sábado, 21 de janeiro de 2023

Vitória S.C. 0 - F.C.Porto 1. O objectivo foi cumprido, mas a bipolaridade manteve-se, particularmente na 1ª parte

 

Obrigado a ganhar e ganhar para poder continuar na luta pelo grande objectivo da época, o bicampeonato e com um percurso nos jogos em casa bem diferente, para melhor, dos jogos for a do Dragão, a questão colocava-se: que F.C.Porto em Guimarães, sendo que entrava no D. Afonso Henriques sabendo que Sporting, Braga e Benfica tinham ganho? Venceu com justiça, mas e em particular na 1ª parte, não foi um bom Porto.


Com Diogo Costa, João Mário, Pepe, Marcano e Wendell, Otávio, Eustaquio, Uribe e Galeno, Toni Martínez e Taremi, Dragões por cima, mas com dificuldades em encontrar espaços. A culpa era da lentidão na construção desde trás, na dificuldade em meter bem e critério na frente, quando os espaços apareciam, faltava pensar e definir rápido e bem. Perigo junto à baliza do Vitória? Praticamente nenhum. Apenas Galeno atirou com perigo, mas ao lado, já perto da meia-hora. Daí para a frente nada mais, noite tranquila da defesa e guarda-redes vitoriano. E quando tudo indicava que o nulo ia prevalecer, já em tempo de desconto, João Mário num momento de inspiração fez golo, colocou Dragões em vantagem.

Mesmo indo para o intervalo na frente, a exibição do campeão deixou muito a desejar. Sem ter um único jogador capaz de abanar, desequilibrar, criar oportunidades, incapaz de colocar em campo uma das suas grandes virtudes, a forma como pressiona, foi mais uma 1ª lenta, sem ideias, desinspirada da equipa de Sérgio Conceição. Valeu apenas pelo golo. 

Depois de uma 1ª parte tão pobre, não era difícil fazer melhor na 2ª. Fez a equipa de Sérgio Conceição.
Pressionou mais, dominou e foi claramente superior, teve várias oportunidades, mas meu Deus, tanta cerimónia e tanto desperdício. 
Pepê que tinha substituído Toni Martínez aos 60 minutos, teve a melhor e mais flagrante possibilidade de aumentar a vantagem e evitar algum sofrimento na parte final do jogo.
Também jogaram Grujic que entrou para o lugar de Eustaquio, aos 84 minutos, mas entrou muito mal, só fez asneiras, também entrou Namaso para o lugar de Taremi já no tempo de descontos.

Como conclusão, era importante ganhar, o F.C.Porto ganhou, fê-lo com toda a justiça e mantém-se na luta. Mas, um, tem de ser mais equilibrado na qualidade de jogo, não pode passar 45 minutos a jogar tão pouco. Dois, quando domina totalmente, cria o mais difícil, oportunidades, tem de ter mais eficácia, não pode sujeitar-se, como já aconteceu esta época, aos caprichos do um lance fortuito, de uma bola parada, de um azar. Tem de traduzir o domínio em golos.

40 comentários:

  1. O mais importante , ganhamos , somamos os 3 pontos .
    O futebol apresentado nem sempre foi o melhor , o Guimarães pouco ou nada fez ofensivamente , claro que podia haver um golpe de azar como aquele nos Açores , mas sofremos desnecessariamente ao não matar o jogo com o segundo golo .
    Espero que o João Mário com este golo ganhe confiança e volte aos tempos da temporada passada .

    De facto o Vizela tem um azar tremendo com os árbitros/VAR quando vai a Lisboa , quando foram á Luz marcaram um pênalti fantasma contra eles aos 90+8 minutos , ontem em Alvalade foi mais um pênalti inventado para os viscondes no minuto 92 .

    ResponderEliminar
  2. Caro DVP,
    Na mouche. Fraquinhos na primeira parte e um pouco melhor na segunda mas sem nenhum rasgo de capacidade para matar o jogo. Falta alguma coisa a este FCP

    ResponderEliminar
  3. Boa vitória, 3 pontos, mas em termos exibicionais vai ser assim toda a época, por todas as razões que sabemos, pena não conseguimos retocar o plantel com alguém de qualidade, num ou outro lugar, para poder jogar logo,há falta de ar nos bolsos.
    Mas pronto, continuar na luta com o que temos, nada está perdido...

    ResponderEliminar
  4. Ganhamos que era o mais importante. Acho que a vitoria nunca esteve em perigo pois a outra equipa nada fez para marcar. É claro que quem não mata o jogo sofre até ao fim e arrisca-se a sofrer o empate numa jogada fortuita como aconteceu no santa clara.
    Sejamos francos temos jogadores muito fracos que num campeonato medíocre como o nosso vão disfarçando dada a fraca qualidade da maioria das equipas. Os nossos ponta de lança são dos piores que já tivemos pois precisam de 5 oportunidades para marcar 1 golo. Taremi pode ser um bom jogador de equipa mas não é um matador pois falha golos cantados que é de pôr os cabelos em pé. Na hora de finalizar há sempre um toque a mais e frieza para resolver as situações não existe. Claro que dinheiro para investir num avançado minimamente competente não houve, mas para dar 20M por um que nem no banco senta mas que pertencia ao amigo aí foi sem problema. Verón parece que caiu em desgraça pois agora eclipsou-se. Quer dizer o treinador erra em querer fazer dele ponta de lança o rapaz nessa posição não faz nada de jeito e o iluminado em vez de o colocar na sua posição castiga-o quando o castigado devia ser ele. Estragou o pepê e agora estraga este. Como não há dinheiro para mandar cantar um cego não se reforça a equipa, bravo sr presidente. Continue a escrever livros e a ir a jantares que agora é só para isso que serve. No final do mandato vá descansar.
    Por fim os padres de serviço: como é possível não marcar aquele pênalti? Como é possivel nos últimos minutos tentar empurrar-nos para trás marcando faltas que não existem à entrada da nossa área? Como é possível ter uma dualidade de critérios gritante na amostragem dos cartões amarelos? Como é possível gente desonesta arbitrar? Como é possível tudo aceitarmos de bico calado? Enfim assim não vamos longe.

    ResponderEliminar
  5. Vitória dificil mas justa...joao mario e galeno exibiram se em grande plano... .

    ResponderEliminar
  6. Querem um RX a este Porto? Aí vai.

    Um Porto caseiro demolidor, em 8 jogos no Dragão, ganhou 7, e perdeu 1. Marcou 28 golos, e sofreu 5. As 7 vitórias no Dragão, foram todas goleadas: 5-1 ao Marítimo e Arouca; 4-1 ao Braga e Famalicão; 3-0 ao Sporting e D Chaves; 4-0 ao Paços. Quanto à única derrota, todos conhecemos e reconhecemos, aquela maldita expulsão. Outra singularidade, deste anafado "caseiro" Porto, dos 5 golos sofridos no Dragão, 3 deles aconteceram nos 15 minutos finais, ou então quando já goleavamos, como por exemplo com o Famalicão no último fim de semana, ganhavamos 4-0, e o Fonte já na 2ª parte, fez o 4-1, este sinal revela-nos um Porto que desliga os motores antes do fim, e entra em descompressão, ou reduz os niveis de intensidade competitiva.

    Depois, temos o oposto, o Porto forasteiro, esse, em 9 jogos fora do Dragão, venceu 5, empatou 3, e naufragou em Vila do Conde. Marcou 13 golos, e sofreu 6 (50% em Vila do Conde). Este Porto forasteiro, só venceu 3 jogos de forma tranquila, com o Boavista 4-1 (voltamos a levar um golo, no lavar dos cestos, tal como em casa, quando estavamos a golear), Gil e Portimão foram duas vitórias tranquilas por 2-0. Depois juntou duas vitórias magras, em Vizela aos 90', e em Guimarães aos 47'. Quanto aos 3 empates, a 1 golo no Estoril e nos Açores, e um "zero e zero" no Jamor com o Casa Pia.

    Estes dados "estatísticos", demonstra-nos dois Portos distintos, ou melhor, nesta temporada temos um Porto bipolar, porque nos alegra no Dragão quando goleamos o Sporting, para na semana seguinte nos fazer amargar em Vila do Conde. Este Porto faz-nos gostar muito, quando goleamos no Dragão o Braga, mas faz-nos desgostar no fim de semana seguinte nos Açores. Este Porto pode querer muito, e dá goleadas no Dragão ao Arouca, ou Famalicão, como na jornada seguinte, não querer nada no Jamor.

    Quanto ao jogo, não gostei nada da 1ª parte, houve melhorias relativas na 2ª parte, e tal como nos aconteceu Açores, nos minutos finais, temi um canto, ou um livre lateral, uma bola parada, o golo do empate, e largavamos 2 pontos. Foi um jogo sem balizas, o Diogo, ou o Varela, não fizeram uma única defesa. Outra nota, este Vitória, jogou sem dois titulares no meio, o Tiago Silva, e o André A, sem o ponta Anderson que estava castigado, sem o jovem Bamba (o melhor central do Vitória, entrou devido à lesão do Jorge F), já deve estar "embalado" para Itália, e ficou resguardado no banco, finalmente o extremo canhoto Lameiras, nem ao banco foi (uma transferência também?) portanto, jogamos contra um VSC, sem 5 titulares absolutos...

    Deixei um RX deste Porto, que nos permite fazer um diagnóstico, mas o diagnóstico, esse nem é reservado, mas carece de uma explicação, e sobretudo de resolução.

    ResponderEliminar
  7. OLHA O NORTE.
    VITORIA JUSTA.
    Apesar de tudo o FCP foi sempre de principio ao fim, a melhor e equipa. Agora, quem só tem um golo de vantagem sofre. Na primeira parte oportunidades quase não existiram valeu aquele golo ao cair do pano do João Mário.

    SEGUNDO TEMPO PARA MELHOR.
    No 2º tempo um pouco melhor, falhamos alguns golos por falta de pontaria e algum mérito do adversário.
    Alguns jogadores desaparecidos do jogo, Martinez quase não se viu! Dom Afonso Henriques é um estádio que não é fácil para nenhuma equipa, onde o FCP tem quase sempre dificuldades.

    NÃO HÀ DINHEIRO!...
    Notasse que falta alguém na grande área que faça a diferencia, aliás como também noutros sectores.
    Ganhamos, vamos pensar no próximo.

    Arbitragem.
    O mais do mesmo, incompetência, alergia a não marcar grandes penalidades a favor do FCP. Ontem o Godinho e a trupe do VAR mais uma vez mostraram que não quiseram marcar a grande penalidade que todos viram, que existiu, eles também viram, mas!!! Ainda bem que ganhamos.

    ResponderEliminar
  8. Fui ao "forno interno", e especialmente para o Soluap, porque malha em tudo o que mexe, e sem critério algum, muitas vezes, só porque sim. Soluap, acredite que questiono "n" vezes o seu Portismo, peço-lhe desculpa, mas como não sei mentir... Por exemplo, eu hoje já deixei aqui uma critica ao nosso jogo de ontem, mas a mesma, mt longe de ser destrutiva.


    Porque o Taremi não tem golo, ou porque temos tido planteis fraquinhos, fraquinhos, ou temos um treinador medíocre (que com planteis fraquinhos, já nos levou 2 X aos Quartos final da Champions, ou já vencemos 3 campeonatos, com duas "dobradinhas") Soluap, aí vai especialmente para si, uma coisa que tem, nem uma semana, o texto "aspado" é mesmo meu.

    "Bom, Champions é Champions, é o filet mignon do Futebol Europeu ou Mundial, é o TOP, dos TOP´, onde jogam os maiores craques Mundiais. Recordo que a primeira Champions nestes moldes, disputou-se na temporada 1992/93 (para os mais antigos como eu, jogava o Romário no PSV, e jogou nas Antas), estamos hoje na edição nº 31, e o FC Porto, esteve presente em 26 edições.

    Bem, querem saber quem são os 10 melhores marcadores do FC Porto na Champions? Naturalmente estão excluidas as pré-eliminatórias ou play offs, porque isso não é Champions, apenas se registam golos na fase de grupos, e fases a eliminar. Aí vai:

    1º Jardel 19 golos.
    2º Lucho 13 golos.
    3º Lisandro 13 golos.
    4º Jackson 12 golos.
    5º Aboubakar 11 golos.
    6º Marega 8 golos.
    7º Zahovic 8 golos.
    8º McCarthy 8 golos.
    9º Brahimi 8 golos.
    10º Taremi 8 golos.

    Curioso, deste top-ten constam: Aboubakar, Marega, Brahimi, e Taremi, que pertencem à história muito recente do FC Porto, últimos 2/3 ou 4 anos. O Abou deixou o FCP em 2020, o Brahimi em 2019, o Marega em 2021, e o Taremi ainda cá está. O Marega em três Champions, fez 8 golos no FCP, já o Hulk nas mesmas três Champions, fez 7 golos, parece uma coisa absurda esta comparação Hulk/Marega, não é verdade? Porque a qualidade do Hulk não é comparável ao Marega, até parece abusivo, mas os números por vezes surpreendem-nos, mas para alguns, temos o pior plantel dos últimos 20 ou 30 anos, e o que está ali a fazer o Taremi? É um intruso?"

    Soluap, se for possivel, deixe uma legenda pf. sobre estes registos, eu agradeço-lhe.

    ResponderEliminar
  9. Especialmente para o Soluap, ora porque o Taremi é fraco, e não tem golo, ora porque temos planteis fraquinhos, fraquinhos, ou então, porque temos um treinador medíocre (que, com planteis fraquinhos, já nos levou 2 X aos Quartos final da Champions, ou vencemos 3 campeonatos, com duas "dobradinhas"), enfim, é o habitual, um chorrilho de criticas, mas sublinho, hoje aqui, também já deixei a minha critica sobre o nosso jogo de ontem, mas evito sempre a critica destrutiva, ou malhar em tudo o que mexe... Soluap, o João Mário hoje já é bestial?

    Soluap, o texto em baixo "aspado" é meu, e não tem, nem uma semana, agradecia-lhe que agregasse um pequeno comentário aos registos que lhe vou deixar, obrigado!

    «Bom, Champions é Champions, é o filet mignon do Futebol Europeu ou Mundial, é o TOP, dos TOP´, onde jogam os maiores craques Mundiais. Recordo que a primeira Champions nestes moldes, disputou-se na temporada 1992/93 (para os mais antigos como eu, jogava o Romário no PSV, e jogou nas Antas), estamos hoje na edição nº 31, e o FC Porto, esteve presente em 26 edições.

    Bem, querem saber quem são os 10 melhores marcadores do FC Porto na Champions? Naturalmente estão excluidas as pré-eliminatórias ou play offs, porque isso não é Champions, apenas se registam golos na fase de grupos, e fases a eliminar. Aí vai:

    1º Jardel 19 golos.
    2º Lucho 13 golos.
    3º Lisandro 13 golos.
    4º Jackson 12 golos.
    5º Aboubakar 11 golos.
    6º Marega 8 golos.
    7º Zahovic 8 golos.
    8º McCarthy 8 golos.
    9º Brahimi 8 golos.
    10º Taremi 8 golos.

    Curioso, deste top-ten constam: Aboubakar, Marega, Brahimi, e Taremi, que pertencem à história muito recente do FC Porto, últimos 2/3 ou 4 anos. O Abou deixou o FCP em 2020, o Brahimi em 2019, o Marega em 2021, e o Taremi ainda cá está. O Marega em três Champions, fez 8 golos no FCP, já o Hulk nas mesmas três Champions, fez 7 golos, parece uma coisa absurda esta comparação Hulk/Marega, não é verdade? Porque a qualidade do Hulk não é comparável ao Marega, até parece abusivo, mas os números por vezes surpreendem-nos, mas para alguns, temos o pior plantel dos últimos 20 ou 30 anos, e o que está ali a fazer o Taremi? É um intruso?»

    ResponderEliminar
  10. Vila Pouca, repeti de forma desnecessária o mm comentário (registos dos golos na Champions), porque no primeiro, o sistema disse-me que não tinha entrado, daí o duplicado, peço-vos desculpa.

    ResponderEliminar
  11. Uma vitória importante num jogo pouco conseguido. Uma primeira parte muito fraca, uma segunda parte fraca.

    Este é um FCP sem brilho e curiosamente parece um FCP aburguesado quando joga fora. Parece um FCP do deixa andar, que isto resolve-se e ontem, uma vez mais, pôs-se a jeito. Inaceitável.

    Cada jogador sua cabeça e se Martinez parece ser um bom suplente, Grujic nunca entra bem a sair do banco.

    Não sou o treinador do FCP, nem tenho a responsabilidade de dar o corpo às balas mas num FCP com pouca imaginação, faz-me confusão não arranjar forma de Otávio e Pepê jogarem os dois de início. Continuo a achar que Otávio jogar num dos dois do meio-campo faz sentido, nestes jogos de grau de dificuldade médio.

    Recordar que num FCP com poucas possibilidades financeiras, tivemos 20 milhões na bancada, mais 35 milhões no banco.

    ResponderEliminar
  12. Tudo isso que escreveu não muda a minha opinião e reforço: temos um plantel fraco e taremi não é um goleador. É só ver com atenção os falhanços que tem em cada jogo. Claro que num campeonato medíocre como o nosso e jogando numa equipa como o Porto mal seria se não marcasse golos.

    ResponderEliminar
  13. Soluap, é isso mesmo, só acrescentaria que até os putos da B, foram hoje vergonhosamente vexados e humilhados, na MAIS MAIOR GRANDE Academia do Mundo, na tal Fábrica de talentos do Seixal.

    "Claro que num campeonato medíocre como o nosso e jogando numa equipa como o Porto mal seria se não marcasse golos."

    Não sei se me percebeu, mas deixei-lhe lá cima, os melhores marcadores de sempre do FC Porto na Champions, isto nos 31 anos de Champions nestes moldes, o tosco do Marega, ou o coxo do persa, lá estão no Top-ten, por exemplo o Taremi, marcou ao Chelsea (o melhor golo da edição 20/21 da Champions), Juventus, Liverpool, ou ao A. Madrid, entre outros "mija na escada"... "mal seria se não marcasse golos...", não é verdade?

    Mário, gostava que o Sérgio testasse o Otávio na posição 8, com o Pepê na meia direita, não percebo porque ainda não o fez, isto porque o Otávio no meio, pode ser o nosso "farol de ideias", e como o Otávio trabalha muito, a equipa também não ficava desequilibrada defensivamente!

    Duas notas, o Bruno fica, e não acredito nem em entradas, nem em saídas. Vamos continuar com um extenso plantel de 29 jogadores (com 4 G Redes), mas com cerca de 4/5 a jogarem no fim de semana na B (Meixedo, Marcelo, Folha, ou o Gonçalo). Segunda nota, o Manafá que tem jogado na B, hoje nem convocado foi, provavelmente irá jogar na 4ª feira com o AC. Viseu na esquerda, com o Rodrigo a ficar com a direita, porque com esta densidade competitiva, com o A. Viseu, seria desejável poupar 5 ou 6 titulares, mas sem desmontar a espinha dorsal do nosso onze base!

    ResponderEliminar
  14. Foi um jogo fracote mas que deu vitória, que é o que interessa. Antes assim, do que jogos em que o Porto joga bem e depois perde, como aconteceu em Madrid com o Atlético ou com o slb no Dragão. Aliás, tendo sido fraco em termos ofensivos, foi um bom jogo em termos defensivos, o Porto não deixou o Vitória criar rigorosamente nada. E é preciso lembrar, que o slb foi lá empatar e não perdeu porque árbitro e Var não deixaram.
    O Taremi, teve 1 jogo mau, coisa que não há jogador nenhum que não tenha, já não presta pra nada, diz o Soluap. O que os números dizem, é que o Taremi, tem uma importância na produtividade do Porto, ou seja, nos golos que a equipa marca, quer com golos, quer com assistências, ao nível dos melhores do mundo, do Messi, do Mbappé, etc. A grande diferença pra esses jogadores, é que custou e ganha muitíssimo menos.
    O João Mário, confiante, é um bom lateral. Desenvencilha-se bem dos oponentes e cruza a preceito, para além de fazer 1 golo aqui ou ali. Tem é de ser + regular. Quanto a defender não muito bem, isso é mal de 90% ou + dos actuais laterais.

    ResponderEliminar
  15. Boas.
    Vitória absolutamente crucial na luta pelo campeonato e se não for possível, o segundo lugar.

    Soluap, não concordo que o problema do Porto esteja no ataque. Já tivemos opções no ataque piores. Taremi para mim foi um achado. Avançados que em duas oportunidades marcam uma, esquece, não jogam em Portugal ou não ficam muito tempo por cá.

    Os problemas da equipa já foram descritosN vezes aqui. Está no meio campo, nas laterais.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Como já aqui disse e repito, não me assustam os 5 pontos de desvantagem, muito menos com a qualidade de jogo do Benfica. Já a qualidade de jogo que apresentamos nos jogos fora preocupa-me e muito. Principalmente porque temos de ir a Alvalade, à Pedreira e à Luz na 2 volta.

    Não percebi porque é que foi Gruijic a sair do 11 para entrar Eustáquio. Obviamente que o canadiano faz melhor a posição 8 que Uribe. Mas se o Sérvio estava a atravessar uma boa fase, porque não foi Uribe para Banco?

    A final four da taça da liga já nos custou 1 campeonato onde levávamos 7 pontos de avanço e quase nos tirou outro em que tínhamos 6 pontos de vantagem. Espero que seja feita uma gestão inteligente e equilibrada da equipa, porque logo a seguir temos viagem a um dos estádios onde temos dos piores registos nos últimos largos anos.

    ResponderEliminar
  17. No site oficial da UEFA, encontrei esta coisa:

    Melhores marcadores da Champions League 2022/23

    Kylian Mbappé (Paris) 7 golos.
    Mohamed Salah (Liverpool) 7 golos.
    Erling Haaland (Man City) 5 golos.
    Robert Lewandowski (Barcelona) 5 golos.
    Mehdi Taremi (Porto) 5 golos.

    O que está ali a fazer o "farsante persa", ou o "encantador de serpentes"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, Paulo Oliveira, é impressionante as "más companhias" do Taremi...a "nulidade persa", segundo alguns portistas...lá fora e cá dentro, no que diz respeito a golos e assistências. Ele é Mbappes, Salahs, Haalands, Messis, Lewandowskis, tudo gente que custou e ganha muitíssimo + que o Taremi. Não consigo perceber, em que é que se baseiam os portistas, que dizem mal dele como jogador. Não consigo!

      Eliminar
  18. Pessoal,
    Vejo muitas criticas ao jogo do fc porto em Guimarães....mas para mim foi um jogo tipico de campeonato, ganhamos ao contrário por exemplo do que aconteceu no casa pia...tivemos muito mais oportunidade mas ficamos sem 2 pontos
    A equipa do guimarães praticamente não teve oportunidade

    Eu acredito se a gente ganhar na madeira e em Alvalade vão ter que levar connosco!!!

    Eu diria que o meio campo do porto deveria ser

    URIBE, E OTÁVIO
    PÊPÊ GALENO
    TAREMI e VERON

    ResponderEliminar
  19. A propósito do comentário do Alexandre F., e agora que fechou a 1ª volta deste campeonato, deixo a classificação dos três primeiros classificados, ao final da 1ª volta, isto nos últimos 9 campeonatos, ou desde que os campeonatos voltaram a contar com 18 equipas (a partir da temporada 2014/15). Aí vai a classificação, no final da 1ª volta, dos últimos 9 Campeonatos:

    2014/15:
    1º Benfica 46 pontos.
    2º FC Porto 40 pontos. (Tr Lopetegui)
    3º Sporting 36 pontos.

    2015/16:
    1º Sporting 44 pontos.
    2º FC Porto 40 pontos. (Tr Lopetegui, foi despedido à 15ª jornada)
    3º Benfica 40 pontos.
    (O Benfica seria Campeão, recuperou 4 pontos ao Sporting).

    2016/17:
    1º Benfica 42 pontos.
    2º FC Porto 38 pontos. (Tr NES)
    3º Braga 36 pontos.

    2017/18:
    1º FC Porto 45 pontos (Tr S. Conceição, sempre SC a partir daqui)
    2º Sporting 43 pontos.
    3º Benfica 40 pontos.

    2018/19:
    1º FC Porto 43 pontos.
    2º Benfica 38 pontos.
    3º Braga 37 pontos.
    (o Benfica seria Campeão, recuperou 5 pontos ao FC Porto).

    2019/20:
    1º Benfica 48 pontos.
    2º FC Porto 41 pontos.
    3º Famalicão 31 pontos.
    (o FC Porto seria Campeão, recuperou 7 pontos ao Benfica).

    2020/21:
    1º Sporting 45 pontos.
    2º FC Porto 39 pontos.
    3º Braga 36 pontos.

    2021/22:
    1º FC Porto 47 pontos.
    2º Sporting 44 pontos.
    3º Benfica 40 pontos.

    2022/23, atual campeonato:
    1º Benfica 44 pontos.
    2º Braga 40 pontos.
    3º FC Porto 39 pontos.

    Uma pequena nota final, esta é a primeira vez, que um Porto de Conceição, vira para a 2ª volta no 3º lugar. Tal aconteceu, por causa da estrelinha do Braga, mas também com o precioso contributo do árbitro que apitou o Paços-Braga, porque o Braga marcou aos 98', ou seja, ganhou já depois da hora, este tema é sempre muito questionável, o que defendo é apenas 60 minutos de jogo, mas com cronometragem de modalidade de pavilhão, o jogo pára, e o cronómetro pára também, e sobretudo, terminam as "tangas" à Meirim!

    ResponderEliminar
  20. Lamacha isso é que era...era um meio campo super ofensivo... .

    ResponderEliminar
  21. O mercado de janeiro está a acabar e nós nem sequer tentamos reforçar a equipa. Andam a dormir pois há 2 jogadores que nos podiam ser bastante úteis que são baratos e que nos iam ajudar bastante até final da época. Seus nomes? Ivan Jaime e Fran Navarro. Só os vamos querer depois de um tubarão os apanhar e depois nada há a fazer. Lembram-se do Diogo J que estava ali no Paços à mão de semear e só depois de ir para o Atlético de Madrid é que nos intetessamos por ele? Mas nisto o endeusado treinador também é culpado pois faz o clube gastar milhões e depois não aproveita ou queima os jogadores. (David Carmo; Verón; pepê)

    ResponderEliminar
  22. Além de um ou outro jogador do braga, há mais dois ou 3 jogadores que jogam na nossa liga que têm muito potencial (na minha opinião...e tbm na opinião de outros portistas que aqui vêm)...fran navarro, ivan jaime, e godwin (embora este me tenha desiludido no jogo que fez contra o nosso porto). Emprestava-se o Andre franco e vendia-se o bruno costa... .

    ResponderEliminar
  23. E estes 3 jogadores que referi no total devem custar cerca de 20 mil!

    ResponderEliminar
  24. Soluap e Jose António, acrescento o seguinte:
    Emprestava o Gonçalo borges e cedia o Fernando Andrade
    São jogadores que não vão jogar e só lhe fazia bem jogarem
    E começavam a preparar a próxima época!!!

    ResponderEliminar
  25. Caros Portistas,

    Ganhamos em Guimarães + 3 pontos mas a jogarmos como jogamos na 1ª parte não vamos conseguir chegar ao tão desejado titulo. Os corruptos encornados vão continuar a ser levados no andor e nós a dar 1ªas partes de avanço não chegaremos lá. Como é obvio espero estar enganado mas aqueles 2 pontos do casa Pia foram a nossa morte.
    Espero que o SC poupe a equipa na taça lucilo pois quero lá saber dessa taça de merda, o principal objectivo é o campeonato e se não formos frescos à Madeira não ganhamos lá, portanto que se lixe a taça da liga.
    Bem, o Felácio que o rui caracoletas fez ontem ao rui bosta é de bradar aos céus, não vejo os programas desses fdp mas hoje na redes sociais não se fala de outra coisa, desde que enfardou dos nenés à porta da TVI passou a fazer felácios como ninguém, ele que vá à gpqp e se um dia o vir na rua vou-lhe cuspir porque não sujo as minhas mãos num escroque tão nojento.
    Está a fechar o mercado e não há reforços?? tudo bem que não há pasta, mas para jogadores e mais jogadores nem se sabe bem os valores para equipa B há sempre pasta, para os ordenados e prémios dos administradores também há sempre pasta e para reforços de jeito nada?? experimentem as sugestões do soluap por empréstimos com opções de compra em vez de ir buscar bazucas aos pacotes para a equipa B f... BASTA de tanta incompetência. Soluap o Diogo J ainda é mais grave porque ainda passou por nós com opção de compra de 3,5 milhões e ninguém viu o que ali estava, a isto chamo incompetência pura, ou talvez porque não dava comichões....

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  26. OLHA O NORTE.
    UMAS TACINHAS NÃO ERA MAU.
    Vamos ver 4ª feira como a equipa se vai comportar, muitos portistas não gostam desta Taça, mas a nível nacional é a única que nunca ganhamos e que já estivemos perto de a conquistar. Não vamos atirar a toalha ao chão, mas o campeonato cheira-me as esturro. Os lampiões estão a investir largo com o colinho do costume tudo vão fazer para serem campeões, são 4 anos em jejum.
    Vamos ser como Santo Tomé ver pra crer...
    Quanto a compras, Vai no Batalha, anda tudo muito calado e o sr presidente esgotou o discurso. Vamos aguardar.

    ResponderEliminar
  27. Quer o Ivan Jaime, quer o Fran Navarro não devem ser assim tão baratos quanto isso.

    Na antevisão do Porto-Famalicão o SC falou sobre "jogadores interessantes" dos famalicenses, referindo também que não é um clube que venda fácil. E basta ver os últimos negócios que têm feito, nomeadamente com o Sporting.

    Quanto ao Fran Navarro, quem viu o Futebol Total na semana passada, onde esteve presente o diretor desportivo do Gil, também perceberá que nesta janela de transferência, não seria um negócio barato.

    O diretor desportivo afirmou que se o Gil estivesse noutra posição na tabela classificativa até estariam dispostos a negociar valores, mas estando na luta pela permanência, não se podem dar ao luxo de perder o seu jogador mais influente (que é aliás nenhum jogador tem tanta influência no seu clube, como Fran no Gil Vicente).

    Portanto, creio que o Ivan Jaime irá sair num negócio "à Pote" em qualquer janela e o Fran Navarro sairá por valores (bem) inferiores no mercado de verão, comparativamente com o que custaria agora.

    ResponderEliminar
  28. Como já aqui foi dito por alguns portistas , espero bem que o Sérgio Conceição faça mexidas na equipa inicial amanhã contra o Viseu , que ponha só 3 ou 4 titulares no máximo , estamos numa altura crucial da temporada , arriscar tudo por causa da taça da liga seria estúpido , o campeonato deve ser a nossa máxima prioridade .
    Se chegarmos á final da taça da liga , teremos muito pouco tempo para preparar o jogo no Funchal contra o Marítimo , e isso preocupa-me muito .

    Pessoal , não vale a pena chover no molhado , não virá ninguém em janeiro , estamos ainda a pagar caro os erros grosseiros de um passado recente .

    ResponderEliminar
  29. https://twitter.com/Mafalda_viena/status/1617666714543751168?t=hj2-wpch-uJ3gx3_49ORrw&s=19&fbclid=IwAR3P6ewfW4PulFJ7K4ttlcCmuA_9wROkv0kKUXZH1NVGUbrxHVRT5hsigds

    A propósito desta inacreditável, mas não surpreendente lambidela de traseiro, mesmo correndo o risco de me repetir, é importante dizer o seguinte:
    Rui Santos é sobrinho/neto do já falecido, mas saudoso Vítor Santos - uma referência de jornalista e que foi chefe de redacção do jornal A Bola. Importa também referir que A Bola sendo desde a sua fundação e portanto, já nessa altura uma um jornal pró-SLB, nunca foi naqueles tempos este vazadouro sem isenção, equilíbrio, equidistância, ética, um jornalismo de fretes, com cartilheiros de camisola do Benfica vestida, cachecol ao pescoço e bandeira na mão que é agora - e tal como o tio/avô, sportinguista. Mas mesmo torcendo pelo verde, Rui Santos, o protótipo do maneirinho e chico esperto, sem pingo de honestidade intelectual, cedo percebeu que neste país maioritariamente anti-portista e que não perdoa ao F.C.Porto ser o único que dá luta, não se verga, não presta vassalagem nem estende a passadeira, pior, no desporto português, futebol em particular, tem muito sucesso, ganha demasiadas vezes, se lambesse o Benfica e ao mesmo tempo fizesse do anti-portismo e pintismo o seu modus operandi, tinha a futuro garantido. E é verdade, Rui Santos é isto há mais de 30 anos, desde o tempo que era apenas jornalista de A Bola.

    No facebook e no twitter.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Sr Vila,ia falar sobre o ratazana de esgoto,mas já descreveu a criatura mais uma vez de uma forma eloquente.
      Um asco,um nojo essa personagem.
      Abraço

      Eliminar
  30. Como não sou de redes sociais, desconhecia essa coisa do meia leca, mas alguém ficou espantado?

    Bom, se o meia na SIC, durante muitos anos, protagonizou naquele canal os Monologos da vagina, naturalmente sem contraditório, hoje na TVI é um distinto leitor de teletexto, sobretudo para dar um ar de improviso à coisa. Mas pergunto, será que o leitor, é co-autor do texto que lê? Ou o autor do texto sobre o Rui dos tuneis, terá sido o Galamba?

    Bem, até me esqueci de partilhar isto com vocês, mas aí vai, depois do Mundial, num serão passei na TVI, e lá estava o meia leca a dar-lhe forte no teletexto, para terminar em beleza, ou desta forma sublime: "O Futebol moderno tende para ter equipas mistas, de 6 homens, e 5 mulheres, acredito que esse será o futuro do Futebol...". Ó meus amigos, isto é a mais pura das verdades, não estou mesmo na "tanga", o meia acredita que brevemente teremos Campeonatos do Mundo com equipas mistas, assim a modo um Torneio misto Inter-Escolas, não é extraordinário? Enfim, o meia é uma junção perfeita do visionário, com o lado inventor de Prof. Pardal. Uma pena, não sei mesmo qual foi o número da edição, para o deixar aqui as imagens e o audio, justamente quando o meia defendeu que o futuro do Futebol, poderá ser um Torneio misto Inter-Escolas, mas que pensamento extravagante e grandioso!

    Ele há duas coisas que me tiram do sério, a mentira e a manipulação, e depois a incompetência, quando as duas se juntas, é uma coisa calamitosa. Um exemplo, ainda ontem ao final da tarde, via na SIC o "Mercado", e lá estava o distinto e garboso Aguilar, o verdadeiro fenómeno do Entroncamento. E eis que, a propósito do número de títulos conquistados por Artur Jorge e Sérgio Conceição no FC Porto, ambos estão empatados, dizia-nos o fenómeno, "o Artur Jorge no FC Porto venceu a Champions, e no ano seguinte venceu a Intercontinental...", isto a propósito da graduação dos títulos de A. Jorge e do Sérgio (concordo, vencer uma Supertaça, não é a mesma coisa que vencer a Champions), mas pergunto, é fenómeno, o Artur Jorge venceu a Intercontinental no ano seguinte? Não é verdade fenómeno, o ArtUr Jorge venceu a Champions em Maio de 1987, e de seguida foi treinar o Matra Racing. O Treinador do FC Porto que venceu a 1ª Intercontinental à neve, foi o croata Tomislav Ivic (tal como venceu também a única Supertaça Europeia que o FC Porto conquistou), mas a Intercontinental, também não foi conquistada no ano seguinte á Champions, foi mesmo no mesmo ano, ou seja: Champions em Maio de 1987 (A Jorge), Intercontinental em novembro de 1987 (Ivic). Enfim, quem te manda a ti sapateiro do Entroncamento, tocar rabecão, isto é incompetência pura e dura!

    ResponderEliminar
  31. PO, o problema é que os jornalistas que apresentam esses programas são meros figurantes, mal preparados, só abanam a cabeça, ouvem as maiores argoladas, mas não fazem nada e não fazem porque não sabem. E como as chefias não querem saber, aquilo é uma vergonha.

    ResponderEliminar
  32. Vila Pouca, fui à box, e ouvi/vi o meia foda ontem, tendencia clara, pró dois Grandes de Lisboa, o FC Porto nem tema foi (apenas tentou criar um lance polémico), e foi justamente isso o que mais me revoltou, foi à análise ao último lance do jogo aos 95', naquele livre lateral (o meia mostrou as imagens) todos vimos o Varela a tocar a bola com a mão, mas o meia foda, conseguiu vislumbrar o que nenhum analista viu, o Namaso jogar a bola com a mão, em contraste, a mão clarissima do Maga na área do VSC nem foi caso. O golo do Vizela, foi irregular, enfim, o meia foda, parece as gajas, é vingativo, o Porto Canal pode e deve continuar a malhar no meia foda, e em bom francês, puta que o pariu!

    ResponderEliminar
  33. E os calimeros, sempre, sempre a serem empurrados, e ainda se queixam, mas que golaço anularam ao Arouca, e na sequencia, golo do Sporting!

    ResponderEliminar
  34. Grande vitória no basket. Mas como já disse acho que não temos plantel para duas competições e como na Europa duvido que ganhemos, é preciso definir prioridades e a primeira deveria ser o campeonato. Se assim não for arriscamo-nos a nada ganhar.

    ResponderEliminar
  35. Amanha enquanto treinador de bancada colocava o seguinte onze: claudio ramos, r. Conceição, fabio cardoso, david carmo, wendell, eustaquio, otavio, pêpê, veron, toni martinez, namaso.

    ResponderEliminar
  36. Não tinha tido oportunidade ainda de deixar um comentário acerca da nossa vitória em Guimarães. Foi um jogo não muito apelativo no geral que ficou resolvido a nosso favor depois de um grande golo do João Mário. O miúdo parece querer continuar a boa forma, era excelente para nós pois o lateral direito é uma posição importante e quanto mais decisivo for nos golos tanto melhor. Recordo que o Vitória a jogar em casa não fez um único remate enquadrado na baliza e recordo também que o mais maior melhor grande clube do Universo e arredores deixou lá 2 pontos. Aquele lance no fim ainda me conseguiu irritar, confesso. Pusemo-nos a jeito pois não conseguimos matar o jogo e tivemos chances para isso não fosse a nossa falta de acerto à baliza. No entanto, e no cômputo geral, foi uma vitória importante num dos campos mais duros da Liga.

    Sobre a taça da carica, já temos um dos finalistas e mais não é do que o SCP que é o verdadeiro papa-taças da carica nos últimos anos. Para hoje espero que o treinador rode algumas peças, especialmente o Otávio, o Mehdi e o Uribe, e espero também que haja a consciência que mais vale termos os jogadores fulcrais frescos para a nossa próxima deslocação aos Barreiros do que dar tudo nesta taça que nos últimos tempos só serviu para deitar abaixo a moral do portismo ao perdermos várias vezes de forma inglória nos penaltys ou nos últimos minutos. Seja como for, no FCP é sempre para ganhar seja em que campo for e contra que adversário for!

    ResponderEliminar
  37. Grande Victoria do nosso Porto, o meu comentário talvez sirva para o próximo post, mas não queria deixar de trasmintir minha angústia em relação aos canais televisivos portugueses em relação ao FC Porto, ontem eu fiquei atento a televisão após a Victoria do Sporting o destaque que foi dado ao jogo nos canais televisivos que cá tenho acesso ( cmtv, a bola TV, rtp3 etc) e hoje em menos de 10 minutos os mesmos canais passaram a falar do Benfica

    ResponderEliminar