terça-feira, 1 de novembro de 2022

F.C.Porto 2 - Atletico de Madrid 1. Dragões engataram a 4ª consecutiva e terminaram em 1º lugar


Já apurado, mas ainda com possibilidades de vencer o grupo, o F.C Porto com Diogo Costa, Pepê, Fábio Cardoso, Marcano e Zaidu, Otávio, Grujic, Eustaquio e Galeno, Taremi e Evanilson, começou bem, aos 5 minutos numa jogada muito bem construída, Taremi, que antes bem posicionado tinha feito um disparate, adiantou os azuis e brancos, após assistência de Evanilson, bem lançado por Pepê.

Com o Atletico mal e em claras dificuldades para sair, mérito de um F.C.Porto bem na circulação, organização e pressão, os Dragões podiam ter feito quase de seguida o 2º, Galeno falhou inacreditavelmente, apesar da excelente defesa de Oblak.

Tentaram reagir os madrilenos, não conseguiram, Galeno redimiu-se, isolou-se pela esquerda, ofereceu o golo a Eustaquio, vantagem correcta.

No espaço de dois minutos dois disparates de Pepê podiam ter tido consequências, estragado uma exibição de qualidade do F.C.Porto, um Porto exemplar na abordagem ao jogo, na forma como se deve abordar e jogar estes jogos na principal competição da UEFA.

Oblak voltou a brilhar, evitou o 3-0, após mais uma magnífica jogada em que apenas faltou o golo. 

Grujic que estava a fazer um jogão, levou um amarelo escusado, já com a bola controlada e em vantagem na jogada, deixou ficar o braço que atingiu um jogsdor dos espanhóis.

Sempre com os Dragões muito mais perto do terceiro que o Atletico do primeiro, o intervalo chegou com a vantagem de dois golos, que podiam, sem exagero, ter sido três ou quatro, para a equipa campeã de Portugal.

 

Resumindo, foi dos melhores 45 minutos iniciais que vi ao F.C.Porto de Sérgio Conceição, na Champions. Não foram alguns momentos de excesso de confiança, particularmente de Diogo Costa, Pepê e Zaidu, que retiram brilho à qualidade da exibição portista.

Para a segunda-parte só se pedia que a equipa que, se não mantivesse a mesma qualidade, pelo menos fosse capaz de manter a organização, concentração, disponibilidade física, não cometesse erros graves, permitisse que os espanhóis entrassem no jogo, acreditassem que podiam remontar.


Em equipa que está a jogar bem não se mexe, F.C.Porto recomeçou com o mesmo onze que terminou a 1ª parte. 

A perder por dois golos e com a continuidade nas provas europeias em risco, era natural a reacção da equipa treinada por Diego Simeone. Mas o F.C.Porto não relaxou, não facilitou, foi quem mais perigo criou, teve melhores oportunidades para marcar o 3º que o Atletico de Madrid para reduzir. 

Com Zaidu substituído por Wendell que entrou bem, aos 52 minutos - aos 81 Evanilson deu lugar a Toni Martínez; aos 89 saíram Pepê, Otávio e Galeno, entraram Rodrigo Conceição, Bernardo Folha e Gonçalo Borges -, o F.C.Porto foi gerindo a vantagem, só já no último quarto-de-hora os espanhóis tiveram algumas boas oportunidades, mas aí Diogo Costa disse presente. Já com o relógio a marcar 90+5, Marcano que esteve muito bem e fez por merecer a titularidade e quiçá, continuar na equipa, foi infeliz, traiu o seu guarda-redes, permitiu que os colchoneros reduzissem a desvantagem.


Tudo somado, sem ter feito uma exibição tão boa nos segundos 45 minutos, como fez nos primeiros, o F.C.Porto venceu com uma justiça que ninguém contestará, termina a fase de grupos em 1º lugar.


Notas finais:

Como agora não vão faltar padrinhos, aparecerem os que sempre acreditaram, como não sou hipócrita, digo que após as duas primeiras jornadas e, principalmente, depois da goleada em casa frente ao Brugge, sem atirar a toalha, nunca pensei que o F.C.Porto partisse para uma serie de 4 vitórias consecutivas, terminasse o grupo em 1º lugar.


Volto a dar os parabéns aos grandes obreiros desta façanha, treinadores e jogadores.


Agora é preciso concentração total nos jogos do campeonato e taça que faltam até à paragem para o mundial, enfrentar esses jogos com o mesmo espírito dos jogos da Champions League. Não há espaço nem paciência para um Dragão bipolar.


Como os jogadores não são máquinas, este foi o 3º jogo em menos de uma semana, natural a quebra na parte final do jogo.


Caixa de comentários

62 comentários:

  1. Caro DVP e Amigos:
    Contente com o resultado obtido e partilho inteiramente o seu comentário salientando o seu último parágrafo: "os jogadores não são máquinas" e, a manta é curta.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caro DVP,
    Honestamente também pensei que já não fosse possível. Grande trabalho da equipa, que na champions e nos grandes jogos se transforma para melhor.
    Se há milagres no futebol, este é mais um. Ganhamos bem. Fomos muito melhores mas alturas e equipas houve em que hoje o Atlético saia vergado a uma abada das antigas tanto foi o desperdício.

    ResponderEliminar
  3. Pegando nas notas finais do post , sem dúvida que depois da goleada em casa com o Brugges , muitas dúvidas , muito pessimismo se apoderou dos adeptos e simpatizantes do nosso o clube .
    Felizmente demos a volta com o pleno de 4 vitórias , e primeiro lugar do grupo , só possível com Sérgio Conceição , e a crença que transmitiu aos jogadores .
    Foi mais "milagre" de Conceição , com um plantel claramente insuficiente .
    Quanto ao jogo , dizer que foi pena o golo sofrido já no final , mereciamos ter ganho por 2 golos de diferença .
    Com o primeiro lugar evitamos Nápoles , Bayern , Tottenham , Chelsea , Manchester City e provavelmente o Real Madrid .
    Podemos apanhar com Dortmund , AC Milan , Leipzig , Frankfurt , Inter Milão e Liverpool .
    As hipóteses de apanhar uma equipa alemã são altas .

    Agora ir com a mesma crença para o campeonato e fazer de tudo para ganhar os 23 jogos que falta , mesmo sabendo que não faltará colinho para o nosso rival .


    ResponderEliminar
  4. Grande jogo. Há algo que tem que ser dito
    Grujic devia jogar mais vezes
    Fabio Cardoso é um jogador a porto, não entendo o pk não jogar a titular tirando o lugar ao David carmo... De longe melhor jogador atualmente
    Enorme galeno
    Um crime ter o PEPÊ a lateral
    Conclusões se a direcção tivesse contratado jogadores a tempo e horas não estariamos a 8 pontos do primeiro lugar
    Agora que venha o Frankfurt!!

    ResponderEliminar
  5. Grande jogo do fcporto! A equipa esteve toda bem mas ainda assim destaco diogo costa Taremi e galeno... . Foi mais um milagre do sc... . Abraço

    ResponderEliminar
  6. Boas.
    Eu fui daqueles que não acreditei depois de 2 derrotas consecutivas. Há uma regra de ouro na champions, ganhar os jogos em casa. Ora aquela derrota contra o Brugge podia nos ter saido muito cara.

    A equipa técnica e os jogadores estão de parabéns.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Grande jogo, grande vitória e grande apuramento. Além disso, vários jogadores a mostrarem-se no palco onde verdadeiramente interessa.

    Partilho do grande jogo de Grujic, talvez dos melhores que lhe vi fazer. É uma solução para partilhar a titularidade com Uribe. Tem que evitar os cartões amarelos escusados.

    A diferença que a confiança faz nos jogadores. Galeno e Fábio Cardoso são disso exemplos pela positiva e David Carmo o exemplo pela negativa.

    Pepê prepara-se para ser, a par de Diogo Costa, a próxima grande venda do FCP. Sei que a maior parte não gosta de o ver a defesa direito mas no futebol atual, o lateral é muito mais importante em termos ofensivos que defensivos. A vantagem de Pêpê é que pode ser um grande extremo e um grande lateral, seja com dois ou três centrais.

    Agora, apontar às provas nacionais com a mesma atitude.

    ResponderEliminar
  8. Mário, já disse e repito, não me causa grande incómodo o Pepê a defesa direito. Um, porque actualmente é o melhor no lugar. Dois, porque se a equipa funcionar colectivamente, com as compensações a serem bem feitas pode libertar-se e fazer o corredor todo. Três, porque não sendo um jogador de finta fácil, vindo mais de trás pode desequilibrar mais. Quarto, tenho dúvidas que renda mais jogando pelo meio ou mais à frente.

    ResponderEliminar
  9. OLHA O NORTE,
    UM FCP DOS 80
    Não deu hipótese, marcou, não abrandou, quis mais, sendo assim, a equipa dos milhões e dos craques como é a dos Colchoneiros, rendeu-se à evidencia da melhor equipa. Desta vez o azar com o autogolo de Marcano já no fim do jogo, foi uma nuvem passageira. A sorte desta vez não os protegeu.
    Quem diria, depois de um mau começo! mas é verdade, 4 vitorias seguidas, primeiros do grupo...

    ResponderEliminar
  10. Jogo sem história e com um resultado muito lisonjeiro para os espanhóis.

    Engraçado ver a coerência da CS, como por exemplo o blog Visão de mercado.

    Benfica- Juventus: "Que recital! Benfica permitiu 3-4 quando podia ter dado 6-7 à Juve"

    Porto Atlético: "Demasiado Porto para pior Atlético da década"

    Atlético, 3º classificado do campeonato espanhol
    Juve, 7º classificada do campeonato Italiano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Alexandre , essa grande figura chamada Alessandro DelPiero , que tem um passado grandioso na vecchia signora , disse que esta é a pior Juventus dos últimos 40 anos .
      Não esquecer que eles têm 8 , 9 jogadores , a maioria titulares de fora por lesão desde o início da época .
      Tudo factos ignorados por uma comunicação social completamente vassala ao clube do regime .

      Eliminar
  11. Bom dia caro DVP e amigos portista,

    Tenho de concordar com o DVP nesta análise sobre o Pêpê. Acho que ficamos a ganhar com o mesmo a lateral. E ontem foi exemplo perfeito disso mesmo. Tanto no primeiro golo como num momento na segunda parte mesmo antes de ser substituído em que arranca passa toda a gente no meio campo e apenas define mal para as costas de galeno quando podia ter soltado no meio para Taremi.

    De resto, dos melhores jogos na Champions deste Porto de Conceição.

    De resto acho que temos banco para rodar jogadores entre competições. Grujic fez um grande jogo e destaco cada vez mais Eustáquio, é daqueles jogadores ''à Porto'', raça, vontade, entre-ajuda, companheirismo e gosta de viver o futebol vê-se que gosta do que faz.

    Cumrimentos. Portooo

    ResponderEliminar
  12. Alexandre a desonestidade é o pão nosso de cada dia para alguns analistas, comentadores e pseudo jornalistas.
    É isto sistematicamente, o FCP nunca tem nada a ver com as más prestações dos adversários, são eles que são fracos. Quem não se lembra do freteiro Delgado a dizer que a Juventus que o FCP eliminou era fraca, boa era a que o Benfica tinha eliminado na Liga Europa, mesmo que tenha ido parar lá porque ficou em 3º no grupo da Champions, atrás de quem? Pois, do todo poderoso Galatasaray.
    Também não deixa de ser curioso ver tanto incómodo e tanta revolta por causa de uma tarja, quando tarjas insultuosas, infelizmente, são muitas e em vários estádios, não são um exclusivo do Dragão. Mais curioso ainda ver benfiquistas que acharam bem os insultos de Valdemar Duarte ao FCP, já condenados no local próprio, o tribunal, zurzirem na tarja.
    Este país não suporta que o FCP seja o que é, o único clube capaz de fazer frente ao clube do regime.

    ResponderEliminar
  13. Boa vitoria que podia ter sido uma goleada a sério se tivéssemos um ponta de lança em condições . Para este ano atingimos o objetivo na LC pois não temos equipa para mais.
    O campeonato está perdido devido à teimosia de SC que é incapaz de confiar nos jogadores habitualmente não titulares como se viu nos Açores. Se eles não servem para jogar contra o sta Clara servem para quê? Milagres não acontecem todos os anos. Continuo a achar um crime colocar Pepê a defesa e ter do outro lado uma nulidade absoluta como é Zaidu. Esperemos na próxima eliminatória sairmos de cabeça levantada e não goleados por um qualquer Liverpool.

    ResponderEliminar
  14. Esqueci-me de referir os comentários nojentos do Costinha que a certa altura me obrigaram a tirar o som à Tv. Sempre a desvalorizar o nosso jogo e a a acentuar as fragilidades dos fraudixs. Que tenha vergonha na cara. É mais outro rastejante e subserviente ao sistema. E ainda lhe dão tempo de antena no Porto Canal.

    ResponderEliminar
  15. Soluap, é preciso ter uma paciência do tamanho do mundo para aturar os teus comentários. Nem este apuramento, quando tudo parecia perdido, te faz ter mais recato?

    ResponderEliminar
  16. Boas Vila

    Aquilo que você classifica como o pior plantel da era Pinto da Costa,conseguiu a classificação com uma jornada ainda por jogar e depois ainda conseguiu o primeiro lugar do grupo.
    Portanto é para dizer que não e so sobre nós,como não jogamos sozinhos,tem a haver com os outros também.

    Ja está dito e sabido que este plantel é insuficiente,para as provas em que estamos inseridos e outros também competem e têem valências.

    Esta época se conserguimos ganhar os trofeus qsem ser o mais importante,será uma época com muito sucesso.

    E talvez apostar na liga dos campeões,uma meia final era excelente.Com um sorteio favorável.

    ResponderEliminar
  17. Grande vitória ontem! Temi que mesmo com 2-0 ainda fôssemos escorregar, simplesmente porque este Atlético tem mais vidas que um gato mas ainda bem que correu tudo bem e conseguimos finalmente derrotar esta equipa! Mesmo nos sub-19 é impressionante como jogamos tão mais que eles e nas pouquíssimas vezes que sofremos um ataque eles marcam. Ontem tirando um erro ou outro foi uma primeira parte de excelência onde deveríamos estar a ganhar não por 2-0 mas pelo menos por 3-0. Na segunda parte não estivemos tão bem como na primeira mas tivemos oportunidades para marcar mais golos (que se passa com o Evanilson? Ok que o Oblak é bom mas sozinho em frente ao GR não podemos falhar tanto). Era por isso escusado termos sofrido tanto nos últimos 15 minutos mas é verdade que não nos podemos esquecer do cansaço acumulado de jogar em alta intensidade entre campeonato e Champions neste último mês.

    Há muitas pessoas que falam mal do Simeone e se é verdade que não sou fã deste futebol que eles praticam, não é menos verdade que o Atlético de Madrid não seria o que é hoje sem este treinador. No futebol hoje és bestial, amanhã és uma besta e eu não gosto de olhar para as coisas assim desta maneira tão crua. Por isso acho imensa piada quando muitas vezes tentam rebaixar o futebol do FCP quando joga mal comparando o SC ao Simeone. Quem dera a muitas equipas (não estou a falar do FCP) ter um Diego Simeone.

    Por fim, só queria falar naquele que é o grande fenómeno da CS portuguesa de seu nome João Félix. É um bom jogador, mas nunca valeu 120 milhões por muito que os cartilheiros tentem passar essa ideia. Para o que joga, e convém referir que esta é a sua 4ª época no clube colchonero, tem demasiados tiques de vedeta. Ontem mais não fez do que dar 2 ou 3 toques habilidosos na bola e acaba o jogo aos 60' sem sequer ter a ombridade de enfrentar os adeptos do Atlético no fim do jogo. Nem sequer saiu do banco para cumprimentar os adversários. Se é este tipo de jogadores que se idolatra na CS... mau demais.

    ResponderEliminar
  18. Apesar de nao estarmos necessitados de extremos espero que nao deixem fugir o godwin do casa pia... .

    ResponderEliminar
  19. Pedro Miguel, mas este grande sucesso não muda a minha opinião, apenas valoriza ainda mais o feito de técnicos e jogadores.

    Pedro Nuno, o João Félix tem talento e potencial, mas não tem o espírito correcto, nem humildade. Endeusado e embalado por uma comunicação social que em Portugal faz de uma qualquer coisa normal, uma coisa fantástica, não percebe o ridículo da situação das atitudes que toma. Primeiro é preciso provar, e provar não é fazer de vez em quando algo importante, é ter regularidade exibicional, não fazer sempre grandes exibições, mas manter um nível que nunca baixa muito.
    Se João Félix não tiver perto dele alguém capaz de lhe chamar a atenção, criticar determinadas posturas de prima dona, então ele pode sempre fazer uma carreira interessante, mas nunca será um craque daqueles que deixam marca.
    Ricardo Quaresma tinha muito mais talento natural que Cristiano Ronaldo, mas tendo feito uma belíssima carreira, fica sempre a sensação que podia ter ido muito mais longe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O João Félix ontem não fez nada no tempo que jogou , foi uma nulidade , quando foi substituído pelo Mateus Cunha , o Atlético melhor imenso com o brasileiro , e com Ferreira Carrasco deram mais trabalho aos nossos defesas em 30 minutos que Félix em 65 .

      Em 3 anos em Madrid fez 29 golos , pelo dinheiro dado (120 Milhões) é pouco , se ainda fossem 29 golos por ano .

      A imprensa espanhola afeta ao Atlético (AS) tenta vendê-lo , com o presidente , treinador , e dirigentes a dizerem que ele é a última coca cola do deserto , e que não o querem vender , mas é daquelas coisas que se ouvirmos de trás para frente , é tipo " temos de vender este gajo e recuperar algum do dinheiro que demos por ele " .
      A CS já chegou ao ponto de dar destaques e dedicar videos de fintas do rapaz .


      Eliminar
  20. Caros Portistas,

    Havia um bom tipo, daqueles gajos com bom coração mesmo. Mas um dia saiu para comprar tabaco, e nunca mais voltou...

    Para me "oulerem" nas entrelinhas, fumei mais de 40 anos, mas felizmente já não fumo há cerca de um mês, ainda com os "colantes" de nicotina, mas até esses eu vou deixar, porque não sou estúpido, ⁠e se o nosso subconsciente é o pai dos nossos hábitos e nós, somos basicamente animais de hábitos, mas o meu subconsciente vai-me GRITAR, tu és maluco?! Um conselho amigo para os fumadores, deixem aquela porcaria!

    Sim, também senti saudades vossas, meste último mês, vi os cerca de 6/7 jogos do FC Porto, falhei um, ouvi o relato no Hospital com auricular (há tantos anos que não o fazia), foi o Bayer 0 FC Porto 3, o Galeno ia-me "estoirando" o catater, e o Diogo acelerou-me o coração ...

    Quanto ao resto, hoje li o Bonzinho, e consta que há um FC Porto vintage na Champions, e um outro mauzinho, esse para consumo interno, aliás, esse Porto mauzinho, está personificado no Otavio, desculpem lá o meu francês, mas é o nosso pedigree Champions que os FODE!

    Hoje, despertei com as galinhas, 6 da manhã, bloco informativo da Antena 1, Estação Pública, punica, ou púdica, e ouvi isto : "Benfica disputa hoje em Israel o 1º lugar do grupo com o PSG. Golo do Tottenham, atirou Sporting para a Liga Europa...", não, o FC Porto, ontem não jogou Champions...Isto é uma VERGONHA, seremos galegos?

    Hoje 2 de novembro, dia dos finados, e sem sebenta, recordo que há 64 anos, no dia dos finados de 1958, Bella Guttmann chegou ao FC Porto (o Simões da Bola poderia recordá-lo hoje), justamente para substituir o brasileiro Otto Bumbel, esse campeonato, também já estava finado, o Porto resvalava pelo 5º/6º lugar (muito, muito longe da liderança), o Hungaro chegou, e depois de perder em estreia no Restelo, posteriormente "sentou" Pedroto (esse mesmo), e encetou uma extraordinária recuperação, e, ganhamos justamente o Campeonato Calabote em photo finish, desculpem lá, eu não vou desistir à 11ª jornada...

    Um abraço para todos

    ResponderEliminar
  21. "Blogger Soluap disse...
    ...///... e ter do outro lado uma nulidade absoluta como é Zaidu. Esperemos na próxima eliminatória sairmos de cabeça levantada e não goleados por um qualquer Liverpool...///..."

    Acho lamentável e falta de respeito para com um jogador que não sendo perfeito é, sem qualquer duvida um jogador à Porto, e que dá tudo o que tem, e o que não tem, em todos os jogos. É um jogador perfeitamente ao nível, senão melhor que muitos DE que passaram pelo plantel. Quem me dera a mim ter muitos jogadores no plantel com a dedicação e raça do Zaidu.
    Pese embora algumas deficiências que possa ter tel como qualquer jogador que não seja uma super-estrela, é pelo que referi, um dos meus jogadores favoritos. Que venham muitos como Zaidu.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe mas o que diz da-me vontade de rir. É caso para dizer que mais cego é aquele que não quer ver.

      Eliminar
  22. Ontem foi uma boa vitória frente a uma equipa com quem tínhamos contas a fazer.
    Excelente exibição, resultado escasso, vamos ver quem nos calha, seria otimo continuarmos na senda da transcendência, na Europa.
    Agora, afinar para o campeonato, se não me engano, faltam dois jogos até à paragem para um inacreditavel campeonato do mundo, por tudo o que encerra, do clima, à corrupção e exploração infame dos trabalhadores.
    Vamos ver o que vai acontecer às equipas, depois...

    ResponderEliminar
  23. PO, espero que já esteja tudo bem contigo.

    ResponderEliminar
  24. Parabéns à equipa por esta passagem. Eu duvidei e muito, não só pelos maus resultados iniciais mas também pelas exibições.
    Ainda falta conseguir transpor esta qualidade para o campeonato de forma regular mas não é fácil porque a motivação é diferente e sendo uma maratona é necessário encontrar equilíbrios para manter uma média alta em vez de picos.

    Não é fácil mas tudo o que peço é que não desistam e no final faremos as contas. Não ganhar não deve ser um drama se sentirmos que tentamos ao máximo e que estamos a produzir as bases para continuarmos a lutar por títulos no futuro.

    ResponderEliminar
  25. Estou recuperado Vila Pouca (porque também já mudei de hábitos, mas vou ganhar qualidade de vida, ou saúde), nunca tinha sido internado, mas há sempre uma primeira vez, obrigado pelo cuidado. Repito, e novamente para os fumadores, temos de ter a satisfação e o gozo de ver morrer o raio do vício, antes de nós ...

    1 abraço

    ResponderEliminar
  26. Eu também gosto bastante do Zaidu, e estou convencido que há muitos portistas que também gostam.
    O Porto deu uma vantagem de 2 jogos aos outros, e depois ainda foi a primeiro, com 12 pontos. Isto não é pra qualquer clube do colo de lisboa, só pra clubes com muita raça e mentalidade.
    Ainda tenho esperança que no campeonato dos pinheiros vermelhos, o Porto faça o mesmo fez na champions, chegue ao fim em 1°, com os vermelhos da CS a esbugalharem os olhos de espanto.

    ResponderEliminar
  27. O FC Porto, contra o Atlético, jogou muito, muito bem.

    O curioso é que jogadores com quem andamos todos a implicar, ou por dúvida em relação ao seu valor ou por forma deficiente ou até porque jogam fora dos seus lugares, acusando o treinador de teimoso, mostraram à saciedade que não é bem assim.

    Pepê - só acrescentar uma coisa ao que disse MVP sobre ele, talvez necessite de melhorar a técnica de passe, de resto absolutamente de acordo.

    Marcano - teve azar no autogolo e continua a ser uma opção váida no centro da defesa e talvez nesta altura e para não queimar David Carmo se calhar deve jogar, mas penso que o futuro passará por Fabio e Carmo que quando acalmar irá ser imprescindível. É craque. (quem se lembrar de Pepe no 1º ano sabe que era assustador).


    Fábio Cardoso - vou repetir-me, a equipa com ele defende melhor, não é tão rápido como Pepe ou Marcano, é mais posicional e como percebeu onde está agora é ele e mais dez.

    Zaidu - creio ser uma blasfémia dizer que o jogador não evoluiu o suficiente para se poder afirmar que não tem categoria para ser titular do FCPORTO. Zaidu neste momento falha pouco, ontem teve como erro uma entrada fora de tempo a uma bola que lhe passou por cima e que foi buscá-la depois. Além disso a jogada do 1º golo começou com um seu passe longo.

    Grujic - ontem fez uma exibição tremenda, discreta e muito eficaz, foi mais Uribe, posicional. Com Grujic em campo parece-me que Sergio ganha mais uma valência tática quando o faz recuar para ser o 3º central, podendo projectar os laterais, joga bem de cabeça e passa bem.

    Eustáquio - onde estão agora os coveiros?

    Evanilson - Acho que fez a melhor exibição desta época, esforçado, rapido, pressionante e solidário, faltou o golo que ele porfiou e merecia. Vai marcar um dia destes.

    Galeno - felizmente continuo a enganar-me e já vou dizer que a jogar com esta pica sairá mais cedo do que se pensa. Precisa de acalmar na finalização

    Diogo Costa, Otávio, Taremi são o dez, o treinador e o pensador da equipa. Jogariam em qualquer equipa da europa a titulares imprescindíveis.

    Por último, olhamos para o banco e temos quem? O Gonçalo Borges, o Namaso, o Bernardo Folha o Rodrigo Conceição o Bruno Costa o Tony Martinez, além dos guarda redes, faltando o Verón. É o pior plantel? É. Porque o onze actual bate-se bem em qualquer campo, embora não tendo um feiticeiro, o plantel é composto por rapaziada que o ano anterior andava a lutar para não cair na liga 3. A administração é que deve dizer alguma coisa, não?


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só musica celestial....enfim ...depois de ler isto que se pode fazer?

      Eliminar
  28. Paulo Oliveira , estranhei a sua ausência , espero que esteja tudo bem consigo agora e recupere rápido .
    Nunca fui fumador , nem um cigarinho sequer para experimentar .
    O meu padrinho também era um fumador inverterado e por motivos de saúde teve de cortar completamente com o tabaco .

    ResponderEliminar
  29. Congratulo-me com o regresso do Paulo Oliveira, a que desejo boa recuperação e mando um abraço.

    ResponderEliminar
  30. Se o Atlético é muito mau , e segundo a CS pareciam mortos vivos , já os jogadores do Maccabi Haifa pareciam múmias paraliticas -)) .

    Na Champions só os dinamarqueses do Copenhaga , os checos do Plzen , e os escoceses do Celtic e do Rangers fizeram pior que a Juventus e o Maccabi Haifa .

    ResponderEliminar
  31. Soluap, o que se pode fazer? Mais que o que se pode fazer, é o que se deve fazer. Fácil: tens uma opinião diferente, OK, mas tens de respeitar quem tem opinião diferente.
    Que o Zaidu tem evoluído, parece-me óbvio. Que às vezes me deixa irritado com algumas abordagens que faz atrás e como define no último terço, também é verdade.

    ResponderEliminar
  32. Paulo Oliveira, bem vindo de volta e o desejo de uma recuperação à FCP.

    ResponderEliminar
  33. Felicito o regresso do Paulo Oliveira. Leio sempre com redobrado prazer os seus comentarios. Parabéns por ter deixado o vicio... .

    ResponderEliminar
  34. Mais uma boa dor de cabeça para o sc: uribe ou grujic? Ou jogarem os dois juntos?

    ResponderEliminar
  35. Paulo Oliveira seja bem-vindo de volta e uma rápida recuperação! A vida é muito mais importante que tudo, espero que tudo corra bem. Um abraço

    ResponderEliminar
  36. Mesmo que até lá muita água vá passar por baixo das pontes e a concentração no campeonato e taça ser fundamental - a taça da liga para mim não conta -, ficam os possíveis adversário para os oitavos da Champions League:
    Liverpool, PSG, Leipzig, Milan, Inter, Dortmund e Eintracht Frankfurt.

    Mesmo sendo adversários fortes, a minha preferência ia para os italianos e os alemães, nada da besta negra, leia-se Liverpool, ou PSG.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai-nos calhar o Inter de Milão .
      Mas veremos segunda feira de manhã .
      Agora ganhar ao Paços , depois ao Mafra para a taça com poupanças, e Boavista , antes da paragem para o Mundial .

      Eliminar
  37. Pese embora as minhas divergências (algumas vezes técnicas e pontuais) e sem nunca ter pretendido faltar ao respeito, quero por este meio expressar os meus profundos desejos de melhoras e integral restabelecimento de saúde ao portista Sr. Paulo Oliveira.

    JPPCH

    Ps - sou fumador e ainda não consegui deixar o hábito... esse "click" que lhe deu para deixar de fumar, desejava o também para mim...

    ResponderEliminar
  38. JPPCH, pelo que diz o PO, não queiras esse click, evita-o enquanto é tempo.

    ResponderEliminar
  39. Bem vindo Paulo Oliveira e força pois o pior já passou.

    ResponderEliminar
  40. OLHA O NORTE.
    ELOGIO DE ENCARDIDOS.
    A bolha da queimada: " Magistral, Fantástico, Incrível" não há mais adjetivos pra este pasquim!. ganharam a uma equipa que até se atrapalhavam uns aos outros!... Pasquim cada vez mais Encardido.

    AS VIOLAS.
    Ainda gostava de saber, quem são os músicos que meteram a viola ao saco. Não me admiro nada, que por lá andem alguns anti Conceição. Talvez seja um problema da comadres.

    FOI PENA.
    Foi pena os Lagartos não seguirem enfrente, penso que era inédito passarem os três grandes. Ao contrário do FCP, entraram bem, mas saíram mal.

    PEPÊ
    SC elogia Pepê, mas sr treinador, arranje um defesa direito, ele rende mais noutro lugar. Ele joga em qualquer lugar, mas, de certeza que este não é o lugar que ele mais gosta.


    AVB
    "AVB, já a mexer... para ir a votos com o sr presidente"! felicitando SC pelo seu bom trabalho no FCP e no grupo dos Champions, tudo leva a crer que vamos ter Homem...


    ResponderEliminar
  41. Caro DVP e Amigos:
    JPPCH o click é dizer NÃO, não fumo mais! Durante duas ou três semanas até se trepa pelas paredes mas a força de vontade é o único remédio. Se não a tivesse tido já cá não estaria (peço desculpa MVP),
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  42. Olá Paulo.
    Fumei 40 anos diariamente um maço de cigarros, com prazer, adorava fumar.
    Deixei de fumar de um dia para o outro, literalmente. O motivo: vi uma amiga minha de quem gostava muito a partir, em menos de um ano, depois de a avisar que tossia todos os dias e insistir que fosse a um pneumologista. Foi-lhe detetado um pontinho negro. Pronto.
    Ás vezes ainda sonho que fumo, mas nunca mais meti um cigarro há boca
    Passaram 10 anos.

    ResponderEliminar
  43. Caro DVP e Amigos:
    As melhoras Paulo Oliveira.
    Abraço

    ResponderEliminar
  44. Aproveito a oportunidade, e agradeço ao Dragon Guard, ao Jorge Aragão, ao Mário, ao Zé António, ao Pedro Nuno, ao Sérgio de Oliveira, ao JPPCH (o raio do vício tem como recompensa o arrependimento, saúde, e sobretudo mais anos de vida, pense nisso, estive cerca de 11/12 dias internado, primeiro nos intensivos, nunca tinha sido intervencionado, sofri como um cão), ao Soluap, ao DrummerKzar, ao Jocker Azul, e naturalmente ao Manuel Vila Pouca, obrigado a todos sem excepção, um grande abraço!
    (entrei quase em modo "discos perdidos", mas as vossas palavras tocaram-me muito)

    Falando de bola, depois de termos levado 4 do Brugge no Dragão, não vou inventar, não acreditei (ou acreditei), e porquê? Os dois primeiros jogos do FC Porto na Champions, foram ambos transmitidos na TVI (em setembro), pós Brugge 2ª jornada, ativei a Eleven (anulei ontem, perfez um mês), isto é um sinal que lá no fundo, a crença estava lá, mas mt ténue, infelizmente só não vi o Bayer 0-FC Porto 3, essa dupla jornada com os alemães foi o click, mas na Alemanha pelo resumo (ouvi o relato à antiga), e pelo que o meu Filho me disse, tivemos "estrelinha", e o Diogo ...

    Sorteio?! Eh pah, já é sina, destino ou fado, acho que vamos levar com os gajos que cantam "you'll never walk alone", mas esses, e o PSG seriam ambos de evitar. Bom, vão estar no sorteio 3 equipas italianas, e com esses, o "atolambado" que nos salvou do abismo financeiro/desportivo, tem o bom hábito de os eliminar: Roma, Lazio, e Milão.

    Querem uma estatística? Aí vai, 10ª jornada, campeonato 1958/59, Belenenses 1 FC Porto 0, golo de Matateu, jogo de estreia de Bella Guttmann que substituiu o brasileiro Otto Bumbel.
    Classificação à 10ª jornada, a vitória valia 2 pontos, Liga 1958/59:
    1º Benfica 17 pontos (c/ 7 vitórias, e 3 empates, hoje seriam 24 pontos)
    2º VSC 14 pontos.
    3º Belém 14 pontos.
    4º Sporting 13 pontos.
    5º V Setúbal 12 pontos.
    6º FC Porto 12 pontos (c/ 4 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, hoje seriam 16 pontos, ou estavamos a 8 pontos do Benfica, como estamos hoje).
    Em novembro de 1958, pela pontuação atual, estavamos a 8 pontos do Benfica ...

    Bom, como disse ontem, o homem da maldição dos outros, chegou ao Porto no dia dos finados, e com o campeonato também finado, ainda agravou a coisa, isto depois de perder em estreia no Restelo, no jogo seguinte "sentou" Pedroto (esse mesmo, nunca mais "calçou" com o Guttmann), e o FCP encetou uma extraordinária recuperação, e, ganhamos o Campeonato Calabote em photo finish. Desculpem lá, vamos já desistir disto à 11ª jornada?! ... Outra nota curiosa, esse é o único campeonato dos 30 que o FC Porto conquistou, saído de uma chicotada!

    ResponderEliminar
  45. Caro Paulo,

    As melhoras e força nessa luta (também ando a tentar deixar, e já reduzi para 3 ou 4 por dia. A luta continua).

    Um abraço

    ResponderEliminar
  46. Paulo.

    Desejos de rápidas melhoras.

    Sentimos a sua falta aqui no tasco.

    Filipe b

    ResponderEliminar
  47. AS melhoras Paulo Oliveira e força para a etapa que se segue.

    Eu fumei durante 10 anos, depois parei totalmente durante 5. Agora já há 1 ano e meio que fumo 3/4 cigarritos ao sábado depois das jantaradas e de uns copitos.

    Quanto ao sorteio os oponentes que agora parecem os melhores, podem não o ser na altura do jogo. Os momentos das equipas poderá ser muito diferente e mesmo os jogadores podem não ser os mesmos, já que há o mercado de transferências.

    No entanto Liverpool e PSG serão sempre equipas a evitar.


    ResponderEliminar
  48. Sobre a renovação do Diogo é uma bela notícia. A cláusula aumenta para 75 milhões e (infelizmente) poderá ser a próxima grande venda do clube. A acontecer espero que não seja em Janeiro. Espero também que mais renovações se sucedam como o presidente disse. Isto, claro, sem pondo em cheque a nossa situação financeira pois não podemos ter uma massa salarial que asfixie o clube e nos obrigue a vender as melhores estrelas à pressa e a preços que não são os justos (como o Luis Díaz). Dito isto, parece-me que a SAD estará a tentar renovar com o Uribe e não sei se aquela frase do presidente do "para aqueles que estão interessados em continuar no FCP" não será uma dica para ele. Gostava muito que o colombiano ficasse mas se exige valores ao nível do que o Mbemba pede, por muito que me custe prefiro que vá à sua vida no fim do contrato. Um clube não pode ficar órfão de um jogador só e relembro que demos 10 milhões pelo Grujic que tem mais que potencial para assumir a titularidade. Preferia até que se tentasse renovar com o Taremi o mais depressa possível, o que acredito que estará também a ser tentado.

    Parece que o Zaidu estará fora de combate durante 1 mês. Espero que o Wendel esteja à altura do desafio e tenha continuidade no 11 sem se lesionar também.

    ResponderEliminar
  49. Quanto ao sorteio, para mim sinceramente, é venha o diabo e escolha. Claro que o Liverpool e o PSG são equipas a evitar mas não são imbatíveis e prova viva disso é o facto de terem perdido a liderança dos respetivos grupos para Napoli e SLB. Mesmo que calhe o Frankfurt ou outra equipa mais 'apetecível' convém não esquecer que, ainda assim, são equipas com valores de mercado no mínimo semelhantes ao do FCP e portanto nenhuma será pêra doce. Depois há a forma das equipas que poderá não ser a mesma quando se jogarem os oitavos.

    ResponderEliminar
  50. Também tinha reparado, aqui há uns dias atrás, que os comentários estatísticos...que gosto bastante de ler...do Paulo Oliveira, tinham desaparecido. E pensei com os meus botões: Será que está com algum problema de saúde? É que já eram alguns dias sem nenhum dos seus habituais comentários. E afinal era mesmo isso.
    Mas agora está de regresso, espero que esteja completamente bom ou que pra lá caminhe e que continue a fazer comentários cheios de estatística.

    ResponderEliminar
  51. Caros DVP e Paulo Oliveira

    Muito obrigado... as vossas palavras tocaram-me muito... mais uma vez agradeço

    E, que elas se associem à minha vontade para largar este fdp de vício há mais de 45 anos...

    Mais uma vez, muito abrigado, porque elas foram muito importantes

    JPPCH

    ResponderEliminar
  52. Caro Sr. DVP e restantes Amigos FCPortistas, boa noite.
    Paulo Oliveira, tudo de bom para si.
    Se servir de 'aconchego' emocional, fique com esta que lhe confidencio com o maior respeito. 20/12/2000, 10h32m, IPO Lx. Acabava de receber a não desejada notícia. O médico observou que se eu largasse o que tinha no bolso da camisa, ajudaria bastante a resolver o problema.
    Ainda tenho o dito cujo no meu gabinete de trabalho. Todos os dias o vejo. Ele ainda lá está e eu também por aqui vou estando.
    Valente abraço FCPortista, desta vez, especial, para si.
    Luís Oliveira

    ResponderEliminar
  53. É oficial, Fernando Santos é o maior banana de todos os tempos do futebol mundial.

    ResponderEliminar
  54. Bom, disputados 23 campeonatos neste século (incluindo este que está no 1º terço), há dois Portos com grande desvantagem pontual para o líder à 11ª jornada, e com mais pontos perdidos, isto em 33 pontos disputados. Vou recordar as classificações desses dois Portos à 11ª jornada.

    Porto de NES, temporada 2016/17:
    1º Benfica 29 pontos.
    2º Sporting 24 pontos.
    3º Braga 23 pontos.
    4º FC Porto 22 pontos (11 pontos perdidos).

    Um Porto imberbe na 1ª volta, com o André Silva, e o Diogo Jota (sem esquecer o eng. Depoitre), perdeu muitos pontos na 1ª volta, sobretudo por ineficácia ofensiva. No mercado de janeiro, o FC Porto contrata em Guimarães o Tiquinho Soares, o brasileiro chega, e desata a marcar golos (em estreia bisa com o Sporting no Dragão), e o FC Porto soma 9 vitórias consecutivas, e cola-se ao Benfica. Até que, jornada 26, o Benfica empata a zero em Paços de Ferreira num sabado, e o FC Porto no dia seguinte, se ganha ao V Setúbal no Dragão, ultrapassava o Benfica na classificação, eu estive lá (Dia do Pai, 19 de março de 2017), empatamos a um golo com o VFC do Couceiro, jogo disputado numa ressaca Champions, perdemos 0-1 em Turim com a Juventus, mas jogamos toda a 2ª parte com 10 por expulsão do Maxi. Depois desse tropeção com o Vitória, o "balão estoirou", e nas 9 jornadas finais, desse campeonato, esse Porto perdeu 13 pontos, mas na minha opinião, perdemos esse campeonato na jornada 26, naquele empate no Dragão com o V Setúbal.


    O atual Porto, 2022/23:
    1º Benfica 31 pontos.
    2º Braga 25 pontos.
    3º FC Porto 23 pontos (10 pontos perdidos).
    4º Sporting 19 pontos.

    Onde pretendo chegar? Com uma boa sequência de vitórias, também podemos colar, e aproveitar um mau momento do Benfica (com o Sérgio no banco, jamais teriamos perdido aquele jogo no Dragão em 2017 com o V. Setúbal), Benfica que, até ao momento, tudo lhes tem corrido bem, jogaram mal com o Casa Pia, Paços, Vizela, e Guimarães, mas somaram 3 vitórias e um empate (sem esquecer as arbitragens com o Paços, Vizela, e em Guimarães...). O FC Porto jogou francamente mal em Vila do Conde, Estoril, e nos Açores, e perdemos 7 pontos (mas valha a verdade, ganhamos em Vizela, mas sem o merecer), os 8 pontos de diferença, estão aqui explicados, o Benfica ganhou jogos a jogar mal, já nós, perdemos pontos a jogar mal (a excepção Vizela). Depois, bem, depois tivemos o confronto direto no clássico, o resultado mais justo seria o empate, mas estavamos literalmente por cima, antes da expulsão justa e estúpida do Eustáquio, mas convenhamos, o Bah pela sequência de faltas, duas seguidas em dois minutos (e já com amarelo), também deveria ter sido expulso na 1ª parte. E em duas jornadas apenas, voaram-nos 5 pontos, a coisa não pode inverter? Repito, em pleno novembro, eu não vou desistir, desculpem a minha teimosia!

    A propósito do Mostovoi de Viatodos, recordo um cântico vintage:
    Quem é nosso amigo? É o Cel7a de Vigo!
    Quem é nosso herói? É o Mostovoi ... (Mas não é este de Viatodos)

    PS LAFOI, cigarros em casa, ou no carro, no bolso da camisa, ou perdidos num blusão, deitei tudo fora, adereços também, como isqueiros ou cinzeiros. Só me restam os "colantes" de nicotina, e esses vou deixá-los também, porque a minha força de vontade, é mt superior à nicotina. Um abraço.

    ResponderEliminar
  55. PO,
    Se calhar não me expliquei bem. Ainda lá está com os mesmos 5 cigarros...
    1 abç
    LO

    ResponderEliminar
  56. LAFOI, explicou-se muito bem, e entendi-o perfeitamente, mas provavelmente temos perspetivas distintas de ver a coisa, ou personalidades distintas.

    1 abraço

    ResponderEliminar