Sérgio Conceição que não recebi com entusiasmo e portanto sou insuspeito, pode ter culpas em algumas contratações, quer por acção quer por omissão. Zé Luís, Loum, aquele francês que não lembro o nome e dizem, David Carmo, no primeiro caso, Carraça e outros "Carraças" que não queria, mas aceitou, por exemplo, no segundo. Pode cometer alguns excessos, com declarações para dentro e para fora que, no primeiro caso, podiam ser evitadas. Como também nenhum treinador pode passar pelos pingos da chuva quando corre mal. É o treinador que treina, escolhe a equipa e a táctica, faz as substituições... E quando sair outro virá e, confio, também ganhará, apesar da conjuntura ser altamente desfavorável - a situação financeira é muito difícil com tudo o que isso significa. Mas nestes anos todos, só por má-fé é que se pode dizer que o saldo do treinador Sérgio Conceição não é francamente positivo. Mais, depois de uma seca de quatro anos, com as dificuldades inerentes a uma SAD intervencionada pela UEFA, se o SC não tem conseguido os resultados desportivos e, FINANCEIROS, particularmente na Champions, onde, com meios cada época mais limitados, teve prestações, para mim, bem acima do expectável, não sei onde estaria o FCP - Futebol, SAD...
PS - Não dou para esse peditório de quem anda com o ranking do futebol português às costas. Os factos são tão óbvios, que seria uma perda de tempo. O FCP nem sempre tem grandes participações, mas também nunca teve prestações de seis jogos, seis derrotas, zero pontos na fase de grupos da UEFA Champions League.
Relativamente ao PS final, eu gosto de factos, porque esses, os bonzinhos desta vida nunca os podem "martelar", vamos aos factos.
ResponderEliminarBem, se já se disputaram 31 edições da Champions (nestes moldes, com grupos), quais os registos dos 3 Grandes na Champions?
FC Porto, soma 26 presenças (falhou apenas 5 edições):
Final 1 X, Meia Final 1 X, Quartos final 6 X, Oitavos final 9 X, eliminado fase deGrupos 9 X.
Em 26 presenças do FC Porto na Champions, em 65,3% superou a fase de grupos.
Benfica, soma 17 presenças:
Quartos final 6 X, Oitavos final 1 X, eliminado na fase de Grupos 10 X.
Em 17 presenças do Benfica na Champions, em 41.1% superou a fase de grupos.
Sporting, soma 10 presenças:
Oitavos final 2 X, eliminado na fase de grupos 8 X.
Em 10 presenças do Sporting na Champions, só em 20% superou a fase de grupos.
Agora vamos observar o curto-prazo, ou as 5 últimas presenças dos 3 Grandes na Champions.
1 FC Porto, 5 últimas presenças Champions: 2 X Quartos Final, 2 X Oitavos final, e 1 X eliminado Grupos.
2 Benfica, 5 últimas presenças Champions: 2 X Quartos Final, 3 X eliminados na fase de Grupos.
3 Sporting 5 últimas presenças Champions: 1 X Oitavos final, e 4 X eliminados na fase de Grupos.
Agora deixo os valores totais de jogos disputados na Champions (play off ou pré-eliminatórias, não é Champions, portanto, estão excluidos jogos de acesso à Champions), registamos também as vitórias, os empates, ou as derrotas, com golos marcados e sofridos:
1 FC Porto, 212 jogos, 91 vitórias (43% de vitórias), 50 empates, e 71 derrotas, 284 golos marcados, e 248 sofridos, 36 golos positivos.
2 Benfica, 124 jogos, 46 vitórias (37% de vitórias), 31 empates, e 47 derrotas, 152 golos marcados, e 165 sofridos, 13 golos negativos.
Aqui não compilei os registos do Sporting, porque seria abusivo, ou
Bom, como vimos em todos os horizontes temporais, nos últimos 30 anos, 20, 10 ou nos últimos 5 anos, os registos provam e comprovam que o FC Porto, é a melhor equipa Portuguesa na Champions, ou é a única equipa Portuguesa com pedigree Champions. Um exemplo, na edição 2017/18, o Benfica cometeu a proeza de somar 6 derrotas em 6 jornadas, fez 1 golo, e sofreu 14, registo notável, porque, nem o Paços, ou o Estoril, numa fase de grupos da Liga Europa, igualaram este extraordinário registo do Benfica.
Deixei sempre claro que existem vários aspectos que não gosto no SC.
ResponderEliminarUm dos mais claros é o perfil de jogador que normalmente prefere, dando normalmente preferência a jogadores mais físicos do que técnicos e isso tem trazido vários dissabores nestes anos.
Posso gostar mais ou menos da sua forma de jogar mas reconheço que sabe o que fazer para a equipa apresentar os comportamentos que ele quer em campo e os resultados ao longo dos anos têm sido bons.
Não gosto, nem nunca compreendi, a sua obsessão pela taça da liga e que nos marcou em várias épocas pela negativa.
Não gosto da forma como muitas vezes gere fisicamente o plantel, não mudando ou mudando demasiado em jogos específicos, embora compreenda que a qualidade nunca foi abundante.
Não gosto como por vezes leva demasiado a peito rumores ou comentários externos e tem necessidade de se desgastar em conferencias de imprensa com isso.
Não gostei, como no final deste jogo veio desvalorizar a qualidade dos jogadores porque estes veem da equipa b ou de equipas mais pequenas porque isso sempre foi o nosso adn e vai continuar a ser assim como os nossos rivais em Portugal.
Não gosto como o Sr Mário também já referiu, que critique publicamente a estrutura do clube e venha dar palmadinhas no presidente como se ele não fizesse parte da direcção.
Dito isto, parecendo uma lista infindável de defeitos, continuo a defender a excelência do seu trabalho ao longo destes anos, sobretudo sabendo as condições miseráveis do clube.
Infelizmente, neste tempo, para o bem e para o mal, é difícil também analisar SC apenas como treinador do clube porque eu e aqueles com que eu convivo, sentem que sem ele o clube estaria inacreditavelmente pior. A maior parte dos que conheço têm muito medo da sua saída, não porque digam que ele é insubstituível mas porque não acreditam minimamente naqueles que estão acima dele e isso é um dos dramas em que o clube está mergulhado.
100% de acordo com o post .
ResponderEliminarE sem dúvida , que se não fosse o Sérgio Conceição , está direção já tinha caído de podre , o senhor presidente sabe bem disto , o restante staff directivo também sabe disso , e daí o Sérgio Conceição criticar para dentro do clube , como nunca ninguém o fez antes .
Acredito que Sérgio Conceição fique mais uns anos , a próxima temporada vai ser muito difícil , para o ano de 2024/2025 , só o campeão terá direito a entrada directa na Champions , e se juntarmos ás saídas e á sangria que se seguirá , com a saída de Diogo Costa , e de outros .
Somos o baluarte do futebol português lá fora , somos a única equipa que ganhou troféus internacionais nos últimos 40 anos(7 titulos) , e isso dói e de que maneira aos prostitutos da capital .
PS - No site do jornal expresso , o Duarte "calabote" Gomes veio defender os árbitros portugueses e manifestar -se contra árbitros estrangeiros arbitrar jogos em Portugal , mas , as desculpas que deu ... ainda não há muito tempo um árbitro português arbitrou um jogo do campeonato Grego , foi tão mau que foi corrido ....
Pedro Ramos, então defende que o FC Porto deveria contratar jogadores de um perfil mais refinado, e técnico? E podemos lá chegar? Temos "cabedal" financeiro para contratar esse perfil?
ResponderEliminarPergunto, o que faria o Guardiola com o atual plantel do FC Porto?
Eu gosto do futebol de toque, apoiado, rendilhado e não foi com Guardiola que comecei a gostar desse futebol, foi com José Maria Pedroto, defensor de uma máxima, só há uma bola... Mas não um futebol estéril, excessivo, de toques e mais toques, que tem a bola no ataque, mas se os espaços estão bloqueados, volta para trás, começa tudo de novo. Não, sim a um futebol de toque, capaz de ser paciente a desmontar defesas fechadas, mas também capaz de em três ou quatro toques explorar ao máximo um contra-ataque e finalizar. Para isso e é óbvio, é preciso muito trabalho, muita sistematização, ter jogadores de qualidade, experientes, que saibam interpretar bem esse futebol, quando tocar ou acelerar. Neste momento, é o City que melhor interpreta esse futebol, o Real também e o Bayern já não é o Bayern do futebol alemão, também já toca muito.
ResponderEliminarConcordo com a ideia, já houve vários Portos de SC, o 1º, muito por influência de Marega, era mais profundo, o da época passada agradou-me muito.
O Sérgio é uma pessoa muito expressiva e consegue passar para fora tudo o que lhe vai na alma quando está ligado a corrente (ao jogo). Para muitos isso pode ser um defeito, eu vejo de outra forma.
ResponderEliminarO saldo é sem dúvida positivo, mesmo que não ganhe mais nada no que resta da época.
O problema do FC Porto não está no treinador, está nas pessoas que o estão a gerir.
Sem dúvida que temos o melhor Presidente/dirigente de todos os tempos mas neste momento é uma pessoa sem forças para dar um rumo diferente ao Clube. Não por aquilo que pensa e ambiciona mas porque já não tem as capacidades de outros tempos e porque se rodeou de pessoas que só pensam em se servir do Clube.
Gostava que realmente nas próximas eleições aparecesse alguém com outras ideias e que trouxesse uma lista consigo de pessoas capazes e principalmente que viessem com vontade de relançar o Clube de outra forma. Mas ao mesmo tempo gostava que o Sérgio Conceição fizesse parte desse projeto, porque acho que é uma grande mais valia, e ele sim consegue colocar a equipa a jogar a Porto.
Quanto ao resto da época, acho que está visto o desfecho mas enquanto há vida ...
A ver como será preparada a próxima época e a ver se não vamos ser novamente intervencionado.
É óbvio que facilitaram na venda de bilhetes, quando se aperceberam do que podia acontecer lá fizeram um comunicado de última hora para tentar sacudir a água do capote.
ResponderEliminarÉramos um exemplo de organização de jogos europeus, até nisso estamos mal.
Ricardinhu, o senhor presidente está perfeitamente lúcido, portanto não colhe para mim a ideia que a culpa é dos que o rodeiam. Há sempre essa tendência de desculpar o presidente de tudo, arranjar uns bodes expiatórios.
Ver o presidente do FCP achar normal receber prémios de gestão com a SAD nesta situação dramática, é mais um duro golpe na minha consideração.
Não é pela falta de lucidez, nem sequer foi isso que eu disse. Nem tentei desculpar as más ações dele com as pessoas que se rodearam. O que eu disse é que ele já não tem forças para dar um novo rumo ao Clube e isso é por vários motivos, erros no passado recente que se vieram arrastar e que agora o Clube vem a pagar às favas. Mas além disso tudo, rodeou-se de oportunistas e agora está de pés e mãos atadas nessa questão.
EliminarAinda poderia falar muito mais sobre essa questão, mas acho que haverá tempo em 2024. Como houve tempo nas últimas e continuaram a deixar esta direção, e aí culpo todos, a continuar a fazer esta gestão danosa.
Caro Paulo Oliveira, o que é que ter mais ou menos dinheiro influência a definição do perfil dos jogadores a contratar?
ResponderEliminarQuando se define um perfil para uma posição, define-se procurando as características que o treinador pensará que trarão mais garantias para o modelo que quer implementar. Depois com mais dinheiro, teoricamente, podemos contratar jogadores com mais qualidade dentro desse perfil.
O que Guardiola faria com este plantel? O que é que isso interessa? Também é suposto saber o que SC faria com o plantel do City? Para quê tentar comparar realidades que não se tocam e de treinadores que procuram coisas tão diferentes para as suas equipas?
Faz lembrar as críticas automáticas a todos os que não gostam do modelo de
SC porque é muito vertical e atirar que a alternativa é o modelo de Lopetegui.
"Caro Paulo Oliveira, o que é que ter mais ou menos dinheiro influência a definição do perfil dos jogadores a contratar?"
ResponderEliminarO Pedro Ramos, refere que o SC dá normalmente preferência a jogadores mais físicos do que técnicos, supostamente jogadores com maior capacidade técnica são mais caros (é a minha opinião), por exemplo, o Vitinha e o Fábio Vieira, ou este perfil mais requintado o mercado valoriza, e inflaciona. Digo de outra forma, um perfil técnico tem valores de mercado mt mais inflacionados.
"O que Guardiola faria com este plantel? O que é que isso interessa? Também é suposto saber o que SC faria com o plantel do City? Para quê tentar comparar realidades que não se tocam e de treinadores que procuram coisas tão diferentes para as suas equipas?"
Aqui falamos numa componente puramente financeira, e de recursos, o que faria o Guardiola com o orçamento do FCP de 90 M€? Ou, o que faria o professor Neca com este plantel, e este orçamento? Pode abrir, e espreitar:
https://salarysport.com/pt/football/premier-league/manchester-city-f.c./
O percurso de SC é altamente positivo, a equipa tem uma marca claríssima do seu treinador, o FCP de SC só em raros casos não foi altamente competitiva, cá dentro e lá fora.
ResponderEliminarEm termos técnicos já estive várias vezes em desacordo mas também estive com Mourinho e Artur Jorge, por exemplo. Cá está, é mais fácil ser de treinador de bancada e mandar bitaites.
No traço de SC há duas coisas que não aprecio mas que não se sobrepõem às que aprecio.
Também fico aziado quando o FCP perder mas acho que SC, em alguns casos, ultrapassou a linha do bom senso. Foi o único? Não. É o stress competitivo? Pode servir como atenuante mas não desculpa tudo.
A segunda são os recados para dentro nas conferências de imprensa. E aqui, é o ponto que menos tolero.
SC não precisa do FCP para viver, portanto, das duas uma. Ou aceita e compreende as condições que lhe dão mesmo que sejam muito difíceis ou se não compreende, tem que ir falar com o representante máximo da instituição. Ora, essa pessoa é Pinto da Costa. E, nenhum dos dois esconde que é uma excelente relação.
SC não procura, nem nunca procurou jogadores do perfil de Vitinha ou Fábio Vieira, mesmo que tivesse possiblidades financeiras para isso.
ResponderEliminarDa mesma forma que Guardiola e Simeone não procuram o mesmo perfil de jogador para as suas equipas porque a sua forma de jogar é tão diferente que valorizam características diferentes para as mesmas posições.
SC com o dinheiro que eles custam preferia um jogador mais físico, mesmo que tenha menos criatividade, porque acredita que o choque e o contacto são componentes muito importantes no seu futebol, por isso acredita que essas características servem melhor as suas ideias.
O mercado valoriza sobretudo os jogadores criativos e jogadores que marquem golos, não confundir com capacidade técnica individual.
Comparar orçamentos com o City? Volto a dizer mas porquê?! Qualquer equipa inglesa tem um orçamento maior que nós e essa não é a nossa realidade. Essas comparações valem zero. Da mesma forma que Guardiola podia chegar aqui e não fazer nada SC também pode um dia chegar a um clube do nível do City e nada fazer.
Ainda agora, ao ver o Arsenal, cheio de estrelas, com um plantel que vale 890 milhões de euros, que não joga nada sem bola, e que foi eliminado pelo Sporting...A quem nós já ganhámos esta época 3 vezes...nos penaltys por causa disso, fiquei contentissimo por termos SC como treinador. Há quem faça boas omeletes quase sem ovos e há quem faça más omeletes com excelentes ovos. O que me espanta, é como é que uma equipa que só joga com bola, num tiki taka de segunda, com muita parra e pouca uva, consegue estar na liderança da liga inglesa.
ResponderEliminarMalta volto a insistir, não sei se a culpa é do treinador, do presidente, da falta de competência, falta de dinheiro não acredito quando se gasta 20m€ por um jogador que não calça a meio ano, e se dá cerca de 3m€ em prémio a uma administração, não se consegue contratar no nosso campeonato
ResponderEliminarHá quanto tempo ando a dizer que o Bruno Langa é jogador para o fc porto contratar!?? Estava o chaves na 2 divisão... Sou assim tão bom para identificar jogadores com mais nível do que aqueles que compõe o nosso plantel.... E BARATO
Agora anda o Benfica a sonda lo
Outro, o Sporting consegue contratar um central de grande potencial o DIOMANDE e nós não
Outro perto de nós, GUGA rio ave daria um jeitao
Desisto ganham tanto dinheiro e competência zero, por bem menos faria de certeza bem melhor
Mário, concordo com essa análise, mas não há nada a fazer, ele vai ser sempre assim, não aguenta a derrota. Acho que também não cumprimentou o treinador do Inter, mesmo tendo sido seu colega na Lazio. E esse é um problema que tem de resolver, caso contrário não vai ser fácil arranjar uma grande equipa para treinar quando sair do FCP.
ResponderEliminarUma equipa não pode ter só artistas, tem de ter uma mescla de uns e outros, caso contrário são como o PSG... O SC até pode preferir esse jogo mais físico, mais vertical, e ser fã do futebol alemão, mas os alemães são só físico, não têm técnica, não são capazes de receber, tocar e passar bem, fazer passes de risco? São.
Um grande Sporting nos noventa minutos frente ao Arsenal. Só sofreu no prolongamento. Mereceu passar, numa exibição muito boa, colectivamente muito forte e com alguns jogadores em grande nível.
Caro DVP,
ResponderEliminarDe todos os FCP de SC o que mais me agradou foi o da época passada. Excelente toque de bola, futebol apoiado, sempre em movimento, etc.
Para mim é simples: tiramos o SC deste FCP e ficamos com uma equipa banalissima. Como já temos uma SAD banalissima, digo até fraquissima, imaginem como ficaria o clube.
Para o jogo de Braga mais uma nomeação cirurgica de dois padres encartados que num país a sério já tinham sido irradiados. Ninguém da estrutura se pronuncia e para eles é para o lado onde dormem melhor. Depois do mal feito lá vêm umas linhas a fazer de conta que estão zangados. Contra este estado de coisas não há treinador que resista seja ele SC ou outro qualquer. Lá diz o outro que lá no campeonato dele não há verdade desportiva foi pena não ter dito isso aqui quando ganhou campeonatos com o colinho que por cá continua em força
ResponderEliminarUma grande exibição do Sporting, que mostra que Porto, Benfica, Sporting e mesmo o Braga se podem bater com a maior parte dos grandes clubes europeus. É uma tremenda injustiça este sistema de pontos que permitiu aos Países Baixos passar-nos à frente.
ResponderEliminarDiamonde, 19 anos, vindo há dois meses do Mafra, faz um jogo quase perfeito. Quando se tem qualidade, não há idade nem tempo de adaptação.
Não vamos fazer de nós uns coitadinhos também. Tudo bem que as coisas não andam famosas, monetariamente falando, mas investimos 40 milhões em jogadores que praticamente não jogam (David Carmo, Gruijic e Véron).
ResponderEliminarEste valor não era suficiente para colmatar as fragilidades do nosso onze inicial?
E aqui sinceramente, gostava muito de saber qual foi o papel do SC na construção do plantel. Foi ele que preferiu que se gastasse assim o dinheiro ou aceitou aquilo que lhe deram, tipo "só te podemos dar estes, queres ou não?".
Sem dúvida, grande segunda parte do Sporting, só tremeram no prolongamento, também pela influência do Odegaard. O Sporting terminou o jogo com 4 sub 19, ou júniores: Diomandé (grande jogo), Essugo, Tanlongo, e o Chermiti.
ResponderEliminarMário, fomos ultrapassados pela Holanda, por duas razões, temos 3 equipas na Champions - é mais dificil pontuar - e apenas o Braga na Liga Europa. Já a Holanda, tem apenas um Ajax na Champions, e depois pela Liga Europa, ou Conference League, vai distribuindo, PSV, Feyenoord, AZ Alkmaar (estes estão nos quartos final eliminaram a Lazio), e ainda Vitesse ou Twente, o Utrech, ou o Hereveen, estas equipas quando vão lá, todas pontuam, em Portugal, temos apenas os 3 Grandes e o Braga a pontuar.
Por exemplo, em duas edições da Conmference League, Portugal nunca teve um representante na fase de grupos, todos são eliminados nas pré-eliminatórias. O Gil que foi 5º classificado em 21/22, este ano, no play off de acesso à Conference, disputou o acesso com o 5º classificado na Holanda de 21/22, o AZ Alkmaar, o Gil na Holanda perdeu 4-0, em Barcelos, voltou a perder 2-1. Precisamos de outro Braga a pontuar na Europa, que bem podia ser o VSC, porque tamnbém massa social para ajudar a empurrar!
Antigamente, os melhores jogadores do campeonato português, vinham quase todos para o Porto. Agora, vão quase todos para slb, sporting e até Braga. E não deve ser por falta de dinheiro, porque se houve, ainda há tão pouco tempo, 20 milhões para dar por 1 central...fora os vários milhões de prémios anuais para o presidente e companhia...é porque há dinheiro, pelo menos para algumas coisas.
ResponderEliminarO Sporting esteve defensivamente muito bem, sem dúvida, até o Adan se fartou de fazer enormes defesas, mas o que criou, e foi muito, foi muito consentido por um Arsenal que não gasta muitas energias a defender nem a tentar recuperar a bola. Custa-me a perceber como é que o City, que é uma equipa com um futebol muito + completo, muito + agressiva na recuperação da bola e que não precisa de 1001 passes para fazer um golo, está atrás no campeonato inglês.
Observem esta "estrelinha", ou constelação de estrelas. O Sporting venceu pela 8.ª vez consecutiva um desempate por grandes penalidades (em todas as competições).
ResponderEliminarÚltimos desempates por grandes penalidades do Sporting:
2014/15 SC Braga (TP)
2017/18 FC Porto (TL)
2017/18 Vitória FC (TL)
2017/18 FC Porto (TP)
2018/19 SC Braga (TL)
2018/19 FC Porto (TL)
2018/19 FC Porto (TP)
2022/23 Arsenal (LE)
A última vez que o Sporting perdeu uma decisão nos penáltis, foi em 2009, Final da Taça da Liga com o Benfica, foi a Final do Lucilio. Neste ciclo atual, a maior vitima do Sporting, tem sido o FC Porto, perdemos duas Finais, e duas Meias Finais com o Sporting nas grandes penalidades (foram praticamente 4 títulos perdidos com o Sporting nos últimos 5/6 anos, nos penáltis). Mas o Sérgio Conceição, com o Sporting, tem três finais perdidas (uma como treinador do Braga), e duas Meias Finais perdidas, ou seja, soma 5 derrotas na decisão por grandes penalidades com o Sporting, é obra!
Agora, observem este contraste, o FC Porto, nos últimos 10 anos, já perdeu pela 7.ª vez consecutiva no desempate por grandes penalidades (em todas as competições).
Últimos desempates por grandes penalidades do FC Porto, sempre derrotado:
2013/14 Benfica (TL)
2015/16 SC Braga (TP)
2016/17 D Chaves (TP)
2017/18 Sporting (TL)
2017/18 Sporting (TP)
2018/19 Sporting (TL)
2018/19 Sporting (TP)
Isto é, perdemos uns 5 ou 6 títulos nos últimos dez anos, nos penáltis.
·
Mário, sou do tempo em que o FCP formava os plantéis e os treinadores trabalhavam com o que lhes davam, como princípio. Depois, podiam sugerir jogadores, dentro das possibilidades satisfazíamos ou não essas vontades. Tudo isso mudou, começou a mudar com Lopetegui, agora não sei como é.
ResponderEliminarComo disse no post há jogadores que o Sérgio quis e teve, outros que quis e não teve, outros que não queria e aceitou.
Mas para mim e já disse aqui, a 1ª coisa a fazer quando se contrata um treinador devia ser: em princípio tem estes jogadores, podemos ou não satisfazer um ou outro pedido, aceita? Depois tudo seria mais fácil.
O Mourinho que foi o treinador de maior sucesso no FCP, fez dois ou três pedidos. Derlei e Nuno Valente, mais tarde Maciel, Benni e depois da conquista da Taça UEFA, não perder a base que a tinha conquistado.
O problema vila pouca é já não conseguimos contratar os derlei, os nunos valentes etc do nosso campeonato... Até da 2ª divisão já não conseguimos!!!
ResponderEliminarBatemos no fundo
Enfim, o sorteio da Champions, e o emparelhamento para as meias finais, poderia dar um FC Porto Benfica, e posteriormente um Napoles, ou Milão... Não adianta chorar sobre o leite derramado, mas mereciamos lá estar.
ResponderEliminar"O problema vila pouca é já não conseguimos contratar os derlei, os nunos valentes etc do nosso campeonato... Até da 2ª divisão já não conseguimos!!!"
ResponderEliminarÓ Lamachã, um dos melhores marcadores desta Liga, o Fran Navarro, joga na 2ª divisão?
E mero feeling, de Barcelos acredito que também virá o nº6 brasileiro Vítor Carvalho, isto porque o Uribe já foi.
Este sorteio ainda me deixa mais zangado com a nossa eliminação.
ResponderEliminarÍamos defrontar o Benfica nos quartos. Aí e o quanto eu gostava de jogar contra eles com árbitros estrangeiros.
Vila Pouca, escutas revelam alguns dados, porque foram públicas conversas entre Sérgio Conceição e Jorge Mendes, foram intercetadas no âmbito do processo Cartão Vermelho. O Sérgio no verão de 2020, estava revoltado e frustrado com o plantel da temporada 2020/21, temporada que já tinha 2 ou 3 jornadas.
ResponderEliminar"Após o fecho do mercado, Jorge Mendes liga a Sérgio Conceição para lhe informar que já lá tinha dois jogadores, referindo-se a Felipe Anderson e Marko Grujic. O agente pede ao técnico azul e branco para ter calma, ao que Conceição refere que iria explicar a situação pessoalmente o que estava a viver no FC Porto..."
Recordo que essa temporada começou mais tarde (covid), e dos 10 reforços do FC Porto, só o Claúdio e o Carraça começaram a pré temporada, depois, a duas ou três semanas de começar a Liga, chegaram o Zaidu, o Taremi e o Evanilson (o Telles e o Danilo, ainda jogaram as três primeiras jornadas). Já em cima do fecho de mercado, e sem terem feito pré-época, chegaram 5 jogadores: Nanú (que na semana anterior tinha marcado no Dragão ao FCP), o Toni Martinez, e os três emprestados, o Sarr, o Grujic, e o F. Anderson.
Nessa temporada tão atribulada, o FC Porto fez uma grande Champions (disputada em tempo record), mas que nos deixou marcas no campeonato, e que o Sporting aproveitou, porque nem jogou Liga Europa. Esse Porto todo "remendado" foi eliminado nos quartos final da Champions, pelo campeão Europeu Chelsea!
Temos de nos focar a 1000% nestas dez jornadas finais, ora porque a queremos disputar até ao final (já lá vou), ora porque temos já no Domingo de defender o atual segundo lugar, mas nunca sem perdermos de vista o Benfica. Nas próximas três ou quatro semanas (vamos ter uma paragem para as selecções), teremos duas deslocações muito dificeis, Braga e Luz, mas como estamos apenas focados na Liga, temos de ir com tudo para os vencer.
ResponderEliminarAgora deixo-vos o calendário do FC Porto e Benfica, para os próximos 30 dias:
FC Porto
Março:
19 Braga fora.
Abril:
02 Portimão casa.
08 Benfica fora.
15 Sta Clara casa.
22 Paços fora.
Benfica
Março:
18 VSC casa.
Abril:
02 Rio Ave fora (pós selecções).
08 FC Porto casa.
12 Inter casa.
15 D Chaves fora.
19 Inter fora.
Observem as primeiras semanas do mês de abril do Benfica, e recordo-vos, perdemos em Vila do Conde, perdemos no Dragão com o Benfica, e voaram 6 pontos, estou maluco da cabeça? Talvez, eu sei que eles estão com uma grande dinâmica de vitória, mas este foco na Champions, pode distrai-los, e pode ser um convite ao "tropeço". Depois, já em maio, recebem o Braga, e vão a Alvalade ...
Bom, alguns dirão que entrei num qq excessivo devaneio, talvez, mas com este nosso treinador, ninguém desiste, e como referi em cima, no curtissimo prazo, temos de ganhar já em Braga!
Bom jogo dos viscondes ontem e merecida qualificação .
ResponderEliminarO Pote fez um grande golo , mas também convém dizer , que grande argolada do guarda redes do Arsenal !!! quer dizer , o Sporting recupera a bola e depois vai para o Pote que tem todo o tempo do mundo para fazer aquele chapéu , entre o tempo que o Arsenal perdeu a bola e o remate devem ter passado uns 8 ou 10 segundos , o tempo mais que suficiente para o guarda redes ter voltado para a baliza quando a sua equipe perdeu a bola .
Nós que aqui "malhamos" no Zaidu e no João Mário , mas olhando para os laterais do Arsenal , o Zinchenko e Tomiyasu , eu pergunto aqui , quais os melhores ??? os nossos , ou os deles ???
Quanto ao sorteio dos lampiões , que azar do c@ralho !!! podíamos ser nós a defronta-los e teríamos via para as meias , assim ...
Não sei porquê, mas andava com um forte palpite de que se passássemos o Inter, ia sair-nos o slb a seguir. E saía mesmo, saíu ao Inter que está lá no nosso lugar. Iam ser 3 jogos contra o slb, em pouco tempo, 2 apitados por árbitros internacionais e 1 apitado pelos padres sempre de serviço. Era meio caminho andado pra estarmos nas meias finais da Champions e ainda daria pra ver as diferenças pró colo do jogo do campeonato. Foi pena.
ResponderEliminarOLHA O NORTE.
ResponderEliminarAos Ratoeiras Encardidos mais uma vez a sorte sorriu-lhes, vão defrontar o Inter, um clube que só não foi eliminado pelo FCP por razões que todos nós aqui já comentamos. Só lhes desejo a pior sorte do mundo, que é aquilo que eles merecem.
Eu também, como aqui já tinha dito, o SC não foi o treinador do meu agrado quando chegou ao FCP pelos motivos ou razões que todos nós conhecemos. Problemas no Braga no Guimarães enfim vinha com esse selo. Hoje reconheço que foi a melhor escolha (talvez pelo respeito que tem para com o sr presidente) as coisas não descabem tanto, embora, ás vezes com alguma azia lá vai mandando umas bocas a alguns Agachados do sr presidente.
Foi o treinador ideal que fez o milagre de transformar as pedras em pão para dar de comer e manter o sr presidente. Com uma equipa sem vedetas mas musculada à sua imagem foi aquilo que se viu. Hoje o sr presidente gabasse de dizer que foi ele que o foi buscar, esquecendo-se de dizer que também foi ele trouxe o espanhol e outros que por lá passaram e só enterraram o FCP.
Por mais Ações que o sr presidente compre, por mais Academias que faça, por tudo e mais alguma coisa não tem condições para ser presidente. Em 40 anos deu-nos muitos títulos, coisas boas e outras menos boas!... O FCP não lhe deve nada, é um presidente bem pago. Para mim a não continuação do sr presidente é a idade, 40 anos como líder é muita coisa, estamos muito gratos se quiser mas o FCP precisa de outra gente, gente nova com outras ideias, porque o FCP é uma grande Instituição Mundial.
Com o avanço que a lampionagem tem, vai dar para gerir, nao creio que percam muitos pontos, deixamo-nos ou obrigaram-nos a atrasar, e se for preciso, os padres estão aí, e assim, estão confortaveis...
ResponderEliminarAinda por cima, com a sorte no sorteio Champions, podem chegar à final ... e aí...
Temos de dar luta, ganhar em Braga e todos os jogos, uma pena este atraso pontual, pois podiamos aproveitar deslizes por pressão da Champions... mas é uma diferença grande.
«Benfica
ResponderEliminarAbril:
02 Rio Ave fora (pós selecções).
08 FC Porto casa.
12 Inter casa.
15 D Chaves fora.
19 Inter fora.»
Não estranhem, se o D Chaves Benfica seja adiado, e se dispute dia 26 ou 27 de abril, em nome dos superiores interesses do Benfica. Se já o fizeram com o Brugge, antecipando o Paços Benfica, irão tentá-lo novamente, mas no caso de Chaves, irão tentar adiar o jogo, vocês vão ver. Aliás, no pós Arsenal, o Sporting não vai jogar a Barcelos, jogo adiado, e o Gil penalizado desportivamente e financeiramente (bilhética, o jogo será numa 4ª feira à noite).
Observo o nosso calendário, e no dia 26 de outubro, às 17:45 Brugge 0 FC Porto 4, e três dias depois, no dia 29 de outubro, às 15.30, Sta Clara 1 FC Porto 1, o FC Porto teve apenas 70 horas de descanso, e não as regulamentares 72 horas de intervalo, com duas deslocações, e ambas de avião, resultado, largamos dois pontos nos Açores, mas então, ninguém se preocupou com os tais superiores interesses do Futebol Português...
Mas se no FC Porto, ninguém se queixou (apenas o Sérgio o fez, naquele caso dos Açores), é porque está tudo bem com a Comissão Permanente de Calendários da Liga, ou com a SportTv!
Olá, boas.
ResponderEliminarUltimamente não tenho comentado aqui mas leio religiosamente o blog.
A minha televisão em casa avariou, já via pouca Tv, olha foi remédio santo. Significa isto que já muito raramente vejo jogos de futebol. Vou lendo e ouvindo algumas coisas. Como o futebol português é uma lesma e raramente alguma coisa, sinto que não ando a perder nada.
Concordo com o post sobre SC. Discordo do que o Pedro Ramos disse concordo com a resposta do Paulo Oliveira.
É injusto assumir que o SC gosta de jogadores físicos. As pessoas criam imagens e depois ficam coladas eternamente.
Discordo que tudo começa pela definição de um perfil. Teorias. A vida não é assim. É a realidade que impõe as coisas. O SC chega e faz uma leitura da realidade, isso inclui a realidade do clube a nível económico/financeiro e os jogadores que dispõe. Os grandes treinadores é isto que fazem, os outros perdem-se em teorias. Se não tens ovos, serve zero vir com o, "ah, eu gosto de perfil técnico, vamos lá impor isto!".
Quase toda a gente aqui gosta do perfil técnico. Certo. Mas como o Paulo Oliveira disse, isso custa muito dinheiro! Eu diria que aos valores de hoje, tinhas de começar com 20m para procurares jogadores assim! E mesmo assim...com um nível de risco altíssimo, quando abrisses o melão, perceber que acertaste num flop.
Hoje o Porto, nem a jogadores com 5m chega! É esta a realidade.
Portanto é falso que o SC goste do perfil a, b, c. É irrelevante num clube como o Porto. Tu adaptaste aquilo que tens e não aquilo que gostarias de ter!
E nisso o SC é eximio. Quando começaram a aparecer jogadores mais técnicos como o Fabio e o Vitinha, ele usou os! Mas esses jogadores apareceram por geração espontânea, foi um acaso.
Num clube com a pressão para ganhar como o Porto, tens de ser muito pragmático, se não vais te perder nas teorias e os adeptos têm pouca paciência. Nisso o SC também se mostrou ser muito bom. Experimentas mas se não resulta, ele muda depressa.
O Pedro queria o quê? Que ele andasse a perder tempo a experimentar jogadores da B com esse tal perfil técnico? Se ele não faz isso é porque sente que não têm qualidade. Ele não é tolo e deve ter um faro razoavelmente bom, se o jogador A lhe cheira que é bom, ele põe o a jogar.
De resto concordo com a maioria dos comentários aqui. O SC foi das melhores coizinhas que aconteceu ao clube.
Em tempos eu já expus o que penso, se o SC saísse era um favor que faria ao clube, porque esta sad acabaria de cair de podre. Eu tenho muitas dúvidas, um dia quando se olhar para trás, de um ponto de vista histórico, o que teria sido melhor para o clube e por melhor, entendo a sua sobrevivência e competitividade no futuro, se o SC não tivesse estado tanto tempo no clube porque isso teria provocado a queda da sad e com isso, o clube ter de fazer o que é inevitável fazer.
Como alguém aqui já disse, daqui até o Braga ultrapassa o Porto nas condições que dá os jovens. É dramático o que esta sad velha está a fazer ao clube.
Grande abraço.
Este comentário foi removido pelo autor.
EliminarOi
ResponderEliminarQuase dava jogo grande na champions.
3asifa, acho que o Pedro tem alguma razão. O SC não procura, no geral, apenas jogadores fortes tecnicamente, ele também aprecia jogadores bons tecnicamente em certas posições. Prova disso são as contratações de Luís Diaz, Veron, Pepê, Galeno, Franco, etc.
ResponderEliminarAgora que no setor onde se definem os jogos, o motor da equipa, que é o meio campo, o SC prefere a força e intensidade, á inteligência e qualidade técnica.
Não é á toa que as equipas que mais dificuldade nos causam, são as que jogam fechadas.
Basta ver as duplas que compuseram o meio campo desde que o SC é nosso treinador. A excepção é o Vitinha, que até foi dispensado, valeu-nos o Wolves e talvez o flop Fábio Silva.
Atenção que isto não é uma crítica, é a constatação de um facto. Até porque a fórmula do SC tem resultado.
Como já disse anteriormente a desculpa do dinheiro não cola. Gastámos 40 milhões em jogadores que não jogam.
Bem, é a segunda vez que os 40 M gastos em jogadores que não jogam aparece aqui referido tendo sido a primeira mais detalhada "investimos 40 milhões em jogadores que praticamente não jogam (David Carmo, Gruijic e Véron)".
ResponderEliminarOra, incluir nessas contas o Grujic acho muito forçado pois tem jogado bastante e a bom nível. Quanto ao Veron até agora pode ter sido só azar, é cedo.
"Como já disse anteriormente a desculpa do dinheiro não cola. Gastámos 40 milhões em jogadores que não jogam."
ResponderEliminarAlexandre, na minha opinião, "gastar milhões", e "investir milhões", são coisas diferentes. Há mais de 10 anos, já investiamos mais de 40 M€, e o mercado inflacionou de forma brutal. Nos últimos 3 anos, dos 3 Grandes fomos o que menos investiu, ou gastou. Mas é curioso, a propaganda dos nossos rivais apontam permanentemente aos 40 M€, ou ao custo do David Caro, mas o FC Porto foi o que menos investiu dos 3 Grandes, enfim, eu não tenho o hábito de emprenhar pelos "óbidos"!
Pergunto-lhe, os jogadores que chegam, tem a obrigação de jogar, ou de ser titulares por decreto?
1 O David caro, em Brugge cometeu uma enorme estupidez que, poderia ter comprometido o nosso apuramento, valeu-nos o Diogo duplamente. Três dias depois, novo "casarão" nos Açores, banco, e na minha opinião bem, sobretudo aquilo que fez na Bélgica é imperdoável o Marcano entrou, e tem sido de uma eficácia e regularidade tremenda, é o nosso melhor central na bola parada, por exemplo com o Inter fez um jogo enorme.
2 O André Franco, o treinador vai tirar da meia direita o Otávio, para jogar o Franco?
(Precisamos de um médio com a meia distância do Franco, é o único que temos)
3 O Verón, em estreia nem se pode queixar de oportunidades, mas tem sido infeliz, até nos golos anulados. Mas o jovem brasileiro hoje, é melhor que um Galeno, ou um Pepê?
4 O Samuel Portugal, vamos tirar da baliza o Diogo? Isto quando em termos de hierarquias o Cláudio parte na frente?
Elenquei os nossos 4 reforços ou aquisições desta temporada, ou os tais 40 M€.
Há um ano, o Pepê já era um "flop" que tinha custado 15 M€ (lembra-se?), o Diaz foi transferido, e o Pepê explicou-nos aqueles 5 meses a "marinar", e este ano explodiu.
Outro exemplo, o Eustáquio e o Galeno, ambos contratados há um ano no mercado de inverno, não eram também dois flop´s? "Marinaram" 4 meses, e estão aí fortissimos.
O Sérgio tem esse hábito de colocar os reforços a "marinar", e os resultados tem sido muito bons, quando eles são chamados, tem respondido e correspondido muito bem, aliás, nos últimos 6 anos do SC, quantos reforços em ano de estreia foram titulares absolutos? Militão, Marchesin, Uribe, Zaidu, e o Taremi. Alexandre, apenas 5 reforços em estreia foram titulares absolutos com SC, isto em 6 anos, e os resultados tem-lhe dado razão, ou não?
O Kvaratshckelia do Napoli custou recentemente 10 a 12 milhoes... Isto deixar passar uma oportunidade sem pelo menos tentar, é andar a dormir... E 20 milhoes por um central de qualidade até duvidosa é um luxo que o Porto não se podia dar, até porque o que precisavamos mesmo era um centro campista com chegada à frente. Para o Carmo mais valia ter apostado no João Marcelo. Mas foi o pânico da saida do Mbemba, e continuo a insistir na imjustiça com o Fabio Cardoso, para mim tem que ser titular de caras, é o Filipe 2.0.
ResponderEliminarNo JN já começou a campanha eleitoral para as próximas eleições com a promessa de reforços a sério para a próxima temporada.
ResponderEliminarNão sei devo rir ou chorar...
Confesso, ainda estou a remoer na Champions, e a coisa agravou-se com o sorteio de ontem. Porém, para atenuar as feridas, vou buscar outras coisas positivas, por exemplo, a representatividade do Futebol Português na Champions, sendo Portugal, um País com uma reduzida dimensão geográfica, demográfica, e económica, isto comparativamente com mais de uma dezena de Países da Europa, temos de reconhecer que o Futebol Português, tem feito coisas verdadeiramente notáveis, aliás, se noutras atividades económicas, estivessemos ao mesmo nível do futebol de clubes, ou de selecções, seriamos com certeza um País mais pujante em termos económicos, e sociais, não tenho dúvidas nenhumas.
ResponderEliminarObservem estes números: Nas dez últimas edições Champions (balizadas entre 2013/14 e 2022/23), quantos clubes da Europa estiveram nos Quartos final da Champions? Foram 27 clubes no seu total. E a que Países pertencem esses 27 clubes que estiveram nas dez últimas edições Champions, nos Quartos Final? Inglaterra 6 clubes, Itália 6 clubes (sublinho: Inter, Milão, Napoles, Atalanta e Roma, com apenas uma presença nos Quartos Final), Espanha 5 clubes, Alemanha 4 clubes, França 3, Portugal 2, e Holanda apenas 1 clube.
Finalmente, quais os clubes com mais presenças nos Quartos Final da Champions, novamente nas dez últimas edições, clubes com, duas ou mais presenças nos Quartos, aí vai:
Bayern 9 X, R. Madrid 8 X, Man. City 7 X, Barcelona 7 X, A. Madrid 6 X, PSG 5 X, Liverpool 4 X, Chelsea 4 X, Juventus 4 X, FC Porto 3 X, Benfica 3 X, B. Dortmund 3 X, Man. United 2 X, e Mónaco 2 X.
E a fechar, volto a remoer, e a "Ásia" volta a bater-me à porta, isto porque estivemos tão perto dos Quartos final da Champions, e essa seria a nossa 4ª presença nos Quartos nos últimos dez anos, tal como Liverpool, Juventus, ou um Chelsea que, investiu só nesta temporada, mais de 600 M€ em reforços, enfim, temos feito coisas verdadeiramente notáveis, e muitas vezes, nem as valorizamos, ou relevamos.
O problemas das contratações não está no dinheiro que gastamos ou não.
ResponderEliminarO problema é que contratamos o que não precisamos. Vejamos, mesmo pensando que a ideia era dar a titularidade a David Carmo, tinhamos Marcano, Pepe e Fabio Cardoso. Contratamos mais 1 guarda redes para?...seria o plano para vender Diogo Costa depois do mundial que correu mal.
O Veron para? Onde existe Galeno e Pepe.
O André Franco para ser uma alternativa ao Octávio?
E se tivessemos focado em posições realmente deficitárias como as laterais? Provavelmente não estariamos a falar de reforços que não jogam.
Não está em causa os jogadores que num futuro podem vir a ser reforços mas se estamos tão mal de finanças os critérios para contratações deveriam ser diferentes até porque para tapar buracos temos os jogadores da b.
A propósito do título deste post: "Não há treinadores perfeitos", na primeira semana de Maio, quando jogarmos no Dragão a 2ª mão da Taça de Portugal com o Famalicão, o Sérgio Conceição completará 322 jogos no banco do FC Porto, e igualará o registo de José Maria Pedroto.
ResponderEliminarNo contexto Champions (com este formato com grupos), o FC Porto regista 26 presenças, das 31 edições já disputadas. Quais os treinadores do FC Porto, com mais de dez jogos na Champions?
(sem play off´s, ou pré-eliminatórias, isso não é Champions)
1º Sérgio Conceição, 42 jogos, 20 vitórias, 7 empates, e 15 derrotas, (66-58), 47,6 % de vitórias.
(se temos vencido o Inter, SC atingia os 50% de vitórias na Champions)
2º Jesualdo, 34 jogos, 16 vitórias, 8 empates, e 10 derrotas, (43-37), 47% de vitórias.
3º Fern. Santos, 20 jogos, 9 vitórias, 3 empates, e 8 derrotas, (30-26), 45% de vitórias.
4º Mourinho, 17 jogos, 8 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, (23-18), 47% de vitórias.
5º Lopetegui, 16 jogos, 9 vitórias, 4 empates, e 3 derrotas, (34-20), 56,2% de vitórias.
6º Oliveira, 14 jogos, 6 vitórias, 3 empates, e 5 derrotas, (15-19), 42,8% de vitórias.
7º V. Pereira, 14 jogos, 7 vitórias, 3 empates, e 4 derrotas, (18-13), 50% de vitórias.
8º Robson, 11 jogos, 3 vitórias, 5 empates, e 3 derrotas, (13-09), 27,2 % de vitórias.
Para além daqueles 8 treinadores, outros 8 treinadores orientaram o FC Porto na Champions, mas com menos de 10 jogos no banco: Carlos Alberto Silva, Ivic, Octávio, V. Fernandez, Couceiro, Adriaanse, Paulo Fonseca e NES.
Pedro Ramos, então FCP tem um central com 40 anos, outro que raramente jogou na época passada por estar lesionado e tem 35 - falar agora de Marcano é acertar no totobola à segunda-feira -, Mbemba ia sair e o FCP não precisava de um central? Claro que precisava. Tinha era de planificar em devido tempo e contratar alguém mais barato. Não fez isso, teve de contratar sob pressão, contratou o David Carmo - não considero um caso perdido -, mas por valores demasiado altos para as nossas possibilidades. Claro que precisamos de um guarda-redes, o Diogo Costa tem de ser vendido, se não for como vamos acabar o exercício com contas equilibradas? Precisamos de fazer cerca de 70 milhões em mais valias.
ResponderEliminarO Veron para mim foi uma contratação que faz sentido, à Porto. Jovem, enorme potencial, valores aceitáveis, pode vir a dar rendimento desportivo e financeiro. Infelizmente tem passado mais tempo lesionado que a jogar.
Devíamos ter contratado um médio diferenciado, contratamos o André Franco, ainda não é esse médio, se calhar nunca virá aser, mas pode vir a ser muito útil e o preço foi baixo.
Também li a notícia do JN e para mim que conheço bem as pessoas, não é surpresa. Como vamos conseguir estando na situação financeira dramática que estamos? Se estivermos na CL, a única solução é barriga de aluguer, uma parceria com o JM ou outro semelhante que coloque os jogadores na montra FCP e CL, para depois os colocar em clubes com outro potencial financeiro e económico.
Pedro Ramos, viu os jogos que o David Caro fez na edição 2021/22 da Liga Europa? Opinião pessoal, foi fundamental na solidez defensiva do Braga, no caminho até aos Quartos final, apenas a expulsão do Medeiros, eliminou o Braga na Escócia, o Caro na Escócia fez um jogão, foi o patrão daquela defesa, e perante aqueles "calmeirões" foi gigante, em meia temporada (esteve lesionado), o Braga do Carvalhal melhorou muito defensivamente, justamente com o regresso do Caro. Recordo que, antes de se lesionar naquele jogo em que o Diaz foi expulso em Braga, o Caro já estava "embalado" com destino a Liverpool. Com 23 anos, já leva com rótulo? Pepe 40 anos, Marcano 35 anos, supostamente, precisamos ou precisavamos de um central, ou não? Mas não tem jogado? Não, porque se é tolerável o "casarão" nos Açores, já aquela estupidez na Bélgica é imperdoável, e pode-lhe servir de lição. Depois, o Marcano, como já afirmei (supostamente iria ser dispensado), tem feito uma época mt boa, com uma enorme regularidade.
ResponderEliminarVerón? Uma oportunidade de negócio, sobretudo pelo seu potencial (tem apenas 20 anos), temos Pepê e Galeno? E há garantia que ambos fiquem na próxima temporada? Prevejo que vamos transferir o Diogo Costa, e ainda apenas um destes três brasileiros: Pepê, Galeno ou o Evanilson (as lesões não o valorizaram, porém, a entrada do Navarro pode sinalizar a sua transferência). Pedro Ramos, observe, quanto tempo estiveram aqueles 3 brasileiros a "marinar"? Pepê meio ano, Galeno meio ano, e o Evanilson um ano. O que poderá ser o Verón com um ano de FC Porto? Não sei, mas pela amostra daqueles três brasileiros, a coisa pode prometer mesmo.
Sobre o Samuel, concordo, não havia necessidade, com o SC o plantel tem 4 guarda-redes, na minha opinião, é um exagero. Perspetivei a saída do Marchesin, mais como um empréstimo, para regressar na próxima temporada, mas com esta lesão, rotura do tendão de Aquiles, e com 35 anos... o Helton com 35 anos, sofreu a mesma lesão...
Não vejo o Franco como substituto direto do Otávio, mas já vejo o canhoto Franco, mais como um substituto do esquerdino Fábio, mas não quero voltar a falar do canhoto Lincoln, porque já sabiam que o mercado ia chamar o Fábio, e por antecipação, em março/abril de 2022, deveriamos fechar o Lincoln, mas infelizmente este Porto, já não tem aquele modelo organizacional exemplar, hoje tudo se faz em cima do joelho ...
Vi o Carmo quer na liga Europa quer no campeonato e pensava que ia impor-se de forma fácil e clara.
EliminarFoi uma desilusão muito muito grande, daqueles que até hoje ainda não percebo.
Disse na altura que depois daquele disparate na Bélgica que ele não podia jogar mais, mas mesmo antes, aquilo que vi em nada se aproximou ao que tinha visto em Braga.
Sobre os outros, não está em causa a qualidade deles e espero sinceramente que tenham sucesso com as nossas cores.
Penso que, até pelo modelo de SC, as laterais deveriam ter sido a grande prioridade e não foram.(Não me pergunte quem deveria ter vindo e quais os bons laterais que havia no mercado porque isso tem de ser trabalho do clube, que nos dias de hoje parece não existir)
Vila Pouca, subscrevo a tua opinião sobre o Caro, o Veron, o Franco, e a baliza, aliás, antes de ler esse teu comentário, tinha editado a minha opinião.
ResponderEliminarDeixa-me só acrescentar, não fora o "salvador" Conceição a gerar encaixes desportivos (títulos), e financeiros (cerca de 300 M€ em 6 anos, via prémios da UEFA, e ainda a valorização de jogadores), arrisco-me a afirmar que o FC Porto, seria hoje outro Famalicão do Mendes.
Eu percebo essa lógica mas para mim ainda tínhamos o Fábio Cardoso que jogou sempre muito bem quando chamado ou seja podíamos formar uma boa dupla com o que existia em casa. Podíamos aqui, procurar apenas alternativas aos titulares.
ResponderEliminarAs compras de ocasião podem fazer sempre sentido mas não quando comprometem reforços para as posições deficitárias.
Eu sei que o Vila sabe muito mais do que eu do que se passa no clube, mas fico com a ideia que não contratamos mais reforços porque já tínhamos "estourado" o dinheiro que havia.
Mas o Sr. também aborda uma questão importante que é como sair daqui, e aí não sei se é mais importante gastar dinheiro em reforços que tornem a equipa mais equilibrado ou em jogadores que possam ser grandes mais valias mesmo desiquilibrando o plantel.
Posso seu eu que estou errado.
Paulo Oliveira... andas a remoer na champions, também eu, depois do sorteio, ainda pior, acrescido ao sentimento que os benfas, com sorte, o sorteio é uma sorte indescritível, podem lá chegar e à esquizofrenia que já anda por aí...
ResponderEliminarComo fator positivo, pode dar azo a deslumbramento e podemos aproveitar, mas não acredito muito... ganhar em Braga, fundamental, pressionar, pressionar, para não permitir muitas gestões... dar mais espaço, é o jackpot total para a benfaria e acólitos...
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarO SC, TAMBÉM TEM CULPA NO CARTÓRIO.
David Carmo, David Carmo! E o Diogo Leite que está Selecionado e a fazer uma grande época na Alemanha, e se eles fizerem a opção de compra vai ser vendido por tuta e meia! Este também nunca agradou ao SC. Como aqui já foi dito, não foi só o sr presidente o culpado, o treinador SC também se precipita e tem culpa em muitos que entram e por aí ando e outros que já saíram de vez ou emprestados e foram bem pagos. Vejam quantos defesas direitos entraram e saíram e agora tem 3 para aquele lugar e sacrifica o Pepê!...
CADA ROCA... Bleu, bleu...
Cada treinador vê o jogador à sua maneira, há muito jogador que passa ao lado de uma grande carreira porque o treinador ao não vai pela sua maneira de jogar ou pela sua cara. Como diz o povo, em tudo é preciso ter Sorte na Vida.
O grande problema do david carmo é que não sabe sair a jogar,,,é chutao para a frente e fe em Deus,,,,quanto ao sc é só para mim o melhor treinador da história do fcporto,,,,sem ovos tem feito boas omeletes!
ResponderEliminarQuando aparecem maus resultados ou objectivos falhados todos os treinadores acabam por ser julgados, pelo carácter, modelos de jogo implementados, ou escolhas de jogadores, todos.
ResponderEliminarMas aqueles de personalidade vincada são mais escrutinados, como Sérgio Conceiçao ou José Maria Pedroto, os treinadores Portistas mais apaixonados, rigorosos, convictos e competentes, logo parecidos, que conheci.
Amados, odiados, vilipendiados pelos de sempre e, curiosamente, igualmente contestados pelos seus.
Pedroto, que provinha de uma família classe média alta do Alto Douro, também disparava em todas as direções quando não ganhava e "pintava a macaca" internamente, inclusivemente provocou a sua saída da primeira vez como tecnico.
Também teve na sua conta Metralhas, Bifes, Óscares ou Serginhos, apesar de sempre, ou quase sempre, ser o responsável pela composição do plantel, o seu futebol de toque ás vezes também era substituído pelo jogo aéreo "...quando não se pode jogar pelo chão tem de ser pelo ar..." e nem por isso deixou de ser quem foi, O Mestre.
Sergio Conceiçao, oriundo de gente humilde e trabalhadora, é aquilo que está à vista, generoso, impulsivo, frontal, ás vezes desagradável quando perde mas, no entanto, um dos mais capazes treinadores de futebol que conheci.
Provou, quando teve ao dispôr jogadores capazes para tal, ter um modelo de jogo atraente e altamente eficaz sem nunca poder escolher plantéis, antes, vendendo-lhe anualmente os melhores.
Falta constatar ao cépticos, que não eu, o que fará no dia em que tiver à sua disposição quem quis.
Depois destes, para mim, vieram Bobby Robson, Artur Jorge, Mourinho e Adriaanse- o último treinador a revolucionar taticamente o futebol português.
Serginho, Oscar, Bife ou Toninho Metralha
Jorge Aragão, ando mesmo a meter moedas no parcómetro com a Champions, o sorteio deles é impressionante, mais parece Portugal no Euro 2016. Quanto ao campeonato, podem-me chamar maluquinho, mas não desisto, até o matemáticamente me disser que já não dá.
ResponderEliminarPrimeiro, temos de fazer bem o nosso trabalho, e ganhar os 10 jogos que nos resta, e começar já amanhã, depois, aproveitar algum deslumbramento deles com a Champions, mas também contar com o aumento de carga competitiva, ou as inevitáveis ressacas europeias. Neste momento, também precisavamos do fanfarrão JJ no Benfica, depois, faço contas com o SE, e, se ganharmos na Luz, e se eles perderem em Alvalade na penúltima jornada, esfumam-se 6 pontos, e vai ter de aparecer um qq Estoril Praia.
A propósito, em 2013, o Benfica eliminou o Fenerbahçe, e carimbou a Final da Liga Europa, para 3 ou 4 dias depois, o Estoril empatar na Luz, no tal campeonato em que eles não morreram na praia, porque morreram sim com o Estoril Praia. Este ano jogam em Milão a 2ª mão da Champions, e 4 dias depois jogam com o Estoril na Luz, será que a história se repete? Pois é, nós em fevereiro perdemos em Milão, e 4 dias depois, estavamos a perder no Dragão com o Gil ...
Para hoje, não alimento expetativas, o VSC vai jogar com o 3º G Redes (o Bruno Varela sofreu uma mialgia sem esforço, porque na baliza corre como um desalmado), mas também sem o Bamba que, na minha opinião é o melhor jogador do Vitória, hoje vão ganhar fácil.
Acabei de ver o onze do Vitória na Luz, e a coisa promete, vão jogar com 4 Silvas: o Tiago Silva, o Dani Silva (este não era cantor?), o Jota Silva, e o André Silva, e no banco, está o Anderson Silva.
ResponderEliminarAfinal quantos Silvas há em Guimarães? Em Portugal, uma em cada 38 pessoas têm Silva no nome, mas em Guimarães essa tendencia aumenta, numa ficha de jogo com 20 jogadores, o VSC tem 5 Silvas, portanto, vamos i'mbora Silvas, pra cima deles. Mero feeling, hoje vai ser dia ou noite do Alisson Pelegrini Safira, um rapaz com uns nomes modernos ou vanguardistas, mas conservador, porque nascido e criado em Creixomil.
Boa noite,
ResponderEliminarAqui alimenta-se mtas ilusões... o campeonato respeita uma tendência, se for necessário metem um bruno paixao - coitado vive com a mae e está na penumbra... e se não for suficiente vão buscar um calabote! Eu não tenho ilusões!
Pessoalmente não gosto mto desse tipo d prognósticos, peço desculpa por isso...
Mas depois de tudo q tem sido feito para que o clube do regime ser campeão, pensarmos q assim não será... é utópico!
O FCPORTO perdeu o campeonato com o Gil Vicente!
E na Luz, como já se previa, os Silvas cumpriram, dos 6 golos, 3 deles tiveram a marca Silva, Dani Silva (auto-golo de apanhados, tudo lhes corre bem), André Silva, e António Silva.
ResponderEliminarO Benfica nesta Liga já soma 10 penáltis (o record ainda é do Sporting em 2001/02, foram 17, em 34 jornadas), mas o Benfica também está perto de ter uma média de meio penálti por jogo, e o Rafa Silva (outro Silva), está a tornar-se um verdadeiro especialista, basta cair, e é penálti para o Benfica, hoje, foi o desbloqueador 2-0.
A imprensa escrita/falada, quando é que cria a campanha Rafaremi?
Amanhã o Duarte Calabote, vai-nos explicar a tese deste penálti, eu já vi e revi as imagens, e não vislumbro penálti nenhum, mas o Duarte Calabote, vai cozinhar qq coisa, ele que, ainda é o recordista nacional, isto porque assinalou três penáltis em apenas 12 minutos num Benfica VSC, naturalmente, todos a favor do Benfica.
João Silva,
ResponderEliminarHá dez anos, havia 9 pontos em disputa nas 3 jornadas finais, o Benfica perdeu 5 pontos em apenas duas jornadas, e também perdeu o campeonato... Vamos já desistir? Prefere um prognóstico mais catastrofista?
Provavelmente, é bem melhor ser pessimista do que otimista. É que o pessimista fica satisfeito quando acerta, mas também quando erra, e quando acerta no pessimismo, ainda nos dizem: "eu não vos tinha avisado que isto ia correr mal?".
Estive a ver o Estoril e pergunto como é possível estes coxos terem marcado 2 golos no Dragão e terem-nos feito a vida negra. De facto a nossa equipa deixa muito a desejar. Obrigado sr presidente pous é o principal responsável desta situação em que nos encontramos
ResponderEliminarÉ uma opinião...
ResponderEliminarO Paulo - também sou Paulo, tem a sua, eu tenho a minha!
O mais catastrófico desse campeonato foi o golo do kelvin, o empate com o Estoril só permitiu acontecer a catástrofe! Esse golo foi caido do céu...
O jogo q antecedeu o Estoril não me recordo... Este campeonato bastou ver as primeiras jornadas para perceber o q se tem vindo a constatar... mas a verdade é que o FCPORTO está confortável com a situação- exceção da generalidade dos adeptos. Infelizmente creio q perdemos o campeonato no Gil Vicente, o campeonato do FCPORTO é ganhar todos os jogos até final do campeonato, incluindo taça (poderão empatar um nas meias finais)... e é por isso q torço!
Caros Portistas,
ResponderEliminarCaro DVP, e o Waris, Saravia, Bruno Costa, e por sorte não veio o Bruma(esperemos que não nos lixe hoje).
O treinador também recebe comissões?? é que houve exigências do SC que não se entendem como por exemplo o Zé Luis caríssimo e a ganhar muita pasta. O SC fez milagres sem dúvida alguma mas com esta milhões todos desperdiçados também podia/devia ter feito melhores escolhas, minha opinião que vale o que vale. Veremos o que o Pinheiro e Godinho vão fazer hoje em Braga, é incompreensível como estes dois árbitros suspeitos de corrupção por parte dos corruptos encornados estarem no activo e a apitarem os nossos jogos e os deles, a direcção devia ter exigido suspensão imediata até terminarem as investigações, mas não continuam aí a espalhar magia.
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
Ó João Silva, todos sabemos que eles estão com uma grande dinâmica de vitória, reconheço que estão a jogar bem, porque também respiram mta confiança, ou que tudo lhes corre bem (veja aquele auto-golo de apanhados de ontem), ou que o Rafa caí, e é penálti, ou que hoje vamos entrar em Braga com 11 pontos de desvantagem, isso são factos.
ResponderEliminarMas, e se esse ciclo se quebra, por exemplo na Champions? E tropeçam duas, ou três vezes, se nós neste atual ciclo facilitamos, e largamos mais uns pontos, poderemos dizer posteriormente, "ai se não empatassemos nos Açores...". Vou-me repetir, na minha opinião, só quando o matemáticamente nos disser que não, e é também a minha convicção que o nosso treinador pensa assim.
"O mais catastrófico desse campeonato foi o golo do kelvin, o empate com o Estoril só permitiu acontecer a catástrofe! Esse golo foi caido do céu..."
Na minha opinião, o Benfica Estoril-Praia é que provocou verdadeiramente a tragédia, porque se eles tivessem ganho esse jogo, podiam na jornada seguinte perder no Dragão 10-0, e seriam sempre Campeões.
A propósito de clássicos na Luz, recordo o clássico de agosto de 2019, havia um cenário catastrófico, tinhamos caído com o Krasnodar, perdido em Barcelos, já eles tinham goleado o Sporting na Supertaça, e não paravam de golear, no pré-match o FC Porto ia levar 4 ou 5, porém, a faena terminou com o FC Porto a cortar duas orelhas e um rabo, e ao som de paso doble. Em abril, eles vão querer voltar a golear, mas quando se atrevem a subestimar o FC Porto, é a morte dos artistas ...
Quanto ao seu paragrafo final, estamos de acordo João Silva, temos 12 ou 13 jogos para disputar, e apenas há folga para empatar um com o Famalicão numa das mãos da Meia Final.
Mais opinião sobre Sérgio Conceiçao.
ResponderEliminarhttps://twitter.com/vitorsmirand/status/1637402604148850693?t=5rVT2ZFHv1ItIMUH2CLAJw&s=19
O FCP é um clube de resistentes e não de desistentes. Portanto, façamos bem o nosso trabalho e depois vê-se.
ResponderEliminarRecordo que no campeonato que perdemos ninguém depois de termos uma grande vantagem e ninguém dava nada por o SLB. E depois as coisas inverteram-se e fomos campeões após uma grande recuperação. Como recordo o 1° campeonato do Vítor Pereira, quando perdemos em Barcelos - na única derrota do VP e após um monumental roubo do Bruno Paixão -, e fomos campeões. E no campeonato já falado, o do Kelvin.
Alinho um bocado pela postura do Paulo Oliveira. É acreditar até ao fim, sempre, até deixar de ser matemáticamente possível. Acredito nos nossos rapazes, sempre, contra tudo e contra todos. O futebol e a vida, estão cheios de imponderáveis, de surpresas, e pode acontecer muita coisa, a qualquer momento. No campeonato Kelvin, acreditei sempre, até ao último segundo, e quando o Estoril empatou o slb porque o árbitro não deixou o Estoril ganhar, fiquei logo convencidissimo que o Porto ia virar o campeonato no Dragão, na jornada seguinte e penúltima e ia ser campeão. Mesmo com o decorrer do jogo, ingrato, e com o jogo quase a acabar e o empate que não servia a manter-se, mantive sempre a crença de que até ao último segundo era possível. E então aconteceu, no inesquecível minuto 92. O Liedson, que tinha vindo do Brasil para o Porto, para ser uma completa nulidade até ao momento, faz um excelente passe para o recém entrado miúdo Kelvin, que acto contínuo faz um excelente remate cruzado, que bate inapelavelmente o gr do slb. E o "impossível", estava feito, o Porto estava na frente do campeonato, a uma jornada do fim. Foi indescritível, a felicidade que eu e muitos outros portistas sentimos, e é por momentos assim, que o futebol e a vida valem a pena. Acredito que vai voltar a acontecer!
ResponderEliminarTemos a obrigação de não baixar os braços , é para ganhar os 10 jogos que faltam do campeonato , mesmo sabendo que será contra tudo e contra todos .
EliminarOntem mais pênalti fantasma marcado a favor da benferia , incrível como é fácil marcar pênaltis para aquelas bandas , eles até provavelmente nem precisavam , mas os árbitros fazem questão de marcar .
Vitória sobre o sporting, em basquete, por 1, chegou. O Porto continua na frente, com os mesmos pontos de slb e sporting, apesar dos 2 duros jogos europeus pelo meio para o Porto, e do sofá para slb e sporting. Com a mesma densidade competitiva daqui em diante, apesar de arbitragens desiguais, acredito que o Porto pode ser campeão.
ResponderEliminarPaulo Oliveira,
ResponderEliminarTropeçar é fácil, mas se houver alguém a dar a mão... não se cai! Na taça com o Braga não tiveram a mão e cairam... e vimos e ouvimos todos o alarido criado pelos assalariados jornaleiros, idem pelos facadinhas dirigentes do clube lider em processos em tribunal e suspeitas de inúmeras fraudes e corrupções...
Teoricamente na última competição q lhes resta, imaginas o alarido criado por um eventual Tiago Martins? Eu não, pagava para ver e ria-m a força toda... mas não acredito! Erros, é normal, agora erros todos para o mm lado, é quase como acreditar no pai Natal! Faço votos q o Paulo tenha toda a razão e q no fim lhe possa fazer uma venia...
Para mim o golo do Kelvin foi magico, se perdessemos festejavam o campeonato no Dragao, se empatassemos adiavamos os festejos deles... ganhar, nesse jogo, que me recordo nem estivemos lá perto, só mm o desvairado di kelvin, q nesse campeonato, mto lhe devemos!
Boas
ResponderEliminarConceição,conseguiu elevar o clube novamente,para niveis competitivos altos a nível interno,a nivel europeu falta algo.
Se o Porto acabar a época com 3 trofeus nacionais,é uma boa época, apesar de perder o mais significativo.
A nível europeu não foi uma boa temporada, o sorteio como está neste momento,um bom Porto podia ter ido ate a final,e quem sabe num dia não dos principais que estão do outro lado dos quartos, poderia haver uma surpresa.
Espero que o Bella Gutman esteja ativo, pois os lampiões podem fazer essa gracinha.
Voltando ao Conceição,tem de ter culpa na formação do plantel atual(minha opinião),agora não as têm sozinho,e dos que tenhem culpa,é o menos culpado.
Eu pessoalmente culpo pela utilização de Otávio no jogo do inter em Milão(deveria ser poupado para o jogo decisivo,que era a 2mao,isto não significava vitoria na eliminatória, nas acho eu que iamos ser mais compenetrados em campo)agora uma direcção que nao dá garantias a um treinador,para este ter de recorrer a jogador que veio de uma lesão (otavio) deviam ter vergonha pelo que estão a fazer ao clube,deixando incapacitado de ter mais valias(jogadores acima do nivel mediano)para fazermos boas prestações.
Eu acho que um dos erros do Conceição, foi por os melhores em campo,quando nao estavam, bem atleticamente para jogarem,nos Açores frente ao santa clara,e em Milão com a inter.
Tem erros nos 20milhoes por um central, vejam o Sporting foi buscar um ao Tondela,e dizem que é bom para o serviço.
Digo isto pelos 20 milhões,se não ha grevo há que sabe -lo gerir ,e ele sabia que há posições em que o clube esta mais mal servido.
E sobre as criticas ao taremi que aqui tenho lido.
Ele não é um finalizador puro,é verdade, mas se atual plantel tivesse mais qualidade individual, talvez ele nao tivesse que preencher tantos lugares em campo,ter mais tempo de repouso,e se calhar frente ao inter,teria tido disponibilidade física para fazer o tal remate(fraco que fez),mas que o guarda redes do inter defendeu, tanto no primeiro como no segundo que mandou a bola para o poste.
Agora que as sensibilidades estão mais ao de cima,o sr presidente mostrou uma insensibilidade tremenda ao falar de investimento.
ResponderEliminarConceição não disse em que época foi o não investimento.,portanto teve uma resposta por parte do sr presidente.
Agora já que o sr presidente deu uma resposta espatafurdia,era para lembrar que os dois investimentos mais altos desta época, custou 15milhoes cada golo,não incluindo o penalti na Bélgica, senão seria mais elevado o saldo
Quanto ao restante investimento, irá para ai uns 3milhoes cada golo marcado com a camisola do clube,e podia ser maior caso o redes do Sporting não desse um frango na taça da liga.
O mesmo jigador fez um remate parecido contra o Onana,no dragao so que sem ter o mesmo efeito no resultado,e este ainda foi melhor um bocadinho porque foi junto ao poste.
E é este tipo de investimento que o sr presidente apregoa.
Lembrar que isto é so as minhas respostas espatafurdias,ao que disse o sr presidente .