sábado, 10 de dezembro de 2022

Portugal 0 - Marrocos 1. Quando o melhor jogador e único que esteve a um nível elevado, tem 39 anos...


Depois da excelente exibição e da goleada à Suiça, Portugal tinha pela frente a grande surpresa do mundial a selecção marroquina acabada de eliminar a Espanha, uma das favoritas a vencer a prova.

Com Diogo Costa, Calor, Pepe, Rúben Dias e Raphael Guerreiro, Otávio, Rúben Neves, Bernardo Silva e Bruno Fernandes, João Félix e Gonçalo Ramos, Portugal tendo pela a frente uma equipa africana de tracção à retaguarda, precisava de ser paciente, mas sem abusar, procurando os espaços, ora através da bola no pé, jogadas de envolvimento, no desequilíbrio individual, na surpresa da profundidade, com qualidade de passe e critério, sempre com atenção aos contra-ataques dos marroquinos. 

Os primeiros 45 minutos foram de muita bola, mas muito no seu meio-campo, por parte de Portugal. Ritmo lento, pouca dinâmica, um seis, Rúben Neves que apenas jogava para o lado e para trás, zero jogadas de perigo, Marrocos a defender com todos e quando podia a sair rápido para o ataque e até a ser mais ameaçador e melhor que Portugal. Já quase em cima do intervalo, cruzamento para a área, péssima saída de Diogo Costa, golo de Marrocos e não se podia dizer que era um resultado injusto. 


A perder era preciso reagir, mas a segunda-parte começou como terminou a primeira. Livre com o perigo a rondar a baliza portuguesa, Diogo Costa a defender por instinto.

Depois do aviso, Fernando Santos meteu Cancelo e Cristiano Ronaldo, tirou Raphael Guerreiro e Rúben Neves, Portugal foi à procura do empate.

Gonçalo Ramos falhou uma oportunidade clara, Bruno Fernandes esteve perto do golo.

Mais duas substituições, saíram Gonçalo Ramos e Otávio - sou suspeito, gosto muito do Otávio, mas não percebi. Talvez Otávio precise de fazer umas voltinhas, rodar, sem sair do sítio, jogar para o lado e para trás... - entraram Rafael Leão e Vitinha.

Domínio total da equipa portuguesa, Marrocos defendia, contra-atacava cada vez menos, Dalot saiu lesionado, entrou Ricardo Horta, mas o domínio esbarrava na muralha defensiva dos africanos.

Bonou fez uma grande defesa a remate de João Félix. Já no tempo de descontos Ronaldo perto do empate, foi expulso um marroquino, Diogo Costa evitou o segundo, Pepe falhou por pouco, Portugal fora do mundial. 


Notas finais:

Um erro de Diogo Costa e uma equipa sem um  ataque capaz de fazer um golo, mesmo quando teve quase sempre a bola nos segundos 45 minutos.


Quando o melhor jogador português tem 39 anos... as tão badaladas vedetas deviam sentir vergonha. Pepe foi o único que esteve a um nível elevado o que não é nada abonatório para a dita geração de ouro.


Caixa de comentários


47 comentários:

  1. Caro DVP,

    Somos um conjunto de vedetas bacocos, com um treinador demasiado calculista e incapaz de fazer uma leitura correcta do jogo. Tenho pena pelo frango do Diogo Costa.
    Depois da saída do Octávio não fizemos mais nenhuma penetração na área.
    O jogo também se faz de sorte e Marrocos está com ela toda....

    ResponderEliminar
  2. Caro DVP , para além de Pepe , Bruno Fernandes , teve as melhores ocasiões , é verdade que se fartou de errar , mas nunca virou a cara á luta .
    Fernando Santos não aprendeu , nem tirou apontamentos do jogo anterior de Marrocos contra a Espanha , aliás , cometeu os mesmos erros de Luís Enrique , jogo lento , mastigado , sem improviso , muita posse de bola estéril , sem procurar com inteligência e rapidez (e já agora malandrice) ganhar no 1vs1 contra os jogadores de Marrocos .
    Mas sobretudo faltou um pinheiro na área , já várias vezes aqui disse , porquê o Beto nunca foi convocado por Fernando Santos??? tinha dado um grande jeito hoje !!!
    Em jeito de balanço , foi um mundial razoável , mas aquém daquilo que podia almejar , principalmente ser eliminado por um Marrocos , que é uma equipa ferrolha e pouco mais .
    Espero que a Croácia ganhe o Mundial , mas receio com diz o Pepe , que já esteja prometido á Argentina .

    ResponderEliminar
  3. Quem não consegue ganhar a Marrocos merece ser eliminado. Tanta letra tanta conversa bacoca, temos equipa para ganhar o campeonato mais isto e mais aquilo e depois vai-se a ver e nada. Diogo Costa deu um frango de todo o tamanho e amanhã vai ser crucificado pela imprensa de de Lisboa. Prepare-se...

    ResponderEliminar
  4. Solução, preparo-me? Já os conheço de gingeira nem imaginas desde quando...

    ResponderEliminar
  5. Caro DVP e Amigos:
    Pepe foi a grande estrela da seleção. Pena que regresse com fratura do cúbito.
    Diogo Costa divide a responsabilidade com Ruben Dias.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite,
    Avançou a melhor seleção e de forma justa... não vejo motivos para queixa do arbitro, pelo menos em lances capitais... na gestão do jogo, é ingrato falar...
    Pior que a 1a parte de Portugal, só as decisões do selecionador... Consegui ver o Pepe a sair como trinco de forma contínua! Demasiado mau! Fico triste pelo Diogo Costa, não foi feliz pela abordagem no golo... mas Portugal perdeu porque foi uma nulidade!
    O Fernando Santos que se demita, pois passou e continua a passar ama seca de empresários, e em momento infeliz e difícil do jogador Português mais badalado e com maior mérito de sempre, empurra-o para baixo! É de homem pequeno!

    ResponderEliminar
  7. Mais do mesmo... Nada surpreendido!
    Aliás querem saber o futuro!?
    Vai sair o nandinho por acordo amigavel e vai entrar o PAULO SOUSA.
    A minha escolha seria outra... Acho que é hora do MOURINHO assimir!!!

    ResponderEliminar
  8. João Silva a facilidade com chamas de homem pequeno ao Fernando Santos é impressionante. Mas já vi que pertences à selecção do Ronaldo e nem sequer percebes que independentemente das culpas do seleccionador que as teve, como têm todos os treinadores quando não ganham, a participação portuguesa no Catar foi muito condicionada porque CR colocou os seus interesses acima dos interesses da selecção. O mais curioso no teu comentário é acusares FS de ama seca dos empresários e depois criticá-lo porque fez o óbvio, meteu os melhores a jogar. Já o comportamento do CR, pelos vistos, não merece críticas. Só faltou dizer na mesma linha do César Mourão, era preferível Portugal perder com CR a titular, que ganhar com ele no banco.
    Se alguém anda a empurrar CR para baixo é ele e quem o rodeia que não têm tento na língua, nem sequer percebem que se não fossem da família de CR, ninguém os conhecida, não existiam.

    Se todos tivessem a mesma atitude, o mesmo carácter e alma de Pepe, não se julgassem melhores do que são na realidade, talvez outro galo cantasse.
    Como não acredito que FS continue, veremos o que nos reserva o futuro desta selecção de "estrelas".
    Coloco estrelas entre aspas, porque para mim as estrelas aparecem e saõ decisivas nestes jogos e hoje não vi nada disse.

    ResponderEliminar
  9. Nada me surpreendeu, o mesmo de sempre.
    Incapazes de criar desequilíbrios, sem ligação de jogo, a linha de ataque a cobrir os defesas marroquinos, linha intermédia não existiu, simplesmente e a linha mais recuada a trocar bola apenas para somar tempo de posse de bola, não há objetividade, não há nada.
    Este é o futebol de f.santos, mau treinador, e pelo que parece óbvio também um mau cidadão na hora de cumprir com o fisco.
    Pepe, o melhor no Qatar, ele sim um verdadeiro capitão

    ResponderEliminar
  10. O Cristiano Ronaldo é o mesmo de sempre! A pessoa, o jogador um pouco inferior... A conferência do Fernando Santos, foi peça única, nunca vi aquela atitude! Nunca pelo Cristiano Ronaldo, sou FCPORTO... mas incomoda-me a baixeza da atitude do Fernando Santos! E sim, entre principios basicos de um ser humano e o FCPORTO, prefiro os princípios básicos! A indústria do futebol, o negócio do futebol... ultrapassa-me e enoja-me! A mim só me alimenta a paixão pelo nosso clube, e perdoem o exagero, é quase um oxigénio para viver! O 1o a errar foi o CR7, antes de começar o campeonato... desde então, só cometeu erros... Mas é a minha opinião, e sim, necessariamente e pelo q conquistou tem q se valorizar a carreira do CR... E aco q todos devemos respeitar!

    ResponderEliminar
  11. Meteu os melhores... são opinioes, q não vou discutir. Contudo, questiono:
    1. O q fez o Bernardo Silva no jogo tudo?
    2. O q fez o feliz o jogo todo? Será q um outro não acrescentaria algo mais?
    3. A perder, não podia povoar a area adversaria e dar poder de choque com por exemplo o André Silva? Pq o Naurdo sozinho?
    4. Tirou o Ruben Neves - q acho q fez pouco, e mete o Pepe a transportar a bola? Não teve tempo para estudar as circunstâncias do jogo...?
    5. Imagina q perde 1 central... metes o ferro2 do benfica?
    6. O melhor jogador do calcio, não deveria ter jogado mais tempo?
    Opinioes...

    ResponderEliminar
  12. Lamento que o Pepe regresse lesionado , já Eustáquio veio também lesionado , é mesmo azar !!! e o Otávio não sei como regressará .

    De facto CR7 está em final de carreira e não se percebe o drama da família , principalmente a irmãzinha , que fala como se a seleção fosse obrigada a jogar com irmão sempre , isto a apesar de entrar pelos olhos a dentro que já não pode mais .

    Não sei se Fernando Santos vai sair , tem boa imprensa , ouvindo na SIC os Ribeiro Cristóvão e outros dá ideia que querem que continue .
    Já aqui disse antes de começar o Mundial , que sucedesse o que sucedesse devia de sair no final da competição .

    ResponderEliminar
  13. Como sempre disse, a seleção não me preocupa muito, naturalmente não gostei de perdermos, mas passou-me quase ao lado.
    Lamento por alguns jogadores, mas há outros que são primas donas, grandes egos, endeusados pela imprensa, creio que lá dentro é um saco de gatos e isso tem custos.
    Saliento o Pepe, verdadeiramente Enorme, vem lesionado, um exemplo, que só não é mais ampliado por ser do Porto.
    Será tempo , dos de sempre , de apoucar o Diogo, não se falará do Ruben Dias, e a inenarrável Ronaldomania , novela insuportável, vai continuar, até para mal do próprio.
    Vamos é recuperar fisicamente os nossos e preparar bem o que resta da época, depois desta paragem inenarrável. Isso é que importa.Porto...gal...
    Já agora, espero que a Croácia elimine a Argentina, depois daquela rábula de gozo lamentavel deles, com a Holanda.( ou Paises Baixos).

    ResponderEliminar
  14. Ontem o futebol cobarde, mas humilde, triunfou sobre o futebol medíocre mas petulante.

    Mas o problema não foi só ontem, embora Diogo Costa devesse escolher o final dos treinos para se dedicar à criação de aves, Gonçalo Ramos desse seguimento à fabulosa interpretação da série, iniciada no jogo com a Suiça, chamada: Como Sacar Chouriços Mas Falhando Escandalosamente Golos de Baliza Aberta Contra Marrocos. Também Rúben Dias, Rúben Neves, Bernardo Silva, Bruno Fernandes e esse predestinado que é João Félix, provaram que podem andar vestidos de dourado que nunca conseguirão enganar os ourives.

    Fernando Santos é um bom homem, fervoroso religioso católico, mas pecador: não gosta de pagar impostos, é benfiquista, gosta de agradar aos amigos e como treinador tem medo de ganhar jogos de futebol, porém na gestão do berbicacho que lhe arranjaram não esteve mal.

    Cristiano Ronaldo está a uma distância considerável, de todos os outros que o antecederam, no epíteto de melhor jogador de futebol português, talvez rivalizando com um brasileiro de nacionalidade portuguesa chamado Pepe.

    CR7, um narciso egocêntrico expondo-se ao ridículo, comprova que, apesar de o dinheiro poder tudo, é ainda incapaz de pagar a compra da juventude, podendo iludi-la com plásticas, implantaçoes capilares, dietas e tratamentos musculares, mas parar no melhor do passado, ainda não.

    ResponderEliminar
  15. OLHA O NORTE.

    O MAIS DO MESMO.
    Um Marrocos defensivo, carraça, venenoso no contra taque, nada que a seleção Portuguesa não soubesse, mesmo assim caímos como uns anjinhos. O golo teve três culpados, Ruben Dias, Diogo Costa e o marroquino que marcou o golo, Diogo Costa nos Cruzamentos, fazfavor! mas a redimisse com uma defesa quase de um golo cantado.

    FALTOU TUDO.
    Portugal neste jogo foi uma sombra do jogo que realizou contra a Suíça. Falhamos golos, é verdade, mas perdemos tempo e engenho com passes perdidos longos e a queimar. Se me perguntarem, os Marroquinos mereceram ganhar!?- não, sim, talvez, marcaram um golo e nós não!...

    OS ARTISTAS.
    Uma Seleção de mau AMBIENTE! jogadores Mimados, Enjoados "Primas Donas". Treinador confuso, cansado, manipulado, resumindo, um Bom Serás a precisar de dar lugar a outro.

    OS SERs DOS ANEIS.
    FPF, com dirigentes à procura de tacho nas FIFAS e Afins, vão tentar abafar tudo até a nomeação repetida do arbitro argentino, como nada tivesse acontecido! gente sem vergonha! mas para não variar esta trupe da FPF autorizou que alguns jogadores não acompanhassem os colegas de regresso a Portugal deixando-os como de férias se tratasse no Qatar com os familiares! outra vergonha.

    A PEIXEIRADA.
    Para que tudo ainda ficasse mais CONSPURCADO, entraram os Rabos de Saia, de gente bem formada, um Clã a viver à conta do Artista, do Melhor do Mundo, fazendo acusações, peixeirada, com incentivo à CONFUSÂO.

    OBRIGADA SR DON PEPE.
    Foi o melhor dos melhor em todos os jogos da Seleção, um jogador que estava em todas, até no golo.
    Com 39 anos com esta raça, só um grande profissional, pena é, chegares ao teu Clube do coração cansado e com mazelas, mas como sempre, rapidamente vais ultrapassar tudo isso.

    ResponderEliminar
  16. Não o vou negar, estou com uma "ásia" dos diabos, se antes da partida, já desconfiava de Marrocos, todavia, quem tem melhores jogadores, ganha mais vezes, e a minha relativa confiança (mas desconfiada) assentava na qualidade dos jogadores, mas por vezes a Alma supera tudo, e os Marroquinos tiveram Alma até Almeida, qual explicação técnico-tática, eles quiseram muito ganhar, todos nós incautos (jogadores incluidos) ou não vimos o Espanha Marrocos, ou contavamos com o ovo no cu da galinha.

    Explicar esta eliminação com o arbitro argentino? Não colhe totalmente, mas parcialmente, o Otávio sofre dupla falta aos 45', a primeira uma porrada no pé, ali no limite da grande área, a segunda um agarrão já dentro de área. Depois, permitiu a virilidade marroquina, por vezes a roçar a violência, e finalmente, ainda com o 0-0, o Bono já estava a fazer anti-jogo, e a defender o 0-0, em 25/30 pontapés de baliza, o Bono queimava uns 30 a 45 segundos, foi "n" vezes avisado, mas chegou ao fim, sem ver o amarelo, incrível, quando a brincadeira começou ainda na 1ª parte, estava a ver o jogo com o meu Filho, e comentei com ele: "Este gajo com 15' de jogo, já está a fazer anti-jogo, a pensar no 0-0, e nos penáltis?"

    Continuando no anti-jogo, na 2ª parte, com as 4 lesões dos marroquinos, e paragens respetivas, com 10 substituições, muito anti-jogo, e... Bono, o bónus foram curtissimos 8 ', isto quando neste Campeonato do Mundo, já assistimos a 10/12' de compensação, e este jogo, merecia no minimo os 10', isto seguindo o padrão deste Campeonato do Mundo (para aumentar, e bem, o tempo útil de jogo), mas o argentino acabou por premiar o anti-jogo, mas querem mesmo resolver o problema do tempo útil de jogo? Que se joguem 60 minutos, cronometrados, tal como nas modalidades de pavilhão. Por exemplo, nos 8' de compensação, quantos minutos foram efetivamente jogados? O Bono quantos minutos queimou, só na compensação? Enfim, jogar à Meirim, infelizmente ainda faz escola... Todavia, sublinho, tinhamos o dever e a obrigação de ganhar o jogo, e até estavamos todos avisados!

    Finalmente, o gajo que não é um Português "bacteriologicamente puro", falo no Pepe, tem 39 anos (nem dois meses para chegar aos 40), e, nesta temporada 2022/23, em 4 meses de competição oficial do FC Porto, o Pepe somou 903' de jogo (apenas 10 jogos como titular, alguns não os terminou), já na Selecção, e nas duas últimas semanas, fez 4 jogos de elevado grau de dificuldade, e 360' de jogo de grande intensidade competitiva ... Ontem, o gajo que "não é bacteriologicamente puro", terminou o jogo com o braço fraturado, e o grande penalizado é novamente o FC Porto, pelas minhas contas, o Pepe irá falhar os próximos 6 jogos do FC Porto (3 da Liga: Arouca, Casa Pia e Famalicão, 2 da Taça da Liga: Vizela, e quartos final se lá chegarmos, e 1 da Taça de Portugal, com o Arouca), provavelmente o Pepe regressará a 20 de janeiro, para o VSC FC Porto. Às portas dos 40 anos, está na hora do Pepe renunciar á selecção, digo eu que não percebo nada disto!

    ResponderEliminar
  17. PS. Quero ver a Argentina fora do Mundial, o Holanda-Argentina, foi VERGONHOSO, o Mateu Lahoz é um artista, não me esqueço de um Liverpool 2 FC Porto 0, há dois/três anos em Anfield, pisão maldoso, e ostensivo do Salah na coxa do Danilo que estava no chão, nem o artista, nem o VAR espanhol viram, o que todas as imagens mostraram ao Mundo, Salah deveria ser expulso, depois, um empurrão pelas costas ao Marega dentro de área, ou um penálti COMBOIO, e mais do mesmo, e siga. Quem é o padrinho deste artista que gosta de ser protagonista? É que o Angel Villar do Comité de Arbitragem da UEFA, já foi despachado...

    ResponderEliminar
  18. Boas,
    espero que o pessoal se encontre bem porque isso é o mais importante.

    Ultimamente o futebol tem me passado ao lado, inclusive o mundial. Deve ter sido o mundial em que menos jogos vi, só vi os jogos da selecção portuguesa.

    Nasci em 78. Excepto 2016, já sabemos como as participações terminam.

    Esta selecção depois de 2016 não me diz nada. Deve ser das piores depois de 96. Excepto a de 2016, que foi a melhor porque ganhou, a que mais gostei foi a do Figo e Rui Costa, e depois a do Scolari com Deco, chegamos as meias finais de um mundial, fomos eliminados pelos mesmos de sempre, França.

    O resto, a participação nos mundiais tem sido pobre.

    Esta selecção actual, nem sei em que lugar a por. Vejamos, no europeu de 2018 fomos eliminados logo nos oitavos pela Bélgica, 2020 nos oitavos pelo Uruguai, e neste nos quartos por Marrocos.

    Esta selecção, em que os media do costume a pinta de ouro, no campo onde tudo se decide, de ouro não tem nada.

    Não me encanta como dizem os espanhóis. Como dizia um comentador, é um ram ram confrangedor. Se estes jogadores são os melhores do mundo por praticarem um futebol de risco nulo, passes para o lado, passes no seu meio campo, e só sabem jogar, quando a selecção contrária lhes dá espaços mas se não os tiver, é um apagão total, está mesmo muito longe de chegar ao topo.

    Somos hoje uma selecção boa, mas longe de ser top!

    Com o fim da era Ronaldo, não temos nenhum desequilibrador de topo. Vai ser ainda mais difícil desmontar selecções fechadas.

    Como dizia um outro comentador ontem e concordo, temos muitos clones, jogadores muito parecidos, e claro, perante selecções fechadas somos presa fácil. É preciso introduzir factores diferenciados, imprevisibilidade...óbvio que sim!

    Mas não é com Fernando Santos! Respeito-o para sempre, eternamente agradecido. Mas está lá desde 2014, mais de 8 anos, é uma pobreza o futebol apresentado.

    Eu também gosto muito de futebol de posse, passes, desde que, cries perigo! Se não, é só para perder tempo! Ainda me recordo de Lopetegui, o mal que fez ao FC Porto.

    Futebol é risco. Não temos os jogadores que o Barcelona tinha, Xavi, Iniesta, Messi, monstros. Os jogadores da selecção portuguesa estão a anos luz daquela equipa (excepto muito poucos, Bernardo Silva?).

    Já temos jogadores com 27, 28 anos. Pergunto, o que Bernardo Silva mostrou até hoje? Muito pouco. Bruno Fernandes? Pouco. Cancelo? Que nódoa.

    E já nem falo de Félix, fogachos. Mas este tem 23, ainda vai a tempo.

    Tiras o Ronaldo, é a vida, muitos ainda estão em negação e não percebem que o Ronaldo dos outros tempos acabou, não tens um único jogador de classe mundial tipo Mbappe, que resolve jogos!

    Tens muitos clones como dizia o outro. É o que esta geração é.

    ResponderEliminar
  19. "Futebol é risco. Não temos os jogadores que o Barcelona tinha, Xavi, Iniesta, Messi, monstros. Os jogadores da selecção portuguesa estão a anos luz daquela equipa"

    Ó 3asifa, a propósito do Xavi e do Iniesta, pergunto, não fora esta era do futebol moderno ou capitalista, o Futebol Indústria, pergunto, no sector onde se ganham, e perdem jogos, o que poderia conquistar o FC Porto se conseguisse reter este meio campo durante 10/12 anos: Ruben Neves, Vitinha e Fábio Vieira? Também prevejo que aquele será o meio campo da Selecção no médio prazo.

    PS Desequilibradores de qualidade? Temos um, e é TOP, Rafael Leão, eu já vi o que ele é capaz de fazer no Milão!

    ResponderEliminar
  20. Acho que o Rafael Leão é irregular, tanto é capaz de marcar um golo do outro mundo como logo a seguir fazer vários disparates. Tem de ser sistematicamente espicaçado. É o que faz o Pioli no Milan.

    Para mim, o grande problema de Portugal é a falta de um craque, um jogador que aparece nos grandes momentos para decidir. Falta o CR dos melhores tempos do Real Madrid.

    Houve gente de quem esperava mais, particularmente Bernardo Silva. Esperava menos de João Félix, fez um bom mundial.

    ResponderEliminar
  21. Tenho imensa pena que tenhamos tido este desaire especialmente pelo Ronaldo e o Pepe, pois não terão outra oportunidade de voltarem a jogar num campeonato do mundo; os outros ainda terão mais oportunidades para lá estar. Se a culpa é do Fernando Santos, não sei. O que sei é que ele conseguiu não nos dar o hexa e consequentemente o hepta! Tínhamos, nessa altura, uma equipa fantástica. Voltando ao nosso desaire, chego a pensar se este Marrocos poderá imolar a Grécia de 2004. Apenas uma ideia… tenham um bom dia!

    ResponderEliminar
  22. "Acho que o Rafael Leão é irregular, tanto é capaz de marcar um golo do outro mundo como logo a seguir fazer vários disparates. Tem de ser sistematicamente espicaçado. É o que faz o Pioli no Milan."

    Subscrevo, o Leão precisa de calibrar a cabeça, ou alguém que o faça, se o fizer vai explodir, porque está lá tudo. Na minha opinião, tem ali coisas do Jordão, e mais maduro, pode fazer mais golos, também pelas suas carateristicas!


    Curioso, houve um tempo em que o Figo jogava muito no Barça (antes de ir para Madrid), e na Selecção não acrescentava, explodiu depois na Selecção, mais maduro. Posteriormente o Ronaldo, até aos 25 anos, enquanto esteve no Man United, também não desempatava na Selecção, mais maduro no Real, estoirou também na Selecção. O Leão, e mesmo o Félix (confesso, surpreendeu-me pela positiva), também podem explodir nos próximos anos, e um deles, pode ser o craque que desencrava jogos.

    O mercado, ou a especulação já mexe. O bacalhau Pascoal, garante na Bola que o FC Porto vai contratar um central, faço contas: Pepe, Marcano, Fábio Cardoso, David Caro, e Marcelo, temos 5 centrais, já o Benfica tem 6, não me parece uma prioridade.

    Na capa d´O Jogo, o Bruno Costa surge na porta de saída, na semana passada em Chaves (e com tantas limitações, sem Eustáquio, ou Otávio, o BC nem ao banco foi), é um sinal, e se há jogador que tem tido mtas oportunidades, é o Bruno, infelizmente, não as tem agarrado, e recordo que foi surpreendentemente lançado em 2018 em Anfield, e fez talvez o seu melhor jogo em estreia pelo FC Porto, nesse empate a zero.

    Se pode sair um médio, recordo que no mercado de verão, um possivel negócio com um miudo argentino esteve perto de se fazer, falo no Alcaraz (confesso, só o conheço do "Youturbe"), mas supostamente o negócio ficou mais ou menos alinhavado, e a rondar os 9/10M€ (escreveram então os jornais, O Jogo). Alguns dirão: "Estamos tesos...", é verdade, mas encaixamos neste verão de 2022 + de 80 M€ "xixa da formação", foi o garante de liquidez, que não tivemos há um ano, não tinhamos transferido ninguém no verão de 2021, apenas os 16 M€ remanescentes do Danilo, daí a venda em "rebajas" do Diaz em janeiro. Nesta edição da Champions já encaixamos mais de 60 M€ (sem Market pool e bilhética, na temporada passada, encaixamos cerca de 50 M€, juntando as "migalhas" da L Europa), portanto, há um relativo desafogo, que permitirá "acultural" um jovem médio durante meio ano, mas sublinho, não sei se poderá ser o Alcaraz, o meu guia foi O Jogo no verão!

    ResponderEliminar
  23. Sinceramente acho que só 3 jogadores estiveram a um nível alto em todos os jogos em que participaram. Foram eles Pepe, Bruno Fernandes e João Félix.

    O trio do City foram sem dúvida as maiores deceções, principalmente Cancelo e Bernardo Silva. Cancelo não fez um único jogo em condições e o Bernardo esteve muito aquém do que já o vimos fazer. Principalmente neste último jogo. Concordo que foi incompreensível ver Otávio ser substituído e ele a fazer os 90 min.

    É bom que Diogo Costa desça á terra, porque os 2 grandes erros que cometeu neste mundial é pura e simplesmente excesso de confiança. É verdade que a eliminação não culpa exclusiva dele, mas dar um golo de vantagem a uma equipa que já de si é extremamente defensiva é meio caminho.

    Quanto Cristiano, nada do que se passou me admira. Acredito sinceramente que CR ainda tinha todas as características físicas e técnicas para ser um bom número 9. Ainda é rápido, joga bem com os dois pés e de cabeça (tem boa impulsão), é forte fisicamente e finaliza bem.

    Agora faltam-lhe os aspetos psicológicos, de abnegação, que muitas vezes um 9 tem de ter. Paciência quando o jogo não chega lá (CR se passa algum tempo sem bola abandona logo a posição), jogar de costas e servir os companheiros ou fazer movimentações sabendo que não vai receber mas vai permitir abrir espaços aos companheiros (se não for para receber bola ele não se mexe) e fazer pelo menos uma pressão mínima sem bola.

    Depois a maioria dos Portugueses não fazem a mínima ideia do que significa a palavra gratidão. Sempre que alguém, seja Presidente, Treinador ou Jogador (ou até noutras áreas que não a desportiva) tenha sido super competente (mesmo que já o tenha deixado de ser), parece crime dizer que essas pessoas deviam sair (ou serem suplentes).

    Por essa lógica estaríamos sempre a ser ingratos. Os que estão do lado do Ronaldo estão a ser ingratos com o Fernando Santos (que nos "deu" 2 títulos), os que estão do lado de Fernando Santos estão a ser ingratos com o Ronaldo (que elevou o nome de Portugal a patamares nunca antes vistos). Depois também foram ingratos com o Éder, que pelo que nos deu devia ser chamado, etc... A mudança era impossível.

    Ingratidão é não reconhecer as coisas boas que alguém fez. Agora reconhecer o que as pessoas fizeram e achar que nesta altura já não são a solução ideal, que há outras melhores não é ingratidão coisa nenhuma.

    ResponderEliminar
  24. O Beto da Udinese tem números interessantes no campeonato italiano , 6 golos em 15 jogos , nada mau para um "pinheiro" , num clube médio baixa dimensão do calcio .
    Tem 24 anos e quase 2 metros (1,94) .
    Nunca contou para Fernando Santos .

    Mas para este selecionador que nunca teve um plano A ou B gizado , obviamente nunca teria um plano de emergência que envolvesse um pinheiro .
    Mas como aqui foi dito por outros e concordando , temos muitos jogadores com o mesmo perfil .

    Prevejo que a final do mundial seja a reedição de há 4 anos atrás .
    Não estou a ver Marrocos ganhar á França , os franceses tem o pinheiro deles , o Giroud , e tem feito miséria nos adversários .
    A Croácia vai eliminar a Argentina .

    ResponderEliminar
  25. OLHA O NORTE.

    Andamos a preparar o Pepe para ir ao Mundial e agora quem paga a factura da lesão, do tempo que vai estar parado não dando o seu contributo à equipa!...

    Quer queiram quer não, FS não sai, provavelmente vai ficar mais dois anos, e aí, sai com o presidente da FPF que acaba o mandato. O facadinhas mão de vaca, não abre os cordões à bolsa para lhe dar 4 milhões e manda-lo para casa.

    O Milonga tangaria do árbitro argentino que nos F..... no jogo Portugal - Marrocos, afirmou que usa óculos com lentes cu de garrafa, não os pode utilizar em campo e por isso não viu os penaltis...

    Um Emir do Qatar ofereceu ao CR, dois camelos de corrida e um trovante e quatro burcas à família. Disse-lhe que tem sempre as porta escancarada para lá ir sempre que queira, comer uma caldeirada de carneiro e uma sobremesa de baba de camelo.

    Fernando Santos pediu desculpa de não sair do autocarro no aeroporto, pois estava muito nervoso cheio de tiques, tinha receio de beijar alguém e mandar uma cabeçada.!...

    O nosso Embaixador no Japão ficou com os olhos e bico por FS não ser mais ousado no ataque, alguém já lhe respondeu, andas a ver futebol pelo olho que é cego...







    ResponderEliminar
  26. Fiquei triste. É uma pena sairmos do Mundial eliminados pelo autocarro marroquino e por uma equipa que, apesar de ser esforçada e ter 2 jogadores de nível mundial, não é das equipas do topo. Em certos momentos parecia que estávamos a jogar contra uma equipa treinada pelo Lito Vidigal. A seleção abusou da posse de bola para o lado e para trás e, na minha opinião, devíamos ter jogado de início com Vitinha ou Matheus Nunes porque são jogadores que conseguem furar linhas e construir com mais eficácia do que por exemplo o Ruben Neves. No limite deviam ter entrado ao intervalo. Depois foi uma questão de sorte também. É verdade que o Diogo ficou mal na fotografia mas ninguém refere que o avançado marroquino bateu um recorde de elevação no golo. Não serve de desculpa, é verdade. Mas o que se diria se o GR que estava na baliza fosse outro? Agora não vale a pena lamentar os erros, é aceitar e fechar o capítulo. Se é verdade que o Fernando Santos tem as suas culpas e eu nunca fui fã do estilo dele, também não devemos ter memória curta pois apesar de tudo, Portugal conquistou 2 títulos com ele (coisa que nunca tinha acontecido). Merece o nosso respeito e se este foi o fim, desejar-lhe as maiores felicidades.

    Quanto ao CR7, para mim o melhor jogador português de todos os tempos, é triste vê-lo autodestruir-se desta maneira. Primeiro aquela entrevista bombástica antes de começar o Mundial que culminou no seu fim no Man. Utd, depois o clã Aveiro que mais parece a família das Kardashians constantemente a atacar o selecionador, depois aquela atitude ridícula no jogo contra a Coreia... Enfim, apesar de os jogadores dizerem que não afeta o espírito da equipa, o Ronaldo é a estrela maior da equipa e isso acaba sempre por ter o seu peso.

    ResponderEliminar
  27. Tudo na vida tem um fim. São muito raros os homens que sabem que chegou e se retiram.

    Já se fala em demasia no Ronaldo, até a náusea, é tóxico. Eu imagino os restantes jogadores, o quão fartos devem estar disto.

    É muito simples fazer este exercício, ponham se no lugar de um jogador da selecção e imaginem o que ele deve sentir. Vocês acham sinceramente que ele vai correr e dar tudo por tudo? Evidente que não. Deve pensar, "a estrela é ele, faças o que fizeres, só falam dele, ele que resolva!".

    Já sabemos a muito, que esta selecção joga de forma completamente diferente quando Ronaldo não está. Não deixa de ser irónico, que o melhor jogo foi quando Ronaldo não jogou.

    Enquanto a sombra do Ronaldo pairar na selecção, esta selecção nunca vai crescer. É como os pais com filhos de trintões em casa e olhas para eles, e percebes que não cresceram. É a lei da vida. Desculpem o termo, os velhos atrapalham, impedem a renovação.

    E isto não é ser ingrato. É aceitar a realidade/vida. E não o que gostariamos que ela fosse.

    Ronaldo saiu do Real Madrid, Benzema explodiu.

    Há muitos exemplos por ai. O seleccionador francês de 98 não convocou pesos pesados como Cantona, e outros Ginola, Papin,renovou, não intoxicou o grupo e foi campeão do mundo.

    Isso é falta de gratidão? Ronaldo no passado, deu nos muito, tem o seu lugar na história, ninguém lhe tira isso. Aí está a gratidão. Mas isso não lhe dá o direito de tirar a juventude aos novos, o tempo deles é este, não terão outro! É de um egoísmo atroz isto.

    Tu tens jogadores na selecção já com 27, 28 anos, era porventura o mundial para eles em que os devia ter apanhado no tope das suas performances desportivas (B Silva, Cancelo, B Fernandes..), e o que aconteceu? Andou tudo a volta da novela mexicana das irmãs e da mulher do Ronaldo!

    Tóxico!

    Ronaldo foi e ponho no passado, o melhor desportista que este país teve. Já não o é! E quanto mais tempo demorarem a encarar a realidade, mais tempo se perde nestes jogadores que hoje temos.

    Digo mais, foi um erro crasso ele ter sido convocado. Não trouxe nada, só subtraiu.

    Vejam as declarações do Otavio no jogo com a Suíça quando lhe perguntaram sobre Ronaldo e ele borrifou se para a censura e o politicamente correcto e respondeu "é um jogador como outro qualquer"!

    Sem dúvida! No passado não era um jogador qualquer, hoje é!

    ResponderEliminar
  28. Twitter e Facebook.

    Cada tiro cada melro.
    Foi esta promiscuidade, esta pouca vergonha, este polvo encarnado de muitos e grandes tentáculos, que conduziu a arbitragem portuguesa a este estado comatoso em que se encontra.
    Recorde-se que era este cavalheiro, Ferreira Nunes, que tratava das classificações dos árbitros. Foi este cavalheiro que conseguiu o feito extraordinário de classificar em 5º lugar, Jorge Ferreira, o célebre "Esquiça de Fafe".
    Nota:
    Se tem estômago sensível não leia o que se segue.
    "Fui ver o Benfica-Dortmund. A viagem foi paga por mim. Fui na Easyjet. Fiquei alojado num hotel, penso que foi o doutor Paulo Gonçalves... Solicitei que me arranjasse lá um hotel, e ele arranjou. Não me recordo de ter reembolsado. [E o bilhete?] Não paguei, foi Paulo Gonçalves que me arranjou. Fui eu que lhe pedi para me arranjar dois bilhetes, para mim e para o meu filho. Tinha familiares lá que iam ver o jogo e pedi-lhe dois bilhetes. Não lhes paguei. Não tenho noção que tenha sido o clube a pagar o quer que fosse. Pedi ao doutor Paulo Gonçalves. Ele era funcionário do Benfica. Sabia que era funcionário do Benfica", afirmou.
    E prosseguiu: "Pedi-lhe os bilhetes por ele ser meu amigo. Como era funcionário do Benfica, tinha acesso a isso. Não ia pedir a um funcionário do Sporting que me arranjasse bilhetes para o jogo do Benfica. Não costumo cravar o quer que seja, costumo pedir e se me os oferecerem agradeço".
    A ser ouvido em vídeo-conferência, Ferreira Nunes foi ainda confrontado com outro pedido de ajuda a Paulo Gonçalves, neste caso para lhe indicar nomes que o pudessem auxiliar a emitir um parecer, numa altura em que pretendia disputar a liderança da AF Coimbra. Algo que o antigo assessor jurídico das águias cedeu.
    "Pedi ao Doutor Paulo Gonçalves, sabendo da experiência que ele tem no desporto para que me arranjasse alguém que me arranjasse um parecer jurídico. Ele indicou-me duas pessoas. O Doutor Alexandre Mestre e o Doutor Ricardo Costa. O Doutor José Miguel Sampaio e Nora era meu advogado, na altura não tinha tanta experiência nessa área, mas como o senhor sabe normalmente estes pareceres pedem-se a quem esteja fora do processo.Eu próprio sugeri o Paulo Gonçalves. Ele indicou-me o Alexandre Mestre e o Ricardo Costa. Depois foi tudo tratado entre o meu advogado e esses juristas. Veio o parecer e foi esse o timing", atirou.
    Ferreira Nunes foi ainda questionado porque enviou a fatura do serviço a Paulo Gonçalves. "Reencaminhei, pois achei o valor exagerado. Para ele dizer se era o valor normal. Fatura essa que paguei em suave prestações durante determinado período. Não questionei antes o preço. Foram 15 mil euros mais IVA. Também não tenho processos destes todos os dias", concluiu.

    ResponderEliminar
  29. Vila Pouca, brevemente teremos a video-conferência do menino querido, o Nuno Cabral que escrutinava árbitros de futebol nas associações de futebol (começou por Vila Real), e era uma especie de empresário de árbitros de futebol, por exemplo, o Mostovoi de Viatodos, não lhe pediu para subir a nota? Uma pouca vergonha, o Apito foi mesmo uma coisa de meninos...

    Mala Ciao, Jogo Duplo, E Toupeira, ou o Saco Azul, está tudo agregado num mega-processo? Não vai dar nada, zero, BOLA, a justiça em Portugal é uma vergonha, e esse depoimento do ex árbitro de andebol de Coimbra, o Ferreira Nunes, é vergonhoso. Mas enfim, agora em Portugal há corruptores por conta própria, seja o Dr. Paulo toupeira, ou os empresários ligados ao Sporting, no processo cash-ball!

    ResponderEliminar
  30. OLHA O NORTE.
    JUSTIÇA, SÓ PEDIMOS JUSTIÇA.
    É um nojo a puxar o vomito, só espero que a Justiça seja mais célere e que o Gonçalves e todos comparsas desta máfia sejam presos. Tudo isto foi um esquema que envergonha o futebol e a Nação. Têm que rolar todas as cabeças deste esquema. O FCP já foi bastante prejudicando por um pavão que esteve na LIGA como esse camarada arrepiante, Ricardo Costa que ao que parece ainda anda por aí.
    Ninguém pede pena de morte para estes bandalhos, porque estamos num país civilizado, mas prisão com anos necessários para que eles pensem que não vale tudo...

    ResponderEliminar
  31. De facto a justiça em Portugal é doente , inclinada , imoral , podre , prostituída , digna de um país de terceiro mundo , e não digo isso só por causa de tudo aquilo que há nos meandros do desporto/futebol na capital , é no geral .
    Ainda á algum tempo aconteceu uma injustiça ao meu pai , não me quero alongar , mas é daqueles casos que o justo paga pelo pecador , o ministério público deste país então é uma total farsa , gente rasteira e pequenina .

    PS - E prontos , a Argentina está na final , mas aquele pênalti que dá o primeiro golo , é no mínimo absurdo !!!

    ResponderEliminar
  32. Caros Portistas,

    Grande vitória das nossas meninas do Voley ontem, hoje será mais difícil mas acredito!
    Os processos dos corruptos encornados são como os do socrates e todos os outros relacionados com corrupção de membros do partido que está no governo, tal como foi o dos submarinos etc nunca vão dar em nada. Agora o governo aprovou, só com votos do PS a favor todos os outros partidos votaram contra que a europol e interpol passam para alçada do governo, isto é das maiores vergonhas já vistas e ninguém fala porque todos mamam da lancha. Com estas evidências acham mesmo que os processos dos corruptos encornados vão dar em alguma coisa?? tal como no País toda a gente vê, toda a gente sabe e ninguém faz nada, País miserável!!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  33. OLHA O NORTE.
    JUSTIÇA, VAI NO BATALHA, nojo.
    FJM, "Tinha a noção que ao benfica nada acontecia, por isso fiz uma divulgação publica". hoje em mais uma sessão de julgamento.
    Já lá vão 5 anos e ele é que assenta o cu no mocho. Andamos a brincar com coisas sérias, castigos ao benfica vai no Batalha!... Processos juntos sobre processos que é para render o peixe a novela durar por muitos e bons anos, esquecer e assim, acabar em águas de bacalhau, no Dia do São Nunca à Tarde.
    NOJO, VOMITO, TRISTEZA.

    ResponderEliminar
  34. é tão obvio que ate mete nojo.. mas é o clube de Portugal a emporcalhar o desporto.. tá tudo bem.. que vomito.
    eu apanho a caca do meu cão ... por exemplo, a merda do mais maior de Portugal apanhamos todos e continua a farsa .. ninguém tem colhoes para acabar com isto!
    e assim se vê a merda de país em que vivemos

    ResponderEliminar
  35. se esta merda clara fosse com nós já estávamos nos distritais.
    não me fodam isto é gravíssimo.

    ResponderEliminar
  36. O que se passou no tempo de Ferreira Nunes é uma vergonha. Se isto fosse com o FC Porto, quantas capas da Bola não tínhamos já feito? Sendo assim aquela lavandaria do clube do regime não diz nada. Os tentáculos do polvo que eles montaram chegou a todos os ramos da sociedade e agora quem denunciou estas práticas com provas (afinal os emails não são mão cheia de nada, até agora nenhum dos arguidos os desmentiu ou disse que eram falsos) é que enfrenta a justiça enquanto o prevaricador é a vítima.

    ResponderEliminar
  37. Continuação do pst anterior no Twitter e Facebook:
    «Os mesmos que em 2008 vestiram a camisola de Benfica e a do mais primário anti-portismo e tudo fizeram para que o Campeão Português ficasse fora da Champions League e em seu lugar entrasse o 4º classificado, são os mesmos que agora fazem um silêncio total sobre o julgamento do chamado processo dos e-mails. Mesmo que no tribunal onde decorre o julgamento do caso e em que são réus FJM e Diogo Faria, vários testemunhos provem de uma forma que não admite discussões, um, era do mais elementar interesse público a divulgação dos e-mails. Dois, a pouca vergonha, o conluio e a promiscuidade entre altos funcionários do Benfica e gente ligada ao sector da arbitragem era o modus operandi do chamado Polvo Encarnado.
    O que neste país faz com que uns processos atinjam grandes dimensões, durem e perdurem, os envolvidos sejam condenados ainda antes de serem ouvidos e julgados e outros passarem praticamente incólumes, apesar das evidências estarem aí e sejam claras, é um jornalismo sem rigor, isenção, ética, deontologia, um jornalismo miserável, engajado, freteiro, recadeiro e cartilheiro que funciona como uma espécie de lavandaria, extrapolando ou omitindo sempre ao sabor dos interesses do clube da Luz.
    A Bola é o paradigma desse jornalismo.»

    ResponderEliminar
  38. O FCP, já tinha descido de divisão até aos distritais, não sei quantas vezes, se tivesse feito metade das patifarias que o slb fez, provadas, e continua a fazer. No país do "bemfica", é assim.
    O Soluap, ainda não veio dizer mal do basquete do Porto, que ganhou só por 10, ontem, em Craiova, na Roménia! Estou admirado! Será que está doente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem também disse nada depois de mais uma derrota com os calimeros. O que eu digo é que esta equipa sem reforços de qualidade não vai a lado nenhum nem vai ganhar nada. E como eu gostava de estar enganado

      Eliminar
  39. Soluap, eu acho que esta equipa já não está mal, mas acredito que vai crescer bastante. A derrota no jogo da Taça foi nos pormenores, ainda falta à equipa aquele clik que lhe permita ganhar os jogos que são disputados até ao último segundo, ser mais assertiva nos lances livres.

    No caso do andebol a equipa também já está bem, falta apenas um bocadinho assim para ganhar na CL. Mas já discute os jogos até ao fim com as melhores equipas do mundo.

    ResponderEliminar
  40. A equipa de Basquetebol do FCPORTO está boa, infelizmente parece-m q o benfica e nesta modalidade, está com uma super equipa - do melhor q tem passado por Portugal. Idem no hoquei, houve um investimento forte... Mas isso nunca nos impediu de ganhar em outros anos :)
    No andebol parece-m q continuamos a ser os melhores, mas o incremento de qualidade dos atletas novos, ainda não fez a diferença... espero eu por uma questão de adaptação! Falo apenas como aficionado...

    ResponderEliminar
  41. Pinto da Costa por vezes fazia melhor estar calado. Depois de afirmar que Luis Diaz só sai pela clausula ( e foi o que se viu) vem agora dizer que nenhum jogador sai a não ser pela clausula. Mas alguém nos tempos que correm acredita no que ele diz? É como a conversa fiada da academia, aproximam-se as eleições e lá vem ele com a conversa da treta. A mim já não me engana e o meu voto para ele não vai, isso é certo.

    ResponderEliminar
  42. Estou a ver o porto vizela...que miséria! Se este não é o pior plantel da era PC anda muito perto disso!!!

    ResponderEliminar
  43. A segunda parte está a ser muito melhor e agora sim o porto está a merecer inteiramente a vitória. De qualquer maneira mantenho a minha convicção...este é um dos piores planteis da era PC.

    ResponderEliminar
  44. Se o carmo valeu os tais 20 milhões quanto valeria o Fábio Cardoso!!!
    É por isso com esta gestão ruinosa não vamos lá

    ResponderEliminar