Não costumo precipitar-me, dizer alguma coisa antes da confirmação oficial, mas...
Francisco Conceição(FC) é um jovem com grande talento, potencial, tecnicamente evoluído, tem raça, vai para cima sem medo, estava no plantel principal e jogava por mérito próprio e não por ser filho do treinador. Estava num clube ganhador e que compete sempre ao mais alto nível, junto da família, dos amigos, o clube ideal para evoluir, naturalmente, crescer, ganhar experiência e daqui a algum tempo, como aconteceu com outros jovens da formação do F.C.Porto, sair por valores na casa das dezenas de milhões de euros. O argumento de querer sair para crescer longe das polémicas e de um clima tóxico, é conversa, tanga, apenas um pretexto. Não estarei a especular, longe da realidade, se disser que a esmagadora maioria dos portistas pensa assim, e se alguns cartilheiros, jornalistas entre aspas, analistas e afins polemizam, isso não acontece com FC, acontece com todos aqueles que servem o F.C.Porto, clube ganhador e que acabou com o monopólio dos clubes da capital dividirem entre si os títulos do futebol português - coitados daqueles que estando no F.C.Porto não estão preparados para mentiras, difamações, especulações, polémicas a partir do nada, dois pesos e duas medidas... Pior se for alguém que é filho de Sérgio Conceição, sempre na berlinda, apenas porque treina os Dragões e tem sucesso. Quem está no F.C.Porto está numa das melhores universidades do mundo desportivo, fica preparado para o mais exigente dos trabalhos e nos mais duros e exigentes dos países. Sendo assim, não vejo nenhuma razão para que FC saia do F.C.Porto. A juntar a isso FC, li e ouvi, estava a negociar um novo contrato e que, entre outras coisas, passava por um aumento substancial da cláusula de rescisão. De repente, sem nada que o perspectivasse, passa-se por cima disso tudo e sai por 5 milhões, valor da cláusula do actual contrato? Um, é um crime de lesa F.C.Porto. Em 1º lugar por culpa de quem o dirige, incapaz de resolver o problema em tempo útil - porque fica a nítida sensação que não houve em relação a FC o mesmo empenho na renovação que houve com Diogo Costa e Fábio Vieira, por exemplo. Era filho do treinador, estava garantido, não era preciso muito trabalho, empenho? Dois, como tese: se alguém que praticamente nasceu no F.C.Porto, tem este comportamento, altamente lesivo dos interesses do F.C.Porto, os beijos na camisola tornam-se apenas actos banais, do mais puro cinismo. O portismo não se apregoa, pratica-se - o tempo do amor à camisola já era, percebo muito bem, mas não se pode apregoar portismo ontem e sair do F.C.Porto desta forma hoje. Não há clubes de sucesso sem adeptos, principalmente dos genuínos, desinteressados, movidos apenas por uma paixão chamada F.C.Porto. São esses com a sua militância, os seus sacrifícios que mantêm e mantiveram em tempos difíceis a chama acesa, e esses percebem mal estas atitudes. Eu pelo menos percebo. Independentemente de tudo, repito, esta saída é um autêntico crime de lesa F.C.Porto.
Eu também concordo que é impossível o Sérgio Conceição não entrar nesta equação. Alguma coisa se passou e eu gostava de saber o que foi. Mais valia ser claro para todos e assim seguir em frente sem mais questões. Foi a direção que se deixou andar demasiado tempo pensando que era certo que o jogador ia renovar? Foi o jogador que não quis ficar? Eu não sei, sinceramente. Provavelmente alguém vai perguntar isto ao SC numa conferência de imprensa. Esperemos para ver a reação do treinador. Eu pessoalmente não acredito em nada dessas teorias de que queria sair da asa do pai e já o referi em comentário no post anterior. É uma pena mesmo porque o Francisco é um grande talento e disse aquando da saída do Fábio Vieira que poderíamos jogar de forma diferente e o FC teria ainda mais espaço este ano. Agora o que está feito, está feito. É aguardar pela confirmação oficial. O que eu já estou cansado sinceramente é desta gestão amadora. Nem falo apenas por este imbróglio do FC, mas sim de tudo o que tem acontecido fora das 4 linhas. Quando o presidente fala até parece que as coisas se vão encaminhar e que a gestão vai começar a ser melhor, mas depois passado uns dias acontecem estas coisas. E os portistas estão cansados. Valha-nos ao menos que até aqui as coisas têm corrido bem desportivamente desde que o SC entrou senão não sei como estaríamos.
ResponderEliminarBoas.
ResponderEliminarOntem na rtp num programa desportivo ouvi os argumentos de 5 comentadores.
Nenhum deles, nem um, se referiu ao facto que o FC podia ter renovado e depois emprestado.
Porquê então este corte radical? Eu acho que até consigo compreender com muito esforço. Dizem os comentadores, este é um caso diferente de todos os outros, por ser entre pai e filho.
A única forma de salvaguardar o futuro do FC, de protege-lo, era sair sem vínculo. Se o FC renovasse e fosse emprestado e um dia regressasse, seria sempre o filho de SC. E poderia ser prejudicado.
Não há dúvidas, foi uma decisão da família. Os pais protegem sempre os filhos, é esse o dever deles.
O grande erro foi cometido quando o FC se extreou na equipa principal com o pai treinador. Conflito de interesses. Mas também não sei como se poderia sair disto. Emprestavam o jogador para ele evoluir longe? Talvez teria sido o melhor. Agora é fácil de olhar para trás.
Isto tinha tudo para dar merda. E no melhor pano cai a nódoa. Porque se os pais defendem os interesses do filho, os portistas defendem os interesses do clube.
Abraço.
Se fosse de especular e quisesse ser mauzinho, esta saída dava pano para mangas, prestava-se a muitas teorias a pior das quais é um sinal do SC para a estrutura que dirige o futebol do FCP.
ResponderEliminarAh e para terminar, PC não interferiu porque foi a forma do PC agradecer tudo o que o Sergio fez pelo clube.
ResponderEliminarIsto só se entende, a luz da relação entre pai e filho e um pai, que vai sempre proteger o filho!
Mas o SC é algum banana? O SC não sabe que treinando o FCP e tendo sucesso até pela cor da camisa o criticam? E ele não era capaz de gerir o filho, entrando ou saindo quando se justificasse? e o Francisco não sabe que estando no FCP a cobrança é muito maior, mas também se ganha uma estaleca que não se ganha em mais lado algum? E então em nome de sei lá o quê, um dos melhores talentos da formação - neste momento só Diogo Costa está acima -, sai por um valor ridículo, depois de FV e Vitinha, juntos renderem 75 milhões? Claro, somos uma SAD que nada em dinheiro, até se pode dar a estes luxos.
ResponderEliminarPara mim foi um duro golpe.
Vila Pouca,
ResponderEliminarContinuo a achar que se está a discutir o acessório e não o principal.
Repito: Vai sair por meros 5 milhões um jovem, com muito talento, um craque, influente na época passado e capaz de agitar o jogo como poucos.
Junta-se a todos os outros que já saíram da formação, ou saíram a custo zero ou saíram abaixo do seu real valor.
Incompetência e grande fragilidade negocial. Ponto final.
Aliás os últimos mercados de transferências têm sido um martírio. Ficamos sempre mais frágeis e com a sensação de que correu mal.
PS: a saída do FC para mim equivale a uma derrota no dragão contra o Benfica num jogo decisivo do campeonato e com o rival a festejar em nossa casa. Tal como esta, uma azia que fica para sempre.
Art, não, os Herreras, Coronas, Mbembas, Maregas, é verdade que as situações podem não ter sido bem geridas, não vamos voltar atrás, agora o FC é outra coisa. Estamos afalar de alguém que nasceu no FCP, entrou ao colo do pai num dos títulos que SC conquistou no FCP. Se até estes fazem isto...
ResponderEliminarComo o DVP faz agora um post específico sobre o tema passo para aqui o que tinha ja escrito. Não altero porque me parece que o que escrevo continua a ser complementar ao que o DVP diz e o que outros comentadores acrescentaram, pelo menos na forma de apresentar. https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/fc-porto/detalhe/noticia-record-francisco-conceicao-e-reforco-do-ajax
ResponderEliminarNotícia de livre acesso muito desenvolvida por Vitor Pinto, o especialista do Record e CM sobre o Porto e aparentemente figura bem aceite pela SAD e bem informada do que se passa. Não me admiraria nada se o jornalista tivesse negociado ao pormenor o seu conteúdo com a SAD do FCP (Pinto da Costa em pessoa) e com o pai do FC e treinador do FCP, Sérgio Conceição, e presumo eu que esta será a « história oficial » da saída do Francisco Conceição do FCP.
Olhando bem tudo está aí feito para que nem o SC nem o PC sejam culpados, a tomada da decisão é colocada nos ombros do FC e no núcleo familiar e de forma que me parece se pense que foi a mãe.
Outro pormenor é que se normalmente se insiste na ideia de que quando há rescisão é o jogador que a paga, neste caso faz-se parecer que é o AJAX que a paga, quer dizer tenta-se retirar a «culpa» ao SC. Compreende-se que aconteça mas o que me aborrece é que se tente esconder.
Mas o que acho mais importante no que respeita ao FCP e ao seu presidente PC e parece-me que não foi comentado ainda são estas passagens : « Tanto o técnico Sérgio Conceição como o presidente Pinto da Costa pretendiam que Francisco ficasse, mas deixaram nas mãos do jogador a escolha do melhor caminho para o seu futuro, o que levou a este desenlace » e « Na derradeira reunião, entre todas as partes, Pinto da Costa e Sérgio Conceição entenderam que, face aos argumentos apresentados, teriam de deixar que fosse Francisco Conceição, já adulto, a ganhar asas para, se o entendesse, voar para longe do ninho. ».
O que pergunto é o que tem a ver o FCP com o futuro do FC e o seu « desejo de voar » se ao que se sabe não restará nenhum vínculo formal entre as duas partes?
Minha opinião é que se PC era incapaz de tratar profissionalmente este assunto, devido à dita ligação quasi-paternal que tem com SC, deveria ter deixado outra pessoa da SAD tratá-lo. Assim PC pode não ter prejudicado mas também não me parece que tenha defendido os interesses do FCP como é sua obrigação dado o cargo (altamente remunerado) que ocupa na SAD.
O mesmo em relação a SC, em situação de conflito de interesses não podia ao mesmo tempo actuar formalmente como pai e como treinador, tinha de arranjar um representante para FC e ser únicamente funcionário do FCP.
Isso seria sempre difícil mas não se tomando essas medidas de base fica sempre esta sensação de que o caso foi muito mal tratado. Esperemos que algo seja ainda melhor esclarecido, para já não há informação oficial e por isso não se sabem os contornos exactos.
FC é como os outros:: um profissional de futebol. Pode ir ganhar mais dinheiro, vai. Independentemente de jogar a titular ou não, ou não ser o clube do seu agrado, etc etc. Aliás ele até já esteve num rival, se fosse para dar polémica teria sido nessa altura.
ResponderEliminarIsto aplica-se a todos os outros da formação. Aliás muitos deles com muito mais tempo de porto do que ele.
Digo já que faria o mesmo. Por mais que gostasse da minha empresa se alguém me oferecer mais nem penso duas vezes. Este é o pensamento de um profissional que quer fazer carreira.
Os "Jorges Costas" infelizmente acabaram. Talvez SC se enquadre aqui mas é treinador, já fez a sua carreira de jogador e já amealhou.
PS: acima de tudo, quem me dera que FC fosse caso único em termos de má gestão dos jogadores (contratos, cláusulas, etc)
"onde estaria a Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD se o actual treinador fosse mais um na linha de Paulo Fonseca, Lopetegui, José Pedro ou Nuno Espírito Santo?"
ResponderEliminarOlha a "gralha" Vila Pouca, o Zé Peseiro foi mesmo treinador do FC Porto, mas não me perguntes como, foi talvez o pior treinador do FC Porto, dos últimos 50 anos...
Só uma nota, esta não foi uma transferência relampago do Ajax, já se cozinhava, porque nós já ouviamos e liamos o "suposto interesse do Ajax" no Francisco, e eu falo por mim, nem a considerava minimamente viável. Será que a Admnistração, tal como nós foi surpreendida, mas já há 2 meses atrás? Mas aí, temos de chamar nomes às coisas, foi de uma incompetência intolerável, "é filho do treinador, está seguro"...
Sub-nota, há uma semana atrás, afirmava aqui o Vila Pouca, "há poucos jogos de preparação? Não há jogos à porta aberta?", isto não estaria programado para evitar uma flashes com o Sérgio? E evitar aquela pergunta: "Sérgio, o que tem a dizer sobre a perda do Francisco que por acaso é seu Filho?"...
PS Luciano D'Onofrio, um belga que chegou a Portugal há mais de 40 anos para jogar futebol no Portimonense (trazido pelo Norton de Matos que também jogou na Bélgica). Posteriormente, viria a ganhar protagonismo no FC Porto, nomeadamente nas transferências de Futre ou Rui Barros, entre outras, isto é, tem cerca de 40 anos de ligação ao FC Porto, e ao Presidente, mas também é empresário, e amigo do Sérgio, isto é tudo tão confuso, é mesmo um novelo muito enrodilhado ...
Isto só se compreende se fizermos um esforço e colocar mo nos no lugar dos pais.
ResponderEliminarNão foi só o Sérgio, foi também a mãe, como é óbvio. Qualquer um teria de fazer o mesmo, se ama os filhos! Quer sempre o melhor para eles.
E aqui o melhor, no entender dos pais, era ele estar longe de tudo o que possa estar associado ao pai. É legitimo. Eles não vão brincar com o futuro do filho e criar lhe dificuldades adicionais. Querem que ele evolua como qualquer jovem da idade dele possa evoluir, sem entraves adicionais.
Eu consigo entender isso. E a vida até pode provar, que até pode ser o pior para o filho, atenção! Daqui por 10 anos, olhar para trás e pensar, se tivesse optado pelo Porto para evoluir teria sido melhor, mas isso seria uma grande se! Mas os pais nunca pensam assim. Nunca escolhem o caminho mais difícil para o filho, isso não existe. Querem protege lo!
A mim custou me muito entender isto. Mas se foi isto e se o PC o permitiu, se comprendeu, admito, as lágrimas vieram me aos olhos. Porque é como se, o PC fosse pai do Sérgio..o Sérgio já deu muito ao Porto, o PC não iria travar isto, é o filho dele!
Fiz um esforço muito grande para conseguir compreender isto. E só se compreende a luz da relação entre pai e filho. E quando digo pai, incluo a mãe óbvio. Até terá sido ela que decidiu.
Lição para o futuro, não se deve ter filhos de treinadores na mesma equipa. Sobretudo a este nível, dá merda. Sobretudo se o filho tiver sucesso e o pai também, é extremamente dificil de gerir. Que sejam emprestados e evoluam longe.
Abraço.
Isto de escrever no telelé às vezes dá nestas gralhas. Digo Peseiro e ele assume Pedro. Se não for reler antes de publicar... nos comentários ainda vá lá, agora no post...
ResponderEliminarPenso que o cerne da questão está neste pormenor: a venda do FC, mesmo pelo valor da cláusula de rescisão, gerou comissões, quanto e para quem ? Por valor tão baixo era negócio demasiado apetecível!
ResponderEliminarJá agora e isto relaciona-se com uma tema anterior em que um dos participantes disse que estava preocupado com os adeptos que aceitavam que o FCP se "encurralasse" ou que reconheciam que o FCP "estava encurralado".
ResponderEliminarO que é dito ou ventilado neste caso do FC é que ele se sentia pessoalmente perseguido pelos árbitros que no concreto seria que decidiriam jogadas contra ele de modo a no final prejudicar o seu pai SC devido à má relação deste com esse sector.
É obvio que não seria possível os árbitros prejudicarem só o FC no que respeita à sua carreira individual ou o pai SC sem ao mesmo tempo prejudicar o FCP.
Essa necessidade de partir para outras paragens é apresentada como um dos argumentos para a saída do FC e na notícia do Vitor Pinto ela parece ter recebido a "aceitação benevolente" de Pinto da Costa. Ora isto significa que tanto FC (um jogador), SC (o treinador) como Pinto da Costa (o presidente) assumem que o FCP está "encurralado" pelo menos pelos árbitros e que não poderá lutar em plano de igualdade desportiva com os adversários, senão estes argumentos "desculpabilizadores do SC e do FC" não fariam sentido
Esta constatação deveria então causar muita preocupação ao tal comentador. A mim não me causa nenhuma porque sou dos que acho que o FCP está mesmo "encurralado" e que é melhor assumir isso e reagir em conformidade do que achar que está tudo bem e ser "comido por lorpa".
Li no site do observador , que o Ajax já o queria levar em Janeiro , ou seja , vêm de atrás , e Francisco Conceição á 6 meses já tinha tomado a sua decisão de sair do clube , e com certeza o pai , Sérgio Conceição já o sabia , assim como Pinto da Costa , e lá se vai a teoria do Fernando Madureira ...
ResponderEliminarDe certo que Sérgio Conceição deu conselhos ao filho , mas , ao fazê-lo , não prejudicou o clube no qual trabalha e tem contrato ??? não podia Francisco Conceição ter renovado , subido a cláusula e sair ???
Conflitos de interesses ??? eu sei que devemos muito a Sérgio Conceição , e se não fosse ele não sei o que seria do nosso clube , mas não é a primeira vez que errou , contratações pedidas por ele que deram errado , como por exemplo o Zé Luís , saídas a custo zero , como por exemplo o Marega , que diga-se de passagem deveria ter sido vendido logo no primeiro ano a um clube inglês que ofereceu 25 milhões , e não foi , porque ele fez finca pé , e não permitiu que saísse , e depois acabou por sair a custo zero .
Sérgio Conceição tem sido fundamental no nosso clube , no sucesso desportivo e financeiro , tem feito milagres , principalmente no primeiro campeonato aonde não teve direito sequer a reforços , valorizou jogadores , fez duas boas Champions em 5 anos , duas dobradinhas no mesmo período.
Agora temos o outro lado da medalha , o senhor presidente e restantes dirigentes estão nos braços de Sérgio Conceição , e sabem bem disso , se calhar já tinham caído sem ele , e daí estátuas em museus, e uma bajulação como nunca vi a Pinto da Costa fazer a nenhum treinador .
PC teve de engolir em seco , mais uma vez os interesses do clube não foram salvaguardados , na sexta feira quando começou com aquela conversa vi logo que não vinha coisa boa .
No consulado de Sérgio Conceição já vivemos alguns períodos de turbulência , como por exemplo quando num jogo das B,s contra o nosso maior rival estava um dos filhos do Conceição no outro lado da barricada com os insultos ao seu filho , e a derrota em Paços Ferreira á 2 anos , agora isto .
O jogo da supertaça e restante mês de Agosto vão ser um teste , se as coisas corre bem , as nuvens negras desaparecem , se não ...
Tone.da.eira, quando me falam do Vítor Pinto lembro-me logo do off the record violado no tempo do treinador António Oliveira. Se ele agora é bem relacionado e está bem informado, olha, são sinais dos tempos.
ResponderEliminarCusta me sobremaneira este Damáso Salcede dos tempos modenos.Noutros tempos nem na porta passava.Para mim, o miot lambe botas da imprensa.. Sinal dos tempos. Um escroque este Vitor Pinto
EliminarTone, duas notas. O FCP recebe 5, se depois alguém negoceia com o Ajax mais alguma coisa por ter conseguido esta verdadeira pechincha... Quando uma saída da bronca e esta deu e da grossa, é natural que se tente amenizar com os mais variados pretextos. Se há jornalistas que se prestam a esses papéis, não me admira nada, no caso do VP já fez coisas bem piores e sei bem do que estou a falar.
ResponderEliminarOLHA O NORTE.
ResponderEliminarO VERDADEIRO CULPADO DESTA NOVELA, È O SR PRESIDENTE, PORQUE É O QUE MANDA.
Com um jeitinho esta saída de FC não teve a influencia do pai da mãe do irmão, mas sim de um amigo. Saiu, porque não foi tratado da mesma maneira que Vitinha, DC, FV! porque o sr presidente e toda a trupe da SAD pensou que ele era portista desde pequenino e tinha tempo. Estas coisas, estas incompetências, não é de agora já vem de longe. Já agora pergunto, qual é o papel daquele baixinho Gonçalves mais conhecido pelo espilra canivetes que está no banco!?
PS - Antigamente os clubes eram donos dos jogadores, hoje é o contrário, os clubes são escravos dos agentes e dos jogadores! nem Oito nem Oitenta.
Pelo o amor que tenho ao FCP fico chateado de FC ter saído porque é uma promessa confirmada, mas, chateado mesmo chateado foi de ele ter saído por uns miseres 5 milhões onde o FCP foi bem prejudicado, e é isso que me preocupa.
Como já aqui disse, é muito difícil a um adepto aceitar isto e eu, como exemplo, reagi muito mal!
ResponderEliminarTive de fazer um esforço tremendo e colocar me no lugar da mãe do Francisco ou do pai. Esqueçam o FC Porto! Um pai olha só aos interesses do filho, que se lixe o clube!
Estão todos a esquecer a influência que uma mãe tem num filho! Um mãe só quer o bem do filho! E não viu, óbvio, como saudável o ambiente em torno dele. Levava com o pai em casa, treinador do Porto. Isto é saudável? Não, não é!
Ainda para mais, para dificultar isto, o Sérgio não é um treinador qualquer, o Porto não é um clube qualquer. E isto em Portugal, um país cheio de invejosos!
Percebo perfeitamente a decisão dos pais. Eu como pai teria feito o mesmo. Que se lixe o clube por muito que isso possa magoar o adepto. Quero é sempre, o melhor para o meu filho.
Foi uma situação muito caricata esta que aconteceu. E é por isso que digo, vieram me as lágrimas aos olhos, porque, pode se acusar o PC em muita coisa, mas ele aqui foi humano, percebeu o dilema do SC como treinador, e percebeu que ele também é pai, e também percebeu que ele é presidente do FC Porto, não é nada fácil sair disto, mas como o Sérgio não é só um treinador para o PC, é mais do que isto, é alguém que deu tudo o que tinha ao Porto, tudo, está a cinco anos no clube, o que queriam que Pinto da Costa fizesse? Que cortasse as pernas ao Sérgio?
Num casamento a sério, estás nos maus momentos! É aqui que se vê a solidez das relações.
E isto prova, que há uma relação muito forte entre PC e o Sérgio. Nos bons mas também nos maus momentos.
Esta era uma situação tremendamente dificil de ser gerida. Mas o PC, mais uma vez, toma a melhor decisão, por ventura, a mais difícil que poderia ser tomada. Porque ele sabe que vai ser sacrificado mas como grande pai disse isto ao Sérgio:
Sérgio, faz o melhor para o teu filho. Não te preocupes comigo. Hoje sou eu que te amparo.
Uma verdadeira relação é isto. Se chorei, chorei. Se me custou muito a entender, custou.
Talvez o erro inicial disto, esteve sempre ba cláusula inicial. Mas quem adivinha o futuro? Quem adivinharia que o Sergio estivesse tantos anos no clube? Ninguém!
Não critiquem o Sérgio nisto. Isto é muito complicado. O Sérgio tem o direito de ser pai e não o façam escolher, entre ser pai ou ser treinador e defender os interesses do clube. Um pai se é pai defende sempre os interesses do filho. Ponto.
Abraço.
3asifa,
EliminarMuitas vezes discordo dos seus comentários, mas desta vez não podia estar mais de acordo.
Chapeau.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarPROVA LIMPINHA.
Segundo um jeitoso especialista em doping, que manda umas bujardas no Canal do Mata Mata, disse que o ciclista José Neves também vai ser chamado á investigação! digo eu porquê! porque ganhou este prémio do Douro Internacional!... A CS passou ao lado, porque a cor da camisola era azul.
Pelo pouco que eu li deste filme, tudo parece-me uma caça as bruxas! vamos ver no que isto dá, e se for mentira quem paga o prejuízo.
Olha a Mala Á, Á a Toupeira É, É, os Emails Ó, Ó. tudo limpinho limpinho.
Sou do tempo que o capitão do FCP era tratado em Lisboa por capitão Gay. Ele alguma vez se deixou condicionar por isso? Não vencemos dois campeonatos, um com dobradinha com o FCP a ser vítima do mais tenebroso ataque da sua história nos famigerados Donos/Porcos das Bola? E no caso do Apito Dourado e final que até nos quiseram por fora da Champions? Não arranjemos pretextos que caem ao mais leve sopro.
ResponderEliminarEsta história devia ser tratada com respeito pelos adeptos portistas, mas não acredito.
Código das Sociedades Comerciais
ResponderEliminarCAPÍTULO VII - Responsabilidade civil pela constituição, administração e fiscalização da sociedade
Artigo 72.º - Responsabilidade de membros da administração para com a sociedade
1 - Os gerentes ou administradores respondem para com a sociedade pelos danos a esta causados por actos ou omissões praticados com preterição dos deveres legais ou contratuais, salvo se provarem que procederam sem culpa.
Asifa. A intenção do artigo do Vitor Pinto é precisamente essa, de tornar o sucedido num caso emotivo e de novela familiar com várias gerações. Mas como eu digo acima, PC é presidente duma grande sociedade, não se pode deixar levar por emoções.
ResponderEliminarÓbviamente que PC neste caso pouco podia fazer senão aceitar o pagamento da cláusula e formular os habituais "obrigado e boa viagem". Mas PC não poderia, e óbviamente tomando como verdade o que diz o Vitor Pinto, não sabemos mais nada, entrar no campo do "aceitar". A sua única posição oficial teria de ser de dizer que não compreendia, que o FC estava num bom plano de progressão, que os ataques só o deveriam fortificar, que havia todas as condições para cumprir o último ano de contrato e para prolongá-lo se ambos quisessem e que a saída do FC desta forma seria considerada como lesando fortemente a sociedade.
Mas como já se disse tudo isto é complicado, porque o PC ao dizer isto estaria a atacar directamente SC. Vendo nós o comportamento do FC nos jogos perante o pai, quem acredita que o SC considera que o FC tem maturidade para tomar uma decisão destas "sózinho"? Ou que foi a mãe que andou a estudar o futebol do Ajax e a arbitragem e media na Holanda para saber que é lá que o filho vai progredir melhor e ver-se livre da "perseguição" que lhe era feita em Portugal?
Não consigo perceber a venda do FC...por mais que tente não consigo entender...um miudo com um talento incrível! Espero que o Porto se reforce convenientemente mas a avaliar por isto tudo acho dificil...parece que temos uma gestão de amadores... . Enquanto isso o benfica mais uma vez é o campeão da silly season...
ResponderEliminarOLHA O NORTE.
ResponderEliminarO FCP É UMA ESPINHA NA GARGANTA DE MUITA GENTE.
O FCP desde que começou ganhar, foi logo um Clube a abater. Para aquela gente chauvinista de lá de Baixo principalmente do Clube de Minas e Armadilhas do Regime e seus tifoses, foi um intruso que lhes tirou poder. Esta lufada de ar fresco no futebol português de um Clube do Norte que hoje é o melhor clube português e um dos melhores do mundo é uma espinha espetada na garganta para muita gente deste país centralista.
Tone da eira, se eu me colocar no lugar do SC e o PC se armasse em defensor dos direitos do clube, pegava nas minhas malas e bazava!
ResponderEliminarO PC fez a única coisa que podia fazer, tudo o resto estragaria para sempre a relação que tem com o Sérgio! Que é uma relação de lealdade! Repito, o Sérgio tem dado tudo pelo clube e isso só acontece, porque sente que o PC lhe é leal! No dia que deixar de ser assim, o Sérgio sai.
Eu como trabalhador só dou tudo de mim se me forem leais. No dia que me tentarem foder, acabou!
Em relação a mãe, a mulher é quem manda sempre! Por trás de um grande homem, está uma grande mulher. Não, não conhece nada do Ajax e nem precisa. As mulheres emocionalmente são mais inteligentes que o homem. E há muito percebeu que o filho estava a ser prejudicado . E martelou o pai na cama sobre esse assunto. E o pai aconselhou o filho. O filho sozinho não prejudicaria o pai.
Tiago dragao, se quer compreender, ponha se no lugar dos pais. Não sei se é pai. Se o for, perceberá, que o dever dos pais é porem os interesses do filho acima de tudo! Sim, por muito que lhe doa a si, acima dos interesses do clube!
É tão simples quanto isto. Se olharmos só com olhos de adepto nunca iremos entender. Como pai, eu faria exatamente igual! E quem me disser o contrário, é tolo! O teu filho nunca te perdoaria! Nunca!
Não se deixem cegar, a relação de sangue é superior, de longe, a relação que tens com um clube.
Daí eu dizer, o erro, o grande erro, foi terem permitido isto acontecer, treinador, pai, filho, jogador, tudo junto, conflitos de interesses, laços de sangue, tinha tudo para dar merda. E deu!
Abraço.
Ó Vila Pouca, a coisa promete pelo que vou lendo por aqui, a Santíssima Trindade já aparece aqui representada na imagem do Pai, Filho e Espírito Santo (e este nem é o NES).
ResponderEliminarE agora silêncio, não porque se vá cantar o fado, mas porque a teologia é a gramática do 3asifa e do Tone da eira ... E para os mais sensíveis, tenham cuidado, porque ainda podem chorar baba e ranho com esta novela, com um enredo tão intrincado, quanto obscuro. Para já, parte na frente o argumentista 3asifa, mas o Tone da eira, não desarma, e também quer a "camisola amarela"!
Como era previsivel, o Delgado, e o RQ, foram a jogo, e esta semana, vai ser mesmo um fartote...
Vou "mazé" começar a rir de tudo, e de nada, não vá ser obrigado a chorar convulsivamente com esta blog-novela do 3asifa, portanto vou "bascular", e recordar que o Benfica vai jogar a pré-eliminatória da Champions, com os "bacalhaus" da Dinamarca, o Midtjylland que, já está em pleno "mar alto competitivo", e tem por lá um "zuca" fortissimo na bola parada, o Evander que pelo 3º ano consecutivo é apontado ao FC Porto, bem, o central Beto do Sporting, em todos os defesos estava com um pé no R. Madrid, mas como não tinha o talento do Secretário, nunca lá chegou, nem jogou...
ResponderEliminarE a propósito de sorteios, e como recordar é viver, "basculemos e gargalhemos":
Coitados dos gregos
«Assisti ao sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões e confesso que quando saiu o nome do PAOK, comentei para os meus botões - coitados dos gregos.
Estou muito confiante acerca do nosso desempenho europeu. Por três razões. A primeira, foi a contratação de Jorge Jesus. Quem tem o privilégio de ter um treinador desta qualidade só pode sonhar com altos voos em todas as competições. A segunda razão é óbvia - a SAD mantém a aposta muito forte no regresso do Benfica europeu. (...) A terceira razão é uma questão de justiça - o presidente Luís Filipe Vieira sonha com a conquista da Liga dos Campeões. Os mais pessimistas dirão que é um sonho.»
Dr. Pedro Guerra, O Benfica (4 de Setembro de 2020)
A verdade dos factos estará na soma das partes de algumas das opiniões dadas mas no fim, nenhum dos intervenientes, excepção feita ao jogador que é visívelmente o lado mais débil, deverá ter orgulho no que fez, embora Pinto da Costa seja sempre o principal culpado porque mais uma vez prejudicou o Futebol Clube do Porto de quem diz ninguém estar acima. Vergonha.
ResponderEliminarQueria que PC fosse contra o Sérgio? É muito fácil dizer isso sentado no sofá. Faça isso mas depois prepara-se para o Sérgio sair.
EliminarNão existe isso de defender os interesses, essa forma purista. Como alguém aqui disse, temos de ser pragmáticos na vida, caso contrário, quem é puro, cristaliza!
O PC defendeu o clube, ao manter se leal ao Sérgio, que é o ativo mais importante para ele! Porque o Sergio tem sido leal!
E não diga que o Sérgio não está acima do clube. Infelizmente, neste estado caótico que o clube se encontra, está!
O pior que pode acontecer a sad, é o Sérgio sair.
Mas eu estou a perfeitamente a vontade nisto, porque fui o único, que disse aqui, que se o Sérgio ama assim tanto o clube, ele próprio deveria sair, para provocar indirectamente a queda da sad. Mas não saiu.
Não posso culpar o Sérgio por defender o interesse do filho.
O FCPorto está acima de tudo e de todos! As pessoas passam e o clube fica. Presidente, treinador, jogadores estão todos de passagem. Qualquer clube só depende dos seus sócios e simpatizantes, que por ele fazem por vezes os maiores sacrifícios, pedindo em troca somente vitórias e títulos.
ResponderEliminarO amor à camisola em profissionais já não existe e por isso quando os vejo aos beijos ao símbolo e promessas de amor eterno, rio-me sempre.
O dinheiro tudo comanda é só ver os presentes administradores que levaram o clube à ruína financeira e que numa outra empresa já tinham sido despedidos, aqui, ainda têm a distinta lata de receber prémios. São os novos tempos e nós podemos tentar mudar alguma coisa mas não o fazemos quando a oportunidade surge.
Só há uma saida para o Sérgio nisto, isto se ele quiser continuar a vender a narrativa que é um homem sério, que eu acredito que seja.
ResponderEliminarÉ ser sincero e dizer a verdade. Que defendeu como pai o interesse do filho e agradece profundamente do seu coração, ao PC, pela sua compreensão.
Não há outro caminho para o Sérgio. Se não disser nada, tornar se a insurdecedor. Tudo o resto soara a desculpas de mau pagador.
Há um outro ponto. Do ponto de vista etico e moral, todos sairam mal, inclusive a família do Francisco. Na hora da verdade, cada um defendeu o seu interesse. Se quisessem ser sérios, renovavam e vendiam, ponto. Não o fizeram e aproveitaram se de uma cláusula baixissima.
Por isso disse, no melhor pano caiu a nódoa.
Quem me ler, perceberá o quão dividido me sinto em relação a isto.
Boas.
ResponderEliminarSenhor PO, lá que tem memória de elefante, não há dúvidas mas deixe me que o pique e lhe diga isto, factos:
Saiu LD, FV, Vitinha, e tudo indica, FC. Já nem falo em, SO, Corona, Mbemba. Tudo isto em um ano.
Você previu isto? Zero. E sabe porquê? Porque sempre que o leio fico sempre com esta sensação:
Eterno sonhador. Sonha com um clube que simplesmente já não existe. Mas ateima em sonhar! E leva bofetadas sistematicamente desta sad, mas consegue continuar a sonhar!
Abraço.
3asifa
ResponderEliminarSe o porto tivesse vendido o FC por 25 ou 30 milhões (valor barato para o talento de FC) até era entendível...lembro que o fabio silva foi vendido por 40 milhoes e tem, para mim, muito menos talento que o FC...assim parece que foi tudo feito ás 3 pancadas...sem estratégia alguma.
De inicio nem acreditei que fosse possível !
ResponderEliminarDesportivamente é erro crasso. Respeito pelos adeptos, esta Direção cada vez acha mais que está no Quintal deles...Sobre isto faço minhas as palavras de DVP
Queria acrescentar apenas - Família Conceição é muito unida. FC adora o irmão mais novo que acompanha sempre que pode - vejo-os muitas vezes, miúdo é colega do meu neto .
O que ficará para a História, é que o Fábio valia 40 e FC ... 5 !
Querem saber para onde vão estes 5 M€ ? Direitinhos pró bolso dos Administradores da SAD, entre vencimentos e gratificações nem sei se terá de sair mais algum ! Então em ano de dobradinha mais que justificado dirá a Comissão de Vencimentos !
Ó 3asifa,
ResponderEliminarVou-me repetir, eu quero no curto/médio prazo um FC Porto forte e pujante desportivamente, ou seja, temos de GANHAR, e não tenho dúvidas que seremos mt competitivos, e vamos continuar a ganhar. Em 2024, aí sim, está aí a fronteira da coisa (mas até lá, temos de gerar encaixes desportivos), depois, esperar que o senhor Presidente, em 2024 já com 86 anos de idade, tenha o bom senso de não se recandidatar, porque é impensável ser Presidente do FC Porto com 90 anos de idade... Depois sim, que venha gente nova, com ideias frescas e arejadas, e que sobretudo promova profundas reformas estruturais no FC Porto, porém, não quero ser pessimista, mas o sucessor de Pinto da Costa, irá sentir tremendas dificuldades, em contextos vários, e facções várias, esse período, vai ser mt duro para todos nós...
A propósito, Santiago Bernabéu, uma verdadeira lenda do Real Madrid, foi jogador, treinador, dirigente, e Presidente do Real Madrid, foi Presidente do R. Madrid, durante 35 anos (entre 1943 e 1978, ou até falecer com 83 anos de idade), o Presidente Pinto da Costa já o superou em longevidade, mas também nos títulos conquistados.
Eu começo a achar sinceramente que o PC se vai recandidatar em 2024. O homem é muito inteligente, dá ideia que vai sair, mede o pulso mas na hora da verdade recandidata-se.
ResponderEliminarOxalá me engane. E porquê? Alguém que responda esta pergunta. Se o PC sair, a justiça vai deixa lo em paz?
A única garantia que o PC tem que isso não acontecerá é permanecer no clube.
Mas oxala o homem não se atreva a recandidatar se.
É inacreditável ainda haver pessoas a defender Pinto da Costa e a sua trupe neste tipo de situações.
ResponderEliminarA ladainha é sempre a mesma nos últimos anos, eles tentam sempre tudo, os malvados dos jogadores do Porto é que só pensam em dinheiro e nunca aceitam renovar. Já os nossos rivais têm tido sorte, têm apanhado maioritariamente jogadores sérios.
Obviamente que o ambiente que Francisco vive não pode ser um fator determinante para a sua saída, se assim fosse Taremi devia ser o primeiro a querer abandonar, tendo a conta a campanha nacional nojenta que foi feita contra ele, na época passada.
É difícil perceber como é que um clube como o Porto promove a equipa principal um miúdo de 17 anos, que era apontado por todos como uma grande promessa da formação, com um salário de 2000 €, e uma cláusula de rescisão de 5 milhões. A sério? Nos dias de hoje, onde os grandes clubes estão atentos a tudo, e contratam cada vez miúdos mais jovens.
Não podemos culpar SC pelo que aconteceu, porque não sabemos o que aconteceu. Tanto pode ter estado mal, incentivando o seu filho a sair. Como pode não ter culpa nenhuma. Se o seu filho lhe pediu para sair, não há nenhum pai no mundo que ponha algum interesse acima dos do seu filho. Portanto, se FC quis sair, SC fez o que qualquer pai faria. Tudo isto achando que SC teve uma palavra a dizer, que o FC é maior de idade e pode fazer o que bem entender.
Por último, até posso perceber que FC queira sair do Porto. Foi campeão pelo clube de coração, teve contribuição direta para este título, ajudando a resolver alguns jogos. No entanto não se encontra numa posição fácil, pelo que vemos de SC, ser treinado pelo pai não confere nenhuma vantagem a FC, antes pelo contrário, provavelmente terá de fazer mais que os outros para ter as mesmas regalias que eles. Isto pode ser desgastante.
Isto a juntar á falta de interesse e profissionalismo que a administração tem demonstrado sobre a sua situação podem ter levado a que FC quisesse sair.
Agora o Porto não é quem o dirige, é muito mais que isso e ele podia ter isso em conta e chegar a um acordo para sair, mas por outros valores.
Cada vez mais #avb2024
3asifa, achas mesmo que se tivessem por onde pegar em JNPC não pegavam por ser presidente do FCP? Já tentaram várias vezes e não conseguiram. E se até o Vieira foi apanhado, ele que tinha na sua comissão de honra o 1º ministro e o actual ministro das finanças...
ResponderEliminarQuando há anos Rodrigo Conceição, então no benfica, foi vaiado e insultado por adeptos do FC Porto no Jorge Sampaio por festejar um golo ou a vitória do seu clube de então e o seu pai que assistia se travou de razões com o espectador que humilhava o filho, eu defendi-o, porque é que agora não o faria? Claro que sim, faria exatamente o mesmo.
ResponderEliminarAssegurar o futuro dos seus nas melhores condições é o desígnio de qualquer pai que se preze.
Quando há pouco disse que ninguém ficou bem nesta fotografia, referia-me em abstrato a quem é sustentando e pago por uma Instituição que deve ser preservada por esses profissionais mas, fundamentalmente, por quem é o seu Presidente há 40 anos. Ou não acham que a experiência de vida e de Clube não o deviam ter intuído a prevaver-se para estes cenários? Não via que Francisco tinha potencial? Qual era o problema de lhe actualizar salarios? O pai opunha-se? Pelo meio seria difícil convencer o pai a aumentar a clasula do filho para o dobro ou triplo por exemplo? Não acho. Ouve desleixo e também prova que o futuro do FC Porto na formação é uma espécie de fábrica de enchidos, fazem-se para exportar, também para apostar na formação dos outros clubes e tapar buracos financeiros.
P.S.
Que moral tem o senhor presidente do FC Porto para dizer o que quer que seja sobre esta venda? Não andou lá o Alex a enriquecer sem contribuir a ponta dum chavelho para o Clube? Não anda no Porto Canal a filha do Adelino Caldeira a gastar à tripa forra no aluguer das casas onde faz os seus programas? (Atenção que não sei se a rapariga os "paga" arrumando contratos publicitários) e o Dr Macaco? Que tem o exclusivo dos bilhetes? Que moral tem para criticar Sérgio Conceição?
Por isso, culpas? Jorge Nuno Pinto da Costa.
Joker, visto por esse prisma... e até acrescento: se com o clube em situação muito complicada, a fazer transferências de jogadores com outros clubes de jogadores para a B por valores bem altos, intervencionado pela UEFA, a pagar multas como aconteceu este ano de 300 mil euros e ter prazos apertados para não ser excluído das provas europeias, um passivo superior a 500 milhões, capitais próprios negativos, os administradores receberem prémios de gestão, porque não sair o Chico por 5 milhões?
ResponderEliminarSó que para os portistas que gostam verdadeiramente do clube e de uma forma desinteressada, dele só querem sucessos desportivos, fica difícil de aguentar.
Há coisas que como portista me custa a engolir, o Porto canal a falar vários minutos das transferências dos toupeiras e com um comentador (Henrique Calisto) que de portista não tem nada. Novos tempos de portismo com os quais não concordo. Como diz o outro ao inimigo nem água.
ResponderEliminarO facto é que perdemos um jovem com um talento incrivel,,,o resto sao tretas para boi dormir,
ResponderEliminar"quando me falam do Vítor Pinto lembro-me logo do off the record violado no tempo do treinador António Oliveira. Se ele agora é bem relacionado e está bem informado, olha, são sinais dos tempos."
ResponderEliminarSó agora "ouli" isto, sabes quem é o "fontes" do Vítor Pinto, Vila Pouca? Ele vai mesmo à fonte, é mesmo o Sérgio Conceição, não tenhas dúvidas. A propósito do Toninho, afirmava ele hoje n´ A Bola: "o negócio Francisco Conceição é muito bom para o FC Porto...", todos sabemos que o Toninho é amigo do ex pupilo Sérgio, mas só podia estar a ser irónico, ou então o Toninho, anda a brincar com coisas sérias!
Estava agora a ver um bloco informativo na SportTV+, que habitualmente inclui um pequeno debate de adeptos de 2 Grandes, e o lagarto um tal Rui Barreiro, quando lhe perguntaram sobre o que esperar do FC Porto, afirma isto : "o Porto ainda não se reforçou como Sporting e Benfica, mas vai dar luta...", um lagarto que nos últimos 40 anos ganhou 3 campeonatos, afirma que o Porto vai dar luta?! Mas o FC Porto não foi Campeão, e não venceu também a Taça de Portugal, há coisa de mês e meio? Querem ver que vamos lutar com o Braga pelo 3º lugar? Enfim, algum tipo de arrogância, no minimo, tem de ser merecida, mas gosto deles assim fanfarrões!
ResponderEliminarO SC é a fonte do Vítor Pinto? O Sérgio estava com o Tó Oliveirinha, sentiu as campanhas que o Record dirigido pelo Cartaxana e que tinha o Vítor Pinto como um dos peões de brega fez contra o FCP. Mas já não digo nada...
ResponderEliminarA cmtv é mesmo uma lixeira,,,noticia hj que o sc pediu a demissao
ResponderEliminarOLHA O NORTE.
ResponderEliminarPRECISAMOS DE UM CANAL A TEMPO INTEIRO.
A vida do Clube FCP em relação ao Porto Canal é um frete, é um nico um bocado provavelmente do agrado do Sr presidente PC, que só lá vai quando o FCP ganha. O FCP não tem um Canal do Clube a tempo inteiro como os outros dois clubes da 2ª circular. Os portistas não são desprezados mas quase! provavelmente dá mais jeito que seja assim, eles lá sabem porquê.
Não sou contra o Porto Canal pelo contrário, é um Canal do Norte, da cidade e também um canal Nacional, agora, um Clube com a grandeza do FCP, tirando algumas transmissões de jogos no resto, o FCP quase que não existe.
Esta situação da saída do Francisco é talvez o facto que, desde que aqui comento, me sinto menos à vontade para o fazer.
ResponderEliminarVou deixar apenas mais alguns pontos para reflexão.
A ser verdade os valores que o Ajax oferece ao Francisco, o que se diria se o FCP igualasse a proposta? A ser verdade o que veio a público, os outros jogadores da formação, nem sequer se aproximam desse patamar. Depois, ia ser esse o patamar? Ou o Francisco ficava no FCP só porque é portista?
Se há alguém que está triste com esta situação é o SC. Na verdade, o Sérgio treinador perdeu um desiquilibrador que foi muitas vezes utilizado na época passada e o Sérgio Pai perde a proximidade de um filho. Sinceramente, não vejo uma única razão para o SC estar feliz, a não ser a vontade que o Francisco tivesse de sair
Estou à vontade para o dizer porque no defeso passado, já tinha referido que era prioritária a renovação do Francisco e não fazia ideia que a cláusula era de 5 milhões. Terá o FCP tentado e o Francisco não ter aceitado? Fosse qual fosse o empresário do FC, não tenho dúvidas que o conselheiro, foi o pai SC.
Ao longo destes meses que FC esteve no plantel principal, nunca me lembro de ouvir falar no Francisco ser beneficiado por ser filho do treinador. Nem os adversários tiveram essa ousadia. Portanto, esse argumento para mim não faz sentido.
Jamais julgarei a opção do Sérgio e do Francisco porque não tenho todos os dados. O SC e o FC só dão explicações se assim entenderem. Já a SAD tem algumas explicações a dar sobre uma cláusula de 5 milhões de euros, no contrato de um jogador com este potencial.
No plano desportivo, espero que seja o Gonçalo Borges o agitador substituto do FC. O pior que pode acontecer é contratar supostas trutas, só para acalmar as hostes.
Mário, se as coisas fossem feitas como deviam, essa questão do dinheiro nem se colocava. Agora, com a possibilidade do Ajax o contratar baratinho, é natural que ofereça mais do que é normal e acima da média dos campeões holandeses.
ResponderEliminarDVP, não sei se é assim mas eu imagino que quem decide os jogadores de futuro no clube é o SC. Se no passado foi possivel renovar com o Fábio, o Vitinha, o Diogo, o João Mário e outros, e colocar umas cláusulas mais altas (para mim baixas) porque tal não foi possivel com o Francisco? Quando ele entrou e agitou os jogos será que o treinador SC, não falou com a administração e disse "segurem o miúdo "?
ResponderEliminarNão acredito na teoria que estavam descansados porque era filho do treinador. Era demasiado amador. Há algo que não bate certo mas que pelo menos sirva de emenda para o futuro.
Nem vale a pena perder muito tempo com a notícia da CMTV de ontem que "obrigou" os outros desportivos (Record incluído) a desmentir a notícia sobre a demissão do SC. Mas queria só dizer uma coisa. Não tenho a mínima dúvida que o que a CMTV fez, mais não foi do que cavalgar a onda começada por uns posts no Instagram do Fernando Madureira. Por isso é que eu digo. Goste-se ou não, há pessoas que estão associadas ao FCP e tudo o que dizem e fazem que possa ser usado contra o clube irá ser usado. Ou alguém já viu os posts do Fernando Madureira sobre o SLB passarem na CMTV e serem tema de discussão? A mim não me incomoda nada a opinião do Fernando Madureira do que quer que seja, agora o que me incomoda é as lixeiras da manhã pegarem logo em qualquer coisa que ele diga que possa ser usada como arma de arremesso. Posto isto, acho bem que a ERC não se mexa. Aliás, acho que se os outros jornais/canais de televisão quiserem fazer mais dinheiro e terem mais audiência só têm de começar a inventar mentiras sem qualquer consequência e a fazer uns rodapés muito engraçados como os que a CMTV faz.
ResponderEliminarOs manhosos não perdem as oportunidades, desejosos de criar confusão e que Sergio saia, mas o FCP também se põem a jeito...
ResponderEliminarPara mim, a questão Francisco, da sua saída em si, é um não assunto, lamento a sua partida, mas é normal, não meto sequer a família nisto...
O que não é normal é não se terem tomado medidas para acautelar saidas a preço de saldo, ou fazer outros negócios pouco cuidados, como Sérgio Oliveira... e as responsabilidadrs da sad, são evidentes...
E neste momento, em que vimos de uma dobradinha vitoriosa, parece que estamos a ressacar de derrotas sem fim...
Adeptos divididos, macacadas lamentáveis, o treinador adorado ou criticado, instabilidade no ar , eleições já faladas, candidatos e apoios, imprensa falada e escrita a acirrar e ampliar, e o que mais temo é que, mal haja um resultado ou exibição menos conseguida, seja rastilho de convulsões que só vão beneficiar a segunda circular, para gáudio desses revanchistas...
Vamos ter um ano muito difícil , e sabemos bem que na situação económica em que nos encontramos, um sopro de vento adverso, nos pode levar para uma situação insustentável.
Vai a sad e o Presidente dar explicações cabais? Não me parece...
Há que ter espirito crítico cabeça fria.
Vila :
ResponderEliminarNão retiro nem acrescento nada ...
Assino por baixo !
Abraço
O FCP não está pressionado para contratar, como esteve quando teve de fazer a pré-eliminatória da CL, mas todos os dias há jogadores que estão a ser negociados e não se resolve? Qual é o problema? Falta de dinheiro? Incapacidade de negociar por parte de quem representa o FCP? As notícias são todas mentira, o FCP não está interessado? Se eu fosse treinador do FCP via que saíram jogadores importantes e os substitutos não tardam, estaria contente com isto?
ResponderEliminarMário quando se quer mesmo, basta a palavra, nem é preciso nada escrito. Para mim é esse o busílis da questão no caso da saída do FC. Com a relação que existe ente PC e SC, com o poder que o Sérgio conseguiu - para evitar mal entendidos, por muito mérito próprio -, não se conseguiria encontrar uma solução que agradasse às duas partes? Tenho a certeza que sim e evitava-se toda esta história.
Vou deixar um exemplo do que é a planificação no FC Porto.
ResponderEliminarA temporada 2020/21, devido a efeitos da pandemia começou mais tarde, vou historiar, quando começou a pré-temporada no FC Porto, os reforços ou contratações que foram chegando, e ainda, deixar a data do 1º jogo oficial do FCP dessa temporada, e o último jogo oficial, antes do mercado encerrar.
Temporada 2020/21:
24 de agosto começa a pré-temporada no FC Porto, com apenas duas contratações, Claúdio Ramos e Carraça, ambos praticamente nem jogaram.
1 de Setembro, são anunciadas as contratações de Zaidu, e Taremi.
9 de setembro, é anunciada a contratação de Evanilson.
19 de setembro, 1ª jornada: FC Porto 3 Braga 1.
03 de outubro, 3ª jornada: FC Porto 2 Maritimo 3 (Telles e Danilo jogaram, e foram transferidos no dia seguinte). O mercado vai encerrar na semana seguinte.
5/6 e 7 de outubro, em cima do fecho de mercado, chega o Nanu (tinha marcado o golo da vitória do Maritimo 2 dias antes), Toni Martinez, assim como 3 jogadores emprestados: Sarr, Grujic e Felipe Anderson.
Das 10 contratações do FC Porto, 5 delas, ou 50% dessas contratações, nem cumpriram um período de adaptação, nem pré-temporada.
Moral da história? O FC Porto nas primeiras jornadas desse campeonato 2020/21, perdeu 8 pontos, derrota com o Marítimo no Dragão (com 2 titulares Alex e Danilo que sairiam no dia seguinte), derrota em Paços, e empate em Alvalade (este um resultado normal). Recordo, o Sporting foi campeão com 5 pontos de vantagem sobre o FC Porto ... Em 2020/21, a fase de grupos da Champions, foi disputada em tempo record, tal irá repetir-se nesta edição 2022/23, o Sporting em 2020/21, foi eliminado pelo LASK Linz (numa pré-eliminatória de acesso á Liga Europa), e numa temporada com um calendário mt denso, o Sporting jogou sempre com "semanas limpas", já perceberam porque chamo Gastão ao sonso?
Neste consulado do Sérgio, sabem qual foi a pré-temporada mais tranquila, sem saídas nem entradas durante a pré-temporada, ou contratações em cima do fecho do mercado? Foi a primeira, 2017/18, previamente contratado o Vaná por 1 M€ (havia a possibilidade do Casillas sair, devido à sua pesada massa salarial), e regressaram, o Diego Reyes, Ricardo Pereira, Sérgio Oliveira, Hernâni, Marega, e Aboubakar. Dá-me um gozo especial recordar este campeonato, esse Porto Campeão tem assinatura, e é a obra prima do Mestre, mas também com o precioso contributo do mestre de obras Marega!
Caro DVP : Relembro que você escreveu no post e muito bem o seguinte
ResponderEliminar« O argumento (do FC) de querer sair para crescer longe das polémicas e de um clima tóxico, é conversa, tanga, apenas um pretexto »
« Sendo assim, não vejo nenhuma razão para que FC saia do F.C.Porto. A juntar a isso FC, li e ouvi, estava a negociar um novo contrato e que, entre outras coisas, passava por um aumento substancial da cláusula de rescisão. De repente, sem nada que o perspectivasse, passa-se por cima disso tudo e sai por 5 milhões, valor da cláusula do actual contrato? .. É um crime de lesa F.C.Porto. … culpa de quem o dirige … » e é implicito da sequência que você considera também « culpa do francisco e da família »
« Sobre isto é que o senhor presidente devia falar... E não para dizer o óbvio, o clube bateu a cláusula, o jogador quis... «
« Mas como Sérgio Conceição tem sido absolutamente fundamental para que o F.C.Porto se mantenha com a cabeça fora de água, temos um treinador a jogar com isso e uma administração completamente refém do treinador. »
Isto tem a ver com o caso do FC em si e no plano superior com a forma como a SAD é gerida / liderada / governada. Levantam-se assim aqui parece-me questões sérias e por isso estranho que alguém tenha comentado que « a questão Francisco, da sua saída em si, é um não assunto ».
Para mim a questão do FC, olhada pelo lado da SAD e do "portismo" é ou devia ser definitivamente um « assunto », não sei se está na moda essa dos « não assuntos ».
Agora se olharmos do lado da família de SC e FC (e tudo isto pelo que se sabe) é que se pode concluir que não houve assunto nenhum pois tudo deve até ter corrido muito melhor do que esperavam. Ele vai para um contrato muito melhor num bom clube e num bom país e o pai continua a ser o treinador do FCP, como se nada tivesse acontecido. De negativo há uns protestos do « portismo » por causa da « traição » mas isso com o tempo passará.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarESTÁ NA HORINHA SR PRESIDENTE.
Todo este burburinho do Conceição pai, do Conceição Filho, do Fernando Madureira do entra e sai, o único culpado de tudo isto é o SR presidente que se põe sempre a jeito. Ele parece que gosta destes caldinhos. Era bom que se conhecesse toda a verdade desta cagada em 3 atos, porque o único, disse bem, o único prejudicado é a Instituição FCP, todo o resto é banda desenhada.
ONTEM O TAL CANAL ATINGIO O ORGASMO A FALAR DO FCP.
Ontem o Tal canal Lixeira da Manhã, do Mata Mata preocupada com o Mal Dizer de insulto e mentira sobre o FCP perdeu-se, não teve tempo para fazer o programa que todos os dias faz, dar Glorias, Vivas, Olés Olés ao seu querido benfica, clube de minas e armadilhas, toupeiras & Afins, foi mais um bafo de ódio que saiu das entranhas daquela gente! atingiram o orgasmo intelectual e não houve tempo paras mais.
Se acham que José Manuel Ribeiro vos merece confiança, devem ouvi-lo através do podcast da Visão de Jogo de hoje.
ResponderEliminarFala desta trapalhada
Digam-me uma coisa, acham que é com Pedro Pinho, Alexandre Pinto da Costa e Carlos Padrão a negociar que nós vamos ser levados a sério? Até aquele merdoso do RPB faz figura à nossa custa.
ResponderEliminarOLHA O NORTE.
ResponderEliminarAQUI, O REI VAI NU.
Com tamanho chinfrim, ainda alguém vai morrer de ataque cardíaco. Era bom que se deixassem de blá blá e amuos começassem a trabalhar.
O único prejudicado, é, e só e sempre a Instituição FCP. Foi o selim ficou a bicicleta, já morreram tantas andorinhas e nunca acabou a primavera, FC saiu que seja feliz. O grande responsável por todo este chinfrim é que devia sair porque já começa a estar a mais! mas é como a lapa, que não se descola da rocha.
Pessoal , não vale a pena continuar andar a recalcar está questão da saída de Francisco Conceição , houve claramente incompetência dos nossos dirigentes no deixar andar ao longo dos últimos 2 anos , o Ajax veio e ofereceu mais , ponto final parágrafo .
ResponderEliminarO seu substituto natural é o Gonçalo Borges , não é preciso contratar ninguém para o seu lugar .
Agora o que me preocupa mais é a falta de reforços , as saídas de Fábio Vieira e Vitinha ainda não foram colmatadas , assim como contratar um lateral direito , a época desportiva está a pouco mais de uma semana , e nada ... todos os anos é sempre a mesma a coisa , está incapacidade e inoperância de atempadamente de resolver e fechar o plantel antes do primeiro jogo oficial , muito grave e recorrente nos últimos anos .
Ps - O grupo cofina é mesmo um órgão de comunicação medíocre , o CMTV dizia que Sérgio Conceição tinha posto o seu lugar á disposição , já o Record dizia que não!!! genial !!! credibilidade zero !!!
Meus caros Portista perpassa relativamente ao FCP... um conjunto de opiniões (válidas e sustentadas) que mais não é chover no molhado (na minha modesta opinião como adepto portista)
ResponderEliminarCom francisco ou sem francisco, com ou sem clausula de rescisão... com ou sem Pai, JNPC dentro ou não do assunto... hà um clube para gerir.
É isso... um club para gerir e que não vêm...porque o club está mal gerido... muito mal... e com uma má administração
O resto, CMTV e afins são peanusts, amendoins que nós lhe fornecemos
E que se aproveitam da nossa fragilidade (por nós consentida)
Um abraço a todos os portistas e ao DVP por me permitir desabafar (e que batam a bota profundamente quando a administração faz de todos nós estúpidos
VIVA O FCP
JPPCH
O FC Porto anda numa maré de contratar por impulso, tal como as gajas que vão passear para o centro comercial, e compram por impulso, sabe-se lá porquê, talvez para curar alguma pré-depressão.
ResponderEliminarO David Caro, também foi contratado por impulso, depois da "fodinha" João Vítor, mas nesse caso, "meti moedas", e reconsidero (mas reafirmo, o FCP não pode, nem deve contratar acima dos 10 M€), porém, no caso do David Caro, o FC Porto vai pagar 4 tranches de 5 M€ nos próximos 4 anos (salvo erro), e provavelmente daqui a dois anos, o Carmo já gerou mais valias desportivas, e financeiras.
Depois desta saída imprevista do Chico, esta semana ainda vai chegar um reforço, ou contratação, e novamente por impulso, não tenho dúvidas...
Vamos recordar, os negócios Vitinha, e Fábio Vieira, já estavam alinhavados há um, ou dois meses. E como funcionava aquele Porto modelar do passado mais ou menos recente? Em 1987, perdemos o Futre, e regressou o Rui Barros de empréstimo, e ainda o substituto direto, o canhoto Jorge Plácido. Em 2008, iamos perder o Quaresma, e o Hulk já estava sinalizado, e podia continuar com outros exemplos...
Voltando as perdas do Vitinha, e do Vieira, o "outro" Porto já tinha fechado o promissor André Almeida, e o canhoto Lincoln, cerca de 8/9 M€ de investimento conjunto, porém, este Porto disfuncional, fechou primeiro o David Caro por 20 M€, quando deveria primeiro atacar o Almeida, porque, como é que o presidente do VSC, explica aos seus associados que o FCP investe 20 M€ em Braga, e quer contratar o André Almeida por 5 M€? Continuando, o FC Porto, supostamente quer contratar o criativo Matias Zaracho de 24 anos, e o A. Mineiro pede uma fortuna, já o canhoto Lincoln de 23 anos esteve à mão de semear por 3 M€? Como é que se podem explicar essas coisas, a um "diretor desportivo de bancada", como eu?
Sobre o Verón, ontem vi o Palmeiras, tem mta velocidade, tem força/potência, tem coisas de Hulk (tenham calma, "tem coisas", mas não tem a patada canhota do Hulk), curiosamente, o Verón ontem jogou como falso ponta, pelo meio (como jogava o Hulk quando não havia Falcao), mas o Verón é um destro que joga na esquerda, e ontem não jogou aí, por isso, não sei. Neste Porto, temos Pepê, no Grémio jogava na esquerda (no FCP jogou em ambos os lados), o Galeno joga na esquerda, e o Gonçalo na minha opinião, também rende mais na esquerda, pergunto, com três opções para desequilibrar na esquerda, não faria mais sentido contratar um canhoto que jogasse de pé trocado na direita? Pergunto eu que não percebo nada disto ... Por exemplo, o jovem canhoto colombiano Daniel Ruiz (eu só o vi no "youturbe" e gostei, mas essa avaliação não é tão fiável)...
Dragonguard,
ResponderEliminarse tens uma sad caótica a nivel financeiro, como se pode queixar de todos os anos ser a mesma coisa? E prepara-se porque vai ser cada vez pior.
O adepto não gosta que lhe falem em dívidas, etc, só quer ganhar. Mas o que nos vemos, é apenas as consequências dramáticas em que o clube está.
Um dia li aqui um comentário que me deixou perplexo, questionava como se pode comprar bons jogadores sem dinheiro, surreal! Isso não existe, só no céu.
PO, se calhar está neste teu comentário a razão da saída e aqui não vou dizer de Francisco Conceição, mas vou dizer, do filho do treinador. E neste contexto até percebo, mas como portista, como alguém que coloca o FCP acima de tudo, já não consigo entender. Até posso estar errado e o Francisco não vir a ser o jogador que perspectivo, mas para mim tem tudo para explodir e ser o Ajax, que vende sempre muito bem, a beneficiar.
ResponderEliminarPronto já conseguiram o que queriam. Interditar o Estádio do Dragão. Enfim, dias complicados para todos os que gostam do FCP ultimamente.
ResponderEliminarAí, Claudinha, dois jogos de interdição ao Estádio do Dragão, sendo que um deles é no jogo com o Sporting.
ResponderEliminarQue pontaria, hein?!
Isto está a começar bem...
Onde vamos jogar? Braga, Guimarães, Aveiro, Bessa, WC ou Salão de festas?
Há muito que ela nos queria fazer a folha , nada de novo , o Timing é perfeito , com clássico como ponto de mira .
EliminarMas aquilo que mais me impressionou foi a absolvição de Mateus Reis , ele que foi o foco de destabilização e quem desencadeou toda aquele caos , ao fazer manguitos para o público e depois cuspir para elementos do staff de segurança do estádio do dragão .
PODEMOS e DEVEMOS RECORRER .
Paulo Oliveira , o André Almeida só tem mais 1 ano de contrato com o Guimarães , não podem pedir somas irrealistas , um verba na ordem dos 4 , 5 milhões , mais um empréstimo de um jogador nosso seria o mais viável , não tem nada a ver com o que passou no negócio David Carmo , onde o trolha tinha o pão e o queijo na mão .
ResponderEliminarTambém vi ontem o Palmeiras , e vi obviamente o Gabriel Veron , ainda que já o tenha visto noutros jogos com ele .
Tem um grande potencial , tem algumas parecenças com Luís Diaz , mas terá de crescer como é óbvio de um jogador que só tem 19 anos .
O Seferovic vai sair dos lampiões por uns miseros 3,5 milhões , e o que se falou quando vendemos o Sérgio Oliveira por praticamente o mesmo valor , ambos têm a mesma idade , o suíço é titularissimo da sua seleção , o que dirão agora os portistas, e já nem falo dos benfiquistas .
Ó Vila Pouca, como é que se perde um puto canhoto de 19 anos (perfeitamente adaptado), com um potencial tremendo, "transferido pela clausula" exorbitante de 5 M€, e posteriormente, com as "calças na mão", vais investir entre 10/12 M€ num Verón que tem também os 19 anos do Chico, todavia o Verón pode "flopar", aliás, recentemente foi castigado, porque parece que gosta de P. e vinho verde...
ResponderEliminarOutro exemplo, o Martinez quer jogar, e quer sair, está discretamente no mercado, o VSC tinha a custo zero o ponta colombiano Estupinan, fortissimo de cabeça (tem as carateristicas do Tiquinho, fez 15/16 golos na Liga), foi para o Hull City a custo zero, não estava ali uma boa oportunidade de negócio? Se perdermos o Martinez, vamos voltar ao mercado, e investir uns M€ num ponta?
Interditaram o dragao? Dois jogos a porta fechada?
ResponderEliminarDragonguard, conhece a rivalidade Guimarães/Braga? Então, faz sentido contratar primeiro em Braga o Carmo por 20 M€, e depois ir a Guimarães contratar o André por 5 M€? Como é que fica o presidente do VSC perante os seus associados? O AA tem mais um ano de contrato, e outro de opção.
ResponderEliminarPor exemplo, no mesmo mercado, o Liverpool contratava o Darwin por 75 M€, posteriormente vinham ao Porto contratar o Diaz por 45 M€, os Portistas como é que ficavam?
Para mim , era assim , como disse no anterior comentário , é isto , não querem??? Adeus !!! Daqui a 1 ano o AA vêm de graça , e depois o que vai dizer o presidente do Guimarães aos associados ???
EliminarTemos de ser agressivos nas negociações , e esse é o real problema dos nossos dirigentes , são fracos !!!
Quanto a diferença do Diaz/Darwin já aqui expliquei na altura , e que devia de envergonhar os nossos dirigentes .
Não há critério, estratégia, planificação, tudo ao sabor das circunstâncias. Só espero que tenham calma e não desatem a cometer os mesmos erros para desviar as atenções.
ResponderEliminarRelativamente ao absurdo timing da interdição do Dragão, tenho duas fortes convicções:
ResponderEliminar1ª Andamos de alguma forma desunidos, isto vai-nos unir em torno da Equipa, e sobretudo do FC Porto.
2ª A Equipa vai ganhar o clássico com o Sporting, vamos trincar a lingua, e jogar de raiva, eu que nem gosto de chavôes: VAI SER CONTRA TUDO E CONTRA TODOS. Vamos ter a atitude competitiva que temos habitualmente quando jogamos com o Benfica. Não vamos jogar apenas um Clássico, vamos jogar e GANHAR, muito mais que isso!
Chamem-me "maluquinho", mas o timing da interdição, terá efeitos positivos para o FC Porto, ora desportivos, mas também politicos!
Da equipa que acabou o campeonato, até agora sairam dois titulares. Mbemba (entrou o David Carmo) e Vitinha (não entrou ninguém). Das segundas linhas mais utilizadas, sairam o Francisco (fica o Gonçalo Borges) e o Fábio (não entrou ninguém).
ResponderEliminarEm resumo, para manter o plantel equilibrado, falta substituir o titular Vitinha e a décimo segundo jogador, Fábio Vieira.
Primeira opção. Existem possíveis substitutos dentro do clube? Sim, resolvido. Não? Duas opções. Jogadores com potencial ou jogadores feitos? Aqui, a palavra de SC é decisiva e possivelmente, não quis o Lincoln. Se o treinador queria e não conseguimos pelos números que foi, então estamos acabados.
Em relação ao DD, seria interessante perceber quem vai ser a alternativa. Manafa lesionado e em último ano de contrato? Rodrigo não pode ser depois do que aconteceu com o Francisco. Não faria sentido nenhum. Tomás Esteves não conta.
Prefiro esperar, e que as coisas sejam feitas com rigor, que começar a contratar para calar a natural desconfiança que a administração resolveu promover.
Em rigor, não estamos desesperados. Apenas ansiosos.
Cumprimentos a todos os portistas.
ResponderEliminarÉ impressão minha ou estamos a fazer poucos jogos de preparação? Alguém sabe se há mais algum jogo para além do de apresentação com o Mónaco?
Mário, gostava de acreditar que de facto estes compassos de espera são porque estamos a ser criteriosos, mas sinceramente tenho dúvidas.
ResponderEliminarNinguem fica admirado do FC ainda não ter sido apresentado pelos neerlandeses, nem sequer ter ainda feito exames médicos. O Ajax já pagou a clausula de rescisão? Será que ainda vamos assistir a um volte-face?
ResponderEliminarPedro L Cardoso
Eu tambem fiquei ha espera e até deseijo que temos uma boa surpresa e porque nao uma prolongacao do vinculo... (estou a sonhar se calhar)
EliminarOLHA O NORTE.
ResponderEliminarINTERDIÇÂO DO DRAGÂO,
Dois jogos de interdição pelas mortes de Mosquitos, lagartixas e outros parasitas. É um castigo a quem bate em anjinhos, aleijadinhos e meninos de coro. Bateu a uma equipa de inocentes em que o presidente é mudo, surdo, e ceguinho! gostava de ser pirómano, gosta do fogo, mas é ceguinho...
O Sr presidente dos dragões nada pode fazer, já falou muito, está cansado e anda desiludido! a idade não perdoa.
O CD, cheio de justos, sempre com a vara da Justiça na mão fez o seu trabalhinho a bem do futebol. Não foi fácil tomar esta decisão, porque eles têm muita consideração pelo FCP, até estão prontos a dar mais uns jogos de interdição se o FCP precisar de tratar da relva.
Gostava de os mandar a todos p... o,...... mas não mando.
Vamos la analisar mais a frio a nossa vida
ResponderEliminarO fc porto tem q contratar urgentemente 3/4 jogadores
ResponderEliminar1 extremo Fala se VERON
1 meio campista fala se ZARACHO
1 organizador fala se do JAMES será a supresa de sábado para calar a malta?
Por fim alguma inteligência.. Se o André Almeida é livre em Janeiro há necessidade de gastar 5 milhões de euros agora!!?? Não é melhor apostar as fichas no Matias ZARACHO???
Este castigo de dois jogos de interdição do Dragão diz bem que presentemente somos o saco de pancada do futebol português. Todos nos batem, nos atacam, denigrem a imagem dos nossos jogadores, somos a chacota nacional com dixotes tipo o "tarenalti" o " chico do chão ", etc. O diabo de gaia atacou um fiscal de linha à frente de todos e o clube do regime foi castigado? Ainda estamos à espera desse castigo!
ResponderEliminarA nossa Sad é autista, faz-se de morta e a nada reage envergonhando-nos a todos. Concorda sem levantar ondas que uma antiportista declarada vá para presidente do CD sabendo de antemão que o papel dela é prejudicar-nos sempre que tenha oportunidade.
Somos um clube que a nível de dirigentes parou no tempo estando ultrapassado a todos os níveis e com um presidente que se julga o próprio clube. A sua recandidatura já começou é só ver que bastou aparecer alguém credivel que foi logo atacado com "esquecimentos" e piadas sem graça. É inadmissível os grandes acionistas da Sad pactuarem com este estado de coisas, é inadmissível nós sócios não mostrarmos no estádio o nosso desagrado aqueles que se estão a servir do clube em vez de o servir. Basta!!!
Ó meus amigos, acabei de ver o Sportém Roma, e os fidalgos e nobres, já são o Peñarol de Portugal, hoje foram "só" 5 ou 6 sururus, com "xutos&pontapés", porque, onde vai um, vão todos, o Gastão, treinador/presidente é quem manda ... Eles são mesmo dos valentes e maus, bem, o Ugarte não fica a dever mesmo nada ao Palhinha!
ResponderEliminarO Sportém fez o 1º golo com o alto patrocinio da Agriloja, esses hábitos não se perdem, com um penalti que só o árbitro viu, afinal, foram a equipa com mais penaltis a seu favor na última Liga (e o 3º ataque da Liga), mas ainda apontam o dedo ao "farsante persa"...
Esta sucessiva vaga de aparentes maus negócios - aparente porque o relatório e contas é que vai dizer e explicar se diminuímos dívida, se caminhamos para o equilíbrio, etc.- teve o condão de fazer passar para 2º plano a alegria que esta época desportiva nos deu em quase todas as modalidades e que o senhor presidente fez questão de realçar sempre, mas que antecederam sempre más notícias.
ResponderEliminarEle era a única pessoa que poderia acalmar verdadeiramente os corações ansiosos desde que fosse sincero, mas não é essa pessoa. Aliás nunca foi. Recordo nos anos 80 quando havia algumas derrotas mais seguidas o senhor presidente saia de carro mas deitado para ninguém o ver. Agora faz exatamente o mesmo cala-se quando não devia, deixa arrefecer aquilo que acha que não deve dar valor para aparecer depois com alguma contratação que cada vez se está a tornar mais difícil.
É certo que estamos a 1 mês do fecho do mercado mas não haverá dúvidas em ninguém das dificuldades que temos em fechar qualquer negócio. Longe vai o tempo que Pinto da Costa dizia que poderiam sair os 11 jogadores que nos dias a seguir estavam substituídos. Ao menos o que se conseguir fazer se faça bem feito e com cabeça.
Se existem alturas boas para se impor novas regras na CS, esta era uma delas. Parece ser crime público impedir-se a entrada de jornalistas, mas já não é se não se responderem perguntas a jornalistas daquela empresa onde trabalha a filha do Rui Águas e que durante 2 anos foi sustentada e lhe mantiveram luxos com o dinheiro que o FC Porto pagava ao seu pai que saiu porque...o Demol é que sabe da história.
Na minha conta do Twitter no meu claim apresento-me como Portuense, Portista e sem orgulho em ser Português. Mantenho.
Não vi o jogo dos viscondes, mas vi os caldinhos no facebook. Até o pequenote Rochinha, acabado de chegar, já parecia um granizé a encostar a cabeça.
ResponderEliminarSoluap, o grande accionista é o FCP com setenta e tal por cento, que podem fazer os Oliveira?
Tenho um feeling que o Chico só vai ser confirmado no Ajax quando o FCP tiver alguém para apresentar. Veremos como estou de feeling...
ComPortistas,
ResponderEliminarAno após ano é a mesmíssima coisa. Saídas de jogadores fundamentais cada vez mais aceleradas (neste ano os saldos começaram em janeiro) e aquisições a passo de tartaruga para i) colmatar lacunas evidentes do plantel da época passada (eg, defesa direito); ii) substituir os talentos que saíram da equipa. Isto já para não falar das renovações de jogadoresque entram no último ano de contrato (Uribe) e que se preparam para sair a custo zero daqui a uns mesitos... Se calhar não falta muito para vermos como notícia de primeira página do jornal da nossa propaganda a renovação do Marcano...
Pois é, e pelas piores razões, continuamos a ser protagonistas desta silly season. O episódio com o Francisco tem tudo para conseguir minar tudo o que de bom que se conseguiu materializar nos últimos 5 anos. Não me refiro aos resultados desportivos, que naturalmente ajudaram, mas sim ao ambiente de simbiose quase perfeito que se conseguiu construir entre equipa e adeptos. Quem se lembra dos tempos do padre NES sabe bem ao que me refiro...
Saber que tudo isto é feito por uma $AD que é principescamente paga e que até tem o desplante de atribuir prémios pornográficos pelos seus membros, repugna-me e afasta-me cada vez mais deste agora negócio sobre o qual me apaixonei quando ainda era desporto...
Conforme já aqui escrevi continuo se rperceber porque razão as AGs do Clube e da $AD não são realizadas no final da cada época desportiva onde seriam apresentadas as contas, eventuais distribuições de prémios e, mais do que tudo, o orçamento para a próxima? Se assim fosse os sócios seriam chamados a votar sobre algo que ainda ia acontecer e não sobre o que já é passado (modelo atual).
O nosso retrato financeiro é assusatador e o futuro próximo será cada vez pior, não vejo como possível conseguirmos captar qualquer investidor que não tenha o seu quê de abutre... Isto significa que a próxima liderança irá herdar uma passagem muito complicada em várias dimensões: i) substituição do Presidente mais titulado do mundo, com todo o seu carisma e marca; ii) buraco negro nas finanças; iii) relação / influencia claques muito perigosa. Ainda agora no episódio do Francisco porque não vem ninguém da pomposa $AD por o líder de uma das claques no sítio? Porque ninguém faz isso? Porque nos dedicam este silêncio sepulcral? Para que serve os Diretores de Comunicação e de Conteúdos? Nada mais do que repetir a nauseam baboseiras para boi dormir...
Como todos sabemos este tipo de liderança ausente, que jamais assume qualquer responsabilidade, que é a primeira a atribuir o falhanço das renovações/contratações à outra parte (Herrera, Marega, Brahimi, Mbemba agora talvez o Chico...), saíu vencedora das últimas eleições e ainda tem 2 anos adicionais de mandato. Acredito que a sua permanência até ao final e eaté eventual recandidatura está diretamente associada ao que o Sérgio decidir fazer (ficar ou sair). Tem a palavra...
Saúde
Gilles27
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarO CANAL DO CLUBE!? - VAI NO BATALHA.
Vai no Batalha a Academia, o sr presidente falar aos sócios, vai no Batalha. É mais importante para o sr presidente, o chefe da claque que todos os portistas juntos. Ninguém da SAD nem o sr presidente assumem os erros, a incompetência, não prestam contas a ninguém! só porque foram eleitos pelos sócio, sentem-se donos do Clube.
Como não há qualquer tipo de explicações aos adeptos e aos sócio, andamos todos a trocar de galhardetes uns com os outros.
Estamos tesos, nem russos, chineses ou árabes trazem o arame para nos desafogar desta miséria franciscana.
Com esta seca na tesouraria, não vamos emigrar, vamos é mirrar.
Desenganem-se se acham que vamos ao mercado e se calhar ainda bem. Os melhores que estavam em portugal a bom preço saíram todos.
ResponderEliminarDo nosso clube, sairam mbemba (Carmo) , vitinha e Fábio Vieira (grujic e eustaquio custaram 15k, e ainda temos Bruno Costa e os dois da b). Por fim, F Conceição ( g Borges).
PS1: Rodrigo Conceição tem que sair urgentemente para não ficar martirizado e muito pressionado. Algo que um futebolista profissional nunca pode ser.
PS:o comentário do gilles27 "diz" tudo, mesmo tudo. Especialmente a parte da herança do clube. É que não acrescento nada., talvez a parte em que se calhar vamos ter recandidatura.
A mim tb me custa um bocado perceber esta saída algo precoce e feita da forma como foi.. reconheco imenso talento ao FC mas honestamente não o estou a ver a ser um caso sério no futebol. Sempre o achei muito franzino.. para o futebol moderno acho que não tem corpo! É mt bom tecnicamente, sem medo de ir para o um-contra-um. É um jogador que, a jogar em equipas B ou sub-19, sobresai pela qualidade técnica. Mas honestamente em equipas sénior e ainda por cima num país como a Holanda vai sentir enormes dificuldades. Para o Ajax foi uma contratação sem gd risco. Custou 5 M. Se der, fixe.. se não, não perdem gd coisa! Mas claro, a nós adeptos cai mal esta decisão. Mas não temos de andar a inventar polémicas com o treinador nem a direção. É tempos de união, de reconstruir a equipa
ResponderEliminarOLHA O NORTE.
ResponderEliminarOS MENINOS DE RUBEM ESTRELINHA.
Que amor de crianças, são tão engraçados! andarem aos pontapés, cabeçadas aos romanos, ri-me tanto. Aquilo é tudo a brincar! não, sim, não são maldosos, o presidente é mais de língua, é, tem a língua afiada, é uma espécie de bota fogo, mas sem maldade. Todos eles são descendentes de um clube de viscondes, falidos mas educados havia um que andava de pistola mas era de plástico comprou numa feira. Não, não devem nada a ninguém, nem à banca! Olhem, são um exemplo...
Como já afirmei aqui, o mercado é soberano, e é ele que determina o valor do futebolista X ou Y.
ResponderEliminarHá cerca de duas semanas, o Sérgio Oliveira de 30 anos, foi transferido por 3 M€ para o Galatasaray, isto é, foi o mercado que definiu esse valor, na minha opinião, muito abaixo do valor do Sérgio, mas os 30 anos...
Se bem se lembram, fizemos aqui um charivari, devido ao valor da transferência do Sérgio. Curiosamente, o Seferovic, Internacional A pela Suiça (fez um bom Europeu), já foi o melhor marcador da Liga (eu não aprecio o estilo), com 30 anos, e sendo um ponta (são mais valorizados pelo mercado), sabem para onde foi, e qual o valor da sua transferência? Foi para o Galatasaray por 3,5 M€...
O que nos diz imprensa escrita/falada, sobre essa transferência? O Benfica resolveu um problema, o Seferovic ganhava 4 M€/ano, tinha dois anos de contrato, o Benfica poupou 8 M€ em salários, e vai encaixar 3,5 M€, estamos a falar num ponta de lança Internacional A pela Suiça, e que chegou a ser o melhor marcador da nossa Liga ...
"Partida de Seferovic vale 11,5 milhões de euros ao Benfica..."
Pois é, Paulo Oliveira, Seferovic 11,5 milhões, bom negócio, SO 16,5 milhões, negócio muito fraco, porque só contam 3, prá CS. Com estes critérios...slb e sporting amigos, tudo cor de rosa, Porto inimigo, tudo negro...deviam ser tratados à "paulada" pelas estruturas do FCP...o que nem iria fazer com que nada piorasse, da parte deles, já somos tão mal tratados que é impossivel sermos + mal tratados ainda...mas não, são tratados com toda a lisura, são autênticas viboras peçonhentas mas são tratados com carícias em vez de à paulada, como seria correcto e normal.
EliminarNo seguimento do que o Vila Pouca referiu no facebook/twitter também eu discordo totalmente do artigo do JM Ribeiro n'O Jogo. O FCP assumir o castigo não ia mudar rigorosamente nada. Só nos ia era prejudicar gravemente que teríamos disputar um clássico caseiro fora do nosso estádio. No final de contas se o FCP voltar a vencer vai continuar a ser odiado e todos os outros clubes vão continuar a recorrer para o TAD. É o ciclo das coisas. Não quero nunca que seja o meu clube a assumir o papel de mártir da nação. Nem pensar. Muito menos quando já vimos exemplos bem piores noutras latitudes. Isso seria o fim da picada e os adeptos e sócios nunca iam aceitar uma decisão dessas por parte do clube. Vergonhoso será se, no fim de contas, o FCP tiver mesmo de cumprir a interdição quando o SLB já tem um monte de interdições revertidas ou em suspenso pelo TAD por atos bem mais graves para a segurança dos intervenientes.
ResponderEliminarEu ainda gostava de saber é como é que um jogador que cuspiu nos supostos culpados dos incidentes (os coletes azuis) e fez manguitos para a bancada e se portou como um incendiário é absolvido deste processo. Por mais que me esforce não consigo entender. Mas se calhar não é mesmo para entender. Já sabíamos ao que íamos quando foi anunciado o nome da justiceira mor para a presidência do CD. Espero que o clube recorra a todas as instâncias possíveis e não baixe os braços perante esta situação.
PO, calma que isso não está esquecido. Só vou esperar pela confirmação dos turcos, eles põem sempre tudo em pratos limpos e pelo artigo do Guerra. Está guardado o que ele escreveu sobre a saída do SO.
ResponderEliminarPN, como se não fossemos pioneiros e vítimas de jogadores castigados porque lesionaram adversários; porque "simularam penáltis"; dos processos sumaríssimos; agora íamos ser pioneiros a dar a outra face.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarESTA PRAGA JÀ VEM DE LONGE.
Temos que ser sempre a cobaia mesmo em democracia, as moscas varejas que pousam na trampa, serão sempre as mesmas descendentes dos moscardos dos outros tempos. Isto é uma praga que não vai ser fácil combater.
Agora precisamos, não é dar a outra face, e dar-lhes o murro no estomago como eles sempre nos fizeram! mas o homem do trombone que lhes soprava aos ouvidos, hoje já não tem força nem folgo para gaita de beiço.
DVP, se esperar um pouco ainda vai poder juntar o negócio do Pizzi
ResponderEliminarBoa tarde Sr.Vila e amigos Portistas:
ResponderEliminarretirado do site d`ojogo
"O FC Porto garantiu a contratação de Gabriel Veron, jovem avançado do Palmeiras, treinado por Abel Ferreira, de apenas 19 anos. A informação foi avançada pelo jornalista Pedro Sepúlveda e confirmada por O JOGO. O negócio ficou fechado por 10,25 milhões de euros por 100 por cento dos direitos económicos do jogador"
Veremos se confirma o potencial que se adivinha.
Se não houver mais saídas falta um 8 e por mim tá fechado.
Abraço.Viva o Futebol Clube do Porto
Verón fechado por 10 M€, os 100% do passe (excluidas as comissões do Bertolucci), suspeitei que a coisa fosse até aos 15 M€.
ResponderEliminarÀ partida, o sector ofensivo do FC Porto, estará fechado.
Extremos 4: Pepê, Galeno, Gonçalo, e o Verón, 4 destros, e todos "tombam" para a esquerda.
(Já o Gastão tem tara por canhotos: Trincão, Nuno Santos, Edwards, Fatawu, e o Paulinho, 5 canhotos).
Pontas 4: Taremi, Evanilson, Martinez e Loader.
Rumor James? E o salário proibitivo? Se fosse possivel ... Uribe/Otávio (com o baixinho a fazer de Vitinha), o James na meia direita, o Pepê na esquerda, Taremi/Evanilson, sem dúvida, este era um sexteto de grande qualidade.
Veron segundo abola esta fechado,,,
ResponderEliminarÀ partida está fechado e Gabriel Veron será jogador do FC Porto. Conheço pouco, mas do que li é uma das grandes promessas do Brasil (foi o jogador do torneio no Mundial sub-17, deve significar algo). Teve um problema extra campo há pouco tempo mas o Abel não teve problemas em reintegrar o jogador sendo que resolveu o jogo que a equipa brasileira fez há 2 dias. Com 19 anos e bastante potencial tem tudo para brilhar no FCP se assim quiser. Veremos o que irá dar este jogador. 10 milhões de euros é um valor considerável e por isso espero que consiga rentabilizar o investimento. Falta um reforço para o meio campo, um jogador box to box que consiga ocupar a vaga do Vitinha.
ResponderEliminarE falta na minha opinião de bitaiteiro, um lateral-direito, uma alternativa ao João Mário que não seja uma adaptação. Manafá ainda vai demorar e veremos como regressa.
ResponderEliminarO empréstimo do Yan Couto com uma opção de compra dentro do razoável (e a pagar no próximo exercicio), o nº8 André Almeida, finalmente, um canhoto criativo que jogue por dentro (temos poucos canhotos criativos), que não é um jogador de linha, mas enquadra-se dentro do perfil do Fábio Vieira, do Lincoln, ou do James.
ResponderEliminarNa minha opinião, faltam 3 jogadores, lateral direito, médio box to box, e o tal médio criativo que jogue por dentro, ou seja, o homem das assistências, e o plantel ficaria fechado!
Só uma nota, o Transfermarkt faz uma avaliação do Verón de 12 M€, como o TM é um mero indicador, e habitualmente esses valores de referência são largamente superados quando o jogador é transferido, e neste caso, estamos a falar de um jovem com 19 anos. Nessa perspetiva é um bom negócio, caso o jogador possa explodir no FCP, trabalhou 2 anos com um treinador português, este factor é um "pormaior" para o processo de adaptação.
ResponderEliminarOutra nota, há um ano, o Verón valia 25 M€, isto indicia um potencial brutal, mas por outro lado, questiono, porque razão desvalorizou 100%?
Acho que o DD alternativo enquanto não voltar o Manafa vai ser o Pepê e o Bruno Costa como foi no ano passado. Se não sair ninguém acredito que faltará apenas um jogador tipo Fábio ou tipo Vitinha. Otávio fará de um ou de outro consoante o jogador contratado.
ResponderEliminarTal como já disse antes, estou a gostar das poucas mas criteriosas contratações. Este jogador tal como o David Carmo tem boa pinta, 10 milhões, 19 anos. Vamos ver se percebe que vem para um clube exigente em termos de profissionalismo.
Compreendo a tentação James mas não me parece aquele profissional exemplar tipo Pepe ou Moutinho. Se viesse com a cabeça no sítio seria sempre um grande reforço desportivo mas será sempre um mau reforço financeiro e neste caso de risco. Não joga a alto nivel há dois anos.
PO, estou contigo nessa do Yan Couto. Tem algumas lacunas defensivas, mas para a frente é craque.
ResponderEliminarVila Pouca, sabes que eu vejo muito a Liga portuguesa, e dentro dos laterais direitos dos não Grandes, o Couto, foi aquele que mais gostei, porque tem perfil para jogar no FC Porto, é mm jogador de Grande, ofensivamente é brasileiro, defensivamente, é verdade tem lacunas, e o Braga jogava com 3 centrais. O City contratou-o há dois anos ao Coritiba por 6 M€, isto quando o Couto tinha apenas 18 anos, entretanto esteve dois anos emprestado no Girona, e em Braga. Um empréstimo com opção de compra nos 5/6 M€, não parece mau negócio.
ResponderEliminarO Carvalhal tinha dois bons laterais direitos, mas distintos, o Couto mais técnico, mais refinado, já o também brasileiro Fabiano (formado no Braga), defende melhor (chegou a jogar a central) e tem mta velocidade, o Carvalhal consoante os jogos, escolhia entre o Couto e o Fabiano. E em Barcelos, o Braga ainda tinha um miudo mt interessante, forte em ambos os processos, mt sólido, o Zé Carlos que o Braga foi buscar ao Leça, e agora emprestou ao Ibiza (nem sabia que se jogava futebol em Ibiza, vai ser uma desgraça para o Zé Carlos...).
Mário, vamos amarrar o Pepê cá atras? Ouvi a opinião no canal 11, do Tiago Nunes ex treinador do Pepê no Grémio, e subscrevo, "Pepê na lateral, perde-se o melhor do Pepê". Já não chegou o Corona? E com o Corona, perdiamos o melhor do Corona no último terço, e ganhavamos um mau lateral direito. Quanto ao Bruno Costa, não deixa de ser um "remendo", e também não me convenceu como lateral, longe disso. Nós vamos Champions, não nos podemos esquecer!
Mais dois ou tres reforcos "bife" e ficamos com um plantel competitivo,,, , o veron ainda não é "bife" mas tem potencial para isso,,,do pouco que vi no "youturbe" (como diz o PO) gostei,,, a ver vamos o que o futuro reserva ao veron é ao fcporto,
ResponderEliminarBrasil Campeão do Mundo sub 17, em 2019, portanto há 3 anos, curiosidade, esse Brasil jogou essa Final com o Yan Couto, Verón, Peglow, e o Kaio Jorge que está na Juventus (filho do ponta Jorge Ramos que jogou no D. Chaves). Isto é mesmo tão pequenino...
ResponderEliminarhttps://www.zerozero.pt/jogo.php?id=6970530
Custa-me a acreditar que o Veron venha por "apenas" por 10M por 100% do passe. Esperemos por mais informação. Parece-me uma excelente aquisição, não para substituir o FC mas sim para substituir o Diaz jogando pela esquerda. Para substituir o FC temos o Gonçalo Borges. Por outro lado, prefiro ver o Pepe na direita do que na esquerda.
ResponderEliminarQuanto a James, creio que seria uma má aposta. Jogador dispendioso e já sem ambição de jogar por títulos. É neste momento um individuo cheio de vicios.
Não saindo mais ninguem, creio que a prioridade é um 8. É uma pena não termos contratado o Enzo Fernandez.
Saudações portistas
Underkovaz
Quando digo que acho que vão ser as alternativas, não é que eu goste. Acho que é o que vai acontecer. Se fosse prioritário um DD, acredito que já cá estivesse.
ResponderEliminarTambém gosto do Couto mas é muito parecido com o João Mário. A contratar uma alternativa, parece-me que devia ser um jogador diferente. E 5/6 milhões, estou a achar curto.
"Se fosse prioritário um DD, acredito que já cá estivesse."
ResponderEliminarÓ Mário, o nº8 é prioritário, e ainda está em "trânsito", e já nem falo no criativo para jogar no meio campo, uma versão homem das assistências como era o Fábio Vieira. E o Mário afirma que se o lateral fosse prioritário, já cá estava? Essa não entendi, é que infelizmente, não tem sido essa prática do FC Porto nos últimos 4/5 anos, aliás, é só observar os jogadores que foram contratados, já com o campeonato em andamento e 3/4 jornadas decorridas, aí vai: Jorge, Bazoer, Militão, Sarr, Nanu, Grujic, F. Anderson, Martinez e o Wendell.
O Couto é mt parecido com o João Mário? Não me parece, o Couto tem coisas de Dani Alves, já o João Mário a sua principal carateristisca é a velocidade. O primeiro sempre foi lateral, o segundo foi adaptado à lateral praticamente na temporada passada. Outra nota, o João Mário é mt propenso a lesões, alternativas? O Rodrigo parece não contar, baixar Pepê? Ou "remendar" com o Bruno? Isto num ciclo em que vamos disputar 6 jogos na Champions, em cerca de 8 semanas.
Boas,
ResponderEliminarPO, porquê a desvalorização de 25m para 10m, do Veron?
Se o Veron é assim tão bom, porquê só 10m? O que nos está a escapar?
Abraço.
Não acredito que o FCP vá gastar muito dinheiro numa alternativa a João Mário, isto se gastar. Estou a ver as sobras a serem gastas num jogador de meio campo.
ResponderEliminarRefiro-me a um jogador mais físico/alto como o SC gosta.
3asifa, onde viste que eram 25 e passaram a 10? Estás a insinuar o quê, exactamente? Deixa-te de conversa da treta, estou a ficar farto das tuas tangas até aos cabelos.
ResponderEliminarEsta saída tem muito para ser explicado, desde os administradores da SAD até ao treinador.
ResponderEliminarO Francisco destacou-se, subiu por mérito próprio e nunca foi acautelada a sua situação contratual com o Clube. Talvez por isso mesmo, por ser filho do treinador e por acharem que enquanto o pai cá tivesse o filho iria sempre manter-se por cá.
Quanto ao Sérgio Conceição, pai, acho que é uma situação ingrata. Primeiro porque o filho foi quem quis sair e deve ter comunicado isso ao pai, e o Sérgio como pai fica numa situação muito ingrata. Isto é o claro exemplo que não se deve misturar as relações familiares com as profissionais.
Quanto ao Sérgio Conceição, treinador, não há nada que se deva falar. Tem sido um autêntico defensor dos interesses do Clube e que desta vez esbarraram na sua relação familiar que por estes dias não deve ser nada fácil em termos de ambiente.
A SAD mais uma vez apanhada a dormir e desta vez foi uma bela soneca que lhes deu. Como é possível não ter renovado logo com um jovem com o talento do Francisco?! Só demonstra que a SAD está arcaica e que outros interesses os movem.
Quanto ao Pinto da Costa, coloco a margem deste negócio. Deve ter sido apanhado de surpresa, embora a questão da renovação do contrato também o deixa em causa. Só o coloco a margem porque há muito tempo que a SAD faz o que quer e que Pinto da Costa já não tem o mesmo peso para correr com quem ali anda a mamar. Que saudades do Chefinho, que noutros tempos os corria quando percebia que se andavam a servir do Clube.
3asifa, o Transfermarkt é um mero indicador, que nós adeptos, e jornalistas também, consultam (repito, mero indicador de mercado), por vezes parece o horoscopo da Maya, ou o price target dos analistas dos mercados bolsistas. Por vezes não entendo as avaliações do TM, porque são incoerentes.
ResponderEliminarQuer um exemplo?
Gonçalo Inácio, central canhoto, está avaliado no TM em 23 M€.
David Carmo, central canhoto, está avaliado nos 15 M€.
O Carmo tem grande lastro nas selecções jovens, o Inácio não tem... Eu treinador de bancada, escolhia sem pestanejar o Carmo, porque na minha opinião está muito acima do Inácio, mesmo em termos de maturidade!
Hoje o Verón está avaliado em 12 M€ no Transfermarkt, e há um ano estava avaliado em 25 M€, não sei porque razão o TM avaliou há um ano um puto de 18 anos nos 25 M€ (e a jogar no Brasil, provavelmente há um ano estava sobre-valorizado), e um ano depois, baixaram para os 12 M€, provavelmente o valor mais ajustado.
"Se o Veron é assim tão bom, porquê só 10m? O que nos está a escapar?"
3asifa, pergunte isso em São Paulo, isto porque há um grande "xinfrim" montado pelos adeptos do Palmeiras, revoltados pelo facto do Verón ter sido transferido por 10 M€. Esse facto o 3asifa já não questiona?
Foi o PO no seu post que se referiu aos 25m. Basta ir ao transfermarkt, dia 20 Fev 2020, atingiu 25m.
ResponderEliminarA pergunta é obvia, porquê desvalorizou!
Eh, pá, vamos continuar a arranjar bodes expiatórios e dizer, por exemplo, que nesta história do FC o senhor presidente não tem responsabilidades? Se delegou e quem tinha essa função não fez o que era preciso, só tem de tomar uma atitude, demitir os responsáveis. Mas como até já li que a responsabilidade era de Fernando Gomes, o administrador financeiro... Já nada me admira.
ResponderEliminar"Gabriel Veron ganha a Bola de Ouro como melhor jogador do Mundial Sub-17"
ResponderEliminar(Novembro de 2019).
3asifa, 3 meses depois, em fevereiro de 2020, o Transfermarkt avaliou o Verón nos 25 M€, está aqui a explicação para a minha dúvida, mas também para a sua dúvida, o GV tinha sido Bola de Ouro no Mundial sub-17.
Portanto, o Veron valorizou brutalmente, depois de ter sido eleito o melhor jogador do Mundial Sub-17 disputado em novembro de 2019. Posteriormente, porque tinha apenas 17/18 anos, e compreensivelmente não era um titular indiscutivel do Palmeiras, aí sim, a sua avaliação baixou, por exemplo, na última final da Libertadores, estava no banco, mas não foi utilizado, afinal tinha apenas 18 anos...
Já ficou esclarecido 3asifa? Ou ainda não?
Marchesin sai por empréstimo para o Almeria... .
ResponderEliminarDas valorizações que o Transfermarkt faz dos jogadores deve depender também do clube/liga onde o jogador está e os títulos que ganhou. Na comparação Carmo vs Inácio, o Inácio deve estar mais valorizado porque joga no SCP que foi campeão há pouco tempo e disputou a Champions. Quanto à valorização do Veron, era elevada pois tinha sido eleito o melhor jogador do Mundial sub-17 em 2019 e tinha feito 9 golos + 5 assistências em 2020 numa das melhores equipas do campeonato do Brasil (o Palmeiras) e que tinha acabado de vencer a Libertadores. Com 17 anos e ter este lastro todo não me choca nada já ter valido 25 milhões. Este tipo de jovens no Brasil é muito valorizado e todos diziam que este jogador ia ser vendido por valores semelhantes aos de Gabriel Jesus. Entretanto o jogador não fez tantos jogos em 2021 devido a algumas lesões e por isso deve ter desvalorizado no TM. De qualquer das maneiras não deixa de ser uma contratação muito interessante por parte do FCP. Este é daqueles jogadores que, se quiser, vai estar num Real Madrid ou Liverpool num futuro próximo. Vai fazer 20 anos este ano, convém não esquecer. Portanto tem todas as condições para singrar.
ResponderEliminarParece que o nosso clube está a arrumar a casa. Das últimas notícias:
- Tomás Esteves emprestado ao Pisa da Serie B italiana com opção de compra de 5,5M€ que se torna obrigatória em caso de subida. Neste caso em particular estou surpreendido pela evolução da carreira dele. Não acredito em nada do que muitos portistas dizem acerca do SC o ter tomado de ponta. De certeza que há algo que o impede de estar neste momento na equipa A. Não sei o que é, mas sei que o jogador tem potencial para dar e vender. Como todos sabemos, no futebol ter apenas potencial não chega e tenho mesmo pena que o Tomás não tenha singrado no FCP. Merecia uma equipa e uma liga melhor sem dúvida.
- Marchesín emprestado ao Almería com opção de compra de 1M€ que se torna obrigatória em caso de permanência na La Liga. Segundo o Pedro Sepúlveda que costuma ser bem informado nestas questões de mercado, o jogador forçou a saída e eu acredito pois estamos em ano de Mundial e o jogador quer jogar para ter uma (quiçá derradeira) oportunidade de estar no Mundial. Espero que seja feliz, defendeu sempre com grande segurança as nossas redes e foi uma contratação importante que o FCP fez na altura.
- Loum pelo que percebi não há nada confirmado mas o Reading, segundo info do mesmo jornalista, estará interessado em receber o jogador por empréstimo com opção de compra de 5 milhões. A meu ver não seria mau de todo visto que o jogador não conta, mas é uma deceção depois de termos gasto 7,7 milhões nele. De qualquer das maneiras é um excedentário e tem que se arranjar uma solução.
Marchesin com opção de compra de 1M! É preciso dizer mais alguma coisa? É assim que se defende os interesses do clube? Venha 2024 rapidamente.
ResponderEliminarVeron tudo indica, confirmado no FCP, Chico confirmado no Ajax. Aí se tivesse os mesmos feelings em relação ao Euromilhões...
ResponderEliminar"Das valorizações que o Transfermarkt faz dos jogadores deve depender também do clube/liga onde o jogador está e os títulos que ganhou. Na comparação Carmo vs Inácio, o Inácio deve estar mais valorizado porque joga no SCP que foi campeão há pouco tempo e disputou a Champions."
ResponderEliminarPedro Nuno, entendo o critério, mas convirá observar as respetivas atualizações do TM:
1 O Gonçalo Inácio em dezembro de 2021, valia 16 M€, o Sporting já tinha sido campeão em maio de 2021. Posteriormente, em meio ano, ou em maio de 2022, o Inácio passou a ter um valor de mercado de 23 M€, um acréscimo de 7 M€, mas porquê? Alguma chamada à Selecção A, jogou? O que fez o Sporting em 2022? Na Champions, foi humilhado pelo City... Nas Selecções jovens, o Inácio tem pouco, ou nenhum lastro.
2 O David Carmo em dezembro de 2021, valia 10 M€, estava lesionado, mas em 2021, ganhou a Taça de Portugal pelo Braga (lesionou-se na Meia final com o FCP). Em 2022, o Carmo regressou de lesão, e o TM atualizou o valor do Carmo, e passou aos 15 M€ (um acréscimo de 5 M€). Porém, na 2ª metade da temporada, em 2022, o Braga cresceu muito porque ficou mais sólido defensivamente (na 2ª volta, o Braga ganha em Alvalade, e ganha ao Benfica e FC Porto no Axa), o Carmo foi fundamental nesse crescimento do Braga. Na Liga Europa, com o Carmo, o Braga eliminou o surpreendente Sheriff, o Monaco, e ficou às portas da meia final da Liga Europa, caíram na Escócia no prolongamento, por culpa própria, o Braga terminou com 9, e mais um grande jogo do Carmo, fez um grande golo, isto é, na minha opinião, o Carmo pelo que fez em 2022, não foi devidamente valorizado. Como prémio foi chamado à Selecção A. Carmo tem grande lastro e internacionalizações nas selecções jovens.
Portanto, questiono o critério do TM na atualização de maio/22 feita aos dois jogadores, na minha opinião, o Carmo não foi valorizado pela importância que teve nesse período (campeonato e Liga Europa), em contraste, o Inácio foi sobre-valorizado (terá sido pelo jogo que fez com o City, ou com o Ajax, com duas goleadas e ambas em Alvalade?). Outra nota, já vimos o Carmo jogar ora com 3 centrais, ou numa defesa a 4, o Inácio jogou sempre com 3 centrais.
Finalmente, vou entrar no campo do "achismo", eu treinador de bancada, se tivesse de escolher entre um deles, não tinha dúvidas nenhumas, escolhia o DC, e a minha escolha não estava dependente do facto do Carmo ser jogador do FC Porto, porque já o afirmava aqui, ainda antes de ser jogador do FCP. Na última convocatória da Selecção A, para os jogos da Liga das Nações, o Carmo foi convocado, o Inácio foi excluido, o TM desvaloriza esse factor fundamental que são as Internacionalizações?
Soluap, vê se começas a ter calma, e não começas logo a matar sem saber se as coisas que vais lendo são verdadeiras.
ResponderEliminarMarchesín com opção de compra de 1 milhão, não acredito. Esse deve ser o valor do empréstimo. Portanto calmex...
Infelizmente é verdade.
ResponderEliminarSoluap
ResponderEliminaro que vai acontecer em 2024?
Esperemos que tudo mude com gente nova e sem medo de ir à luta. Que sirva e não se sirva do clube. Chega?
EliminarOLHA O NORTE.
ResponderEliminarCOMO Sto TOMÉ, VER PARA CRER.
O resto é tudo conversa de curioso e de jornalista papagaio.
Vila :
ResponderEliminar..."Se delegou e quem tinha essa função não fez o que era preciso, só tem de tomar uma atitude, demitir os responsáveis." ...
De facto , quem delega não aliena responsabilidades !
Soluap :
ResponderEliminar..."Infelizmente é verdade." ...
Felizmente é mentira ! ...
Desculpe...Infelizmente é verdade
EliminarQuanto ao Marchesín vamos ter de aguardar pela confirmação. Ontem falava-se que o GR tinha renovado 1 ano e tinha sido emprestado com cláusula de compra de 1 milhão caso o Almería garantisse a permanência. Hoje O Jogo fala que afinal o FCP recebe já 1 milhão e ele não renovou. É um valor muito baixo para um GR da qualidade dele, mas acredito que ele tenha forçado a saída. Já há muito se falava que podia sair. Inclusivamente em Janeiro creio que ele teve a possibilidade de sair.
ResponderEliminarSinceramente, já não percebo nada. Forçou a saída? Mas Pedro, já viste se agora qualquer jogador que não é titular forçasse a saída?
ResponderEliminarLamentavelmente, só saberemos os contornos deste negócio Marchesín, ou pelo Almeria ou no R&C. Idem para o do Francisco.
Eu acredito que ele tenha forçado a saída no sentido de sensibilizar quer o treinador quer a direção de que, sendo ano de Mundial e sendo ele suplente, lhe darem a oportunidade de sair e ser titular noutra equipa para ter uma derradeira oportunidade de representar a Argentina numa grande competição. Tendo ele apenas mais 1 ano de contrato e com Diogo Costa a assegurar a baliza, acredito que a SAD também estivesse aberta a negociar o jogador. Mas isto sou a especular. É apenas a minha opinião. Infelizmente agora os jogadores saem e nós não sabemos em que moldes. O clube limita-se a uma despedida nas redes sociais com os habituais chavões.
ResponderEliminarOLHA O NORTE.
ResponderEliminarO SR PRESIDENTE, SÒ DIZ O QUE LHE INTERESSA:
O sr presidente sempre com a mesma conversa da treta, mas quando lhe preguntaram sobre o assunto Fernando Madureira Sérgio Conceição ficou mudo, calado não ouviu nada! é assim a maneira de estar do sr presidente.
Rui Moreira se estivesse calado não se perdia nada, todos sabemos que ele votava PC, mas como a campanha eleitoral já começou para o próximo mandato, este sr colou mais um cartaz de campanha do sr PC.
Se o sr presidente se recandidatar, na minha opinião é uma vergonha, que uma pessoa com 86 anos esteja na cadeira de $onho como a Lapa no rochedo. A única coisa que peço se isso acontecer, é que ele perca para o AVB ou outro que também tenha a coragem de lhe fazer frente.
Há muita hipocrisia no nosso Clube e muito interesse, que fique tudo na mesma por amor ao FCP e à cadeira de $$$$onho.
A saída do Merchesín nestas condições é praticamente uma saída a custo zero. E se formos ao mercado contratar outro guarda-redes, então nem se fala... Agora apresentamos as saídas com base nos salários que poupamos?
ResponderEliminarEra de renovar e emprestar esta época. Até porque para o ano a sad com a habitual necessidade vai vender o Diego Costa.
ResponderEliminarVila Pouca, leste hoje o Manteigas no "cortar a direito"?
ResponderEliminarInqualificável, o especialista da Bola em direito desportivo (formado na BTV), rasgou hoje o FC Porto de alto e a baixo, e o tema era, a interdição do Dragão, mas ainda teve tempo para recordar a Supertaça de 1992 apitada pelo Pratas... Este benfiquista encardido, de bandeira e cachecol, não saberá quantos jogos de interdição tem a Luz na "gaveta"? Quando o "diabo de Gaia" na Luz, decorria um Benfica FC Porto, invadiu o relvado, e deu um "cachaço" no árbitro auxiliar José Ramalho, quantos jogos esteve a Luz interdita? ...
Como se isto tudo não chegasse, este artista surge habitualmente na CNN às 20 horas, na pele de comentador desportivo "independente" ...
Vou-me repetir, temos de ganhar, porque o que verdadeiramente FODE esta comandita, são mesmo os títulos do FC Porto, desculpem o meu francês!
Este mercado esta a ser uma vergonha das grandes...
ResponderEliminarOs negocios Fabio Vieira e Vitinha até posso compreender... Mas os outros ???
Marchesin Chico é demais....
Na minha opinião, o plantel do FC Porto, está à distância de duas contratações para ser fechado, isto é, falta contratar os dois médios, o nº8 (julgo ser o André Almeida do VSC, virá talvez em meados, finais de agosto, devido às pré-eliminatórias na Europa), e o médio criativo, provavelmente será o argentino Zaracho, vi ontem o Cuiabá (do filho do Toni), A. Mineiro, e vi esse argentino bom de bola, um baixinho geniquento, irrequieto e agressivo, que ora anda pela meia direita, pela meia esquerda, ou anda pelo meio, morfológicamente mt parecido com o Otávio, dito de outra forma, se o Otávio tivesse saído do FCP, diria que o Zaracho seria o seu natural substituto, isto para melhor definir este médio argentino.
ResponderEliminarVejamos as saídas confirmadas que terminaram a temporada em maio, e as entradas confirmadas, assim como os dois médios por fechar:
Marchesin / Cláudio ou Meixedo (há mm necessidade de contratar um G Redes?).
Mbemba /David Carmo.
Ruben Semedo/Marcelo.
Vitinha/André Almeida ?
Fábio Vieira/Zaracho ?
Francisco/Veron.
O Vitinha, o Fábio, e o Francisco, geraram 80 M€ de encaixe, já as entradas do David Carmo e do Veron, implicaram um investimento de 30 M€, se forem confirmadas as entradas dos dois médios (André e Zaracho), o FC Porto irá investir entre os 50/55 M€.
P.S Volto à baliza, quando o Baía tinha 21/22 anos (a idade do Diogo), e era titularissimo na baliza do FC Porto, os seus suplentes eram o falecido Vítor Nóvoa, e o Cândido Rego... Recordo que o Cláudio é Internacional A, dá totais garantias, e na minha opinião, não há necessidade de ir ao mercado, juntando o Meixedo que já trabalha há 3 anos com o principal plantel, e praticamente não lhe deram baliza durante esses 3 anos ao FM (isso sim é mt questionável). Habitualmente temos 4 guarda-redes na A, para quê? Isto quando há equipa B...
P.S.1 Baliza não, mas lateral direita sim, Yan Couto emprestado com uma opção de compra dentro do razoável, e fechava o plantel, é a minha opinião!
Acho que não tinha muito sentido irmos ao mercado buscar outro GR na minha opinião. Senão tínhamos ficado com aquele rapaz paraguaio dos sub-19 que foi chamado à seleção principal cuja opção de compra de 2,5M€ não exercemos. Penso que há outras posições prioritárias como, por exemplo, um médio box to box para ocupar a vaga do Vitinha. É esperar para ver o que o clube irá fazer.
ResponderEliminarEu já não digo nada. Quando a bola rolar, todos se esquecerão. Em 2024 logo se vê. Não, não é logo se vê.
ResponderEliminarOs sinais são evidentes, PC recandidatar se a. Quem pensa que ele vai sair, que pense sentado.
PO, não li o manteigas, agora só se me enviarem é que leio. Mas imagino o que ele diz... Faz um dos teus serviços públicos e deixa em comentário.
ResponderEliminar"Cumpram sanção. Fuga de José Pratas em 1992 é brincadeira em relação ao que se passou no Dragão no clássico..."
ResponderEliminarVila Pouca, isto chega?
Ó 3asifa, isso já cansa, daqui a nada está a desejar a morte do presidente, como alguns benfiquistas bem intencionados. Porra, o que é demais é moléstia!
ResponderEliminarPO, isso é o que está no site. Queria o artigo completo.
ResponderEliminarLi em papel no café antes do almoço, durante a pandemia sacava todos os jornais diários, agora não consigo.
ResponderEliminarO Manteigas pede sanções pesadas para o Dragão, e depois foi buscar o jogo da Supertaça de 1992, e afirma que comparativamente é uma brincadeira. Também foi buscar as justificações do Pratas uns anos depois daquele jogo, enfim, uma vergonha. "Olha para o que eu digo, mas não olhes para o que eu faço...", curiosamente, em termos disciplinares, o Benfica segue na liderança, e bem isolado. Por exemplo, foi buscar um jogo da Supertaça com 30 anos, mas já se esqueceu o que o Luisão fez na Alemanha a um árbitro, nem há 10 anos? Nada tem a dizer sobre o Diabo e Gaia, e da "interdição" da Luz nesse clássico? Propaganda pura e dura!
Um colunista adepto, como foram o Pedro Marques Lopes, ou o MST, o "papa-hóstias", ou o Dias Ferreira, eu tolero-os porque estão ali na qualidade de adeptos, agora este artista tem uma pequena coluna sobre direito desportivo, e constantemente cospe ódio ao FC Porto, como é que lhe é permitido? Ganhar protagonismo à custa do FC Porto? Marcar pontos na Luz?
Este artista, duas ou três vezes por semana, surge na CNN a fazer comentario desportivo (sendo advogado) como "independente"? O FC Porto não questiona o Nuno Santos da direção de informação da TVI e da CNN? É que o artista na CNN faz a mesmissima coisa do que faz na Bola (com todo o Pais a ver/ouvir), ora acolitado pelo "estrutural e estrurante", ou pela "foca amestrada", o FC Porto neste momento é o saco de boxe dos propagandistas todos, uns exageram, como é o caso desse Manteigas!
PS Relativamente às sanções no Dragão, ninguém viu o Matheus Reis a cuspir, ou a fazer "manguitos" para o público? Ninguém viu que o rastilho daquele sururu foi o guarda redes do Sporting que provocou o Pepe, e o público atras da baliza? O Conselho de Disciplina viu o Sporting/Roma desta semana? Viu o Peñarol de Portugal? E com estes antecedentes todos, é para validar "onde vai um, vão todos...", como determina o Gastão, e com xutos&pontapés? Quando o Sporting perde ou empata em Portugal, há sempre sururus? Isto não é normal. Não, não estou a desculpabilizar o que se passou no Dragão, não gostei do que vi!
Eu enquanto olheiro de bancada ia buscar o facundo farias e o agustin almendra,,,,investimento total de 16 milhoes,,, ,pelo que vi no youturbe parece me que têm bastante potencial
ResponderEliminarO que mais me preocupa é apatia nas contratações
ResponderEliminarÉ urgente a contratação de um médio para jogar a titular de forma imediata isso implica um período de adaptação estamos a 1 semana do início de época. Faz me Lembrar a epoca q veio uribe e marche e depois foi o q foi.
Sem esquecer q o David carmo não joga os 2 primeiros jogos da epoca.
Falta mais um extremo e por sinal um canhoto.
Acredito q o SC queira
ZARACHO faria a diferença
FACUNDO FARIA faria na minha opinião 3 posições extrsmo esquerdo e direita e atrás do ponta
Paulo, eu acho que o substituto do Francisco é mesmo o Gonçalo Borges. Pouco tempo de jogo mas servem de agitadores.
ResponderEliminarO Verón vem com outras ambições. Se não se entreter demasiado fora do campo, vai ser titular com Pepê. Um de cada lado. Estou curioso para saber a cláusula. Acredito que vai ser o primeiro jogador do FCP a chegar aos três dígitos.
O substituto do duo Vitinha/Fábio é Otávio. Como não se multiplica, falta um.
Ao contrário do que esperava, em relação ao DD acredito que talvez fique o Rodrigo Conceição como terceira opção. Em caso de lesão do JM avança o Pepê.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarFalou o inteligente, o sabe tudo, para este escrivão os outros são todos burros e não têm direito à opinião.
Vai dar banho ao cão!...
Pinto da Costa recandidatar-se em 2024 seria a forma de conseguir sair pela porta pequena.
ResponderEliminarNão quero acreditar que tal cenário se coloque, mas a verdade é que começa a cheirar cada vez mais a recandidatura.
Se AVB for mm candidato, mesmo que haja JNPC ganha. Os sócios já não vão deixar passar a incompetência. Se até o José Rio conseguiu 30%.
Uma declaração do Presidente que me deixou de queixo caído é a de que academia está a avançar. MAS ONDE... UMA MAQUETE PARA PORMOS NO MUSEU... É ISSO!!!! OH SR PRESIDENTE A MENTIR
Nunca pensei pensar isto
Lamachã, as chegadas do Marchesin ou do Uribe, tem contextos mt distintos:
ResponderEliminar1 Iamos disputar pré-eliminatórias de acesso á Champions.
2 Em 2019, tinhamos perdido 5 titulares e meio (Casillas, Militão, Felipe, Herrera, Brahimi, e o Oliver 12º jogador). Da última temporada, perdemos o Mbemba e o Vitinha, tal como o 12º jogador, o Fábio.
A base do FC Porto, está cá toda, aliás, suspeito que as contratações vão aguardar até se assumirem como titulares, com o Sérgio é como na tropa, a antiguidade é um posto.
Onze base no curto-prazo: Diogo, João Mário, Pepe/Marcano/Zaidu; Uribe/Eustáquio, Otávio, Pepê, Taremi&Evanilson, mt provavelmente será este o onze que jogará com o Marítimo na 1ª jornada. Grujic/Uribe, fizeram 2/3 jogos na temporada passada, e a coisa não encaixou, aposto na dupla Uribe/Eustáquio!
Hoje vi o Mercado na SIC N, qual o meu espanto, para o Aguilar, esse verdadeiro fenómeno do Entroncamento, afirmou convictamente, o Zaracho é um nº8, ontem vi o A. Mineiro, e vi o argentino a jogar nas costas do ponta, mas também a desequilibrar nos corredores, jogou como um nº10, não é como um nº8, tem uma particularidade num 10, é agressivo, reage á perda, mas ontem não jogou como nº8, provavelmente poderá fazer essa posição, pela agressividade que imprime no seu jogo, mas repito, está mt mais próximo de ser um nº10, um desequilibrador. Um dos melhores golos do Zaracho, nasce de uma assistência do Hulk na direita, com o argentino a finalizar num movimento acrobático, mas na zona do ponta. Tem carateristicas próximas do Otávio, mesmo a sua morfologia, em termos posicionais pode fazer de Otávio, pelos registos que apresenta, tem mais golo, isto comparativamente ao Otávio!
"Falta mais um extremo e por sinal um canhoto."
ResponderEliminarÓ Lamachã, mais um extremo? Para quê? Para coleccionar? Pepê, Galeno, Veron, e o Gonçalo, não chegam? Terminaste a temporada passada com Pepê, Galeno e Francisco, apenas 3, e o Otávio que também caia nos corredores. Um canhoto precisamos, mas podia ser um médio canhoto, mas mais um extremo? discordo. Todavia, os 4 extremos que temos neste momento, são todos destros, e jogam preferencialmente na esquerda.
Também acho que o clube deve ser dirigido de dentro para fora, mas há coisas, pela sua importância, e por respeito que diz ter pelos sócios e adeptos, deviam merecer uma explicação, sem arrogância.
ResponderEliminarMas quando se é incapaz de descer de pedestal, só se admite viva o Rei, não admira algumas declarações.
PT só inventas lol.. ZARACHO é um 8 puro encaixava com uma luva no fc porto...
ResponderEliminarQuanto ao extremo tens a certeza q o Gonçalo fica!?? Pois eu não
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarSÓ FALA NAQUILO QUE LHE CONVÉM.!
È verdade sr presidente, de dentro para fora, e, sempre à sua maneira como manda as suas regras. Respeito pelos sócios e adeptos! só quando lhe convém e lhe dá jeito.
EQUIPA B, FCP 0 MONACO 2
Um futebol à Folha e um resultado para não fugir à regra.
Como estamos a construir uma equipa e a preparar a época. Vamos aguardar sr mister Folha.
Lamachã, olha aqui o "teu" nº 8 puro:
ResponderEliminarhttps://www.transfermarkt.pt/matias-zaracho/profil/spieler/480774
Posição principal: Médio ofensivo.
Posições secundárias: Extremo direito, ou extremo esquerdo.
Lamachã, ontem vi o Cuiabá 1 A Mineiro 1, e não o vi jogar a 8, mas ontem pouparam mt gente, por exemplo o Hulk, entre outros.
Mas por exemplo, no clássico com o Flamengo disputado este mês, o Atl Mineiro, jogou assim do meio campo para a frente: Jair/ Allan, Nacho Fernandez e Zaracho, Hulk, e Ademir, quem foi o 8 do A. Mineiro nesse jogo Lamachã? Foi o argentino Nacho, ou o Zaracho?
"Quanto ao extremo tens a certeza q o Gonçalo fica!?? Pois eu não"
ResponderEliminarNinguém tem certezas absolutas de nada, eu não fujo à regra, mas ó Lamachã, de uma coisa eu tenho a certeza, se o Gonçalo se chamasse Gonzalo Borgini, e se tivesse nascido em Mar del Plata, com uns bons "youturbes", provavelmente para alguns (como tu), já seria um verdadeiro craque.
O zaracho é muito caro,,,querem 20 milhoes por ele,,, ,
ResponderEliminarCaro Sr Dragão Vila Pouca, MUITO OBRIGADO por me (nos) presentear com esse artigo que escreveu aquando da saída do Francisco Conceição o ano passado. Só o senhor é que o saberia fazer. É sempre gratificante ler as suas crónicas pelo fato de serem concisas e factuais. Uma vez mais, muito obrigado! Bom fim de semana para si e para a família Portista. 02/09/2023
ResponderEliminarVila :
ResponderEliminar... "Para mim, portista de sempre e para sempre, ninguém está acima do F.C.Porto." ...
Está tudo dito !