Após a vitória do Benfica sobre o Braga, objectivo do F.C.Porto, consolidar o 2° lugar e continuar a lutar pelo título. Para isso só servia a vitória no jogo frente ao surpreendente Arouca. Não seria fácil em nenhuma circunstância, pior depois de um jogo muito desgastante física e emocionalmente, com o Famalicão.
Com Diogo Costa, Pepê, Pepe, Marcano e Wendell, Otávio, Grujic, Eustaquio e Galeno, Taremi e Evanilson, o F.C.Porto entrou a mandar, muita bola, mas na zona onde se decidem os jogos faltava sempre qualquer coisa. Ou o passe demorava a entrar, era errado, a opção não era a melhor.
Ao minuto 10 grande jogada, tudo bem feito menos a finalização de Taremi, bola na parte superior da barra.
Só dava Porto, o Arouca não saía da defesa.
Se a equipa da casa não atrapalhava, Diogo Costa resolveu ajudar, errou o passe, felizmente sem consequências.
Mas continuavam os mesmos defeitos, incapacidade flagrante para traduzir o domínio e superioridade em golos. Os dois médios centro, Grujic e Eustaquio, muito lentos a pensar e a executar, incapazes de encontrar o espaço na frente e servir os avançados nas melhores condições, quase só lateralizavam.
30 minutos, apenas uma oportunidade, pouco para tanta posse.
Cartão para Otávio e para Marcano, o espanhol cometeu o mesmo erro do jogo com o Boavista, valeu que desta não foi vermelho.
Já era o Porto dos últimos jogos, pouca dinâmica, ritmo lento, perigo para o Arouca, zero.
Só já perto do minuto 40, Galeno e Grujic ameaçaram, o sérvio falhou clamorosamente no primeiro remate, na segunda atirou contra um defesa.
Guarda-redes do Arouca socou a cabeça de Pepe, mas nada foi assinalado.
Finalmente já em cima do intervalo, Marcano adiantou os Dragões, fez-se justiça.
Resumindo, vantagem mínima, mas atendendo ao domínio e à superioridade dos azuis e brancos - Diogo Costa foi mero espectador -, era curto. É preciso mais agressividade e contundência na zona onde se decidem os jogos.
Na frente, mas apenas com uma vantagem de um golo, fundamental não ficar na expectativa, na gestão do resultado. Importante começar a 2ª parte para resolver o jogo.
Até começou bem e a prometer a equipa de Sérgio Conceição, como prova disso, Galeno em boa posição podia fazer bem melhor. Após esse início, Arouca tentou reagir, Dragões com boas saídas para o contra-ataque, mas muito mal no momento de definir e decidir no último terço. Inacreditável a forma como várias jogadas que podiam ter terminado em golo eram desperdiçadas por falta de critério a definir, por passes sem nexo, por pura aselhice. Sim, mesmo com toda a tolerância para o cansaço. Quem desperdiça põe-se a jeito, quem não mata sujeita-se a morrer.
Aos 71 minutos saiu Evanilson e entrou Toni Martínez. Aos 87 saíram Grujic e Taremi, entraram Bernardo Folha e André Franco. Aos 90+4 entraram Namaso e Veron, saíram Galeno e Eustaquio.
Incapaz de marcar mais um golo, por-se a coberto de ser surpreendido até por um lance fortuito, o F.C.Porto, por culpa de uma incapacidade notória para fazer finalizar, mesmo em situações onde tudo estava a seu favor, conseguiu pelo menos não sofrer, sair de Arouca com os três pontos, manter-se a quatro do Benfica e cavar uma vantagem de cinco para o 3° que é o Braga.
Concluindo, a vitória é indiscutível, mas é de ficar à beira de um ataque de nervos ver um jogo que podia ter terminado numa diferença de três ou quatro golos, terminar na diferença mínima.
Não, não é falta de sorte, em várias jogadas foi pura incompetência.
Realmente, é de bradar aos céus a ineficácia na finalização. Toques e toquinhos, parecendo futebol de salão e sempre a decidirem mal o último passe.
ResponderEliminarPenálti claríssimo aos 42 minutos, o Guarda-redes do Arouca atinge o Pepe. Rui Rodrigues, o especialista da SportTv, no Juízo Final afirma : "Arruabarrena quer jogar a bola, lança os punhos em direcção da bola, o Pepe baixa a cabeça e é atingido, fez bem o VAR não ter intervindo..."
ResponderEliminarE é isto, o que disse esta gente, ou estes "especialistas" no Benfica Paços da 5ª jornada, num lance nada claro entre o Bah e o Gurada-redes do Paços? Penálty... Enfim, este lance comparativamente aquele com o Bah, é clarissimo, na Luz é penálti, em Arouca não é penálti, mais, desse lance resultou um pontapé de canto, o VAR teve tempo para analisar o lance.
Ora vejamos, o Arruabarrena saí da baliza, não joga a bola, atinge com um murro o Pepe, e não é penálti? Foi um murro involuntário? Mas alguém comete penáltis propositadamente?
Só vim manifestar a minha revolta e indignação, ainda nem li o post, mas provavelmente o Vila Pouca falou em definição e finalização, neste momento somos o 4º ataque do campeonato... Amanhã falamos melhor.
Até ao final da época ainda vou fazer crónicas do jogo, depois acabou. Isto dá-me cabo da saúde, ver jogadores do FCP a fazerem coisas que nem nos regionais se admite, é demasiado para mim.
ResponderEliminarQuando devem passar rematam; quando devem rematar passam; raramente encontram as melhores opções e se se ainda passassem bem...
Boas
ResponderEliminarAcho que diante esta evolução futebolistica que o Porto vai teimando em apresentar.
So me resta agradecer todo o seu tempo investido no clube,se VOCÊ seguir as palavras que ai escreveu..
Marcano foi decisivo nestes dois jogos,inteligente(minha opinião)Boavista
Hoje acreditou que iam recuparar a bola e ficou na área.
Boas
Acho que na crónica que fez disse tudo. A ineficácia no momento de finalizar, e decidir o que fazer, está ao nível dos amadores e isso só demonstra a fraca qualidade destes jogadores. É o cúmulo ver más decisões umas a seguir às outras. Galeno foi uma nulidade absoluta pois perdeu jogadas por não saber o que fazer no momento de as definir, nem num junior se permite tal. Pepê a defesa diz bem da (falta) qualidade deste plantel. É inadmissível ter gasto 10M em grujic pois nada acrescenta. Pior é ter dado 20 M por outro que só faz número. O treinador fazer substituições aos 90 minutos não lembra a ninguém, é mesmo de um ser iluminado. Todos os jogos é sofrer até ao fim. De facto com exibições sem qualidade é difícil sermos campeões. É inadmissível termos um plantel composto por uma maioria de jogadores sem o mínimo de classe. Bravo sr presidente o seu trabalho é espectacular pois limita-se unicamente a receber as taças para as quais nada contribuiu. Recandidate-se que ganha de novo tal é o adormecimento da massa associativa que a nada reage.
ResponderEliminarBoas
ResponderEliminarEu sou da opinião (afirmo) que Conceição não é parte do problema deste Porto, nem posso exigir aos jogadores que joguem futebol que não têem.
Agora a direcção (administrativa)elevou a grandeza do clube mas depois quando subimos não a conseguiu manter
Ou seja soube subir,mas depois não se conseguiu manter lá em cima .
Minha opinião
Caro DVP,
ResponderEliminarEspero que reconsidere a decisão de deixar de fazer as crónicas dos jogos. É uma lufada de ar fresco mesmo quando tem de comentar tanta incompetência.
Não há volta a dar: temos jogadores demasiado fracos. Wendel, Eustaquio, Gruijc e mesmo Taremi não sentavam na equipa de reservas de há alguns anos. Que pobreza!
Mais um resultado de um a zero, mais um jogo em que podiamos relaxar e acabamos por nos colocar a jeito.
ResponderEliminarPor vezes, é exasperante ver os jogadores a procurar a profundidade, quando já estão à entrada da área. Bolas a sairem constantemente pela linha de fundo. Situações de superioridade numérica serem desperdiçadas por má definição técnica ou desmarcações para o sitio errado. Agora é a moda dos livres mal ensaiados ou mal executados.
Vão valendo os resultados. Até podemos ganhar todos os troféus em disputa em Portugal mas esta época merece uma reflexão sobre o nível exibicional da equipa.
Foram as lesões? É a falta de qualidade dos jogadores? São as características dos jogadores que foram escolhidos? É o modelo de jogo escolhido que não se adapta às características dos jogadores? Só falta de dinheiro não foi. Entre banco e bancada estavam 35 milhões de euros.
Só mesmo o grande amor ao clube me faz ver jogos neste momento. Não há um jogo em que não se termine com o coração nas mãos e com os nervos á flor da pele com tantos disparates cometidos pela nossa equipa.
ResponderEliminarÉ impressionante o número de jogadas perdidas por passes estúpidos, sem nexo. Muitas das vezes erros não provocados pelo adversário, puras más decisões, quando não falta tempo e espaço.
Só Otávio escapa, e mesmo ele está abaixo daquilo que consegue. Depois até percebo que em algumas posições têm de jogar os mesmos, não há mais e os que há são do mesmo nível ou inferiores. Agora ver Evanilson, e até mesmo Taremi, jogarem tanto tempo e Namaso e Veron entrarem 2 min. Se nem quando os outros não estão bem, jogam!!!
Mais uma vez valeu pelo resultado, que praticamente garante a entrada direta na Champions e por continuar a morder os calcanhares ao Benfica. O mais certo é não dar em nada, mas pelo menos ficamos com a sensação de dever cumprido.
É penoso ver a equipa a arrastar-se com todos em má forma, mesmo lutando e ganhando, mas sem qualidade.
ResponderEliminarMas vamos cumprindo o papel de não deixar os outros descansar, neste sentido, indo e vendo.
Embora cada coisa a seu tempo, preocupa-me a final da Taça, com o nivel atual e irritam -me solenemente substituições aos 90 minutos...
Quanto às crónicas, acaba a época, temos muito a discutir sobre o balanço deste ano, preparar o futuro e, acreditando que melhores dias virão, o nosso Amigo Manel vai continuar, digo eu, que isto dá uma trabalheira e cansa.
Enquanto puder não fecho o tasco. Vou deixando uns posts para a malta se entreter, comentar e dizer de sua justiça, mas crónicas...
ResponderEliminarA quem costuma ler os artigos do Guerra aconselho antes a tomar algo para o estômago.
Caro DVP e Amigos:
ResponderEliminarÉ um facto que o marcador deveria ser mais dilatado mas os nossos jogadores, no momento de tomar opções, não tiveram engenho nem arte.
Continua tudo em aberto mas será muito difícil mas não impossível.
A "tasquinha" não pode fechar!
Abraço.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarTudo muito sofrido sem necessidade, mesmo não jogando bem a equipa de SC tem um predicado, uma virtude que ninguém a pode acusar, nunca atira a toalha ao chão, luta até ao ultimo minuto de jogo. Ontem em Arouca o FCP tudo fez logo de inicio para marcar só tinha em mente a vitoria, mas nem tudo corre bem, ou por falta de sorte, de jogadores que não estão atravessar um bom momento principalmente na finalização um passo a mais ou erros grosseiros da arbitragem. Ainda ontem um penalti sobre Pepe, outro sobre Taremi, um cartão amarelo ao Otávio após um corte limpo! Enfim o mais do mesmo, já cansa falar desta tribo.
O titulo para já, continua como antes, tudo em aberto, tudo ainda possível, embora, como todos nós já sabemos o Andor o colinho é uma arma contra a verdade desportiva aí eles são os preferidos os protegidos.
Para o bem ou para o mal , a época aproxima-se do seu final de decisões .
ResponderEliminarO jogo de ontem foi aquilo que era esperado , muita transpiração , pouca ou nenhuma inspiração .
É tudo muito feito a esforço , não há Timing de passe , nem de remate á baliza , complicam o básico , assim é muito mais difícil ...
Temos ganho os jogos , mas ...
O artista do apito tinha de fazer das dele , pênalti escandaloso sobre Pepe , cartão amarelo ao Otávio que nem toca no jogador do Arouca , mas o importante para Pinheiro era que Otávio visse o quinto amarelo e não jogasse o próximo encontro .
Caro DVP , espero que não feche este espaço , faça só uns posts pós jogo e chega , daqui a um mês acaba a época , e aí tirar um tempo ...
Quanto ao artigo do jornal a bolha , do Fernando Guerra , cito Albert Einstein .
"Duas coisas são infinitas , o universo e a estupidez , mas em relação ao universo não tenho a certeza absoluta"
Fernando Guerra é prova viva de que a estupidez é infinita ...
O Taremi está fora dela, factor Mundial, agravado com os problemas politicos no Irão, não sei, pós Mundial sofreu um forte "apagão", sobretudo de golos. O Evanilson que foi o 2º melhor marcador da temporada passada, sofreu outro "apagão", duas ou três lesões afastaram-no também dos golos.
ResponderEliminarEm jeito de curiosidade, deixo os dez melhores marcadores estrangeiros de sempre do FC Porto:
1º Jardel 168 golos.
2º Jackson 92 golos.
3º Hulk 77 golos.
4º Madjer 74 golos.
5º Taremi 74 golos.
6º Falcao 72 golos.
7º Marega 72 golos.
8º Cubillas 66 golos.
9º Tiquinho 64 golos.
10º Lisandro 63 golos.
Um dos piores planteis de sempre do FCP, tem o 5º melhor marcador estrangeiro. Um dos piores planteis de sempre, teve no último Mundial, três titulares da Selecção portuguesa (quantas vezes aconteceu neste século? Em 2004, e mais?). Um dos piores planteis de sempre, nos oitavos final da Champions, na 2ª mão a jogarmos sem três titulares absolutos, dois deles os melhores jogadores do FCP (Pepe e Otávio), sufocou no Dragão o semi-finalista Inter.
Pontuação dos 10 Portos Campeões, em campeonatos com 34 jornadas, e com as vitórias a valerem 3 pontos (a partir de 1995/96):
1995/96- 84 pontos Tr Robson.
1996/97- 85 pontos Tr Oliveira.
1997/98- 77 pontos Tr Oliveira.
1998/99- 79 pontos Tr Fern Santos.
2002/03- 86 pontos Tr Mourinho.
2003/04- 82 pontos Tr Mourinho.
2005/06- 79 pontos Tr Adriaanse.
2017/18- 88 pontos Tr Conceição.
2019/20- 82 pontos Tr Conceição.
2021/22- 91 pontos Tr Conceição.
Atualmente, à 31ª jornada, somamos 76 pontos, e temos ainda 9 pontos em disputa, se os vencermos terminamos este campeonato com 85 pontos.
Recordo também que, nesta temporada desportiva 2022/23, em setembro/22, vencemos a Supertaça. Em novembro/22, terminamos no 1º lugar a fase de grupos da Champions (objetivo cumprido). Em janeiro/23 vencemos a Taça da Liga. Vamos disputar este campeonato até ao seu final. Finalmente, em junho/23 vamos também disputar a Final da Taça de Portugal ...
Eu adepto, quero é ganhar, se der para jogar bem, e ganhar, perfeito, mas sobretudo eu adepto quero ganhar títulos. Objetivamente, nos últimos 50 anos, quantas temporadas desportivas, factualmente foram melhores que esta atual, ora em termos de títulos ou troféus? Nos últimos 50 anos, ganhamos 25 campeonatos, ou seja, tivemos 25 temporadas muito boas? E outras 25 temporadas muito más?
Equipas do FC Porto que jogavam muito bem, por exemplo, recordo-me do Porto de Lopetegui em 2014/15, pergunto, o que ganhou esse Porto com um plantel de luxo? Ganhou BOLA!
Não, não estamos a jogar bem, e já desde fevereiro, porém como gosto de factos (e tive o cuidado de os deixar), volto a perguntar, esta temporada desportiva será péssima? Ok, poderemos perder o campeonato, e esse é o nosso principal objetivo, mas o 2º lugar, pode nos garantir a entrada direta na Champions, a que poderemos juntar 3 troféus na mm temporada.
PS Já que ninguém falou, recordo aquela grande jogada bem tricotada, e bem jogada que levou a bola ao poste, aquela grande jogada coletiva merecia golo.
Vila :
ResponderEliminar... "Não, não é falta de sorte, em várias jogadas foi pura incompetência." ...
Tal & Qual !
Sou um admirador do SC, considero-o até o melhor treinador de sempre da historia do fcporto, mas estas exibicoes deixam muito a desejar...para o ano temos que atacar bem o mercado! Wendells eustaquios francos martinezs são fracos para um clube que quer ser campeão!
ResponderEliminarPO, como já sei que cada crítica, por mais objectiva que seja, para ti é um ataque ao Sérgio, já nem logo. Ora lê o post e vê se não está lá a referência ao lance que terminou com uma grande oportunidade desperdiçada?
ResponderEliminarVila Pouca, o meu comentário nunca se dirigiu ao post, mas sobvretudo, foi sempre factual, e como sabes, não "martelo" factos!
ResponderEliminarVila Pouca, se pretendesse defender o Sérgio Conceição, deixaria outros dados factuais, por exemplo estes:
ResponderEliminar1 Quais os treinadores que em Portugal venceram mais Campeonatos?
Otto Glória 4, Szabo 3, Biri 3, Galloway 3, Hagan 3, Erikson 3, Artur Jorge 3, Jesualdo 3, Jesus 3, e Sérgio Conceição 3.
2 Quais os treinadores que em Portugal venceram mais Taças de Portugal?
Pedroto 5 (a última ausente do banco), Otto Glória 4, Biri 3, e Fernando Vaz 3. Sérgio Conceição venceu 2, e está em mais uma Final (já perdeu duas finais ambas nos penáltis).
3 Quais os treinadores que em Portugal venceram mais Supertaças?
Artur Jorge 3, Sérgio Conceição 3.
4 Quais os treinadores que em Portugal venceram mais Taças da Liga?
Jesus 6, Rúben Amorim 3. Sérgio Conceição ganhou apenas 1 Taça da Liga, e esteve em duas finais da Taça da Liga (uma perdida nos penáltis, outra no lavar dos cestos).
O que falta a Sérgio Conceição? Ganhar títulos Internacionais e Europeus, como ganharam a treinar em Portugal: Mourinho, Artur Jorge, Villas Boas, Ivic, Vítor Fernandez, ou Bella Guttmann.
O Arouca, 5° classificado, a jogar em casa, fresquinho, contra um Porto cansado de 120 minutos de cortar à faca, menos de 4 dias antes, criou uma oportunidade de golo, que fosse? Não me lembro de nenhuma. Deve haver algum mérito do Porto nisto. E o Porto jogou bem, também em termos de posse de bola, pressão sobre o adversário, jogo ofensivo, criou muitas oportunidades de golo, faltou melhor finalização, devia ter-se marcado 3 ou 4 golos. Mas nota-se uma melhoria clara, em relação a há uns jogos atrás, falta só a finalização. Acho que o Porto vai acabar em grande a época, vai ganhar àquele Braga tão louvaminhado por muitos portistas, até li que eles eram melhores que o Porto, posição por posição, mas no nosso salão de festas, foram muito fraquinhos, mostraram estofo...pra 4° lugar. Este Braga, com muito + ambição que estofo, ainda está a anos luz do Porto, como grande equipa nacional e internacional.
ResponderEliminarConcordo um bocado com o Paulo Oliveira. Esta equipa não é tão má como a querem fazer. Falta-lhe um médio como o Fábio Vieira, e também faziam muito jeito o Alex Telles no lugar do Wendell e o Ricardo Pereira no lugar do Manafa. É um bom plantel, com estes 3 ficava um excelente plantel, capaz até, de no contexto desta época, ir até uma final da Liga dos Campeões.
Ah, e até me esqueci de falar de arbitragem, da arbitragem do pinheiro vermelho de braga. Deve fazer parte das regras do futebol em Portugal, socos dos grs das equipas adversarias nos jogadores do Porto, fazem parte do jogo, nunca é assinalado penalty. Foi assim logo no 1° jogo do Porto com SC, se não estou enganado, há quase 6 anos atrás, um valente soco no Marcano, e não foi nada. O Nanu, ia sendo morto pelo Kritciuk, foi pró hospital, com colar cervical, também não foi nada. Agora o Pepe, levou também um belo soco, + uma vez, não foi nada. Já o Otávio, que não faz nada , não toca em ninguém, leva 1 amarelo, só pra ficar de fora no próximo jogo, o pinheiro rasteiro bem sabe o quão importante é o Otávio na forma de jogar do Porto, e há que fazer tudo pra ajudar o slb, ainda há duas saídas difíceis, Portimão e Alvalade, e há que dar uma ajudinha, não vá o diabo tecê-las.
ResponderEliminarDe facto isto é o benfiquistao em todo o seu esplendor .
ResponderEliminarA juíza que ficou de julgar a interdição do estádio da luz por 2 jogos e uma multa de 80 mil euros , pediu para sair desse caso , por ser sócia do clube há mais de 20 anos , com lugar na tribuna de honra , tal como o marido que também é sócio e tem redpass , assim como também tem acções da SAD do clube , .
Perante a recusa óbvia da juíza os juízes desembargadores consideraram que não há conflito de interesses , e não aceitaram a recusa da juíza ...
Se isto não é uma máfia , não sei o que chamar ... depois ficam eles chateados quando dizemos que são o clube do regime ...
PO, lá está, a estatística cada um usa-as como quer. Por isso não vou comparar o SC com Pedroto, Artur Jorge, Mourinho, Jesualdo, etc., etc. O Sérgio está a fazer um excelente trabalho, ponto. Os números valem o que valem.
ResponderEliminarEstará o próprio SC satisfeito com o nivel exibicional? Pelas reações que vai tendo quando está no banco, não me parece.
ResponderEliminarO SC não é um treinador perfeito. Dá muita coisa positiva mas concerteza que, dependendo da opinião de cada um, terá coisas menos boas.
Ontem a entrada, conjunta, nos últimos minutos do Folha e Franco fez sentido? Adivinhava-se um chuveirinho final, um canto, um livre lateral e tiramos dois dos jogadores mais competentes a defenderem as bolas altas e colocamos dois que não têm essa competência?
Acabou bem e sem grandes sobressaltos mas estes resultados de um a zero. Tudo pode acontecer.
No fundo, apesar de por vezes não parecer, estou muito de acordo que este plantel não é tão mau, como por vezes aparenta. Continuo a achar que a quantidade de lesões na altura da época que foi, tirou muitos jogadores da sua forma (e que nunca mais recuperaram) e sobrecarregou outros.
Mas ainda estamos lá. Se eles se distrairem, seremos campeões.
Caros Portistas,
ResponderEliminarCaro DVP, não faça essa desfeita, deixar de fazer as crónicas é um crime, por favor não deixe de as fazer. Vou meter uma cunha para termos melhores jogadores para que não se irrite ahahah a serio não faça isso, obrigado!
Ontem dos últimos jogos até foi dos melhores, mas... sempre os mesmo erros nas definições e passes no ultimo terço do terreno.
PARABÉNS A TODOS OS PORTISTAS, FINALMENTE CAMPEÕES EUROPEUS, matamos o borrego! esta difícil.
Os corruptos encornados mais conhecidos como campeões europeus 2023 estão cheios de medo de perder pontos em Portimão?? com uma equipa daquelas?? lá vai o ferrari vermelho para assegurar os 3 pontos, não vá o diabo tecelãs....
FOMOS PORTO!
SEMORE F.C.PORTO
Tenho um amigo que diz, o FCP não é uma equipa de transições. OK, até posso aceitar, mas tem jogadores para explorar esse possibilidade - Pepê, Galeno. A ganhar, o adversário a subir e a arriscar, dar espaços, várias saídas em superioridade e todas mal definidas e concluídas?
ResponderEliminarDVP, não faças desaparecer o blogue, não comentes jogos mas comenta o estado das coisas, é que há para aí um “carneirismo seguidista” que me custa perceber, já aqui disse e repito S.C. foi mas já não é o homem para a evolução que precisamos. Nos últimos dois anos conta-se muito poucos jogos que se jogou. lutou-se, houve garra em muitos, mas eu pessoalmente não aprecio que estes sejam os únicos fatores que ficam. Venha alguém com ideias novas, o Porto sempre se renovou, e estou certo que se ira renovar - e digo isto antes ainda de se comprovar q a lampionagem sejam os campeões da tetra, mas caramba nao jogamos para ganhar o campeonato!!!!
ResponderEliminarE ponho nomes nisto: Zaidu ??? Franco??? Martinez invés do Namaso??? Este Galeno nao pode sair??? Manafa, Wendell, Rodrigo, Joao Mario não fazem um lateral! Pêpê como defesa direito NÃO!!
E finalmente S.C. não pode, não deve, fazer cenas como os festejos contra o Fama…quer fazer isso, faça com o Schmidt, ou os outros fanfarrões, não com um treinador cuja equipa esta muitos furos na capacidades e recursos do Porto, não me revejo
J.Ribeiro, a ideia é essa, manter o blog, mas sem aquela obrigação de fazer as crónicas do jogo. Até porque se adivinham tempos muito interessantes para o portismo...
ResponderEliminarPaulo Oliveira, também convém referir porque é que Lopetegui ganhou bola no primeiro ano.
ResponderEliminarUm Porto que jogava bom futebol, ganhou ao Bayern de Guardiola em casa (sem espinhas), nos quartos de finais da Champions e sabemos hoje porque não ganhou o campeonato. Os padres e as missas estavam no seu auge.
Uma equipa que joga bem, está sempre mais próxima de ganhar.
Não estou com isto a querer compará-lo com SC, até porque gosto mais do SC. Mas o espanhol apesar de ter tido direito a muita matéria prima (jogadores), nunca teve o apoio e suporte que deveria ter tido pela direção.
Alexandre, mesmo com os padres no auge das missas, o Lopetegui com o apoio dos adeptos, da estrutura e de algumas primas donas do plantel, tinha ganho o 1º campeonato e depois...
ResponderEliminar"Paulo Oliveira, também convém referir porque é que Lopetegui ganhou bola no primeiro ano.»
ResponderEliminarAlexandre, um exemplo, 3ª eliminatória da Taça de Portugal, edição 2014/15, FC Porto 1 Sporting 3.
FC Porto de Lopetegui alinhou com Andrés Fernandez, Danilo, Maicon/Marcano e José Angel; Casemiro, Herrera, Oliver e Quintero, Adrian Lopez e Jackson.
Sabe quantos titulares foram poupados? Fabiano, Indy, Alex sandro, Brahimi, C Tello ou Quaresma. Um FC Porto descaraterizado, perdeu no Dragão 1-3 com o Sporting do Marco Silva que venceu essa Taça (para o Campeonato esse Sporting levou '3 secos' no Dragão). Fomos eliminados em casa pelo árbitro Jorge Sousa?
No 1º terço desse campeonato, Lopetegui em Guimarães (jornada 3), com o Boavista no Dragão na jornada 5 (aqui com a expulsão do Maicon), e no Estoril na jornada 10, e nesses 3 jogos, JL poupou 4/5 titulares, desvirtuou o onze inicial, a pensar na Champions, e largou 6 pontos, com esses 3 empates, a culpa também foi dos árbitros?
Num biénio, Lopetegui contratou mais de 30 jogadores (espanhois foram uns dez), e investiu cerca de 120 M€ nesse biénio, planteis de luxo, com jogadores do R. Madrid, A. Madrid ou Barcelona. O fair play financeiro começa justamente com Lopetegui (não o estou a responsabilizar, se o fez, alguém o permitiu), e o fair play financeiro vai fechar com o NES. A culpa também foi dos árbitros?
Alexandre, o único "título" que Lopetegui ganhou foram os quartos final da Champions em 2014/15? Bom, nos últimos 6 anos com SC, estivemos lá duas vezes, numa delas com o campeão Europeu Chelsea, quando fomos eliminados nos detalhes, e sem investimentos faraónicos. Em ano e meio, Lopetegui contratou mais jogadores, do que o Sérgio nos últimos 6 anos...
Sei que o DVP não quer que se discuta mais este assunto, mas tenho de responder.
ResponderEliminarPaulo Oliveira, aprecio muito os seus comentários, só não aprecio o facto de "moldar" estatísticas para tentar fazer valer o seu ponto de vista.
Em relação à poupança de jogadores, é uma faca de dois gumes. São opções que um treinador tem de tomar. Mas se um treinador escolhe um plantel com atletas da sua confiança, acho muito bem que vá dando oportunidades aos seus jogadores.
Vilas Boas e Mourinho, só ganharam competições Europeias porque faziam alterações na equipa constantemente.
Depois também temos o reverso da medalha, aqueles treinadores que optam sempre pelos mesmos. Por exemplo SC, que já se deu bem e mal com essa estratégia, uma vez que a taça da liga já nos custou pelo menos um campeonato.
E veja-se também o Schmit que era tão elogiado por ter criado uma equipa-base, bastou perder dois jogos que toda gente passou a dizer que isto aconteceu por nunca rodar a equipa.
Ah e foi eliminado das taças a jogar sempre com a equipa mais forte.
Quanto ao ter tido um "investimento faraónico", é verdade investiu 112.75 milhões, mas convém realçar também que gerou 236.61 milhões em vendas. Dá um saldo positivo de 123.86 milhões. EM 2 épocas não me parece mau, nem motivo para entrar no fair play financeiro.
Quantos aos árbitros até lhe fica mal utilizar algumas arbitragens para defender alguns treinadores e depois tentar "camuflar" as arbitragens dessa altura só porque não gosta do treinador. Para além de serem vergonhosas dentro de campo (havia por aí um Jonas piscinas que não tinha metade do escrutínio do que tem Taremi) , JJ podia fazer o que quisesse fora dele que nada lhe acontecia.
Se hoje em dia, com o que se descobriu dos padres e com o auxílio do Var é o que se vê, imagine-se na altura em que ninguém sabia de nada.
"Quanto ao ter tido um "investimento faraónico", é verdade investiu 112.75 milhões, mas convém realçar também que gerou 236.61 milhões em vendas. Dá um saldo positivo de 123.86 milhões. EM 2 épocas não me parece mau, nem motivo para entrar no fair play financeiro."
ResponderEliminar236 M€ de encaixes no consulado do Lopetegui? Vamos subtrair?
1- 24 M€ do Imbula, foi potenciado no banco?
2- 35 M€ do Jackson, tinha dois anos de FCP e de Europa, trabalhou um ano com Lopetegui.
3- 32 M€ do Danilo, tinha três anos de FCP e de Europa, trabalhou apenas um ano com Lopetegui, foi o espanhol que o potenciou? E o V. Pereira que o acolheu e trabalhou dois anos com ele?
4- 28 M€ do Alexandro, tinha três anos de FCP e de Europa, trabalhou apenas um ano com Lopetegui, foi o espanhol que o potenciou?E o V. Pereira que o acolheu e trabalhou dois anos com ele?
Nestes 4 encaixes, estão 119 M€, e os restantes 117 M€ de encaixes, dos 236 M€ que o Alexandre afirma que foram encaixados com Lopetegui, onde páram? Pode-me ajudar Alexandre? E pode incluir os Imbulas do import/export, e aqueles 3 jogadores que tinham 2 ou 3 anos de FC Porto, como o Martinez, o Danilo, ou o Sandro ...
"só não aprecio o facto de "moldar" estatísticas para tentar fazer valer o seu ponto de vista."
Alexandre, estou a responder-lhe sobretudo pela afirmação que deixou, quando é que eu "moldei" ou "martelei" estatísticas? Pode apresentar factos? Obrigado.
Eu limitei-me a somar o valor total das vendas e das compras em todos os mercados de transferência de cada treinador.
ResponderEliminarPorque o balanço é feito assim, anualmente. Não se faz o balanço das compras deste ano com as vendas do próximo ano, mas sim com as do próprio ano. Lopetegui chegou, o Porto encaixou 95.96 milhões de euros e gastou 53.25 milhões. Na época seguinte e última do espanhol gastamos 59.5 milhões e encaixamos 140.65 milhões.
Neste caso propriamente nem foram estatísticas, foi deturpação dos factos. Querer retirar os valores ganhos com as vendas Alex Sandro, o Danilo, o Martinez a Lopetegui, mas depois contabilizar o valor das vendas de Felipe, Ricardo Pereira, Oliver Torres, Alex Telles e Danilo (entre outras) a Sérgio Conceição, como se não fosse a mesma coisa, é o que?
"Lopetegui chegou, o Porto encaixou 95.96 milhões de euros e gastou 53.25 milhões."
ResponderEliminarJá percebi o critério em 2014/15, as vendas do Mangala, do Fernando, do Iturbe, do Otamendi, ou do Defour, geraram um encaixe bruto de cerca de 95M€, todavia, o Lopetegui que nunca os treinou, mas foi o espanhol a gerar esse encaixe de 95 M€, é extraordinário!
Ora vamos a outras deturpações, "mas convém realçar também que (Lopetegui) gerou 236.61 milhões em vendas", recapitulando:
- Alex Sandro, 4 anos no FC Porto, apenas um ano foi treinado por Lopetegui.
- Danilo, 4 anos no FC Porto, apenas um ano foi treinado por Lopetegui.
- Jackson, 3 anos no FC Porto, apenas um ano treinado por Lopetegui.
- Imbula, meio ano no FC Porto, potenciado no banco meio ano por Lopetegui.
Cerca de 100 M€ de encaixes gerados por Lopetegui nestes 4 jogadores. A que se juntam, Mangala, Fernando, Iturbe, Otamendi, ou Defour, cerca de 94 M€, também gerados por Lopetegui, todavia, estes 5 nunca foram treinados por Lopetegui, já entendi o critério.
"mas depois contabilizar o valor das vendas de Felipe, Ricardo Pereira, Oliver Torres, Alex Telles e Danilo (entre outras) a Sérgio Conceição"
Também lhe respondo:
-Felipe, 3 anos no FCP, 2 anos treinado por Conceição.
-Ricardo, 5 anos no FCP, nos 2 primeiros anos suplente, 2 anos emprestado ao Nice, só no último ano foi titular do FCP com Conceição.
-Oliver, 4 anos no FCP, 2 anos suplente com Conceição (desvalorizou com SC, é a minha opinião).
-Alex Telles, 4 anos no FCP, 3 anos com Conceição.
-Danilo Pereira, 5 anos no FCP, 3 anos com Conceição.
Esses 5 jogadores, todos foram Campeões no FC Porto, Danilo e Telles 2 X...
Alexandre, volto a perguntar, quem é que "martela" factos?
Dou por finalizadas as minhas "deturpações", já chega!
Claro que não deturpo nada, a minha análise é simples e igualitária. Vendas em quando o treinador era Lopetegui foram x, vendas quando o treinador era SC foram Y.
ResponderEliminarAgora você contabiliza tudo quando é para o Sc, depois quando é o Lopetegui, anda-se ás voltas, a ver quantas épocas têm de Porto e quantas foram com que treinador.
Para mim é muito claro, Alex Sandro, Danilo e Jakcson foram vendidos pelos valores que foram muito por culpa da última época que fizeram e pela chegada aos quartos da Champions. Ninguém contrata um jogador por ter feito um penúltima época muito boa. A principal referência é a época mais recente.
Da mesma forma falo de Felipe, Alex Teles e Danilo por exemplo. Já eram bons jogadores e tinham feito boas épocas antes de SC, não eram troncos que o SC fez jogadores. Mas foram as prestações nas últimas épocas de Porto, treinados por SC que os fizeram sair pelo valor que saíram.
O critério utilizado no cálculo pode não ser o mais correto, mas é justo para com os dois treinadores. A si incomoda-lhe que sejam imputados ganhos ao Lopetegui por jogadores que ele não chegou a treinar, mas que foram vendidos no seu reinado. Mas nesta longa conversa, nem uma palavra sobre os que também foram imputados ao SC com o mesmo critério (André Silva e Ruben Neves por exemplo).
Então por essa lógica a venda de Ruben Neves também devia ser contabilizada para o espanhol?
Já estamos a fugir um pouco ao foco da questão, independentemente de quem era o treinador, que comprou, que vendeu, que escolheu ou que potenciou, no biénio de 2014/2016 a empresa F.C. Porto no balanço de compras e vendas de jogadores teve um lucro de 123,86 milhões de euros. Isto não é nem de longe nem de perto um problema.
Não foi por este balanço que ficamos sob alçada da Uefa por incumprimento do fair play financeiro. Agora se quem dirige não soube gerir o dinheiro, se se pagaram salários acima daquilo que o clube podia suportar os treinadores não têm culpa absolutamente nenhuma.
Naturalmente, as vendas do André Silva, e do Ruben Neves, em 2017/18, não são da responsabilidade do Sérgio, porque nem os treinou, isto é óbvio, ou não é?
ResponderEliminarMas repito percebi o critério em 2014/15, as vendas do Mangala, do Fernando, do Iturbe, do Otamendi, ou do Defour, geraram um encaixe bruto de cerca de 95M€, todavia, o Lopetegui que nunca os treinou, mas foi o espanhol a gerar esse encaixe de 95 M€, é extraordinário!
Se me garante que estes 95 M€ são da responsabilidade de Lopetegui (jogadores que nem treinou), fico sem argumentos, porque isso é "martelar" factos, e eu não vou por aí...
Continuando:
- Alex Sandro, 4 anos no FC Porto, apenas um ano foi treinado por Lopetegui.
- Danilo, 4 anos no FC Porto, apenas um ano foi treinado por Lopetegui.
- Jackson, 3 anos no FC Porto, apenas um ano treinado por Lopetegui.
- Imbula, meio ano no FC Porto, potenciado no banco meio ano por Lopetegui.
Estes 4, geraram um encaixe global ao FC Porto de 116 M€, são da responsabilidade de Lopetegui, pese embora apenas os ter treinado um ano. A edição 2012/13 do FC Porto na Champions, foi má? Vá rever, e os laterais Danilo, e Alex Sandro eram titulares.
E é isto, em ano e meio, o Lopetegui "gerou 236.61 milhões em vendas", 95 M€ com jogadores que nem treinou, e mais 116 M€ em jogadores que treinou apenas um ano, e já estavam no FC Porto há dois, ou três anos. Ah, nesse pacote também está o Imbula que passou pelo banco do FCP meio ano com Lopetegui, Alexandre, o Imbula, provavelmente também foi potenciado pelo Lopetegui.
Alexandre, desisto!
«Não foi por este balanço que ficamos sob alçada da Uefa por incumprimento do fair play financeiro«
Só para terminar, o FC Porto entra em incumprimento do fair play financeiro da UEFA, em setembro de 2016, já decorria a temporada desportiva 2016/17, com o NES, quem esteve ano e meio no FC Porto, desde julho de 2014, a janeiro de 2016, não foi o Lopetegui? Não desatamos a contratar jogadores ao Barcelona, R Madrid, ou A. Madrid? Não aumentamos drásticamente a massa salarial com Lopetegui? Em ano e meio o Lopetegui não contratou cerca de 30 jogadores? Sublinho, se o fez, alguém o permitiu.
Agora desisto mesmo, os factos estão aí, e não podem ser "martelados"!