sábado, 5 de novembro de 2022

F.C.Porto 4 - Paços de Ferreira 0. Não merece discussão a goleada do campeão


No confronto com o último classificado, um Paços de Ferreira ainda sem vitórias, os Dragões já sem margem de manobra, alinharam de início Diogo Costa, Rodrigo Conceição, Fábio Cardoso, Marcano e Wendell, Otávio, Uribe, Eustaquio e Pepê, Evanilson e Taremi e não podiam ter começado melhor.

Tendo pela frente uma equipa de bloco baixo e com cinco para tentar perturbar a manobra portista no último terço, na primeira vez que conseguiu chegar à frente com critério, Evanilson assistido por Eustaquio, adiantou o campeão, estavam decorridos apenas 4 minutos.

Em vantagem era importante não adormecer, ir à procura do segundo. Wendell ficou perto do golo, contra a corrente do jogo os pacences podiam ter empatado, desperdiçaram uma oportunidade clara. Esse lance animou os da Capital do Móvel, sempre a defender com muitos, mas com a bola procurando chegar mais rápido, pareceu perturbar os azuis e brancos.

O futebol do F.C.Porto tornou-se incaracterístico, mais dificuldades em desmontar a teia do Paços, encontrar espaços. Foi nesse período pouco inspirado que Taremi conseguiu sair bem da pressão, isolou-se, aumentou a contagem aos 32 minutos.

José Mota não alterou nada, manteve o bloco baixo, apesar da falta de mais e melhor definição e acerto no passe, nos jogadores que recebiam entre linhas, Pepê ofereceu o golo a Evanilson, que bisou. Ainda antes do intervalo, Taremi esteve perto do quarto. 


Assim, apesar de não ser exuberante, alternar bons períodos com outros menos positivos, a equipa de Sérgio Conceição chegou ao final dos primeiros 45 minutos com uma vantagem que dava tranquilidade para a etapa complementar.


F.C.Porto regressou com mesmo onze, a segunda-parte começou com os Dragões a facilitar, o Paços a ganhar dois cantos.

Reagiram os campeões, Evanilson, hoje ao seu melhor nível, excelente pela direita, cruzamento para Taremi, na tentativa de cortar o defesa pacense fez auto-golo.

Com meia-hora para jogar e com uma vantagem confortável, Sérgio Conceição tirou Rodrigo, Uribe e Eustaquio, meteu João Mário, Grujic e Galeno, F.C.Porto a jogar bem e muito perto do quinto.

Aos 70 saiu Evanilson entrou Toni Martínez, azuis e brancos sempre a procurar o golo, mas algumas más decisões, egoísmo e muita cerimónia na zona da finalização impediam o avolumar do resultado.

Já no período em da casa complicavam em vez de simplificar - Pepê no meio foi um bom exemplo -, aos 83 minutos entrou Gonçalo Borges e saiu Taremi.

Galeno queria o golo, porfiou, o melhor que conseguiu foi atirar ao poste. Até final nada de mais relevante se passou.


O jogo terminou com a vitória robusta do F.C.Porto que podia ser mais dilatada, não fora alguma ineficácia e um futebol trapalhão e de descompressão no último quarto-de-hora. Apesar da exibição do conjunto de Sérgio Conceição até esse momento ter sido boa, melhor até que na primeira-parte, onde marcou três golos.


Nota final:

Eustaquio tem de ter mais calma, deixar de ser tão faltoso. Agressividade, OK, mas com conta, peso e medida.


Caixa de comentários

41 comentários:

  1. Foi uma vitória convincente do fcporto...gostei muito de ver taremi evanilson wendell galeno...

    ResponderEliminar
  2. Pepê apesar das 2 assistências fartou-se de somar disparates e más decisões. Falta-lhe objetividade e ser mais assertivo no remate.
    Pedro L Cardoso

    ResponderEliminar
  3. Voltei a gostar do grujic... Pena entrar sempre amarelado.
    3 pontos.. Vamos aguardar que outros percam pontos

    ResponderEliminar
  4. Não gosto do Pepê no meio. Define, decide e passa mal, não tem o tempo certo para soltar.

    ResponderEliminar
  5. Uma vitória sem história.

    Pepê tem muito a melhorar no passe, o seu principal defeito. Muitas vezes passes curtos e simples. Parece excesso de confiança. Mas com a sua qualidade será certamente uma questão de tempo até melhorar esse aspeto.

    Grujic está bem e apostaria nele para ser o 6 do FCP num futuro próximo. Não acredito que Uribe renove por valores razoáveis e na minha visão, não faria sentido um esforço extra. Este cartão amarelo pareceu-me injusto.

    Gostei outra vez do Wendell. Parece-me que está mais equilibrado e na melhor fase desde que chegou.

    Galeno e Fábio Cardoso também estão numa fase de completa afirmação.

    Sobre Marcano, nada a dizer, como disse SC foi uma questão de justiça. Agora, preocupa-me apenas e só, que o nosso principal investimento seja ultrapassado por um jogador em fim de contrato. Que esta pausa, sirva para o David Carmo acalmar e voltar a ganhar confiança.

    Em relação à lateral direita, que opções deveríamos tomar? Rodrigo, João Mário e Manafa, este em fim de contrato. Algum devia sair já em Janeiro.

    ResponderEliminar
  6. Sim, concordo na sua visão sobre o Rodrigo em termos de características. Acrescento apenas que nunca faz um cruzamento, só porque sim. Tem sempre a intenção de cruzar com critério.

    Em relação ao pai, ainda está um pouco longe, porque Sérgio sempre foi mais forte em termos físicos e penso que mesmo em termos técnicos.

    Dos três que atrás referi, acho que Manafa estará mais próximo de sair embora não goste do facto de se dispensar um jogador vindo de uma lesão prolongada. Mas a vida de jogador é isso mesmo.

    Nos jogos mais difíceis, Pepê continuará a ser o lateral direito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que o Manafà se tiver oportunidade de fazer a pré epoca (durante o mundial) ainda vai ser um elemento importante esta época.

      Eliminar
  7. OLHA O NORTE.
    Jogo sem historia, ganhou o mais forte.
    O que mais me surpreendeu neste jogo contra o Paços Ferreira, foi o Dragão ter uma assistência 42 mil espectadores...

    ResponderEliminar
  8. Vitória sem história e natural da equipa mais forte em campo. Jogávamos em casa, marcámos cedo e ainda conseguimos estar a ganhar por 3-0 ao intervalo apesar do Paços ter tido uma boa chance para empatar quando estava 1-0. Depois a segunda parte deu para gerir alguns jogadores e pensar na gestão da condição física.

    Quanto aos destaques individuais, algumas notas. Gosto mais do Pepê a jogar na linha mas mais à frente e não a lateral nem no meio como ontem às vezes jogou. É muito rápido, tem aquela finta curta (apesar de às vezes abusar um pouco) e só precisa de melhorar a concentração porque às vezes tenta demasiadas vezes sair a jogar de trás quando a equipa está descompensada e falha alguns passes curtos fáceis entregando a bola ao adversário. Gostei do velho Evanilson de volta e gostei do Taremi. Sobre o iraniano, volto a reforçar que gostava muito que tentássemos renovar contrato com ele. Sobre o Rodrigo Conceição também gostei mas às vezes ele deixa-se ultrapassar muito facilmente e isso em jogos de maior dificuldade não oferece segurança. A lateral direita é um velho problema do Sérgio Conceição desde a saída do Ricardo Pereira. Há muito tempo que não joga ali ninguém que eu diga "este é o lateral que precisamos". Sobre o Marcano, eu já pressentia que ele fosse colocar o espanhol a titular relegando o David Carmo para o banco. Não discuto a justiça da substituição, o David não tem tido um início fácil, está em fase de adaptação e se calhar vai fazer-lhe bem isto para voltar a ganhar confiança. Mas eu olho para as abordagens do Marcano às vezes e meto as mãos na cabeça.

    Veremos agora o que faz o clube do regime, mas não estou com grandes esperanças. O Estoril está cheio de baixas e não é um campo onde tradicionalmente eles percam muitos pontos. Só quero que, pelo menos, consigamos vencer estes jogos que faltam até à paragem para o Mundial. Depois disso teremos uma pré-temporada a jogar para a taça da liga e aí podemos aproveitar para fazer algum trabalho com os jogadores que ficarem cá.

    ResponderEliminar
  9. Olha o Norte, de uma coisa o Porto de Sérgio Conceição não se pode queixar, falta de apoio dos portistas. Tem feito por merecer, OK, mas isso devia ser com todos, pelo menos não os hostilizar constantemente.

    ResponderEliminar
  10. Sobre o jogo, pouco a dizer, boa vitória, no sentido de continuarmos o caminho e a espreitar algum deslize da concorrência, após as abebias dadas...
    Taremi está excelente, pena não ser finalizador mais eficaz, preocupou-me como aquele rapaz apareceu só na área, sorte que falhou...
    Grujic... é bom que vá jogando, tenha confiança e reveja os amarelos, para o ano poder estar, de forma eficaz, no lugar de Uribe, que tambem me parece de difícil renovação, como foi referido no comentário do Mario . Aguardemos.
    E força Porto.

    ResponderEliminar
  11. Não há muito mais a acrescentar ao foi dito no post e nos outros comentários , foram 4 , podiam ter sido 6 ou 7 , mas atenção , este Paços de Ferreira , só não empatou na Luz , porque , o padre (árbitro) , e o sacristão (VAR) não deixaram, ambos fecharam os olhos a um pênalti a favor dos de Paços já no tempo de descontos .
    Agora preparar o jogo da taça contra o Mafra e não dar validades a eles .
    Depois um dérbi contra o Boavista de Petit que já se sabe vai comer relva contra nós .
    Depois segue-se a paragem atípica para um mundial no meio/fim de outono .
    Este mundial nada me diz .

    ResponderEliminar
  12. Jogo sem história e Vitória indiscutível.
    Agora é tentar arranjar um bom defesa direito para acabar com as adaptações e um defesa esquerdo. Ao menos que o dinheiro da LC sirva para alguma coisa de útil.
    Foi um erro dar 20M pelo Carmo e 5M por um guarda redes que nem para o banco vai, mas é preciso ajudar os amigos.
    O basket lá somou mais uma derrota e tal como já antes disse com estes americanos não vamos a lado nenhum.
    O andebol dá sinais de retoma pois perder por 2 com o psg não deslustra e ganhar em braga deve ser o normal.
    As meninas do vôlei parecem um ioiô pois tão depressa estão em cima como tão depressa estão em baixo....é o que temos.

    ResponderEliminar
  13. Um jogo sem história, felizmente, mas mais uma vez a demonstrar o porquê de ser difícil confiar em Grujic, bastaram 6 min num jogo já resolvido e já tinha amarelo. É um jogador que aparentemente tem capacidade para ser titular mas parece ter sempre momentos em que é incapaz de se controlar.

    PS. Aproveito para desejar as melhoras ao Paulo Oliveira, para que estes momentos mais difíceis passem rápido.

    ResponderEliminar
  14. Já tudo se disse sobre este jogo, só acrescentaria uma pequena observação. Na última CI, o Sérgio abordou a calendarização, e a densidade competitiva neste ciclo. Afinal, nas últimas duas semanas, o FC Porto disputou 5 jogos oficiais (dois na Champions, Benfica, Sta Clara e Paços). Mas como isto não pára, terça feira jogamos em Mafra, e no sabado um jogo mt perigoso no Bessa.

    Onde pretendo chegar? Ontem ao intervalo, e com o 3-0, jogo fechado e arquivado, o Sérgio não podia e devia poupar 3 jogadores mais desgastados? Não entendo a teimosia do Sérgio ma gestão do plantel.

    Vi agora a 1ª parte do Estoril 0 Benfica 3, e repito, tudo lhes corre bem, 1º golo numa transição, 2º golo de canto, assistência de calcanhar, e golo de calcanhar, 3º golo, novo golo de canto. E quais as duas mais flagrantes oportunidades na 1ª parte? Do Estoril, com 0-0, o Rodrigo Martins isolado, só com o Vlachodimos na frente, acerta no grego. Num canto a favor do Estoril, o Bah atira na barra (para evitar o canto, como dizia o outro), bola bate no solo, mas não entra, e na recarga também não.

    Este Benfica não me impressiona mesmo nada, e no clássico todos comprovamos isso mesmo.

    ResponderEliminar
  15. Soluap o gr que nem para o banco vai custou 1 milhao de euros por empréstimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? É que na altura falou-se em 5M. Se for como diz ainda bem.

      Eliminar
  16. PO, com o resultado em 0-0, não há um penálti claro contra o SLB que a dupla Ferrari/Macron não viu?

    Grujic tem estado bem, mas tem de rever a forma como aborda alguns lances e como mete os braços, mesmo quando já tem o controlo da jogada e está em vantagem.

    ResponderEliminar
  17. Vila Pouca, as faltas do Florentino dentro de área, nunca são assinaladas, já é um padrão, estava 0-0 quando o Florentino empurrou o Rodrigo.

    ResponderEliminar
  18. Posso ter visto mal mas o amarelo.ao Grujic neste jogo pareceu-me mal mostrado.

    ResponderEliminar
  19. Inter de Milão .
    Acertei em cheio !!!
    A minha previsão está num comentário no post anterior a uma resposta ao Dragão Vila Pouca , é procurar .
    Estou optimista , damo-nos bem com equipas italianas , temos boas hipóteses .

    PS - Paulo Oliveira , não me espanta nada a não marcação de pênalti ontem do Florentino , já contra o Famalicão cometeu um pênalti não do tamanho da torre dos clérigos , mas do tamanho de Portugal inteiro!!! Escandaloso e revoltante como não se assinalam grandes penalidades tão óbvias , mas a passadeira vermelha este ano é uma realidade .

    ResponderEliminar
  20. Temos as nossas chances, não conhecendo bem a equipa do Inter, preocupa-me a artilharia pesada deles, com Correa, Lautaro, Dzeko e Lukaku, que podem causar estragos na nossa defesa, se não estivermos ao melhor nível, mas vamos a jogo, com confiança, acredito que podemos passar.

    ResponderEliminar
  21. Estou com fezada que vamos passar, e porquê? O "atolambado" com equipas italianas é fortíssimo (Roma, Juventus, Milão ou Lázio). O Marega dos ricos está lesionado (não sei se o Lukaku irá ao Mundial), o Dzeko está quase a apanhar o Pepe, e é verdade, há o Lautaro também, na baliza eles agora tem o Menzo 2, e o Galeno também pode fazer de Rui Barros, vai-se isolar umas 3/4 X, e faz um golo no Meazza!

    Neste momento (novembro), o Inter está mal, o Inzaghi está a prazo, e se fosse agora, seria FC Porto 55%/ Inter 45%, mas quando ainda faltam mais de três meses, e com um Mundial pelo meio, é prematuro, mas repito, o Sérgio é fortíssimo com equipas italianas, e é minha convicção, vamos para os quartos (quando vamos para os quartos, não somos Campeões, e só ganhamos a Supertaça, assim foi em 2019, 2021, porque em anos terminação ímpar, tem sido anos de encaixes financeiros, e esses são bons para o "admnistrador financeiro" Fernando Gomes, porque segundo ele, não paga prémios por ganharmos o campeonats...), mas é muito, muito dificil ir para a cama com ela, com a "orelhuda", mas os grandes "especialistas" na coisa, falam no Benfica como grande outsider, é porque sim...

    Uma nota final, quando em 2019, eliminamos a Roma, perdemos 1-2 na capital de Itália, quando estivemos a perder 0-2, sabem quem saltou do banco? André Pereira, Hernâni, e Adrian Lopez que fez um golaço numa assistência do Tiquinho, no Dragão, o lateral Florenzi empurrou o Fernando Andrade, penálti, e golo do Telles, e carimbamos para os quartos final, apontem, temos andado na Champions, com André Pereira, Hernâni, Tiquinho, o Andrade, ou o Marega (outros andam com Lukaku, Dzeko e Lautaro), o "atolambado" faz mesmo verdadeiros milagres, podem-me chamar "sergista" que não fico nada ofendido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Tiquinho até foi bem jeitoso. Ainda hoje dava jeito para desbloquear jogos com o jogo de cabeça.

      Eliminar
  22. Meus amigos estão mal informados. O pênalti do Florentino não pode ser marcado pois as regras para os corruptos toupeiras são diferentes. E esta gente sem coluna ainda vem tecer loas a eles ainda estarem invictos. Quando não se marca o pênalti em Guimarães está tudo dito.
    Lá nos calhou o Inter, podia ser pior. Daqui até fevereiro é retocar a equipa nos lugares carenciados. Quanto aos toupeiras continuam com toda a sorte do mundo, mas pode ser que o Brugge lhes cause indigestão.

    ResponderEliminar
  23. OLHA O NORTE.
    Inter de Milão; medo, azar de quê! era a primeira vez que os despachávamos.
    Agora temos é que os ter no sítio e jogar à Porto, e não nos deixarmos ir nas matreirices deles, são ratoeiras. Tenho fé que vamos passar.
    Tenho receio é nas lesões, porque os tantos que temos, são poucos com a qualidade para jogos desta envergadura! vamos aguardar e fazer a prece para que tudo corra bem.

    ResponderEliminar
  24. Podia ter sido pior o sorteio mas ainda assim nao tenho grandes expetativas...o inter tem um super plantel! O fcporto já fez muito na liga dos campeões! O objetivo na liga dos campeões foi extraordinariamente cumprido! O extraordinario disto tudo são os planteis de "sonho" que o sc tem tido...o Paulo Oliveira fez questão de nos lembrar os craques que passaram na era sc. Adrian lopez , andre pereira...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó José Antonio , isso é que é optimismo -)))
      Se a eliminatória fosse agora não tenho dúvidas que passávamos .
      Mas como só é daqui a 3 meses ...
      O futebol é o momento , e neste momento o Inter está esfarrapado na liga italiana , consegue estar atrás da pior Juventus das últimas 4 décadas .


      Eliminar
    2. Dragonguard ainda que esteja esfarrapado na liga italiana há um desnivel grande entre os dois planteis...numa jogada individual de um dos muitos craques do inter a eliminatoria pode ficar decidida. Abraço

      Eliminar
  25. A propósito do jogo de ontem do Benfica e do sorteio da Champions, este Benfica de Schmidt faz-me lembrar o Sporting campeão de Ruben Amorim.

    São equipas fortes, com um modelo de jogo bem vincado, mas que não metem medo a ninguém. As "novidades" vão surpreendendo alguns adversários, mas têm tido muita sorte em alguns resultados.

    Tal como Ruben ganhou alguns jogos no lavar dos cestos, com Coates a ponta de lança e então era na altura bestial, passou agora a besta porque não faz sentido andar sempre a colocar um central na frente, também este Benfica tem ganho alguns jogos (Casa Pia, Famalicão, Paços, Vizela, Porto) onde a coisa anda tremida mas tem pendido sempre para o lado deles.

    Ainda ontem foi efetivamente como o Paulo disse, estava um jogo completamente morno, repartido quando o Estoril falha uma oportunidade clara, na cara do Vlachodimos e depois, no primeiro remate na direção da baliza o Benfica marca e desbloqueia o jogo.

    Alguma sorte, algumas más decisões arbitrais e o momento confiante em que os jogadores do Benfica se encontram fazem parecer maior a diferença do que aquilo que ela é na realidade.

    Quanto ao sorteio da Champions, esta era uma das equipas a que me referia na antevisão. Se o jogo fosse agora, Porto partia na frente. Em Fevereiro tudo pode mudar porque os italianos têm uma belíssima equipa, estando num momento de forma diferente ou com outro treinador e o favoritismo da eliminatória pode mudar.

    ResponderEliminar
  26. Seis jogadores que passaram pelo FCP na lista do Brasil, sempre candidato ao título, na lista para o Mundial. Não são sete, porque, vá lá saber-se porquê, não quisemos o Raphinha.

    ResponderEliminar
  27. Vila Pouca, o Raphinha foi transferido para o Sporting por 6,5 M€, isto em agosto de 2018, o FC Porto ainda estava mt exaurido financeiramente, nem um ano tinhamos de FMI no FC Porto. Recordo que o empresário do Raphinha era o Deco, e foi também o Sérgio que o lançou em Guimarães. Ok, podes-me dizer, "mas veio o Waris por 5 M€ na mm altura...", pois veio, mas provavelmente foi pago em suaves prestações, e o Vitória queria dinheiro vivo.

    Bom, neste ano civil 2022, em principio vamos disputar 7 jogos oficiais: 2 para o campeonato (Boavista sábado, e Arouca depois do Natal), um amanhã em Mafra para a Taça de Portugal, e quatro para a Taça da Liga, D Chaves, Vizela, Mafra (novamente), e se vencermos o grupo da T Liga, jogamos os quartos final da Taça da Liga a 21 de dezembro, jogaremos com o vencedor do grupo que tem o Gil, Portimão, Covilhá e Nacional.

    E como fica a coisa para o 1º trimestre do ano de 2023? Deixo datas oficiais, e oficiosas do FC Porto.
    Janeiro:
    7 Casa Pia fora.
    11 T Portugal 1/8 ?.
    15 Famalicão casa.
    20 VSC fora.
    24 Meia Final T Liga ? (o adversário não será Benfica, Sporting, ou Braga).
    28 Final da T. Liga ?.
    31 Marítimo fora.

    Fevereiro (mt cuidado):
    05 Vizela casa.
    08 T. Portugal 1/4 ?
    11 Sporting fora.
    15 Inter fora.
    19 Rio Ave casa.
    24 Gil casa.

    Março:
    01 Meia Final da T. Portugal 1ª mão ?.
    04 D Chaves fora.
    08 Inter casa.
    12 Estoril casa.
    19 Braga fora.
    (Paragem para as selecções)

    Abril:
    02 Portimão casa.
    05 Meia Final da T. Portugal 2ª mão ?
    08 Benfica fora.

    Acrescentei os primeiros três jogos de abril, para observarem duas coincidências de datas e "sorteios". Se o FC Porto chegar á Final da Taça de Portugal, joga em Fevereiro quartos final a meio da semana, e três dias depois, joga em Alvalade (de seguida Inter). Já em abril, o FC Porto joga a 2ª mão da Meia Final da Taça de Portugal novamente a meio da semana, e três dias depois, joga na Luz. E sabem que mais? A coisa está mesmo feita para o FC Porto não ser Campeão, observem essas duas extraordinárias "coincidências", em contraste, na Taça da Liga, tudo se conjuga para estarmos na Final, isto se formos competentes, porque até à Final, não vamos cruzar com Benfica, Sporting ou Braga.

    ResponderEliminar
  28. Estive a ver os convocados pelo Tite (selecionador brasileiro) e a frente de ataque é absolutamente assustadora. Qual deles o melhor!!!

    ResponderEliminar
  29. Quanto ao sorteio da Champions para mim é aceitável. Não podendo calhar com o Brugge que era a equipa mais apetecível do pote 2 e que curiosamente calhou ao clube do regime, tudo o que não fosse jogar contra o Liverpool ou o PSG era um sorteio aceitável. Para mim jogar contra este Inter ou contra qualquer uma das outras equipas alemãs é a mesma coisa sinceramente. Hoje em dia os alemães jogam a uma intensidade brutal e o Inter apesar de ser uma boa equipa, não é o tubarão que era há 15 anos atrás. Dito isto, é óbvio que vai ser muito difícil. Mas na Champions tudo é difícil, jogamos contra equipas com plantéis que facilmente valem o dobro do do nosso e com jogadores que numa jogada de génio decidem um jogo. É dentro de campo que eles vão ter de provar o favoritismo deles.

    ResponderEliminar
  30. Pessoal , se querem rir um pouco vão ao site do jornal expresso .
    Lá está um artigo de um labrego chamado Duarte Marques , um ex de(Putado) do PSD .
    Vêm com o típico discurso e rabula dos 6 milhões , mas , o que me parti a rir foi que este propagandista de meia tigela nem sequer sabe o nome do treinador que têm , para ele é Roger Smith , e não Roger Schmidt , e depois esta pérola .

    "Com 6 milhões de adeptos em Portugal, o sucesso deste Benfica tem provocado uma verdadeira onda de alegria e algum deslumbramento a milhões de portugueses que apoiam o glorioso "

    Não sabia que o Benfica já tinha ganho algum troféu , mas aparentemente para ele já ...
    Quanto aos 6 milhões ... se calhar estão a contar com os que já morreram , o que não seria novidade , pois é assim que fazem na contagem de sócios .


    ResponderEliminar
  31. Aqui há uns 15 anos atrás, uma empresa alemã especialista mundial em sondagens/estudos de mercado na área do desporto, chegou à conclusão que, os benfiquistas eram cerca de 41%, os portistas cerca de 29% e os sportinguistas cerca de 28%. Entretanto, as coisas devem ter evoluído um bocadinho num sentido + favorável ao Porto do que aos outros 2, porque o Porto tem ganho +, porque as pessoas + idosas vão morrendo e porque entre os + jovens que têm nascido e crescido entretanto, ao que parece, tendo em conta a supremacia clara e constante dos adeptos do FCP nas diferentes redes sociais, há + portistas. Portanto, a teoria de que os slbs são 6 milhões, é pura gabarolice de parolos convencidos. Tendo em conta que muita gente não gosta de futebol e que os portugueses são pouco mais de 10 milhões, fica óbvio que os benfiquistas não podem ser muito + de 4 milhões. O resto, é fanfarronice vermelha.

    ResponderEliminar
  32. Essa do deputado é de rir. Acho um piadão aos benfiquistas que se põem em bicos de pés e dizem estas barbaridades. Estas palermices dos 6 milhões e do "quando o benfica ganha, o país está feliz" são mitos alimentados há muitos anos pela CS e que muitos doentes lampiões repetem até à exaustão mas por muito que digam estas coisas a grandeza não se apregoa, pratica-se. E até podem dizer que têm 6 milhões de adeptos mas nas redes sociais quem tem mais seguidores na generalidade das plataformas é o FC Porto e quem tem estado melhor nos últimos 20/30 anos tem sido o clube da Invicta e muitos cartilheiros nunca vão aceitar isso.

    ResponderEliminar
  33. É essa, é a do único clube com prestígio mundial é o SLB, é a mania das grandezas apregoadas, mas não praticadas, são apenas grandezas pífias.

    ResponderEliminar
  34. OLHA O NORTE.
    Têm 6 milhões, já com os da FPF. LIGA, Ass Lisboa, CD, árbitros, CA, CS, deputados, ministros, juízes, advogados, cartilheiros e Vale Azevedo, Vieira & compª. É um número bonito, eles são grandes em tudo, até no Gamanço.

    SC diz:- Espero, que logo não aconteça Taça, diz ele e o mundo portista. Se ele e a equipa que vai jogar forem competentes vai haver Taça para o FCP...



    ResponderEliminar
  35. O falclore e o mito á volta dos 6 milhões de adeptos faz-me lembrar a China comunista de Mao Tsé Tung , em que se acreditava que , se toda a população chinêsa batesse com os pés no chão ao mesmo tempo , que o mundo sentiria o seu impacto .

    Conheço bem o nosso país , com exceção ás ilhas (nunca visitei) e trás os montes, e posso dizer que de 50 anos para cima a maioria é benfiquista , com um número considerável de sportinguistas , e uma percentagem baixa de portistas .
    Mas em relação entre os 18 e 35 anos o caso muda completamente de figura não só a nível do país em si , inclusive na área de Lisboa , arredores e periferia , conheço muitos portistas de lá , impensável há 15 , 20 anos atrás .
    Pelo que o futuro do FCP a nível de massa adepta/simpatizantes está assegurada por muitos anos , e é isso que mete medo a certa gente .

    E nem sequer vamos comparar o prestígio lá fora , aonde o nosso clube é conhecido e goza de um prestígio que não tem paralelo com mais nenhum por cá .
    No Brasil , Argentina , Colômbia , México , países do leste europeu , África do sul , países do Sudoeste asiático , Japão , etc ... nesses países tirando os emigrantes portugueses que possam estar nalguns desses países ninguém sabe o que é o Benfica .
    Atenção , não digo por dizer , digo-o por que sei .





    ResponderEliminar
  36. Quanto a vós não sei... mas essa ideia de serem 6milhoes de adeptos... só valoriza as nossas vitórias! Têm toda uma circunstância favorável, e regularmente está sempre atrás..
    É não mexer q está bem...

    ResponderEliminar