Que Porto na "Pedreira" após uma eliminação injusta e que, não tenhamos dúvidas, deixou marcas no grupo de trabalho? Também por isso, que Dragão num jogo importantíssimo e em que só a vitória interessava? Foi um mau e às vezes muito mau, Porto. Quando os melhores do F.C.Porto são o guarda-redes, os centrais e Pepê a defesa-direito...
Com Diogo Costa, Rodrigo Conceição, Fábio Cardoso, Marcano e Wendell, Otávio, Grujic, Uribe e Pepê, Taremi e Evanilson, o F.C.Porto entrou bem, aos 12 minutos Taremi completamente sozinho na cara de Matheus falhou uma clara oportunidade, quase de seguida João Pinheiro não mostrou amarelo a uma entrada duríssima de Niakité sobre Evanilson.
Braga reagiu, começou a chegar na frente com perigo, Diogo Costa bem em duas excelentes intervenções.
Por parte dos portistas eram notórias as dificuldades dos laterais da defesa em se soltar, mesmo com espaço preferiam não arriscar, jogar pelo seguro, para o lado e para trás e por essa razão, não havia profundidade e como pelo meio a coisa nãi ia melhor...
Os Dragões já tinham perdido a dinâmica com que iniciaram, já não conseguiam ter bola, fazer uma jogada em condições, os bracarenses estavam por cima, eram superiores..
Wendell, mal, só não fez penálti por acaso, do lado contrário Rodrigo Conceição não queria ficar atrás, também só fazia asneias.
O campeão que tanto prometera, era apenas uma caricatura da equipa que tinha começado tão bem a partida.
Aos 38 minutos Sérgio Conceição percebeu que tinha de fazer alguma coisa, tirou Rodrigo e Grujic, meteu Eustaquio e Galeno, Pepê recuou para lateral.
Braga continuava melhor, Porto continuava sem se encontrar.
O intervalo chegou com um empate a zero, de alguma forma lisonjeiro para a equipa de azul e branco.
Tirando os 10 minutos iniciais o campeão nunca fez mais nada de jeito, era uma tristeza a forma como a equipa de Sérgio Conceição se exibia.
Depois de uma primeira-parte tão fraca, esperava-se um Porto diferente para melhor na segunda. Zaidu substituiu Wendell.
Os portistas entraram ameaçadores, conquistaram dois cantos, obrigaram o guarda-redes minhoto a aplicar-se, mas Galeno podia ter feito melhor.
Mas continuavam os erros na saída, Braga, que já estava novamente por cima, muito próximo do golo, enquanto começavam os disparates na equipa do F.C.Porto. Zaidu sozinho e com espaço dominou com a mão. Eustaquio várias vezes a errar o passe, uma num lance que podia ser pergoso. Galeno, mas não só, de complicador ligado. Inacreditáveis os erros grosseiros que o luso-brasileiro cometeu em jogadas de superioridade numérica e potencialmente de grande perigo.
Entretanto, como Taremi não dava uma para a caixa, Sérgio Conceição tirou o iraniano e Uribe, meteu Namaso e Veron, mas o jogo trapalhão dos Dragões continuava. Na primeira vez que o F.C.Porto fez algo bem feito, Evanilson, sozinho, falhou clamorosamente.
Na parte final Braga e Porto podiam ter marcado, não marcaram, o jogo terminou empatado, excelente resultado para o Benfica.
Conclusão:
Foi um Porto cansado física e mentalmente, incapaz de se impor, jogando mal ou muito mal maior parte do tempo de jogo. Empatou, ficou a 10 pontos da liderança, numa situação muitíssimo complicada para atingir o título, principal objectivo da época.
O futebol é um jogo simples, dominar e tocar bem, ir receber, ou abrir espaços, jogar fácil e não complicar.
O futebol do campeão na noite de hoje e de há muito tempo a esta parte, é um futebol trapalhão, com jogadores a errar passes fáceis, de complicador ligado, incapazes de optar, assistir ou finalizar bem. Há jogadores do F.C.Porto que cometem erros que dificilmente se perdoariam a jogadores de divisões inferiores. Sim, mesmo quando têm tempo e espaço para fazer bem, fazem mal.
É preciso ter muita paciência para assistir e manter a calma ao ver tantas coisas mal feitas.
Em termos de qualidade de jogo este é, para mim, o pior Porto de Sérgio Conceição.
Não podemos esperar mais
ResponderEliminarAlguns jogadores do porto são fracos não jogavam em equipas do meio da tabela do nosso campeonato
Garantir o 2 lugar e ganhar a taça já assinava por baixo
Caro DVP,
ResponderEliminarVimos o mesmo jogo e temos a mesma opinião. Digo mais. É penoso assistir a este FCP. Estar a 10 pontos da liderança com 9 jornadas, diz tudo. Há jogadores que há meia dúzia de anos nem convocados eram, quanto mais titulares do FCP. Individualmente Braga é melhor do que nós. Há detalhes na recepção, no passe, no posicionamento que são tão básicos que metem dó em alguns jogadores. E depois achamos que temos craques quando na realidade temos 1 GR, 1central com 40 anos e 1 medio acima da média. Tudo o resto é fogacho bem representado por um avançado como Taremi que é simplesmente banal!
Continuem senhores da SAD.
Estamos todos de acordo para dizer que os Benfas foram muito ajudados pelas arbitragems mas nos tambem nao jogamos nada de nada, como voce disse o pior Porto da era Conceicao...
ResponderEliminarExcepto dois ou tres os outros NAO teem nivel para jogar no Porto.
Enfim tentar ficar em Segundo e trabalhar.
A estatística diz mais tudo para o Braga, e foi aquilo que todos vimos, mas em oportunidades flagrantes: FC Porto 3 (Taremi 1ª parte, Galeno e Evanilson 2ª parte), Braga 1 (última jogada da partida).
ResponderEliminarGostei da flash interview do Sérgio, foi lúcido, equilibrado, viu o jogo que eu vi, e também muito importante, "não pintou a Maria Bernarda"!
E agora para todos metermos moedas no parcómetro, tivemos 8 ressacas europeias, perdemos pontos em 4 delas, ou em 50% das ressacas:
1ª FC Porto Brugge/ Estoril 1 FC Porto 1.
2ª Brugge FC Porto / Sta Clara 1 FC Porto 1.
3ª Inter FC Porto / FC Porto 1 Gil 2.
4ª FC Porto Inter / Braga 0 FC Porto 0.
Estão aqui 9 pontos perdidos...
O nosso adversário direto, disputou duas pré-eliminatórias, ainda outras duas no play off, e mais 8 jogos na Champions (tal como o FC Porto), fizeram 12 jogos na Europa, e tiveram até ao momento 10 ressacas Europeias (não são 12, porque adiaram 2 jogos, um pós play off com o D. Kiev, outro pós Brugge 1ª mão, jogo com o Paços), sabem quantos pontos perderam nessas 10 ressacas? BOLA!
Portanto, a rever a componente fisica, o equilibrio emocional, mas também temos de ter as mesmas regalias, ou prerrogativas dos nossos adversários diretos. Se o Benfica adiou 2 jogos pós Europa, hoje o Sporting não joga em Barcelos, depois de um jogo de grande exigência fisica e mental, há filhos, e enteados? Ou no FC Porto ninguém quer saber? A SportTv e a Comissão Permanente de Calendários da Liga, também não podem, não devem, colidir com a verdade desportiva, por exemplo, o Sporting se jogasse hoje em Barcelos, as probabilidades de perder pontos eram enormes, mas não, jogam fresquinhos já no próximo mês, e com isto, ora o Paços, ora agora o Gil, são penalizados desportivamente (não apanham adversários fragilizados fisicamente), mas também penalizados financeiramente (uma bilhética numa 4ª feira à noite, não é a mesma coisa, que uma receita com um Grande num fim de semana).
O resultado é justo .
ResponderEliminarDe resto concordo em absoluto com o post , principalmente com o último parágrafo , este é de longe o pior Porto da era Conceição , muito mau mesmo .
Falta claramente um médio criador/armador de jogo , que ponha a bola no sítio certo na hora certa , e 2 laterais que saibam cruzar e defender bem , assim como um avançado , pois neste momento o Taremi está a jogar a que ??? 40% das suas capacidades ??? já nem sei o que dizer e pensar dele .
Uma época que não foi preparada por incompetência, ou não se conseguiu preparar, por falta de meios, inacreditável ao que se chegou!!! só podia dar nisto...
ResponderEliminarPara mim, o campeonato já tinha acabado, faz tempo, agora segurar o segundo lugar e tentar ganhar a taça, que não compensa nada , mas é uma obrigação, e termos dignidade, ganhando o que falta.
A sad que faça uma reflexão profunda, mas não me parece...
Custa-me imenso não darmos sequer luta aos benfas que agora podem atacar a champions nas calmas, depois de um sorteio inacreditável.
Vai ser penoso aturar a esquizofrenia centralista.
Não temos um patrão, um médio que agarre o jogo, marque ritmos, acelere ou abrande, faça passes de rotura, assista com qualidade e já nem digo, marque golos.
ResponderEliminarPO, pior do que essa oportunidade do Galeno que para mim foi apenas meia oportunidade ao contrários das do Taremi e Evanilson, foi uma que o Galeno conduz a bola com o FCP em superioridade numérica, tem uma linha de passe à esquerda e outra à direita que deixa o colega na cara do GR e vai com a bola até chocar contra o defesa?
'foi uma que o Galeno conduz a bola com o FCP em superioridade numérica, tem uma linha de passe à esquerda e outra à direita que deixa o colega na cara do GR e vai com a bola até chocar contra o defesa?'
ResponderEliminarVila Pouca, exasperante mesmo, recordo-me perfeitamente, essa jogada foi pelos 70', a definição do Galeno nesta temporada, até dava sinais de melhorias, mas...
Mais um roubo de que ninguém fala pois há um pênalti descarado ( por mão)que os padres de serviço não quiseram ver, principalmente o incompetente e desonesto que estava no Var. A favor dos corruptos marcam pênaltis que não o são em lado nenhum como se viu no jogo deles, contra nós só os marcam por decreto. Somos constantemente roubados mas ninguém da estrutura dá um murro na mesa e cobardemente nada dizem, por isso os roubos nunca acabam. Rua com esta gente!!
ResponderEliminarO campeonato foi perdido quando Pepê de baliza aberta falha o 2-0 no jogo com o Gil Vicente. Mas é impossível uma equipa que quer ser campeã ter defesas laterais do pior que há ,pois nem numa equipa do fundo da tabela tinham lugar. Mas aqui a culpa é do treinador que nestes anos todos nunca conseguiu descobrir jogadores minimamente competentes. O nosso plantel é constituído por jogadores sem o minimo de categoria que cometem erros de principiante. E ainda querem estes incompetentes da Sad candidaratem-se de novo. É tempo de mudança e os possíveis candidatos têm de tomar posição sobre toda esta vergonha que se está a passar.
Boa noite a todos,
ResponderEliminarJá há algum tempo que não tenho vindo comentar neste espaço, mas onde sempre vou lendo.
Partilho no essencial no que foi dito. A famosa lei de Murphy tem funcionado, como sempre.
Há a evidente questão de perceber que há um rival que vai à frente, destacado, e a sensação de que já não se vai apanhá-lo. E isso prejudica a motivação.
Provoca depois estas distâncias inenarráveis. Mas relembrar que o SLB, nas duas últimas épocas, em que este na situação inversa face a nós e ao Sporting, acabou na casa dos 15 pontos de atraso em ambos os casos.
São jogadores 'profissionais' dos dias de hoje.
Isso não explica, naturalmente, tudo.
Mas, para um plantel já de si limitado, se falta a motivação, mais se nota as imperfeições técnicas, que são evidentes no plantel.
É óbvio que falta o que o Vila Pouca referiu: um patrão de meio campo, que quando existe, faz com que tudo o resto à volta pareça melhor.
Pergunto a todos aqui o que seria o Benfica sem Aursnes. Esse, sim, o patrão do Benfica, muito antes do Enzo.
Resta-nos levar o positivo da época, já dois troféus ganhos, agarrar o segundo lugar, para o qual ainda teremos que lutar bastante.
A Taça como consolação, mas como se viu hoje, será sempre um jogo difícil ante um Braga organizado, e, infelizmente, no global, mais forte do que nós neste momento.
Repensar o futuro urge, mas não vale a pena chorarmos.
Já há anos que vimos todos para aqui filosofar sobre o que é preciso ser feito, para passarmos janelas de transferências consecutivas sem qualquer tipo de investimento que se aproxime às necessidades.
As lacunas estão identificadas: centrais em fim de validade, laterais delapidadas, especialmente a esquerda, meio campo sem patrão, e a curto prazo, sem varredor/vassoura, e pelo menos um ala mais 'diversificado', se não se vai apostar no André Franco. Fora Otávio, só temos alas puros, e tudo cavalos de corrida, que correm muito e só se atrapalham com a bola.
Já nem falo de pontas de lança. Seria preciso algo de outro valor, mas se o que estiver por trás estiver mais organizado, já seria mais importante.
Agora... será que haverá esse investimento? Há eleições em 2024. Será que a notícia do JN ontem, a dizer que haveria um forte investimento no Porto na próxima época, é notícia plantada para enganar tolos, ou tiro de partida para alguma coisa?
Veremos.
Saudações Portistas, e desculpai o texto longo.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarMesmo com algumas, direi poucas oportunidade de golo cantado desperdiçadas, por falta de sorte, talvez de habilidade, tem sido um FCP que deixa muito a desejar. Muitas vezes a entrar a oitenta e aos poucos a perder a gaz até desaparecer! Hoje não fugiu muito à regra.
É uma equipa cansada com muitas lesões em alguns que fazem a diferença na equipa. É uma equipa com jogadores que quebraram de fulgor e momento de forma.
Em crer que o campeonato foi um ar que se lhe deu, este empate não foi assim tão mau para quem vai lutar par o segundo lugar.
Temos a Taça de Portugal para conquistar, depois de já termos ganho a taça da Liga e Super Taça, com a taça de Portugal de certa maneira salvaria a época.
O sr treinador, tem que falar com o sr presidente e dizer se o sr presidente quiser mais qualquer coisa para a próxima época, tem, como grande portista que é, não receber prémios, baixar os ordenados faraónicos e ir a um melhor mercado comprar alguém que minimamente faça a diferença. O grande problema aqui, é saber se os entram compensam os que vão sair!...
Caros Portistas,
ResponderEliminarMais um jogo miserável da nossa parte, se nos lembrarmos dos jogos com Rio Ave, Chaves e Estoril foram jogos que ganhamos mas podíamos não ter ganho, exactamente pelo mesmo motivo, não jogamos nada.
Temos de ganhar os jogos que faltam no campeonato para no mínimo ficarmos em 2º, se continuarmos a jogar assim duvido muito que ganhemos os 9 jogos que faltam.
Realmente é alucinante como nós FCP ano passado na liga Europa jogávamos à 5ª e obrigavam-nos a jogar no Domingo e agora os meninos de lixoboa adiam jogos, antecipam, basicamente fazem o que querem e a nossa direcção sempre a nanar e a sermos comidos de cebolada, inacreditável. O pinheiro também fez seu trabalhinho bem feito com a não amostragem do amarelo logo no principio do jogo e depois o vermelho no fim já para não falar das faltas que deu ao Braga e a nós iguais ou parecidas mandava seguir, nem isto a direcção consegue fazer que estes padres não nos apitem, a inércia é a mesma desde 2013 tal como o centro de estágio. É penoso a quantidade de passes errados em zonas proibidas, o uribe está a ficar um especialista daqueles!
Verdade seja dita já não tinha esperança alguma mas esperava ao menos aumentar a vantagem para o 3º e nem isso fomos capazes. Campeonato e champions, para o anos há mais e veremos se mantemos o 2º lugar se ganhamos a taça que se for contr este Braga também duvido muito.
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
Pontinha, mesmo que consigamos a entrada directa na Champions e as verbas dessa participação, para apresentar contas equilibradas temos de vender e fazer 70 milhões de mais valias, para suprir necessidades prementes já levantamos e temos de pagar juros, a verba da passagem aos oitavos que a UEFA há-de pagar, como é que nesta situação vamos investir, mesmo que a tentação de fazer isso por medo de alguma surpresa que apareça nas próximas eleições?
ResponderEliminarNão há milagres. Só se for aquilo que já referi, um acordo com alguém que coloque jogadores para mostrar, valorizar e mais tarde transferir.
Boa noite de novo.
ResponderEliminarAssim sendo, a notícia do JN de ontem é mais para inglês ver.
Mas, mais do que isso, terá que haver um realinhamento de objetivos e expetativas.
Pois, com esta trajetória, não vamos ser competitivos o suficiente para lutar por campeonatos.
Estou expectante para o que virá nos próximos 12 meses, com o aproximar das eleições. Prevejo um Verão rico em movimentações. A bem do clube, assim o espero.
Mas urge essa preciso discussão interna.
Que jogo do fcporto tao fraco! O meio campo do braga é melhor do que o nosso! duvido muito que consigamos o 2o lugar e a taça! Vao ser 9 finais mais duas ou 3 de futebol execrável!
ResponderEliminarSo uma nota: nada a apontar ao profissionalismo dos jogadores do porto. Dao o litro em cada jogo que fazem...atitude raça empenho nao falta...o que falta é talento!
ResponderEliminarPor acaso até acho que a flash interview do Sérgio foi contundente quando disse que há oportunidades de golo que não podem ser desperdiçadas, como 2 de hoje. Absolutamente escandalosa a do Evanilson e, quando assim é, nem da dupla habilidosa que assobiou e prejudicou o FC Porto se pode dizer nada.
ResponderEliminarFoi notório o cansaço físico e mental de quem jogou, igualmente a tão falada qualidade duvidosa para evergarem a camisola no FC Porto de alguns.
Mas continuo a dizer o mesmo até provas em contrário, o senhor presidente Jorge Nuno Pinto da Costa é o réu principal e então se a secção de futebol da Organização Criminosa ganhar mais que o campeonato a coisa vai acabar mal.
Um jogo difícil contra um bom adversário. Uma vez mais, cedo deu a sensação que não conseguíamos desatar este nó.
ResponderEliminarNa minha opinião, o Evanilson também esteve a bom nível, dos poucos que conseguia segurar a bola e fazê-la seguir para os companheiros. No golo falhado, tem o mérito de desviar o adversário com qualidade mas depois a baliza encolheu.
Há que ter em atenção o segundo lugar porque este Braga vai dar luta.
Os laterais são os mesmos que eram na época passada em que o futebol era outro. Agora, o meio campo, efetivamente precisa de jogadores com qualidade de passe. Otávio não é Vitinha mas é o único que não falha passes, uns atrás dos outros. Do outro lado, Musrati não falha quase nenhum. Será que não teria ficado mais barato que Grujic? O sérvio é para mim um caso especial. Percebe-se que há potencial mas ao mesmo tempo, parece que falta sempre qualquer coisa.
David Carmo tem pela frente um adversário de peso que não lhe dá a mínima hipótese de voltar. Mais um grande imbróglio. Renovar com Pepe e com Marcano? Só um deles?
Contas muito difíceis mas prefiro nem pensar nisso.
Podemos dar as voltas que quisermos, mas o óbvio ululante é só um: plantel muito curto em qualidade e quantidade para disputar quatro frentes. Uma anomalia na história do FCP, mormente do FCP de Pinto da Costa.
ResponderEliminarSr. João
Boas.
ResponderEliminarFui ver o jogo ao café com o meu pai mas não fiquei até ao fim. A meio da segunda parte vim-me embora.
Se realmente o Porto tem de fazer 70m em mais valias...depois de ter vendido tantos jogadores, já não há palavras. Se os sócios em 2024 votarem nesta sad, infelizmente vou ter de rir. É tão óbvio que o clube bateu no fundo. O clube não aguenta muito mais tempo isto, ano após ano desde que o SC está no clube e já antes disso, o valor que temos de fazer em vendas é simplesmente insustentável.
2024 são eleições críticas do clube. Se os sócios não percebem que não podem continuar a adiar o inadiável depois não chorem no fim.
Abraço.
Mário, concordo que o Evanilson fez um bom jogo, mas aquele golo não se pode falhar... mesmo que desde a forma como dominou e tirou o defesa da frente, seja de excelência.
ResponderEliminarPaulo Oliveira, relativamente à discussão do post anterior, em relação ao "gastar" ou "investir" é uma questão de semântica. Não me referi ao "gastar" no sentido pejorativo. Até porque dos 3 jogadores em questão (Carmo, Gruijic e Veron), gosto dos três e numa situação financeira normal, seriam bons investimentos.
ResponderEliminarAquilo que obviamente eu queria dizer é que não faz sentido investir tanto dinheiro em apostas de futuro, em certas posições (aqui o Carmo faz algum sentido), quando existem posições no presente, claramente em défice.
Relativamente ao jogo de ontem, é mais do mesmo daquilo que temos visto nos últimos jogos no campeonato. A equipa até entra bem, mas depois desliga.
Exibições positivas só de Diogo Costa, Marcano e Pepê desde que passou a lateral.
Mas se há jogadores em que se percebe que a má exibição foi uma coisa do momento de forma que atravessam, e isso não representa um problema de futuro, existem outros onde se percebe que não foi a exceção mas será a regra.
Rodrigo e Wendell são muito maus a defender, então o Brasileiro é de bradar aos céus. Zaidu e Fábio Cardoso cumprem muito bem no plano defensivo, mas tecnicamente são muito limitados (é impressionante que um jogador de uma equipa como a nossa precise de 3 toques para colocar uma bola jogável).
Os 3 médios utilizados fizeram um mau jogo, mas a exibição de Eustáquio foi demasiado má. O canadiano já mostrou que tem qualidade para ser útil nesta equipa, mas ontem fez talvez dos piores jogos da carreira.
Relativamente aos outros dois, parece-me que Uribe estava pior do que Gruijic e deveria ter sido o Colombiano a sair.
Acho também que SC devia ter mexido mais cedo na 2 parte. Taremi passou completamente ao lado do jogo, devia ter saído mais cedo. Assim como o Otávio devia ter passado mais cedo para o meio campo a 2.
Mário, os laterais são os mesmos da boa época passada é verdade. E se o Zaidu tiver sempre na sua frente um super Luis Diaz, em que ele só tenha de se preocupar em defender (coisa quele faz bem), não há problema. Agora se tiver de contribuir no processo ofensivo.
Do outro lado, a melhor versão do João Mário, serve muito bem para o campeonato Português. Mas é muito curto uma equipa como a nossa só ter um lateral direito, que ainda é inconsistente.
A forma calma e conformada como SC falou no final de um jogo onde praticamente ficou selado o adeus ao título, leva-me a crer que o próprio já não acreditava que ainda fosse possível.
E atenção que isto não é uma crítica, porque nestes últimos anos, SC nunca foi um desistente. Mas talvez por ver que por diversas razões o Benfica não perde pontos e pelo desempenho que verá dos seus jogadores em treinos/jogos.
Ontem disputou-se mais uma jornada em todas as Ligas na Europa, nenhuma equipa irá jogar hoje, porque esta é uma data FIFA, e os jogadores já seguiram ontem para as suas respetivasa selecções (os selecionados).
ResponderEliminarPor exemplo, a meio da semana, tivemos 8 jogos a contar para a 2ª mão dos Oitavos final da Liga Europa, todos os jogos, foram disputados na 5ª feira, dia 16 de março, desses 8 jogos, 4 começaram às 17:45, e os outros 4 começaram às 20 horas.
Ontem, Domingo, dessas 15 equipas que disputaram os oitavos final da Liga Europa, essas 15 equipas ontem, disputaram os seus jogos nas Ligas internas (O Man. United ontem jogou Taça), eis essas 15 equipas que jogaram ontem: Arsenal, B. Leverkusen, Ferencvaros, Roma, U. Berlin, U. St. Gilloise, Sevilha, Fenerbahçe, Juventus, Freiburg, Shakthar, Feyenoord, Man. United, R. Sociedad, e Bétis.
Dois exemplos, o Shakhtar foi goleado na 5ª feira em Roterdão, e ontem às 13 horas, estava a jogar a 18ª jornada da Liga da Ucrânia. O Bayer Leverkusen, jogou na 5ª feira às 20 horas com o Ferencvaros, e ontem ás 16:30, jogava com o Bayern de Munique na Bundesliga, com apenas 68 horas de descanso (sem as 72 horas regulamentares).
Como viram lá cima, houve 15 equipas que jogaram Liga Europa na 5ª feira, e 3 dias depois, ontem, Domingo, essas 15 equipas todas jogaram nos seus campeonatos, mas os Oitavos final jogam-se com 16 equipas, falta lá uma, e qual é essa equipa? O Sporting era suposto jogar ontem em Barcelos, mas esse jogo foi adiado, para dia 5 de abril (quarta feira), às 20 horas ...
Provavelmente serei "pícuinhas", mas em Portugal só os 2 Grandes de Lx, usam ou lhes deixam usar esta prerrogativa do Artigo 23.º do Regulamento da Liga? "quando um clube, participante nas competições da UEFA, tenha de disputar jogos à quinta-feira no estrangeiro, tem direito a intervalo de descanso de 72 horas, calculado entre o final do jogo internacional e o início do seguinte na competição nacional".
Curioso, nas Ligas da Espanha, Alemanha, Itália, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Turquia, Hungria, ou Ucrânia, não há esse moderno Artigo 23.º?
Porque o lençol já esticou de mais, e para a coisa não ficar tão massuda, de seguida irei agregar exemplos com o FC Porto, na última temporada em que jogou Liga Europa á 5ª feira, e ainda outro exemplo nesta temporada.
Agora deixo dois exemplos com o FC Porto, nesta temporada, e na última em que disputamos Liga Europa.
ResponderEliminarDia 26 de outubro de 2022, quarta feira, o Brugge/FC Porto começou às 17:45, para no dia 29 de outubro sabado, às 15:30 se jogar o Sta Clara/FC Porto, o FC Porto fez duas viagens de avião, e teve apenas 68 horas de descanso entre esses 2 jogos, o FC Porto empatou nos Açores. Pergunto, porque razão o Sta Clara FC Porto não foi adiado, utilizando o tal Artigo?
O FC Porto A. Madrid, jogou-se dia 1 de novembro (terça feira), daí o jogo nos Açores ter sido agendado para sabado, mas volto a perguntar, porque é que o Sta Clara FC Porto, não foi adiado? É que as 72 horas regulamentares não foram cumpridas?
Outro exemplo com o FC Porto. Justamente há um ano, o FC Porto disputou 4 jogos na Liga Europa, e nunca jogou uma ressaca à 2ª feira internamente, nem adiou qq jogo. No dia 17 de março/22 (5ª feira), Lyon 1 FC Porto 1, três dias depois, 20 de março (Domingo), Boavista 0 FC Porto 1, o dia 21 de março, já era data FIFA (selecções), este exemplo, é rigorosamente idêntico ao do Sporting, também era a 2ª mão dos Oitavos final da Liga Europa, mas o dérbi Boavista FC Porto, foi adiado, para se respeitarem as tais 72 horas? Não, e era um jogo mt perigoso...
Agora vejam as mexidas que esse adiamento do Gil-Sporting obriga em termos de calendários:
31 de março (6ª feira) Sporting Sta Clara/ Estoril Gil (também 6ª feira).
05 de abril (4ª feira) Gil Sporting.
10 de abril (2º feira) Casa Pia Sporting.
O Sporting consegue intervalar este ciclo de 3 jogos, com 120 horas de descanso entre eles, é mesmo à escolha do francês. Os dois Grandes de Lx, nunca sofrem com as ressacas Europeias, já o FC Porto esta temporada, largou 9 pontos, em 4 ressacas Europeias.
Vila :
ResponderEliminar" Em termos de qualidade de jogo este é, para mim, o pior Porto de Sérgio Conceição."
Concordo !
( e , para mim , também .)
PO, não sei o contexto do jogo com o S.Clara, se o calendário e os regulamentos permitiam o adiamento do jogo, mas se permitiam, porque o jogo não foi adiado? Será que o FCP queria o adiamento? Não adianta puto andarmos aqui a conjecturar e depois quem tem de tomar posições, duras, se for o caso, não toma...
ResponderEliminarVila Pouca, eu questiono, só os dois Grandes de Lx é que beneficiam dessa prerrogativa? E depois marcam os jogos adiados, para as datas que mais lhes interessa? Na Turquia, ou na Hungria, ou na Ucrânia, isto para além das Big Five, mas nessas Ligas, não há essas prerrogativas?
ResponderEliminarObserva este exemplo, no espaço de apenas um ano:
2022, Oitavos final da Liga Europa:
17 de março 5ª feira, Lyon-FC Porto/20 de março, Domingo, Boavista-FC Porto (ganhamos 1-zerinho sofrido, o Musa atirou á trave aos 90', e o campeonato estava longe de estar ganho, só fechou, quando o Benfica ganhou em Alvalade).
2023, Oitavos final da Liga Europa:
16 de março 5ª feira, Arsenal-Sporting/19 de março, Domingo, Gil-Sporting, porém, adiado para 5 de abril.
Vila Pouca, acredita que eu não inventei datas, mas observa as datas de março de 2022 (FC Porto, 1/8 L Europa/Liga), posteriormente, as datas de março de 2023 (Sporting, 1/8 L Europa/Liga) eu tento sempre apresentar factos, e eles estão aí. Se ao FC Porto não lhe tem interessado adiar jogos? Não faço ideia, mas que é estranho, é, e sei que deixamos dois pontos nos Açores, e nesse jogo, tinhamos apenas 68 horas de descanso, com duas deslocações, e ambas de avião.
Curioso, os 3 campeonatos da Europa do Sul, com cerca de uma dezena de jornadas por disputar, estão praticamente fechados.
ResponderEliminarPortugal, 25ª jornada:
1º Benfica 68 pontos.
2º FC Porto 58 pontos.
3º Braga 56 pontos.
4º Sporting 50 pontos (-1 jogo).
Espanha, 26ª jornada:
1º Barcelona 68 pontos.
2º R. Madrid 56 pontos.
3º A. Madrid 51 pontos.
4º R. Sociedad 48 pontos.
Itália, 27ª jornada:
1º Napoles 71 pontos.
2º Lazio 52 pontos.
3º Inter 50 pontos.
4º Milão 48 pontos.
Porque já não tenho Eleven, ontem vi o Ajax 2 Feyenoord 3, jogo altamente competitivo, e com uma grande incerteza quanto ao resultado final, o Ajax ao intervalo vencia bem por 2-1, mas o Feyenoord na 2ª parte deu a volta, e ganhou com alguma fortuna, isto porque o Ajax esteve sempre por cima. Perto do fim, o Francisco Conceição na direita foi para cima, assistiu o ponta, este atira, e o guarda redes do Feyenoord fez uma grande defesa, ou melhor, defendeu um golo, e que seria o 3-2 para o Ajax. Jogada seguinte, canto a favor do Feyenoord, golo, e 2-3 para os gajos da "banheira".
Moral da história, se o Ajax marca nos minutos finais (no tal lance inventado pelo Chico), e ganha o clássico, hoje liderava o campeonato, mas como perdeu nos minutos finais, o Feyenoord lidera com 6 pontos de vantagem, e se forem campeões como se prevê, aquela defesa do guarda redes do Feyenoord, pode ser o verdadeiro momento do campeonato, porque praticamente o decidiu. A propósito, o Taremi tem um colega de Selecção no Feyenoord, o Alireza que é um dos melhores, um extremo que assiste (como ontem o fez), mas também tem golo, e tem Alma até Almeida (joga na Europa há 10 anos, na Holanda e no Brighton), pena já ter 29 anos, para o Taremi o desviar!
DVP
ResponderEliminarObrigado pelo espaço que acompanho e me concede
Só queria dizer uma coisa (no conjunto do contexto que entender e eu respeitarei)
SINTO-ME MUITO TRISTE... PROFUNDAMENTE TRISTE
Um abraço e OBRIGADO
JPPCH
E trocar o david carmo pelo al musrati?
ResponderEliminarPO, para mim é questão é simples. Estávamos a coberto do regulamento para pedir o adiamento? Tínhamos datas para depois fazer o jogo cumprindo os regulamentos - não pode acabar a 1ª volta sem todos os jogos da 1ª estarem disputados? A partir daqui, se podíamos, porque não pedimos?
ResponderEliminarExagera-se nas críticas, por frustração eu sei, mas exagera-se muito. Dizer-se que há jogadores com pouca qualidade técnica uns, que defendem muito mal outros, que estão em péssima forma outros, tudo bem. Agora dizer-se, que tirando o DC, o Pepe e o Otávio, os outros todos estão ao nível duma equipa da 2a metade da tabela, é uma enormidade. + um bocadinho e ainda os põem ao nível da 2a liga. E dizer-se que no Braga são todos melhores que no Porto, posição por posição, é outra enormidade. O plantel do Braga vale no transfermarkt 112M; O do Porto vale 280M. O do slb, sem o Guedes que está emprestado, vale 285M. Andarão assim tão enganados no Transfermarkt? E a Uefa, que colocou o Galeno no 11 ideal da fase de grupos, também estará assim tão enganada? De certeza que não. Nos maus momentos de uma equipa, todos os jogadores parecem piores do que são realmente. A má forma física, a descrença, a pressão demasiada, inibem, dão insegurança, tornam os jogadores desastrados. Tudo sai mal. Tal como nos bons momentos de uma equipa, mesmo jogadores banais parecem melhores do que realmente são, e tudo sai bem.
ResponderEliminarO Braga, folgado, com 8 dias de descanso, tinha apenas a pressão de poder passar para o 2° lugar, já não havia a pressão do título, se é que no Braga, alguma vez há, verdadeiramente, a pressão do titulo. O Porto, vinha de um jogo muito desgastante física e mentalmente, menos de 5 dias antes, com jogadores importantes vindos de lesões, outros lesionados, e com uma pressão muito maior que a do Braga, dupla e com sentidos contrários em termos de jogo a praticar: Por um lado ser muito ofensivo, arriscar tudo, para continuar na luta pelo 1° lugar; Por outro lado, não ser demasiado ofensivo, não arriscar muito, para manter o importante 2° lugar. Esta pressão contraditória, faz muito mal à cabeça dos jogadores, tolhe-lhes o discernimento e a acção.
Mas continuo a acreditar, pode parecer ridículo mas recuso-me a desistir já. Às vezes há milagres, enquanto a matemática deixar, vou continuar a acreditar. Agora são 10, mas daqui por duas jornadas podem ser 7, a valerem por 6. E o slb, ainda vai jogar com Braga e com Sporting. E tem pelo meio, jogos muito desgastantes e viagens da Champions. E não acredito que não quebrem fisicamente antes do fim da época, por muito bom preparador físico que tenham e por muito que quem marca as datas dos jogos ajude. Se continuarem na Champions, vão ser muitos jogos de grau cada vez + elevado, com jogos de grau elevado no campeonato, acredito que eles + tarde ou + cedo vão rebentar, como aconteceu na época do campeonato Kelvin, em que rebentaram perto do fim, e perderam tudo, Liga Europa, campeonato e taça de Portugal. Vou acreditar, até eventualmente ser matemáticamente impossível, é para isso que sou adepto do FCP.
Isto estava-se a ver. A qualidade dos nossos últimos jogos tem sido inexistente! Trapalhões, cansados, com a moral em baixo. Então no caso do Taremi é gritante. Esta época foi pura e simplesmente mal planeada. Plantel curto e sem qualidade. Acho que já nem o SC consegue mudar o rumo. É pena ver o estado em que esta direção deixou o clube. Falido, acomodado e sem grandes mudanças no horizonte. Enfim..
ResponderEliminarE ei-los os propagandistas ou os pregadores da mentira, a atirar contra tudo o que é FC Porto, vai tudo a eito, ninguém é poupado, treinadores, jogadores, estrutura, e nós adeptos também, o regozijo deles, é enorme com o empate de ontem...
ResponderEliminarNa CNN um tridente de luxo, o professor doutor estruturante e estrutural, pois claro "a comunicação do Conceição...", já a "foca amestrada", essa artista que aparece em tudo o que é lado (parece o emplastro), hoje a fedelha, teve esta tirada, ao seu ódio de estimação: "Sérgio Conceição, teve a felicidade de apanhar a melhor fornada da formação de sempre do FCP, mas também foi ele que escolheu o Zaidu...", e para completar esse tridente, o talentoso Diogo Luís, aqui é mesmo um problema dos laterais esquerdos formados no Benfica (este e o outro que está na SportTV), esse artista que até é economista, mandou hoje esta "bojarda", quando ele sabe perfeitamente que é mentira: "Este ano o FC Porto investiu quase tanto como o Benfica...". O Transfermarkt, numa consulta rápida, diz-nos que o Benfica nesta temporada investiu 114 M€, e o FC Porto 50 M€ (juntando o Grujic e o Eustáquio), mas supostamente, o FC Porto investiu tanto como o Benfica, cambada de ALDRABÕES... Infelizmente, com esta Admnistração, pusemo-nos mesmo a jeito.
Estes pregadores da mentira, pelo que ouvi, já perspetivam talvez um demolidor Bayern de Munique em Portugal - o último que alvitrou que o Benfica seria a Juventus de Portugal, assiste a um longo jejum de títulos, e ao trambolhão da Juventus - vamos aguardar.
Entretanto, fiz contas de cabeça, e como uma mão tem 5 dedos, fui observar quem conquistou títulos e troféus, nas 5 últimas temporadas em Portugal (temporadas balizadas entre 2018/19 e 2022/23), nesta temporada falta definir, o Campeão, e o vencedor da Taça de Portugal, e quem conquistou mais títulos e troféus nas últimas 5 temporadas?
FC Porto, total 8 títulos e troféus: 2 Ligas, 2 Taças de Portugal, 3 Supertaças, e 1 Taça da Liga (estamos na Meia Final da T. Portugal).
Sporting, total 6 títulos e troféus: 1 Liga, 1 T. Portugal, 1 Supertaça, e 3 T. Liga.
Benfica, total 2 títulos e troféus: 1 Liga e 1 Supertaça (lideram com larga margem esta Liga).
Braga, total 2 títulos e troféus: 1 T Portugal, e 1 T Liga.
Então, o 'moribundo' FC Porto, nos últimos 5 anos, conquistou tantos títulos e troféus, quanto Sporting e Benfica juntos?
"Exagera-se nas críticas, por frustração eu sei, mas exagera-se muito. Dizer-se que há jogadores com pouca qualidade técnica uns, que defendem muito mal outros, que estão em péssima forma outros, tudo bem. Agora dizer-se, que tirando o DC, o Pepe e o Otávio, os outros todos estão ao nível duma equipa da 2a metade da tabela, é uma enormidade. + um bocadinho e ainda os põem ao nível da 2a liga"
ResponderEliminarLuís Negroni, esta equipa nem há 5 ou 6 dias, sem três titulares absolutos (Pepe, João Mário e Otávio), só não eliminou o Inter, por manifesta infelicidade, só pergunto, serão assim tão maus?
ComPortistas,
ResponderEliminarOntem foi colocado o último prego nas nossas ténues aspirações para alcançarmos o objetivo principal de qualquer época desportiva após a queda ao tapete servida a frio pelo artista Varissimo e apitada pelo inarrável Costa contra o emblema de Barcelos.
É muito frustante conseguir aceitar isto de forma leve. Eu sei que não se pode ganhar sempre, mas também sei que o trabalho de quem nos dirige foi muito mal feito no que refere à construção do plantel para esta época, que na minha humilde opinião apenas reflete uma degradação contínua do que temos vindo a observar ao longo dos últimos anos. Este é, de longe, o pior plantel deste século e jogo após jogo todas essas kimitações são mais do que evidentes. Naturalmente que o futeobl é o momento e a diferença entre uma bola bater no poste e entrar ou sair pode ser decisiva não apenas para aquele jogo em particular (exemplo Inter) como também para os seguintes (exemplo Braga). Todas estas limitações são exacerbadas quando a competência não abunda...
A leitura que faço é muito semelhante à maioria das opiniões deste cantinho: nada a apontar aos jogadores que dão tudo o que sabem e podem; o mesmo para o treinador, que naturalmente também erra mas que conseguiu reerguer todo o Portismo que todos gostamos de praticar. Sem ele, e os feitos (alguns chamam milagres) alcançados, estaríamos muito pior do que estamos (isto financeiramente falando).
Gostava apenas de lembrar que é dos sócios do nosso CLube a responsabilidade máxima por estarmos onde estamos hoje pelo simples facto desta $AD ser o resultado direto das eleições do Clube onde foi democraticamente eleita esta Direção faz quase quase 3 anos. Os sinais estavam todos lá. Ao dia de hoje continuamos sem saber como nos vão retirar do abismo financeiro onde nos colocaram (Dragões de Ouro à parte...)! E nem quero imaginar o que será se falharmos a Champions...
Melhores dias virão, não sei é quando...
Gilles27
PS. Li uma notícia perdida que a parceria do voleibol com a AJM foi terminada por carta registada e o próprio Prof. Moreira comentou que foi apanhado de surpresa. Não devo ser só eu a achar isto tudo demasiado estranho para ser verdade não se justificaria uma posição formal do CLube sobre o que se passou? AInda para mais estamos nas meias-finais do playoff de apuramento do campeão! Já sei... vou esperar sentado!
Sobre o calendário.
ResponderEliminarSou dos que penso ser o FC Porto o único responsável e não me lembro de alguém, inclusive Conceição, falar contra, por isso, internamente, é um não assunto.
Alguém pode falar sobre o voleibol feminino e o anunciado fim da parceria com a AJM?
Se o FCP quer ter sozinho Voleibol feminino, nada contra, sempre com todo o respeito pela Academia José Moreira, ex-atleta, treinador e grande portista. Acho que não era para se saber, alguém fez o favor de passar para o jornal a informação.
ResponderEliminarPara mim este é o pior e mais desequilibrado plantel do FCP de há muitos anos a esta parte. Isso não significa que este plantel não seja competitivo e jogue para ganhar contra todos os adversários a nível interno, e possa fazer gracinhas como fez com o Atletico de Madrid, discutir e merecia ter passado no confronto com o Inter. Nisso o treinador tem feito um grande trabalho. Se formos por aí, então éramos obrigados a ganhar ao Rio Ave e perdemos.
Para ser muito exigente, no mínimo precisávamos de dois laterais, um médio com as referências que já indiquei, um avançado acima da média.
Hoje ouvi o Manuel Serrão na rádio , e diz o que escrevemos aqui no blog .
ResponderEliminarAs lacunas no plantel/equipa estão mais que assinaladas , já se fala até de nomes , Navarro , Ivan Jaime , e outros .
Por acaso também ouvi essa do Diogo Luís dizer que gastamos mais que o Benfica , quando na realidade toda a gente sabe que eles gastaram mais do dobro que nós .
Aquilo na CNN é só palhacitos aldrabões sem graça nenhuma .
Voleibol
ResponderEliminarDesculpe, mas houve zanga? E a posição de PC que ao que julgo saber tinha grande consideração por José Moreira? Hoje ouvi dizer que a Joana Resende e a Renata já se tinham comprometido com o FC Porto
Não faço ideia, apenas comento as notícias e porque estamos no fase que vai decidir o título, não é a altura para estas coisas saírem.
ResponderEliminarBem vamos lá dar uma ajudinha aos incompetentes do scouting, querem um meio campo a sério com classe, qualidade, que jogue com a cabeça Levantada 2 nomes para virem ambos e jogarem juntos
ResponderEliminarUm deles conhecido de todos Musrati e o outro Hugo vetlesen norueguês!
Ok. AJM/FCPorto a campeão que é o que o interessa.
ResponderEliminarTexto de Adriano Freire que subscrevo na íntegra. Twitter e Facebook.
ResponderEliminar"A sociedade com grande ajuda da comunicação social quer que os padres suspeitos de pedofilia sejam afastados, mesmo que ainda sejam só suspeitos.
A sociedade com grande ajuda da comunicação social quer que os políticos suspeitos de más práticas sejam afastados, mesmo que ainda sejam só suspeitos.
A sociedade com grande ajuda da comunicação social quer que os gestores suspeitos de má gestão sejam afastados, mesmo que ainda sejam só suspeitos.
Há um grande número de árbitros e ex-árbitros (agora são VAR) suspeitos de beneficiar o SLB, ninguém se incomoda que continuem a arbitrar, ninguém se incomoda que continuem a beneficiar o SLB, nem mesmo a SAD do F.C.Porto, cujo Presidente está mais preocupado em justificar o péssimo plantel da equipa de futebol?"
Maus planteis? Recordo o ano do Paulo Fonseca, talvez o pior em mts anos. No ano anterior, o da euforia Kelvin, tinhamos um excelente 11, mas um fraco banco (praticamente, só Defour; Kelvin foi 1 joker tardio; Liedson veio a meio da época e pouco fez).
ResponderEliminarEste plantel é mais fraco do que o ano passado, mas está longe de ser fraco. Como exemplo, o fraco Taremi (q está em fraca forma física e mental e q falha golos fáceis) é o mm jogador do início da época (bem melhor do que agora; entretanto, foi chamado de piscineiro, teve o desgaste do mundial e pouco descansou), é o mm da época passada em q fez dupla c Eva e é o mm de há 2 anos em q marcou o golo da época da Champions.
Parece que já abriu o período eleitoral. Vai ser um ano longo.
ResponderEliminarEntretanto, ainda há muitos jogos para ganhar este ano.
Cada um tem direito à sua opinião sobre a qualidade dos plantéis e o plantel do Paulo Fonseca não era o melhor, mas tinha como laterais, Ricardo Pereira, Danilo, Alex Sandro e Fucile, centrais Otamendi, Maicon, Reyes e Mangala, médios, Fernando, Lucho, Quintero, Herrera, Defour Carlos Eduardo e Josué, avançados Iturbe, Quaresma, Jackson, Ghilas, Kelvin, Varela e Licá, seria pior do que o actual? Não sei, é difícil analisar em contextos diferentes.
ResponderEliminarNaturalmente não é o único fator, mas quando vi sair o Vitinha, fiquei apreensivo. Ele trazia criatividade ao meio-campo, no ano passado jogámos bem, e este ano estamos com muita dificuldade em marcar golos...
ResponderEliminarEstava a organizar o meu armazém de informação, e deparei-me com esta coisa que me deixou surpreendido, quais os treinadores que em Portugal, conquistaram mais títulos e troféus?
ResponderEliminarOtto Glória 12 (6 Ligas e 6 T. Portugal).
Jesus 12 (3 Ligas, 12 T Portugal, 6 T Liga e 2 Supertaças).
Szabo 9 (4 Ligas, 3 T. Portugal, e 2 C. Portugal).
S. Conceição 9 (3 Ligas, 2 T. Portugal, 3 Supertaças, e 1 Taça da Liga).
Mas se tirarmos dali dois troféus oficiais - Supertaças e Taças da Liga, não são títulos, são meros troféus - ou são dois "pchichés" para os Museus, o "doutor do povo", dos 12 títulos e troféus que venceu, 6, ou 50% foram Taças da Liga. Agora, vamos apenas ver quais os treinadores que em Portugal, conquistaram mais de 3 Ligas, ou mais de 3 Taças de Portugal, estes sim, dois títulos.
Treinadores com mais de 3 Ligas conquistadas: Otto Glória 5 (treinou os 3 Grandes, e o então 4º Grande Belém), Szabo 4, Biri 3, Galloway 3, Guttmann 3, Hagan 3, Erickson 3, A. Jorge 3, Jesualdo 3, Jesus 3, e S. Conceição 3.
(Neste grupo, há 9 treinadores que conquistaram ora um Tri, ou um Bi-campeonato, já Szabo e Conceição conquistaram respetivamente 4, e 3 títulos "avulso", sem agregarem no minimo dois títulos consecutivos, há outra curiosidade, Guttmann foi Tri-campeão em dois clubes distintos FCP 1 e SLB 2).
Treinadores com mais de 3 Taças de Portugal conquistadas: Pedroto 5 (incluo a TP de 1984, apesar de não estar no banco, mas juntou mais 4 Finais perdidas), Otto Glória 4, Szabo 3, Biri 3, e Fernando Vaz 3.
(Conceição, já poderia estar nesta restrita coutada, isto porque já perdeu duas finais, e ambas nos penáltis, pelo Braga, e pelo FC Porto).
Bom dia Malta,
ResponderEliminarFrases soltas:
1. Li aqui Navarro... o Navarro contra o FCPorto, marcou o 1º golo, não festejou e não quis marcar o penalty...
2. O FCPorto contra o Braga e no último lance do encontro - empatado, deixou apenas 1 defesa, situação que poderia ter causado a derrota; melhor prova da vontade de vitória da equipa, não existe!
3. Falar da falta de qualidade do plantel - é bater no mesmo, é um facto; falta muita criatividade a grande parte dos jogadores, e em particular onde a mesma é exigida - meio campo;
4. Não desgostei do jogo do FCPorto, não consegui manter sempre o mesmo nível - situação expetável;
5. "O Se era um bom jogador mas não marcava golos..." caso tivéssemos ganho ao Gil Vicente, e o Otávio não tivesse sido expulso diante do Milão - percalços, creio que em geral os comentários e críticas à equipa seriam bem diferentes.
Eu sou apenas mais um desgostoso com a época do n/ clube, q a época que se avizinhe traga um melhor Porto, e se possível com o Sérgio Conceição. Acho que quem mais perde com a sua saída, é o próprio clube e massa associativa.
Por acaso dei-me ao trabalho de ver todos os plantéis dos últimos 30 anos , e vou deixar o meu top 5 dos mais fracos (sem ordem) , que é a minha opinião pessoal e tão só isso , nalguns casos até fomos campeões com esses fracos plantéis , assim como já tivemos bons plantéis e nada ganhamos .
ResponderEliminarÉpoca 1992/1993 (treinador Carlos Alberto Silva)
Época 1995/1996 (treinador Bobby Robson)
Época 2000/2001 (treinador Fernando Santos) tinhamos 5 guarda redes nessa época !!!
Época 2009/2010 (treinador Jesualdo Ferreira) Muitos Flops nesse ano , principalmente provenientes de Argentina .
2022/2023 (treinador Sérgio Conceição)
Fala-se muito do plantel de 2013/2014 , e criou-se o mito que era fraco , não era dos mais fortes , mas longe de ser dos mais fracos , simplesmente tinhamos um treinador que não estava minimamente preparado , isto apesar do excelente trabalho na temporada anterior no Paços , seguramente Paulo Fonseca é hoje um treinador mais bem preparado .
Também subscrevo a 1000% o texto do Adriano Freire .
Não tenho muita esperança em que Taremi volte á boa forma até final da temporada , amanhã começa o ramadão , e sabemos muito bem os sacrifícios inerentes a esse período que dura 1 mês .
A propósito da invasão de treinadores portugueses no Brasil, ontem a novidade foi o Pepa, passam a ser 8 treinadores portugueses, e se há 20 equipas no Brasileirão, 40% dessas equipas, são orientadas por treinadores portugueses. Razões para este fenómeno? Primeiro o efeito Jesus, depois o Abel, este com um trabalho duradouro e com extraordinários resultados, mas hoje no Brasil, virou moda as equipas terem um treinador português.
ResponderEliminarCuriosmente, em meados da década de 50, a chegada de Otto Glória a Portugal - foi com ele que chegou o profissionalismo, entre outras inovações, e títulos - mas os bons trabalhos de Glória, também criou o mesmo fenómeno, mas no sentido inverso, depois de Glória, começaram a aportar a Portugal muitos treinadores brasileiros, por exemplo ao FC Porto, a partir de meados da década de 50: Yustrich, Flávio Costa, Otto Bumbel, Otto Vieira, e o próprio Otto Glória já na década de 60 treinou o FC Porto, foram 5 treinadores brasieleiros em década de meia. Para além daqueles 5 treinadores, já na década de 70 chegaram ao FCP o Paulo Amaral, e Aimoré Moreira, duas décadas depois, em 1991, Carlos Alberto Silva fechou o ciclo de treinadores brasileiros no FC Porto, e foi bi-campeão.
A propósito dos 8 treinadores brasileiros que treinaram o FC Porto (curioso, três Ottos), será este o treinador estrangeiro mais comum no FC Porto? Curiosamente não, se durante o Estado Novo o FC Porto teve sobretudo treinadores estrangeiros (as excepções duradouras, foram Cândido Oliveira 2 anos e meio, e Pedroto 3 anos), surpreendentemente, a Hungria, foi o País que mais treinadores estrangeiros forneceu ao FC Porto foram 9: Teszler, Szabo, Siska, Magyar, Herczka, Gencsi, Orth, Kalmar, e Guttmann (em dois ciclos, 1959, e 1974), Guttmann foi o último Hungaro a treinar o FC Porto, em 1974.
Para quem não sabe, a Hungria foi uma potência do Futebol Europeu, ora em finais da década de 30, ora já na década de 50, nesta década emergiram os "Mágicos Magiares", aliás,a Hungria foi duas vezes finalista no Campeonato do Mundo nesse ciclo, está aqui a explicação, para aquela verdadeira invasão de treinadores Hungaros ao FC Porto.
Dragonguard, concordo que iniciámos a época do senhor Robson com um plantel fraco, mas rapidamente contratamos o Kulkov e o Yuran e ficamos bem mais fortes.
ResponderEliminarO Adriano Freire diz tudo em poucas linhas. Sociedade e CS justiceiras, mas pró slb, companheiras, amigas. Uma bipolaridade que merecia estudo e investigação por parte de psicólogos e sociólogos. SAD do FCP criminosa por inacção total, só se preocupam em embolsar.
ResponderEliminar@DVP claro, respeito todas as opiniões, em especial a sua. Em minha opinão, tinhamos melhores laterais e de resto salvava-se Lucho, Fernando, Jackson, Qauresma e Varela. Herrera estava a chegar, RicardoP tb c 20anos, Josué, cArlos Eduardo Tozé, Izmailov, Quintero (desilusão), Iturbe, Quaresma, Ghilas, Kelvin e Licá.
ResponderEliminarFace ao ano passado, estamos piores no meio-campo (saída de FV e Vitinha - este rendeu o SO). Corona já não estava cá mas veio Veron, XicoConc ok agitava como suplente, Diaz por Galeno abaixo. E jogadores c 1 ano de experiencia.
Dragon guard, um plantel do FC Porto, em média tem 17/18 jogadores que somam mais de 1000 minutos de jogo por temporada, corresponde no mínimo a 11 jogos completos, dito de outra forma, esses 17 ou 18 jogadores são o núcleo duro de um plantel. Eu já volto mais à frente a pegar nos 17 ou 18 jogadores, os tais que somam mais de 1000' por temporada.
ResponderEliminarPor exemplo, elencou aí entre os mais fracos planteis do FCP, o Porto do CAS na temporada 1992/93, à vista desarmada, também concordo consigo, todavia, fomos Bi-campeões, e nessa temporada, o Benfica tinha seguramente o melhor plantel dos últimos 30 anos (Futre, Rui Costa, João V. Pinto, os 3 Russos, o Mozer, o P. Sousa, Paneira, Isaías, muitos craques mesmo, quem quiser que vá espreitar).
Nessa mm temporada 1992/93, o FC Porto disputou 49 jogos oficiais (até foi a estreia na Champions com estes moldes atuais), 18 jogadores formaram o tal núcleo duro desse plantel 1992/93, por exemplo, o Paulinho, o Jorge Costa e o Rui Costa somaram mais de 950' de jogo, e ficaram mt perto dos tais 11 jogos completos, ou 1000'.
Qual era o onze base do FC Porto nessa temporada 1992/93? Jogavamos num 4-4-2, na baliza o Baía; João Pinto, Fern Couto/Aloíso e Bandeirinha; André, Rui Filipe, Magalhães e Semedo; Kostadinov/Domingos. Deste Onze, 10 foram Internacionais A, o Bandeirinha era o único não Internacional A, porém, o Bandeirinha esteve no Campeonato do Mundo do México em 1986 (substituiu o Veloso, depois de ter feito uma grande época na Académica), só que o Bandeirinha não jogou, nem foi Internacional A, mas esteve lá em Saltillo. Dragon guard, o nosso "achismo" considera esse plantel fraco, e eu também, mas com 10 Internacionais A, no onze base, eu começo a desconfiar ...
Continunado a observação, se tinhamos aquele onze base, tinhamos também cerca de 7 suplentes, com mais de 1000' somados, os tais que pertenciam ao núcleo duro do plantel 1992/93, e eram eles: Timofte, Jorge Couto, Zé Carlos, Vlk, Paulinho Santos, Jorge Costa, e o Rui Jorge, destes 7 suplentes/titulares, 6 deles, foram Internacionais A, só o central brasileiro Zé Carlos, não foi Internacional.
Quase a concluir, o nosso achismo (eu, também tinha a sua opinião), consideramos esse plantel da temporada 1992/93 fraco, todavia, entre os 18 jogadores mais utilizados, estavam 16 Internacionais A, se o Internacional A, tem o selo de qualidade, o FC Porto com tantos Internacionais A, teria assim um plantel 92/93 tão fraco, como nós o pintamos? Depois desta observação, reconsidero a minha opinião sobre o suposto plantel fraco.
Se fizermos o mesmo exercicio por exemplo, com o plantel de 1995/96 (Vila Pouca, os dois russos estiveram na temporada anterior 94/95), também poderemos ficar surpreendidos, e em 1996, tinhamos um panzer brasileiro que nem era Internacional, falo no Emerson!
P.S Desse plantel de 1993, também fazia parte o ponta Paulinho McLaren 'Racing' (marcou mt golos no Internacional, ou no Santos, mas no FCP fez 1 golo), bem recentemente, recordamos aqui um golo cantado que o McLaren falhou no Bessa, o mais dificil seria mesmo falhar, o Pepê também sabe como é que se faz isso.
PO, referia-me ao primeiro ano completo do senhor Robson, quando morreu o Rui Filipe que era titular. Se com ele o plantel já não era muito forte, com a sua morte ficou pior, as entradas do Yuran e Kulkov foram muitíssimo importantes.
ResponderEliminarOk Vila Pouca, mas nesse primeiro ano completo do Robson 94/95, estivemos às portas da Meia Final da Taça das Taças, ganhamos 1-0 em Génona na 1ª mão dos Quartos, golo do atolambado do Yuran, e na 2ª mão, a Sampdoria do Erickson também nos ganhou 1-0 nas Antas, golo do Mancini, prolongamento, fomos aos penáltis, e para variar perdemos, perante uma grande Samp com o Zenga, o Mihajlovic (um livre deste Senhor, era meio golo), o Lombardo, ou o Mancini que marcou nas Antas.
ResponderEliminarO senhor Robson veio substituir o Ivic. A diferença de qualidade do futebol do croata e com o inglês foi abismal, com os mesmos jogadores. Ainda tenho para mim que se o Fernando Couto não deitasse tudo a perder, ao ser expulso na Luz, éramos campeões.
ResponderEliminarNão estou a gostar nada desta troca de mimos entre treinador e presidente. A época está longe do fim, há muita coisa em jogo.
Caro Dragão Vila Pouca , sem duvida que o Yuran e o Kulkov foram cruciais nessa temporada , eles foram escorraçados da Luz , e vieram com a corda toda , principalmente o Yuran que fez uma grande época , ainda que nas competições europeias a equipa nao tenha correspondido , se a memória não me trai , não correram bem .
ResponderEliminarPaulo Oliveira , a equipa (o onze titular) de 1992/1993 até era bastante razoável , mas o plantel ...
Agora é difícil comparar plantéis ao longo dos anos e décadas , com todas as nuances e diferenças inerentes que aí advém , pois o futebol mudou muito nos últimos 30 anos , mas é a minha opinião , já agora , gostaria de saber o seu top 5 dos plantéis mais fracos .
PS - nem me fale e nem me relembre do Paulinho MC Laren , dos maiores flops da nossa história , só de pensar que podia ter vindo o Romário ...
Cada um tem a sua opinião, eu acho que apesar do Yuran ter marcado golos, o Kulkov foi muito mais importante. Aliás, o FCP no final da época só queria ficar com o Kulkov e não era só por o Yuran gostar da noite e dos copos.
ResponderEliminarCom o senhor Robson fomos às meias-finais da CL, aquele remate do Drulovic que ficou preso nas pernas do guarda-redes do Milan e nos levou a disputar as meias-finais no Cam Nou em vez de jogar contra o Mónaco, fez toda a diferença.
Na Taça das Taças e no jogo que o PO já referiu em cima, também fomos eliminados nos pormenores, no desempate por penáltis falhamos um, Latapy, a super-Samp que viria a sagrar-se campeã italiana - não sei se nesse ano ou no seguinte e também viria a disputar uma final da CL contra o Barça em Wembley -, era uma equipazza.
Essa da meia final de uma só mão em Barcelona foi em 1993/1994 quando Bobby Robson rendeu o Ivic a meio da época , foi uma pena , podíamos ter chegado á final. .
EliminarEm 1995/1996 não passamos a fase de grupos , aonde ficamos atrás do Panathinaikos e do Nantes , curiosamente os gregos e franceses chegaram ás meias finais .
Caro DVP, a Sampdoria já tinha sido campeã, e já tinha perdido a final com o Barça em 92. Nesse confronto de 94/95 o grande Vialli já estava na Juve -foram campeões esse ano - mas a Samp continuava a ser uma equipa temível. Lembro-me bem desses penaltys, até porque foi a primeira vez que vi o FCP ser eliminado dessa forma. Nunca pensei, depois de termos ganho em Itália, mas o futebol é mesmo assim.
Eliminar'já agora , gostaria de saber o seu top 5 dos plantéis mais fracos'
ResponderEliminarDragon Guard, posso fazer isso, segundo o tal critério, os tais 17/18 mais utilizados, e quantos Internacionais A há por temporada, parece-me um critério justo. Agora sustentado no "achismo" não deixo esse top 5, sobretudo porque é muito subjetivo, e relativo também.
O Plantel de 1992/93 do CAS, tinha 16 Internacionais A. Na Champions, ficamos no nosso grupo no 3º lugar, atrás do Milão e Gotemburgo, somamos 7 pontos (5 pontos antigos), com 2 vitórias e 1 empate, e 5 golos marcados e 5 sofridos. Em termos de títulos, fomos Campeões, fomos eliminados na Taça de Portugal pelo Benfica, e perdemos a Supertaça para o Boavista.
O atual plantel 2022/23, tem apenas 9 Internacionais A, na Champions, ficamos no 1º lugar do nosso grupo, com 12 pontos, e 4 vitórias, com 12 golos marcados, e 7 golos sofridos. Em termos de títulos, ganhamos a Supertaça, a Taça da Liga, e estamos na Meia Final da Taça de Portugal.
Dois planteis separados por 30 anos, qual dos dois é o melhor? É mt dificil responder de forma séria e coerente. Seguindo o critério Internacionais A, o plantel do CAS em 1993, era melhor que este atual. Seguindo o critério títulos, o atual plantel já venceu dois títulos e troféus (podem ser três), mas o Porto do CAS venceu o mais importante, o campeonato!
'Não estou a gostar nada desta troca de mimos entre treinador e presidente. A época está longe do fim, há muita coisa em jogo.'
ResponderEliminarEu também não, e devemos evitar mais ruído, agora a D Cecília, parece que também veio meter o bedelho. Para mim, é um não assunto, o presidente e o Sérgio entendem-se, o SC é que já não suporta o Capachinho d´Oiro, eu também não o posso ver, nem pintado!
Em 2020, ou em 2022, ganhamos o Campeonato e a Taça de Portugal, e o silêncio na Imprensa escrita/falada imperou, quem chegasse a Portugal nesses dois verões, diria que o Benfica ganhou tudo. Recordo o circo mediático, com as aquisições dos Cavanis, ou pela chegada do doutor do povo, ou a aclamação do Rei dos túneis, por exemplo, em 2022, para o Bonzinho e para a Bola, o homem do ano foi o Rui Costa, e o que ganhou mesmo o Rui Costa em 2022? Enfim, critérios justos e equitativos ...
Neste ciclo atual, somos a única equipa em Portugal que já conquistou dois troféus (estamos na Meia Final da T. Portugal, superamos a fase de grupos da Champions, primeiros do grupo), mas pelo que ouço e vejo, vivemos uma crise profunda, provavelmente, não ganhamos nada há 3 ou 4 anos, tal como o Benfica...
Em 1995/1996 não passamos à fase seguinte porque frente ao Nantes o Domingos falhou um penálti que nos dava a vitória já na parte final do jogo.
ResponderEliminarO plantel 92/93....hoje valia mais do que vale este plantel. O Kostadinov hoje em dia valeria uns 40 ou 50 milhoes, o Vitor Baia uns 50 milhoes ou mais, o Fernando Couto uns 30, O Jorge Costa dessa época uns 10 ou 15, Aloisio uns 20, Joao Pinto outros 20 mesmo ja nao sendo um jovem, Timofte 15, Jaime Magalhaes 10 pela idade, André uns 4 ou 5 pela idade, Semedo uns 7 ou 8, Domingos uns 30, ainda ha Jorge Couto, Rui Filipe, Rui Jorge, Zé Carlos, Bandeirinha, Vlk, Paulinho Santos, nestes tudo somado uns 60 ou 70 milhoes... Contas subjectivas claro, mas acho que estes jogadores nao deviam andar longe disto em valores transfermarket, talvez uns 300 milhoes. Ainda havia o Antonio Carlos Internacional Brasileiro que só esteve uns poucos meses.
ResponderEliminarTas doido, kostadinov 60 milhoes, vitor baia 60 milhoes, Fernando couto 70 milhoes, esse plantel era 10x melhor do que este, esse plantel esta epoca era campeao.
EliminarNao estou doido, sao estimativas por baixo. Mas nao discordo dos teus valores. Só em defesas centrais estava là uma fortuna.
EliminarNão estão fáceis os tempos para o FCP... pede-se cabeça fria, há coisas para ganhar, há que manter a dignidade competitiva e não se pode entrar em guerrilhas internas de forma pública...
ResponderEliminarQue o bom senso impere até final da época, mas temo grandes convulsões...
Estão criadas condições internas e externas para uma grande tempestade, com consequências complicadas...
Haja contenção...
No fim da temporada, os sócios devem exigir explicações e iniciar discussão sobre o futuro e como dar a volta a isto.
Como se tem dito e bem, ninguém é maior que a Instituição.
Bem, grande parte dos comentários ao post não são sobre o resumo do jogo que o DVP faz mas sobre "outros pontos da agenda". Ora sobre eles pergunto-me se estão os associados do FCP preocupados com o presente e com o futuro, que a menos que as coisas mudem será ainda pior que o presente que já não é brilhante, ou se gostam mais de "ir ao museu".
ResponderEliminarNeste ponto vem-me à cabeça uma ideia que é normal aparecer nestes momentos e que normalmente "não dá em nada" - para mais em Portugal - mas não é por isso que passa a ser má ideia. O DVP já deve estar cansado de ver isto por aqui nestas alturas mas aqui vai.
Os associados que estão preocupados com o futuro e que o queiram influenciar de forma útil para o clube (e a partir daí para a SAD) podiam a partir deste ponto de encontro criar um grupo minimamente estruturado com ideias comuns e com listas de nomes apoiantes para serem mais ouvidos. Esse grupo podia por exemplo encontrar-se com potenciais candidatos às eleições do próximo ano ou quando os houver com os candidatos para fazer sugestões. Seria assim uma força de pressão e suponho eu com algum peso.
Já se sabe que há muitos dos potenciais envolvidos que por personalidade ou pelas suas vidas não estão para aí virados, mas por outro lado é pena que gastem tanta das suas energias a lamentar-se e "em rodriguinhos" inconsequentes em vez de usarem o poder que têm nas mãos.
Desculpem qualquer coisinha mas é o que sinto.
tone.da.eira, isso é uma ideia interessante, mas já não quero. Foi tempo em que até estava disponível, envolvi-me em muitas coisas em defesa do FCP, agora passo a bola à malta mais nova.
ResponderEliminarOLHA O NORTE.
ResponderEliminarA lágrima, o choro por tudo e por nada, num discurso + ou - sensível do sr presidente, são sinais da idade, é natural, fraqueza de alguém que sabe que já não pode, que já não é futuro, mas teima em continuar.
Começo a desconfiar que este mau estar entre presidente e treinador já tiveram melhores dias. Nem um nem outro assumem responsabilidades de quem quis ou não a compra de este ou aquele jogador. Certo é, que temos ultimamente enfiado muitos barretes de jogadores que entram e saem, nem chegam aquecer o lugar, alguns a preços para alem da posse de uma SAD falida, tesa como um virote, assim, como se vendem jogadores de qualidade a preço de saldo pelos mesmos motivos.
Como a Academia foi uma miragem, mentira para enganar tolos, agora a outra é a aquisição de jogadores para a próxima época, que nada tem a ver com recandidatura, diz o sr presidente! Mas depois, vamos saber quais o jogadores que saem, qual o valor da venda, comissões, aquelas tangas $$ do costume.
Tivemos quase apanhar a Toupeira, mas perder pontos com clubes de outra dimensão, sabendo do colinho do Abutre, de padres, não digo pedófilos, mas pornográficos, que por medo do rui toupeira rei dos tuneis, ou por aquela Babilonia de leis da arbitragem, de verem lances de lamber rabos a uns e enrabar os outros! Agora só nos resta ganhar a Taça de Portugal e o 2º lugar para entrar diretamente na Liga dos Campeões...
Este barulho todo à volta do SC sinceramente não me espanta. É normal que sempre que o FCP está na mó de baixo tenha as luzes da ribalta em cima e quando ganha é relegado para nota de rodapé. Quando é que foi diferente? Eu não me lembro. O campeonato não está a correr como queríamos e fomos eliminados da Champions. Foram 2 desaires seguidos e é normal que a CS se aproveite disso para acicatar os ânimos. E depois tendo em conta que o SC fez aquela publicação ontem no Instagram em forma de desabafo, estão reunidos os ingredientes para o caldinho habitual. Se gosto deste barulho? Não gosto. Acho que todos devem ter consciência que os interesses do FCP estão acima dos seus interesses pessoais. E isto serve para todos. Não gostei das declarações do presidente vir com a conversa dos 20 milhões do Carmo e dos 10 milhões do Veron. Se calhar ele esqueceu-se que nós não somos parvos nem comemos gelados com a testa e sabemos perfeitamente que temos feito muito com pouco. Onde estão 2 laterais ao nível do que se exige para o FCP? E onde está um médio que faça girar a bola e leve a equipa para a frente como o Vitinha fazia? Precisamos de mais qualidade. O mercado de hoje em dia é extremamente competitivo e exige-se mais de todos para que possamos trazer jogadores de qualidade e termos uma equipa ao nível do que o FCP merece. E já nem falo de formação e Academia. Este ano o SLB reforçou-se bem e construiu uma boa equipa. Infelizmente não podemos ganhar sempre mas devemos fazer os possíveis para que isso aconteça. Se queremos dar mais condições ao clube para continuar a vencer mesmo depois de Pinto da Costa e SC saírem do clube, não podemos ir por este caminho que temos feito na última década. E fico-me por aqui.
ResponderEliminarHá um site que é uma extraordinária ferramenta para avaliar a "balança comercial" de todos os clubes da Europa. Ontem, ouvi um chorrilho de disparates, ora no que diz respeito às vendas, e também às compras do FC Porto, nestes 6 últimos anos de Conceição.
ResponderEliminarVou deixar uma tabela de fácil leitura, com os 6 últimos anos/temporadas dos 3 Grandes (temporadas balizadas entre 2017/18 e 2022/23, ciclo de Conceição), ora com as vendas, ora com as compras.
O FC Porto vendeu em 6 anos 465 M€, e comprou 232 M€.
Balanço entre vendas/compras: saldo positivo de 233 M€.
O FC Porto, em termos médios vendeu 77,5 M€/temporada.
O FC Porto, em termos médios comprou 38,6 M€/temporada.
Benfica vendeu em 6 anos 840 M€, e comprou 360 M€.
Balanço entre vendas/compras: saldo positivo de 480 M€.
O Benfica, em termos médios vendeu 140 M€/temporada.
O Benfica, em termos médios comprou 60 M€/temporada.
(As transferências, do João Félix, do Rúben Dias, do Darwin, e do Enzo, geraram 400 M€ de encaixe total, não vamos negar, o Benfica vendeu estupidamente bem, mas durante 3 anos, também investiram estupidamente mal, mas inverteram, porque foram mais assertivos e racionais, nesta temporada).
O Sporting vendeu em 6 anos 432 M€, e comprou 223 M€.
Balanço entre vendas/compras: saldo positivo de 209 M€.
O Sporting, em termos médios vendeu 72 M€/temporada.
O Sporting, em termos médios comprou 37,1 M€/temporada.
Só uma pequena sub-nota, ontem o Marcelino no Onze, e o anafado Bernardo no Crime TV, afirmaram ambos que o Sporting investiu muito menos que Benfica e FC Porto, é verdade, o Benfica tem tido investimentos faraónicos, mas o FC Porto não. Mas vejamos, nos últimos 6 anos do SC, o FC Porto investiu 232 M€, já o Sporting investiu 223 M€ (- 9 M€), mas nos últimos 3 anos com Amorim, o Sporting investiu 120 M€, e o FC Porto em igual período investiu 105 M€. Só pergunto, porque é que esta gente, quer propagar a tese que o Sporting é "pobrezinho e remediado", é que já estou farto de ouvir essa tese "martelada", isto quando o Sporting, está a investir mais do que o FC Porto, por exemplo, nos últimos 3 anos ...
Certo DVP, essa sua posição é clara (e para mim muito compreensível) desde há muito.
ResponderEliminarEu escrevi só para lembrar aos mais activos que por aqui passam que podem fazer alguma coisa e em conjunto, em vez de só carpirem as mágoas e/ou as revoltas no Muro das Lamentações.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarJá se sabe que quando a equipa não ganha , Sérgio Conceição dispara sempre , seja para dentro ou para fora , mas desta vez , o senhor presidente respondeu .
ResponderEliminarAtritos normais , que considero de pouco significado , o foco tem de estar nos restantes 9 jogos do campeonato , e na taça de Portugal .
Claro que a comunicação social vai explorar isto até ao tutano , o normal ...
Boas tardes caro DVP e saudações dragonistas.
ResponderEliminarAqui vai uma daquelas, SC a presidente?
Isto não passa de jogos florais. SC vai continuar até ao fim da época, pelo menos, e a CS vai continuar a confundir os seus anseios + profundos com a realidade. Eles são maus, não prestam pra nada, mas não são deficientes mentais, sabem perfeitamente o muito que SC vale e como com ele o Porto é muito + forte que sem ele, portanto, queriam e querem e quererão sempre, vê-lo fora do Porto.
ResponderEliminarUma coisa que me tem impressionado pela negativa, nalguns comentários do blog, é ver portistas que aparentemente acham + possível o slb ganhar a champions do que o Porto ser campeão. Mas o que é que o slb já fez, para justificar minimamente esse receio? O terem ganho por 1 a uma Juventus desfalcada de 10 jogadores e com + de meia equipa titular de fora? O terem ganho a uma equipa israelita? O terem ganho a um Bruges, que é uma equipa banal do futebol europeu e que estava em queda livre quando jogou contra eles? O terem empatado os 2 jogos contra o PSG, com sorte e arbitragem, PSG que não é uma grande equipa do futebol europeu, ao contrário de RMadrid, BMunique, MCity, e até Chelsea. Até este momento da época, o slb, com toda a sorte e arbitragem, ainda não conseguiu ganhar 1 jogo a uma grande equipa, em condições normais... ganhou ao Porto reduzido a 10 durante + de 70 minutos e ganhou à Juventus muito desfalcada...porque carga de água haveriam de ganhar uma final que vai ser de certeza absoluta, ou contra um RM, ou contra um BM, ou contra um MC ou contra um Chelsea? Ainda não mostraram nadinha que justifique tal receio. Pra mim, é + provável o Porto ser campeão, apesar dos 10 pontos, do que eles vencerem a Champions esta época.
Pc tem razao quando diz que quando sair vai fazer muita falta...infelizmente esse momento vai chegar e eu nao vislumbro grandes alternativas, talvez sc seja um bom presidente!
ResponderEliminarCaro DVP e Amigos:
ResponderEliminarTenho seguido com alguma apreensão este "caso" - SC/PC que a comunicação lisboeta tem empolado a seu belo prazer e ao ouvir certos depoimentos fico com uma certeza:
-Eles estão mortos de desejo que o SC saia do FCP
Achei um piadão a um ex-director de comunicação dos calimeros ao afirmar que Sérgio Conceição teria menos mercado que Ruben Amorim.
Julgo que o bom senso deve imperar pois a época ainda não acabou e ainda há dois títulos para conquistar pese embora o da Liga ser bastante difícil.
Um abraço.
PO, e esse balanço entre compras e vendas podia ser substancialmente diferente, não fossem as constantes saídas de bons jogadores a 0 que temos tido, em comparação com os nossos rivais.
ResponderEliminarOLHA O NORTE.
ResponderEliminarAMIGOS PARA SEMPRE, nós é que somos os culpados.
O sr presidente ontem, parecia o sr PR Marcelo, o homem não se fartava de dar explicações à CS ao som de um fadinho. Estava mesmo em forma, animado e ao volante vejam só, pegou no microfone da CM tv aquela que lhe tem dado uns miminhos com constante desdéns a ele e ao FCP e fez publicidade aquela porcaria de tévê.
ASSIM VAI O MUNDO.
O Sr presidente deve andar a treinar para discurso de recandidatura! deve ir ao ginásio, fazer melhoramento de voz, enfim, gostei, parecia o Sr Pinto da Costa de à vinte anos atrás. O pior é segundo dizem as más línguas, se o Sérgio Conceição como se diz na gíria, dá de fróscos e não cumpre o contrato!!!
Não me apetece dizer mais nada. Gostei daquele momento à PINTO DA COSTA, deu pra rir.
O sr presidente a pensar que tem muita graça mas a falar para quem o enxovalha diariamente só nos faz pensar que de facto atualmente vive no mundo da lua. Como portista senti-me envergonhado.
ResponderEliminarEm tempo de jogos da seleção sem qualquer interesse, temos assistido à novela SCM / PC. Mais recursos, menos recursos, mais investimento, menos investimento há coisas que parecem óbvias:
ResponderEliminar- O investimento feito pelo Fc Porto em números acompanha o que deve ser a realidade do futebol português. Não vai há muito tempo e todos os analistas apontavam a formação como o caminho da salvação das equipas nacionais e que o fosso para as grandes ligas iria necessariamente aumentar.
- O investimento deveria assegurar que a equipa teria condições para ganhar nas competições internas e ser competitiva nas competições europeias. O plantel deveria ser composto por jovens da formação, 3/4 jogadores de maior qualidade e outros com experiência e anos de clube e da liga.
Olhando para o atual momento, parece-me que os pressupostos acima estão refletidos na época que a equipa tem realizado. Não estivéssemos a falar de uma época atípica, com mundial em dezembro, que se traduziu em lesões e oscilações de forma de jogadores essenciais e talvez, para além dos títulos já conquistados, estivéssemos ainda na champions e a uma distância mais curta do líder do campeonato.
PC que não venha dar música porque a gestão da SAD é um filme de terror, com muitas coisas que por mais que tente não consegue explicar e não basta dizer que foram aprovadas pelos sócios.
SC, por mais conquistas que tenha conseguido, não queira transformar-se num mártir.. está no clube há 6 anos e tem, como o próprio já admitiu, uma palavra a dizer sobre a construção do plantel, deu aval a alguns negócios falhados, se tem aceitado continuar e se inclusive renovou contrato é sinal que concordou com o rumo que o presidente escolheu para o clube.
Sfelgueiras
Alexandre, por vezes os encaixes brutos com transferências do TM, são uma grande falácia, a maior transferência de sempre do FC Porto, o Militão, transferido por 50 M€, gerou uma mais valia de 28 M€, apenas 56% dos 50 M€ do volume do negócio ficaram no FCP. Já o Fábio Vieira foi transferido por 35 M€, e gerou a mesma mais valia do Militão, os mesmos 28 M€, isto é, 80% dos 35 M€ foram encaixados pelo FC Porto.
ResponderEliminarAlexandre, em média, o FC Porto gera cerca de 70 M€ de encaixes com transferências/ano opu temporada, porém, o FC Porto acaba por encaixar apenas cerca de 40 M€ líquidos. E se vendermos, temos de repôr, ou contratar.
Em contraste, os prémios da UEFA, esses sim, só levam com imposto, por exemplo, a presenças nos quartos final garante ao FC Porto cerca de 80 M€, a chegada aos oitavos final, o FCP encaixa cerca 65 M€, se ficarmos na fase de grupos, encaixamos cerca de 50 M€, valores esses, incluindo o market pool, se o FC Porto tem atualmente um orçamento de 90 M€, se chegarmos aos quartos, a Champions cobre 88% do orçamento, se alcançarmos os oitavos a Champions cobre 72% do orçamento, se ficarmos na fase de grupos, a Champions cobre 55% do orçamento, mas se não jogarmos Champions, e encaixarmos apenas 10 M€ na Liga Europa, aí sim, temos a burra nas couves...
Paulo Oliveira, desculpe lá, mas tenho de fazer uma pergunta óbvia: Se o orçamento do Porto é de 90M, se o Porto encaixou + de 65M na CL, se tem + receitas, que geram largos milhões todas juntas, como são, direitos televisivos, bilheteira, lugares anuais, patrocínios, quotas, merchandising, porque razão precisa de fazer 70 milhões em vendas de jogadores? Mesmo que só fiquem 40 no Porto, todos estes valores somados ficam muito acima dos 90M. A não ser que as modalidades gastem quantias fabulosas, o que não acontece, não estou a ver porque é necessário vender sempre tanto, mesmo em bons anos de Champions. Ou então, o orçamento é bem maior que os 90M.
EliminarPorque também sou Manel, ou também sou o Manel k' ajuda, sobretudo, porque gosto de partilhar informação num blogue Portista, isto a propósito do sistema de distribuição de receitas das competições de clubes da UEFA:
ResponderEliminarhttps://www.football-coefficient.eu/pt/dinheiro/#money-country
Já isto, creio que já partilhei aqui, mas repito, quanto ganha o Pepe? Ou quanto ganha o júnior António Ribeiro?
(O António, é um central júnior que me surpreendeu na eliminatória da Youth League com o Liverpool).
https://salarysport.com/pt/football/liga-nos/futebol-clube-do-porto/
Se o DVP me permitir agradecia só desabafar algumas pequenas coisas
ResponderEliminar- A questão entre PC e SC é um "fait divers" da imprensa sulista;
- Que haja efectivamente desacordos e perspectivas diferentes entre ambos temos de considerar normal... numa organização as perspectivas nem sempre são coincidentes;
- Que PC errou muito na gestão do club... ninguém tem dúvidas;
- Que o mesmo se quer perpetuar, sem ter a sensatez de nas várias oportunidades ter saído pela porta grande e arriscando-se a sair pelas traseiras após um historial magnífico? sem dúvida;
- A imprensa sulista aproveita todas estas situações inerentes a uma organização para minar, sistematicamente a única organização (club) que os enfrenta;
- Aproveitaram o empate em Braga, para malhar no club? sem dúvida... haveria sempre motivos para encontrar argumentos;
- Argumentos esses que tentaram minar as relações formais dentro da estrutura do club;
- Tenho saudades do tempo em que de peito feito a estrutura portista enfrentava padres e afins na defesa do club;
Mas conscientemente, face à realidade não posso exigir mais... é o que temos
Muito obrigado DVP
JPPCH
Caro DVP e Amigos Portistas,
ResponderEliminarFoi com profundo pesar que vi a notícia da morte do Sr. Gomes Amaro esta quinta feira.
Faço 50 anos este ano. Nos anos 70 e 80 apoiava o Porto presencialmente nas Antas e acompanhava os relatos do Sr. Gomes Amaro no quadrante Norte quando jogávamos fora. A dinâmica dos seus relatos era impressionante! A alegria, o entusiasmo. E sabíamos que ali, íamos acompanhar o Porto e só o Porto. Sem centralismo bacoco. As memorias são muitas e são boas!
Acredito que o Sr. Gomes Amaro faz parte deste nosso mundo maravilhoso que é o Futebol Clube do Porto e a sorte de sermos portistas.
“Que bonito é
As bandeiras tremulando
A torcida delirando
Vendo a rede balançar”
É golo do Porto!!! E foram muitos!
Saudações portistas,
HMF
É triste não saber e querer interpretar aquilo que o SC quiz dizer e pior ainda "torcer" a questão por forma a levar os adeptos a acreditar numa crise SC/PC e consequente demissão do treinador.
ResponderEliminarO mérito não reconhecido e o arruaceirismo é claro e óbvio que advém dos Ruis Santos e de todos aqueles que, como este, utilizam o ódio como ferramenta de trabalho, os média covarde e alarvemente, e, sempre sem contraditório, para acirrar o ódio contra o FCP e o seu treinador, fazendo-lhe juízos constantes de carácter e ofuscando tudo o que ele de bom possa ter que, claramente não lhes agrada.
É triste e lamentável que até os nossos próprios adeptos e representantes (anjinhos) do clube nos ORCS embarquem nessa conversa fiada e não consigam desmascarar uma retórica maléfica, sectária e odiosa, sempre e apenas com o fim de dividir o clube e fomentar o ódio contra o FCP.
Em tempos estas quezílias com a comunicação social, eram o nosso oxigénio :) E assim tem que ser, temos garantia de vida para a eternidade... (isto se não tiverem a sensatez de fechar a porta).
ResponderEliminarBoa vitória do basquetebol... o novo player tem evoluído favoravelmente, Marvin, de seu nome... Vamos a luta! O Fernando Sá, tendo sido um jogador mediano, como treinador tem aquela crença azul!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarO orçamento da SAD do FCP anda próximo dos 150 milhões. 90 milhões ou próximo disso, são apenas os encargos com o pessoal.
ResponderEliminarOk, DVP, não sou de gastar tempo a consultar Orçamentos e R&C, mas assim já percebo porque é necessário vender tanto.
ResponderEliminarBoas
ResponderEliminarAgora que se fala de orçamento e o sr presidente de investimentos feitos no plantel.
Se em Janeiro se tivesse havido investidores para trazer entre 2 ,3,ou4 jogadores(nem que fossem emprestados) que pudessem dar mais consistência em campo.
Talvez desse para fazer um brilharete na champions.
Espero que nao seja esse o fado dos nossos rivais(o brilharete)
Nesta fase não é importante mas até Diogo Costa tem uma lesão muscular no ombro. Que época atípica a do FCP.
ResponderEliminarSobre o valor do plantel, investimento, etc. para mim é muito claro. Com o nível de investimento, de orçamento para o futebol, se o FCP não tem melhor plantel, é porque eventualmente, teve más opções. Por vezes, só passado uma ou duas épocas, existem certezas. Por exemplo, com uma seleção a jogar com três centrais, Diogo Carmo, se jogasse, seria a primeira opção pela esquerda.
Ora, a organização do plantel terá dois responsáveis. Pinto da Costa e Sérgio Conceição. Para o bem e para o mal, são ambos responsáveis. Nem um nem outro, pode tirar o cavalinho da chuva.
A relação investimento/desinvestimento também tem que ser considerada. Se por um lado, o benfica investiu mais, por outro lado desinvestiu ainda mais. Pelo menos, é o que os números dizem. Se vendi um jogador por 200 e comprei outro por 20, em teoria, desinvesti 80. Por outro lado, se vendo um por 40, e compro um por 10, desinvesti apenas 30. Os números têm várias formas de serem lidos.
Pegando nos salários dos jogadores, se compararmos o salário do Grujic com o do Al Musrati, também podemos ter uma leitura sobre as opções feitas. Nem discuto o valor do Grujic mas teve uma época emprestado, sem cláusula obrigatória de compra. Foi transacionado por cerca de 10 milhões. Já tinha passado o tal período de adaptação de seis meses. De quem foi a opção? Para mim é óbvio.
Meus amigos, o Diogo Costa não podia jogar porque estava lesionado e foi dispensado.
ResponderEliminarMário, custa andar sempre a repetir as mesmas coisas, mas eu sou do tempo que o FCP formava plantéis, convidava os treinadores e eles aceitavam trabalhar com os plantéis que o clube tinha. Às vezes pediam um ou outro jogador, o presidente dizia, se for dentro das possibilidades, OK, virá. Foi assim com vários treinadores, alguns que conheci pessoalmente. Jorge Andrade, Benni, Derlei e Nuno Valente, Jardel, por exemplo, são jogadores que vieram a pedido de treinadores.
Tudo mudou, para mim para pior, culpa em 1º lugar do presidente. O JNPC que conheci não ficava refém de nenhum treinador, mesmo que esse treinador fosse o ai Jesus da massa adepta....
Luís Negroni, no meu comentário, apenas constatei factos, em todos os anuários surgem os 90 M€ como o orçamento do FCP, as mais valias do negócio Fábio Vieira foram conhecidas muito recentemente, já as mais valias do negócio Militão, foram mt divulgadas. Já sobre a distribuição de receitas das competições de clubes da UEFA, deixei em cima um link. No fundo nessa área das finanças, podemos armazenar informação.
ResponderEliminarJá sobre a sua pergunta, não lhe sei responder, porque nem sei ler um R&C, e nestas coisas, tenho uma boa prática, quando não sei, não invento, nem entro em improvisos com respostas evasivas. O Vila Pouca já lhe deu parcialmente uma resposta, mas algum Portista neste blogue, poderá acrescentar mais informação.
«A relação investimento/desinvestimento também tem que ser considerada. Se por um lado, o benfica investiu mais, por outro lado desinvestiu ainda mais. Pelo menos, é o que os números dizem. Se vendi um jogador por 200 e comprei outro por 20, em teoria, desinvesti 80. Por outro lado, se vendo um por 40, e compro um por 10, desinvesti apenas 30. Os números têm várias formas de serem lidos.»
ResponderEliminarBoa leitura Mário, e sobretudo escorreita e "limpinha", porque não tem corantes, nem conservantes.
Tambéms poderemos fazer um outro exercicio, o Benfica investiu nos últimos três anos (valores TM), cerca de 250 M€ em reforços (o FCP investiu 110 M€), em contraste, o Benfica neste último triénio encaixou cerca de 390 M€ com transferências (já o FCP encaixou 230 M€ com transferências). Dito de outra forma, balança comercial nos últimos três anos, valores brutos TM:
Benfica, V. + 390 M€ C. - 250 M€, saldo positivo 140 M€.
FC Porto, V. + 230 M€ C. - 110 M€, saldo positivo 120 M€.
Sporting, V. + 190 M€ C. - 120 M€, saldo positivo 70 M€.
Mas eu começo a chegar à conclusão que os melhores investimentos, também podem, e devem ser canalizados para a formação (naturalmente, não estou a pedir um plantel com 80% de jovens sub 21 formados no FCP), mas por exemplo, quanto teria que investir o FC Porto, para contratar um Diogo Costa, João Mário, Vitinha e o Fábio Vieira? Mais de 150 M€? ... Eu sei, ou todos sabemos, há fornadas boas, outras menos boas, mas não só, o Benfica, o Sporting e o Braga, todos tem uma Academia, e nós ... Um pequeno exemplo, vi uma reportagem com as 3 academias (salvo erro no canal 11), mas também vi na mm peça, o Gabriel Brás a despertar ás 6 da matina na Póvoa de Varzim...
Uma capa do Record, chamou-me atenção, e soaram as campaínhas, aprofundei a coisa, e é verdade, nesta convocatória das selecções sub 19, sub 20, e sub 21, o FC Porto tem apenas 4 jovens convocados: o Gabriel Brás e o António nos sub 19, o Vasco e o Tomás Esteves nos sub 21, na selecção sub 20, o FCP não tem nenhum jovem convocado. Já Sporting e Benfica, tem 15 jogadores cada clube, nessas três selecções jovens.
Este é um problema conjuntural, ou estrutural? Ou o nosso problema, é ainda bem mais grave, porque é conjuntural, mas também estrutural?
Naturalmente, entre os cerca de 60 jovens convocados para aquelas três selecções, há mais meia dúzia de jovens formados no FC Porto, só que já desvincularam do FCP, o Fábio Vieira, o Francisco, e o Afonso Sousa, ou ainda o Gonçalo Esteves, o Marco Cruz, e o Diogo Abreu, estes 3 jovens formados no FCP, pertencem ao Sporting, ou fazem parte daqueles 15 jovens do Sporting convocados.
"Tudo mudou, para mim para pior, culpa em 1º lugar do presidente. O JNPC que conheci não ficava refém de nenhum treinador, mesmo que esse treinador fosse o ai Jesus da massa adepta...."
ResponderEliminarVila Pouca, já o referi aqui, no Futebol Profissional há duas variáveis:
A Estrutura do Treinador, ou o Treinador na Estrutura?
Até 2014, e durante 30 anos consecutivos, no FC Porto, o treinador encaixava na Estrutura, a partir de 2014 (ou a partir de Lopetegui), chegou ao FC Porto a Estrutura do treinador.
Na minha opinião, um clube ficar refèm de um treinador, pode ter consequências devastadores. Hoje no FCP, temos a Estrutura do Sérgio Conceição, e "se ele bate com a porta", ou "e depois do adeus, o ficarmos sós" - como canta o Paulo de Carvalho, um dia, não sabemos quando, o Sérgio Conceição, irá deixar o FC Porto, pergunto, estaremos preparados para perdermos a Estrutura do Sérgio? Depois, vamos apressados, e a correr, contratar um treinador, mas também uma Estrutura, porque não a temos?
A nossa atual independência, é relativa, porque tem algemas...
Nada, rigorosamente nada contra o Sérgio, sublinho, o Sérgio devolveu-nos tudo, ora os encaixes desportivos (os títulos), mas também os financeiros, porque em 2017 estavamos completamente estrangulados. Aliás, se há gajo que nos momentos bons, mas sobretudo nos momentos maus, o defendeu aqui, fui eu, apenas deixei uma opinião sobre modelos organizativos.
Paulo Oliveira, aquilo a que me referia é que o nosso balanço entre compras/vendas, podia ser muito mais favorável, provavelmente ate o melhor dos 3 grandes se a nossa administração não fosse tão incompetente.
ResponderEliminarDesde que SC é treinador do Porto, segundo o Transfermarket , que avalia quase sempre os jogadores por baixo, vendemos por menos do valor de mercado (na altura) os seguintes jogadores:
-Francisco Conceição
-Sérgio Oliveira
-Marchesin
-Corona
-Teles
-Zé luis
-Soares
-Oliver
-Láyun
-Quintero.
Pior do que os anteriores, foram os seguintes que saíram a custo zero:
-Mbemba
-Nakajima
-Marega
-Saravia
-Aboubakar
-Herrera
-Brahimi
-Ádrian López
-Hernani
-Waris
-Máxi
-Marcano
-Reyes
Alguns destes jogadores, foram caros e deram retorno 0. E já nem estou a falar dos jogadores que foram vendidos pelo preço de mercado ou muito perto disso (que são vários), que como já referi, é sempre uma avaliação feita por baixo.
Acho que 1 dragão de ouro para o Fernando Gomes é muito pouco para o trabalho que tem desenvolvido. E mesmo o próprio Luís Gonçalves, com certeza não é compensado (€€€) devidamente pelo excelente trabalho que faz (protestar com os árbitros de vez em quando).
Mário, acredito plenamente que o Gruijic com ritmo de jogo, consiga ser tão bom ou melhor jogador que Musrati.
Vejamos. Um clube/SAD que está numa situação muito complicada, tem um jogador que vai entrar na última época, pede uma pipa de massa para renovar. Esse jogador fez um excelente campeonato do mundo, está muito valorizado. O clube/SAD tem uma proposta de 24 milhões de euros, ao jogador espera-o um contrato de valores que o FCP não pode acompanhar? O que deve fazer o clube/SAD? Vender, digo eu. Mas o treinador diz que quer o jogador, se ele sair, ameaça sair. Presidente, não vende, faz a vontade ao treinador.
ResponderEliminarQue cada um tire as suas conclusões.
As minhas são simples. Presidente com receio do impacto que uma saída do treinador que acabou com um jejum comprometedor, impediu o penta do SLB, tinha muito apoio e popularidade junto dos adeptos, cedeu... A partir daí... temos um treinador que tem conseguido grandes resultados, comete erros, tem culpas no cartório, mas tudo somado, o saldo é muito positivo.
DVP, mas isso não é solução. Manter um jogador em fim de contrato, quando se tem propostas interessantes pelo mesmo não faz sentido, na minha opinião.
ResponderEliminarUma vez que na época seguinte não terá o jogador, nem dinheiro para um substituto. Não creio que SC abandonasse se lhe vendessem os jogadores em fim de contrato, logo que lhe contratassem jogadores de qualidade.
Outra coisa é manter o jogador em fim de contrato, quando o valor que o mercado paga, é bastante inferior à importância e rendimento que o jogador tem na equipa.
Julgo que se está a referir ao Herrera, que segundo se consta, que p Porto teve uma proposta de 20 milhões do Lyon, no seu último anos de contrato e recusou.
Na época seguinte, perdeu o jogador a custo 0 e contratou Uribe por 9,5 milhões. Não era muito melhor ter feito isso um ano antes e ao custo do Uribe, ainda tinham sobrado 10.5 milhões da venda de Herrera?
O pior é que os nossos administradores têm muita dificuldade em vender bons jogadores, quanto mais comprar bons jogadores.
Alexandre, para mim o FCP tinha de fazer o seguinte: vender o jogador, com uma parte da verba contratar outro com valor, até podia ouvir a opinião do treinador. Se o treinador fizesse finca pé, porta da rua é serventia da casa. Não fez, teve medo da reacção dos adeptos, algo que PC nunca tinha feito antes. Aliás, esse era o modelo que tanto sucesso fez, mesmo considerando que não há infalíveis.
ResponderEliminar"Nao estou doido, sao estimativas por baixo. Mas nao discordo dos teus valores. Só em defesas centrais estava là uma fortuna."
ResponderEliminarPaulo, para acharmos o fio à meada, estamos a falar nos centrais da temporada 1992/93, com o CAS, certo?
Fernando Couto 23 anos, Internacional A.
Aloíso 29 anos, Internacional A.
Zé Carlos 28 anos (fortíssimo na bola parada).
Jorge Costa 21 anos, Internacional A.
Os últimos centrais que o FC Porto transferiu no passado recente, foi o Felipe em 2019, tinha 29 anos, foi transferido por 20 M€ para o At. Madrid, e o Militão também em 2019, tinha 21 anos, e foi transferido por 50 M€, e teve como destino o Real Madrid.
Nessa temporada 1992/93, o Fernando Couto, e o Aloíso, era a nossa dupla de centrais, hoje, o Couto valeria 50 M€, e o Aloíso 20 M€ (tinha então 29 anos...), é a minha estimativa, seguindo os valores das transferências do Militão, e do Felipe.
Ó Paulo, agora lanço aqui mais um nome, quanto valeria hoje o nº 6 brasileiro Emerson? O Transfermarkt, diz-nos que em 1996, foi transferido por 4 M€ para o Middlesbrough (em 1996, havia contos e não M€, o TM fez a conversão), esse tanque hoje na Premier League, valia ouro, bem, o R. Madrid pagou 80 M€ pelo Tchouaméni, o Emerson metia o francês num bolso...
Epà o Emerson é difícil avaliar... Começa muito trapalhão no nosso FCP, ele que até já o era no Belém, mas o Robson acreditava nele e transformou se num monstro no meio canpo...porém a carreira dele pós FCP/Robson ficou aquém, nem chegou a ser internacional.
EliminarOutra coisa, pensando bem talvez o Aloisio valia mais de 20, o Filipe só saiu por 20 aos 29 anos porque estava a entrar no ultimo ano de contrato. Gosto muito do Filipe, maquina, e não me Importava nada de o ver de volta... Mas o Aloisio era pura classe, aqueles carrinhos deslizantes e ficava com a bola controlada, que grande grande central. Mesmo na cena internacional muito underrated, por a partir de certa altura deixar de ser selecionado para a seleção do Brazil. Mas de todos os nossos grandes centrais é talvez aquele. Que me dava mais segurança, mesmo nos ultimos anos jà com o Fernando Santos.
ResponderEliminarVila Pouca, não me choca mesmo nada, o modelo do manager do futebol inglês, ele ainda existe, o treinador tem de estar muito envolvido no projeto, e deve também saber gerir um budget, por exemplo, o Sérgio sabe que tem de encaixar com transferências cerca de 90/100 M€/temporada, e pode re-investir até 40/50 M€/temporada em novos jogadores, repondo as vendas, e a qualidade perdida, podendo também ser premiado pelo cumprimento dos budgets/rendimento desportivo ou títulos.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarPARECE A HISTORIA DOS MARRETAS e do HOMEM ARANHA.
Já começa a cansar e a enojar a historia, eu vou-me embora se não tiver este ou aquele jogador! O outro, teso como um virote, eu vou contratar, mas nada tem haver com a recandidatura. Vão-se os dois embora, para se resolver tudo de uma vez por todas. Já não há pachorra para aturar isto! E eles, que são tão amigos!...
A cena do sr presidente depois de tomar Ovomaltine e o Red Bul e dar tanta conversa aquela CS, coisa que ele ultimamente só fala ou escreve pra Revista dos Dragões é uma habilidade de esconder o reumatismo da velhice, dizendo que está cheio de calorias e ganhou Asas, para nova recandidatura.
Que Deus lhe dê muitos Anos de vida, ele também deu muita coisa ao FCP, mas sempre bem pago. Agora múmias Dinossáurios não. Há como o sr presidente, gente mais nova e com valor para dirigir o futuro do FCP.
O FCP não pode andar ano após ano a ter de fazer mais valias na casa dos 70, 80, já foi mais de 100 milhões. O FCP não pode ficar contente quando num ano dá lucros, mas depois de prejuízos históricos acima dos 100 milhões. Isso só se combate ou com um milagre desportivo, tipo vencer a CL, ou com uma aposta fortíssima na formação. Ora, se nem Academia temos, ora se até já há miúdos que preferem o Braga, como vamos sair disto? Como ficaremos se por acaso não formos à CL da próxima época? Sobre isto é que era importante o senhor presidente falar, mas não vale apena pensar nisso. Quando neste contexto o senhor presidente acha natural receber prémios de gestão...
ResponderEliminarMemória? De elefante. Respeito? Sempre. Consideração? Cada vez menos. Digo isto com grande tristeza... mas há linhas vermelhas que não podem ser ultrapassadas.
DVP, ou muito me engano ou o caso que referiu não terá sido caso único. Não acredito que não tenham existido propostas por Marega e Brahimi, por exemplo. Claro que não devem ter chegado a esses valores mas os jogadores valiam mais?
ResponderEliminarO grande problema é que isso tem custos nas épocas seguintes (épocas plural) porque é dinheiro que não entra e que depois tem que obrigatoriamente sair.
No caso do Marega , houve uma proposta de um clube inglês , que oferecia 25 milhões , isto no primeiro ano de Sérgio Conceição , devia ter sido vendido ... mas sabemos que o Sérgio Conceição tudo fez para que o malianos ficasse ...
EliminarO SC, pode ter alguma culpa na situação financeira, ao fazer finca pé por jogadores...se ele sai eu também saio...mas compensa depois, e muito, com os prémios da Champions e a valorização dos jogadores. PdC só tem culpa, em duplicado, porque não vende os jogadores que SC exige que fiquem e que depois saem a render zero, e vende em saldo, o Luís Diaz, o Vitinha, o Fábio Vieira, o F. Conceição, etc..
ResponderEliminarO pecado original foi o Herrera, depois outros se seguiram...
ResponderEliminarOLHA O NORTE.
ResponderEliminarA VERDADE É COMO O ALGODÃO.
Todos nós sabemos que os clubes portugueses e não só, a sua saúde financeira sai grande parte das vendas de jogadores e da entrada na CL, publicidade e venda de Direitos. Agora não se pode gastar 20 quando só ganhamos 10. O problema do FCP é que tem uma estrutura cara a começar pelo sr presidente que não abdica de um testão que seja, embora, comprando umas Ações do Clube, mas isso são uns trocos.
Os treinadores quando fazem contratos com os Clubes devem saber qual a situação financeira do clube, os jogadores lhes dão, depois aceitam as condições ou não, mas dizendo à entidade patronal até onde pode chegar, embora esta por sua vez lhe possa garantir a compra de um ou mais jogadores para atingir objetivos.
SC sabe em que se meteu e fez milagres que todos reconhecemos, de um treinador vulgar passou a um dos melhores treinadores portugueses reconhecido cá e lá fora, também deve a isso estar no FCP conhecido mundialmente e com história, embora, a grande fatia do mérito, é seu.
Os dois maiores responsáveis pelas vitorias e derrotas ou êxitos é o presidente e o treinador os jogadores são a ferramenta, é, e foi sempre assim.
SC tem e talvez seja essa seu êxito de levar o jogadores ao limite, (só pode com aquilo que tem) ganhar, para estar na graça do Senhor, quando perde parece que foi mordido por uma serpente, por vezes exagerando, e como o FCP segundo reza a historia, nunca caiu na GRAÇA dos padres e dos srs travestis de cor escarlate que mando no futebol e desporto em geral, sofre as consequências.
Como diz o ditado: "Não vale apena andar a bater na ceguinha" Treinador e presidente têm que se assumir.
O presidente só tem um caminho ir até ao fim do mandato e não se recandidatar porque já não tem condições de continuar, a idade e deixar o FCP financeiramente bater no fundo, não vale apena fazer musculo quando as carnes estão flácidas. Sem ovos não se fazem omeletes, os ovos é dinheirinho para se comprar alguém que faça a diferença.
Quanto ao SC por mais razão que possa ter não vale apena andar a fazer filmes de faca e alguidar, o caminho é, ou fica e assume, ou sai no final de época, mas, como portista que é, e homem de palavra, vai até ao fim do contrato sempre comprometido com o seu profissionalismo.
Vila Pouca, neste ciclo, mais recente, o Herrera nem foi o primeiro.
ResponderEliminarSaídas a custo zero, nestes últimos 5/6 anos:
Final da temporada 2017/18: Marcano e Diego Reyes.
Final da temporada 2018/19: Herrera e Brahimi.
Final da temporada 2020/21: Marega.
(a meio da última temporada, o Corona foi transferido pela exorbitância de 3 M€, porque estava em final de contrato... O Layun, lembram-se? Esse mexicano ainda gerou um encaixe de 4 ou 5 M€, já os outros mexicanos... )
Após as saídas de Herrera e Brahimi no verão de 2019, no mesmo verão o FC Porto depois de ter transferido ou vendido, o Militão e o Felipe, resgatou o Marcano que tinha saído a custo zero para a Roma no ano anterior.
Só uma pequena nota, quando o Marcano regressou na temporada 2019/20, o FC Porto jogou na 1ª semana de agosto, uma importantissima pré-eliminatória de acesso à Champions em Krasnodar, com apenas duas ou três semanas de preparação, não havia tempo, isto depois de termos vendido o Militão e o Felipe, o Marcano foi um "penso rápido" exigido pelo SC, para assim "cozer" o eixo da defesa de forma mt eficaz, mas como sempre, foi mais um "penso rápido", porque infelizmente, neste atual FC Porto, não há planificação.
Também está escrito nas estrelas, que no final desta temporada 2022/23, o Uribe será o próximo, e deixo aqui também uma previsão de quem será o substituto (o substituto direto será naturalmente o Grujic), mas prevejo que de Barcelos, a acompanhar o Fran Navarro, chegue também o nº 6 brasileiro Vítor Carvalho, é um feeling.
Este fenómeno das saídas a custo zero, começa a tornar-se muito comum na Europa (nem vou elencar a quantidade de craques que já o fizeram neste passado recente), mas no FC Porto, nos últimos 6 anos, já são 5 saídas a custo zero, e como o Uribe será o próximo, passam a ser 6 saídas. Mas como isto não pára, lá para final da temporada 2023/24, caso não renove, prevejo que o próximo seja o Taremi (termina contrato em 2023/24), e se hoje com 30 anos, o valor de mercado do Taremi está nos 20 M€, em 2024, dentro de um ano e pico, poderá sair a custo zero ...
PO, não disse que o Herrera foi o 1° jogador a sair a custo zero, foi o 1° por quem o FCP tinha uma excelente proposta e não vendeu por pressão do treinador, saindo depois a custo zero.
ResponderEliminarOK Vila Pouca, havia uma proposta anteriormente, e terminou por sair a custo zero, já entendi o critério, mas creio que o Brahimi também terá tido uma proposta.
ResponderEliminarMas sem "sebenta" o primeiro a sair a custo zero, terá sido o Ademir em 1978, e o segundo talvez o Paulo Assunção em 2008.
O Paulo Assunção é o primeiro jogador importante que me lembro de sair a custo zero. Foi um choque na altura, agora é banal...
EliminarNoutro contexto, ou a propósito destas declarações do SC:
ResponderEliminar«Tudo o que temos feito aqui com 30 por cento da equipa B, outros 40 por cento que fomos buscar a equipas médias, Paços de Ferreira, Santa Clara, Famalicão, Rio Ave…».
Fui observar a origem dos reforços e aquisições do FC Porto, nos 10 primeiros títulos conquistados, depois da revolução de abril - já são 25 títulos neste ciclo - mas nesses 10 primeiros títulos (ainda não fiz esse exercicio com os últimos 15 títulos), mas ora nos reforçamos internamente, ora nos reforçamos no exterior, ou os reforços foram mistos, internos, mas também externos, ganhamos Campeonatos com apenas dois reforços (e nem jogavam), como vencemos campeonatos com 11 ou 12 reforços.
Aí vão os reforços do FCP, nos 10 primeiros campeonatos conquistados pelo FC Porto, depois de 1974, também, porque recordar, é viver:
1977/78, Tr. Pedroto:
Fonseca (Varzim), Jairo (Salgueiros), Vital (Riopele), Paco Gonzalez (Belenenses), Toninho Metralha (Corinthians).
1978/79, Tr. Pedroto:
Vieirinha e Óscar (ambos do Estoril), Lima Pereira e Marco Aurélio (ambos do Varzim), Frasco (Leixões), Costa (Académica) e Serginho (Feirense).
1984/85, Tr. A Jorge:
P. Borota e Matos (ambos do Boavista), Vitoriano e André (ambos do Varzim), Cerqueira (Paços Ferreira), Quim (Rio Ave), Ademar (Maritimo), Futre (Sporting, e Paulinho Cascavel (Fluminense).
1985/86, Tr. A. Jorge:
Mlynarczyk (Bastia), Celso (Bahia), Edvaldo (Vasco), Laureta (VSC), Celestino (Famalicão), Paquito (VSC), Eloi (Botafogo), Ralph (Bahia), Zé Albano (D. Chaves), Madjer (R. Paris), Juary (Cremonese), e Paulo Ricardo (VSC).
1987/88, Tr. Ivic:
Geraldão (Cruzeiro), Barriga (Paços de Ferreira), Jorge Plácido (D. Chaves), Rui Neves (Estarreja), e Raudney (Juventus Brasil).
1989/90, Tr. A. Jorge:
Silvino e Pingo (ambos do Espinho), Zé Carlos (Flamengo), Demol (Bolonha), Morato (Sporting), Kiki e Toni Conceição (ambos Braga), Abilio (Leixões), Marito (Académica), Edu Marangon (Torino), Nascimento (VSC), e Caetano (Penafiel).
1991/92, Tr. Carlos Alberto Silva:
Valente (U. Madeira), Padrão (Boavista), Neves (D. Aves), Timotte (Timissoara), Ricardo Oliveira (Vizela), Tozé (Beira-Mar), Mihtarski (Levski), e Jorge Andrade (Boavista).
1992/93, Tr. CAS:
António Carlos (América do México), e Paulinho McLaren (Santos).
1994/95, Tr. Robson:
Kulvov e Yuran (ambos Benfica), Emerson (Belenenses), Latapy (Académica), Baroni (D. Municipal - Perú, para quem teve Cubillas...), e Rui Barros (Marselha).
(Os argentinos Walter Paz e Mogrovejo foram contratados, mas ambos foram dispensados a meio dessa temporada, tal como os sul africanos Ntsunda, e o Zwane, os 4 somaram zero minutos, e todos foram dispensados, essas 4 contrataçoes, foram inteira da responsabilidade do Chief Scout Lamachã).
1995/96, Tr. Robson:
Eriksson (Charleroi), Silvino Louro (V. Setúbal), João M. Pinto (Belenenses), Matias (VSC), Lipcsei (Ferencvaros), Edmilson (Salgueiros), Mielcarski (Lodz), e Quinzinho (ASA de Angola).
Paulo Oliveira, olhando para os dados que partilha, muito rapidamente se conclui, que a maioria dos reforços do Porto, vieram de clubes pequenos e médios portugueses. Foi assim nessas 10 épocas e se calhar foi assim sempre. O SC tem os seus defeitos e o disparatar para todos os lados quando está ressabiado é um deles.
EliminarVerdade, o Ademir não era titular, andava descontente, o Major, na altura capitão, aproveitou, ele assinou pelo Boavista. Mais tarde começou a jogar, era importante, foi decisivo, o FCP quis ficar com ele, o Ademir aceitava, mas não foi possível. Acho que nem chegou a jogar no Boavista, foi logo transferido para o Celta de vigo.
ResponderEliminarPaulo Oliveira, a questão não é contratar jogadores desses clubes, sempre fizemos isso e demo-nos bem, a questão, é, um têm de ser bons jogadores, dois, enquadrados num colectivo forte e com alguns craques. Esse é o problema.
Em 1984/85, saíram dois craques, Sousa e Pacheco, os seus substitutos rapidamente os fizeram esquecer. Porque? Porque tinham muita qualidade.
A saída do Paulo Assunção também foi um choque para mim, até pelo momento em que foi - estávamos envolvidos naquela guerra com a UEFA, Guimarães e Benfica, que nos queriam fora da Champions -, mas depois o Atletico de Madrid foi condenado a pagar uma verba ao FCP. Já não sei quanto foi.
ResponderEliminarMas havia o Fernando que pegou de estaca e na minha opinião era superior ao Paulo Assunção, fazia tudo o que este fazia e ainda tinha um grande raio de acção, era mesmo um polvo... Isto leva me ao Uribe, até gosto dele, bom jogador... Mas ja tivemos bem melhor não perdemos a cabeça com ordenados e premios, portanto pode ir a andar.
EliminarE se andarmos quase todos enganados?
ResponderEliminarRubens Menin, principal investidor do Atlético Mineiro sobre o FC Porto
Numa análise ao futebol brasileiro, Rubens Menin, empresário brasileiro que é um dos rostos do projeto do Atlético Mineiro, deu o exemplo do que se passa na Europa ao nível das infraestruturas e da gestão, falando do FC Porto como um modelo a seguir.
Rubens Menin, o principal investidor do Atlético Mineiro e um dos empresários mais bem-sucedidos do Brasil, vê o FC Porto como um exemplo a seguir. Numa entrevista que deu ao jornal GloboEsporte, por ocasião do 115.º aniversário do clube mineiro, o 28.º homem mais rico do Brasil, de acordo com a Forbes, elogiou a gestão portista e falou das infraestruturas.
RELACIONADOS
FC Porto. Fábio Silva: "Dói um pouco não ter podido mostrar mais no FC Porto"
FC Porto. Pinto da Costa: "O nosso inimigo está a 300 quilómetros"
"A La Masia, Academia do Barcelona, é uma coisa de maluco. O centro de treinos é completo, tem tudo junto. É uma coisa de outro mundo. O Manchester City também. Há o do Manchester United ao lado e o do City dá 10 a 0. E o do United já era de ponta. Não dá para comparar com os nossos, com os do Brasil. O FC Porto, que é algo simples e pequeno...", começou por referir.
"O FC Porto é um exemplo de eficiência, de organização. A região metropolitana da cidade do Porto é pequena. O Benfica está um pouco na frente, mas a gestão do FC Porto é melhor", acrescentou o fundador da CNN Brasil, de 67 anos.
MadjerFutre
ResponderEliminarDVP, a troca de mimos entre Presidente e treinador, deve-se ao facto, de o Pedro Pinho, actual factotum, ter-se saído com a dele, vai meter o Jorge Jesus a treinador do Nosso FC Porto, comprando e vendendo os jogadores que lhe apetece, para aumentar a fortuna que tem surripiado ao Nosso Clube, Uribe não renova e vamos ver que comissão vai receber, o homem da festa, é de propósito que o colombiano não renova, a parte do negócio que lhe cabe na ida dele, é muito maior que se renovasse com o Porto, como aconteceu com Marega, Herrera e Brahimi, não renegoceiam o contrato a tempo, de caso pensado e minando as negociações e depois vem o palhaço do Fernando Gomes, director financeiro, dizer que vender o H.H. por 30.000.000€ era a mesma coisa, em termos de contas, que renová-lo......
O Sérgio cansado de lutar para lhe darem os jogadores que pede, só em prémios monetários da Champions já “meteu” no Clube, mais de 300 M€, fora vendas...Mas tem sido torpedeado, pela trupe de Vila do Conde, F.G. e P.P.
Vamos ver se o Sérgio Conceição não vai para o Atlético de Madrid!, quem sabe diz que já está tudo feito, vai o Sérgio e trazem o JJ, que há anos que o P.P. quer meter no clube para comprar e meter a jogar e depois vender à vontade.
Já se previa um jogo assim. Após a eliminação das competições europeias há um desânimo por parte dos jogadores e a cabeça deles está em todo lado menos a 100% no jogo. E este jogo que era de extrema importância, contra uma grande equipa, exigia o máximo dos jogadores.
ResponderEliminarO Sérgio Conceição no final tocou em vários pontos que me parecem interessantes. E penso que a mensagem que ele quis passar é que a culpa de não atingirem os objetivos que o Clube se propõe não se deve inteiramente ao treinador.
O Pinto da Costa depois veio referir o investimento feito "driblando" a pergunta feita em relação às próximas eleições. O certo é que os investimentos feitos no plantel ao longo destes anos não têm sido bem feitos e mais que isso, a gestão feita pela SAD tem sido uma nódoa.
Temos muitos valores no nosso campeonato, e penso que o nosso investimento pode ser feito maioritariamente por cá, mas por vezes também é necessário um extra no plantel, e esse extra às vezes torna-se demasiado caro ou então inexistente por cá e é aí que é necessário ir ao mercado estrangeiro procurar soluções.
Na próxima época teremos mais algumas saídas que não estão a ser acautelados e também será necessário efetuar encaixes financeiros significativos, o que poderá levar alguns dos principais ativos a terem que sair.
Uribe sairá a custo zero após término do contrato, Marcano também estará em final de contrato, Pepe já começa a ter demasiadas lesões e será necessário perceber como estará. Diogo Costa, João Mário, Otávio, Pepê, Galeno serão os principais ativos que poderão permitir encaixes significativos e o próprio Taremi poderá querer ir experimentar alguma liga com outro impacto se aparecer algum Clube/proposta aliciante. Além de ser necessário compor estas possíveis saídas, será necessário acrescentar ao plantel jogadores com qualidade que venham para suprimir as carências que são evidentes neste momento. Vamos ver o que acontece.
Madjerfutre, não sei se isso é verdade, mas uma coisa sei. É a requentada teoria, o senhor presidente não risca nada, está lá a ver passar os carros na Via de Cintura Interna, o PP e FG são os novos bodes expiatórios. No passado já foi o Adelino Caldeira, ou o Antero Henrique. Como me recuso a aceitar essa teoria dos bodes expiatórios, se for assim é por exclusiva responsabilidade do senhor presidente.
ResponderEliminarDVP, como andas? É óbvio que o JNPC, é o máximo responsável, mas também sabes que não pode controlar tudo... A renovação do Otavio ele assumiu-a e a direção da Sad, ainda se “meio-rebelou” dizendo que era uma loucura o que o Presidente tinha feito e que havia tectos salariais e mais não sei quê.. Resposta dele “o treinador achava-o essencial e está feito”...!!!
ResponderEliminarAs manobras dos que andam à volta dele, ele não deve saber mas se lhe chegar aos ouvidos e souber o que se passa, vai haver mosquitos por cordas!!!!!!! Ou, algo está muito podre no Reino de Dinamarca...
Madjer, eu ando muito bem e atento. Essa de se lhe chegar aos ouvidos vai haver mosquitos por cordas, deve ser uma piada, só pode. Por uma razão, nada, mas mesmo nada do que se passa no FCP escapa ao senhor presidente.
ResponderEliminarQuando o senhor presidente acha natural receber prémios de gestão, com a SAD na situação crítica em que encontra; quando o Pedro Pinho está em todas, sempre ao lado do senhor presidente, estamos conversados sobre o podre no reino da Dinamarca.
Como é possível em hóquei perder com o último? Mas estes jogadores não têm vergonha?
ResponderEliminarAfinal a vergonha é menor pois é o ultimo....dos 8 apurados. Lá vamos levar com a Oliveirense.
ResponderEliminarOLHA O NORTE.
ResponderEliminarHÓQUEI.
Este treinador espanhol lá fora tem feito umas coisas, cá por casa, não dá uma pra caixa, tem tido jogos muito sofridos com equipas inferiores!...
CICLISMO
A modalidade que o sr presidente tanto gosta, foi uma vergonha. Quem ficou mal na fotografia foi a Instituição FCP!...
O sr presidente nunca é culpado responsável de nada, sacode sempre a água do capote, só assume as vitorias, os êxitos, os outros é que têm as costas largas. Quando não são por ele, até a própria sombra o incomoda.
Enquanto o sr presidente por lá andar, o buraco financeiro vai continuar se não se afundar mais. Ninguém injeta lá um euro, uma roda que seja, porque ele tem que ser sempre o dono. Enquanto houver um treinador milagreiro, enquanto o pau vai e vem folgarem as costas, ele vai cantando e rindo.
Como portista fico triste que não haja uma frente de gente num Clube tão grande como o FCP capaz de ir votos e dizer chega, é muito tempo sr presidente. Começar a preparar o futuro com novas ideias tirando o FCP do buraco financeiro em que se encontra.
O Sr presidente é um homem agarrado ao poder, bem remunerado, com 85 anos, rodeado de gente que lhe presta vassalagem a troco de benesses e alguns de pouco Portismo.
Pinto da Costa tem que ser reformado pelos sócios do Porto, não há volta a dar. Não há bodes expiatórios que sirvam para "imolar", tem de ser "imolado" o Presidente, é nele que residem os problemas, os seus colaboradores apenas fazem aquilo que ele quer.
ResponderEliminarCésar Boaventura acusado de corromper jogadores para beneficiar os corruptos. Com isso as classificações foram adulterados. E a nossa estrutura continua sem fazer nada? Não apresentam queixa à uefa? Mas que raio de gente está à frente do nosso clube? Alô alô sr presidente continua mudo e quedo? Não tem vergonha de receber chorudo ordenado e prémios e não defender o clube? Está na hora de dar lugar a outro!!!
ResponderEliminarO ministério público e a PJ está a averiguar contas de jogadores do Rio Ave , Belenenses , Boavista , Marítimo , Setúbal , por causa de subornos a jogadores desses clubes para facilitar e favorecer o Benfica nos anos do tetra .
ResponderEliminarBoaventura está acusado de tentar corromper 3 jogadores do Rio Ave e o guarda redes do Marítimo , para facilitar contra o Benfica , vamos ver se é desta que a justiça avança ... será ??? ... tenho sérias dúvidas ...
Entretanto uma notícia que li no site do el país .
Florentino Perez , o presidente do Real Madrid , é também CEO de uma empresa de infraestruturas , li , que , nos anos da pandemia abdicou de prêmios/vencimentos , para ajudar a empresa , no valor de 2 milhões de euros , ao ler este gesto nobre , lembrei-me logo do nosso presidente , porque não fez o mesmo pelo nosso clube ??? aonde para o amor ao clube ???
Esses 2 milhoes para o Florentino Perez são como 2 euros para mim ou outro remediado.
EliminarNo actual...e tenebroso...estado do futebol português, fora e dentro do FCP, eu, que se calhar sou um bocado lírico, idealista, gostava muito de ver surgir alguém do universo portista, a posicionar-se, em conferência de imprensa, com uma equipa forte em todas as áreas, para a liderança do Porto e para o ataque, sem quartel, à organização criminosa que já foi um clube e que transformou o futebol português num esgoto a céu aberto. Uma pré candidatura à presidência do FC Porto, que fosse ao mesmo tempo uma declaração de guerra, ao estado de coisas que o clube do regime criou, com a ajuda preciosa de todos os organismos desportivos da área do futebol e da CS do regime.
ResponderEliminarMas ninguém se chega à frente, quem tem cu tem medo. Não surge nenhum Dom Sebastião Portista, num dia de nevoeiro ou de sol, que queira salvar o Porto e o futebol português.
Se alguém tiver de se apresentar às eleições do FCP e eu quero muito que alguém se apresente, este não é o momento. O momento será no final da época... até para não ser logo acusado de estar a desestabilizar.
ResponderEliminarEstamos numa fase em que só vale promover e exaltar o culto da personalidade. Quem desalinhar do longa vida ao rei, viva o rei, PC allez, é logo acusado de desestabizador estar a soldo de alguém, mau portista.
ResponderEliminarSim, sim, DVP, tem razão, daqui por 2 meses seria a altura ideal.
ResponderEliminarMADJERFUTRE
ResponderEliminar“Madjer, eu ando muito bem e atento. Essa de se lhe chegar aos ouvidos vai haver mosquitos por cordas, deve ser uma piada, só pode. Por uma razão, nada, mas mesmo nada do que se passa no FCP escapa ao senhor presidente.
Quando o senhor presidente acha natural receber prémios de gestão, com a SAD na situação crítica em que encontra; quando o Pedro Pinho está em todas, sempre ao lado do senhor presidente, estamos conversados sobre o podre no reino da Dinamarca.
Sei que andas atento mas também devias saber que o Marco Silva, esteve fechado, no tempo do Antero, tudo feito por ele, e o empresário do treinador mandou um sms ao Alex “Encrenca” PC, a dizer que ele já tinha assinado/fechado com o FCP, e o abafadinho mostrou o sms ao Pai (JNPC), ao mesmo tempo que dizia em vernáculo do pior “...já não mandas nada nem riscas um carvalho” e nesse instante o PdC ligou ao Antero, “ Poderá vir qualquer um, menos Marco Silva, está a ouvir Senhor Director para o Futebol Antero Henrique, e ele (AH) do outro lado do tlm, oh Senhor Presidente mas já está feito tudo...” ....” É fácil desfaz-se...” resposta do Presidente, antes de se despedir do telefonema; conheces bem o Antero, DVP, pergunta se não foi exactamente assim “ipsis verbis”.....
Portanto se o FG da Federação é o facadinhas, este gabirú de Vila do Conde, PP vai ser o Cataneiro....O Alex “encreca” PC que o diga, e o Senhor Presidente, vai dizê-lo não tarda.
Vais ver se o Sérgio não vai sair para o Atlético de Madrid e o JJ vai vir para o nosso FCP...VALE UMA SAPATEIRA E UM ARROZ DE LAVAGANTE NA ANTIGA DE MATOSINHOS? Apostar como os Príncipes Nórdicos...
Sou um leigo em justiça e, como tal, corro o risco de dizer uma grande barbaridade mas não consigo entender um país onde um indivíduo é acusado de aliciar jogadores para as suas equipas favorecem um determinado clube e esse clube não ser chamado a responder perante a Justiça simplesmente porque esse indivíduo não estava na estrutura diretiva do clube. Como jamais entenderei como o SLB não foi condenado no caso E-Toupeira pelas mesmas razões. Mas se fosse uma empresa privada a tentar arranjar um testa de ferro para ser favorecida num concurso público, aí já toda a gente falava mas como é no futebol e se se trata do SLB não há qualquer problema. Patético.
ResponderEliminarVoltando a estes 2 casos que envolvem o SLB, César Boaventura e Paulo Gonçalves são dois mártires que caíram sob a espada pelo clube do regime. Não entendo e não me digam que o SLB não teve nada a ver com isto. É uma vergonha como estas falcatruas nos são apresentadas quando comparamos com o Apito Dourado. É um vómito mesmo.
Vila Pouca, e enquanto nós alimentamos involuntariamente alguma desunião, e os outros (Benfica e Sporting), vão fomentando essa desunião interna.
ResponderEliminarE enquanto o pau vai e vem, folgam as costas... Ora do Paulo toupeira, do César "maleiro", ou do Bruno que apitava com_Paixão.
Imaginem se o FC Porto estivesse envolvido neste mega-processo, seria o um tremendo charivari mediático, ou alguém tem dúvidas? O Crime TV já preparou um especial com o César "maleiro"? A GORDA que gosta de maduro tinto, e cheio, já foi em perseguição do "maleiro"?
Fui agora ao motor de busca google, e pesquisei : "César Benfica", e aparecem notícias com 20 horas, ora do Jogo, Record, Visão, Bola, ou do Observador, e há uma notícia da RTP com apenas uma hora, tudo o resto, são notícias "fresquinhas", mas com recheio de ontem ...
Fico tão, mas tão revoltado com esta Justiça, porque infelizmente está mesmo num estado vegetativo, e a Organização Criminosa que já foi um clube, ainda goza com isto tudo.
Nós, adeptos, queremos é títulos, nesta temporada 2022/23, já vencemos a Supertaça, finalmente vencemos a Taça maldita em janeiro, estamos na Meia Final da Taça de Portugal, superamos a fase de grupos da Champions (objetivo cumprido), faltou-nos um poucochinho para estarmos nos Quartos final, numa 1º e 2ª mão madrastas (jogamos no Dragão sem 3 titulares absolutos: Pepe, João Mário e Otávio). Não, não estou a "dourar a pílula", porque vamos perder o nosso principal objetivo desportivo que é o campeonato.
E agora, sem pretender ser redutor, se nesta presente temporada 2022/23, vencermos 1 título (Taça de Portugal, sublinho, primeiro temos de eliminar o Famalicao), 2 troféus (Supertaça e a Taça da Liga), e carimbarmos a entrada direta na Champions, com o 2º lugar, vamos considerar esta temporada desportiva calamitosa? O Benfica, nos últimos 5 anos, venceu uma Liga, e uma Supertaça, já o FC Porto, nos últimos 10 meses, venceu 4 títulos e troféus, e não há ninguém que nos diga isto?
Dito de outra forma, nos últimos 50 anos, ganhamos 25 campeonatos, e perdemos outros tantos campeonatos, os mesmos 25, nos tais 25 anos em que não vencemos o campeonato, em quantas temporadas em que não ganhamos o campeonato, juntamos 2 ou 3 títulos e troféus? Numas três ou quatro temporadas, entre elas a memorável 1986/87 (Supertaça ganha ao Benfica, e a Taça dos Campeões, corresponde a 10 títulos), ou a amotinada temporada 2004/05, com três treinadores distintos (Supertaça ganha ao Benfica, e a 2ª Intercontinental).
Paulo Oliveira , se houvesse nem que fosse 5% daquilo que há contra eles se fosse contra nós já tinha caído a Carmo e a trindade , só faltava saber se fechavam as portas do nosso clube ou se íamos para as distritais , nem eram por menos , mas eles , com a ajuda da comunicação social , aquilo não passa nada , é tudo varrido para baixo do tapete , e que grande tapete ...
EliminarBoa tarde a todos,
ResponderEliminarAlinho no que o Vila Pouca refere. Só após o fecho da época, é que quem se quiser chegar à frente, o deve fazer.
Até porque há um segundo lugar e uma Taça de Portugal, que dá acesso a outro troféu no início da época, para ganhar.
Depois disso, efetivamente a meu ver, tem que aparecer alguém, até para forçar a mão do candidato, que é Presidente, que diz que ainda não o é, mas vai ser de certeza.
Se fosse eu, adiantava-me para estar à frente da narrativa. Porque o coro dos fiéis irá sempre cantar a ladaínha da desestabilização.
Nem é preciso entrar em confronto, basta uma mensagem simples e que passe para os sócios e adeptos.
Simples:
A nosso ver, esta Direcção está esgotada, está cheia de elementos que passam uma imagem de cansaço e acomodação.
Não têm capacidade ativa, nem resposta aos novos modelos comunicacionais.
Nem é possível imaginar que um homem de 85 anos, por mais brilhante que foi, e a quem o clube muito deve, que irá fazer 86 no fim deste ano, tenha capacidade física para os desafios do dia de hoje e para um barco com a dimensão do F. C. Porto.
É do mais básico bom senso.
Mas isto sou eu aqui a bitaitar.
Acho que a candidatura de José Fernando Rio foi uma pedrada no charco. Um homem, sem carisma e que nem era levado a sério, teve mesmo assim cerca de 30% dos votos.
Isso é um aviso sério à navegação de quem nem é preciso ninguém demasiado espaventoso, basta alguém com um discurso simples, terra a terra, que seja alguém a quem se possa reconhecer equilíbrio, carisma e confiança.
Para mim, essa pessoa era, de longe, Rui Moreira.
Mas sei que, infelizmente, não se chegará.
Tenho pena da nossa situação. Já há muito que digo a amigos que o Porto será o primeiro grande clube português a ser adquirido por capitais estrangeiros.
Que esse será, infelizmente, o último legado que PC nos deixará: tirar o clube aos sócios.
Isso ou a falência.
Espero estar enganado, mas nestas coisas sou um pouco como o Cavaco. Quase nunca me engano...
Saudações Portistas
MadjerFutre, se há algo que o senhor presidente reivindica para si, é contratar o treinador. Mas tu achas que o Antero ia contratar o Marco Silva à revelia de PC. OK. Fica na tua...
ResponderEliminarPO, não há desunião nenhuma, há é cada vez mais portistas que não compreendem estes silêncios de quem dirige o FCP acerca desta pouca vergonha. Eu, dentro das minhas modestíssimas possibilidades, lá vou fazendo alguma coisa, mas são apenas gotas num imenso oceano de pouca vergonha.
É espantoso como neste país se vão adaptando as decisões da justiça às circunstâncias. O Maletas não tinha cargos na SAD, logo, Benfica de fora. Paulo Gonçalves, esse tinha, mas a decisão foi a mesma pouca vergonha.
Em 2008 o SLB, junto com os seus peões de brega, com epicentro na pocilga da queimada, foi para cima do FCP com tudo, corremos o risco de ficar fora da Champions League, agora o que faz o FCP? Tirando uns twittes do FJM, umas cócegas no Dragões Diário e mensalmente os editoriais do senhor presidente na Revista Dragões, não fazemos nada. Nem sequer nos constituímos como assistentes.
MADJERFUTRE
ResponderEliminarDVP, pergunta ao Antero se foi assim ou não! Digo-te eu que foi EXACTAMENTE como contei....
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarEstou completamente de acordo em tudo o que a qui disse o portista da Pontinha. Eu já cá tinha dado a minha opinião de quem gostaria de ver à frente do FCP. Como presidente pelo seu grande currículo e conhecimento do FCP, RUI MOREIRA, como homem para o futebol, conhecedor de jogadores de equipas e com a sua experiência de treinador ANDRE VILAS BOAS, acho que era uma dupla de sucesso.
Para muitos que aqui confundem a "beira da estrada com a estada da Beira" devo dizer que para alem de muita coisa qua a mim me desagrada do sr presidente e que é do conhecimento de todos ou da grande maioria, o sacrilégio ou o pecado original do sr presidente, é não reconhecer que passou o limite da idade de ser responsável desta grande Instituição FCP. Nunca quis, nem quer passar o testemunho, e o por quê! Não sei, cada um pense o que quiser.
Numa Tasca democrática como esta, cada um assume ou diz o que lhe vai na alma de portista sentindo o clube à sua maneira. Se acham que o sr presidente ainda tem condições para liderar o FCP só tem, se o quiser dizer nós respeitamos, e, não quando se fala no assunto, virar de tema com piada de sorriso amarelo.
O homem da mala, o caixeiro viajante Vaiaventura, desconhece meio milhão preveniente da sua conta pessoal (ouvi algures). Os crimes são mais que muitos do Benfica digo do Benfica, porque há provas mais que suficientes que o principal interessado era o Benfica, está nos olhos de quem quer ver, só que muita gente do Clube, da política, e da Justiça não lhes interessam ver por várias razões! Eles são Emails de padres, Malas, Toupeiras, Sacos etc. É um pais que perdeu a vergonha na política e na Justiça. Noutros países por muito menos, são severamente castigados.
Estas pausas para jogos de seleções, que parecem sempre jogos treino, dada a qualidade das seleções adversárias são pródigas em notícias "para encher chouriço" e debates inócuos sobre as mesmas.
ResponderEliminarNa última pausa porém, veio a lume a notícia, que um indivíduo com ligações ao presidente de um clube, que intermediou alguns negócios do mesmo clube, foi acusado de corrupção. Poderia ter sido assunto para análise exaustiva dos comentadores, para sondagens mas não foi, porque mais importante para a paz no futebol é não assobiarem o J. Mário, ou os elogios de ao treinador que se espera possa renovar o quanto antes.
Se já todos acham normal que a generalidade da comunicação social não aborde temas sensíveis para o clube dos 6M, não é aceitável que o nosso Clube que não tomou posição oficial, venha ainda acusar o sporting de falta de posicionamento face aos acontecimentos.
Mais que poucas palavras nos meios de comunicação do clube, são necessárias exposições na Liga e na FPF, na UEFA, na FIFA, para que este casos sejam investigados até ao mais pequeno detalhe, e que quem tiver que ser punido seja de forma exemplar.
E depois há as perguntas que não querem calar e às quais as respostas são mais ou menos óbvias:
- Qual o interesse de um empresário em investir dinheiro próprio, para beneficiar terceiros? Retorno financeiro, na participação em transferências de jogadores / treinadores.
- Quem proporcionou o acesso aos jogadores, porquê esses e não outros? alguém conhecedor da realidade diária dos clubes indicou os alvos e promoveu o contacto, deve ser identificado.
- Se está comprovado que existiam ligações a LFV, à data presidente do SLB, não deveriam as instâncias desportivas interessarem-se pelo assunto?
Exigia-se esse empenho no esclarecimento dos factos, tal como existiu no processo do apito dourado no qual houve consequências desportivas para os envolvidos. Recordemos, que apesar de absolvido em todas as instâncias da justiça civil o FC Porto foi condenado, na justiça desportiva com perda de pontos.
Questão pertinente , o Francisco J Marques estranhou o silêncio do Sporting , isto apesar de ter sido o principal lesado .
EliminarMas facilmente explicável , pelo facto de também eles terem telhados de vidro , o caso cashball é gravíssimo , tanto no andebol , como no futebol , aonde tentaram comprar 3 jogadores do Chaves para facilitar .
É por isso que os viscondes estão calados que nem ratos , eles olham pelas costas de uns dos outros , os viscondes não "chateiam" os lampiões , os lampiões não"chateiam" os viscondes .
Quanto aos assobios ao João Mário no jogo da seleção , de repente , lembro-me quando o Deco entrou na seleção , e o quanto foi assobiado , e de ter sido mal recebido por companheiros de seleção que não eram do FCP , que o ignoraram e não lhe passavam a bola , um deles , o novo Midas do dirigismo , o santo graal do futebol português , o atual presidente do benfiquistao , o Rui "terror dos túneis" Costa .
O silêncio do Sporting relativamente ao "maleiro", é tão, mas tão estranho, em 2016, o "maleiro" foi á Madeira, e a Vila do Conde, pergunto, quem disputou esse campeonato 2015/16 com o Benfica? Foi o Sporting. Qual o clube mais penalizado pelo actos criminosos do "maleiro", justamente nessa temporada que está a ser investigada? Foi o Sporting. Por exemplo, na blogosfera verde, só a ala radical e "brunista" - a Tasca do Cherba - é que edita posts sobre a Organização Criminosa?
ResponderEliminarA comunicação do FC Porto, bem ou mal, tem cumprido um elementar serviço público. Já a direcção do Vagandas, emitiu hoje um comunicado, em que sublinha: "O silêncio é um amigo que nunca trai".
Esses sinais são mt preocupantes, e eu que não sofro por antecipação, nem questiono as nomeações, temos de estar muito atentos nos próximos dois meses, e já na próxima semana na Luz, eles querem colocar o Sporting no 2º lugar, daí este silêncio, não tenham dúvidas.
Bom, se ontem o tresloucado Afegão, abafou o "maleiro", já hoje o Ismaelita, deixou de ser notícia. Passei na CNN, e fiquei a saber que o David Caro não é titular do FC Porto há 5 meses. E notícias na CNN sobre o "fura-vidas" de Biána? Homessa...
E é isto, também está escrito nas estrelas que o Guga vai ser jogador do FC Porto - na minha opinião será reforço, não é Otávio, mas já está próximo do pirilampo que era o Maniche - ontem no Onze, e a propósito do Guga, o "especialista de números", o Marcelino alvitrava que o Guga poderia custar entre 7 ou 8 M€ ao FC Porto, recordo que o Guga cessa contrato com o Rio Ave em 2024, irá completar 26 anos, e o Eustáquio, ou o Franco, custaram cerca de 4 M€ ao FC Porto, e nenhum deles, ia entrar em final de contrato, portanto, eu "sapateiro", prevejo que o Guga poderá custar entre 3/4 M€ ao FCP, e a esse negócio, poderá ser associado outro negócio, o Costinha Internacional sub 21, e lateral direito do Rio Ave, por ambos, o FC Porto poderá investir entre 7 ou 8 M€. O Marcelino, que é um "mãos largas", queria investir 8 M€ pelo Guga que vai entrar em final de contrato...
P.S Dos laterais direitos jovens de que se fala: Costinha do Rio Ave, Correia do D Chaves, ou do Malheiro do Boavista, aquele que eu gosto mais é do Braga, mas joga no Gil, é o Zé Carlos, um miudo que jogava no Leça há 2 ou 3 anos.
Gosto do Malheiro do Boavista, seria um grande reforço. Mas se vier o Costinha também nao é nada mau.
ResponderEliminarNão é nada normal que um atleta de 23 anos, tenha 3 lesões musculares consecutivas, num espaço de tempo tão curto.
ResponderEliminarA justiça desportiva parece os padres do var nos jogos do Porto, isto é, está a dormir. Não atua perante todos estes atos de corrupção do clube querido que aparecem todos os dias. Tudo vai ser abafado! A solução é enviar um dossier bem documentado para a uefa pois se fossem eles já o tinham feito. Já que a administração com o sr presidente à cabeça está como o var e a justiça desportiva ,teremos de ser nós a fazer o trabalho daqueles que ganham fortunas. Não há entre a enorme massa associativa advogados qualificados que dentro da legalidade façam uma queixa na uefa sobre esta pouca vergonha? Com isto é que nos devíamos preocupar e não se para o ano vem o fulano ou o sicrano pois com a falta de verdade desportiva a continuar as probabilidades do nosso sucesso são poucas.
ResponderEliminarIsto é tudo tão engraçado, se a Bola do Bonzinho, é o jornal oficial do Benfica, o Record do GORDO é o jornal oficial do Sporting, ora vejamos a capa de hoje do Record, com alguns destaques, entre eles, este:
ResponderEliminar"O Sporting nos últimos 3 anos, com a formação encaixou 114,5 M€..."
Fiz-me a caminho, e fui espreitar no TM as vendas do Sporting nos últimos 3 anos, com jogadores da formação:
Matheus Pereira 8,2 M€, Nuno Mendes 45 M€, e Palhinha 20 M€, isto tudo somado perfaz 73 M€, como é que o GORDO Bernardo chegou aos 114 M€ de encaixe? Espera lá, genial, somou o Matheus Nunes, que, chegou à equipa sub 23 do Sporting, oriundo do Estoril com 20/21 anos, mas nunca jogou nos juvenis ou júniores do Sporting, mas é da formação, extraordinário. Portanto, quando o Evanilson for transferido do FC Porto, vamos considerá-lo como formado no FCP, isto porque também chegou do Fluminense com 20/21 anos... Enfim, critérios "martelados", porque até dá um certo jeito à propaganda.
A talhe de foice, se o Sporting encaixou 114 M€ nos últimos 3 anos com a formação (incluindo o Matheus Nunes formado no Ericeirense e no Estoril), quanto encaixou o FC Porto, um clube com pouca ou nenhuma vocação (ou sensibilidade) para a Formação?
Fábio Silva 40 M€, Chidozie 5 M€, Vitinha 41 M€, Fábio Vieira 35 M€, Francisco Conceição 5 M€, e Sérgio Oliveira 4 M€, isto tudo somado dá 130 M€ de encaixes com a formação nos últimos 3 anos, mas nenhum destes 6 jogadores do FC Porto, chegaram à nossa formação com 20/21 anos...
E com papas e bolos, se enganam alguns tolos ...
Alexandre, a propósito dos 23 anos do Evanilson, e das 3 lesões musculares, há alguma relação direta, entre a idade, e as lesões musculares de um atleta? Pergunto, porque não sei. Naturalmente por si só, o factor idade, é sempre um factor de risco, e que pode promover uma maior incidência lesional, mas pergunto, especificamente lesões musculares? Julgava eu que o factor genético, seria o factor fundamental nas lesões musculares, Alexandre, mas há uma correlação direta entre a idade do atleta, e a incidência de lesões musculares? Aliás, também sabemos que uma mera cárie dentária, pode promover o aparecimento de lesões desportivas, principalmente roturas musculares ...
ResponderEliminarAlexandre, por exemplo, o jovem Pepe já era mt propenso a lesões musculares, ou roturas musculares, e como o TM é como uma farmácia, tem lá tudo, deixo-lhe o historial clínico do Pepe dos últimos 15 ou 16 anos, e observe a incidência de lesões musculares do Pepe, por exemplo, com 24 ou 25 anos:
https://www.transfermarkt.pt/pepe/verletzungen/spieler/14132
Ó Soluap, se no próximo ano não chegar o fulano, nem o sicrano, para acrescentar qualidade ao plantel, vamos ter mais um "bota-abaixismo" do Soluap, a reclamar pouca qualidade do plantel, e a rebentar com tudo, e com todos? O seu Portismo, é mesmo muito moderno ... Vai-me desculpar, mas o seu Portismo, tem mesmo muito que se lhe diga, porque é esquisito, e mt estranho também.
"Matheus Pereira 8,2 M€, Nuno Mendes 45 M€, e Palhinha 20 M€, isto tudo somado perfaz 73 M€,"
Sem "martelar", porque foi um erro involuntário, àqueles 3 junto o guarda redes Max, que gerou um encaixe de 5,5 M€, portanto, o Sporting gerou entre 78/79 M€ com jogadores da sua formação, nos últimos 3 anos. Repito, o Matheus Nunes que chegou ao Sporting com 20/21 anos, também foi formado em Alcochete, a propaganda do gago mental Vagandas, é forte, muito forte...
É preciso é desculpar a inércia dos nossos dirigentes não é? Enfim....e ainda fala do meu portismo.
EliminarE se em abril o Bruno que apitava com_Paixão, for acusado no processo saco azul?
ResponderEliminarNão há problemas, quais penalizações desportivas? Vocês estão malucos? O Bruno que apitava com_Paixão, à data, era árbitro, e nem era funcionário da Organização Criminosa que já foi um clube.
Olhe-se para o FCP e veja-se a degradação. O que se discute por cá? O carisma de PC?. Deprimente...
ResponderEliminarHá muitos exemplos. O mais célebre talvez seja o da lenda (que não é lenda, mas se verifica empicamente em factos históricos) do cerco de Constantinopla. Corria o ano de 1453 e os turcos cercavam aquela que era uma das capitais da cristandade, da cultura, da filosofia e do pensamento (na altura já Ortodoxa). Perante o perigo dos otomanos (muçulmanos), os notáveis da cidade discutiam se os anjos tinham sexo. Era uma questão bizantina, como ainda hoje se diz (Bizâncio era o nome antigo de Constantinopla, que hoje, ainda turca, se chama Istambul). Mas há outros. Só para pensar
Foi só um desabafo que agradeço ao DVP-
Muito Obrigado
JPPCH
Paulo Oliveira, uma lesão muscular ocorre quando se ultrapassa o limite de esforço que um músculo consegue aguentar.
ResponderEliminarObviamente que a idade é um fator de risco nas lesões musculares, bem como de quase todo o tipo de lesões/doenças. Normalmente, quanto mais velhos somos, menos resistentes são os nossos músculos. (E o Pepe não é propriamente um exemplo porque com a idade que tem é a exceção e não a regra. Mas mesmo assim, quantas lesões musculares tinha ele por época no Real Madrid e quantas tem tido no Porto?)
A genética também poderia ser uma das causas da reincidência das lesões é verdade, mas se essa fosse a razão, porquê só agora aos 23 anos? Já deveria ter acontecido antes.
Mas para além da idade e da genética que são coisas que ninguém pode interferir, existem outros fatores de risco das lesões musculares, que podem levar às lesões.
1- Lesões anteriores mal tratadas (que não deve ser o caso, uma vez que as duas anteriores foram na coxa esquerda e a atual é na direita)
2-Excesso de treino, fadiga muscular ou excesso de carga (não acredito que seja fadiga, uma vez que a lesão acontece depois de 3 dias de folga)
3- Comportamento menos profissional de Evanilson, como por exemplo menos cuidados nas recuperações, tempo de repouso e alimentação (acredito que seja mais por aqui)
Porque efetivamente não é normal um jogador novo, sem sobrecarga de jogos e sem historial de lesões de um momento para o outro, em 3 meses, ter 3 lesões musculares.
Paulo Oliveira, até em matéria de formação de jogadores, a CS e os seus comentadores são de uma parcialidade gritante. Qualquer jogador que saia do sporting aos 13 ou vá para o sporting aos 21, é da formação do zbording. Com o FCP, pra ser da formação, tem de estar lá desde pequenino até chegar aos 23. Por exemplo, o João Félix, não é um jogador da formação do Porto? Claro que é. Veio para o Porto ainda não tinha 9 anos e saiu do Porto tinha quase 16. A formação, em termos de direitos, começa quando se faz 12 anos, por isso, é que quando ele foi transferido do slb para o At. Madrid, o Porto recebeu à volta de 1,2 milhões de euros, de direitos de formação. Mas só se fala da formação que ele fez no slb, o antes e o depois não existem. E o Otávio, o Evanilson, o Veron, não são também jogadores da formação do Porto? São. Vieram com 19 ou 20 para o Porto, têm o periodo de formação que vai até ao dia em que fazem ou fizeram 23. Mas a "doutrina" que emana dos comentadores da cs é tão perniciosa, que mesmo a generalidade dos portistas embarcam neste embuste. E assim, é muito fácil ser-se da formação do sporting ou do slb, e muito difícil ser-se da formação do Porto. Isto em termos de paleio mediático, claro, porque em termos de direitos de formação, felizmente, a história é outra.
ResponderEliminarAlexandre, eu diria que nas lesões musculares, o factor genético é fundamental. E sim, o Pepe no R. Madrid acumulava lesões musculares fosse com 23, ou 24 anos, mas hoje, com 40 anos, a recuperação (também dos tecidos), é bem mais lenta, dito de outra forma, não são os 40 anos que promovem mais lesões musculares, porque o Pepe sempre as teve com 22 ou 23 anos, o problema é que hoje a recuperação é mais lenta, justamente pelos 40 anos. Outro exemplo, o James aos 20, ou 21 anos, era muito propenso a lesões musculares, sofria duas a três lesões musculares por temporada, fossem micro ou roturas mesmo.
ResponderEliminarAlexandre, sabia da importância da saúde oral, nas lesões musculares? Ou como referi em cima, que uma cárie dentária, pode promover lesões musculares, em atletas de alta competição?
Deixem-me "bascular", isto a propósito de cáries, um dia no Brasil, comprei uma t-shirt preta, com esta frase, em letras garrafais em branco: "SEXO ORAL, NÃO PROVOCA A CÁRIE", bem, essa t-shirt nas praias de Portugal, foi um verdadeiro su_sexo, finalmente, as gajas na praia passaram a olhar para mim, porém, a minha namorada então, é que não gostava mesmo nada da t-shirt preta.
Ó Soluap, queira desculpar o meu eufemismo, ou Portismo, sei lá...
Luis Negroni, a UEFA define os jogadores formados nos clubes como aqueles que, independentemente da nacionalidade, jogaram no clube X, durante pelo menos três anos consecutivos, entre os 15 e os 21 anos de idade.
O Evanilson ou o Matheus Nunes, que chegaram respetivamente ao FC Porto, e ao Sporting com 20/21 anos, na minha opinião, mas também no critério UEFA, não são jogadores da Formação. O Veron que chegou com 20 anos, está no mesmo barco, não foi formado no FCP, mas completou a sua formação no FC Porto, coisas distintas!
Paulo Oliveira , tenho de dizer que essa da t-shirt fez-me rir , e fez o meu dia .
EliminarMas penso que a inscrição e a frase da t-shirt está incompleta , e para ser épica , devia ser assim .
"SEXO ORAL NÃO PROVOCA A CÁRIE , MAS , PODE PROVOCAR AMARGOS DE BOCA ..."
AHAHAHAH
Piadas á Herman José !!!
Este comentário foi removido pelo autor.
EliminarPaulo Oliveira, expressei-me mal, não quis dizer que Otávio, Evanilson e Veron, eram jogadores da formação do Porto, quis foi dizer, que também tinham sido formados pelo Porto, os 2 anos finais da formação, se calhar os + importantes.
EliminarEm relação a essa regra dos 3 anos consecutivos entre os 15 e os 21, pode ser complicado, na prática. Se um jogador tiver estado entre os 15 e os 18 num clube e entre os 18 e 21 noutro, qual é que é o clube onde ele se formou? São os 2? A Uefa escolhe um pelo método da moeda ao ar, se der cara é um, se der coroa é o outro? É complicado. E se tiver estado 2 anos num, 2 anos noutro e os últimos 2 noutro, fica órfão de clube de formação, por não ter estado 3 anos em nenhum? É uma regra difícil de pôr em prática.
Eliminar
Para quem quiser andar actualizado.
ResponderEliminarIFAB
Clarificação e alterações ás leis do jogo que entram em vigor a 01/07/23?
theifab.com/downloads/lotg…
Sobre o que é formação, no site do sindicato de jogadores está isto relativo a COMPENSAÇÃO POR FORMAÇÃO – TRANSFERÊNCIAS INTERNACIONAIS (para nacionais é diferente): "Em termos internacionais, a compensação por formação, regra geral, abarca todo o treino do formando dos 12 aos 21 anos e é devida até aos 23 anos. .... O valor a considerar deverá ser rateado pelos diversos clubes/Sociedades Desportivas que participaram na formação do jogador."
ResponderEliminarIsto confirma o que o PO diz, de que conta até aos 21 anos. O Negroni fala nos 23 mas isso é a idade até à qual a compensação é devida mas as contas são feitas só até aos 21 (isto surpreendemente um tanto porque tenho ideia de que se falava em compensação por formação para jogadores mais velhos mas ...). Só com isto não fica esclarecido o que são esses anos mas assumo que sejam os anos de idade com que os jogadores começam a época.
Mas quando à resolução da questão de "quem é da formação" e de quem "completou a formação", ao reivindicar-se o valor da "escola" de cada clube, quem quiser mexer nestes números deveria seguir o método de cálculo da compensação total e do seu rateio entre os clubes formadores. Por aí se um jogador tiver estado num clube muitos anos é óbvio que vai contar muito mais do que um que tenha estado um só ano e tal cálculo seria objectivo e não subjectivo ou dependente de palavras.
Paulo Oliveira, como eu também sou teimoso, o Pepe em 10 épocas de Real Madrid, teve 20 lesões.
ResponderEliminarEm 5 épocas de Porto, já vai com 16 lesões.
A genética dele não mudou, mas com 40 anos competir ao mais alto nível, obviamente que o corpo tem de se ressentir. E mesmo assim, para conseguir estar a competir a este nível, com esta idade, o Pepe tem e com certeza deve ter tido, uma comportamento fora de série fora dos relvados.
A propósito da lista de elegíveis para as provas da UEFA, o FC Porto para a próxima temporada, pode sentir algumas dificuldades em increver jogadores formados no clube (por exemplo, não conto com os Costas, o Diogo, e o Bruno), o que nos resta? Meixedo, João Mário, Gonçalo Borges, o Vasco e o Folha (mas estes dois últimos ainda podem constar da Lista B).
ResponderEliminarLista A — Podem ser inscritos 25 jogadores no máximo, sendo que 8, no mínimo, devem ser formados no país do clube, mas 4 jogadores terão de ser formados no próprio clube. E no mínimo, desses 25 inscritos, 2 terão de ser obrigatóriamente guarda-redes. Caso o clube não chegue a esses números mínimos, os lugares ficam vagos.
Obs.1: São considerados “formados no clube” jogadores que passaram 3 temporadas consecutivas, e entre os 15 e 21 anos no mesmo clube.
Obs.2: São considerados “formado localmente no país” jogadores que passaram 3 temporadas entre os 15 e 21 anos, num clube ou clubes da mesma federação.
Os formados localmente, não são problema, até temos em excesso, por exemplo, o Pepe, o Otávio, ou o Zaidu foram formados localmente. Outro exemplo, o Anthony Lopes e o Raphael Guerreiro, se jogassem no FC Porto, não seriam jogadores formados localmente, sabiam?
Uma pena o Namaso, por meia dúzia de meses, não será um jogador formado no FC Porto, já na próxima temporada, ou o Otávio, se não fosse ano e meio emprestado ao VSC, seria formado no FCP. Outro exemplo, o James Rodriguez, na temporada 2012/13 (a terceira consecutiva no FC Porto), foi inscrito na Lista B, com apenas 21 anos, e formado no FCP.
Portanto, se no passado recente, com os Diogos, o Vitinha, Romário ou o João Mário, os Fábios, ou o Tomás, tinhamos muitos jovens formados no FCP, no nosso principal plantel, muitos deles poderiam constar da Lista B, neste momento a manta parece-me ficar curta, quanto a jogadores formados no FC Porto.
Alexandre, mas as lesões musculares do Pepe, surgiram ora no Real Madrid com 23/24 anos, ora no FC Porto com 38/39 anos. Portanto, na minha opinião, não são os 40 anos do Pepe que promovem lesões musculares, é sobretudo um factor genético, aliás, o Pepe, no FC Porto, tem cerca de meia dúzia de "pequenas lesões", com pequenas paragens de uma semana. Todavia, o Pepe com lesões é um pé frio, não lhe falta mesmo nada: Ligamentos cruzados, traumatismo ou fratura da grade costal, lesões no joelho, lesão no ombro, fractura do dedo do pé, ou a fratura do cúbito no Qatar, só ainda não fraturou o cu.
PS Alexandre, observe a ficha clínica do Cristiano Reinaldo que tem 38 anos, a última lesão muscular que teve, foi em 2014, há 9 anos, aumentaram as lesões musculares a partir dos 30? Não, não teve nenhuma lesão muscular. Aliás, nos últimos 10 anos, o maior tempo de paragem do CR (cerca de 2 meses), foi provocado pela entrada do Payet no Europeu de 2016. Mas com vinte e poucos anos, teve lesões musculares. Volto a repetir, na minha opinião, não é a idade que promove lesões musculares.
Há demasiadas variantes que podem estar na origem das lesões musculares que não vale a pena esmiuçar - cargas de trabalho, descanso, alimentação, genética... Só o departamento clínico, técnico e o jogador podem saber quais mais concretamente as razões.
ResponderEliminarVila Pouca, ok, cargas de trabalho, descanso, genética (factor mais importante), e ainda acrescento, uma maior densidade competitiva, todos esses factores, podem ser potenciadores de lesões musculares, já o factor idade, na minha opinião, não potencia lesões musculares, porque estas aparecem ora num jovem com 20 anos, ora num veterano bem trintão. Por exemplo, o CR a partir dos 30 anos não teve uma lesão muscular.
ResponderEliminar"Se um jogador tiver estado entre os 15 e os 18 num clube e entre os 18 e 21 noutro, qual é que é o clube onde ele se formou? São os 2?"
ResponderEliminarLuís Negroni, vou lhe dar um exemplo muito prático, e a propósito de um jovem jogador que está a ser apontado ao FC Porto (rumor, ou não, não faço ideia), falo no extremo Diego Moreira (filho do Moreira do Boavista), esteve dos 15 anos, aos 18 anos no Benfica, cessa contrato agora em junho de 2023, se hipotéticamente assinar pelo FC Porto, e se ele se mantiver 3 temporadas consecutivas no FC Porto (até aos 21 anos), o Diego Moreira terá dois clubes formadores: Benfica, entre os 15 anos, e os 18 anos, e o FC Porto, entre os 19, e 21 anos, por exemplo, ao 3º ano de consecutivo de contrato/inscrição com o FCP, o DM com 21 anos, poderá constar da Lista B nos inscritos para a Champions, ou Liga Europa, tal como aconteceu com o James Rodriguez, na sua 3ª temporada no FC Porto.
Um sublinhado muito importante, eu não afirmei que o Diego Moreira será jogador do FC Porto, mas se a coisa se confirmar afirmo que é craque, isto se tiver a cabeça calibrada, aqui encaixam as afirmações de Aurélio Pereira: «Daqui [pescoço] para baixo os jogadores são todos iguais. Daqui para cima é que são diferentes. Cabecinha. Paixão pelo treino, pelo jogo, pela profissão....»
Mas o Luís, parece que tem uma dúvida justamente com o Mecanismo de Solidariedade, como é que funciona? Simples, a cada transferência de um jogador, o clube formador do atleta tem direito a 5% dos valores envolvidos. Todavia, essse percentual, é dividido por todos os clubes pelos quais o jogador passou entre os 12 anos, e os 23 anos de idade (aqui já alargam a coisa).
Como o TM, mais parece uma farmácia, eles definiram uma "calculadora" para definir o valor a pagar ao clube formador, depois de uma transferência, está aqui:
https://www.transfermarkt.pt/solidarityFeeCalculator/index
Parece-m obvio q com 20anos, as lesões são menores e as recuperações mais céleres... é 1năo assunto!
ResponderEliminarAlias, basta olhar para nós mesmos e o comportamento do nosso corpo para tirar fácil conclusao!
Parece que o bruno langa está nas cogitacoes do benfica...o lamacha e outros alertaram neste espaço para o potencial do rapaz... . Sinceramente acho que é bom jogador mas tenho duvidas que tirasse o lugar ao zaidu...a ver vamos o que nos reserva o mercado
ResponderEliminarJoão Silva, naturalmente a idade sempre foi, e será um factor de risco associado ao potencial desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cancro, doenças pulmonares, diabetes, ou acidentes vasculares cerebrais (AVC's), entre outras.
ResponderEliminarMas estavamos a abordar as lesões musculares, em atletas de alta competição, não estamos a falar no cidadão comum que dá umas corridinhas. Na sua opinião, o factor idade potencia por si só, as lesões musculares? O Pepe, ou o Marcano, tem maior propensão a ter lesões musculares, do que por exemplo o Evanilson, só porque o brasileiro é mais jovem? É isso que quer dizer?
A recuperação de um atleta jovem, comparativamente ao atleta trintão, aí sim, o atleta mais jovem recupera mais depressa, nisso estamos de acordo, mas repito, o factor idade potencia lesões musculares? Um atleta mais velho (um trintão), é mais propenso a lesões musculares, comparativamente a um atleta jovem? Quantas lesões musculares teve nesta temporada o Evanilson, e tem 23 anos? Quantas lesões musculares teve nesta temporada o Marcano, e é 12 anos mais velho do que o brasileiro?
Já deixei lá em cima, um outro exemplo, o Ronaldo tem 38 anos, e já não tem uma lesão muscular há 9 anos, e é quase quarentão, isto não será fundamentalmente uma questão genética? Naturalmente há também outros factores potenciadores de lesões musculares.
O Ronaldo faz mts anos q não rasga a correr... tem duas velocidades, devagar e devagarinho, pois sabe o chassi q tem...
ResponderEliminarE está correto!