador.

    Qual o onze tipo da 2ª volta do FC Porto 2021/22: Diogo, João Mário, Mbemba/Pepe e Zaidu; Uribe/Vitinha, Otávio, Pepê, Taremi e Evanilson, deste onze, quem não está cá? Vou repetir, Mbemba e Vitinha. Se não estiver de acordo, sempre pode pedir o livro de reclamações.

    ResponderEliminar
  23. Atenção, muita atenção, aqui não há livro de reclamações.

    ResponderEliminar
  24. Ó Vila Pouca, estava na "brinca".

    Olha lá, hoje leste o editorial do "Baninho" sobre o "Taremi bom"? Naturalmente não se esqueceu do Taremi mau. Hoje li duas colunas TOP na Bola, a do Baninho, e do Paralvas!

    ResponderEliminar
  25. Não li o Baninho, nem o traumatismo ucraniano Paralvas, agora só se algum amigo me arranjar os artigos...

    ResponderEliminar
  26. Po,
    "O Diaz saiu em janeiro, ficou toda uma 2ª volta para jogar, e uma Taça de Portugal para jogar", diga isso ao Sérgio para ver se ele concorda com esse tipo de lógica.

    Discordo. O Luis Diaz foi fundamental para o Porto ganhar o campeonato e a taça. Sabe perfeitamente, quando ele saiu, o Porto tinha 6 pontos de vantagem. E ele contribuiu para isso.

    Quando sai, os que ficaram, agradeceram bastante terem essa vantagem.

    Faça o exercício ao contrário. Comece a época sem o LD. Garante que seria campeão e ganharia a taça? Engraçado, nunca vi esse argumento a ser usado em Janeiro, só é usado depois, depois de ser campeão!

    Mas depois do trabalho estar feito, é muito fácil vir desvalorizar o esforço que foi feito!

    Se eu me colocar no lugar do Sérgio, não aceito esse tipo de lógicas. Aliás, se essa lógica viesse da sad compreenderia perfeitamente. Porque quem está fora racha lenha, e simplifica sempre o problema e o esforço que o treinador tem. Mas na perspectiva do Sérgio, factualmente, perdeu qualidade, perdeu ingredientes, perdeu opções, quando lhe vendem o LD e outros.

    Também não percebo o argumento do "titular". Sabe tão bem como eu, é o grupo que conta! Por vezes são mais importantes os que não jogam, dos que jogam.

    Corona não jogou. É verdade. Mas daí concluir, tipo lógica da batata, se não jogou não era necessário, calma lá. Diga isso ao Sérgio. Garante que não jogariam? Se o Sérgio os tivesse (So, Corona), garante que o Sérgio nunca os utilizaria?

    Conhecendo o Sérgio como conhece, sabe a resposta. Ele jogou com jogadores que iam sair a custo zero. Desde que estivessem em condições, podiam jogar. E estamos a falar de jogadores, completamente adaptados a cultura do clube. Logo se eles quisessem, seriam opções. E já agora que gosta de fazer exercícios, porque não postula que se tivesse o corona e o so, poderia atacar a liga Europa? Ou seria irrelevante? Ponha se no lugar do Sérgio se os tivesse...teria desistido da liga Europa? Ou arriscaria?

    Causa me desconforto, este tipo de lógicas. Aliás, em Janeiro muitos aqui disseram "façam uma estatua ao Sergio, se ele ganhar o campeonato ". Estou à espera que lhe façam uma segunda estátua. Não me esqueci.

    Depois de ganhar, tudo depois parece fácil. Daqui a pouco, porque a memória é curta, vão dizer, afinal, não saiu titular nenhum 😀

    Posso ajuda lo, tire dai o mbemba e use o argumento da batata, que a um tempo atrás, nem sequer era titular.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  27. 3asifa, consta que ontem ao final da tarde, quase noite, o Marquês foi invadido por benfiquistas, muitas bandeiras e cachecois encarnados, muitas buzinadelas, e pergunta-me, qual o motivo dos festejos daqueles benfiquistas que invadiram o Marquês?

    Foram festejar a vitória do Liverpool na Supertaça de Inglaterra, mas também o 3º golo do Darwin, e ainda se ouviu no Marquês o "you'll never walk alone"!

    Sem dúvida, isto são adeptos que estão 10 anos à frente dos rivais, é notável, não concorda comigo 3asifa?

    "Discordo. O Luis Diaz foi fundamental para o Porto ganhar o campeonato e a taça. Sabe perfeitamente, quando ele saiu, o Porto tinha 6 pontos de vantagem. E ele contribuiu para isso."

    3asifa, todos contribuiram, uns mais que outros. Quando o Diaz saiu tinhamos 6 pontos de avanço, e no final do campeonato, mantivemos os mesmos 6 pontos de avanço, terminamos com 91 pontos, e o Sporting com 85 pontos.

    O Diaz não jogou um dos clássicos com o Benfica em dezembro devido ao covid (ou para a Liga, ou Taça), e ganhamos 3-1. Na Meia Final da Taça com o Sporting, eliminamos o Sporting com duas vitórias, e o Diaz já não estava cá, e o seu substituto direto, o Pepê teve protagonismo nesses 2 clássicos ...

    Vai "bascular" 3asifa?

    ResponderEliminar
  28. "Também não percebo o argumento do "titular". Sabe tão bem como eu, é o grupo que conta! Por vezes são mais importantes os que não jogam, dos que jogam."

    Ó 3asifa, eu nem "ouli" o que deixei "aspado" em cima. Então advoga que o FC Porto foi campeão porque tinha o Diaz, mas depois, solta esta coisa :

    "Sabe tão bem como eu, é o grupo que conta! Por vezes são mais importantes os que não jogam, dos que jogam."

    3asifa, tenho mesmo mta dificuldade em acompanhá-lo, "troca as estações do ano" com mta frequencia, estamos no verão, e não no inverno. Vou desistir, não se importa? O Tone de Eira deve estar aí a chegar!

    ResponderEliminar
  29. Ainda me lembro, na época passada, por esta altura e um pouco + à frente, das cobras e lagartos que alguns portistas diziam do plantel que existia, que era até um dos piores desde há muitas épocas, do Porto...bom, era o plantel do sporting, especialmente a nulidade 20 milhões Vinagre e o lateral caceteiro que veio do Braga. Afinal, não era assim tão mau, deu para ganhar um campeonato e uma taça, mesmo com a sangria brutal que sofreu em Janeiro, e deu para vender, mesmo em saldo, um jogador por 45 milhões e 2 miúdos da formação por 75 milhões e ainda cá ficaram alguns que valem de 30 para cima...Diogo Costa, PêPê, Evanilson. Agora a moda, parece ser "o da época passada era bom, o desta época é fraco". Daqui por muitos meses, se calhar, vão estar a chamar craques a Veron, Loader, David Carmo. Mas concordo com muitos, falta um médio criativo que jogue de caras a titular.

    ResponderEliminar
  30. A este plantel faltam dois jogadores, na minha opinião. Um médio que pense e execute rápido, seja capaz de alimentar bem os avançados e um lateral direito que substitua o João Mário e termine com adaptações. Acho que esses dois são prioridade, obviamente se houver possibilidade para mais um médio...

    ResponderEliminar
  31. Estamos de acordo Vila Pouca, até no Yan Couto...

    Fora, ou dentro do contexto, uma pergunta, se o FC Porto fosse ao mercado na Europa ou mm na América do sul, contratar um Diogo Costa, um João Mário, um Vitinha, um Fábio Vieira, ou mm um Francisco, quantos M€ teria de investir? Já pensaram nisso?

    Luís Negroni, os arquivos são riquissimos, pode ler este post com um ano, para sobretudo ler alguns comentários, e a previsão de uma temporada calamitosa para alguns, e que acabou de forma sublime!

    http://dragaodoente.blogspot.com/2021/08/champions-league-fase-de-grupos-fcporto.html

    ResponderEliminar
  32. OLHA O NORTE.
    João Mário é um bom avançado a jogar do lado direito, como defesa não rende porque não é o seu lugar, já deu para perceber. Com o Pepê idem aspas acho que rende mais do lado esquerdo.

    ResponderEliminar
  33. SC foi bem claro no final do jogo: quer reforcos e nao quer mais saidäs... .

    ResponderEliminar
  34. Senhor Po, quero lá saber o que os adeptos do Benfica festejam. Se festejam os títulos do Liverpool na boa.

    Desde que os conheço que sempre foram fanfarrões, alimentam se disso.

    Quando o LD saiu você viu o impacto que isso teve aqui. Muitos a exigir mais uma estátua ao SC se ele ganhasse o título. O próprio SC disse que os objectivos da época poderiam mudar.

    Isso de fazer análises como você faz, tendo em conta que você usa o conhecimento do resultado do final do jogo, estatisticamente está errado. É como o outro, prognósticos só no final do jogo.

    Abstraia se do que sabe porque ninguém é adivinho do futuro, você sabia lá em Janeiro o que iria acontecer. Quantos titulares tinha em Janeiro? Eram 2.5 ou 3.5 na sua lógica?

    E quantos titulares tinha no início da época? Zero? E ao fim de x jogos? O conceito de titular hoje em dia não faz sentido nenhum.

    O SC disse que não queria perder mais nenhum jogador e isso inclui o Marche. O Marche raramente joga mas para o Sérgio tem o valor de um titular! Se ele sair para o Po é igual ao litro, como adepto vai dizer que bem pode ir porque não joga, se não joga não faz falta. Mas para o Sérgio que é treinador, tem tanto valor como o Diogo Costa!

    ResponderEliminar
  35. O Marchesin lá se foi ao desbarato como é tradição nesta $ad. Mas tenhamos calma que às 23h59 do dia 31 lá seremos presenteados com um qualquer refugo só para nos calar a boca.

    ResponderEliminar
  36. Preparamo-nos, com imensa pena minha, para a saida de Marche, um enorme guarda redes... para o Celta, clube por que tenho simpatia, mas ele merecia melhor.
    Não se conhece ainda os moldes do negócio, palpita-me mais uma transferência de tostões...
    Não seria avisado emprestar , para poder jogar , eventualmente ir ao Mundial, e renovar mais um ano, prevendo possível saída do Diogo?
    Aguardemos...

    ResponderEliminar
  37. OLHA O NORTE
    O PROBLEMA, É AQUILO COM QUE SE COMPRA OS MELÕES!
    Precisamos de tanta coisa! mas mais de dinheiro. Continuamos ao pai e ó tio para comprar, embora, dar 20 milhões por um central com esta falta de Ar, é obra.

    VAMOS VER COMO VAI SER O NEGÓCIO.
    Marchesín já marchou pra Galiza (muito bom Guarda redes) não quer ser suplente de Diogo Costa, quer ir ao mundial, tudo bem, mas no Celta! talvez sim, talvez não passe Vigo ou em ultimo caso, suplente da selecção Argentina.

    O PIRONOMO VARANDAS A INCENDIÁR.
    Os Lagartixas vêm ao Dragão e o incendiário o Rei dos Caldinhos, já começa atear fogo. Agora vai trazer uma mala com computador e uns milhões emprestadados da Banca, desta vez atento ao roubo com luvas de box, pistola e magofone, mas, já com uma queixa na esquadra mais próxima da zona.



    ResponderEliminar
  38. Caro DVP e Amigos
    O FCP tinha os dois melhores guarda redes da Liga. Pena, mas compreensível a saída. Marchesini foi impecável. Que tenha o melhor.
    Abraço

    ResponderEliminar
  39. Meus amigos, respeito as vossas opiniões, mas se o treinador queria muito a continuidade do Marche, ele não saía, mesmo com todos os argumentos a serem compreensíveis. Ninguém assina para ser titular... E se agora todos os suplentes que têm ambições de serem internacionais ou irem às selecções, quisessem sair? Com o Diogo Costa a ter um enorme potencial para ser transferido, como vai ser? Vamos atrás de um guarda-redes e vamos gastar pasta?

    ResponderEliminar
  40. Boa tarde
    Leio todos dias o que aqui se diz, comentarios quase sempre negativos em relação a entradas e saidas de jogadores, previsões de desastre desportivo etc.
    O marche foi, pois boa sorte e que fique cá o milhão mais a poupança nos ordenados.
    Estaria sim muito preocupado se fossemos a jogo hoje, numa pré elimimatoria seguido de play of. Isso sim seria um desgaste tremendo,.
    Parece quase milagre, entrarmos na nova época com uma dobradinha no bolso e mais uma supertaça no museu.
    Prefiro ser otimista e acreditar que a vertente desportiva nos fara novamente felizes na nova época.

    Abraço

    ResponderEliminar
  41. OLHA O NORTE.
    ENTREVISTA A AJV.
    DIZ o AJV.- O PINTO DA COSTA, PASSOU A SER MAIS DONO QUE PRESIDENTE.
    Não sei se leram a Bolha da Queimada de 27 de julho que trás uma entrevista a António Jorge Vieira (o sr que trouxe Cubillas). Ficamos a saber melhor quem é sr presidente Pinto da Costa, o mestre José Maria Pedroto, e os outros que por lá ainda andam...

    ResponderEliminar
  42. Boas.
    Todos nós sentimos que mais cedo ou mais tarde o Diogo Costa sairá e lá vamos ter que procurar um novo guarda redes.

    Mas percebo que é tremendamente injusto para o Marche, grande guarda redes, estar no banco.

    O que não percebo é porque não renovaram com ele e ele saia por empréstimo. Quando o Diogo sair, ele regressava. Agora quando sair o Diogo, guarda redes como o Marche não há muitos.

    Abraço.

    ResponderEliminar

  43. Compreendo o que DVP refere mas a posição de GR é muito específica. A não ser que alguma coisa não previsível acontecesse, Marchesin não ia jogar. Quanto à possível venda do Diogo no próximo ano, o FCP até podia oferecer a renovação ao Marchesin mas ele não ia aceitar. Não tinha garantia que o Diogo saia para o ano.

    Como espectador atento, o que me faz confusão é não ter havido clubes com outra dimensão, a disputar este grande GR que jogava no FCP. Há coisas no futebol de hoje em dia que não entendo.

    Em termos financeiros é mais um jogador na lista dos cinco que mais ganhavam, a sair. Marcano devia ser outro. Vamos ver se vem outro jogador que ganhe o mesmo ou se vamos começar a baixar os custos com pessoal.

    ResponderEliminar
  44. Fico incrédulo com a quantidade de negócios que se continuam a fazer.
    Diogo e Marche eram os melhores GRs em Portugal, de longe. E Cláudio Ramos já mostrou ser melhor que qualquer outro que possa vir a ser contratado.
    Vende-se o Marche e agora querem ir ao mercado buscar outro GR? Então e o Cláudio? E o Meixedo que tem vindo a treinar com a equipa principal?
    20M apostados no David Carmo e afinal o Marcano volta a mostrar que está pronto para ser titular ao lado do Pepe. Não devia ter sido avaliada a situação primeiro antes da ida ao mercado? É que esses 20M talvez chegassem para ir buscar um médio que fosse capaz de acrescentar soluções no imediato e até sobrasse dinheiro ainda.
    Só prova que as aquisições me parecem ter sido apenas para calar muita gente, gastar 30M para os ter no banco. Já lá vão os tempos em que o mercado era cirúrgico e que quantias avultadas era para jogadores que vinham fazer a diferença e pegar logo de estaca.

    ResponderEliminar
  45. Na perspetiva FC Porto, pagar um salário de 4 M€/brutos ano, para ter um grande guarda-redes guardado na "garagem", para jogar Taças? Esses 4 M€ "pagam" 4/5 jogadores do atual plantel, ou afinal somos um clube rico?

    Na perspetiva do Marchesim, jogar um Mundial pela Argentina, é um sonho de uma vida, se já esteve em 3 Copas América, mas nunca jogou um Mundial, no banco do FC Porto sentiria enormes dificuldades em cumprir esse legitimo sonho de menino.

    Mas como em tudo, cada um, tem a sua opinião.

    Com o Diogo, o Claúdio, e o Meixedo, o FC Porto precisaria mesmo de mais um guarda redes? Na minha opinião não. O Claúdio é Internacional A, o Meixedo é uma promessa, infelizmente, andou três anos sem baliza, foi o 4º guarda redes do FC Porto A, isso sim, foi descabido, porque não jogou na B?

    Relativamente aos três nomes que surgem nos 3 jornais desportivos, confesso, não fiquei nada surpreendido com os 3 brasileiros, qual o que gosto mais? Luíz Júnior do Famalicão (tem coisas de Ederson), mas dos três, parece ser o que está mais longe. Também fazia sentido um empréstimo, com opção de compra razoável, entre 1 ou 2 M€, mais jogadores.

    ResponderEliminar
  46. Vila Pouca, concordo com o que dizes, não devemos estar reféns de pressões por isto ou aquilo...
    Sai um enorme valor e uma segurança, se algo correr mal, como lesões, e até para o próximo ano, se o Diogo for transferido, (daí e ter referido que no mínimo se deveria, a terem decidido a sua saída, acautelar a sua continuidade), ainda por cima sai, em clima de "saldos", não me venham com as poupanças em salários, como se não fossemos capazes de fazer um razoável negócio... Anda tudo muito estranho nesta política de "vendas".
    Palpite meu, iremos buscar um redes para segundo ou terceiro, e num ou dois anos, sai a custo zero sem ter jogado, ou muito pouco. Abraço.

    ResponderEliminar
  47. Silvestre, pois, o Sérgio Conceição garante competitividade, mesmo com adaptações e jogadores que merecem todo o respeito, são muito esforçados, mas não dão muito mais do que têm mostrado. Quando da renovação do treinador foi dito que iam dar-lhe mais qualidade para não andar sempre a ter de fazer equipas ganhadoras, com matéria prima de segunda categoria. Não só não se lhe dá, como se lhe tiram os melhores. Rúben Semedo não contava, Mbemba era claro que ia sair, Pepe ter 39 anos, Marcano 35 e com uma época lesionado. Mesmo sabendo isto não foi possível contratar um ou dois centrais em tempo útil, foi preciso ir gastar 20 milhões num? OK, David Carmo pode vir a ser uma boa aquisição desportiva e financeiramente, mas 20 milhões num clube que vive com grandes dificuldades é muita pasta. O mesmo em relação às saídas de FV e Vitinha. Ainda não foi possível contratar os substitutos?

    ResponderEliminar
  48. Só uma pequena nota, e muito fora do contexto baliza. O FC Porto na primeira metade da década de 70, investia fortemente em cracks pensando que, o individual isoladamente ganhava títulos. Recordo-me do Flávio Minuano, vinha do Fluminense, e tinha sido o artilheiro (melhor marcador) do Brasileirão. Posteriormente, pelo FC Porto passou o crack argentino Herédia, emprestado pelo Barcelona. Finalmente, a 3 meses da revolução de abril, chegou o fabuloso Cubillas, veio ganhar 100 contos/mensais (um BMW topo de gama em 1974, custava 100 contos). Felizmente, tive a oportunidade de ver jogar os três.

    O que ganharam aqueles 3 cracks no FC Porto? Ganharam "bola", e não está em causa a qualidade individual de cada um deles, porque um coletivo forte ganha campeonatos, já um crack apenas ganha jogos...

    Pedroto, é talvez o primeiro pensador do crescimento desportivo e estratégico do FC Porto, merece o respeito de todo o Portismo. Quando ouço por exemplo, o professor doutor "estrutural e estruturante", abordar o FC Porto de Pedroto, quando a personagem em questão terá uns 40 anos, pergunto, o que vivenciou o professor Camelo do Porto de Pedroto? Divagar, e sempre, mas lentamente...

    ResponderEliminar
  49. OLHA O NORTE.
    CICLISMO.
    Vários ciclistas de cinco equipas sobre suspeitas doping! só agora! vamos aguardar o que isto vai dar. Buscas da polícia a dois dias da volta!... Com esta limpeza da operação limpinho, o melhor é mandar a volta pra Obras, já ninguém acredita, nos ciclistas, diretores e na polícia.

    ResponderEliminar
  50. Quanto ao dossier baliza que se vai abrir no FC Porto, na minha opinião não é uma prioridade, aliás, mais parece uma necessidade desnecessária.

    Como refiro habitualmente, nada é bom, ou mau, se não for por comparação, daí que, pergunto, como estão as balizas dos 3 Grandes?

    FC Porto:
    1 Diogo Costa, 22 anos, vai para o 5º ano no principal plantel do FC Porto, larguissimo lastro nas selecções jovens, é Internacional A, um dos melhores da Europa com a sua idade.
    2 Claúdio Ramos, 30 anos, vai entrar no 3º ano no FC Porto, foi durante 6 anos indiscutível do Tondela na I Liga, onde chegou a Internacional A.
    3 Meixedo, 21 anos, vai para o 4º ano no plantel principal do FCP, muitas Internacionalizações nas selecções jovens.

    Sporting:
    1 Adán, 35 anos, dois anos suplente de Oblak no A. Madrid, jogou 5 anos regularmente no Bétis.
    2 Franco Israel, 22 anos, em ano de estreia, este uruguaio esteve 4 anos na Juventus, sobretudo nos escalões de formação, apenas jogou na Juventus B na 3ª divisão de Itália.
    3 André Paulo, 25 anos, vai para o 3º ano no Sporting, e praticamente não jogou, teve passagens por equipas da 3ª divisão Real e Casa Pia.

    Benfica:
    1 Vlachodimos, 28 anos, vai para o 5º ano no Benfica, chegou do Panathinaikos, e é Internacional A pela Grécia.
    2 Helton Leite, 31 anos, dois anos no Boavista, e vai entrar no 3º ano no Benfica, o tipico brasileiro de "engate".
    3 Samuel Soares, 20 anos, chega oriundo da equipa B.

    Comparativamente, há mesmo necessidade de ir ao mercado? O Sporting vem jogar ao Dragão com um jovem que nunca jogou numa I Liga, quem lhes dera ter um Claúdio Ramos como suplente...

    Samuel Portugal, 28 anos, chega a Portimão para jogar na equipa Sub23, jogou em clubes menores do Brasil, é titular do Portimonense há duas temporadas, destacou-se na temporada passada num grande jogo na Luz, um jogo em que engatou (tal como o Vaná ou o Moretto engataram, e empataram ambos a zero no Dragão, em temporadas distintas).

    Andrew, 21 anos, este jovem brasileiro, fez cerca de 10 jogos no Gil, como titular, engatou dois grandes jogos, o empate do Gil no Dragão, mas também numa vitória na Luz.

    Pergunto, o Samuel Portugal é melhor que o Cláudio? O Andrew, é melhor que o Meixedo (tem ambos 21 anos)? Acresce que, estes dois guarda-redes brasileiros, não tem uma formação com pedigree, Cláudio 5 anos na formação do VSC, Meixedo formado no FC Porto.

    Nestas contas, não incluo o Luiz Júnior, o mais sólido e consistente dos 3 guarda redes que foram ontem destaque nas capas, porque esse, supostamente está mt longe do FC Porto, e por razões várias (M€). Portanto, preparem-se para mais um extraordinário negócio com o Portimonense!

    Termino, na primeira metade da década de 90, quem foram os suplentes do jovem Baía (antes de seguir para o Barcelona)? Padrão, Cândido Rego, Vítor Nóvoa, ou o Valente ...

    ResponderEliminar
  51. A questão do guarda-redes para mim é simples: três, sendo que o terceiro é o da equipa B. Só que o SC não pensa assim, quer 4 guarda-redes nos treinos, três nas convocatórias. Portanto, vai entrar outro. Quem? Não faço ideia...

    ResponderEliminar
  52. Vender o Marchesin para poupar 5M (1+4) e ir buscar o Samuel Portugal por 5M... ao Portimonense...Está tudo dito...

    Saudações portistas
    Underkovaz

    ResponderEliminar
  53. Boas, eu até entendo que o guarda redes não é uma prioridade a curto prazo.. Mas para o ano já é, não acredito que o Diogo costa no próximo ano não tenha propostas para sair ainda por cima ano de mundial sendo ele titular da seleção.
    Dessa forma a pensar já no futuro, o que nos têm faltado nos últimos anos, daí ser uma preocupação desde já, não há uma pressão de vida ou de morta, da nos uma margem para negociar
    Acho que o guarda redes do portimonense ou do Famalicão ficamos bem servido quer a curto quer a longo prazo
    Preocupa me sim é o meio campo... Eu sou apologista que o Otávio deveria se manter na posição onde rende e tentar alguém para substituir o vitinha
    Se o jogador que o vá substituir seja ele quem for, joga no nosso campeonato é uma vergonha que já não esteja contratado
    2. Se for alguém da formação já deveria ter jogado sobretudo no jogo da supertaça foi um jogo fácil e lhe daria confiança
    3. Se alguém que venha de fora... Tem que vir e entrar directamente na equipa vejam o enzo Fernandez do Benfica
    É dia 3 de Agosto a época ja iniciou e ainda nada.... Estão a espera do jogo do Sporting para decidir?..
    Daqui um mês vamos iniciar a champions com este meio campo? Eaqueçam....

    ResponderEliminar
  54. Um médio que faça a diferença nem ve-lo mas gastar uns milhões num qualquer guarda-redes para ajudar uma equipa (agora) amiga, isso já não há problema. Há coisas que se passam atualmente no FCPorto que ninguém compreende.
    Sérgio Conceição foi homenageado pela comissão de apoio à recandidatura de Pinto da Costa? Mas essa comissão ainda existe? Mas querem que um sujeito que na altura terá 86 anos, e que há muito devia ter saído, se candidate de novo? Mas afinal quem é mais importante é Pinto da Costa ou o FCPorto?

    ResponderEliminar
  55. Vamos ter calma, aguardar. 28 anos não é uma idade avançada para um guarda-redes, mas é preferível investir em alguém mais jovem, nem que custe um pouquito mais.

    A comissão de recandidatura para mim passou à história em 2010, está explicado num post sobre as eleições desse ano que fiz após eles terem recolhido mais de 20 mil assinaturas e depois não mexeram uma palheira para que os sócios fossem votar. A ida às urnas foi tão baixa, tão residual que o FCP até teve vergonha de publicar quantos tinham votado. Nem meio milhar lá foram. Também está explicado porque sempre achei que Pinto da Costa devia ter concorrência nas eleições e do respeito que teria por alguém que, discordando da forma como o clube estava a ser dirigido, fosse a jogo, nem que perdesse 99 a 1. Na altura fervoroso apoiante de JNPC, esse candidato não teria o meu voto, mas repetindo, teria o meu respeito e quiçá o meu voto no futuro.

    ResponderEliminar
  56. Marchesin mais um negócio que prova a fragilidade negocial do clube.

    Não é críticar por criticar mas vejamos:
    1) GR top5 da era PC, ou seja, um dos melhores que por cá passou;
    2) ainda no auge porque a idade de um GR não é igual a jogador de campo;
    3) Internacional
    4) O titular vai sair mais tarde ou mais cedo. Tal é o seu potencial.
    5) Vai sair por 1 milhão, o preço do vana há alguns anos atrás.
    6) Identificado com o clube
    7) não sai para melhor em termos desportivos (celta não joga Champions e luta para descer) e financeiro (mesmo salário)

    Queria jogar e ganhava muito para estar no banco e Diogo Costa não teve proposta para sair?
    Emprestar (alguém que pague a totalidade do salário ou 2/3) ou vender com cláusula de recompra (ainda que maior que a venda). Aqui está a fragilidade negocial e pouca imaginação. Bastava copiar o negócio Casimiro.

    Depois vamos buscar outro GR que também custa dinheiro e tem também salário.

    Daqui por alguns meses perdemos Diogo Costa e para ir buscar alguém do nível do marche quando dinheiro vamos gastar!?

    Estes "mercados" têm sido um desastre. Ano após ano a perder qualidade no 11 e no plantel. E pior que tudo revelam incapacidade.

    ResponderEliminar
  57. Só fará sentido contratar um GR se for um barato e que se veja uma margem de progressão que não se veja em Meixedo.

    ResponderEliminar
  58. OLHA O NORTE.
    UMA SAIDA, POR VONTADE DE AMBAS AS PARTES!?...
    O negocio de Marchesin está muito mal contada. No site do FCP não vi nenhuma referencia à saída do guarda redes e muito menos vamos saber pela voz do dono.
    Não sei concretamente qual é clausula de venda de Diogo Costa, mas a fome é tanta no clube, que ele até pode sair já em janeiro! depois começam as experiencias dos dois ou três guarda-redes que por lá andam para se saber quem vai ser o dono da baliza! nada a estranhar.

    CR, sem qualquer interesse da nossa parte sr Presidente!....
    Comissão de recandidatura homenageia SC, leva água no bico! já se estão a mostrar, preparar para pedir ao sr presidente que se recandidate por mais 4 anos. O sr presidente vai dizer que não, mas, se insistirem muito diz Sim, constrói-se Academia e fica o sonho realizado. Sem mais comentários!

    ResponderEliminar
  59. Boas.
    Também concordo que o tema guarda redes não é prioritário.

    Sobre o valor da venda, não comento. Quando o Marche foi contratado com o Uribe, dissemos aqui que estavamos a contratar "velhos" e sabíamos perfeitamente, que era pelo valor desportivo que vinham, nada mais que isso. Quem contrata jogadores dessa idade não para depois vender por mais.

    E como o mercado está, não dão um chavo por jogadores com 27, 28 quanto mais por um com 34 anos! Só se o jogador for um sobredotado, todos os outros estamos todos a ver que o mercado mudou, só valoriza novos com potencial. É a moda actual.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  60. O Marchesin só devia sair no final de Agosto , e se há uma lesão do Diogo Costa ??? ou uma preposta irrecusável até dia 31 ???
    Assim lá vamos contratar mais um jogador ao Portimonense e dar mais munições a quem nos quer mal .

    Pelas palavras do Sérgio Conceição , acho que não virá mais ninguém , terá de se arranjar o substituto de Vitinha dentro do plantel .

    É o delírio entre os lampiões , ganharam ao quinto classificado do campeonato dinamarquês , lugar 75 do ranking da UEFA .
    São os maiores!!!

    ResponderEliminar
  61. Dragonguard, qualquer clube no estado financeiro que está o Porto corre esse risco, vem uma proposta irrecusável e leva o Diogo, jogamos com o Cláudio, até arranjarmos outro. É a vida.

    Não vale a pena perder o sono com isso.

    É preciso perceber uma coisa, quem está mesmo com eles entalados e é obrigado a ganhar é o Benfica. Desde que temos o Sérgio, ganhamos ano sim, ano não.

    Se quero ganhar? Claro que quero. Mas eu sei que não se ganha sempre, isso não existe em lado nenhum.

    Eu vejo este ano como um ano zero de um novo ciclo. E deve ser assim que o Pinto Costa pensa. Com as botijas de oxigénio que teve com o campeonato e a taça, quem está con eles apertados, são os adversários, não somos nós.

    ResponderEliminar
  62. Estou de férias e não consegui comentar o jogo da Supertaça. Não tendo feito uma grande exibição, vencemos com total justiça. Obvio que o adversário era frágil e por isso não ofereceu dificuldade de maior (com todo o respeito pelo Tondela). Não dá para tirar grandes conclusões a não ser que o nosso meio campo foi pouco criativo o que me faz pensar como é que é possível o FCP ainda não ter contratado ninguém para essa posição que consiga oferecer algo diferente e ao invés disso andar atrás de um terceiro GR. Espero que a equipa dê uma resposta positiva no sábado pois o Marítimo vai oferecer bastantes mais dificuldades.

    Quanto ao Marche, a minha opinião é a mesma da outra vez. Penso que todos concordaram com a sua saída pois não acredito que o treinador deixasse o jogador sair sem o seu consentimento. O negócio foi o que se arranjou. Penso que não precisamos de nenhum GR e muito menos gastar 5 milhões como se fala na CS. Vamos ver.

    ResponderEliminar
  63. 3asifa, esse discurso de não somos nós que estamos apertados, são outros, nunca foi Porto e com SC muito menos.
    Podemos não ganhar, mas vamos com tudo para ganhar. Ainda falta quase um mês para o fecho do mercado, neste Porto onde nada é planificado, é tudo improvisado, pode-se esperar tudo, desde ficar com este plantel, como aparecer alguém que surpreenda. Há jogadores que não contam, e perdido por perdido, podem ajudar alguns negócios, no caso do guarda-redes. E sobre isso, não importa o que nós pensamos, como já referi, o SC quer 4 GR, vamos ter outro. Para mim isso é um dado adquirido, se não acontecer será uma grande surpresa.

    ResponderEliminar
  64. O excelente trabalho que a Sad está a efectuar no que respeita à construção do plantel para esta época, só vem dar razão à comissão para a recandidatura de Pinto da Costa às próximas eleições. De facto é preciso tirar o chapéu a tão profícuo trabalho. Sairam Vitinha e Fábio Vieira e de pronto chegaram dois médios da mais fina estirpe que rapidamente farão com que os esqueçamos. A compra atempada de um defesa direito e de um defesa esquerdo que substituirão em caso de necessidade João Mario e Zaidu é coisa que nos satisfaz. Oferecemos Marchesin aos nossos amigos de Vigo, e não contentes com isso vamos também contribuir para as finanças dos nossos amigos do algarve que isto é assim, ou se ajuda todos ou nenhum. De facto há que parabenizar esta Sad pelo excelente trabalho e o sr presidente em particular pelo trabalho invisível que tem feito em prol da tão cantada academia a qual irá ser apresentada e entrará em funcionamento precisamente nas vésperas da apresentação dos candidatos às eleições. Isto sim é trabalho!!!

    ResponderEliminar
  65. Ontem no Universo Porto, todos ficamos a saber atravês do Diogo dislalia que as duas primeiras edições da Supertaça foram oficiosas (afinal aquilo que todos sabemos), mas sublinho, essas Supertaças, surgem no site oficial da FPF, mas como provas ainda oficiosas.

    Como o fabuloso Diogo nem estava cá em 1979, mas eu sempre lhe digo que foi a Associação de Futebol do Porto, mas também FC Porto e Boavista, foram os organizadores e os motores da criação da Supertaça. Mas como o Diogo "Uisboa" nem estava cá (nem vivenciou a coisa), sempre pode dar um salto à Biblioteca Municipal do Porto (ali em frente ao Jardim de S. Lázaro), e pode consultar os jornais de 1979, e vai confirmar isso mesmo, aliás, o Benfica desde a sua criação, tratou a Supertaça com desdém, tal como o FC Porto fez mais recentemente com a Taça da Liga.

    Portanto, na minha opinião, as duas primeiras edições oficiosas da Supertaça, devem ser validadas, em 1979 o Boavista ganhou ao FC Porto, e na segunda edição o Benfica venceu o Sporting. Mas como não sou "eugénio", também sei que se o FC Porto tivesse vencido a 1ª edição em 1979 (perdemos com o Boavista), a "picuinhice" de autor, nem seria colocada em causa como ontem foi.

    O que se pretende com aquela tese? Retirar um troféu ao Benfica na secretaria (porque há duas Supertaças oficiosas, mas "patrocinada" pela AF Porto), e dessa forma, o Benfica ficaria com 82 títulos e troféus, e o FC Porto, com os mesmos 82 títulos e troféus, genial Diogo "Guerra"!

    Já não chegou o recente, e ridiculo revisionismo do Sporting?

    Enfim, alguns talentosos revisionistas, tentam esconder más práticas de propaganda, por trás de argumentos que até podem ser vendáveis para os mais fundamentalistas, mas eu não vou por aí ...

    No Universo de ontem, ninguém questionou o critério editorial da SportTv (canal independente e pago)? é porque está tudo bem, mas eu como Portista, sinto-me lesado como assinante da SportTv (deixei aqui dois exemplos, a apresentação seguida ao segundo do Benfica, e o "apagão" da SportTv na apresentação do FC Porto com o Monaco), e aí sim, havia total legitimidade para o fazerem no Universo, por exemplo, o vergonhoso "Mais Futebol" que transitou para a SportTV com o derby Benfica 2 (Nuno Gomes ex capitão, e ex funcionário e Pedro Ribeiro, candidato aos orgãos sociais do Benfica nas penúltimas eleições) Sporting 2 (com a ex Sporting TV, e o ex capitão, e ex funcionário Pedro Barbosa). Mas essas criticas legitimas, iriam retirar palco ao revisionismo do Diogo "Uisboa"!

    ResponderEliminar
  66. O facto de Adan, titular do sporting, se ter lesionado e da responsabilidade absurda que estão a imputar ao seu suplente, ao ponto de já se ter escrito que se o jogo inaugural lhe correr mal o clube irá ao mercado, prova que SC tem razão em querer mais um guarda redes.

    Se é prioritário? Prioritários são 2 médios que ofereçam coisas diferentes à equipa, conforme ficou demonstrado no jogo de sábado, onde mostramos capacidade para vencer mas sem a magia a que rapidamente nos habituamos, mas perdemos.

    Estou em querer que as entradas não ficarão por aqui, as lacunas são óbvias e não estou a ver Loader e Martinez no mesmo plantel.

    ResponderEliminar
  67. Alex Teles no Sevilha por empréstimo e com 80% do ordenado pago pelo Manchester. Eu só pergunto o que andam os iluminados da sad a fazer. Acham que não é preciso alternativa a zaidu? As suas limitações desapareceram por magia? Ó Porto Porto quem te viu e quem te vê. Não aproveitam estas oportunidades, quer dizer, nem estas nem outras pois são incapazes de contratar alguém. Não têm dinheiro? E quem o gastou depois de desfazerem equipas campeãs? Para onde foram esses milhões? Nem me falem do relatório de contas pois isso não vale de nada. Talvez quando houver outro presidente e seja pedida uma auditoria às contas o mistério seja esclarecido. Uma vergonha o que se passa atualmente no clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tínhamos vendido o zaidu no auge e bem valorizado...

      Agora ficamos com ele e não acredito que fique melhor.

      Eliminar
    2. Zaidu é um bom jogador...nao tem é concorrente a altura

      Eliminar
  68. Segundo o Jogo, André Franco é jogador do FC Porto por 5 temporadas. Custa 4M por 90% do passe.

    ResponderEliminar
  69. OLHA O NORTE.
    Conheço mal este jogador do Estoril André Franco, que o FCP está a negociar. Espero que não seja mais um! negócio normal entre dois clubes. Vergonhoso é o clube do regime os Toupeiras andar a envenenar o clube espanhol para que estes obriguem o presidente do Braga AS a vender Ricardo Horta por 15 milhões e mais um jogador! simplesmente vergonhoso.

    ResponderEliminar
  70. Quanto ao Horta, também acho notável e até enternecedor, o interesse e a impaciência que a descomunicação social tem demonstrado, em que ele vá para os benfas... é na igual medida em que ampliam o valor e propagandeiam aqueles que eles querem transacionar.
    E é isto...
    Quanto ao novo recruta, vindo do Estoril, não conheço, espero que dê certo.

    ResponderEliminar
  71. Tbm nao conheço bem andre franco...nao tenho grandes expetativas relativamente a este "reforco"...lincoln era o meu preferido...Agora há que apoiar e acarinhar mais um dos nossos

    ResponderEliminar
  72. Vi agora os golacos do lincoln...Como foi possivel deixar fugir o lincoln!? Custava o mesmo que o andre franco...Agora Inês é morte!

    ResponderEliminar
  73. André Franco, conheço mal, mas tem uma boa escola, fez uma boa época, oxalá dê certo... se não der não é caso para deitar as mãos à cabeça. Segundo ouvi, o Sérgio queria que ele viesse, é porque o conhece bem e sabe o que pode tirar dele.

    ResponderEliminar
  74. Bom dia a todos,

    Sobre transferências e investimentos, para quem anda a fazer as contas ao deve e haver, recordar que o Porto este ano já gastou 9 milhões de euros na opção obrigatória de empréstimo do Grujic ao Liverpool.

    Já em Janeiro, na altura do Luís Díaz, tinha comentado no fórum a minha perplexidade por esta má gestão de tesouraria.
    Sabendo que íamos ter este custo de 9M em Junho ao Liverpool, não tivemos isso em conta na transferência do Luís Díaz?

    André Franco será uma boa contratação, é um jogador que pode não ser tão bom na criatividade comparativamente ao Fábio Vieira (seria quase impossível...) mas é um jogador muito mais equilibrado taticamente, trabalhador, com bom posicionamento, bom passe e trabalho em equipa.
    Um jogador que encaixa na luva no estilo do Sérgio Conceição.
    Arrisco-me já a dizer que, com as devidas distâncias, poderá, a seu tempo, ter o mesmo tipo de preponderância que tem Otávio nos esquemas táticos do Porto.

    São jogadores muito parecidos.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  75. OLHA O NORTE.
    NÃO GANHARAM NADA, MAS PARECE!
    Valha-nos o Senhor... Se este clube cheio de processos crimes, que não ganha nada há uns anos a esta parte, gastam à fartazana em compras, mudam de treinador por dá cá aquela palha, cheios de dinheiro de trinta um de boca, com a CS e não só, dar-lhes colinho todos os dias e não ganharam NADA! se agora é assim e quando ganharem! o país entra em delírio, em festa, é feriado nacional!?...
    O FCP praticamente ganhou tudo, mas para esta CS cheia de AZIA, o FCP só para dizer mal. Uma CS cheia ganapada de jornalista que misturam alhos com bogalhos, de lampiões pombos correios de levar e trazer os ditos cartilheiros, noticiários e programas desportivos que só falam do benfica e pouco mais. Se isto não é Centralismo vergonhoso e Mau jornalismo o que È!...

    ResponderEliminar
  76. Que seja bem vindo o André Franco , é mais um para a luta .
    Conheço mal o jogador , vêm para o lugar o Fábio Vieira .
    Com este jogador contratado não sei o porquê de haver gente ainda a suspirar pelo Lincoln , devemos ficar todos impressionados só porque o jogador agora no Fenerbahçe fez 2 golos a uma equipa checa que ninguém conhece ???
    Fazendo uma comparação entre ambos na temporada passada , o André Franco fez 11 golos e 4 assistências , o Lincoln fez 5 golos e 6 assistências , a estatística é óbvia , e ambos têm a mesma idade .
    Sem dúvida que Sérgio Conceição preferiu o André em detrimento do Lincoln e percebe-se o porquê , mas o pessoal prefere falar do brasileiro ...

    ResponderEliminar
  77. Pontinha, o FC Porto até ao momento investiu 47 M€, juntando os 9 M€ de Grujic, mais os 3,5 M€ do Eustáquio, e meio milhão do Marcelo. Acrescem 34 M€ com o Carmo, o Verón, e o Franco.

    Hoje o inefável "independente" Manteigas, volta a "cortar a direito", mas por linhas tortas, porque a culpa é do Proença presidente da Liga. Mas há 20 anos, a culpa também era do Proença árbitro, vou"aspar" o Dr Manteigas: "quando Pinto da Costa e Pinto de Sousa, escolhiam Proença para determinados jogos...", mas também era o mesmo Proença que a incompetente UEFA nomeava para uma Final de um Europeu, ou de uma Champions, mas para a propaganda do Benfica era um péssimo árbitro, e atualmente também é um péssimo presidente da Liga. O extraordinário especialista d´A Bola em direito desportivo (o tal Manteigas), está ali na qualidade de propagandista do Benfica, com bandeira e cachecol. Na mesma página, lemos um Bonzinho cântico lirico XXL a este maravilhoso Benfica, e finaliza com um PS, e sobre quê? Pois claro, sobre Ciclismo, modalidade que, nunca teve tantos adeptos em Portugal. Naturalmente dois jornais, A Bola, ou o Benfica, acabam por se confundir...

    Ontem, pelas 19 horas, o FC Porto oficializou a contratação do Franco, uma hora depois, fui espreitar a CNN sempre em jogo, qual foi o tema na primeira meia hora, porque não vi mais? Weigl, Florentino, rescaldo ao jogo do Benfica (já tinha jogado na 3ª feira, novo "rescaldado"), entretanto, o FC Porto uma hora antes daquela edição, tinha apresentado o médio André Franco, e qual era a atualidade e a noticia, e alinhamento respetivo? O Benfica... E é este o "jornalismo" que se faz em Portugal...

    Ontem também vi o Fenerbahce com uma equipa checa, numa pré-eliminatória da Liga Europa, os turcos fazem o 1-0, com uma magnifica assistência do "Ronaldinho gaucho", a terminar a primeira parte, num livre de fora da área, com a canhota, "saco" golaço do Ronaldinho. Para terminar com outra canhota em posição frontal, novamente fora da área em jogada corrida, e "saco", novo golaço, o Fenerbahçe ganha 3-0, com dois golaços do Ronaldinho gaucho, e uma assistência. Este Fenerbahçe fez 4 golos em 3 jogos oficiais, com 2 golaços do Ronaldinho, e duas assistências, este Ronaldinho gaucho, jogou no Sta Clara na temporada passada, tem 23 anos, e custou 3,5 M€ ao Fenerbahçe, confesso, ver este Ronaldinho jogar, já é um ato de masoquismo puro, fico mesmo F ...

    ResponderEliminar
  78. "Fazendo uma comparação entre ambos na temporada passada , o André Franco fez 11 golos e 4 assistências , o Lincoln fez 5 golos e 6 assistências , a estatística é óbvia , e ambos têm a mesma idade..."

    Dragon guard, o Lincoln no Sta Clara, fez 7 golos (nenhum de penálti), e juntou 8 assistências, isto na temporada passada, curiosidade, onde é que foi buscar a sua estatística do Lincoln? Porque os seus registos do Franco até estão corretos, e dos 11 golos que o Franco fez, 5 são penáltis, e bate bem, aliás, marcou um ao FC Porto. Outra "notinha" são ambos de 1998, o Franco é de abril tem 24 anos, já o Lincoln é de novembro, ainda tem 23 anos...

    Não veio o Lincoln, temos o Franco, e com as mesmas caraterísticas, e espero que venha acrescentar, porque tem qualidade, tem uma coisa que eu gosto nos médios, boa meia distância, e repito, tem movimentações ou ocupa o mesmo espaço do Fábio Vieira (mas é mais intenso e agressivo), mas está longe de se aproximar do Vitinha.

    Na CI do Sérgio, deixou sinais que não virá nenhum guarda redes, supostamente, só falta fechar um nº8, talvez o André Almeida, e eu pedia também o empréstimo do Yan Couto (com uma opção de compra dentro do razoável).

    ResponderEliminar
  79. OLHA O NORTE.
    COMUNICAÇÂO SOCIAL CHAUVINISTA DE MAU JORNALISMO.
    Um País que é grande pela historia brilhante do FCP, mas pequenino porque só cabe o benfica!...
    Ainda se mantem em pleno século 21 a celebre frase do Eça de Queirós: "Portugal é lisboa e o resto é paisagem".

    ResponderEliminar
  80. PO, o Yan Couto já não vale a pena pensar, está num clube espanhol, Girona?, por empréstimo do City. Mas acho que devíamos contratar um LD. mesmo que o Manafá recupere totalmente, ainda vai demorar até poder competir ao nível das exigências de um clube como o FCP E fazer adaptações não faz muito sentido.
    Acho bem transmitir a mensagem que GR não é prioridade, já estavam a pedir a Lua por guarda-redes apenas promissores...

    Com o FV no FCP não fazia sentido o Lincoln, o FV foi transferido, o Lincoln já não estava disponível, estava o AF, vamos acreditar que vai ser importante.

    ResponderEliminar
  81. Confirma Vila Pouca, vi agora, o Yan Couto vai mesmo ser emprestado ao Girona infelizmente... Para a direita, o Rodrigo ficará no plantel? O Manafá ainda lesionado, vamos "remendar" com o Bruno e o Pepê? É que vamos ter três meses mt intensos, com 6 jogos da Champions em apenas 8/9 semanas, vai ser duro, e as duas alternativas laterais, não me convencem.

    Naturalmente, como mero adepto, vou apoiar incondicionalmente o Franco, e acredito que nos irá ajudar, gosta da boa meia distância, tem uma vantagem, não precisa de um processo de adaptação, comparativamente a um sul-americano, e repito, é agressivo e intenso, o Fábio, nunca o foi. Sobre a baliza, já aqui o tinha referido, Diogo, Claudio e o Meixedo, e baliza fechada, dois Internacionais A, e uma jovem promessa (o Meixedo precisa de baliza, e pode faze-lo na B). Vila Pouca, há 30 anos sabes quem eram os suplentes do então jovem Baía? Valente, Padrão, Novoa, ou Rego, o Claúdio é mt superior a qualquer um deles!

    ResponderEliminar
  82. Paulo Oliveira , os dados não estão incorretos coississima nenhuma , os dados que referi são e tão só do campeonato , não da temporada inteira .
    E se são ambos de 1998 , os meses de diferença são só um promenor .
    E olhando para a época passada e os seus números , dou mais relevo ao André Franco que fez a época num Estoril que tinha acabado de subir , do que o Lincoln que estava num Santa Clara que já tem alguma estabilidade de primeira divisão .

    ResponderEliminar
  83. "Paulo Oliveira , os dados não estão incorretos coississima nenhuma , os dados que referi são e tão só do campeonato , não da temporada inteira."

    Dragon Guard, pode partilhar, qual é a sua fonte?

    Deixo os meus registos, temporada 2021/22, em todas as competições (o Sta Clara pe. disputou pré-eliminatórias de acesso à Conference League):
    André Franco, 11 golos (5 de penalti), e 4 assistências.
    Lincoln, 8 golos, e 7 assistências.

    Outro facto, hoje, o Franco tem 24 anos, e o Lincoln tem 23 anos.

    ResponderEliminar