Já sabendo o resultado do dérbi entre Benfica e Sporting - empate a dois -, dérbi que o panfleto da queimada, esse exemplo de rigor, isenção e equilíbrio, apelidou de melhor do mundo, o F.C.Porto defrontou o F.C.Famalicão com a possibilidade de encurtar distâncias. Venceu, melhor, goleou, encurtou, está a cinco pontos da liderança e continua na luta.
Com Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, Marcano e Wendell, Otávio, Grujic, Uribe e Galeno, Taremi e Toni Martínez, o conjunto de Sérgio Conceição entrou à procura de marcar cedo e conseguiu iam decorridos apenas 10 minutos quando Galeno inaugurou o marcador após excelente jogada de ataque.
Feito o mais difícil, era preciso não adormecer na vantagem mínima.
Com o Famalicão a tentar reagir, o campeão em mais uma jogada bem elaborada e novamente pela direita, chegou ao segundo, voltou a marcar Galeno aos 22 minutos.
Estava bem o conjunto que equipa de azul e branco. Ritmo alto, boa dinâmica, pressão, saídas rápidas para o ataque.
Com a equipa visitante a tentar entrar no jogo e encurtar distâncias, alguma más opções, encrencaram o futebol portista, tornaram-no menos fluído. Mas, curiosamente, foi nesse período de menor fulgor que o F.C.Porto chegou ao terceiro. Mais uma transição bem trabalhada, Galeno assistiu, Otávio marcou aos 42 minutos.
O intervalo chegou com os Dragões na frente e com uma vantagem confortável, consequência de 45 minutos que, tudo somado, foram bastante positivos.
Sem alterações na equipa do F.C.Porto, a segunda-parte começou com o Famalicão subido a pressionar a saída, mas a equipa de Sérgio Conceição soltou-se da pressão, João Mário cruzou para um magnífico golpe de cabeça de Taremi, estava feito o quarto.
Numa jogada que começou com uma displicência de Marcano, os famalicenses reduziram.
Foi a vez do F.C.Porto reagir, quase de seguida podia ter marcado, mas primeiro Galeno e depois Toni Martínez desperdiçaram.
Taremi não desperdiçou, mas o árbitro invalidou e bem, após indicação do VAR.
O Famalicão voltou a marcar, desta feita não valeu, por fora-de-jogo, mas era mais uma caixa da defesa portista.
De repente e quando tudo estava bem no jogo do campeão, um erro complicou, a qualidade baixou muito.
Sérgio Conceição mexeu, aos 64 minutos saíram Grujic e Toni Martínez, entraram Eustaquio e Pepê, o F.C.Porto perdeu o controlo do jogo, ligou o complicador, nem parecia a mesma equipa.
Galeno falhou um golo sozinho e com a baliza aberta, Eustaquio também podia ter marcado, já num período em que o campeão parecia de volta ao jogo.
Aos 81 enterram Rodrigo Conceição e Pepe, sairam Marcano e Wendell.
As melhorias não se confirmaram, os passes errados sucederam-se, Pepê com vários colegas bem posicionados quis fazer tudo sozinho, desperdiçou, na jogada imediata foi Taremi a fazer o mesmo.
Ainda entrou Namaso para o lugar do iraniano,
Resumindo, belo Porto até ao golo do Famalicão. Depois foi uma versão completamente diferente e para pior. Apesar disso, ainda ficaram vários golos por marcar, numa vitória, com goleada, que não merece discussão.
Hoje a vantagem era larga, mas a concentração tem de durar os 90 minutos, já perdemos pontos por desconcentrações que foram fatais.
O jogo terminou aos 48' quando o Taremi fez o 4º, depois surgiram as desconcentrações competitivas, não comprometeram porque o resultado já era dilatado. Já falei aqui no verão no nº 10 Ivan Jaime, consta que o Famalicão fazia o negócio por 5 M€, o Bruno pode gerar um encaixe entre os 3/4 M€, o Ivan Jaime é um médio mt interessante, e podia durante meio ano ser formatado, mas também ajudar, mas para ali, também temos o Franco ... Amanhã falamos melhor.
ResponderEliminarNão há muito mais a dizer , o DVP disse tudo , mas dizer que , se os nossos avançados tivessem feito o seu trabalho no Jamor contra o Casa Pia , estaríamos agora com 3 pontos de atraso em relação aos lampiões , assim estamos com 5 de atraso .
ResponderEliminarOlhando para o calendário até final de fevereiro , os lampiões têm um caminho fácil , com uma saída difícil em Vizela , de resto ... Já nós em igual período , temos agora Guimarães , um reduto sempre muito difícil , caldeirão dos barreiros contra um Marítimo que é sempre complicado e que ainda na semana passada ganhou ao Sporting , e depois temos o jogo em Alvalade .
Muito se vai decidir neste período o que será o campeonato , e depois com o regresso das competições europeias .
Caro DVP
ResponderEliminarVitória sem discussão mas parece faltar consistência e um outro Porto quando joga em casa.
Devíamos estar a 3.
Bom dia a todos,
ResponderEliminarVitoria importante, dentro de um Porto normalmente competente em casa.
A prova do algodão virá nos jogos fora.
A próxima série de 4 jogos no campeonato será decisiva.
De notar uma melhoria global na prestação defensiva, mesmo tendo em conta os erros que ainda perduram. Estamos melhores nesse aspeto.
O duplo pivot com Grujic e Uribe estabilizou a equipa, e os laterais, mesmo com as limitações que se conhecem, estão em boa forma (face áquilo que é o seu potencial relativo).
O Fama tem uma política muito interessante, com os 'protocolos' que tem. Devia merecer a nossa melhor atenção, que penso não termos tido até agora, é um clube com o qual devemos procurar investir mais, ao invés de gastar balúrdios com Bragas e afins.
Já aqui foi falado Ivan Jaime, que pela sua versatilidade, pode muito bem ser um bom futuro substituto de Otávio. Tem qualidade, posicionamento, raça, e joga descaído nas alas se necessário, mesmo não sendo a sua posição de raíz.
André Franco teria esse potencial, mas o défice que tinha em termos de intensidade, parece não estar a recuperá-lo, senão concerteza SC teria apostado mais nele até agora.
É pena...
Pablo tem apenas 20 anos, Gustavo Sá, que tem entrado recentemente a titular, e que por acaso não jogou ontem nesse estatuto, só tem 18 anos.
Pedro Costa, jogador dos Sub-23, é um ilustre desconhecido, porque teve uma lesão gravíssima que o fez parar mais de 8 meses, mas tem escola, e números muito interessantes.
A tomar atenção nos próximos 6/12 meses.
Luiz Júnior teria sido uma melhor contratação que Samuel Portugal. Tem 21 anos e quase 90 jogos profissionais pelo Famalicão em 3 anos.
Tenho a sensação que deveríamos ter mais atenção a este clube, peço desculpa por me repetir, mas salta aos olhos.
É jogo a jogo, pensar no Vitória.
Temos um duplo aliciante: ganhar onde o Benfica não conseguiu, o que é sempre um fator de motivação; e, se ganharmos, chegar aos 50% de vitórias fora em Guimarães (temos atualmente 38 vitórias em 77 jogos).
Pode não parecer nada, mas sempre foi um campo difícil para o Porto, temos feito uma recuperação fantástica nos últimos anos, em que ganhámos 14 dos últimos 20 jogos lá feitos. Mas quase sempre pela margem mínima.
A última vez que tivemos uma percentagem de 50% de vitórias em Guimarães foi em 1965 (na altura com 11 V, 6 E e 5 D).
É um campo em que só se ganha com raça e aquela ponta de vontade que Sérgio Conceição falou, que faltou contra o Casa Pia.
Fica dado o mote.
Tenham os jogadores essa fome de vitória, e poderemos começar, jogo a jogo, a recuperar motivação e a ganhar dinâmica de vitória.
Saudações Portistas
O jogo acabou para o FCP com a obtenção do quarto golo mas, mesmo assim, não me pareceu uma exibição brilhante até esse momento. Completamente de acordo com SC.
ResponderEliminarHá uma coisa que me parece inegável.
Futebol com perfume foi possível com os jogadores da época passada. Esta e todas as outras, é mais um futebol de transições, uma aproximação mais rápida à baliza e em que não conseguimos baixar o ritmo de jogo porque quando o fazemos, sofremos.
Se olharmos à época passada, nesta perdemos os três jogadores que eram os estabilizadores da equipa. Vitinha, Fábio e o ausente Evanilson.
Passando isto, estamos a dois pontos de depender só de nós. Não há margem de manobra porque temos que manter a pressão sobre o benfica, sem esquecer um Braga com fortes argumentos.
Finalmente, uma coisa que me chamou especial atenção. Não sei precisar, se 4 ou 5 livres estudados, com uma execução muito má. Algo a rever urgentemente.
Vitória, bons números, irregularidade exibicional, continuamos atrás do prejuízo, após abébias escusadas, inclusive derrotados em casa pela lampionagem.
ResponderEliminarHá que melhorar e ver se nestes jogos difíceis que nos aguardam, sobretudo os fora, (Guimarães, Marítimo, sporting)conseguimos resultados positivos.
Não temos 2ª volta fácil, mas temos de estar na luta.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarUMA VITORIA NORMAL.
Muitos momentos de um Porto de boa casta e outros de casta corrente. Em dois jogos no Dragão marcar oito golos e sofrer um, não é bom, é ótimo. Fora de casa a equipa muitas das vezes sofre do mal de péssimas arbitragens e do síndroma da barata tonta.
Ontem no Dragão, foi uma historia simples, com os artistas do costume.
DÉRBI.
Empate normalíssimo, mas haver um vencedor, eram os verdes da 2ª circular.
O Sehmidt a falar da arbitragem! Com aquela cara de pau e perda de memória, começa a mostrar a sua verdadeira personalidade. Muitos jogos ganhos com a influência da arbitragem, só no jogo do Varzim foram dois penaltis que o VAR fez vista grossa! O Andor o colinho o crime, graças a Deus não lhes falta nada.
A BOLHA DA QUEIMADA.
É normal neste Pasquim Vermelho fazer estes tipo de analises mas com alguma AZIA de dor de corno...
Caros Portistas,
ResponderEliminarBom jogo bela vitória, o resto DVP já disse e muito bem. Um jogador com a idade e experiência do Marcano não pode dar uma casa daquelas. Ontem estávamos tranquilos mas se não estivéssemos era um ai jesus do c... aqueles faltas de concentração também me pareceram por desgaste fisico, a equipa começa a acusar desgaste e espero que o SC com o AV para a taça lucilo faça poupanças porque o jogo em Guimarães vai ser duro, eles vão defender num bloco baixo com um 4 -5 -1 e com saídas rápidas no contra, foi assim que jogaram em Braga que ia dando frutos e com os corruptos encornados igual portanto com tantos jogos é bom que o SC dê prioridade ao campeonato e esqueça a merda da taça lucilio, ainda por cima na semana seguinte vamos à Madeira, campo sempre difícil e com um péssimo relvado e não podemos perder pontos nas próximas 5 jornadas se queremos ter aspirações ao titulo.
O Ivan Jaime é jogador do Braga segundo me disseram portanto esqueçam, poderíamos era devolver o David Carmo e ir buscar o ricardo Horta isso sim seria uma boa troca e uma mais valia para o que falta da época, mas esses rasgos de Mestre o Presidente já não tem, agora só ouve os chupa p... que andam à volta dele para comerem comissões. Se tivéssemos ganho no Jamor passávamos a depender só de nós, essa é que é essa agora é deixar andar porque os padres assim que puderem vão-nos lixar com f
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
Bom dia de novo.
ResponderEliminarTeófilo, o Ivan Jaime é detido totalmente pelo Famalicão.
Foi comprado ao Málaga, nesse sentido tem semelhanças com o negócio do Horta.
Exceto que já esteja algo apalavrado entre os clubes e seja oficioso, o Porto só tem é que falar com o Famalicão.
Saudações Portistas.
Belíssima vitória do porto...podia e devia ter sido por uma vantagem maior...galeno foi o melhor em campo apesar de ter falhado 2 golos... . Temos agora jogos muito dificeis fora de casa...a ver vamos o que nos reservam estes jogos. Abraço
ResponderEliminarMalta, para estar na luta temos ganhar estes jogos que vamos ter até a champions fora e em casa
ResponderEliminarTemos que ser realistas,falta dois jogadores neste momento a equipa
1 central
1 meio campista
Esta dupla Uribe /Grujic e até o proprio Eustquio não funciona para equipas que se fecham porque são limitados tecnicamente e isso tornar se dificil para eles.
Precisavamos de alguém no meio campo um abre latas....poderia se pensar inicialmente no André franco mas não me parece que possa impor se.
A nossa equipa está vocacionada para jogar em transição e quando não marca cedo na partida tornar se á dificil ganhar!
Como é possivel um clube como o Fc Porto não consegue contratar um jogador com essas carateristicas!!!????
E não me venham com a velha historia que são caros....há que ser inteligente, há mercados interessantes, nórdico, ucrania, russo, paises do leste que tenham jogador com essa carateristica...falou se no Evandro do Mytilang por ex..... mas há mais!!!
Boa vitória mas não tão boa como a anterior, para a taça, frente ao Arouca.
ResponderEliminarFala-se muito nos grandes jogadores que saíram, parecendo às vezes, que os que entraram, não valem nada. O Galeno, com o que tem feito a nível interno e na Champions...onde entrou para o 11 ideal da fase de grupos...não está a um nível muito semelhante àquele em que estava o Luís Diaz? E o Eustáquio, antes da lesão, não estava a contribuir com muitos golos e assistências e grandes exibições? Saíram excelentes jogadores, é um facto, o Luís Diaz, o Vitinha, o Fábio Vieira, mas também entraram jogadores, que, a pouco e pouco, se estão a fazer excelentes jogadores. É pena o André Franco.
Deviamos estar, sem ter jogado + do que aquilo que jogámos, no mínimo, com os mesmos pontos do slb. Porque fomos líricos contra o slb, não tínhamos nada que ir lá prá frente com menos 1 desde os 22 minutos, se eles quisessem ganhar, que viessem prá frente eles, que arriscassem, estavam com + 1. Assim, demos-lhes 1 golo de bandeja, em contra ataque, que é a única coisa em que eles são verdadeiramente bons. E com o Casa Pia, com + 1 durante 55 minutos e as oportunidades de golo cantado que tivemos, é imperdoável não termos ganho. Teríamos + 3 pontos, o slb teria menos 2, ou seja, estávamos empatados no 1° lugar. Dou de barato os restantes pontos perdidos, mas estes, perdemo-los por inocência e inépcia extremas e podem custar-nos o campeonato.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarPor aquilo que me vou apercebendo o FCP não vai comprar ninguém, eles até pra B têm dificuldades. Os cofres é papeis e teias de aranha.
Essa compra do sr Presidente ao Braga do David do Carmo por 20 milhões e não joga, é de bradar aos céus!...
João Mario agora sim...se jogasse sempre assim não precisávamos de mais ninguem para lateral direito! Galeno aos poucos está a fazer esquecer o diaz, vale muito guito!
ResponderEliminarFoi uma boa vitória no cômputo geral. Chegámos aos golos cedo e matámos aquela ansiedade natural do arrastar o jogo e não se marcar. Foi uma primeira parte onde não demos qualquer hipótese ao Famalicão. Na segunda parte não podíamos ter começado melhor ao fazer o 4-0 matando o jogo. Depois houve uma descompressão demasiado alta da equipa e acredito que o treinador não tenha ficado satisfeito. Passes errados, pouca pressão, enfim. Deixámos o Famalicão demasiado à vontade. Depois das substituições a equipa acalmou um pouco, penso que a entrada do Eustaquio foi positiva. O canadiano veio trazer mais critério ao meio-campo. Até ao fim ainda deu para o Galeno desperdiçar o hattrick por 2 vezes com oportunidades flagrantes.
ResponderEliminarA jogar em casa não temos dado hipótese. O único jogo em casa que destoa foi a derrota com os lampiões em circunstâncias bastante especiais, diria eu. Quem sabe se nesta altura a música não seria outra se não tivéssemos perdido esse jogo e se não tivéssemos desperdiçado a oportunidade de bater o Casa Pia na jornada anterior. Mas as coisas são o que são e para a semana novo teste e um de elevada exigência na deslocação a um dos campos mais complicados do campeonato. Será um verdadeiro teste a esta equipa do FC Porto. Temos de levar estas boas dinâmicas para os jogos fora, não podemos ver um FCP de 2 caras.
Queria falar de 2 destaques do jogo em particular. Saúdo o jogo do João Mário, parece que o jovem internacional sub-21 português voltou às melhores exibições. Para se ser o lateral direito que o FCP precisa não basta fazer 1, 2 ou meia dúzia de jogos bons. É preciso consistência. Sem o dinheiro para trazer um daqueles jogadores que antes costumávamos trazer, espero que o João Mário consiga prolongar o momento de forma e trazer alguma consistência à posição.
O Galeno também está em boa forma, nunca pensei que fosse conseguir chegar a estes números (13 golos + 3 assistências) em janeiro. Tem de melhorar alguns aspetos como por exemplo ser menos trapalhão na hora de decidir, mas para já está a ser uma boa surpresa. Já o vi ser comparado ao Luis Díaz… também não vamos tão longe. No entanto estou a gostar.
"Fala-se muito nos grandes jogadores que saíram, parecendo às vezes, que os que entraram, não valem nada. O Galeno, com o que tem feito a nível interno e na Champions...onde entrou para o 11 ideal da fase de grupos...não está a um nível muito semelhante àquele em que estava o Luís Diaz?"
ResponderEliminarLuís Negroni, na semana passada empatamos com o Casa Pia, e todos ficamos com uma azia dos diabos. Depois surgiram subjetividades várias, este é o pior plantel dos últimos 10, 20, ou 30 anos, e como sempre, eu respeito sempre as opiniões alheias, todavia ignoro algum "achismo", porque nunca está suportado, ou sustentado.
Bom, Champions é Champions, é o filet mignon do Futebol Europeu ou Mundial, é o TOP, dos TOP´, onde jogam os maiores craques Mundiais. Recordo que a primeira Champions nestes moldes, disputou-se na temporada 1992/93 (para os mais antigos como eu, jogava o Romário no PSV, e jogou nas Antas), estamos hoje na edição nº 31, e o FC Porto, esteve presente em 26 edições.
Bem, querem saber quem são os 10 melhores marcadores do FC Porto na Champions? Naturalmente estão excluidas as pré-eliminatórias ou play offs, porque isso não é Champions, apenas se registam golos na fase de grupos, e fases a eliminar. Aí vai:
1º Jardel 19 golos.
2º Lucho 13 golos.
3º Lisandro 13 golos.
4º Jackson 12 golos.
5º Aboubakar 11 golos.
6º Marega 9 golos.
7º Zahovic 8 golos.
8º McCarthy 8 golos.
9º Brahimi 8 golos.
10º Taremi 8 golos.
Curioso, deste top-ten constam: Aboubakar, Marega, Brahimi, e Taremi, que pertencem à história muito recente do FC Porto, últimos 2/3 ou 4 anos. O Abou deixou o FCP em 2020, o Brahimi em 2019, o Marega em 2021, e o Taremi ainda cá está. O Marega em três Champions, fez 8 golos no FCP, já o Hulk nas mesmas três Champions, fez 7 golos, parece uma coisa absurda esta comparação Hulk/Marega, não é verdade? Porque a qualidade do Hulk não é comparável ao Marega, até parece abusivo, mas os números por vezes surpreendem-nos, mas para alguns, temos o pior plantel dos últimos 20 ou 30 anos, e o que está ali a fazer o Taremi? É um intruso?
P.S A propósito da comparação Diaz/Galeno, na minha opinião, o Galeno está num nível superior ao Diaz, comparativamente ás duas primeiras temporadas do Colombiano, mas o Galeno está mt longe do nível que o Diaz atingiu em 2021, mas aqui estou também a entrar no Nacional "achismo", é mt subjetiva esta minha avaliação ou observação, como tal, tem uma validade relativa!
Vila :
ResponderEliminarO F.C.PORTO fez pela vida e cumpriu .
"A BOLA" , do alto da sua estúpida ambição vermelha imagina o mundo tão pequeno
que até cai no ridículo de afirmar que o dérbi da Luz é o melhor do mundo ...
Tenham vergonha na cara !
Vitória fácil e exibição com altos e baixos. As nossas grandes lacunas são os laterais que tanto fazem razoáveis exibições como desaparecem e os pontas de lança??? cuja eficácia é absolutamente confrangedora. Falham golos ,como ontem se viu ,que nem nos juniores se admite e depois nos jogos tipo casa pia isso paga-se caro e pode custar campeonatos. Ontem também ajudou o treinador não ter inventado colocando pepê a defesa e Verón a ponta de lança. Tanto treinam e não marcam um livre em condições e nem vale a pena falar dos cantos que é vira o disco e toca o mesmo. Gastar 20M num jogador que nem para o banco vai é lesa clube e alguém devia ser responsabilizado. A segunda volta é super difícil e esperemos em Guimarães não voltar de novo a borrar a pintura.
ResponderEliminar"O Marega em três Champions, fez 8 golos no FCP, já o Hulk nas mesmas três Champions, fez 7 golos"
ResponderEliminarO Marega fez 8 golos na Champions, ao serviço do FC Porto, e não os 9 golos como erradamente em cima digitei, naquela listagem dos 10 melhores marcadores do FC Porto na Champions. Marega fez 8 golos na Champions, e Hulk fez 7 golos, ambos em três edições Champions, assim está correto.
Marega marcou 8 golos na Champions pelo FCP: 2 ao Galatasaray, 2 ao Lokomotiv, 1 ao Schalke, 1 ao Roma, 1 ao Marselha, e 1 à Juventus.
Hulk marcou 7 golos na Champions pelo FCP: 4 ao Apoel (em duas edições distintas, em 2009/10, e 2011/12), 2 ao Shakhtar e 1 ao A. Madrid.
Vi a equipa B e os menos de cinco minutos que o Rodrigo Mora jogou, criaram-me muita expetativa. Nunca o tinha visto jogar. 15 anos!
ResponderEliminarO Marcelo jogou no meio-campo e safou-se bem. O pequeno extremo, Rui Monteiro também teve uns pormenores interessantes, assim como o Rodrigo Fernandes, ex-sporting. Manafa, continua exatamente com os mesmos defeitos. Muito dificilmente volta a agarrar o lugar na equipa A.
Segundo algumas pessoas insuspeitas , o que se passou no túnel da luz no fim do Benfica - Sporting foi mau , com escaramuças, batatadas , e cenas lamentáveis .
ResponderEliminarEstou para ver se irá haver um processo de averiguação por parte das entidades que tutelam o futebol por cá , o silêncio da comunicação social sobre esta matéria é ensurdecedor , se fôssemos nós enfiados no barulho era o pandemónio , o horror ... a tragédia ... , como foi com clubes da capital , entre cavalheiros ...
"P.S A propósito da comparação Diaz/Galeno, na minha opinião, o Galeno está num nível superior ao Diaz, comparativamente ás duas primeiras temporadas do Colombiano, mas o Galeno está mt longe do nível que o Diaz atingiu em 2021, mas aqui estou também a entrar no Nacional "achismo", é mt subjetiva esta minha avaliação ou observação, como tal, tem uma validade relativa!"
ResponderEliminarE eis que parece estar na ordem do dia, esta quase inevitável comparação Diaz, Galeno, há ali muitas afinidades pela forma de jogar. A minha percepção à vista desarmada, e sem sebenta, dizia-me que este Galeno 22/23, supera o Diaz de 19/20, e 20/21, mas é mt inferior ao Diaz 21/22, aquele que esteve cá até janeiro de 2022, vamos tirar a prova dos nove?
Luís Diaz no FCP:
19/20 - 50 jogos, 14 golos, e 4 assistências.
20/21 - 47 jogos, 11 golos, e 6 assistências.
21/22 - 28 jogos, 16 golos, e 10 assistências (isto até janeiro de 2022).
Galeno no FCP:
22/23 - 29 jogos, 13 golos, e 3 assistências (Isto em meia temporada, até janeiro de 2023, se mantiver estes registos, termina a temporada com números de um bom ponta de lança).
Objetivamente, o atual Galeno apresenta melhores registos que o Diaz, mas o Diaz das duas primeiras temporadas no FCP. Mas o Diaz em meia temporada passada (21/22), em 28 jogos, teve participação direta em 26 golos, já o Galeno nesta meia temporada (22/23), em 29 jogos, teve participação direta em 16 golos, o último Diaz apresenta registos muito superiores a Galeno.
Termino, a melhor temporada do Galeno tinha sido até hoje, a meia temporada 21/22 em Braga, fez 10 golos, foi o 2º melhor marcador da Liga Europa com 6 golos marcados (apenas na fase de grupos), mas já não esteve na fase a eliminar com Sherif, Monaco, e Rangers, porque já estava no FC Porto. Em temporada e meia no Braga com o Carvalhal, o Galeno fez todo o corredor esquerdo, com o Sequeira a juntar-se aos dois centrais, para formarem uma linha de 3, o Galeno nesse ciclo com o Carvalhal, melhorou muito o seu compromisso defensivo, e o seu conhecimento do jogo, já neste ano a trabalhar com o Sérgio, também melhorou qualitativamente, sobretudo porque hoje tem mais golo, mas também há melhorias na definição, mas ainda não está perfeita (vejam o golo do Otávio com o Famalicão).
Bom, no próximo fim de semana, fecha a 1ª volta deste campeonato, vou deixar-vos as classificações do final da 1ª volta, ou da 17ª jornada, dos últimos 5 campeonatos.
ResponderEliminar2017/18:
1º FC Porto 45 pontos.
2º Sporting 43 pontos.
3º Benfica 40 pontos.
4º Braga 37 pontos.
2018/19:
1º FC Porto 43 pontos.
2º Benfica 38 pontos.
3º Braga 37 pontos.
4º Sporting 35 pontos.
(o Benfica foi campeão, e recuperou os 5 pontos de atraso).
2019/20:
1º Benfica 48 pontos.
2º FC Porto 41 pontos.
3º Sporting 29 pontos.
4º Braga 27 pontos.
(o FC Porto foi campeão, e recuperou os 7 pontos de atraso).
2020/21:
1º Sporting 45 pontos.
2º FC Porto 39 pontos.
3º Braga 36 pontos.
4º Benfica 34 pontos.
2021/22:
1º FC Porto 47 pontos.
2º Sporting 44 pontos.
3º Benfica 40 pontos.
4º Braga 32 pontos.
2022/23, à 16ª jornada, falta a próxima jornada para fechar a 1ª volta:
1º Benfica 41 pontos.
2º Braga 37 pontos.
3º FC Porto 36 pontos.
4º Sporting 29 pontos.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarOS RATOEIRAS TOUPEIRAS DO TÙNEL LAMPIÃO.
Nada na Bolha da Queimada sobre o túnel das Ratoeiras toupeiras dos LAMPIÕES, nem o tropa ratazana dos Calimeros se pronunciou sobre o assunto. Se tudo isso acontecesse no Dragão, rapidamente, logo as primeiras paginas da CS de Lambe Cus da Vermelhada andavam dias, semanas, meses a dar a notícia denegrindo insultando o FCP. Vamos ver se as ocorrências foram registada pela polícia que assistiu à peixeirada e mais não sei o quê!...
"O mal, é esta TOUPEIRADA ter autorização de fazerem as transmissões e só filmar o que lhes interessa".
OS INTELECTUAIS MAL FORMADOS DA BOLA.
Os intelectuais comentadores da bola da Lixeira da manhã e a outra lixeira da concorrência, só mostravam imagens do Galeno a fazer faltas a jogadores do Famalicão! conclusão, não pretendiam que ele jogasse em Guimarães, por aqui se vê o nojo dessa mouraria...
Eu agora vendia o Pêpê ao Arsenal que tem dinheiro e pedia o Fábio Vieira até final da época por empréstimo
ResponderEliminarE vendia pk? porque é um activo que se está a desvalorizar já tem 26/27 anos, tem uma boa cotação em inglaterra e aproveitava o momento para fazer uma mais valia.
Dificilmente irá jogar a titular é o momento de rentabilizar
E adquiria o Ivan Jaime ao Famalicão
Ficávamos com o plantel mais equilibrado e com mais opções por incrível que pareça!!
Incrível mesmo, vender um dos melhores jogadores, jogador completo, que faz qualquer posição, em troca de trocados, uma incógnita e um desmotivado por 6 meses...
EliminarAh e o Pêpê tem 25 anos.
Li algures que o benfica arrisca descer de divisão...se estivessemos noutro país já tinha descido! Aqui não se passa nada!
ResponderEliminar"A BOLA falou com o advogado João Diogo Manteigas sobre o facto de o Conselho de Disciplina da FPF ter instaurado um processo disciplinar à SAD encarnada"
ResponderEliminarE o "manteigueiro", não se fez rogado, e plagiou o atual "papa-milhas" do Benfica, o ex propagandista Brás: «Foi aberto processo disciplinar sobre uma mão cheia de nada».
Ontem na "independente" CNN, já tinha ouvido às 20 horas, essa tese do também "independente" manteigueiro (comentador desportivo, colunista, advogado, especialista em direito de desporto, o verdadeiro homem dos sete oficios). Ontem, coincidência, o doutor das leis, o "manteigueiro", estava convocado, justamente para abordar a tal "mão cheia de nada" às 8 e pouco da noite, é verdadeiramente extraordinário.
No mesmo programa, o moderador Paulo Pereira, também achava estranhíssimo o David Carmo (sublinhou, custou 20 M€) nem convocado foi para o último FC Porto Famalicão, Carmo que já soma mais de 1200' de jogo no FC Porto (13 jogos como titular). Mas em contraste, omitem que o "baratinho" central João Vítor, que o "papa-milhas" resgatou ou raptou no Brasil (numa de muitas missões especiais do ex propagandista), mas o João Vítor, soma 140' no Benfica, só jogou nas Taças, praticamente não joga, ou nem convocado é. Naturalmente o "manteigueiro" confrontado com aquele pitéu que o moderador trouxe á mesa, cavalgou a onda do David Caro ... (curioso, no tema Carmo, a foca amestrada lagarta, até foi a mais equilibrada, e coerente na análise, valha a verdade).
Mas ele há mais coisas extraordinárias na Imprensa escrita e falada, há umas duas semanas atrás, na dita "independente" CNN, no tal programa às 20 horas, o "sempre em jogo", qual era o painel apresentado, para comentar a atualidade desportiva? nem mais, nem menos, este trio maravilha: o inefável "manteigueiro", o Nuno Farinha, ex assessor de imprensa do Benfica (um doente adepto culé, tal como o outro, é da Juventus desde que nasceu), e ainda o Diogo Luís, um lateral esquerdo mt fraquinho (na linha do Pedro Henriques), formado no Benfica, hoje colunista da Bola, e colaborador também da BolaTv. Ó meus amigos, a CNN é a BenficaTV oficiosa, ou já nem disfarçam?
Esta imprensa escrita/falada, mete-me NOJO, está literalmente inclinada, mas também inquinada, mas infelizmente, eu já nem me revolto com os "Bonzinhos" desta vida!
P.S. A bem dos superiores interesses do Futebol Português (ou da data da 1ª mão dos oitavos da Champions, bom, se ainda fosse uma Meia final em abril/maio, eu aceitava, e entendia, agora oitavos final, e em fevereiro?), mas o Benfica e a Liga de Clubes, anteciparam o jogo com o Paços da 20ª jornada, para a próxima semana, contrariando a vontade e os interesses do Paços (interesses desportivos, e financeiros, é diferente receber um Grande ao fim de semana, ou a meio da semana), curioso, o FC Porto joga em Alvalade na jornada 20...
No correio da manha tv, só devem ver os jogos do Porto, por este alarido todo com o Galeno, só pode ser isso. Porque se também vissem os do slb, andariam sempre muito exaltados, com o otamendi cotovelos e com o enzo cacetada. É raro o jogo, em que 1 deles ou os 2, não façam + que o suficiente para serem expulsos. Mas pronto, como no correio da manhã não vêem os jogos, não sabem, não mostram, coitadinhos.
ResponderEliminarO manteigueiro tem merecido a minha atenção. Ainda hoje fiz um post sobre ele na minha página de facebook.
ResponderEliminarO Arsenal fez uma proposta pelo Pepê? Dava dinheiro e ainda dava para emprestar o Fábio Vieira?
ResponderEliminarOLHA O NORTE.
ResponderEliminarESTA-LHES NO SANGUE vender gato por lebre.
Manteigas Rançoso, Huguinho GILette, dois cartilheiros pagos provavelmente pelo "Saco Azul" que faz parte do mega processo a contas com Justiça.
Gente desta está em tudo que é sítio, todos bem colocados a trabalharem para o Padrinho.
Mário FCP Qual é o problema?
ResponderEliminarOnde viram essa notícia que o arsenal quer o pêpê?
ResponderEliminarEssa história do Arsenal querer Pepê foi noticiada no mercado de Verão, agora não há nada.
ResponderEliminarO Porto também já está em 1° no hóquei. Só falta agora o futebol.
ResponderEliminarCaro DVP e Amigos:
ResponderEliminarExcelente a prestação do vólei AJM/FCP na Europa - quartos de final da C. Cup. Bravo!
Abraço.
Lamachã, não há problema nenhum. Apenas questiono se isso é um desejo ou uma possivel realidade. É que se é um desejo, eu vendia o Manafa por 20 milhões (como se chegou a falar) e ia buscar o Ricardo Horta ao Sporting de Braga. Grande negócio, só era preciso era que alguém o quisesse fazer.
ResponderEliminarDIOMANDE do Mafra é central para um grande.
ResponderEliminarFala se que o Sporting anda atras dele, demonstra que estão atentos!!!
É central para rentabilizar em pouco tempo com rendimento desportivo
Será que o fc porto anda a dormir?
Os negócios que a sad faz com o trolha de Braga deviam ser objecto de investigação. Dar 20 M por um jogador é caso de estudo, quando um clube turco oferece 3,5M pelo Tormena. Para um ponta de lança que faça a diferença não há dinheiro mas para o amigo de Braga houve. Estamos em janeiro e não se pensa em reforçar a equipa enquanto os rivais diretos o fazem. É preciso é dar dragões de ouro a quem nos colocou na miséria e não nos tira de lá. Com estas coisas é que todos nós nos devíamos preocupar mas como não passamos de uns acomodados não pedimos explicações a quem nos devia dar.
ResponderEliminarEm relação às modalidades amadoras de realçar as boas vitorias do hóquei e das meninas do voleibol. No entanto eu penso que não temos equipa em qualquer das modalidades e também incluo o andebol, para jogarmos em duas competições ( veja-se a copiosa derrota com o Sporting no vôlei e a desculpa foi o cansaço do jogo de quarta) pelo que a prioridade devia ser o campeonato nacional já que a nível europeu não temos hipótese de ganhar nada. Se não for feita uma gestão cuidada nada ganharemos.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarNNIGUÉM GOSTA, MAS, QUEM COM FERROS MATA...
O Nicolia a gastado pelos insultos no Dragão Caixa de alguém não dos adeptos segundo ele, em relação à morte da mulher. Eu também acho uma estupidez de insulto, mas, é preciso lembrar Nicolia de quando o FCP lá vai jogar, leva com todo o tipo de insultos e que ele é um dos principais provocadores no ringue e dizer-lhe ainda, dos Insultos em relação aos crimes do seu Clube ao vizinho da 2ª circular.
COMPRAS, NOVIDADES, SÓ NO CONTINENTE.
Podem esperar sentados ou deitados porque o sr Presidente não vai ao mercado o FCP está teso como um Virote. Também, se for para comprar barretes a preços da loja dos trezentos ou então, enfiar uma golpada de 20 milhões, mais vale estar quieto.
Caro "Olha o Norte" e Caros portistas,
ResponderEliminarA ser verdade, também não concordo com os eventuais insultos ao Nicolia. Mas com semeia ventos, colhe tempestades. O Nicolia tem sido um incendiário, um simulador, um ordinário, um provocador, em suma um mau profissional.
Já nem estranho o pasquim da Trv. da Queimada, tenha dado o relevo ao assunto na 1ª pagina de hoje.
Um abraço.
Matam e festejam as mortes, na casa de quem mataram, com t-shirts e com cânticos, e agora indignam-se por alguém chamar assassino ao Nicolia? Chamar assassino não é a mesma coisa que matar e festejar as mortes, pois não? É que vejo + indignação na CS por causa desta ofensa ao Nicolia, do que vi pelos festejos das mortes dos adeptos do sporting. Prá CS do regime, se adeptos do slb matarem, esfolarem, e festejarem, é uma ninharia, não tem nada de especial. Se um adepto do Porto ofender um jogador do slb, é uma coisa terrível, só não dá direito a pena de morte porque já foi abolida há muito tempo em Portugal.
ResponderEliminarNestes próximos 4 meses, em cada mês, teremos uma deslocação, de elevado grau de dificuldade, melhor, serão 4, mas das mais dificeis deslocações das 17, recordo as 4, e os meses respetivos:
ResponderEliminarJaneiro - VSC Guimarães.
Fevereiro - Sporting.
Março - Braga.
Abril - Benfica.
Na minha opinião, nas próximas 10 jornadas, até jogarmos na Luz na jornada 27, não pode haver "folgas pontuais" (eventualmente largar um empate, ou dois pontos, em Braga, ou em Alvalade, mas nunca nos dois Estádios), recordo que até à Luz, temos 5 deslocações: Guimarães, Barreiros, Alvalade, Chaves e Braga. Portanto, se ainda pretendemos alimentar o sonho do título, só podemos largar dois pontos ou um empate, e sublinho, o Braga está muito bem no 2º lugar, está à nossa frente, hoje joga de forma mais equilibrada com a adição do Racic, a dupla All Musrati/Recic dá muita solidez e equilibrio. Também recordo que o Braga, em 8 jogos que fez fora de casa, ganhou 7, e apenas perdeu no Dragão, ganhou em Vila do Conde, nos Açores, ou no Estoril, aonde nós deixamos pontos. Aliás, o Braga só não lidera isolado a Liga, porque perdeu no Axa com o Casa Pia e o Chaves.
Bom, gosto particularmente da ousadia do Sérgio, mas há momentos ou circunstâncias, em que deveriamos ser menos corajosos, ou mais equilibrados e ponderados, recordo-me do FC Porto vs A Madrid na edição passada da Champions, um empate no Dragão, e ficavamos apurados, jogamos para ganhar, e perdemos. Recordo-me de um clássico na Luz no final da temporada 2020/21 (o Sporting já era virtualmente campeão), na 2ª parte estavamos a perder, e tracção à frente, assistência de João Mário na direita (foi a estreia do JM a lateral), o Uribe empata, e nós fomos para cima, para ganhar, jogo partido, isto quando deveriamos defender o 2º lugar, porque o 1º era quase uma miragem, o Pizzi fez o 2-1 aos 91', mas felizmente estava uns ctms fora de jogo, porque com uma derrota, poderiamos mesmo hipotecar o 2º lugar, e a entrada direta na Champions. Em baixo já explico melhor, a razão de ter deixado esses recentes exemplos com o Porto de Conceição.
Daquele FC Porto-Benfica, ainda continuo a remoer a expulsão do Eustáquio, recordo que o Herrera foi também um dia crucificado num clássico no Dragão com o Benfica, posteriormente, marcou na Luz o golo da vitória, e do título de 2018, quem sabe se a história não se repete. Mas nesse clássico do Eustáquio, se tivessemos empatado, tinhamos ganho três pontos, alguns irão perguntar, mas como?! Simples, era o ponto que ganhavamos, e os dois pontos que o Benfica deixaria de ganhar, isto é, a diferença pontual neste momento, seriam apenas os dois pontos, e levavamos um empate para gerir na 2ª volta, para um eventual desempate no confronto direto.
E volto ao arrojo, à coragem, ou à ousadia destemida do Sérgio nesse clássico no Dragão, porque com 10, jogou para ganhar, aliás, sofremos o golo a dez minutos do fim, numa transição, o Grujic até estava no banco, e poderia equilibrar ali no meio campo. Portanto, um treinador mais conservador, naquelas circunstâncias, pensaria no empate, e somaria os tais três pontos.
Coitadinho do Nicolia, realmente os adeptos do FCP são uns desgraçados! Enfim! Comportamentos reprováveis há em todos os estádios e todos os pavilhões. Agora vir chorar para as redes sociais... Porque não faz queixa a algum responsável na hora dos insultos? Porque só vem agora com isto?
ResponderEliminaro nicolia podia ser um bom jogador em patins, mas é um falso que simula faltas é um badalhoco no ringue, mm anti desportivo, devia estar caladinho, queria mimos no pavilhão rival? tadinho
ResponderEliminarBoa noite,
ResponderEliminarNo basquetebol têm o Ivan Almeida, no hoquei o Nicolia.... mais do mesmo! Mas se alguém o conhecer, agradeço que o informe que se não levar o seu filho ao pavilhão, não saberá q insultam o seu pai... da televisão não é possível ouvir... e se possivel q informem a esse cabeça de burro, q enquanto leva o seu filho ao Dragao Caixa ou é um pai desnaturado, ou então o pavilhão e quem o frequenta lhe oferece as condições mínimas de segurança! Eu não deixava um filho meu no pavilhão onde esse hipócrita foi recentemente campeão mundial em hoquei...
Enquadra bem o espírito do clube do regime!
Hakim Ziyech ora aqui está uma oportunidade de negócio por empréstimo
ResponderEliminarLamachã, se o Chelsea pagar 70% do salário venha ele.
ResponderEliminarO lance do Pepe versus Palhinha no clássico da época passada entre FCP - Sporting é três vezes mais penálti que o lance que ontem deu a vitória aos leões ao minuto 90+5. Ontem o VAR era Bruno Esteves, no FCP - Sporting foi Luís Godinho. Se tem sido ao contrário hoje teríamos um vale de lágrimas calimeros, uma polémica para durar. Como foi assim... siga.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarO PISCINEIRO DEU BRILHO AO ESTRELINHA.
Um VAR com curso de cristandade salvou os lagartixas de menos dois pontos. Este paulinho é o maior piscineiro do nosso campeonato que mais uma vez manobrou o VAR e o arbitro ao cair do pano "grande artista"...