sábado, 15 de abril de 2023

F.C.Porto 2 - Santa Clara 1. Já não lhes cabe um feijãozinho...



Depois da vitória na Luz e com uma grande desvantagem para o líder do campeonato que tinha acabado de perder em Chaves, para o F.CPorto não havia outra possibilidade, tinha de vencer o Santa Clara, último classificado, mas que na 1ª volta tinha obrigado os Dragões a deixar dois pontos nos Açores, para encurtar distâncias.


Com Diogo Costa, Manafá, Pepe, Marcano e Wendell, Otávio, Uribe, Eustaquio e Galeno, Pepê e Toni Martínez, o conjunto de Sérgio Conceição, venceu, reduziu a diferença para 4 pontos e isso era o mais importante, mas a exibição ficou aquém das expectativas, principalmente na etapa complementar. Nesta altura do campeonato o campeão não pode expor-se a um golpe de sorte, sujeitar-se a ser surpreendido, porque não consegue matar os jogos.
Como está visto que frente a estas equipas a qualidade de jogo baixa bastante, não seria de considerar o F.C.Porto jogar todos os jogos em Lisboa, no estádio da Luz e frente ao Benfica?

Marcaram Uribe de penálti e Namaso, pelo meio Otávio falhou outra grande penalidade, reduziram os açorianos já em tempos de descontos.
Jogaram ainda Evanilson, André Franco, Namaso, Bernardo Folha e Gonçalo Borges nos lugares de Eustaquio, Manafá, Toni Martínez, Otávio e Galeno.

Mesmo considerando que o F.C.Porto é um clube de resistentes e não de desistentes, ninguém apostaria que em apenas uma semana a diferença baixasse substancialmente, a tal ponto de um Benfica campeão anunciado a um Benfica a quem não cabe um feijãozinho...

Que os Dragões encontrem a inspiração necessária para vencer todos os jogos que faltam. Mas se não encontrarem, e ganharem, também está bem, compro já.

Não sei como vai terminar este campeonato, mas vê-los em pânico, a engolir a arrogância e a bazófia... é um pratinho. E que dizer dos números de contorcionismo que algumas figuras pequeninas, em todos os sentidos, mais os propagandistas e vendedores de banha da cobra têm feito? É de ir às lágrimas...
Ah, o outro voltou a queixar-se da arbitragem. O tão diferente, afinal é tão igual. E com a ajuda do inefável Duarte Gomes já estão a preparar a campanha para os próximos jogos. São tão previsíveis e estão tão mal habituados...

Uma palavra de conforto e sentidos pêsames a Eustaquio neste momento difícil em que perdeu a sua mãe.



51 comentários:

  1. Antes de mais tenho que ser sincero e dizer que nunca esperei que o SLB fosse perder em Chaves e que a nossa distância encurtasse de 10 para 4 pontos no espaço de pouco mais de 1 semana. No futebol as coisas mudam muito rapidamente e por isso agora nada resta mais a não ser vencer os nossos jogos e esperar por mais deslizes deles. É o mínimo que se exige. O nosso calendário apesar de ser teoricamente mais favorável que o deles, nenhuma equipa é pera doce e prova disso é o jogo que este Santa Clara (que ocupa a última posição da Liga) fez no Dragão. Por isso, pés bem assentes na Terra e venham os 3 pontos de Paços de Ferreira que é sempre um campo complicado para o FCP.

    Quanto ao nosso jogo não percebo sinceramente o que se passa por vezes com esta equipa. Os jogadores estavam ansiosos, notava-se claramente. Percebo alguma ansiedade pelo momento que era, mas que raio? Contra o SLB na Luz entramos concentrados, coesos e ligados ao jogo e contra o Santa Clara falhamos um sem número de passes básicos, deixamos os açorianos queimar linhas com algum à vontade, permitimos que se aproximem com muito perigo da baliza? Não percebo esta sofreguidão toda. É que até ao fim do campeonato só vamos jogar com equipas teoricamente mais fracas que nós.

    Para terminar, um abraço de força para o Eustaquio e os meus sentidos pêsames.

    ResponderEliminar
  2. O Porto não jogou bem mas ganhou, que é o que interessa. Agora são só 4 pontos de diferença. Sempre achei que se o Porto fosse ganhar à luz de forma categórica, o jogo com o Inter também podia correr mal ao slb, e a partir daí, podia acontecer um autêntico efeito dominó. E pra já, está a acontecer. Se com 10 pontos de diferença, eu acreditava em milagres, agora, só com 4, nem se fala. No campeonato Kelvin, eram 4 de diferença com 3 jornadas pra jogar, agora são 6 jornadas pra jogar. Como é que não hei-de acreditar?

    ResponderEliminar
  3. Caro DVP
    Não me importo de jogar mal e ganhar o campeonato. Ainda assim acho difícil a tarefa mas de fato só para os ver aflitinhos, aflitinhos já vale a pena.
    Continuo a pensar que temos um deficit de qualidade mas vamos ver o que isto dá

    ResponderEliminar
  4. Houve muito nervosismo e ansiedade , penso que os jogadores acusaram o peso de vencer , depois dos lampiões perderem .
    A última coisa que precisamos é oferecer o ouro ao bandido de forma estúpida e idiota , o golo do santa Clara é indesculpável .
    Esperemos que em Paços os jogadores tenham o estado de espírito certo , e a cabeça limpa .

    Depois da derrota dos lampiões , a comunicação social já pôs em marcha uma campanha de desinformação , com a ajuda de cartilheiros , habituais prostitutos , a dizer que ficou um pênalti por marcar contra o Chaves , por falta sobre o Otamendi, quando na realidade ficou um por assinalar a favor do Chaves logo no início da segunda parte .

    Os meus sentimentos ao Eustáquio nesta hora muito difícil .

    ResponderEliminar
  5. E os meus sentidos pêsames ao Eustáquio, que foi profissional, mas muito lhe deve ter custado.

    ResponderEliminar

  6. MadjerFutre

    Queres ver que ainda vai dar...Temos de ganhar os nossos jogos e..

    ResponderEliminar
  7. Não vi o jogo, mas pelo resumo no You Tube e pela crónica acima pareceu ter sido mais do mesmo: equipa com falta de classe, num frenesim sem sentido prático próprio de quem não tem estaleca para aproveitar a derrota do Benfica. Enquanto o Porto continuar a ser o mealheiro de Pinto da Costa, é isto que vamos ter. Deco, Lucho, Lisandro, Hulk, Falcao e tantos outros só mesmo no Museu. E se já não gosto muito de ganhar nestes termos, ainda menos gosto de ganhar com benefícios: o penálti sobre Martinez é uma vergonha em que o VAR foi usado cinicamente para "pescar" o que não existe. O nosso campeonato está cada vez mais transformado numa luta corruptora de poder entre o Porto e o Benfica. Tenho saudades do tempo em que o Porto lutava contra o sistema com um grande futebol e um ainda melhor presidente (mais novo e, acima de tudo, mais humilde). Hoje, o Porto faz parte do sistema, aburguesou-se e deixou-se corromper. Melhores dias virão.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Sr. Vila Pouca e todos os PORTISTAS. Ao ouvir o relato no Porto Canal, pensei que de facto estava a ser um jogo extraordinário por parte do nosso Porto, mas, como achei bom demais, pensei que alguma coisa não estava a correr muito bem porque os golos não apareciam. Decidi mudar para a TSF, e, então a realidade foi outra. “ Fiquei com o coração numa manada”…as nossas boas exibições são sempre contra os da nossa igualha. Foi, para mim, um enorme alívio quanto soou o apito final. Um Santo Domingo para todos.

    ResponderEliminar
  9. Bom dia a todos,

    Sensações mistas.

    Já as tinha tido na Luz.
    A curto prazo, perceber que, não havendo vantagem direta com ninguém, o Porto tem que recuperar uma desvantagem de (agora) 10 golos no goal average, sem a qual o SLB pode empatar dois jogos, e ainda ser campeão.
    Neste contexto, em teoria, era neste jogo que o Porto teria que carregar um pouco e recuperar.
    Entrou com atraso de 12 golos na jornada, apenas recuperou 2.
    E jogou manifestamente mal, sem qualquer tipo de atenuante para tal, a meu ver.
    Não transmite confiança, bem pelo contrário, parece que estamos constantemente com o credo na boca, e podemos perder pontos a qualquer momento, com quem quer que seja.
    Ver os adversários atrás a jogar bem, também não dá muita confiança para o jogo (potencial) da Taça, no Jamor.
    Perceber que na luz, jogamos com 4 jogadores a 2 meses de sair a custo 0 (Manafá, Marcano, Pepe e Uribe), e 2 que provavelmente sairão, por razões diferentes (Diogo Costa, porque é evidente que está a mais neste campeonato, e Taremi, porque vai entrar no último ano de contrato, já tem 30, a fazer 31, e dificilmente continuará).
    Onde está a ser acautelado o nosso futuro?
    Satisfeito pela recuperação, mas não sei se temos capacidade para tal.
    Claro que dá muito gozo vê-los de um dia para o outro a ficarem com as calças na mão.
    Mas não convém perder o olho na bola.
    Há um lugar na Champions a garantir, e estamos longe de o ter assegurado.

    Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
  10. Bom dia,
    Acrescento a vitória do andebol - esperada, e basquetebol, difícil mas muito importante... com esta vitoria terá o fator casa nos playof's :)
    Em sentido inverso, a equipa de hoquei... tem em Viana do Castelo um possível antídoto de inverter o seu rumo...
    Ao q vem de trás, não vou perder tempo a comentar :)

    ResponderEliminar
  11. É engraçado ver este desespero do outro lado mas depois vemos que na nossa equipa nada muda. Como posso acreditar em algo com este nosso futebol?
    Aconteça o que acontecer não podemos negar que este futebol que a nossa equipa praticou toda a época foi extremamente fraco e a qualidade do plantel é muito baixa.
    A prioridade continua a ser garantir o 2 lugar e tentar ao máximo ganhar todos os jogos restantes.

    PS. Os sentimentos ao Estáquio

    ResponderEliminar
  12. Pois é.... O meu megafone contribuiu para alguma coisa lol
    Malta se ganharmos os jogos todos seremos campeões mas duvido... O nosso jogo de ontem deixou me renitente não percebo o pk!!???

    Sentimentos ao Eustaquio forte abraço

    ResponderEliminar
  13. OLHA O NORTE.
    SOL NA LUZ CHUVA NO DRAGÃO.
    Como se passa do 80 a 8! Se ainda tem esperanças, agora mais do que nunca o FCP nestes últimos jogos tem que fazer pela vida, fazer das tripas coração, tudo é possível.
    Enquanto na Luz não deixou jogar os lampiões aqui no Dragão fez o contrário quase que não existiu pressão sobre o Stª Clara, deixou jogar e quando falhamos penaltis não matamos o jogo, sofremos. Ainda bem que chegamos aos 2 a 0 mas se o segundo não entra era mais um balde de água fria. Como é possível, já nos descontos para terminar o jogo se sofre um golo daqueles! Pépe e mais dois ou três jogadores do FCP foram uns autênticos totós, o DC também com culpas, darem tantas facilidades ao jogadores do Stª Clara!...
    Ganhamos, mais três pontos estamos só a quatro dos Lampiões do Shaimite, campeonato ainda não está perdido, força FCP.
    Os meus sentimentos sinceros ao Eustaquio pela morte da mãe.

    ResponderEliminar
  14. Não jogamos um "carvalho francês", Vila Pouca, é isso mesmo, temos de jogar sempre na Luz? O adversário de ontem, também tem uma águia e a roda da bicleta, mas nem com o emblema, a coisa não resultou.

    Já não goleamos na Liga há mais de três meses, desde janeiro (Famalicão 4-1), e hoje esse factor era mt importante, justamente para anular os 12 golos de desvantagem. Vejamos os 6 jogos para a Liga nesta 2ª volta no Dragão: 8º Vizela 2-0, 14º Rio Ave 1-0, 13º Gil 1-2, 15º Estoril 3-2, 14º Portimão 1-0, ontem com o último, o Sta Clara 2-1. Já na 1ª volta no Dragão, em 8 jogos, goleamos em 7 partidas, incluindo Sporting 3-0, e Braga 4-1. Isto tem que ter uma explicação, apenas fisica?

    Continuando, se hoje o Braga ganhar, ficará mais próximo de nós, do que nós estamos do Benfica. Este resultado em Chaves, alimentou a nossa esperança? Claro que sim, mas estamos a jogar muito pouco. Dito de outra forma, acredito que o Benfica ainda vai largar 4/5 pontos, mas também questiono, a jogarmos assim tão poucochinho, nós vamos ganhar as 6 jornadas finais?

    Volto a recordar, na Luz, nos 5 últimos clássicos, ganhamos 3, empatamos 1, e perdemos 1. Querem saber, os nossos 5 últimos resultados na Mata Real, para a Liga? 2 vitórias, 1 empate, e 2 derrotas (com uma derrota em 2018, quando o Paços foi despromovido, e o FC Porto foi campeão).

    Há 2 anos, na Liga 20/21, a 10 jornadas do fim, o Sporting tinha 10 pontos de vantagem sobre nós, porém, em 4 jornadas, empataram 3 jogos, e largaram 6 pontos (Moreira, Famalicão, e B-Sad), encurtamos, mas o "bolinhas" fez-nos tropeçar em Moreira. Porém, o cenário em 2021 era distinto deste atual, e porquê? O Sporting jogava de "cadeirinha", fresquinho, com semanas limpas, e o FC Porto só cairia no final de abril com o Chelsea da Champions nos quartos. Atualmente o Benfica ainda está na Champions, e "carregadinho" (fisica e mentalmente), já nós viemos bem nutridos da Luz, e temos apenas 4 deslocações num raio de 30/40 quilómetros: Paços, Arouca, e Famalicão 2 X, tudo no nosso Norte, e não podemos desnortear.

    Hoje, a capa d´ A Bola, é indecorosa, obscena, ou despudorada, pergunto, porque não tiveram o mesmo critério nos dois jogos do Benfica com o Vizela? o Bonzinho perdeu mesmo a vergonha, depois da "carta aberta" do Miguel Sousa Tavares, está na hora do Pedro Marques Lopes, também "escrever na carta".

    Sobre o lance de Chaves, a minha leitura, primeiro há falta do Otamendi sobre o Paulo Vítor, e posteriormente há aquele toque do João Pedro. Curioso, os 3 especialistas d' O Jogo, são unanimes, não há penálti, já o Duarte Calabote, e o gajo da Sporttv, é penálti, mas esses dois, andam sempre alinhados, não li/ouvi a opinião dos outros 4 ou 5 analistas. A questão que se coloca é esta, como é possivel que entre 8/9 especialistas (sem o jubilado, claro), nunca há uniformidade, e consonância? Isto só nos confunde a todos, aliás, os analistas ou especialistas de arbitragem, começam a fazer muito mal ao Futebol, é a minha opinião.

    Só uma notinha final, porque já dizia o outro, o verdadeiro zero à esquerda, é aquele que só pensa no zero à direita. Bom, no que diz respeito às modalidades de pavilhão, sou mesmo um 'zerinho', felizmente o João Silva hoje, já nos deixou aqui um lamiré sobre as modalidades - obrigado João Silva, porque não sou mesmo adivinho - mas de quando em vez, para os incultos das modalidades, como eu, dava jeito um post sobre as mesmas.

    Os meus sentidos pêsames, para o Eustáquio, o meu Filho é de 20 de dezembro de 1996 (o "Túnel da Luz" foi a 20/dez/2009), o Eustáquio, é de 21 de dezembro de 1996...

    P.S. Lamachã, o megafone grego foi muito eficaz, parabéns!

    ResponderEliminar
  15. Alguém faz o favor de deixar na caixa de comentários o editorial do director da Bola? A gerência agradece.

    ResponderEliminar
  16. Bom dia,
    Agradeço o apelo, mas eu não sou comentador... nem tou pouco tenho capacidade para tal!
    São muitos anos a acompanhar as modalidades do FCPorto, como o futebol... de tanto ver, advém o conhecimento :) Não recorro ao Google...
    E a paixão, apenas isso!
    Mas resumindo:
    - basquetebol temos boa equipa 7 a 8 jogadores, mas o fator casa dos playofs pode ser preponderante - creio q já conquistado; ouve igualmente aposta financeira nesta modalidade, treinador da casa - antigo capitão e português;
    - hóquei, aposta 0, com excepção do espanhol Roc Pujadas, tenrinho, mas eventualmente com futuro - sendo campeoes nacionais, vencedor na negra contra um adversário muito desfalcado, exigia-se mais na renovação e consolidação da equipa - infelizmente essa equipa adversaria reforcou-se e bem - é favorito! Mas como Portista - e ao contrário do q infelizmente já li, o caminho faz-se caminhando, creio q o caminho do Deca... começou com uma fase regular fraca e uma fase final perfeita - eventualmente iniciada com uma vitória na luz, era então o nosso Diretor Técnico o treinador... talvez seja a Liga dos Campeões o click q falta, mas independentemente de tudo, ouve descuido na consolidação da equipa. Tanto quanto já li, para o ano já se conta o regresso do Helder Nunes, reforço, e a contratação do Edu Lamas... vale o 1o :)
    - andebol, foi feito um reforço, consolidação presente e futura da equipa,... gosto. A derrota contra o Aguas Santas, 1a jornada, não estava prevista... mas ainda dependemos de nós mesmos; próxima jornada na luz, é crucial!
    Mas apenas uma opinião de quem sempre q pode acompanha as modalidades... apenas isso!
    O meu ganha pão não é o desporto...

    ResponderEliminar
  17. Nao me importava de ganhar todos os jogos a jogar mal...acho que nenhum adepto se importaria...ontem fiquei com a sensação que pepe já está a pedir a reforma...afinal de contas sao 40 anos... .

    ResponderEliminar
  18. Melhor os resultados (nosso e do benfica) do que a exibição.

    O campeonato está em aberto e tudo é possivel. Se o Braga ganhar ao benfica daqui a duas jornadas também pode entrar na luta e confundir tudo. Incluindo a possibilidade de o benfica também poder ficar fora da Champions.

    Acredito que o jogo de ontem sirva de alerta e a equipa se concentre seriamente naquilo que são os objetivos.

    O benfica está claramente em perda e vai entrar no próximo jogo sob grande pressão.

    Gosto de ver este tipo de capas no jornal A Bola. É bom sinal.

    ResponderEliminar
  19. Boas.
    É bom ver, pela enésima vez na vida, que a bazófia que eles tanto gostam é um balão, enche enche e um dia arrebenta.

    Não gosto nada de 8 e 80, e muito cuidado com as expectativas. Faltam 6 jogos, 3 são fora. É muito difícil com as opções e o cansaço que o plantel que o Porto tem, não se perder pontos. Se supor que o Porto empata uma vez, a vantagem do Benfica passa para 6 pontos. É verdade que têm o Sporting e o Braga, assumir que vão perder os jogos, sonhar podemos sonhar sempre, enquanto houver esperança.

    De qualquer forma acho que nunca aconteceu uma equipa com 10 pts de vantagem perderem um campeonato mas, se acontecer, que grande barraca!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  20. Boas
    Vitoria.. Mas
    Talvez um pouco mais de motivação nao fosse mal,isso e talvez precisão na velocidade de passe ajuda-se a clarificar a dinâmica e estratégia de jogo(s) que faltam.
    Ha uns anos foi com o Estoril, mas o calendário podia dar mais jogos na champions.Vamos benf...agora que a uefa aboliu os golos fora,quaisquer 3golos vossos chega para passar

    ResponderEliminar
  21. Boas
    Atenção que eu digo isso.
    Porque acho que a diferença não esteve nos planteis,mas sim na intensidade dos jogos,o Porto sempre atras do prejuízo(e não acertou nas contratações) e teve um não bom princípio de adaptação destes jogadores atuais,e eles acertaram nas contratações (melhores que nós, prova é que venderam um jogador do tipo para ai do dobro que o Porto vendeu)e foram raras as cargas físicas intensas nos jogos do campeonato,tudo flui

    ResponderEliminar
  22. Obrigado João Silva, está a prestar um extraordinário serviço público, hoje nem preciso de recorrer ao Dr. Google, finalmente vou acompanhar as modalidades. Há sempre este adeptos generosos que valorizam mais as modalidades, do que própriamente o Futebol, deve ser o caso do João Silva, eu gostava de ter a mesma cultura desportiva, mas infelizmente não tenho.

    Vila Pouca, aos Domingos não consigo ler o Bonzinho, mas se tiveres esse editorial, agradeço que partilhes, mas qual o título? Skominas&Calabotes?

    ResponderEliminar
  23. Exibição muito fraca que não augura nada de bom. Da qualidade do plantel nem vale a pena falar. Otávio a marcar penalti é mais uma invenção que podia ter dado muito mau resultado.
    Parabéns ao andebol e basket. O hóquei nem digo nada.
    Força Eustaquio nesta hora difícil.

    ResponderEliminar
  24. Caro DVP e Amigos:
    Confesso que foi bem melhor o resultado do que a exibição. Houve sintomas claros de ansiedade mas estamos a discutir o primeiro e o segundo lugar(convém não esquecer o Braga).
    Este árbitro não internacional esteve bem!
    Duarte Gomes é aquilo que nós sabemos e não é de ontem...já tem história constituída.
    Sempre que me é possível vejo e gosto das outras modalidades. Sendo o andebol a minha preferida, ontem gostei imenso do basquetebol. O voleibol vai entrar na final e apesar do Sporting ser uma equipa que nos tem causado alguma mossa tenho fé no tri.
    Condolências ao Eustáquio.
    Um abraço.

    ResponderEliminar



  25. Ao nosso Eustáquio um forte abraço .
    Coragem !

    ResponderEliminar
  26. Caro DVP e Amigos:
    Voleibol 1ºjogo Final
    Sporting - AJM/FCPORTO - 0-3
    Bom começo
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  27. Não vi muito tempo o Porto B mas vi o suficiente para perceber o porquê do Bruno Costa e do David Carmo lá andarem.

    Posso perceber que andem desmotivados, com falta de confiança e até, no caso do David Carmo, com falta de ritmo mas aquele terceiro golo é algo que deve fazer refletir os próprios jogadores.

    O caso David Carmo pelos montantes envolvidos começa a ser muito preocupante.

    ResponderEliminar
  28. https://twitter.com/6SantoS6/status/1647596421317632001?t=RFt_LITvoxa4F2-epfKCOA&s=19

    ResponderEliminar
  29. Independentemente do que aconteça daqui para a frente, já foi lindo ver o pânico instalado nas hostes benfiquistas. Medo esse, que vai desde o presidente até aos adeptos.

    É engraçado constatar que na semana passada, no golo anulado ao Porto, os propagandistas diziam que não se podia tocar no GR na grande área. Já esta semana, o Otamendi tocar no GR do Chaves na pequena área já não tem mal nenhum. Sim, porque antes de pisar a barriga do GR do Chaves, Otamendi acerta com o pé direito na GR, assim como também foi pisado pelo jogador do Chaves.

    Depois da alegria, veio a "tristeza". Claro que o importante nesta fase é ganhar, mas viemos de uma vitória e exibição motivadoras, o nosso rival acabava de perder pontos novamente, jogávamos em casa contra o último classificado, que não ganha desde novembro do ano passado e tinha 5 golos marcados fora em todo o campeonato.

    A expectativa era alta, de um Porto sufocante, a aplicar uma goleada que traria ainda mais medo aos Benfiquistas. E para além disso não ter acontecido, nem sequer uma exibição segura fizemos. Foi uma desilusão.

    Não é que seja isto que tenha feito muita diferença, mas sinceramente também não percebi a inclusão de 3 médios neste jogo, sacrificando um avançado.

    Alguém me consegue explicar porque é que o nosso último jogo da taça de Portugal foi a 8 de Fevereiro, depois disso já tivemos várias semanas "limpas", e agora vamos jogar os dois jogos das meias finais seguidos, a 26 de Abril e 4 de Maio?

    ResponderEliminar
  30. Tem sido um pratinho ler e ouvir os cartilheiros e em especial ver o medo que se instalou no panfleto da queimada.

    Alexandre, não tendo as sebentas do PO, acho que há por aí datas das provas europeias e como tem de se acautelar possíveis chegadas até às finais das equipas portuguesas...

    ResponderEliminar
  31. Alexandre, em tempos questionou-se que entre a 1ª e 2ª mão da Meia Final da Taça de Portugal, o espaçamento era muito prolongado, era mesmo de meses, um exemplo, uma Meia Final da Taça de Portugal, que todos nos recordarmos, em 2011:

    FC Porto 0 Benfica 2, a 2 de fevereiro de 2011.
    Benfica 1 FC Porto 3, a 20 de abril de 2011.
    A 1ª mão, e a 2ª mão separadas por cerca de 80 dias? Na minmha opinião não faz sentido, por vezes, já nem nos lembravamos do resultado da 1ª mão.

    As datas Taça de Portugal estão pré-definida em junho ou julho, e também não devem colidir com as datas da Champions, ou L Europa, e ainda datas FIFA (Selecções).

    ResponderEliminar
  32. Bom, há várias formas de avaliar uma equipa no campeonato X, ou no campeonato Y, ora a pontuação conseguida no 1º, 2º e 3º terço (cada terço corresponde a 11 jornadas), para avaliarmos o seu rendimento, em determinados ciclos, como também poderemos observar a pontuação de uma equipa, dividindo esse campeonato a meio, ora a 1ª volta do campeonato X, ou do Y, ora a 2ª volta.

    Por exemplo, nesta 2ª volta, no nosso campeonato, já se disputaram 11 jornadas (ou 33 pontos), querem saber a classificação desta 2ª volta, ou das últimas 11 jornadas? Aí vai:

    1º FC Porto 28 pontos.
    2º Benfica 27 pontos.
    3º Sporting 26 pontos.
    4º Braga 25 pontos.
    5º Famalicão 21 pontos.
    6º Arouca 19 pontos
    (estes são os lugares europeus).
    16º Marítimo 9 pontos.
    17º Estoril 3 pontos.
    18º Sta Clara 1 ponto.

    Não me agrada nada, jogamos em Arouca na jornada 31, e em Famalicão na jornada 33, duas equipas que pontuaram muito bem nesta 2ª volta, estão ambas num bom momento, e justamente por isso, estão em lugares Europeus.

    ResponderEliminar
  33. A meio da semana passada, disputaram-se os quartos final da Champions, que, contou com a participação de 8 equipas. Três, ou quatro dias depois, aquelas 8 equipas que jogaram Champions, disputaram Ligas Internas, quais os seus resultados neste último fim de semana?

    Napoles 0 - Verona 0.
    Inter 0 - Monza 1.
    Bolonha 1 - Milão 1.
    D Chaves 1 - Benfica 0.
    B. Munique 1 - Hoffenheim 1.
    Chelsea 1 - Brigton 2.
    M. City 3 - Leicester 1.
    Cádiz 0 - R. Madrid 2.

    Das 8 equipas que jogaram Champions, na últimna terça, ou quarta feira, apenas o Real Madrid, e o Manchester City, venceram os seus jogos. Isto comprova que as ressacas Europeias não são um mito urbano, ou um folclore moderno.

    O FC Porto, nesta edição 2022/23, disputou 8 jogos na Champions, e naturalmente associou 8 ressacas europeias, e perdeu pontos em 4 dessas ressacas (ou 50% delas):
    Brugge casa 0-4 / Estoril fora 1-1.
    Brugge fora 4-0 / Sta Clara fora 1-1.
    Inter fora 0-1/ Gil Vicente casa 1-2.
    Inter casa 0-0 /Braga fora 0-0.
    O FC Porto nestas 4 ressacas, perdeu 9 pontos, isto quando perdeu até agora, 17 pontos em 28 jornadas da Liga.

    O Benfica até ao momento, disputou 13 jogos na Champions (com pré-eliminatórias), a única ressaca com sequelas, aconteceu finalmente no sábado, com a derrota em Chaves.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas
      Isso das ressacas tem a haver com a circulação da bola,se é bem feita ou não.
      Minha opinião
      O benf...antes tinha alguém que vendeu por bom dinheiro,e trouxe uma boa circulação da bola,enquanto la esteve.
      O Porto tirando o do ano passado que tinha boa fluência de bola,esta época não houve.
      E a época passada nem se ligou bem para a liga europa.
      E as ressacas não foram so na europa,o título do Sporting bem nessa sua opinião desse critério.
      Sporting so campeonato, e os outros dois sem tempo para treinar,era só quase jogar

      Eliminar
  34. Caro, “Despertando a Ovelha”, poderá dizer-me o que tenho que fazer para ler o link que enviou. Muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basta copiar o link e abri-lo no Google e deve dar para ver o editorial do manhosinho da bola. Acho que não é preciso ter conta no Twitter.

      Eliminar
  35. Quanto ao Campeonato dos pénaltis, em 28 jornadas disputadas nesta Liga 2022/23:

    1º Sporting beneficiou de 10 penáltis.
    2º Benfica beneficiou de 10 penáltis.
    -------------------------------------------
    5º FC Porto beneficiou de 7 penáltis.
    6º Braga beneficiou de 6 penáltis.

    E como o Transfermarkt é como uma Farmácia, porque tem lá tudo:
    https://www.transfermarkt.pt/liga-nos/topErhalteneElfmeter/wettbewerb/PO1

    Os dois penáltis assinalados ontem em Alvalade, são dois descomunais erros desumanos, isto na era da video-arbitragem, mas, como sempre, os árbitros, não deixam o Sporting ganhar ...

    Alguém pode levar estes registos, ao bonzinho careca anafado? Qual será a capa de amanhã, do jornal oficial, e oficioso da Organização Criminosa? Amanhã vão apontar o dedo aos Skominas da UEFA, para preparar Milão?

    ResponderEliminar
  36. Mas o Braga jogou no dia 12 a primeira mão da taça e volta a jogar agora no dia 25. Teve os jogos espaçados.

    Uma vez que o Porto foi eliminado das competições europeias à mais de um mês, não vejo porque razão vamos ser obrigados na reta final do campeonato a fazer 5 jogos em duas semanas, quando temos várias datas possíveis para realizar os jogos, sem esta sobrecarga de jogos.

    Acho bem que se planifique de modo a precaver possíveis chegadas a finais, mas depois das equipas serem eliminadas, deve haver um reajuste do calendário, de forma a que fiquem mais equilibrados e justos.

    É que mesmo para o Famalicão que ainda está na luta pela Europa, era melhor.

    ResponderEliminar
  37. Nunca tinha visto isto que assistimos agora , o clube que vai na frente estar preocupadissimos connosco que estamos em segundo , eles tremem por todos os lados , alguns nas TV,s e jornais até estão a desejar em primeiro que não ganhemos ao invés de eles de ganharem , dizem eles que não jogamos nada , então o porquê desta obsessão??? É um caso de estudo !!!

    É para rir com ex padres e suas análises encomendadas e enviesadas , o Duarte "calabote" Gomes , e o "Majorette" Pedro Henriques , sempre a martelar contra nós .

    ResponderEliminar
  38. O Porto tem forçosamente que ganhar os 3 próximos jogos do campeonato, jogue bem, mal, ou péssimo, porque sabe que slb ou Braga ou os 2, vão perder pontos de certeza, e ou o Porto fica a 1 ponto do slb ou fica com 5 de vantagem sobre o Braga ou fica a 2 do slb e com 4 de vantagem sobre o Braga. Obviamente que a hipótese melhor, é ficar a 1 ponto do slb, queremos ser 1os, não segundos. E depois ainda haverá o sporting vs slb, que poderá até decidir quem será campeão, se slb se Porto. O Porto tem que ganhar os jogos todos, se os ganhar, estou convencido que vai ser campeão.

    ResponderEliminar
  39. »Mas o Braga jogou no dia 12 a primeira mão da taça e volta a jogar agora no dia 25. Teve os jogos espaçados»

    Alexandre, mas o FC Porto, e o FC Famalicão pensaram nisso, em antecipar? Porque há alguma flexibilidade para as datas da meia final, mas depende também dos clubes, e dos seus interesses. Pós-pandemia, as datas UEFA até se tornaram menos rigidas.

    Porque é que agora as datas da Meia Final da Taça de Portugal, situam-se em final de abril, e maio? Simples, é justamente quando se disputam perto as meias finais da Champions, ou da Liga Europa, e como nos últimos 9 ou 10 anos, as equipas portuguesas infelizmente não chegam lá ...

    ResponderEliminar
  40. Boa noite,
    Alguém me sabe esclarecer qual o critério de desempate caso igualdade pontual? Confronto direto... existe a "regra" dos golos fora vs casa? Imagindo um empate final entre FCPORTO e benfica, venceria o benfica por vantagem de 6 golos ou o FCPORTO por vantagem nos confrontos?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  41. O regulamento mudou esta época, os golos fora deixaram de valer, e a goal-avarage, nesta altura o SLB tem uma vantagem de 10 golos.

    ResponderEliminar
  42. A capa do pasquim cujo papel nem para embrulhar peixe serve, diz bem da podridão e subserviência que vão para aqueles lados. No jogo contra nós em que não perderam por mais porque o colinho dos padres não deixou, nem piaram. E até podemos perder o campeonato pela diferença de golos, quando se não fossemos roubados tal não aconteceria. Fizemos barulho? Não! Como habitualmente fingimo-nos de mortos. E esta gente que nada faz ainda vai ter a lata de se recandidatar. Pudera as mordomias são muitas e boas,os interesses do clube vêm a seguir.

    ResponderEliminar
  43. Caros Portistas,

    É verdade que recuperamos de 10 para 4 a desvantagem, mas vai ser muito difícil ganhar porque os corruptos encornados continuam com tudo nas mãos e os padres continuam lá para os amparar, portanto dou-me por contente por vê-los a tremer, borrados de medo.
    Nós a jogarmos como estamos também vamos perder pontos e se dermos hipóteses aos padres de nos lixarem com f, é direitinho que nos fazem a cama num ápice.
    O próximo jogo vai ser muito complicado como são sempre em Paços e ainda por cima com eles a precisarem de pontos para tentarem se manter na 1ª divisão., lá irá um padre dos bons para nos tirar qualquer ilusão que ainda tenhamos.
    O que me preocupa e devia preocupar os Portistas e direcção é que os processos dos corruptos encornados continuam na gaveta, não andam, estão como os do salgado, sócrates etc, aqui é que o FCP devia fazer queixas na UEFA, FIFA e nos orgãos desportivos para ver se não prescreve tudo como vai acontecer com os outros todos, País onde a justiça está dominada pela maçonaria e políticos não há democracia.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  44. Facebook e twitter.
    Época 2018/2019, na penúltima jornada e com Benfica e FCP separados por 2 pontos, em Vila do Conde, no Rio Ave - Benfica, com Hugo Miguel a arbitrar e Luís Godinho no VAR, deu-se um dos maiores escândalos da última década no futebol português, não foi assinalado um penálti nítido a favor da equipa vilacondense, na resposta o Benfica marcou um golo com João Félix em claríssimo fora-de-jogo. Esse erro inacreditável da dupla Hugo Miguel/Luís Godinho, não só pode ter tido influência no resultado desse jogo como na decisão do título. O que se passou? Alguém viu todo este histerismo, esta gritaria, esta pouca vergonha? Não! Por exemplo, compare-se as capas da latrina, vazadouro, pocilga, chiqueiro - o que lhes quiserem chamar -, da queimada da altura com as do pós-derrota do Benfica em Chaves.

    Assim, por aquilo que vamos lendo, ouvindo e vendo, por todo este histerismo e gritaria, receio que o governo decrete o SLB campeão nacional da época 2022/2023. Pelo menos tinha o efeito de prevenir que os "6 milhões" fiquem loucos, vão potenciar e muito, a já de si complicada e agravada pela pandemia, questão da saúde mental em Portugal.

    ResponderEliminar
  45. Vila Pouca, o mais escandaloso dos escândalos, é que já nos habituamos a eles ...

    Lembro-me perfeitamente desse jogo - Rio Ave 2 Benfica 3 - mas também desse lance, empurrão do Florentino dentro de área ao Gabrielzinho (fugia sobre a esquerda), na sequência dessa mesma jogada, o Benfica em cima do intervalo faz golo, num fora de jogo "milimétrico" do Félix, isto na jornada 33, da Liga 2018/19.

    Na mesma Liga 18/19, no mesmo Estádio, mas 15 dias antes, e na jornada 31, Rio Ave 2 FC Porto 2, uma disputa de bola entre o Marega e o Ruben Semedo, este dá uma "mãozada" na bola, e o pasteleiro estranhamente mandou jogar, o FC Porto empatou a 2 golos em V Conde, e terminou essa Liga a 2 pontos do Benfica.

    ResponderEliminar
  46. O que mais me tem impressionado nestes 2 dias , é que os cartilheiros dos canais TV só falem do pseudo pênalti sobre Otamendi , dizem eles , foram duas faltas que sofreu , para mim de facto houve duas faltas , mas de jeito do argentino , nesse lance em falhou o remate , transformado em penalty para os cartilheiros e o lance em que falhou no golo do Chaves .
    Mas a cereja no topo deste absurdo bolo , é que ninguém fala do pênalti clarissimo a favor do Chaves logo no início da segunda parte , ninguém !!! nem uma viva alma tocou sequer no assunto ou foi motivo de discussão !!!

    O terror do túneis já afirmou que a época deles vai acabar bem , seguramente o presidente do Benfica já mostrou os dentes ao Luciano Gonçalves e aos árbitros , apontando-lhes o dedo e tratando-os por tu .

    Vai uma aposta que esta dupla de Chaves (árbitro/VAR) nos vai arbitrar brevemente ??? Para se "redimirem" e cair nas boas graças do benfiquistao ???

    ResponderEliminar
  47. Acabei de ver o tele-tonto do meia leca nos monologos da vagina, ontem, foi dirigido justamente ao alemão de linhagem fidalga e nobre, imperdível, recomendo mesmo.

    A propósito, tenho de rever também a opinião do "meia" sobre os dois penáltis inexistentes assinalados em Alvalade, tenho de ir à box. O que disse mesmo o "meia sobre esses dois penáltis que penalizaram o Arouca? Bom, já é público, o "meia" é o diretor de comunicação oficioso do Vagandas, e do Sportém!

    Coitada, pobre TVI!

    ResponderEliminar
  48. Vi há pouco um spot publicitário de promoção à transmissão televisiva pela tvi do Inter vs slb, em que era dito que os slbs são + de 14 milhões! Fiquei zonzo, pensei que eram pretensamente só 6 milhões. Todos os portugueses de Portugal continental e ilhas + todos os emigrantes e descendência, já mal chegam para tanto adepto do slb. E os adeptos de Porto, sporting, Braga, Guimarães, etc., donde virão? Se calhar, são espanhóis ou marroquinos, ou extraterrestres.

    ResponderEliminar