Saindo de Milão com um resultado negativo, quando merecia pelo menos o empate, que Taremi desperdiçou de forma inacreditável, o F.C.Porto tinha obrigatoriamente de ganhar para passar aos quartos-de-final e para isso tinha de arriscar frente a um Inter mal no campeonato italiano, mas uma equipa forte e recheada de bons jogadores. Arriscar, mas com concentração, organização, inteligência, primeiro defender bem e não sofrer, com bola procurar marcar e para isso não era preciso ser logo, havia tempo para para, primeiro empatar a eliminatória, depois tentar resolvê-la, se fosse nos 90 minutos, óptimo.
De início com Diogo Costa, Pepê, Fábio Cardoso, Marcano e Zaidu, Eustaquio, Uribe, Grujic e Galeno, Evanilson e Taremi, sem três habituais titulares, João Mário, Pepe e Otávio, os dois últimos com um peso notório na equipa, com Galeno e Evanilson a regressarem de lesão, ainda sem a melhor condição física e ritmo, a primeira-parte foi equilibrada, sem grandes oportunidades. Inter teve uma bem resolvida por Diogo Costa, F.C.Porto que teve a melhor, Eustaquio ficou a centímetros de marcar.
Assim, com o F.C.Porto a procurar atacar, o Inter a esperar e a sair na transição, o nulo ao intervalo justificava-se.
Para a segunda-parte Dragões com o mesmo onze, procuraram pressionar, chegar ao golo, mas sem grandes chances.
Com o jogo na mesma toada da etapa inicial, Porto a tentar, Inter na mesma expectativa e a sair no contra-ataque, Sérgio mexeu, aos 71 minutos sairam Eustaquio e Evanilson e entraram André Franco e Toni Martínez. Aos 85 saíram Uribe e Zaidu, entraram Namaso e Wendell.
Com o nulo que eliminava o campeão português a manter-se, já na parte final do jogo os Dragões foram para cima dos italianos, arriscaram tudo, criaram várias possibilidades de empatar a eliminatória, mas um misto de falta de sorte e ineficácia que na Champions se paga cara, impediu a melhor equipa de vencer.
Notas finais:
Em eliminatórias tão equilibradas, temos de aproveitar tudo. E o F.C.Porto desperdiçou em Milão, onde não merecia perder, como desperdiçou hoje, pagou caro.
Como para mim passar aos oitavos já foi um grande feito, estou obviamente triste, mas não desiludido. É preciso ser realista, ter a noção até onde pode ir a exigência. E aos técnicos e jogadores não posso exigir mais. Não posso exigir a jogador normais que façam a diferença que se exige aos craques e o F.C.Porto não tem craques.
Andamos a criar a ilusão que podemos ser competitivos ao mais alto nível e não percebemos que isso é muito por causa de um treinador que tem feito um grande trabalho, que entrou na cabeça dos jogadores, faz com que eles dêem tudo, deixem o coração em campo, se transcendam, consigam resultados, discutir jogos e eliminatórias contra equipas muito mais fortes.
Ficamos pelos oitavos, apesar da sensação que podíamos ir mais longe, não estou
desiludido. Após os dois primeiros jogos da fase grupos nunca pensei que chegaríamos aqui. É neste momento a nossa bitola e pelo andar da carruagem, perdendo como temos perdido ano após ano os melhores jogadores e não os substituindo em tempo útil por jogadores de qualidade semelhante vai ser muito difícil sair daqui.
desiludido. Após os dois primeiros jogos da fase grupos nunca pensei que chegaríamos aqui. É neste momento a nossa bitola e pelo andar da carruagem, perdendo como temos perdido ano após ano os melhores jogadores e não os substituindo em tempo útil por jogadores de qualidade semelhante vai ser muito difícil sair daqui.
Espectacular apoio e coreografia no Dragão. Parabéns!
Pouco me resta para dizer, temos 10 jogos para ganhar, e uma Taça de Portugal para conquistar. Sinto um grande orgulho nesta equipa.
ResponderEliminarPS Vila Pouca, uma pequena nota, a nossa bitola tem sido os oitavos final da Champions, e pontualmente os quartos final, este é o padrão do FC Porto nas últimas três décadas na Champions. Nas 5 últimas presenças na Champions com o SC, 2 X Quartos, 2 X Oitavos, e 1 X eliminados na fase de grupos, registos equiparados aos melhores Portos, a excepção foi aquele Porto de Mourinho.
Concordo, falta qualidade!
ResponderEliminarSó lamento com o atual treinador nunca lhe tenha sido dado um cheque em branco como se deu no passado a outro
1. Este Inter tem grandes jogadores. Este Inter eliminou o Barcelona na frase de grupos.
ResponderEliminar2. O Porto mereceu passar pelas duas eliminatórias.
3. O Porto teve arbitragens desfavoráveis.
4. O Porto não teve os dois melhores jogadores em casa.
5. O Porto teve azar tremendo na parte final do jogo. Quando a bola não quer entrar...
6. O Inter limitou-se a defender.
7. Esta equipa merece palmas pelo que fez. Com o plantel que tem, encurralou Inter, que bem pode agradecer aos deuses.
8. O S. C. não deve criticar publicamente jogadores. Erros individuais são para ser analisados dentro de portas.
Sr. João
Boa noite,
ResponderEliminarSe permite, faço das suas palavras minhas!...
Era importante que a direcção do clube tenha visto o jogo, talvez consiga tirar alguma ilação!
PO e o que é que disse? Que neste momento é a nossa bitola e não sei como vamos sair daqui, ir mais longe, quando todos os anos vendemos os melhores jogadores e não os substituímos por outros de nível semelhante.
ResponderEliminarSe há alguma coisa que me revolta não é ser eliminado pelo Inter, apesar de ficar com a sensação que podíamos e merecíamos passar. O que me revolta é esta gestão incapaz de dar as melhores condições ao treinador, que não age, reage, que não planifica e por isso tem de correr atrás do prejuízo e mete argoladas que custam muito caro, ser premiada e muito bem premiada. Em três anos e meio o senhor presidente recebeu 1,5 milhões de prémios e isto na actual situação da SAD, não revolta os portistas?
Vila Pouca, referi-me à parte final do post, apesar das enormes dificuldades que temos sentido, os registos atuais na Champions, não diferem de outras décadas de maior prosperidade financeira, a excepção foi mesmo o Porto de Mourinho. Este jogo de hoje, fez-me recordar um FC Porto 1 Schalke 0, quando o Neuer nos eliminou nos penáltis.
ResponderEliminar"Em três anos e meio o senhor presidente recebeu 1,5 milhões de prémios e isto na actual situação da SAD, não revolta os portistas?"
Totalmente de acordo, e hoje o Sérgio na CI, pareceu-me que falou justamente nisso nas entrelinhas...
Temos de ganhar em Braga!
Num ano de claro desinvestimento , com um dos plantéis mais débeis dos últimos 25 , 30 anos , passar a fase de grupos em primeiro e depois jogar olhos nos olhos com uma equipa de estrelas do Inter , recheada de jogadores de alto nível , uma eliminatória disputada até ao último suspiro .
ResponderEliminarNão há vitórias morais , mas muito orgulho nesta equipa e treinador que tem feito muito .
Caro DVP e Amigos:
ResponderEliminarTotalmente de acordo com MVP em tudo o que escreveu sobre o jogo, jogadores, treinador e dirigentes.
Um abraço.
Não se pode exigir mais a esta equipa, deve exigir-se mais é a uma administração que aufere prémios e ordenados obscenos e que a única coisa que faz é colocar o clube na falência. Tenha vergonha sr presidente!
ResponderEliminarComPortistas,
ResponderEliminarTerminou hoje para mim a época desportiva 22/23. Para bem da coerência deixo aqui a mesma frase com que iniciei a época: 'obrigado $AD' por tudo o que (não) fizeram para permitir que esta fosse uma época de sucesso desportivo (e para que não nos enganem com Editoriais bafientos, o sucesso desportivo mede-se com campeonatos e com percursos assinaláveis na Champs; tudo o resto são flores e $$$ para os senhores do costume associados a prémios de qualificação para a maior prova de clubes...).
Durante o jogo de hoje dei por mim a pensar que dos 22 jogadores que hoje se equiparam de azul-e-branco , entre os titulares e suplentes, apenas 1 (UM ÚNICO!!!) tinha lugar num dos melhores Portos deste século: Diogo Costa. Este é, a grande distância, o pior plantel do século XXI. E ano após ano tem vindo a piorar de qualidade (veja-se a dupla vendida Fábio-Vitinha substituída pelo Franco)... E não me devo enganar muito se este foi o último jogo do Diogo pelo nosso Clube nos próximos largos anos.
Não quero ser injusto com nenhum dos que nos representa no campo pois acho sinceramente que este é o nosso limite nesta competição. Evidente que com um sorteio mais favorável ou uma bola que bate no poste e entra poderíamos ter ido um pouco mais além. O jogo de hoje foi reflexo desta frustração. Mas a verdade também nos faz reconhecer que se na frente tivessemos um Falcao, um Hulk ou um Jackson, da mão cheia de oportunidades claras que tivemos nos 2 jogos contra o 2º classificado da Liga Italiana, uma equipa recheada de internacionais das principais seleções do mundo, mais de metade estariam lá dentro! Nesta competição não se podem falhar golos cantados. Simplesmente não pode!
Uma última nota para a situação irreal que hoje vivi na entrada do Dragão. Mais de 1h de espera entre a chegada ao primeiro controlo de segurança e a entrada efetiva no Dragão. Episódio lamentável, digno de uma organização terceiro-mundista, que vem com comunicados na imprensa para os adeptos do adversário sobre a zona para onde podem ter acesso no estádio mas que se esqueceu de bloquear a venda de bilhetes para todos os outros setores. REsultado: caos total na entrada com adeptos do adversário a tentarem forçar a entrada nas várias portas, alguns bem sucedidos!, o que bloqueou a entrada de todos os outros em situações muito complicadas pois na entrada estavamos rodeados por adeptos dos adversários junto dos torniquetes enquanto estes tentavam forçar a entrada. Toda uma estrutura principescamente paga (não esquecer que para além dos senhores da $AD temos uma série de Srs Diretores e discípulos que não recebem o salário mínimo de certeza!) deviam assuir totais responsabilidades pelo que hoje aconteceu e do perigo que colocaram todos os sócios e adeptos do nosso Clube. VERGONHA foi o que senti hoje!
Saúde
Gilles27
Caro DVP,
ResponderEliminarCompletamente de acordo consigo. A manta não estica. Estamos numa trajectória de perda de qualidade há muito tempo sem resolver os nossos problemas estruturais.
Frustante mas é futebol. 180 minutos, zero golos, bolas no poste e trave e um grande GR pela frente.
ResponderEliminarDe resto, pareceu-me que SC mexeu tarde (ate podiamos ter perdido o jogo) porque notava-se que era preciso algo diferente. A entrada de Franco, Wendel e Damásio deu algo diferente à equipa. Zaidu tem as dificuldades que todos sabemos, e estes jogos com equipas fechadas não são os que lhe permitem exponenciar as qualidades do seu jogo.
A onda de lesões impediu alguns jogadores de estarem na melhor forma e esgotou em termos físicos os melhores que resistiram. No entanto, acho que a chave da eliminatória foi mesmo a expulsão do Otávio. Hoje com Otávio o FCP tinha ganho este jogo. É a minha convicção.
Agora, todos os jogos são para ganhar. Se não ganharmos ao Braga e na Luz, vai ser um final de época penoso, correndo o risco de não conseguirmos o tão importante apuramento direto.
Não é altura para balanços mas ao benfica tudo corre bem e a valorização dos seus jogadores é um perigo real porque mais dinheiro, melhores jogadores e com mérito, ajudas ou sorte, a verdade é que tem feito negócios de grandes dimensões e ainda continuam na montra.
Ainda não digeri o empate, e sobretudo a eliminação... Se uma daquelas três bolas finais entram, iriamos para prolongamento, e pelos sinais que as duas equipas nos davam, é que o Inter já não podia com uma gata pelo rabo, as câimbras, e as mialgias de esforço sucediam-se, e a defesa já estava exaurida, o FCP estava muito mais fresco fisicamente.
ResponderEliminarSE vamos para prolongamento, teriamos eliminado aquele Inter esgotadissimo, se acrescentarmos o factor casa, e as duas substituições do FCP que ficariam para o prolongamento, tinhamos tudo para eliminar o Inter, essa é a minha forte convicção, mas o SE nunca ganhou, ou eliminou ninguém. Finalmente, 99,9% dos Portistas assumirão que esta eliminatória, foi perdida nos 10 minutos finais em Milão, e justamente com aquela estúpida expulsão.
Termino, observo a ficha de jogo, e o FC Porto, para refrescar a equipa, dar um safanão, ou agitar o jogo, e ganhá-lo, mas para dar a volta, entraram nos 20' finais o médio André Franco ex Estoril, e o ponta Toni Martinez ex Famalicão. Já do lado do Inter, entrou o médio Brozovic que tem 83 Internacionalizações pela Croácia (foi finalista, e semi-finalista dos dois últimos mundiais), e o ponta ou o nosso "carrasco" Lukaku, que tem "só" 104 Internacionalizações pela Bélgica, e 68 golos marcados, por uma das melhores selecções da Europa e do Mundo.
Inter e Milan, são duas equipas que apesar de tudo, não termos a qualidade necessário, na alma, na raça, na transcendência, podíamos vencer, provavelmente o mesmo para o Nápoles. Não sei se alguma vez nos próximos anos teremos mais alguma oportunidade como esta de ir mais longe. Não era preciso muito, era apenas substituir bem dois ou três jogadores que deixaram o FCP nos últimos tempos. Era preciso que a SAD fizesse o seu trabalho e não fez.
ResponderEliminarConcordo com todos os méritos atribuídos a Conceição, mas é bom recordar que contratamos ainda este ano um central por 20 milhões.
ResponderEliminarDe resto, o grande Calcanhar de Aquiles de SC são as contratações. A não ser que ele esclareça este assunto e diga que não são da sua responsabilidade e que aceitou para ter mais opções.
Numa notícia sonsinha do Observador, tentei deixar uma reposta à cretinagem lampiã que por lá pululava. Mas como tinha de ser assinante de mais um jornal da capital, a tentativa foi falhada. Assim, partilho com a comunidade portista uma defesa da honra do nosso treinador:
ResponderEliminarPerante o azedume habitual que as papoilas manifestam pelo Sérgio, venho fazer-lhe o elogio mais do que merecido. É um homem de carácter, combativo, humano e solidário. Tem o imperdoável “defeito” de não gostar de perder, o que não cai bem na opinião pública hipócrita – por mim, está muito bem assim, porque só os sonsos é que são bons perdedores. Receber fel da imprensa sabuja e centralista deve ser encarado por ele como uma medalha, porque bom treinador do Porto, para essa comandita, é aquele que perde e baixa a cabeça. De mais a mais, não têm qualquer tipo de autoridade moral para criticar os excessos do Sérgio, já que endeusaram anos a fio o maior cretino que já passou pelos bancos de um dos três grandes, o mestre da tática da Porcalhota: esse mesmo, o JJ, o Doutor do Povo, como o pasquim BOLA o apodou, que ridicularizava os treinadores adversários quando lhes ganhava, que se riu depois de um jogador dele agredir um árbitro num jogo amigável ou que, ele próprio, empurrou um polícia em direto e ao vivo, num jogo em Guimarães. Nenhuma dessas alarvidades cometidas pela personagem algum dia os impediu de o colocar no pedestal. Porque carga de água é que os portistas haveriam de ficar beliscados com as lições de professor de religião e moral dos Rui Santos desta vida?
Portanto, grande Sérgio Conceição, que fez omeletes sem ovos durante seis anos no Porto e que nos tirou da miséria desportiva em que estávamos enterrados. Fez grandes equipas, grandes jogos cá dentro e na Europa, conquistou títulos e, claro, enterrou mais uma lança em África com aquele campeonato conquistado da Luz. Como dizia o Maradona, que "la sigan chupando".
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarPERDEMOS AS BATALHAS E A GUERRA, INGLORIAMENTE.
Muito esforço, muita vontade e algum azar, precisávamos do golo para discutir a eliminatória mas não podíamos sofrer golo, eles por sua vez se marcassem matavam o jogo. Mostraram medo, respeito pelo FCP e fizeram antijogo.
Foi em Itália que perdemos a eliminatória, lá não fomos inferiores, pelo contrario, mas depois veio a expulsão (o mais do mesmo) e foi o desastre.
O Vila Pouca meteu o dedo na ferida, saíram alguns jogadores que faziam a diferença e a SAD não fez o seu trabalho. O SC na conferencia de impressa, mandou precisamente a boca, elogiando todos os jogadores pelo empenho mas faltou alguém que tivesse a magia, a frieza que fizesse a diferença.
Agora temos que fazer o nosso trabalho de casa, dois títulos a discutir, embora um por varias razões, seja mais difícil.
NOTA FINAL.
Isto não é obsessão é a realidade, talvez um pouco de nojo. Como é possível que um Clube com as finanças na merda, o sr presidente e mais alguém tenham a coragem de receber prémios! Como é possível que um financeiro receba um Dragão de douro que nada o justificasse! Como é possível comprar um jogador por 22 milhões que não joga! Como é possível deixar sair uma promessa como Francisco Conceição por tuta e meia! Como é possível vender alguns jogadores a preço de saldo!...
Agora comprar Ações com o pelo do mesmo cão, para dizer que ninguém vai comprar o FCP, isto só pode ser campanha eleitoral. Academia essa foi um que se lhe deu...
Pregunto: Agora que ninguém agora pode comprar o FCP, Quem é o Dono!?...
Isto é o Porto actual, em 180 min não conseguiu fazer um golo a este Inter, não é por acaso que estamos a lutar pelo 2 lugar com o Braga e vamos ter muitas dificuldades dentro e fora do campo para concretizar esse objetivo.
ResponderEliminarO drama é que esta equipa não vai ser a pior dos últimos 20 anos porque nos próximos anos, com esta direcção, ela vai continuar a piorar e ainda vamos sentir nostalgia e saudade destes jogadores.
Os poucos jogadores bons e razoáveis vão ser vendidos em saldos( digo já que não acredito que Diogo Costa seja vendido por mais de 40M) outros vão para a reforma e ninguém acredita que desta vez é que vamos contratar a sério porque não há dinheiro nem trabalho para isso, nem podemos ficar á espera da formação quando sabemos o quanto o clube tem apostado que nem centro de formação tem.
Enquanto isto se vai passando, com a nossa complacência enquanto adeptos, PdC já vai preparando a campanha para o próximo mandato demonizando todos os que o possam derrubar.
PS. Não consigo colocar este Nápoles ao nível deste Inter ou deste Milan, provavelmente contra eles seríamos goleados.
Gastou se 20m€ por um jogador, com esse dinheiro vinham 2 jogadores que tanta falta nos faz!
ResponderEliminarCom o dinheiro dos prémios recebidos pela administração teria vindo um lateral melhor do que temos!!!
Gestão péssima, é hora dizer BASTA e saltarem fora do poleiro
Os 15 jogadores que ontem jogaram pelo FC Porto, custaram 80,6 M€, valores Transfermarkt.
ResponderEliminar(Só o Lukaku custou ao Inter 74 M€)
Já os 16 jogadores ontem utlizados pelo Inter, custaram no seu total 230 M€, sem incluir o "custo zero"- com aspas - do Onana, do Calhanoglou, do Mikhitaryan, ou do Dzeko, terão tido prémios de assinatura simpáticos e chorudos...
(Os 80 M€ investidos pelo FC Porto X 3, totaliza 240 M€, o Inter investiu 230 M€, mais os 4 "custo zero")
O plantel do FC Porto, está avaliado em 279 M€, o plantel do Inter está avaliado nos 555 M€, o dobro ...
Perante estas diferenças bem esbatidas, é de sublinhar aquilo que os Portos de Conceição, tem feito na Champions, é verdadeiramente notável, estamos mesmo perante sucessivos milagres, ora desportivos, ora financeiros!
Não vale a pena falar da SAD porque já sabemos de antemão que não podemos contar com eles para nada, a não ser receber prémios pelo mérito que jogadores e treinadores tiveram. Têm é de se lembrar disso quando forem votar nas próximas eleições.
ResponderEliminarQuanto a esta eliminatória, custa-me muito a engolir, porque apesar dos Italianos serem melhores tecnicamente e mais inteligentes que nós, era perfeitamente possível passar a eliminatória.
Eles apesar de terem bons jogadores, não estão a atravessar uma boa fase, falta-lhes confiança. Um Dunfries parece um Zaidu.
Pagamos neste jogo pela ingenuidade de Otávio em Milão e a falta de bom senso de SC em colocar sistematicamente Pepe em campo, desde Janeiro. Já se sabia que isto iria acontecer, só não se sabia quando. Com estes dois em campo (e João Mário), acredito plenamente que passaríamos.
Apesar de concordar que SC tem feito muito com pouco, não achei que ontem tivesse feito tudo o que podia, com aquilo que tinha, para passar a eliminatória.
Os últimos minutos, deram uma ideia errada daquilo que foi o jogo. Passamos grande parte do jogo, a trocar bola entre centrais e laterais, sem chegar perto sequer da baliza do Inter.
Quando fomos mais incisivos, mesmo que as vezes atabalhoados, os italianos tremeram como varas verdes.
Obviamente que com um bocadinho mais de sorte, ou qualidade na finalização, mesmo com todas as condicionantes, tínhamos passado a eliminatória.
Eu sei que é o mérito do trabalho de SC que nos faz acreditar que mesmo com vários jogadores de pouca qualidade, podemos competir com equipas de outro nível. Mas caramba, ontem não devia ter saído o Fábio Cardoso em vez do Uribe? Com os Italianos fechados atrás, precisávamos de rapidez e qualidade de passe na saída de jogo, coisas que o Fábio não consegue dar.
Dou de barato o facto de Pepê iniciar o jogo a lateral (mas se não se confia no Rodrigo e no Manafá (eu sei que não está inscrito, mas é por opção) o que estão a fazer no plantel?), mas pelo menos no decorrer do jogo, não deveria ter passado para extremo, uma vez que é o único com capacidade para desequilibrar em espaços curtos?
O Namaso tem sido dos nossos jogadores em melhor forma, porque é que só entrou a 5 min do fim? O Taremi fez um jogo péssimo.
Estas são as minhas dúvidas e não quer dizer que iriamos passar se isto acontecesse. Obviamente que isto é sempre injusto para com os melhores, mas nós podemos exigir mais a Zaidu, Fábio Cardoso, Eustáquio, Franco, etc. Temos de exigir aquele que sabemos que tem qualidade e podem fazer mais como Taremi, Evanilson, Pepe, Galeno e o nosso mister SC.
O Porto não tem estrutura, tem Sérgio Conceição. Pouca sorte na lesão do João Mário que obrigou a recuar o Pepê (que podia ser mais lúcido no terço final) e muita falta do jogador entre linhas que dá pelo nome de Otávio. Azar no final num inter que se leva um golo, entravam logo mais dois.
ResponderEliminarEquipa digna que deu tudo. Agora é ir a Braga com a mesma atitude porque, antecipo, que virá uma das maiores roubalheiras da época a nosso desfavor e em dois campos, tal qual jornada 22. Como dizia o Correio da Manhã anteontem, "Benfica quer resolver Campeonato antes da Champions", tirem as vossas conclusões do que aí vem. Espero que o nosso treinador prepare mentalmente a equipa para o que aí vem. Já agora, muito bem no final sobre o mérito que lhe é merecido e que espero que continue no clube, apenas uma nota, Sr. Conceição "a sua gente" dá-lhe mérito por 100x por cada cartilheiro e patego que tem tempo de antena.
DVP, concordo com a comparação entre o Inter e o Ac Milan, considero até que o Milan é mais acessível. Mas não coloco o Nápoles no mesmo patamar.
ResponderEliminarSão precisamente o oposto das equipas de Milão, não têm grandes nomes mas são uma verdadeira equipa. Acho que não teríamos grandes hipóteses contra eles.
O que me deixa mais revoltado com a eliminação é ver que esta Champions este ano está nivelada por baixo. Por exemplo das 6 equipas já apuradas, temos o Benfica, Inter, AC Milan e Chelsea. 3 equipas perfeitamente ao nosso alcance (obviamente nós estaríamos em vez do Inter).
Nelson, duplos parabéns. Um, pelo texto que subscrevo. Outro, porque, tal como eu, dás -te à pachorra de os combater. Se uns milhares de portistas, alguns sempre tão rápido a disparar para dentro, fizessem o mesmo para fora...
ResponderEliminarO Sérgio Conceição que não recebi com entusiasmo, pode ter culpas em algumas contratações, quer por acção quer por omissão. Zé Luís, Loum, aquele francês que não lembro o nome e dizem, David Carmo, no primeiro caso, Carraça e outros Carraças que não queria, aceitou, por exemplo. Como nenhum treinador pode passar pelos pingos da chuva quando corre mal. É o treinador que treina, escolhe a equipa, táctica, faz as substituições. Mas nestes anos todos, só por má-fé é que não se pode dizer que o saldo é francamente positivo. Mais, depois de uma seca de quatro anos, se o SC não tem conseguido os resultados desportivos e financeiros, particularmente na Champions onde teve prestações acima do expectável, não sei onde estaria o FCP - Futebol, SAD...
Sem dúvida , que com o Otávio ontem , e com um Taremi normal , que não este que se arrasta em campo , tinhamos passado a eliminatória .
ResponderEliminarCompreendo as declarações e a frustração de Sérgio Conceição , mas há ainda muito em jogo esta temporada , 10 jogos do campeonato , aonde tudo será feito para nos tirar do segundo lugar (se calhar até do terceiro) , é preciso que Sérgio Conceição tenha um discurso altamente motivador para o que falta da época , a roubalheira vem já aí no jogo contra o Braga , temos de estar preparados para tudo , contra tudo e contra todos , e temos uma taça de Portugal para ganhar .
Fomos melhores no conjunto das duas maos mas infelizmente não chegou, agora há que ganhar as finais que faltam,,,força fcporto!
ResponderEliminarFica um amargo por sentir que estava ao nosso alcance.
ResponderEliminarOs "se" são tramados e parece-me injusto apontar uma só razão. Porque pelos ses:
Ontem, fizeram falta a liderança do Pepe e a qualidade de jogo interio e dinâmica do Otávio.
Otávio foi expulso em Itália para impedir 1 golo. Com 10 sofremos o golo e ficámos sem ele para ontem.
Acho que tivemos demasiado respeito/tática e pouco risco a atacar. Mt bola a circular para trás e para o gr. Os últimos minutos foram curtos. Se refrescasse a equipa mais cedo...
Mesmo assim, várias oportunidades falhadas.´
E se não tivéssemos apostado na TLiga teria havido tantas lesões?
Estamos fora. Há um 2º lugar para garantir e dar luta até ao fim pelo 1º. E ganhar a Taça.
É neste tipo de jogos com resultados e exibições assim que o meu pensamento revoltado volta sempre à casa de partida, ou seja a culpa, porque nunca devemos esquecer, existem sempre culpados, é do senhor presidente que, como é habitual quando perde - sim para mim é derrota - desaparece.
ResponderEliminarConfesso não ter conseguido conter as lágrimas no fim por sentir e ver o esforço e a dedicação de um grupo de jovens que só não fez mais porque, não tendo o talento dos melhores, a sorte nada quis com eles nem com os que deviam ter jogado mas não puderam, ou por lesão ou por castigo. Foi muitíssimo.
Temos a sorte de ter um treinador como Sérgio Conceição a merecer todo o dinheiro que ganha e mais que seja. Já ao senhor presidente do FC Porto mais os restantes administradores executivos deveriam ser penalizados nos vencimentos o custo do não apuramento para a fase seguinte.
Estou bastante triste.
Vila :
ResponderEliminarParabéns pela lucidez desta análise !
O trabalho do Sérgio Conceição é inatacável. Fez muito com muito pouco, conseguiu inventar jogadores e deu muito dinheiro a ganhar ao clube (em prémios e em transferências). mas esteve sempre mal acompanhado pela Direção. Esta gestão não tem defesa possível.
ResponderEliminarTodos os comentários aqui reconhecem o inevitável: temos um equipa demasiado mediana. Só D. Costa, Pêpe e talvez Taremi são acima da média. O resto... bem o Sérgio definiu-os bem. Houve vontade, houve entrega, mas não chega para uma Champions.
Ontem rambém concordo que esteve mal ao colocar o melhor jogador a defesa direito e a aguentar em campo um onze de contenção, sem rasco e sem criatividade.
Agora, uma coisa é certa, o pior está para vir. Temos urgentemente que vender: vão sair D. Costa, Otavio, Pepê, talvez Taremi + Uribe (masi um capitão a sair de borla ...)
Devemos a módica quantia de 18M€ a Otávio pela sua renovação (!!).
Estamos falidos e teremos seguramente uma equipa ainda mais fraca para o ano. Isto enquanto o Benfica continua a vender muito bem e continua a investir.
O Sérgio continuar só pode ser sinal de masoquismo ou então amor desmedido ao clube.
Podem faltar-nos grandes craques, mas foi feito + que o suficiente para o Porto passar. Alguma azelhice, o Taremi está uma sombra do que era, não sei se é cansaço se é vontade de ir para outro campeonato, e muito azar nos minutos finais. E o Onana, lá é cá.
ResponderEliminarO slb, deve ter vários Nhagas ao seu serviço, é sorte e + sorte e arbitragens. Aposto que lhes sai a pera doce dos que restam, o AC Milan.
O Porto tem que dar tudo, nas 10 finais do campeonato, e estar preparado para tudo, porque eles querem tirar-nos tudo o que puderem, 2°, 3°, taça, tudo.
É ver e ler a imprensa escrita na Itália, La Gazzetta dello Sport, Corriere dello Sport, ou o Tutto Sport, lá está o FC Porto nas primeiras páginas, o sufoco que passou o Inter, a importância do Onana, o corte do Dumfries em cima da linha do golo, ou il pallo e la traversa duplamente, os 3 desportivos italianos retratam muito bem a emoção e a aflição pela qual passou ontem o Inter no Dragão. Orgulho, somos de longe, muito longe o melhor clube Português.
ResponderEliminarMas hoje na ressaca, ei-los os habituais, ora o fenómeno do Entroncamento, a foca amestrada, ou o professor doutor Estruturante a Estrutural, a enfiarem a carapuça :
"Falam do Otávio, do Taremi que se atira para o chão ou do Sérgio Conceição que é um arruaceiro. E o mérito é zero". Eles não gostaram, isto depois de o FC Porto ter conquistado 4 títulos e troféus consecutivos em Portugal, os propagandistas de Lx não lhe perdoam ... Naturalmente também falou para dentro (e bem), mas também falou para esta cambada de pregadores da mentira, e da manipulação, essa gente não é séria, e nada recomendável, sempre incapazes de reconhecer mérito ao FC Porto, afirmava um deles, nem sei qual, "para A Bola o homem do ano 2022 foi o Rui Costa...", o que é que ganhou o Rei dos tuneis em 2022? Isto é inacreditável, ainda gozam com esta pouca vergonha!
Parafraseando um adepto que li no Twitter, gosto muito do SC mas não pode criticar a SAD à segunda, quarta e sexta e desfazer-se em elogios ao presidente da SAD às terças e quintas.
ResponderEliminarSe não vejamos o triângulo, presidente, diretor financeiro, treinador. O treinador diz que tem o melhor presidente do mundo, aparentemente acha que não tem um diretor financeiro à altura, o presidente acha que tem o melhor treinador e ao mesmo tempo até premeia o diretor financeiro pelos serviços prestados. Não falha aqui qualquer coisa? Em última instância quem decide, quem sai e quem entra? Quem define a política?
Eu mantenho a minha posição de há vários anos. Muito mérito ao SC pelo trabalho desenvolvido mas não gosto nada de insubstituíveis, nem jogadores, nem treinadores nem presidentes.
Caro Mário, há meses atrás fiz uma pergunta aqui no blog ao DVP que vai no sentido de tentar perceber essa incongruência, e na altura o DVP respondeu-me que o SC tem uma enorme reverência para com o presidente. Ora, eu entendo isso, mas ainda assim torna-se difícil aceitar que o SC o nomeie de melhor presidente do mundo ao mesmo tempo que vai elencando os sucessivos problemas que só surgem devido ao topo da estrutura. É que o problema não está no vice da área financeira, está mesmo em quem lidera a sad.
ResponderEliminarTiago, o Sérgio, tal como muitos portistas, nunca apontam o dedo ao principal responsável, arranjam sempre uns bodes expiatórios. Ora, como para mim, para o bem e para o mal, em primeiro lugar responde sempre o presidente, é ele que devia explicar a situação. Mas temos de esperar sentados.
ResponderEliminarExactamente caro DVP, e por saber que essas respostas nunca surgirão é que lhe fiz a pergunta na altura, por saber que conhece tão bem o clube e os seus protagonistas. Tal como costumo dizer aos meus amigos portistas, eu sempre soube que o pós-Pinto da Costa ia ser difícil, o que eu nunca imaginei é que o pós-Pinto da Costa ainda ia ser com ele.
EliminarLamento mas discordo com a maioria, e não sou por isso nem mais nem menos portista que o resto...o SC está há tempo demais e isso prejudica o desenvolvimento da equipa (e para ele tb não é bom - não merece sair mal). Já sei, tenho que e habituar à ideia que isto agora não é para espetáculo, que o futebol agora é ainda mais resultadista...mas ter mais de 60% de posse de bola no nosso meio campo e bola trocada num vertice em que um dos pontos é o nosso guarda-redes, e em que 75% dos lançamentos em profundidade são feitos por ele ou por um dos defesas centrais a mim cansa-me, enfada-me, aborrece-me...que se pretira um jogador mediano como o Wendel para meter um "tosco" como o Zaidu e em cima disto se ponha o nosso melhor jogador a defesa direito é hipotecar toda a pequena hipótese que tínhamos.
ResponderEliminarEu sei perder e às vezes, para me consolar das derrotas (felizmente em mais de 50 anos foram poucas) até prefiro não ganhar assim, estando certo que é da descontrução que se constroi.
Aflige-me mais que a imensa maioria esteja confortável com tudo o que se passa, que treinador faz o melhor com o que tem, e que até podíamos ter ganho..se os lances aos 92 min. tivessem entrado e o resto amigos? o resto?
Faço das suas palavras as minhas .Sérgio já deu o que tinha a dar ,conquistou títulos o que a maioria quer ,eu também.mas adoro ver bom futebol .e em seis épocas apenas a época passada se viu um futebol mais agradável.Somos a equipa que mais joga para trás em Portugal.
EliminarEste é o futebol do Sérgio Conceição.e se continuar vai do mesmo.
Jogadores com técnica com ele não tem hipóteses.
Desabafo de um ferrenho portista
JRibeiro, a questão é saber se com plantéis cada época mais fracos, alguém conseguiria fazer melhor. É verdade que esta época a qualidade de jogo baixou bastante, mas quando se vende dois jogadores fundamentais para um futebol melhor, mais elaborado, mais ligado, mais bola no pé e não se contrata ninguém desse nível... quanto ao Pepê ser o melhor jogador do FCP, discordo. Pepê precisa de ser muito mais regular, definir e assistir melhor, marcar mais golos. E depois quem devia ter jogado a lateral direito?
ResponderEliminarEstou de acordo com o 02T, 15/03 às 14:07, quando se refere à Taça da Liga, uma competição que nem ao menino Jesus da Guiné interessa, mas o Sr Presidente queria… e toca a fazer-lhe a vontade. Gostaria, todavia, de pedir aos nossos adeptos para que deixem de dizer mal dos nossos jogadores,pois, tal como nós, também lêem os comentários. Será que, se estivéssemos no lugar deles gostaríamos destes comentários pouco abonatórios?… Boa noite a todos.
ResponderEliminarHorácio Pinto, errado. Quem quis sempre muito a Taça da Liga, não foi o presidente, foi o treinador. E conseguiu o objectivo, foi o primeiro treinador do FCP a ganhá-la.
ResponderEliminarEu não quero ser mal interpretado e parecer que só "bato" nas derrotas mas não deixo de ter a minha opinião, já expressa aqui várias vezes.
ResponderEliminarPara o bem e para o mal, o SC nunca foi treinador de bola no pé. Gosta de uma equipa agressiva, pressionante e com formas relativamente rápidas de chegar à baliza. O caminho da época anterior aconteceu, mais ou menos, por acaso. Vitinha nem era para ficar e só aparece, devido ao colapso do Sérgio Oliveira. O Fábio ganha importância com a saída do Diaz mas nunca foi um titular absoluto no FCP.
Depois, pode-se gostar mais de um futebol rendilhado ou menos, mas isso são gostos. Ao contrário da maior parte das opiniões, eu acho o FCP mais órfão do Fábio do que do Vitinha. Este último podia ter sido substituído pelo Otávio enquanto que aqueles passos verticais, o ultimo passe do Fábio, a bola parada, para já, não tem substituto. Quem sabe o Franco se aproxime.
Ainda este ano havia a hipótese de subir o Folha ou o Vasco. SC preferiu o primeiro que é muito mais parecido com aqueles que já tem. Nem discuto a valia de um ou de outro. Apenas as características.
Em resumo, na minha opinião há vários erros, de várias pessoas e não tiro ninguém desta equação. Não sou da opinião que temos um plantel assim tão fraco. Acho sim que tivemos azar, má gestão ou outra coisa qualquer, que abateu grande parte da equipa, numa altura decisiva da época. Se passassemos ontem, acho que o melhor Porto ainda estaria para vir.
Sr DVP, muito obrigado por me ter elucidado. Tenha uma muito boa noite.
ResponderEliminarMário, dois laterais longe da qualidade que exige a uma equipa como o FCP. Não temos um médio que pense o jogo, marque os ritmos, encontre espaços em jogos fechados, consiga passar longo, rematar de fora...o Otávio é bom, mas tem outras características. Não temos um jogador daqueles capaz de tirar coelhos da cartola, tipo Brahimi por exemplo. Quem teve avançados como Fernando Gomes, Jardel, Lisandro, Falcão ou Jackson, não pode estar muito feliz com os que tem. Taremi na relação qualidade preço, cumpre bem, mas não é o tal. Evanilson pode vir a ser, mas tem estado muito tempo lesionado.
ResponderEliminarPortanto, com o onze base que para mim é Diogo Costa, Pepê, Pepe, Marcano e Zaidu - o Wendell tem-me desiludido, esperava mais, talvez num sistema com três centrais... -, Otávio, Uribe, Grujic e Galeno, Taremi e Evanilson, cá dentro não tememos ninguém, mas é curto se tivermos muitas lesões, para exportação é pouco. É a minha opinião, chegar aos oitavos, depois daqueles dois primeiros jogos, foi um feito. E se tivermos em conta que um adversário que ficou pelo caminho foi o Atletico de Madrid...
Mais uma nota: já fomos um modelo de organização de jogos, com vários elogios da UEFA. Espero que o que se passou no jogo com o Inter não tenha graves consequências. Como e quem responde por centenas de adeptos do Inter com bilhetes para zonas em que só podiam estar portistas?
ResponderEliminarEstou completamente de acordo com o dragão vila pouca, no post e nos vários cometários aqui deixados.
ResponderEliminarFico contente por haver portistas que também seguem o meu ponto de vista sobre a atualidade do nosso clube. Temos que ter a humildade e coragem para assumir a realidade, só assim podemos impedir o descalabro final.
Na minha memória imediata, num porto normal, esta seria a mais fácil passagem aos quartos.
Estou cansado desta ingestão, desta falta de noção, desta falta de vergonha na cara.
SC não é insubstituível, mas tem menos de 6 épocas como treinador do Porto e tem apenas 48 anos. Se SC não é insubstituível, que dizer de Pinto da Costa, que leva quase 41 anos como presidente do Porto e que a caminho dos 86, mas aparentando uns 90 ou +, está cada vez + limitado física e mentalmente. Têm que aparecer contendores, que sejam alternativas válidas, não delfins, porque senão, não tarda nada, pelo andar da carruagem...os jogadores que entram são sempre piores que os que saíram...estaremos a lutar pelo 3°/4° lugar, época após época, com SC ou sem ele.
ResponderEliminarMário , costumo concordar com muita coisa que diz , mas não com o seu último parágrafo do seu último comentário .
ResponderEliminarNão foi o próprio Sérgio Conceição que disse no fim do jogo que o plantel é , 30% de jogadores da equipa B , e 40% de equipas pequenas , numa óbvia crítica em jeito de lamento para falta de qualidade do plantel .
Caramba !!! acho que temos de concordar , que este é o pior plantel destes 6 anos , o pior da era Sérgio Conceição .
Quanto á gestão do plantel , não é de agora , e a excepção foi o ano passado porque não passamos a fase de grupos da Champions , porque de resto sempre foi assim , ondas de lesões a partir da taça de liga , onde nos saiu bem caro em alguns anos e provavelmente neste , Sérgio Conceição tem culpas por desgastar os titulares quando devia rodar .
Melhor plantel para aqui, pior plantel para ali, pergunto, o Benfica tem melhor plantel que nós? E porque nada é bom, ou mau se não for por comparação ...
ResponderEliminarA propósito de comparações, deixo os 9 suplentes do Benfica na Madeira: Samuel Soares GR, Gilberto, Veríssimo, Morato, João Neves, Ndour, Petar Musa (ex Boavista), Tengstedt, Schjelderup. O Samuel, o Neves e o Ndour, são jovens da B, os nórdicos Tengstedt, Schjelderup chegaram em janeiro, e só tinham jogado na equipa B. Draxler não joga mais, Guedes com o problema no menisco, vai ficar afastado perto de dois meses.
No último jogo oficial do FC Porto, com o Inter, teve 12 suplentes no banco: Cláudio, Samuel, Rodrigo, David Carmo, Wendell, Folha, Franco, Vasco, Gonçalo, Veron, Namaso e Martinez. De fora por castigo e lesão, ficaram: Pepe, João Mário, e Otávio.
Pergunto, o banco do Benfica, ou o atual plantel do Benfica é superior ao plantel do FC Porto?
"Para o bem e para o mal, o SC nunca foi treinador de bola no pé. Gosta de uma equipa agressiva, pressionante e com formas relativamente rápidas de chegar à baliza."
ResponderEliminarSe o Mário gosta de equipas com bola no pé, com um futebol tricotado e rendilhado (e eu respeito), já eu, que tenho boa boca, como adepto quero ganhar (se ganharmos a jogar bem, tanto melhor), por exemplo, jogamos muito bonito com Lopetegui, mas ganhamos o quê? Em 2015, sonhamos com a meia final da Champions, quando ganhamos ao Bayern, mas em 2021, sem o futebol champagne do Lopetegui, não discutimos o acesso à meia final da Champions com o Campeão Europeu Chelsea, e com o Manafá e o Zaidu nas laterais? Nessa edição 2021, o golo da Champions foi do FC Porto com o Chelsea, centro da direita do ex Maritimo Nanú, e finalização impecável do ex Rio Ave Taremi.
Lopetegui em ano e meio, contratou 28 jogadores, e investiu 103 M€ (não o estou a responsabilizar, se o fez, alguém o permitiu), o Sérgio em 6 anos, investiu cerca de 200 M€ em reforços, ou aquisições. Títulos do FCP e Lopetegui, é coisa que não rima mesmo.
Temporada passada, Sérgio Oliveira e Vitinha, mais do mesmo, tudo mal planeado, e preparado, recordo, o Sérgio esteve com um pé na Fiorentina, mas como não entrou o Gatuso, a transferência abortou, e o SO ficou no Porto amuado. Já o Wolves, felizmente não accionou a opção de compra do Vitinha, e o jovem médio regressou. O FC Porto, no defeso de 2021, pretendia transferir o SO e o Vitinha, e encaixar com ambos 40 M€, o Eustáquio, se um dos dois tivesse saído, entrava no FCP no verão de 2021. Mas como o FCP não gerou aquele encaixe duplo com que contava (SO e Vitinha), meio ano depois, vendemos o Diaz com as "calças na mão", porque não tinhamos vendido ninguém no verão.
"O caminho da época anterior aconteceu, mais ou menos, por acaso. Vitinha nem era para ficar e só aparece, devido ao colapso do Sérgio Oliveira. O Fábio ganha importância com a saída do Diaz mas nunca foi um titular absoluto no FCP."
Mário, concordo com a primeira parte, até o sublinhei em cima, mas nem uma palavra para a competência do treinador que moldou e potenciou o Vitinha e o Fábio? Se um ano antes, o Wolves não bateu 20 M€ pelo Vitinha, foi porque não estava ainda preparado, e quem teve esse mérito de o valorizar, preparar, e potenciar? O Vitinha não é ingrato, e já o afirmou, a importância do SC no seu crescimento.
Nestes 6 anos de SC já tivemos de tudo. Já tivemos épocas a jogar nem com um estilo de jogo mais direto (1ª época) e já houveram outras em que jogámos mal com esse estilo de jogo (2ª época). Já tivemos épocas em que jogamos um futebol mais rendilhado e bonito (na época passada) e já tivemos épocas onde é difícil perceber qual a filosofia de jogo, com vários jogos abaixo do nível mínimo exigido a uma equipa como a nossa (a atual por exemplo).
ResponderEliminarConcordo com o DVP, acho que pouquíssimos treinadores conseguiriam fazer melhor com aquilo que SC tem á sua disposição, nestes últimos 6 anos, onde só tem que atrapalhe (presidente e companhia) em vez de ajudar. Embora obviamente SC tenha também falhado em alguns momentos, como é natural.
Concordo muito com o que diz o Mário, o treinador não pode dizer em Janeiro que está feliz com o plantel, que não precisa de ninguém, que até o Neymar tinha dificuldade em entrar na equipa do Porto e dois meses depois já está tudo mal, falta qualidade ao plantel.
Obviamente que o presidente não pode estar isento de culpas e quem o rodeia levar com as culpas todas.
Quanto á questão do plantel ser fraco, depende com quem comparamos. Se compararmos com equipas do Porto de à alguns anos atrás, por exemplo a que ganhou a liga Europa é mais fraco o atual. Mas se compararmos o nosso plantel com o atual dos nossos rivais, não considero que o nosso seja mau.
Para mim o onze combinado dos três grandes, tendo em conta o rendimento desta época seria: Diogo Costa; João Mário; Pepe; Otamendi; Grimaldo; Ugarte; Ausnres; Otávio; João Mário (que eu não aprecio); Taremi e Gonçalo Ramos.
5 jogadores do Porto
5 jogadores do Benfica
1 jogador do sporting
Volto novamente ao nada é bom ou mau, se não for por comnparação. Agora vou entrar puramente na vertente desportiva, ou nos títulos e troféus.
ResponderEliminarNas últimas 6 temporadas com o Sérgio Conceição (balizadas entre 2017/18, e esta 2022/23), quantos títulos e troféus conquistou o FC Porto?
1 Foram 3 Ligas, 2 T. Portugal, 3 Supertaças, e 1 Taça da Liga, no total até hoje, foram 9 títulos e troféus. Ainda estamos a disputar dois títulos, a Liga (até a matemática me disser que já não dá), e estamos na Meia Final da Taça de Portugal, a disputar com o Famalicão. Nos últimos 6 anos, estivemos em 3 finais da T. Portugal, e 3 meias finais da T. Portugal (incluindo esta com o Famalicão).
2 Na Champions, neste ciclo, registamos 5 presenças: 2 X nos Quartos, 2 X nos Oitavos, e 1 X eliminados na fase de grupos.
Agora, vejamos um comparativo, com as 6 últimas temporadas anteriores ao Sérgio Conceição (balizadas entre 2011/12, e 2016/17), quantos títulos e troféus conquistou o FC Porto?
1 Foram 2 Ligas, e 3 Supertaças, um total de 5 títulos e troféus (ciclo Conceição foram 9, e esta temporada ainda não acabou).
2 Na Champions, nestes 6 anos, registamos 6 presenças: 1 X nos Quartos, 2 X nos Oitavos, e 3 X eliminados na fase de grupos.
Em termos de investimentos em reforços ou aquisições, por exemplop, em ano e meio com Lopetegui, o FC Porto investiu 103 M€, já nos últimos três anos de Conceição, o FC Porto investiu 105 M€.
Para terminar, e para os pregadores da mentira e da manipulação, "o Sporting pobrezinho e remediado", é TANGA, últimos 3 anos de investimentos dos 3 Grandes:
1º Benfica 254 M€.
2º Sporting 110 M€*
3º FC Porto 105 M€.
* Se juntarmos os 7 M€ remanescentes do Trincão, 1,2 M€ do Fatawu (chutado no Transfermarkt para a B), e os 12 M€ para o treinador, o "pobrezinho Sporting" investiu 130 M€ nos últimos 3 anos, incluindo, os 50% dos direitos económicos do Pote, Ugarte, Edwards, Vinagre, Trincão, isto é, investiram mais de 40 M€ em 5 metades...
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarA ser verdade, venderem bilhetes para zonas onde só podem ir portistas, é gato escondido com rabo de fora. Apanha bolas no dragão a passo de caracol é outro bichano com o rabo de fora. Eles sabem quem são os responsáveis, nada que eles não saibam! Consequências, isso depois depende.
Apos o jogo com o Inter, o treinador SC tem toda a razão quando desabafa com bicada à CS rasteira de cor escarlate, mas sabe quem é o principal responsável, seu grande amigo o sr presidente, que só lhe tem dado peixe miúdo. O seu grande amor, se o tem, é ao FCP e não sr presidente, convém não confundir.
Fim da época, há que meter algum dinheiro nos cofres com a venda dos melhores jogadores, e depois vai-se ao mercado da mixórdia comprar os menos maus porque não há dinheiro para comprar alguém que faça a diferencia.
PO, então o que está a fazer a diferença? Vais reduzir tudo aos árbitros?
ResponderEliminarDos jogadores do FCP que estiveram no banco, qual deles já provou ao mais alto nível? Talvez o Toni...
"PO, então o que está a fazer a diferença? Vais reduzir tudo aos árbitros?
ResponderEliminarDos jogadores do FCP que estiveram no banco, qual deles já provou ao mais alto nível? Talvez o Toni..."
Não Vila Pouca, mas ideia era mesmo comparar o banco do FC Porto, e do Benfica. Qual a tua opinião sobre o Samuel, João Neves, Ndour, Petar Musa, Tengstedt, ou o Schjelderup, qual deles provou ao mais alto nível?
Não vejo os jogos do Benfica, não sei se são bons ou maus, sei que os resultados têm sido bons, leio e oiço que a qualidade de jogo também. No banco do FCP há jogadores que podem lá chegar, têm potencial para isso, Veron, David Carmo - não pode ser só aquilo que tem mostrado -, Namaso e o Vasco - duvido do Folha e do Gonçalo, este porque ou mudo a forma de estar e jogar, não vai lá. Os do Benfica não conheço, só o Musa e mesmo assim pouco. Mas podem ter um onze mais forte que o nosso, em alguns lugares parece-me claro, particularmente nas laterais da defesa. Não quero ir pelo caminho que é o inventor da Coca-cola a razão.
ResponderEliminarTenho de dar mérito ao alemão, mas também ao preparador fisico - esse esteve no Mundial do Brasil, e o que corria essa Alemanha - o Benfica está muito bem fisicamente, e depois o onze interpretou mt bem o gegenpressing alemão, mas é preciso uma equipa estar mt bem fisicamente ...
ResponderEliminarSobre Onzes, o Diogo, João Mário, Pepe, Uribe, Otávio, Pepê, ou o Taremi, estes 7, na minha opinião, seriam titulares do Benfica, o nosso onze é melhor, e o nosso plantel, com o exemplo que deixei, também é melhor.
Lembraste do plantel do Porto de Pedroto em 1982/83, a primeira do presidente? E do Benfica de Eriksson nessa mesma temporada? Ganharam o campeonato com uma perna às costas, e juntaram uma final da Taça UEFA, jogavam sempre os mesmos 12/13, e as tareias fisicas, foram substituidas por treinos com bola, e ganhou os jogadores, dizia o sueco na sua 1ª passagem: «Pressionar e cobrir eram termos gregos para os jogadores. O facto de eu usar bola em 95 por cento do treino talvez fosse uma surpresa positiva para eles, mas devem ter ficado chocados com a forma como os exercícios eram rigorosos.»
"Portanto, com o onze base que para mim é Diogo Costa, Pepê, Pepe, Marcano e Zaidu - o Wendell tem-me desiludido, esperava mais, talvez num sistema com três centrais... -, Otávio, Uribe, Grujic e Galeno, Taremi e Evanilson" - DVP
ResponderEliminarConcordo quase em absoluto que este é o onze mais forte do FCP, mas em alguns jogos consideraria a entrada do João Mário e a saída de um dos dois do meio-campo. Aliás gostava de ver Grujic e Otávio.
O, ou um, dos problemas é que deste onze apenas e só o Diogo Costa, o Marcano e o Taremi não estiveram condicionados. Possivelmente por causa disso, Taremi estourou. Ainda por cima, João Mário também se lesionou, e Veron também. E o único que já se lesionou em 2022 foi o Uribe. Todos os outros já foi em 2023. Pêpê não esteve oficialmente lesionado mas o SC abordou as suas dificuldades em treinar ainda há pouco tempo. Ou seja, dos doze principais jogadores de campo, apenas dois tiveram a 100% e não foram paragens de uma ou duas semanas.
Com todos estes problemas, numa fase de muitos jogos, é normal a equipa/jogadores parecerem piores do que são.
Paulo, eu não sou um adepto do futebol rendilhado e por isso mesmo, até acho que o Fábio faz mais falta do que o Vitinha. Gosto mais de jogadores que arriscam um passe de morte do que daqueles que fazem quase só passes seguros, isto sem tirar minimamente valor ao Vitinha, que é mais que isso.
Obviamente que o SC tem mérito no crescimento do Vitinha mas na minha opinião, Vitinha , jogando, iria sempre crescer, fosse com SC ou com outro treinador. Assim como, a estagnação do Bruno Costa, não é demérito do treinador. O Vitinha se tivesse no Porto, o Moutinho e o Rúben também não seria aposta imediata do SC.
Consigo eleger três momentos, ligados a expulsões, que possívelmente nos retiraram de dois objetivos embora não atire a toalha ao chão no que diz respeito ao campeonato.
A expulsão de Eustáquio no jogo com o Benfica (onze para onze não perdiamos aquele jogo), a expulsão de Uribe contra o Gil (mesmo 10 para 11 dávamos a volta) e a expulsão de Otávio em Milão. Esta custou-nos provavelmente a eliminatória. É futebol, são pormenores, que por vezes separam as vitórias das derrotas, os bons resultados financeiros, dos maus.
DVP,
ResponderEliminarJá reportei no único canal criado pelo CLube para 'escutar' os sócios/adeptos. Foi uma autêntica VERGONHA e era muito importante que a UEFA nos caísse em cima forte e feito e que os responsáveis, ou melhor dizendo os irresponsáveis, fossem identificados e punidos. Jamais pensei sentir no nosso estádio o caos experienciado no acesso ao meu lugar anual, sublinho numa área designada para sócios e adeptos do nosso Clube num processo que normalmente me demora 15min (máximo) e que levou quase um hora e com todo o desconforto da situação de perigo iminente junto da zona dos torniquetes onde todos se empurravam, as pessoas mais pareciam sardinhas enlatadas e vários adeptos italianos aos berros, agarrados às grades, a forçar a entrada. Viver isto com o meu filho ao lado e ver tantas outras crianças assustadas com o que se estava a passar é, apenas e só, intolerável pois é um sinal de incompetência atroz. Que os IRRESPONSÁVEIS sejam identificados e severamente punidos.
Da minha experiência já não é a primeira vez que vi adeptos de clubes adversários assistirem a jogos nas bancadas destinadas a sócios com lugar anual e adeptos do nosso CLube. O pior episodio foi no jogo contra o Atlético no ano passado que fomos eliminados (1-3) onde levamos com um casal na fila imediatamente acima da nossa e ela estava numa histeria descontrolada não demonstrando qualquer respeito pelos outros e pela zona onde estava. Como a nossa derrota se confirmou no final Na altura reportei o meu desagrado e a resposta foi a resposta 'redonda' habitual. Vamos aaliar/verificar/bla bla bla. O que me parece que acontece é que é muito simples comprar bilhetes on-line disfarçando-se de sócio do nosso Clube. Na verdade é suficiente colocar um número de sócio válido que ainda não tenha adquirido o bilhete (simples ou lugar anual) e fazer a compra.
Eu na verdade passei quase a 1ª parte completa do jogo junto à zona dos torniquetes pois tinha uma criança à minha responsabilidade que chegou à zona dos torniquetes por volta das 20.20h e apenas entrou no Estádio 20 min depois!!!!
Nesse período tive a oportunidade de falar com a polícia que estava nessa zona assim como o staff que normalmente trata dos acessos ao estádio. Solicitava-lhes que reportassem toda esta situação ao CLube. Sabe qual foi a resposta de um e do outro? O CLube tinha conhecimento de tudo aquilo, ou seja, aquela confusão não era surpresa para ninguém. Se isto se confirmar ainda maior é a VERGONHA do que se passou! Não vale tudo para fazer $$$$. Relembro o rigozijo do anúncio da lotação lotada no Dragão mas será que ninguém verificou o que efetivamente se tinha passado? Muito mau, do meu ponto de vista uma situação de terceiro mundo, apenas e só inaceitável. O nosso CLube deveria de imediato ter pedido desculpas publicamente a todos os sócios e adeptos por toda a situação vivida mas... alguém ouviu alguma coisa? Pois... Não fosse o Inter denunciar o caso à UEFA e a coisa era varrida para debaixo do tapete à boa maneira Portuguesa. Sinais dos (tristes) tempos que vivemos e da incompetência que reina na gestão do nosso CLube em todas as suas dimensões!
Saúde
Gilles27