sábado, 31 de dezembro de 2022

Um 2023 com todos os ingredientes...


Num mundo que, como se viu ontem na "Pedreira", manifestamente já não é o que era, desejo aos frequentadores do Dragão até à morte um 2023 com todos os ingredientes... se não for com todos, com os fundamentais...


30 comentários:

  1. Um feliz ano 2023, com saúde, sucessosxpessoais

    ResponderEliminar
  2. Um feliz 2023 com saúde, sucessos pessoais, bos disposição e triunfos azuis e brancos a todos os Amigos e Familiares, e naturalmente ao Vila Pouca, que nos vai permitindo este espaço de Portismo.
    Tudo bom.

    ResponderEliminar
  3. Bom, antes de me ir embora para o vinte23, aproveito, e deixo neste postal ilustrado de boas festas do Vila Pouca, meia dúzia de notas avulso:

    1 Há justamente 10 anos, no Campeonato Kelvin, pela 27ª jornada, com 3 jornadas por jogar, e 9 pontos por disputar, o FC Porto estava a 4 pontos do Benfica, e foi campeão.

    2 Hoje, na fronteira do ano 22, para o novo 23, recordo que estamos na jornada 14, com 20 jornadas por jogar, e 60 pontos por disputar, o FC Porto está a 5 pontos do Benfica, e essa diferença foi criada no confronto direto, ou numa estúpida e escusada expulsão. Observem este pormenor, goal average: FC Porto 36-10, Benfica 37-10!

    3 Vi ontem o Braga Benfica, e surpresa foi só para quem não viu o jogo, o Braga se carrega mais na transição, chegava aos 4 ou 5. O meu Filho, foi passar o novo ano fora de Portugal, ontem à noite, enviei-lhe SMS: "Rodrigo, o Benfica levou 3 em Braga...", ele respondeu-me: "Pai, estás a brincar?", falamos depois, e finalmente acreditou na goleada ...

    4 Foi um tremendo rombo no porta aviões, porque a bravata e a fanfarronice já ditavam leis, aliás, já se falava em ganhar a Champions, gosto deles assim, quando entram nesse modo. Imprevisivel o curto-prazo do Benfica, ontem perceberam que o plantel afinal é curto (o Chiquinho, o Musa, o lateral esquerdo Gil Dias, os 18 anos do Neves, ou um Draxler preso por arames, ontem eram essas as opções de banco para dar a volta), mas afinal, o Benfica não tinha o MAIS MAIOR GRANDE plantel em Portugal?

    5 Fundamental e essencial ganharmos os nossos jogos, recordo as 3 próximas jornadas: Casa Pia no Jamor (Arouca a meio da semana seguinte para a Taça de Portugal), Famalicão, e VSC em Guimarães. De que nos vale fazer planos, se não fizermos bem o nosso trabalho, temos de ganhar os nossos jogos, e este micro-ciclo tem 3 jornadas, é para ganhar, ponto. No final de janeiro, vamos ter a final four da Taça da Liga, espero bem que o Sérgio Paulo não seja obsessivo, faça uma rotação equilibrada nessa prova (lembraste da Final four de 2019, Sérgio Paulo? Custou-nos um campeonato, e não ganhamos a tal Taça maldita), portanto, espero uma rotação equilibrada, porque temos plantel para o fazer, isto porque a grande prioridade, é o Campeonato!

    6 É minha convicção que o Benfica ainda vai tropeçar, até ao final desta 1ª volta, mt provavelmente no derbi (um Xis seria perfeito), mas cuidado com o Portimão para a semana (Benfica ainda sem Neres, e o Rafa castigado), isto sem esquecer o Sta Clara nos Açores. Também é minha convicção que o Enzo vai sair na próxima semana, e o Benfica vai ser obrigado a "cozer" um novo meio campo em competição. Finalmente, as equipas que começam mais cedo, e aceleram + cedo (como foi o caso do Benfica), habitualmente pagam a factura em dezembro/janeiro, e já há sinais bem claros de alguma quebra, se juntarmos a perda de um nuclear no meio campo....

    Agora vou "m´imbora", e desejo-vos a todos um feliz vinte 23, sobretudo com mta saúde, volto a sublinhar!

    ResponderEliminar
  4. Bom ano 2023 para todos, em especial para o dono do tasco como o próprio gosta de dizer.

    ResponderEliminar
  5. Uma boa passagem de ano para todos , e um bom ano novo de 2023 com saúde e felicidade , e com muitas conquistas para o nosso clube .

    Ontem na pedreira foram 3 , podiam ter sido 4 ou 5 , depois da derrota pesada de ontem , a juntar a surpreendente afastamento da taça da liga num grupo em que era só equipas do segundo escalão , o estado de graça de Schmidt parece ter acabado , veremos como reagem , já nós , se queremos ser campeões estamos proibidos de fazer jogos como aqueles de Vila do Conde ou dos Açores .
    E depois cuidado com as armadilhas , e a primeira delas é já contra o Casa Pia , os padres vão regressar em grande !!!


    ResponderEliminar
  6. Bom ano Sr Vila.
    Bom ano amigos Portistas.
    Viva o Futebol Clube do Porto

    ResponderEliminar
  7. Esta derrota do Benfica foi a melhor forma de acabar o ano. Como acredito sempre nos 3 pontos para o FCP, para mim o Benfica está a 2. Também acredito em mais um tropeção antes de virar para a segunda volta.

    Agora, muito cuidado na próxima jornada. O Casa Pia joga bem e não podemos embadeirar com este ultimo jogo.

    Bom 2023 e no que respeita ao nosso FCP, espero que seja mais uma época recheada de êxitos.

    ResponderEliminar
  8. Caro Vila,

    Um 2023 cheio de saúde e felicidade.

    Abr

    ResponderEliminar
  9. Que o FCP continue a jogar e a ganhar como contra o Arouca; Que o slb continue a jogar e a perder como contra o Braga. E, "last but not least", como dizem os falantes de língua inglesa, um ano de 2023, óptimo, fantástico, incrível, a começar nas vitórias do FCP, para todos os portistas.

    ResponderEliminar
  10. Caro Sr. DVP,
    Agradeço e retribuo os votos de excelente 2023, muita saúde e paciência para gerir e moderar este espaço FCPortista.
    A todos os frequentadores deste espaço FCPortista (já aqui havia dito que não gosto de me referir como 'tasco', talvez por uma ignorante deficiência inerente à latitude mais meridional) um valente abraço e desejos que tudo corra pelo melhor em 2023.
    Bem hajam TODOS.
    Luís Oliveira

    ResponderEliminar
  11. Um excelente ano de 2023 e que tenha saúde, força e coragem para manter o "tasco" aberto e em funcionamento, pois este configura-se como uma referência importantíssima para todos os portistas.
    Um grande abraço para si e para todos portistas.

    ResponderEliminar
  12. Caro DVP e Amigos:

    QUINTANA - Um guerreiro extraordinário.
    Sempre tive uma grande admiração por Alfredo Quintana pois considerava que era um dos melhores do Mundo.
    O documentário do Porto Canal está muito bom!
    ELEQUENTE, COMOVENTE, FRATERNO, SOLIDÁRIO.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Votos de um extraordinário ano cheio de conquistas pessoais e desportivas para o universo portista.

    O documentário do Quintana está muito bom, bonita homenagem, muito emocional tenho largado umas lagrimas.

    ResponderEliminar
  14. Bom ano para todos os portistas...espero que este espaço se mantenha por muitos e bons anos!

    ResponderEliminar
  15. ComPortistas,
    "Alfredo Quintana Bravo: um guerreiro extraordinário" mais um fantástico trabalho do Ricardo Amorim que se estivesse ligado a outros Clubes com outra projeção económica e social também ele já teria alcançado outros patamares. A ele, pela qualidade do seu trabalho e, acima de tudo, pelo verdadeiro Portismo que todas as suas peças respiram, o meu sincero OBRIGADO!
    Vi com muito interesse e emoção estes quatro episódios que resumem a história de um 'super-homem' que chegou, viu e vestiu-se para sempre de Dragão, como um de nós. Esta é mais uma história e um exemplo do tal slogan que a nós tão bem se apropria "Mais do que um Clube". As várias entrevistas que nos são presenteadas demonstram, acima de tudo, que cada um deles, desde o enfermeiro (um abraço grande ao Dani!) até ao topo da pirâmide sentem, como verdadeiros adeptos, o que é ser Portista. E isso é evidente naqueles que nasceram connosco mas também naqueles que chegaram mais tarde e que rapidamente percebem que somos, efetivamente, diferentes. Até os adversários e os selecionadores nacionais reconhecem isso mesmo. A fibra do antes quebrar que torcer, a exigência interna, a vontade inabalável de vencer, o espírito de equipa por uma causa comum e o saber que para ganhar não basta ser melhor, temos que ser muito melhores que os nossos adversários, são algumas das nossas características que perdurarão no verdadeiro Portismo e nos fará ser sempre super-competitivos e dotados de uma confiança inabalável que mesmo contra os mais maiores não recuaremos e iremos com tudo para vencer!
    Ao Alfredo Quintana Bravo o meu muito obrigado por ter sido quem foi, por todas as alegrias que nos proporcionou e por conseguir transmitir pelo seu exemplo, um cubano de Havana que com pouco mais de 10 anos de ligação ao Clube demonstra que somos, e sempre seremos, um Clube diferente de todos os outros. E isso faz parte de cada um de nós, como se fossemos soldados de uma causa que a respira e a passa de geração em geração. O líder mudará, mas este espírito perdurará para sempre. Jamais duvidem disso!
    Como já aqui tive a oportunidade de dizer a nossa equipa de andebol atingiu um patamar impensável há meia dúzia de anos. É para mim uma das melhores equipas de sempre da nossa longa História como Clube. A nível nacional tornou-se imbatível e apenas e só com os artistas unidos do apito nos conseguiram sonegar 2 títulos nas últimas 12 épocas. Tudo começou com o Carlos Resende, seguido do único Obradovic e continua com o Magnus. Treinadores de excelência geridos por uma equipa de gestão de topo que nos permitiram consolidar a hegemonia nacional e pensar ainda mais alto. O salto internacional observado nesta modalidade, que o nosso Clube liderou, foi excelentemente aproveitado pela seleção nacional e permitiu-nos competir nos palcos mais desejados por tudo o mundo (Europeus, Mundiais, Olimpíadas). A reação à perda da partida do Alfredo é digna de ser admirada e jamais esquecida como até os nossos maiores adversários reconhecem. Tudo o que ali se respira nas modalidades é Portismo do mais puro que conheço e, por essa mesma razão, recomendo a todos os que por aqui passam a ali vivenciar um jogo de uma qualquer modalidade. O hóquei, muito provavelmente pelo seu historial como modalidade, é a mais acompanhada pelas claques. As outras modalidades ainda fazem o seu caminho para encher os pavilhões mas nunca deixam de ter o apoio dos verdadeiros adeptos e reconheci nestas reportagens alguns que fizeram e fazem muito mais que outros aos quais foram atribuídos estatuetas de ouro...
    Saúde
    Gilles27
    PS1. O próprio Dragão Arena deveria adotar o nome deste guerreiro para a sua eternidade pois foi ali que este Dragão pereceu: Dragão Quintana Arena!
    PS2. Infelizmente em Dezembro último perdemos um dos maiores nomes da nossa História futebolística e não consigo compreender como foi pobre e célere a cerimónia que preparamos para um dos maiores jogadores da nossa História e, inegavelmente, um dos poucos que arrastaria multidões não fosse ele um dos maiores ídolos de sempre!

    ResponderEliminar
  16. Comecei o ano da melhor maneira vendo hoje de empreitada o documentário sobre o Quintana. Grande Homem, grande portista, um dos melhores guarda-redes de andebol do mundo. Que pena ter partido tão cedo. Vejam!

    ResponderEliminar
  17. Não podia deixar de passar aqui para desejar a todos um feliz 2023 recheado de saúde e êxitos pessoais e para o nosso grande FC Porto. Um muito obrigado ao dono do tasco por manter aberto um espaço em que todos podemos partilhar ideias sobre o nosso clube ainda que possamos discordar uns dos outros em algumas coisas. É algo perfeitamente natural num clube democrático como o nosso.

    Falando em concreto do campeonato, espero que a nossa equipa consiga continuar a boa fase ganhando ao Casa Pia no Jamor. Vai ser um jogo de grau mais elevado que os últimos que disputámos. Não é que o Casa Pia seja um Barcelona ou um Real Madrid, mas os casapianos voltaram em grande forma ao primeiro escalão do futebol português e qualquer distração pode custar caro. Estas equipas sensação acrescentam sempre uma dose de dificuldade extra. Sabemos que se queremos ganhar o campeonato, não teremos qualquer margem de erro pois ainda temos 5 pontos de atraso para o primeiro lugar. Para lá chegar vamos precisar de mais deslizes do nosso principal rival. Veremos como eles reagem não só ao facto de terem sido cilindrados em Braga como também irão lidar com a novela argentina.

    ResponderEliminar
  18. Concordo em absoluto com o comentario do Pedro Nuno... . Jogo dificil com o Casa Pia mas temos de ganhar... .

    ResponderEliminar
  19. Caros Portistas,

    Bom ano e muita saude para todos os Portistas que frequentam o tasco e em especial ao DVP.
    Amanhã temos um jogo muito difícil mas temos de ganhar. Não há margem para erros! Os fdp lá nos enviaram o ferrari vermelho do algarve e o gfdp do hugo miguel no VAR, até por isto temos de dar muito mais para ganhar porque se puderem vão-nos fazer a cama, não podemos vacilar, eles estão todos borrados.
    Não entendo porquê o jogo com os corruptos encornados foi em Leiria e nós temos de ir jogar ao Jamor?? o FCP nunca se insurge contra estas situações?? em Leiria era muito mais perto para nós e encheríamos o estádio, é sempre a mesma palhaçada e ninguém reclama com estas situações??
    Temos de ganhar de qualquer maneira, este mês há um corruptos - calimeros portanto temos de ganhar os jogos todos até ao fim! VAMOS PORTO!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  20. E pra além de termos de ir jogar ao Jamor em vez de em Leiria, que ficava bem mais perto, somos sempre os últimos a jogar, que é para a pressão ser maior. Não percebo, tendo em conta o jogo da taça na quarta-feira que vem, porque é que não jogámos na quinta, como o Braga, ou hoje, como o slb. A sportTv, escolhe sempre o pior calendário possível pra nós, de forma deliberada. São mais 1, a torcer pelo slb.

    ResponderEliminar
  21. olá. boa noite.
    amanhã temos um jogo , mais um, importantíssimo que temos mesmo de vencer se queremos ser campeões
    cumprimentos.

    ResponderEliminar
  22. Quando o slb precisa, os árbitros aparecem logo, cheios de desvelo. Depois da saída da taça da liga às mãos de equipa da 2a liga, da malha em Braga, da novela Enzo Fernandez que continua e da proximidade do principal derby lisboeta, eles estavam mesmo a precisar de carinho, e o árbitro correspondeu. 3 penaltys em menos de 45 minutos, o último foi revertido, mas a vontade de o assinalar, ficou.
    Já para o Porto, o que se tem visto, nos últimos jogos, é 2 ou 3 lances de penalty por jogo, ostensivos de se meterem pelos olhos dentro, e nenhum é assinalado nem por árbitros nem por vars.
    Serviçais do slb, óbviamente, são inimigos ferozes do FCP. Faz todo o sentido!

    ResponderEliminar
  23. OLHA O NORTE.
    benfica.
    Senhores juízes, fazer arguidos toda aquela trupe de vermelhada só por uma questão de formalidade e não acontecer nada, era melhor estarem quietos e deixarem prescrever.

    Um penalti duvidoso (que deu o golo da vitoria) um outro que o árbitro confundiu a cabeça com a mão e alguém lhe chamou atenção para ser corregido, uma equipa do Portimonense que Valha-nos-Deus! aliviou a tensão arterial ao sr Sehmidt...

    ResponderEliminar
  24. Os jogos dos toupeiras são sempre um atentado à verdade desportiva. A vontade de agradar ao patrão é tanta que até bola na cabeça dá pênalti para estes padres sem vergonha. O pior é que as equipas prejudicadas direta ou indiretamente nada fazem para acabar com este estado de coisas....até quando???

    ResponderEliminar
  25. OLHA O NORTE.
    Equipa FCP, B
    A Sorte de Jorge Costa, venceu o Azar de Folha (golo na própria baliza)

    Equipa FCP sub 19.
    Segundo o site do FCP no jogo em que a equipa sub 19 do FCP fez com o Boavista, em que perdeu 1 - 0, porque o arbitro confundiu a mão na bola de um jogador do bessa com a mão do um jogar do FCP para além dos 90 minutos! penalti para o boavista e derrota do FCP. Os Ladrões estão em todo o lado, espero que logo no Jamor o FCP tenha melhor sorte com esta tribo de malfeitores.

    ResponderEliminar
  26. Exibicao ma do fcporto...que saudades de um deco hulk maniche...hj faltou um rematador de meia distancia e um abre latas estilo francisco conceicao...

    ResponderEliminar