quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

G.D.Chaves 0 - F.C.Porto 2. Dragões vitoriosos no dia em que nasceu uma nova estrela da arbitragem portuguesa


Não vi o jogo, apenas vi o resumo, não posso ter uma opinião minimamente fundamentada e objectiva sobre o que aconteceu em Chaves. Por isso, importa realçar a vitória que coloca o F.C.Porto bem posicionado para seguir em frente. Importa realçar também os dois golos de Namaso.

Segundo me disseram e fui vendo e lendo, o cavalheiro da foto, o árbitro Cláudio Pereira, mostrou que tem um enorme potencial, um talento nato, não admira se rapidamente chegar a internacional. 


Caixa de comentários




20 comentários:

  1. ... Uma "estrela " é favor : uma constelação !! Pelo menos , fez vista grossa ( bem grossa ) a duas grandes penalidades e a umas qtas outras más decisões ,como aquela entrada para " partir " o João Mário , já na parte final do jogo ... Temos homem (mais um !) com futuro brilhante !! Chapeau ! para quem os selecciona e patrocina ! Saudações Portistas .
    EM TEMPO : será desta ?!!... .........................

    ResponderEliminar
  2. Vi o jogo, e foi bem distinto, e para mt melhor daquele empate com o Mafra, ora coletivamente, ora individualmente, uma vitória justa, e um resultado que poderia ser mais dilatado. Comparativamente ao empate com o Mafra, hoje foram titulares o João Mário, o Grujic, e o Namaso (sairam o Rodrigo, o Bruno e o Franco), a equipa foi praticamente a mesma, mas hoje jogamos com dois pontas, o Martinez e o Namaso. O Bruno Costa nem ao banco foi ...

    Destaques individuais: a segurança do Claúdio (sublinho, o GR, não é o outro de preto), o CR quando foi preciso, esteve lá, e fez uma boa defesa. O regresso do "outro" João Mário, bela assistência no primeiro golo, esteve diferente, mas para mt melhor. As férias fizeram mt bem ao Uribe, esteve fortissimo. O Pepê fez de Otávio, e fez bem, ali sobre a meia direita, a par do Uribe, foram os melhores do FCP. Martinez azougado, merecia marcar, mas assistiu no 2º, nunca deu uma bola por perdida. O Galeno continua com a corda toda, mas também mantem aqueles pequenos defeitos que todos reconhecemos, mas há melhorias. O Namaso, bisou, e ainda atirou ao poste, e já agora, é Inglês, está em Portugal há dois anos e meio, e já se desenrrasca muito bem no Português, um bom exemplo que quer o Grujic, ou o Taremi, deviam seguir.

    O Desportivo jogou com o seu onze titular, e volto ao tema plantel do FC Porto, jogamos sem 7 titulares absolutos, Diogo, Pepe, e Otávio na Selecção, Zaidu e Eustáquio lesionados, Taremi e Evanilson no banco (por razões distintas, um chegou do Mundial, outro está a chegar de uma lesão). Vi um Porto intenso, dominador, controlador, e sobretudo competente, em ambas as partes, um Porto que ganhou bem (sem sete titulares), a um bom Desportivo, aliás, estes jogaram com o seu onze de gala.

    Quanto ao árbitro, e ao VAR (este o filho do benfiquista de Valongo), péssimos, nos primeiros 25/30', com o resultado a zero na 1ª parte: O Namaso, quando seguia isolado, foi empurrado pelas costas. Pareceu-me haver um derrube dentro de área ao João Mário. Galeno dribla o defesa, e este com um carrinho, toca com a mão na bola, impedindo a condução do Galeno, este é um penálti claro. Na 2ª parte, numa transição do Galeno, seguia sem oposição perigosamente pela esquerda, e foi abalroado por trás, o brasileiro Euler não quis jogar a bola, apenas impedir a progressão do Galeno, mas fê-lo com uma entrada perigosa por tras ao calcanhar, vermelho direto. Finalmente aquela rábula final aos 92' , nova entrada perigosa neste caso do espanhol Hector, novamente por trás, sobre o João Mário, o árbitro foi avisado pelo VAR, foi ver as imagens, mas não viu... Péssima arbitragem, amanhã vou ler qual a opinião do pedagogo Duarte Calabote!

    ResponderEliminar
  3. Namaso... dois golos. A star is Born... o seu valor subiu para 500 milhões. Real e Bayern atentos e Liverpool já em conversações.
    Como? Não foi este o título dos jornais???!!!
    Agora mais a sério, boa vitória, jogo para colocar a competir a equipa neste defeso surrealista e ao que parece, Taremi veio cansado, que possa recuperar fisicamente para estar bem no recomeço.
    Árbitro... mais um padre artista.

    ResponderEliminar
  4. Caros Portistas,

    O jogo foi bem conseguido e podíamos ter feito mais golos mas também podíamos ter sofrido.
    Cláudio Ramos esteve muito bem, quando foi chamado interveio com grande classe, guarda redes de clube grande, gostei muito. A atitude de toda a equipa também foi boa, bom jogo!
    Quanto ao artista do apito e do VAR vão em breve entrar para elite de sacristães, depois passam rapidamente a padres sem passarem pelo seminário. Com estes pseudo árbitros admiram-se de não terem árbitros no mundial? ninguém com o mínimo de bom senso se pode espantar, vergonhoso!
    Esta taça é uma grande palhaçada e foi feita para os corruptos encornados ganharem alguma coisa, se não fossem estas miseráveis taças a quantos títulos estavam de nós?? está explicado
    Bem ontem no hóquei outra vez a sofrer 6 golos com Barcelos valeu empate, ontem o nosso guarda redes salvou outros tantos ou mais?? se não se defende bem não se ganham jogos, ganhamos sem saber ler nem escrever mas ganhamos, mas se não começarem a defender melhor nem em 3º ficamos.

    VAMOS PORTO!

    FOMOS PORTO!
    SMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  5. A despropósito mas porque pode passar despercebido aos especialmente interessados no tema do Antero e suas variantes incluindo as suas relações familiares (e há dois dos aqui "influentes" que me vêm logo à cabeça ...) o que vêm hoje na Borla sobre ele, o PSG e o Braga (do Sporting não fala ...). Não sei se é novidade mas para mim é, eu pensava que ele tinha saído do PSG, afinal tinha sido afastado só do sector das compras mas agora há nova mexida e fica a tratar do Braga que passou a fazer parte do grupo. https://www.abola.pt/nnh/2022-12-05/paris-saint-germain-al-khelaifi-admite-problemas-entre-luis-campos-e-antero-hen/967329

    ResponderEliminar
  6. Do jogo só consegui ouvir o relato da TSF na segunda parte e depois vi o resumo. Do que constatei tivemos uma primeira parte claramente menos boa que a segunda e depois conseguimos marcar os dois golos pelo Namaso sendo que ainda podíamos ter feito mais. Boas notícias o regresso de Evanilson e Veron ao banco depois de lesão. Temos tudo para passar a fase de grupos.

    Gosto do Namaso. É um rapaz com talento (lembro-me do primeiro golo dele pela equipa principal contra o Boavista no Dragão naquele que, salvo erro, foi também o seu primeiro jogo) e já fala português muito bem o que me deixou bastante agradado. Apenas porque me mostra que trabalhou muito bem para se adaptar ao máximo a uma cultura e língua diferentes do seu país de origem. Espero que tenha mais oportunidades porque merece.

    ResponderEliminar
  7. O futebol português parou no tempo e ainda está no dia 24 de abril. Não se pode apontar erros a essa classe que por mais que os cometa nunca é castigada ao contrário de todos nós que nas nossas profissões se os cometermos sofremos as consequências. Quem lhes aponta os erros é castigado e tem de imperar a lei da rolha. A quem serve este estado de coisas? O que se passou ontem em chaves é paradigmático pois ficaram 3 pênaltis por marcar e duas expulsões por fazer. Esses sujeitos desonestos não podem apitar pois não querem ver o que todos nós vemos. Então o do Var com tantos meios à disposição nada vê? Mas que é que está lá a fazer? E a reação do clube qual é? Zero! A vitoria não pode branquear o que se passou. Se num jogo com uma importância relativa numa competição de terceira nos fazem isto que nos farão num jogo que decida um campeonato? Mas pelos vistos está tudo bem e todos aceitam com normalidade os roubos que nos fazem. Continuem assim e no fim queixem-se.
    Quanto ao jogo nem me apetece dizer nada a não ser que é urgente contratar um defesa direito e um defesa esquerdo e espero que em janeiro já cá estejam. A ineficácia na marcação de cantos e livres é assustadora é caso para perguntar o que fazem nos treinos. Se o senhor 20M nem na taça da liga é titular temos de perguntar ao treinador o porquê de obrigar um clube na miséria a gastar dinheiro mal gasto.

    ResponderEliminar
  8. OLHA O NORTE.
    VITORIA DO FCP MAIS DO QUE JUSTA.
    Um FCP a mostrar que aquela primeira parte contra o Mafra era para esquecer! mais enérgico, objetivo, jogou para merecer a vitoria porque foi superior ao adversário. Podia aqui salientar alguns jogadores mas tiveram todos bem.
    Cláudio Ramos é um bom GR, o FCP pode contar com ele.

    ARBITRABEM
    Um Cato toxico cheio de espinhos a brotar para a arbitragem, que só não teve influência no resultado porque o FCP ganhou.
    Este Maçarico ou "Mafarrico" de muita má qualidade, já deu para perceber que é mais um na arbitragem para contaminar, minar, um enganador!...
    Dois lances de agressão a jogadores do FCP a por em causa a integridade física, ambos merecedoras de cartão vermelho, três penaltis em que ele e o VARrete vermelho de Valongo fizeram vista grossa, dá para ver que nem na jarra têm lugar, o destino destes incréus era num Ecocentro mais próximo.

    ResponderEliminar
  9. Será que temos o "bom" Matteus Uribe de volta?.....
    Quanto à arbitragem...se nem com as imagens!!!

    ResponderEliminar
  10. Fizemos um bom jogo, excetuando os 10 minutos finais da primeira parte, onde o Chaves ameaçou a nossa baliza. De resto tivemos sempre o jogo controlado. Na primeira parte, apesar do domínio, faltaram oportunidades de golo.

    Cláudio Ramos- seguro e confiante quer a defender quer no jogo com os pés.

    João Mário- Alterna muito facilmente o bom com o mau. Tem bons lances ofensivos, mas depois
    tem falhas defensivas clamorosas.

    Cardoso e Marcano- consistentes, práticos e seguros

    Wendell- tem movimentações defensivas que metem medo.

    Gruijic- dos melhores. Muito bem nas recuperações de bola e prático em posse

    Uribe- já não sabe ser 8. É muito forte nas recuperações, bom na condução mas já não tem timing no último passe

    Pepe- Esteve a um nível razoável. Alguns bons pormenores mas tem capacidade para muito mais.

    Galeno- Eficaz no desequilíbrio (é impressionante a facilidade em deixar os adversários para trás), mas pecou na definição.

    Namaso- MVP, jogo muito completo para além dos 2 golos e da bola ao poste.

    Toni- A reclamar mais minutos. Excelente entrega ao jogo e muitas divididas ganhas com os centrais adversários.

    Os suplentes não tiveram tempo para ter impacto no jogo.

    Quanto á arbitragem (var incluído) não sei que dizer. O penálti sobre o João Mário parece-me claro, o corte com a mão é no mínimo muito duvidoso (sem comparação com aquele que permitiu o golo do Benfica frente ao Vizela) e a expulsão perdoada no final, é incompreensível.

    Quando o árbitro estava a ver as imagens e a demorar tanto tempo para decidir, eu até estava a comentar com amigos, tanto tempo para uma decisão óbvia. Qual não é o meu espanto quando ele manda seguir.

    E este este nem é um lance que tenha como objetivo prejudicar o Porto, estávamos a ganhar 2-0, na compensação, o jogador iria cumprir castigo num jogo em que o Chaves vais jogar a feijões. É pura incompetência

    ResponderEliminar
  11. Também não vi o jogo , só o resumo .
    Ganhamos com 2 golos do Namaso , de resto achei inacreditável aquela entrada assassina sobre o João Mário em que podia ter-lhe acabado com a carreira ali , mas se no fim do jogo o Sérgio Conceição ainda graceja com a CS , gente que fala mal de nós todos os dias ...

    ResponderEliminar
  12. O Tone da Eira, e a tese de que o Antero pode ser o futuro presidente da Liga? ...

    ResponderEliminar
  13. Vila :


    Mas que grande nabo esse tal de Cláudio Pereira ! ...

    ResponderEliminar
  14. PO, congratulo-me em saber que voltaste aos fóruns do diz-se, diz-se. Mas já agora, talvez me possas informar, eu que só sei que nada sei, o Antero presidente da Liga, conta com o apoio do FCP? Um conselho, não vás atrás dos comentários requentados do tone da eira, dali não sai nada de interessante.

    ResponderEliminar
  15. Nada disso Vila Pouca, hoje o Dr. das leis que corta a direito n´A Bola, o Manteigas, abordava justamente essa tese na sua coluna. Agora como não lês A Bola... mas também não perdes nada!

    ResponderEliminar
  16. Hoje o Brasil está de luto, vai ser mt duro para um povo que ama Futebol e a Canarinha. Depois daquela equipaça do Mundial de Espanha, Cerezo, Júnior, Zico, Falcão, e Sócrates, 40 anos depois, este foi o Brasil que mais se aproximou em talento, e qualidade desse de 1982 (foi Campeão virtual), mas tal como o outro, a história repete-se, as defesas ganham campeonatos, a talhe de foice, em 4 jogos, já sofremos 5 golos, é muito golo.

    A partir de hoje, provavelmente vamos ter os brasileiros a torcer por Portugal, afinal, tal como nós faziamos, quando não disputavamos Mundiais. Se estava francamente optimista com a Suiça, para amanhã, não conto com o ovo no cu da galinha, e a Croácia hoje, foi um bom exemplo.


    O que os brasileiros escrevem nas redes sociais, já quase que imploram pelo "arregala" dos óculos de Penafiel.

    «Quando o Brasil fez 1-0, pensei: "fosse o Abel Ferreira, colocaria Scarpa, o auxiliar, o massagista e um TRANSEUNTE pra compor uma linha de 7 pra trancar a entrada da área ao lado da zaga". Tite sempre foi um sujeito resultadista. Faltou ser hoje. Que desgraça de vida».

    PS O Tite até parece sósia do Salazar (sim esse mesmo, do António do Vimieiro)!

    ResponderEliminar
  17. Depois daqueles festejos de danças ridículas que roçaram a falta de respeito para os sul coreanos , disse para um brasileiro que conheço , "ides perder contra a Croácia" .
    Não me enganei !!! Há ali na seleção brasileira muita mania , muita soberba , e muito pouca humildade .
    Alguns brasileiros com raízes com o nosso país , irão puxar por Portugal , mas não se iludem , a maioria do povo brasileiro tem uma raiva dos portugueses que nem nos podem ver , dizem que somos colonizadores e que lhe roubamos o ouro , a maioria irá puxar pela Argentina por causa do Messi , isto apesar da rivalidade .

    ResponderEliminar
  18. O Namaso tem mostrado serviço, é bom ver que os miúdos da B continuam a afirmar-se na equipa principal.
    2 penaltys ostensivos por marcar a favor do Porto, 1 vermelhissimo por mostrar no lance em que o João Mário podia ter ficado com a carreira arruinada, 1 lance de golo para o Chaves, que só não foi, porque o Cláudio Ramos fez uma enorme defesa, que nasce numa falta sobre o João Mário que fica por assinalar. É + 1 árbitro igual a tantos outros árbitros tugas, que se afirmam fazendo questão de não marcar nada a favor do Porto e marcando tudo e + alguma coisa contra; E quanto + verdes, pior fazem. Eles sabem que é assim que colhem os favores de quem manda na arbitragem. Se não é por antiportismo e/ou benfiquismo primário, é por carreirismo, que vai dar no mesmo. É por isso que, enquanto jogadores, treinadores e até os melhores clubes portugueses, estão ao + alto nível do futebol europeu e mundial, os árbitros portugueses passam completamente ao lado dos grandes eventos europeus e mundiais, quer de clubes quer de selecções.

    ResponderEliminar
  19. Já agora , lastimável esta Argentina , aquilo é só distribuir pau para todos , incrível a arbitragem deste espanhol que foi conivente com a selvajaria Argentina , aquela entrada a matar e depois a estourar a bola de preposito no banco de suplentes da Holanda devia ter dado vermelho direto ao jogador da Argentina , e até o rei Midas do Messi devia ter sido expulso , ele que cortou dois lances perigosos dos holandeses com a mão , no final do jogo meteu-se e provocou toda a gente , desde adversários , ao árbitro que os salvou .
    Sem dúvida que vou torcer pela Croácia na meia final .

    ResponderEliminar
  20. Este piteiro. Vamos ver tarjas a dizer : não esquecemos que enterraste a seleção.

    ResponderEliminar