Mesmo numa situação normal e não nesta situação dramática em que anda há vários anos a vender os anéis para salvar os dedos, o F.C.Porto que sempre foi um clube vendedor, não podia desperdiçar a oportunidade de transferir Vitinha por 40 milhões de euros. O futebol é momento, o momento surgiu, manter o jogador e esperar a evolução que se perspectiva para vender ainda melhor, seria correr riscos que a F.C.Porto - Futebol, SAD não se pode permitir nesta altura do campeonato - quantas vezes esperamos evolução e há estagnação? Surgiria outra oportunidade nos próximos anos?
Mas sobre a saída ficou claro que Vitinha não foi transferido pela cláusula, quando é assim quem suporta os encargos é o clube comprador e no caso é o F.C.Porto que vai pagar os encargos de intermediação 10%. Vitinha, para já, saiu por 36 milhões. Aguardemos também pelo R&C para conhecer os detalhes, saber, se não vem aí alguma surpresa desagradável, por exemplo, se era do F.C.Porto - Futebol, SAD a totalidade do passe ou de mais alguém, Jorge Mendes, familiares de Vitinha, como aconteceu com Fábio Silva...
Idem para o negócio de Fábio Vieira para o Arsenal. Para já, sabe-se que vão ser pagos 10% de intermediação a Jorge Mendes. Veremos na altura certa se será apenas esse o valor despendido.
Como vamos sair desta situação? Qual o plano, a estratégia? Vamos continuar a depender exclusivamente do trabalho notável de Sérgio Conceição e dos milagres muito bem pagos de Jorge Mendes? Para ter orçamentos equilibrados vamos continuar a ter de fazer cerca de oitenta milhões por ano de mais valias? O que está a ser feito para alterar esta situação?
PS - Desde Janeiro saíram do F.C.Porto, para além de Luis Díaz melhor jogador do F.C.Porto e do campeonato, Corona, Sérgio Oliveira, Mbemba, Fábio Vieira e Vitinha, uns mais do que outros - o mexicano já não queria nada com isto...- mas tudo jogadores importantes no plantel e na equipa.
Veremos quem entra... Porque se é um facto que tão importante como quem sai é quem entra, mesmo quando se contrata qualidade há sempre um período de adaptação ao país, à cidade, à equipa, aos métodos de trabalho, etc. Mais uma vez Sérgio Conceição vai ter de fazer das tripas coração.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarNEGÓCIOS MAL CONTADOS.
Sendo assim e assim sendo, são os negócios possíveis, os negócios do entalado do aproveitamento, de quem está com a corda na garganta. Tudo isto somado, ficam uns trocos na Instituição que tem a mercadoria, só espero que não haja trocos para mais alguém.
No meio de toda esta desgraça fomos campeões, fruto do trabalho de milagreiros que fazem das tripas coração, omelete sem ovos, esses são os verdadeiros campeões os esforçados, os outros, os maiores, vão polindo as unhas no casaco com discursos bonitos, mas que já não convencem ninguém.
Uma agradável surpresa hoje no olival, para mim o jogador mais parecido com o vitinha. VASQUINHO!
ResponderEliminarBom dia Sr Vila e amigos portistas,
ResponderEliminarO que mais se aproxima do Vitinha será o João Moutinho...mas nesta altura do campeonato sinceramente já não me acredito que venha.
Gostava que o Romário Baró(parece que foi chamando)demonstre todo o futebol que tem e pode dar á equipa.
Abraço
Vitinha era para mim o único jogador sem substituto dentro do plantel e sem opção dentro do campeonato português.
ResponderEliminarAs melhorias que todos, unanimemente, vimos na equipa são da sua responsabilidade. Veremos o que vem por aí. Sérgio Oliveira está com cabeça para ficar? E o ordenado?
É que os ordenados são também o problema. É por eles que temos os orçamentos que temos e isso obriga sempre a fazer vendas a bom valor (cerca de 100 milhões) e boa Champions.
Leram bem o que escrevi? Temos que vender os melhores e ainda assim somos obrigados a entrar na Champions e a seguir para os oitavos.
É insustentável e um modelo sem pés nem cabeça. Com o passivo sempre a aumentar. Ainda me lembro de me vangloriar por termos o passivo mais baixo, o que aconteceu!?
Os sinais de que caminhámos para um fim (quase) sem retorno estão todos aí. Passivo sempre a aumentar, todos os anos saiem os melhores jogadores, ano após ano a equipa perde qualidade individual, jogadores titulares saiem a custo zero todos os anos, quando não saiem a custo zero são vendidos abaixo do seu real valor por fragilidade negocial, jovens da formação saiem também para os rivais que ou têm petróleo ou então nós estamos a pagar ao nível de um Paços de Ferreira ou então os rivais sabem negociar melhor que nós. Sejam quais forem as opções a responsabilidade é do "governo" que lá está anos a fio.
PS: a academia, perante isto, é objetivo praticamente impossível.
Vila :
ResponderEliminar..."Parabéns a todos, mas em particular a um Homem a quem o hóquei do FCP deve muito: Ilídio Pinto." ...
Tive o prazer de estar com ele , em 1975 , num hotel de Lisboa ,
para acertarmos a ida do meu cunhado Carlos Chalupa para o FCPorto .
Guardo , desde então , uma excelente recordação do Sr Ilídio Pinto .
(facto que , mais tarde , confidenciei ao nosso Presidente ).
O Sr. Ilídio Pinto foi um Portista de alma e coração !
Bom, quando ainda faltam dois meses para encerrar o mercado, e há enormes incertezas quantos aos planteis finais (quanto a saídas e entradas), e quando o mercado ainda é uma criança, será interessante observar os investimentos já feitos pelos 3 Grandes, a fonte é o Transfermarkt.
ResponderEliminarInvestimentos em reforços ou aquisições dos 3 Grandes à data de hoje, isto para esta temporada 2022/23:
FC Porto (13 M€, valores TM):
Grujic 9 M€, Eustáquio 3,5 M€, e João Marcelo 0,5 M€.
Prevejo que o FC Porto ainda irá contratar cerca de 5/6 jogadores: 2 centrais, 2 médios (distintos, um nº8, outro médio mais criativo), um extremo, e um ponta (Martinez no mercado). Também prevejo que mt brevemente serão oficiais as contratações do João Vítor (10 M€), e do André Almeida do VSC (cerca de 5 M€). David Carmo? Estou como o tolo no meio da ponte, porquê? Desportivamente é TOP, porém, investir entre 15/20 M€ num central (com partilha de parte do passe), quando andamos com as calças na mão, isto não faz sentido. Nestas 5/6 contratações, o FC Porto poderá investir entre os 45/50 M€, e ainda temos de somar os 13 M€ do Grujic, Eustáquio e o Marcelo, isto é, poderemos superar os 60 M€. Apesar destes dois bons encaixes, Vitinha e Fábio, o FCP ainda irá vender (provavelmente Sérgio O., Martinez, Loum ou Bruno Costa, estes 4 podem gerar uns 25/30 M€), mt provavelmente uma "truta", ainda irá gerar um encaixe GORDO, Diogo Costa, porque há Marchesin? Sublinho, este é um mero exercicio especulativo!
Sporting (28 M€, valores TM)
Vinagre 10 M€ (50% dos direitos económicos).
Porro 8,5 M€.
St Juste 9,5 M€.
Ainda não consta no TM os cerca de 4 M€ de Morita, tal como os custos do ganês Fatawu, e do guarda redes Franco Israel. Sporting que ainda irá ao mercado, precisa de mais um médio (se o Matheus Nunes for transferido), aposto no Al Musrati (nova dupla no meio: nº 6 Musrati e nº 8 Ugarte), o empréstimo com opção de compra obrigatória do Trincão (20 M€), ainda vai ao mercado contratar um extremo, e um "Slimani".
Benfica (38,3 M€, valores TM):
Neres 15,3 M€.
Enzo 10 M€ (Já faço uma ressalva em baixo).
Bah 8 M€.
Musa 5 M€.
Ristic "custo zero".
Curioso, o Transfermarkt avalia o passe do Enzo Fernandez em 15 M€, e o Benfica contratou-o por 10 M€? Mais uma "engenharia financeira", isto quando "meio Mundo" cobiçava o argentino? Naturalmente, o Enzo Fernández vai custar 18 M€ por 75% dos seus direitos económicos, ou seja saíram 10 M€ ontem 30 de junho, e irão sair mais 8 M€ a partir de hoje. Isto é, o Benfica em 5 jogadores já investiu 56 M€. Agora juntem o Horta (prevejo 15 M€, mais os passes do Gil e do Diogo), depois, o alemão pediu um guarda redes que jogue bem com os pés, um central com velocidade, um lateral esquerdo, um médio (não contratam o Sangaré por menos de 30 M€), e ainda um extremo, isto é, o Benfica facilmente irá superar os 100 M€ de investimento em reforços, novo
All-in...
Finalmente, o Sp Braga, prevejo que o Braga vai dividir o bem, ou os bons (os seus ativos) pelas aldeias, ou pelos 3 da vida airada: David Carmo FC Porto, Al Musrati Sporting, e Horta Benfica, e irá gerar um encaixe bruto a rondar os 45 M€, mais 3/4 jogadores no pack negocial, e ainda lhe chamam "trolha"?! Outra nota curiosa, os negócios FC Porto/Braga, habitualmente são celeres (sem novelas), exemplos, Loum ou Galeno. Já os negócios Braga com Benfica ou Sporting, duram, e duram, exemplos, Battaglia, Rafa, Paulinho, e esta novela Horta já tem uns dois mesitos, denominador comum, negócios mais celeres (FCP), ou com longas novelas (SLB ou SCP), o Braga saí sempre por cima, e faz extraordinários negócios!
Pelas palavras do trolha não me parece que ele aceite os 15 milhões e os 2 jogadores do Benfica , ele quer a pasta toda pelo Ricardo Horta (20 milhões) .
EliminarO trolha até "picou" os lampiões , e ao nosso clube realçou a seriedade como temos tratado nas negociações para tentar contratar o David Carmo .
António Salvador há momentos sobre os rumores de transferências do Braga: "Há muitas formas de se fazer abordagens. Uns fazem abordagens através de terceiros e da Comunicação Social e outros fazem-nas de uma forma institucional, de uma forma correta e com lisura. E nesse caso, sim, poderemos conversar e analisar." Deixem-me rir! Então Salvador? Chateaste-te com os teus amigos de lá de baixo? O jornal A Bola já avisou, vai ser uma questão de tempo até teres que prestar vassalagem ao SLB e vender o teu melhor jogador ao preço da uva mijona.
ResponderEliminarCaro DVP e Amigos:
ResponderEliminarAs vendas realizadas justificam-se pelas dificuldades financeiras/económicas que o Clube atravessa e que serão uma constante. Não vejo a curto prazo outra forma de agir e jogadores rentáveis tendem a desaparecer. Sérgio Conceição, "milagreiro" tem evitado o colapso e capitais externos são inevitáveis. Oxalá esteja enganado!
Abraço.
Boas.
ResponderEliminarTenho para mim, que o clube já foi vendido. O clube não se safa sem um investidor, e não há investidor que vai por dinheiro do seu bolso, com a divida enorme que o clube tem (logo um risco enorme para quem por dinheiro no clube), e não mandar!
Meus amigos, isso se existir, só no céu!
Posto isso, é claro que uma sad, que dá como garantias jogadores, quando faz empréstimos a banca, isso significa que jogadores como Vitinha, já estavam vendidos a muito. É evidente, que o clube o queria vender!
Isto de andar a fazer contas, entre vendas e compras, não perco tempo com isso. De que serve? É uma gota no oceano. Como há aqui pessoas que já perceberam, a única certeza é que a divida sobe sempre.
Seja este ano ou o próximo, quem gosta do clube vai sofrer. Porque sabe que só estamos a adiar o inadiável.
Esta sad está velha, caduca, podre de rica. Têm algum incentivo para fazer diferente? Zero. Seguirão o mesmo modelo ate as ultimas, enquanto as pilhas do PC durarem. Estão todos pendurados no homem. Sabem que quando o homem acabar, o reinado deles também acabou.
Estão muito preocupados com isso? Claro que não! Podera, este ano serão mais uns milhões que lhes entrarão nos bolsos. Têm a desculpa perfeita, ganharam titulos e venderam jogadores.
Estão preocupados com o futuro do clube? Claro que não! Alguém com 80 anos está preocupado com o futuro? Sabe lá ele se amanhã está vivo! Uma sad de gente velha, só se preocupa com o dia de hoje!
Ao Sérgio, espera lhe, mais do mesmo. Já deve ter percebido, que no Porto, só terá isto. Uma coisa temos certeza, o melhor plantel que ele teve, é passado.
Resta saber em que nivel ficará, se dos maregas, manafas...
Sergio sabe que vai ter um plantel de menor qualidade.
Se ele ficar, continuará a ser o meu treinador. E desde já, antecipo, o óbvio, não critiquem o homem, se a qualidade do jogo baixar.
Critiquem, é quem lhe anda a tirar, sistematicamente, a qualidade que ele consegue de ano para ano.
Abraço.
Este alarmismo financeiro do FCP, merecia uma explicação do Presidente ou do diretor financeiro.
ResponderEliminarEspero que não seja verdade que o FCP necessite todos os anos de perto de 80 milhões de mais valias para além da entrada na champions.
Espero que o FCP não tenha que vender obrigatoriamente até ao final do mercado, até porque o exercício só acaba em junho de 2023.
Espero que agora só venda os jogadores por propostas verdadeiramente irrecusáveis ou para se libertar de jogadores não essenciais.
Espero que compre com perspetiva de gerar mais valias financeiras além de desportivas. O único jogador que acho admissível que venha sem esta perspetiva é o João Moutinho porque é um substituto direto do Vitinha, está em condições físicas e é um grande profissional. Além disso, previne uma eventual saída de última hora no meio campo, garantindo alguma estabilidade. Ah, convém não se esticar nas exigências financeiras.
Mesmo assim, já seriam três titulares sem perspetiva de gerarem mais valias. Uribe, Moutinho e Pepe. Estou a considerar que SO não vai ficar e acho que vendido ou emprestado, é o que vai acontecer.
Finalmente, por favor, renovem com as promessas, atempadamente, e com cláusulas que defendam o eventual crescimento dos jogadores.
Boa Noite,
ResponderEliminara situação do FCPorto esta complicada há muitos,até pelo modelo adoptado (para manter este nivel de competição não vejo outro), tendo-se acentuado nos ultimos seis anos.
nós portistas, temos de ter a noção que não é pagando 120 euros (os que pagam) p ano e um lugar anual, mesmo tendo o estadio todo vendido em toda a epoca,que nos permite ter equipas, no futebol e modalidades, competitivas, representa uma gota num oceano.
algumas perguntas que eu não sei responder:
qual o custo anual da formação incluindo equipa B?
qual o custo anual de salarios de todas as estruturas indiretas?
qual o custo anual de cada modalidade?
qual o custo anual de todos os jogadores profissionais?
qual o valor anual da receitas ordinarias do FCPorto (incluindo a SAD)?
poder-se-ía fazer mais algumas( ou muitas) questões, sem as sabermos,o que escrevemos, eu tb, é um mero exercicio de especulação. NÃO sabemos a realidade.
li um comentario aqui, que a banca tratava todos por igual. Afirmo, é MENTIRA. banco novo e bcp perdoaram, através dum esquema conhecido de todos, mais 100 milhoes euros ao cska alvalade. Penso que o FCPorto tera divida bancaria a estes dois bancos, concerteza que o FCPorto aceitaria um negocio igual!!!!
não é por acaso que o steua de lisboa consegue ter planteis de melhor qualidade (avaliação pelo preço), no futebol e modalidades, e naquelas em que ambos competimos, só no basquetebol é que nos ganharam.
as receitas ordinarias do steua de lisboa são claramente superiores ás do FCPorto, e na venda de jogadores nos ultimos dez anos atingiram valores que nuncam tinham conseguido.
o FCPorto vive num país em que mais 80% dos negocios sao efetuados na zona dos dois clubes protegidos. O resto do país continua a ser mera paisagem, com diferenças abismais.
o que me preocupa é a falta de planeamento em varios niveis, ter um rumo com objectivos bem concretizados, e nos ultimos anos temos tidos alguns episodios bem caricatos que revelam algum desnorte, apesar disso,nos ultimos 5 anos, no futebol e modalidades temos tido melhores resultados que cska e steua.
penso que a cultura FCPorto, a determinação, a garra, ambição, o coletivo sempre a frente do individual tem sido o baluarte para o nosso sucesso.
Saudações
Manuel Cardoso
O FC Porto nos 5 últimos anos tem vindo a perder talento, e qualidade? É facto, mas isso aconteceu sempre, são inevitáveis as saídas por razões várias (mas indesculpaveis as constantes saídas a custo zero).
ResponderEliminarNos 3 programas diários sobre transferências e mercado, todos aguardam as reacções quentinhas do Sérgio, pelas perdas recentes (fazem disso notícia, sem ser notícia), mas afinal, quantos titulares perdemos do onze que terminou a temporada em maio? Mbemba, Vitinha, e o Fábio Vieira foi o 12º jogador, não era um titular absoluto, também é verdade, perdemos o Diaz em janeiro, mas fomos Campeões, e vencemos a Taça sem o Diaz, aliás, desde janeiro não havia Diaz.
Nas 5 últimas temporadas, quantos titulares perdeu o Sérgio no final de cada temporada?
2017/18: Ricardo Pereira e Marcano.
2018/19: Casillas, Militão, Felipe, Herrera, Brahimi, e Oliver 12º jogador.
2019/20: Alex Telles, Danilo, e Tiquinho Soares 12º jogador.
2020/21: Marega.
2021/22: Mbemba, Vitinha, e Fábio Vieira (12º jogador). Diaz no mercado de inverno de 2022.
(no final da temporada 2018/19, perdemos de uma assentada 5 titulares absolutos, 4 deles da coluna vertebral, e ainda o 12º jogador Oliver, então sim, foi uma pesada empreitada de reconstrução de uma equipa)
Hoje 1 de julho, objetivamente, o Sérgio do onze que foi Campeão, e venceu a Taça de Portugal, perdeu dois titulares absolutos, Mbemba, e Vitinha. Sabem quantos titulares perdeu o Sporting? Palhinha e Sarabia, e o Matheus Nunes está por dias...
O Jesualdo foi treinador do FC Porto durante 4 temporadas, vamos ver quantos titulares perdeu o FC Porto por temporada, nesse ciclo Jesualdo?
2006/07 Pepe e Anderson.
2007/08 Bosingway, Quaresma, e Paulo Assunção (custo zero).
2008/09 Cissokho, Lucho e Lisandro.
2009/10 Bruno Alves e Raúl Meireles.
Curioso, no ciclo de Jesualdo, o FC Porto também perdia entre 2 e 3 titulares absolutos, só que então, o modelo organizacional do FCP não era disfuncional como neste atual ciclo, e para aquelas 2 ou 3 perdas/temporada naquele ciclo de Jesualdo, atempadamente o FC Porto contratava os seus naturais substitutos, ou então alguns deles, já estavam no plantel ...
Custa emocionalmente ver sair estes jogadores?
ResponderEliminarSim, custa-me mesmo muito.
Podemos discutir se podia ou deviam ter sido por mais dinheiro?
Sim podemos discutir, mas é uma discussão que não me interessa particularmente.
Podemos discutir as comissões absurdas? Sim, mas percebo cada vez menos disso.
O que realmente me deixa triste é ver o clube navegar ao sabor do vento, sem qualquer estratégia visível, já á muitos anos, e para mim está é a causa fundamental do porquê estarmos neste ponto financeiro quase caótico, com as consequências desportivas evidentes que SC tem conseguido disfarçar.
O futuro? Não sei, mas também não esperem que a salvação venha de um qualquer "investidor", porque isso é acreditar no pai Natal.
A vinda de João Moutinho está nas mãos de Sérgio Conceição.
ResponderEliminarSerá que vale a pena vir ? Um jogador que daqui a 2 meses terá 36 anos ?
O JN noticia que o regresso do João Moutinho ao FCP poderá acontecer se o SC estiver de acordo. Na minha opinião seria excelente. É daqueles jogadores que, à semelhança do Pepe, mesmo com uma idade avançada podia ser útil ao nosso clube e a prova disso é jogar na Premier League ao mais alto nível e ainda ser chamado à seleção. Acredito que quererá jogar num clube de topo tendo em conta o Mundial. Seria uma bela opção no meu entender.
ResponderEliminarTodos os anos é a mesma coisa, temos de nos desfazer dos anéis para salvar os dedos. A gestão financeira do FCPorto é catastrófica e cada ano que passa, maior é o atoleiro em que o clube se encontra. Faz-se sempre a mesma coisa e espera-se que os resultados sejam diferentes. Somos um clube que parou no tempo constituído por pessoas completamente ultrapassadas em valências que nestes tempos são fundamentais, das quais se destacam a gestão e a comunicação. Temos um presidente agarrado ao poder que já não defende o clube dos ataques de que é alvo e para o qual os sócios não contam para nada, e por isso não lhes dá qualquer tipo de explicações sobre o que quer que seja.
ResponderEliminarParamos no tempo e não temos modalidades que presentemente arrastam muito público como seja o futsal. Até o moreirense vai ter futebol feminino, pasme-se. Academia nem sinais dela. Os culpados são todos aqueles que nas ultimas eleições votaram em quem destruiu o clube. A gratidão não pode ser a esponja que tudo limpa. Espero que em 2024 tudo mude.
ResponderEliminarDVP
Sobre a informação que tanto inquieta os portistas e que vem nas demonstrações financeiras da CMVM... eu aceito e comungo face à gestão desta administração incompetente...
Gostaria de observar, aqui, a informação prestada pela contabilidade analítica (de gestão ou de custos) que permitisse um manancial de informação sobre o club... para as pessoas terem uma informação sustentada... algo que não existe
JPPCH
"Após a saída de Vitinha, dragões definiram o perfil para o ajuste no meio-campo: um box to box que agarre a titularidade a curto prazo."
ResponderEliminar(O Jogo)
Qual o box to box que tem a cara de agarrar a titularidae no curto prazo? Moutinho. André Almeida, é um jovem talento e jogava no VSC num meio campo a 3, como médio interior, aliás, à partida o Eustáquio partia em vantagem sobre o André Almeida. Se o Moutinho for contratado, fará sentido o André Almeida? Não me parece, por exemplo, não tem as caraterísticas do Fábio Vieira (era o Lincoln...).
Quanto à "sarrabulhada" do João Vítor, ontem houve dois pormenores que me deixaram com a pulga atrás da orelha:
1 A Bola dava o João Vítor como reforço confirmado no FC Porto, o Record tinha informação contrária, com o Benfica metido ao barulho, e A Bola não sabia desse interesse do Benfica? Hoje já o dá como "fechado"!
2 Ruben Semedo foi jogar futebol de salão com os amigos, e levou uma camisola do FC Porto? Este termina contrato em 2023, nestas circunstâncias (daqui a 5 meses é um jogador livre), vale os 5 M€ que o Olimpiakos pede por ele?
Sobre o João Vítor, já o referi aqui, vi propositadamente o Corinthians Boca Juniores na 4ª feira passada, e francamente não gostei, deu 3 "casarões" foi salvo pelo guarda-redes Cássio, e duas oportunidades flagrantes ao Benedetto, uma ressalva, estava a regressar de uma lesão, sem ritmo competitivo. Porém, o Vítor Pinto do Record, afirmou duas vezes esta semana, que o João Vítor fez uma grande exibição contra o Boca ... Então um central, comete três erros defensivos comprometedores (um deles primário), valeram aliás 3 oportunidades flagrantes para os argentinos, e "o João Vítor fez uma grande exibição...", provavelmente o Vítor Pinto, terá visto outro jogo!
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarNO FUTEBOL PARA SE DIZER ALGUMAS PALHAÇADAS, NÂO È PRECISO TIRAR CURSO.
A CMTV e TVI CNN, é a Gaiola Aberta no que toca ao mercado de transferências e no futebol em geral, só dá para rir, com alguns comentadores papagaios que se esgrimam para contar a melhor anedota.
JÁ HÀ UNS TRCOS PARA SE IR ÁS COMPRAS.
Nunca o presidente PC falou tanto! quando se ganha é sempre assim.
Com os trinta e tal milhões da venda de Vitinha a pronto, porque o restante fica na carteira do vendedor, já pudemos ir à loja dos TREZENTOS comprar alguma coisa que possa ser útil para consumo, porque se for alguma bugiganga é melhor remediar com o que há lá por casa.
ACADEMIA DO FCP.
Se for necessário, nós damos algum para os tijolos ou mandasse alguns jogadores antes dos jogos começar, vender umas rifas como no antigamente. Espero que estejam todos de acordo, é que Já não há Mecenas para dar milhões.
Joao victor no benfica....mais um negocio que deixamos cair por terra...deviamos tentar o david carmo e o horta para nao se ficarem a rir
ResponderEliminarBom, depois de amanhã, terça feira teremos aqui no Porto o "sorteio" da Liga, como estes "sorteios puros" nem são nada previsiveis, vou vos recordar em que jornadas o FC Porto disputou clássicos com Benfica e Sporting, nos 5 últimos campeonatos:
ResponderEliminar2017/18- Sporting 8ª/25ª jornada. Benfica 13ª/30ª jornada (a 4 jornadas do fim).
2018/19- Benfica 7ª/24ª jornada. Sporting 17ª jornada/34ª jornada (última).
2019/20- Benfica 3ª/20ª jornada. Sporting 15ª/32ª jornada (a 2 jornadas do fim).
2020/21- Sporting 4ª/21ª jornada. Benfica 14ª/31ª jornada (a 3 jorndas do fim).
2021/22- Sporting 5ª/22ª jornada. Benfica 16ª/33ª jornada (a uma jornada do fim).
O que prevejo? Um clássico nas jornadas iniciais, entre a jornada 4ª e 7ª. E depois o outro clássico no final da 1ª volta, e final do campeonato.
Como nos dois últimos campeonatos, jogamos primeiro com o Sporting (na 4ª e 5ª jornada), e com o Benfica no final da primeira volta, ou no final do campeonato, neste "sorteio" para dar um ar sério à coisa, prevejo que vamos ter o Benfica nas primeiras 5/6 jornadas, e o Sporting a terminar a 1ª volta, e depois perto do final do campeonato.
Na próxima terça feira, podem-me chamar "bruxo", mas acreditem que nunca me saiu o Euromilhões, e até sou daqueles que joga todas as semanas, e com uma chave fixa...
P.S. O Benfica como jogará play off de acesso à Champions, eliminatórias "entaladas" entre as primeiras 4 jornadas da Liga de agosto, isto é, até à 4ª jornada, o Benfica não se vai cruzar com o FC Porto ou Sporting, mas quase de certeza que irá jogar nessas jornadas iniciais de agosto com o VSC e o Gil que, jogam à 5ª feira o acesso à Conference League!
ResponderEliminarEm face dos comentários anteriores, deveras sustentados e transbordando um amor e clubismo ao FCP, eu pergunto:
-Há quanto tempo as nossas negociações e contratações não andavam nas capas dos pasquins, nos programas da CMTV e da CNN (ainda estas não tinham sido fundadas)
Tudo se fazia, em silêncio, com profissionalismo e só cantava cá para fora quando tudo estivesse preto branco (assinado e seguro)
E agora? Uma SAD e um Departamento que deixam a informação correr, como o rio corre para o mar?
Onde está o profundo profissionalismo que nos caracterizou?
Obrigado DVP pelo espaço, mas só foi um desabafo de quem lê o contexto com frieza e distância.
JPPCH
Espero sinceramente que seja verdade , que o nosso plano B vá para o Benfica , vão torrar 12 milhões de euros para ele não vir para o nosso clube , isto quando eles têm nos seus quadros 6 centrais , ficam com 7 ...
ResponderEliminarNunca na vida tínhamos saúde financeira para contratar ambos (David Carmo/João Victor) , seria uma loucura .
Obrigado Rui Costa e bacalhau á Brás por desviar o plano B -)))
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarDESABAFOS SOLTOS.
José antónio, é assim mesmo, Olho por Olho, Dente por Dente.
Moutinho no FCP por quanto! a ganhar quanto. Com 36 anos, bom jogador, mas, que rendimento financeiro pra futuro!...
Antigamente o FCP ainda tinha bons Olheiros e Hoje!?
No FCP, há alguém do Clube que saia da casulo, da comodidade, para ir fora ver jogador e fechar negócio!?
Quando o SR presidente e alguns dirigentes deixarem de ganhar prémios por tudo e por nada sinto-me feliz, por serem tão portista como eu.
Já vejo futebol há muitos anos, não sou um especialista, ou sou assumidamente um "sapateiro", mas a amostra que eu vi do João Vítor (ok, foi apenas um jogo, e vinha de lesão), não me agradou mesmo nada (não o estou a afirmar agora, só porque vai para o Benfica), também referi então, pelo que vi, o Fábio Cardoso partia na frente (no futuro não sei).
ResponderEliminarTambém me preocupou o nível de investimento que poderia ser feito no eixo da defesa, David Carmo + João Vítor (tudo somado seriam 35 M€, é o encaixe do Fábio Vieira).
E agora eu pergunto, temos condições financeiras para dar umas "fodinhas" no Benfica, só porque sim? O David Carmo e o Horta, o investimento conjunto ficava por quanto? Quais os jogadores que seguiam para Braga em contra-peso? O Horta já não deu o ok ao Benfica? Não é assumidamente benfiquista? Se gostava de ter o Horta no FCP? Naturalmente todos os bons jogadores são bem-vindos, mas teremos verdadeiramente argumentos financeiros para tal?
Outra nota, como é que o Benfica vai gerir os 3 centrais do Bertolucci&Bruno MacedoSA? Lucas Verissimo, João Vítor e Morato. Quem gosta muito do Bertolucci é o GORDO do canal Onze, porque será? A talhe de foice, o Morato foi contratado ainda júnior há dois anos e meio, e custou ao Benfica "só" 8 M€, o Marcelo que custou meio milhão ao FCP, na minha opinião, é superior (por vezes tem umas paragens cerebrais, por exemplo em Chaves) ...
De uma coisa eu tenho a certeza absoluta, vamos ser muito, muito competitivos, termino com um "cibinho" de especulação, um onze tipo do FCP para 2022/23: Marche ou Diogo (um deles irá sair), João Mário, Pepe/David Carmo e Zaidu; Uribe/Moutinho, Otávio e Pepê, Taremi/Evanilson. Substituições de titulares absolutos? Mbemba/Carmo, e Vitinha/Moutinho. Se garantirem este onze ao Sérgio Paulo, ele chama-lhe um figo... Para que conste, relativamente ao Carmo, volto a sublinhar, desportivamente é reforço TOP, financeiramente falando...
Também acho que independentemente de tudo, mais saídas e entradas- ainda faltam 2 meses para o fecho do mercado -, vamos ser competitivos. Mas tudo indica que não será desta que o Sérgio Conceição terá a boa carne que lhe foi prometida.
ResponderEliminarNão conheço o João Victor, não posso dizer se seria, será ou não uma boa contratação, tenho muita pena é que não tenha sido possível recuperar o Rúben Semedo. Esse sereno, com a cabeça no lugar, bem fisicamente e bem apoiado seria uma grande mais valia.
Paulo Oliveira , de facto não temos estofo financeiro para contratar os dois , o plano A é o David Carmo , o plano B seria o João Victor .
ResponderEliminarMas confesso que fiquei surpreso , contratar mais um central , só para não vir para o nosso clube , quando eles têm , Otamendi , Verthoghen , Morato , Veríssimo , Ferro , e um da equipe B , cujo o nome me escapa .
Como dizia o Vieira na CMTV acerca do Rui Costa e do Brás , "são uns incompetentes" .
Esta do João Victor custa ver. Nem estou a dizer isto pelo jogador em si, porque como já disse não o conheço. Qualidade tem de ter, senão não seria titularíssimo do Corinthians. O que custa sim é ver estas notícias/novelas e no fim o jogador vai para o SLB. Antigamente as coisas aconteciam ao contrário. Mas enfim, esperemos que chegue entretanto um central porque a pré-época já começou e seria importante ir integrando o reforço. Tal como vocês já disseram aqui, não tenho dúvidas que iremos ser competitivos, mas o SC já merecia melhores condições.
ResponderEliminarCampeões europeus de bilhar às três tabelas.
ResponderEliminarViva o F.C.Porto
Boa tarde a todos,
ResponderEliminarSatisfeitissimo pelo título europeu nas 3 Tabelas num jogo épico decidido nos arames das grandes penalidades, inovação deste ano.
O herói foi o português Rui Manuel Costa, que vem de trás, com o Porto a perder 2-1, e a perder 37-32 , vai ganhar 40-38 e empata a final.
E depois nos pênaltis faz uma série de 7 carambolas, sozinho fez mais que toda a equipa turca nas GP.
2o título europeu, que como de costume ninguém falará.
Saudações Portistas
Ainda não descartei Ruben Semedo sobre o qual tenho opinião idêntica a MVP, e se se concretizar o negócio com o Carmo sem dúvida que ficaremos muito bem, resta saber se com a competência da dupla anterior, é que jogar de Azul e Branco não é para todos.
ResponderEliminarAinda na defesa há que resolver o chalenger do João Mário - acho um desperdício ver Pepê naquele lugar - que estará solucionado quando e se Manafá recuperar e estiver aos níveis anteriores.
No meio, entristece-me ver a situação de Sérgio Oliveira, aliás a carreira deste magnífico jogador está cheia de misterios que estão para lá da minha compreensão, por não perceber muito bem quem é que não quer o quê e porquê, é dinheiro? Mourinho é um fantoche de Mendes e vice versa, até eu sabia que a Roma não iria exercer opção de compra porque negócios com italianos é o mesmo que o fazer em feiras.
Depois fala-se em Moutinho e hoje até ouvi James, que parece ter recusado uma oferta de um clube brasileiro porque quer vir para a Europa. Não tenho grande opinião sobre estes dois já que estão mais velhos do que quando saíram e nem todos são Pepe's, mas como vivemos um período de vergonhas disfarçadas pelo senhor presidente do FC Porto com presenças sucessivas no DC, temos de aceitar o que nos puserem no prato e o treinador concordar em comer. A não ser que surjam surpresas dos miúdos da B.
Na frente penso que deveria haver um matador, mas se não se matar o que de bom ainda temos, já não é mau.
Boa noite de novo.
ResponderEliminarNão sou muito especialista de pré-epoca, talvez por estar tão habituado a que os rivais serem sempre os campeões desta altura, que naturalmente desligo mentalmente.
Olhando para dentro , e como me habituei ao longo dos anos a jogadores de quem ninguém conta na pré-epoca acabarem por ser fundamentais à frente , acho que a nível da defesa, virá David Carmo, e Ruben Semedo, mas já no fim do mercado. Nas laterais não virá ninguém.
A meio campo tenho a confiança em Eustáquio, é um jogador que não engana. André Almeida do VSC seria excelente contratação. Moutinho embora o adore, só se for negócio de circunstância. Estamos em ano de Mundial, e Moutinho quer ser convocado. É preciso saber jogar com isso.
Onde acho mais frágil são as alas. Galeno, Pepê e Otávio é manifestamente curto, Gonçalo Borges é ainda muito verde. No ataque é preciso ser realista, se mantivermos os que estão já será muito bom, com Loader a espreitar e rodar na B.
Em resumo: falta um bom central e médio centro, embora em ambos os casos já parece haver hipóteses alinhavadas. Já nas alas está tudo muito calado.
Saudações Portistas
E porque dentro de 3 semanas e meia, começamos oficialmente esta temporada, vamos jogar a Supertaça com o Tondela, e é impressionante observar o conservadorismo do Sérgio, relativamente aos primeiros onzes oficiais das temporadas respetivas, com o Sérgio é como na tropa, a antiguidade é um posto.
ResponderEliminar1º jogo oficial da temporada 2017/18, Estoril 4-0.
Casillas, Ricardo, Felipe/Marcano e Alex Telles; Danilo/Oliver, Corona e Brahimi, Tiquinho/Aboubakar. Regressos: Ricardo Pereira (Nice), Aboubakar (Besiktas).
1º jogo oficial da temporada 2018/19, D Aves 3-1 (Supertaça).
Casillas, Maxi, Felipe/Diogo Leite e Alex Telles; Herrera/Sérgio Oliveira, Otávio, Brahimi, André Pereira/Aboubakar. Porto B: Diogo Leite. Regresso: André Pereira (V Setúbal).
1º jogo oficial da temporada 2019/20, Krasnodar 1-0 (pré-eliminatória da Champions).
Marchesin, Manafá, Pepe/Marcano e Alex Telles; Danilo/Sérgio Oliveira, Romário e Corona, Tiquinho/Marega. Regressos: Sérgio Oliveira (PAOK), e Marcano (Roma). Porto B: Romário. Contratação: Marchesin (América), o Marchesin vai ser a excepção nas 5 últimas temporadas, isto no que diz respeito a contratações, ou melhor, a jogadores que não conheciam os cantos à casa, e foram titulares no 1º jogo oficial da temporada. Marcano depois de 4 temporadas no FCP, foi à Roma apenas um ano, e regressou, foi uma contratação/regresso.
1º jogo oficial da temporada 2020/21, Braga 3-1.
Marchesin, Manafá, Mbemba/Pepe e Alex Telles; Danilo/Uribe, Sérgio Oliveira, Otávio, Corona e Marega. Não há regressos, nem novidades no onze. Alex Telles, e Danilo ainda irão sair perto do fecho de mercado.
1º jogo oficial da temporada 2021/22, B-SAD 2-0.
Diogo Costa, João Mário, Mbemba/Pepe e Zaidu; Bruno Costa/Sérgio Oliveira, Otávio e Diaz, Taremi/Martinez. Regresso: Bruno Costa (Paços Ferreira).
Qual a minha previsão para onze com o Tondela para a Supertaça, no final deste mês: Diogo Costa, João Mário, Pepe/Fábio Cardoso e Zaidu; Uribe/Eustáquio, Pepê e Galeno, Taremi e Evanilson. O Otávio não surge no onze, porque está castigado um jogo.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarO PACIÊNTE.
Sérgio Conceição tem paciência de Jó, para atorar o sr presidente. Vende pescada fresca e compra carapau do pequenino de três dias a más horas. Talvez o respeite pela idade, mas tudo limites, um prazo um tempo.
Ainda falavam de Antero Henriques que fazia negócios, isto e aquilo! mas, mostrou competência de ser o principal responsável que acompanhou a construção do Museu do FCP (sendo elogiado pelo presidente PC) quando era necessário metia os pés ao caminho para ir comprar desbloquear este ou aquele jogador cá dentro e lá fora, coisa que hoje, tem que ser sempre o sr Mendes a fazer, porque estão todos acomodados sentados nas secretárias à espera que lhes batam à porta oferecendo qualidade a bons preços mesmo sabendo que estamos tesos.
NÃO VAMOS SER ANJINHOS MAIS UMA VEZ, COM ESTA GENTE.
Sr presidente JNPC, o presidente atual das Toupeiras, dos Lampiões como queira, é aquele rapaz a quem ex/presidente Vieira lhe deu emprego, era o Nº 2 que sabia de tudo, que sempre alinhou com o seu ex/benfeitor vieira, que bebeu da mesma cartilha, é farinha do mesmo saco, e por isso, o sr presidente ou alguém do FCP não tem que ter qualquer tipo de consideração ou o quer que seja. Como vê, já lhe deu o 1º golpe e pronto para mais.
Tesos e lentos a decidir, não vamos a lado nenhum.
Bom dia Sr..Vila e amigos Portistas.
ResponderEliminaracabei de ler isto no site JN:
"Dragões vão começar a negociar diretamente com o jogador.
A defesa do F. C. Porto está perto de ser reforçada. O JN sabe que Pinto da Costa e António Salvador conversaram e chegaram a um entendimento para a futura transferência de David Carmo. Os azuis e brancos têm agora autorização por parte do Braga para começar a negociar diretamente com o jogador e o respetivo agente, no sentido de acordar a mudança para o Dragão."
Com serenidade eu quero acreditar que passo a passo, iremos fazer 2 ou 3 contratações cirurugicas diretas ao onze.
e David Carmo será uma delas.
Parabéns á secção de bilhar do FCP.
Abraço
Boa tarde
ResponderEliminarApenas fazer uma mea culpa sobre um post anterior.
Esqueci -me completamente do Chico Conceição nas alas, o que muda bastante a minha análise.
Contratar nas alas seria importante, mas não tão prioritário como inicialmente apontei.
Saudações Portistas
Boa tarde Sr. DVP e restantes Portistas,
ResponderEliminarLeio sempre os postes e todos os comentários, e há uma questão "central" que gostaria muito de saber a opinião de outros frequentadores do Tasco: Será assim tão necessário contratar um Central que entre diretamente no "11"? Questiono porque há um Jogador que se chama Fábio Cardoso que é aqui pouco referenciado para a titularidade, e daquilo que vi no ano passado não me pareceu nada mau. Quando foi chamado, e não foi nunca em alturas fáceis, na minha opinião deu excelente resposta, aliás, sabemos que qualquer Jogador ao lado de Pepe parece logo melhor do que é realmente, e que me lembre, o Fábio nem sequer teve essa oportunidade, tendo aliás beneficiado da lesão do Pepe para jogar.
Deixo aqui a questão.
Obrigado pelo espaço que nos proporciona para praticar o Portismo.
Micoelho
Espero que nao deixem "fugir" o francisco Conceição. Parece que o miudo tem uma clausula de rescisão de 5 milhoes de euros...uma pechincha...
ResponderEliminarMicoelho, um clube que compete ao mais alto nível, tem de ter, pelo menos, três centrais de qualidade. Se tens um com 40 anos, precisas de quatro.
ResponderEliminarBoas.
ResponderEliminarÉ preciso desligar das notícias, se não fica se maluco. Isto todos os anos é assim.
Espero é que o clube não perca a cabeça e arrebente em dois tempos, com, assumindo que as houve, com as mais valias das vendas do fv e do vitinha.
Sei perfeitamente, que é quase impossível, colmatar a qualidade das saidas, que foi nada mais, Corona, SO, LD, Fv, Vitinha.
E não esquecer que para o ano, só o primeiro lugar dá acesso direto a champions.
Abraço.
Isso é só em 2024/2025 .
EliminarDaqui a 2 anos .
Micoelho Eu concordo com o dvp na questao dos centrais...neste momento temos pepe. Marcano (com 35 anos e lesoes graves em cima) e fabio cardoso...sao precisos mais dois centrais. Pepe nao aguenta uma epoca inteira... abraço
ResponderEliminarPara o FC Porto, neste momento da sua história, qualquer jogador que custe mais de 3M será sempre um jogador caro, mas o David Carmo que vi jogar é um jogador de classe extra que se não tiver mais azares deverá ser visto como um investimento, pois além da sua imensa qualidade só tem 22 anos e depois quem quer carne da perna tem de pagar bem. Para acalmar espíritos, lembrem-se que já demos o mesmo dinheiro por Imbula, Oliver Torres ou Adrien Lopez.
ResponderEliminarDepois parece que a estrutura de negócio é equilibrada, 5 épocas de contrato, 100% do passe, sem intermediários, pagamento em 4 anos, isto num total de 20/22M.
Esperemos pra ver.
Também concordo que só daqui a algum tempo saberemos se o David Carmo é caro ou barato. Já tivemos no FCP jogadores que começaram por ser caros e depois foram baratíssimos financeiramente e com rendimento desportivos excepcionais.
ResponderEliminarO problema que vejo é que com estes negócios, porque ainda vamos contratar é mais alguém, ou fazemos uma CL acima das expectativas ou lá teremos de conseguir mais umas dezenas de mais valias para cumprir o orçamento. E assim vai ser difícil de sair desta situação. Mas também baixar muito a competitividade e o nível desportivo, seria complicado, teria outras implicações que não ajudariam nada à recuperação financeira e idem para a parte desportiva
"É bom lembrar que o desfecho desta época (21/22) traduz-se na definição de cada país do final da próxima época (22/23), ou seja, nas equipas que integrarão as competições europeias em 2023/24. Portugal já tinha assegurado seis vagas na Europa em 2022/2023 (pelo desfecho da época passada) e agora conseguiu a manutenção dessas seis vagas para 23/24, três delas na Liga dos Campeões (duas diretas, uma por qualificação)."
ResponderEliminar3asifa, pelo que vou lendo, para 23/24, há duas entradas diretas na Champions, e o 3º tem play off de acesso.
"Sei perfeitamente, que é quase impossível, colmatar a qualidade das saidas, que foi nada mais, Corona, SO, LD, Fv, Vitinha."
Sabe perfeitamente o quê? Quem já perdeu o Oliveira, Gomes, Futre, Madjer, Jardel, Deco, Falcao, Hulk, vou parar por aqui, para não ficar depressivo...
3asifa, perpassei 4 décadas e meia ou elenquei alguns craques do FC Porto, e sabe que mais? Nos últimos 50 anos, o FC Porto venceu 25 Campeonatos Nacionais, e vai continuar a ganhar, é que não tenha dúvidas!
Na primeira final europeia do FC Porto, em 1984 com a Juventus, o FC Porto perdeu dessa equipa, dois titulares absolutos do meio campo (o sector onde se ganham, e perdem jogos), perdemos o Pacheco, e o Sousa, chegaram do Varzim o André, e do Rio Ave o Quim, fomos Campeões com 300 pontos de distância do 2º classificado Sporting...
3asifa, não há aí uma coisita positiva para partilhar? Há cerca de um mês conquistamos uma "dobradinha", sabia? E o Diaz já nem estava cá há 5 meses...
Sobre o David Carmo: na minha opinião nada mudou em relação a quando aqui foi falado pela primeira vez a possibilidade de contratar este jogador. Tem muita qualidade, muita mesmo. Basta ver que há um Braga antes e um Braga após a recuperação e respetiva entrada no 11 deste jogador. O seu impacto foi de tal forma avassalador no Braga que lhe valeu uma chamada à seleção e isso não é coisa de somenos. Em relação aos números do negócio parecem-me justos. Temos de perceber com quem estamos a negociar e tendo em conta isto, até me parece um valor razoável porque o presidente do Braga não é parvo e sabe que mais cedo ou mais tarde ia vender o jogador por uma verba igual ou superior. Agora é esperar que se confirme aquilo que esperamos do jogador e isso só o tempo o dirá. Aqui só vejo uma questão. Neste atual contexto como vamos encaixar esta compra no meio das outras que teremos de fazer e nos brutais encargos que temos? Iremos ver, mas talvez saia mais alguém entretanto. Se fossem os excedentários tanto melhor.
ResponderEliminarDragao Vila Pouca, o investimento em jogadores não vai para o orçamento.
ResponderEliminarApenas vão as amortizações e no final a mais ou menos valia.
Por isso só no final veremos se do ponto de vista financeiro foi ou não um bom negócio. Penso que foi bom.
Desportivamente acho ótimo.
Dragão de Lisboa, não vai a totalidade, vai a parte que é para quitar até 30 de Junho.No caso do David Carmo, nunca deve ser menos de 10 milhões.
ResponderEliminarBem isto começa a compor se... DAVID CARMO obviamente que é o melhor jogador que poderíamos ter para fazer dupla com o pepe sobre isso acho que é unanime
ResponderEliminarPrefiro pagar 20 m€ pelo david carmo do que 10 m€pelo João vitor.. Ainda bem que o braz se chegou a frente!!!!
A nivel economico penso q o risco é calculado caso não haja lesões em 2 anos irá valorizar para o dobro fácil.
Ainda por cima os olhos dos tubaroes estão com os olhos no dragão 'é questão se tempo... Queremos que ganhe títulos e q façam uma gracinha
Gostava que o Porto se virasse para o capitão do equador Torres Félix um substituto para o pepe
O David Carmo era a nossa prioridade , será 20 milhões por 100% do passe .
ResponderEliminarTem tudo para dar certo , tem imensa qualidade , já conhece o futebol português a fundo , já conhece o nosso clube e a realidade que o espera , vai directamente para o 11 , e se der certo , estou convencido que sairá daqui a alguns anos pela cláusula dos 80 milhões ou perto disso.
Já o nosso plano B , que foi para o Benfica , teria um período de adaptação , vêm de campeonato e continente diferentes , de realidades totalmente diferentes , que nem sempre se conseguem adaptar a diferentes ambientes .
Moutinho assinou pelos Wolves , pelos vistos Sérgio Conceição não o quis ...
"Dei um passo em frente"
Não Diogo , ao ires para o Sporting deste vários passos atrás .
Bom, hoje ao final da tarde vamos ter sorteio do campeonato, e dada a singularidade de um Mundial disputado em dezembro, a densidade competitiva será tremenda entre agosto, e a primeira quinzena de novembro, por exemplo, as 6 jornadas da Champions, serão muito condensadas, o que provoca ressacas mais complicadas.
ResponderEliminarRecordo que na temporada 2020/21, no pós pandemia, os campeonatos começaram mais tarde, a a fase de grupos da Champions, também foi disputada em tempo record. O FC Porto nesse campeonato, pagou essa factura, no inicio do campeonato derrota com o Marítimo no Dragão, e derrota em Paços, neste ciclo voaram 6 pontos. Mais tarde, no inverno, a terminar a 1ª volta, e a recomeçar a 2ª volta, três empates sucessivos: Jamor com a B SAD, Boavista no Dragão, e em Braga no lavar dos cestos, mais 6 pontos a voar. Na minha opinião, o FC Porto perde o campeonato 2020/21, nesses dois ciclos, na fase inicial, e depois no final da 1ª volta, inicio da 2ª volta, voaram 12 pontos nesse ciclo, neste último campeonato, apenas perdemos 11 pontos em 34 jornadas. Nesse mesmo campeonato que o Sporting ganhou, é minha forte convicção que se o Sporting tem disputado a fase de grupos da Liga Europa (foram eliminados em Alvalade pelo LASK Linz numa pré-eliminatória), jamais teriam sido campeões, devido à tal carregada e densa carga competitiva com a Europa, é a tal da "estrelinha" que o Gastão sempre alude...
Assim, sintéticamente deixo os jogos oficiais que o FC Porto terá de disputar neste ano de 2022, ou nos próximos três meses e meio.
Agosto, 4 jogos, ou as 4 primeiras jornadas do campeonato, só com semanas limpas, o Benfica não poderá afirmar o mesmo.
Setembro, o campeonato não irá parar depois do fecho do mercado do final de agosto como é habitual (essas paragens servem para os treinadores reajustar o plantel), haverá uma paragem sim, mas só na 2ª quinzena de setembro para as Selecções. Em Setembro irão disputar-se 3 jornadas do Campeonato, e duas jornadas da Champions (7 de setembro/14 setembro)
Outubro, o mês mais denso, com 4 jornadas do campeonato, a primeira eliminatória da Taça de Portugal, e 3 jornadas da Champions (05 outubro/12 outubro e 26 outubro).
Novembro, com apenas duas semanas (paragem para o Mundial a 13 de novembro), nessas duas semanas, jogam-se 2 jornadas do campeonato, uma eliminatória da Taça de Portugal, e a 6ª jornada e última da Champions (02 de novembro).
Portanto, o FC Porto até meados de novembro, irá disputar 21 jogos oficiais (em 14 semanas), 13 jornadas do campeonato, 6 jornadas da Champions, e duas eliminatórias da Taça de Portugal.
Entre novembro e dezembro, irá disputar-se a Taça da Liga fase de grupos, com mais jogos, recordo que, o FC Porto nesse período mt provavelmente não terá Diogo Costa, Pepe, Carmo, Grujic, Eustáquio, Otávio, ou Taremi, cerca de 6/7 titulares absolutos (com uma grande razia no meio campo), e ainda querem dar crédito à Taça de Reservas?
Já depois do Natal, no dia 28 de dezembro, vai-se disputar a jornada 14.
"Já depois do Natal, no dia 28 de dezembro, vai-se disputar a jornada 14."
ResponderEliminarMero feeling, querem ver que pós Natal, vamos jogar um clássico com Benfica ou Sporting, no dia 28 de dezembro?
Boa tarde caro DVP e todos os FCPortistas. Espero que todos se encontrem bem.
ResponderEliminarTenho comentado muito pouco (a comparar com alguns 'possantes', nada) mas tenho andado por aqui. Envio este comentário apenas para dar, mais uma vez, o um bem haja ao líder e organizador deste espaço puro FCPortista e ressalvar a, para mim, uma das melhores caracterizações deste 'tasco' (não gosto do termo) que, por aqui tive o privilégio de ler: "Obrigado [DVP] pelo espaço que nos proporciona para praticar o Portismo." 5 estrelas ou, como diria o PO, "chapeau" para o Micoelho .
Sobre a notícia do DC, estou muito contente. No entanto, ainda penso que o RS será opção. Qual JV qual c*****o, o RS com a cabeça no lugar e empenhado, dá 10-0 ao JV e faz o lugar vários anos.
1 abç e viva, sempre, o FCPorto.
Luís Oliveira
PS: vou lendo que o j. magalhães está a ver se põe o cú fora do mocho no caso dos e-mails do 5lb?? Não sabia de nada?... está a fazer figura de quê????
Parece-me que o porto pagou demasiado pelo david carmo...nao ficava mais barato manter o mbemba!? Vamos ver no que dá...pode ser que corra bem e o david carmo valorize...acho que o teto das contratacoes devia ser os 12 a 13 milhoes...
ResponderEliminarO Mbemba pedia 3 milhões limpos por época , em 3 anos , ou seja , 18 milhões em salários que iríamos gastar + 2 milhões de prêmio de assinatura dava no total 20 milhões , que é o que vamos dar ao Braga pelo David Carmo .
EliminarCom o Mbemba o retorno era só desportivo , pois já tem 28 anos , com David Carmo esperasse desportiva e financeira .
Boas.
ResponderEliminarConcordo com o autor do blog, quando diz que vamos ter de continuar a fazer uma epoca excecional na Champions para equilibrar as contas...
Cada vez entra menos dinheiro no clube. Porque vendes cada vez por valores baixos (ld, vitinha, foram vendidos abaixo do seu valor potencial), e cada vez compras mais caro. Por isto é que a dívida sobe!
Dar 22.5m por apenas um jogador, quando vendeste o teu melhor por 40m (ld), na situação em que o clube está, tendo em conta que ainda vais ter de comprar, é fácil de ver o filme, não saimos deste circulo vicioso que nos puxa para baixo.
Mas como já foi dito, não se espera que vai ser esta sad que vai resolver o problema financeiro que o clube está.
PO, apresentar argumentos em que usa nomes como Paulo Futre, anos 80, é falar de Fc Porto que já existe a muito tempo. Não vivemos do passado.
Abraço.
"PO, apresentar argumentos em que usa nomes como Paulo Futre, anos 80, é falar de Fc Porto que já existe a muito tempo. Não vivemos do passado."
ResponderEliminar3asifa, eu perco aqui a minha mocidade ao "oulê-lo"... O FC Porto sempre perdeu estupendos jogadores, e sempre soube substituir esse talento. Aliás, dei-lhe o exemplo das saídas do Pacheco e do Sousa em 1984, nesse contexto de perdas, e os respetivos substitutos modestos (André e Quim).
Perdemos o estupendo Vitinha? É a vida, vamos ter o mt competitivo Eustáquio naquela posição, e no final da temporada falamos. A propósito, o António André e o Eustáquio, tem pontos em comum, o André entrou no pelado do Penafiel, e nunca mais de lá saiu, a minha previsão para o Eustáquio se entrar, também não vai sair de lá. Lembro-me de um FC Porto 0 Leixões 0, para a Taça da Liga, Eustáquio e + 10... Não o conheci apenas no Desportivo ou no Paços!
Não vivemos do passado 3asifa? Mas não conquistamos uma dobradinha há mês e meio? Querem ver que não? Com o 3asifa não há impossiveis!
Por vezes, parece que existe a necessidade de ser o campeão do mercado e ter que ser tudo muito rápido.
ResponderEliminarFelizmente, não somos os campeões do mercado e somos campeões no campo. Todos sabemos que em termos financeiros, estamos a tentar sair de um buraco muito fundo, mas que já foi feito há muito tempo. Agora não há varinha mágica.
Parece-me que começamos bem. David Carmo é um investimento avultado mas eu classificaria de risco médio. O que me assusta no valor, é apenas e só, o imponderável de uma lesão. Num jogador de 5 milhões é esse o risco máximo. Num de 20 quadriplica este aspeto.
De resto, tudo a ganhar. Jogador com mercado, novo, central esquerdino, com margem de progressão e uma seleção a precisar de um jogador assim. Mais um aspeto a valorizar.
Para mim, passamos de três jogadores que podem vir a valer mais de 50 milhões para quatro. Diogo, Evanilson, Pepê e agora o David Carmo.
Em termos desportivos, veremos Pepe finalmente na direita. Não que seja mau na esquerda mas acho que é ainda melhor na direita. Esta dupla vai permitir uma cobertura mais eficaz aos nossos laterais.
No meio campo, tenho a esperança no crescimento de Eustáquio, e quem sabe no aparecimento de uma supresa vinda da formação. Torço que seja este o ano de confirmação de Baró. Já temos o exemplo, que por vezes é a oportunidade, um ou dois jogos em que as coisas correm bem, moral em alta e o consequente apoio dos adeptos. A qualidade já existe.
Deixemos o SC trabalhar, ver as reais carências do plantel e depois contratar pouco e bem. Quem sabe Marcelo não possa ser o quarto central?
Sou um optimista por natureza e aposto que no final, vamos ter um plantel melhor que o que acabou a época. Só não digo do que começou a época porque um Diaz não aparece todos os anos.
Sei que aqui não abundam os fãs do Canal 11 mas, se puderem, vejam a reportagem "Meninos Homens" que deu ontem à noite.
ResponderEliminarA urgência da academia acaba por estar bem retratada nesta reportagem.
"Sei que aqui não abundam os fãs do Canal 11 mas, se puderem, vejam a reportagem "Meninos Homens" que deu ontem à noite"
ResponderEliminarIsso tem o carimbo de qualidade do Jaime Cravo, jornalista ou sociologo, esse gajo é TOP!
Mas não vamos confundir o Jaime Cravo com o GORDO (o amigo dos empresários amigos), ou a foca amestrada que foi despedida, mas o GORDO já a encaixou na TVI, onde o anti-Portismo primário da fedelha lagarta, fede de podre!