domingo, 14 de maio de 2023

F.C.Porto 2 - Casa Pia 1. Já que não há mais nada, haja coração...


 

Com o Benfica após a vitória em Portimão próximo do título, competia ao F.C.Porto evitar que essa possibilidade se concretizasse já nesta jornada, vencendo o Casa Pia, um dos adversários que os Dragões não conseguiram derrotar na 1 volta, no caso, mesmo jogando em superioridade numérica durante mais de 45 minutos.

Sem Marcano e Ótavio, o F.C.Porto começou com Diogo Costa, Fábio Cardoso, Pepe e Wendell, André Franco, Uribe, Eustaquio e Galeno, Taremi e Evanilson e com uma qualidade de jogo, fraca, abaixo dos mínimos exigíveis a uma equipa que é campeã nacional. Os defeitos foram os mesmos dos últimos jogos, muita posse, domínio, mas mais nada. Falta quem pense e execute rápido, encontre espaços, assista ou desequilibre. Não há criatividade, não há génio e quando surge uma oportunidade a eficácia é nula, mesmo em boa posição como aconteceu com Eustaquio e André Franco. O Casa Pia, mesmo indo pouco à frente, foi tão perigoso como o F.C.Porto. Não porque fizesse muito, mas porque há quem aposte em inventar, complicar. Outro problema, os Dragões beneficiaram de vários cantos, mas sem qualquer perigo, a bola é apenas despachada para a molhada.
Taremi que parece uma sombra que paira no campo, sozinho e com colegas em boa posição, passou ao guarda-redes.

Mais 45 minutos perdidos, sem motivos de interesse, com uma qualidade de jogo que deixou muito a desejar. Para piorar, já a terminar a 1ª parte, Evanilson marcou na baliza errada. Mau demais para ser verdade. 

Após um longo descanso, culpa do F.C.Porto que demorou uma eternidade a regressar do balneário, o conjunto de Sérgio Conceição voltou com a mesma equipa.
A atitude parecia diferente, mas para dar a volta não chega só vontade e coração, é preciso qualidade e está mais que visto, isso é coisa que não há muita neste plantel dos Dragões.
Aos 55 minutos saiu Fábio Cardoso e entrou Veron, recuou Uribe.
E logo o empate aconteceu, marcou Taremi, mesmo assim foi tão difícil meter a bola na baliza...
Havia muito tempo para chegar à vitória, era preciso aproveitar o factor golo, acalmar e encontrar o caminho para a baliza do Casa Pia.
Mas foram os lisboetas que só não marcaram porque Diogo Costa salvou os azuis e brancos. A forma como Eustaquio foi ultrapassado no lance em referência, foi inadmissível.
Enquanto os gansos conseguiam sair do aperto com relativa facilidade, os jogadores do F.C.Porto faziam tudo em esforço.
A forma como André Franco marcou um livre perto da área e de potencial perigo, atirando um balão para a bancada, era sintomática da forma como alguns jogadores se exibiam.
Mais um livre perto da área, descaído para o lado direito, bateu Wendell, defendeu Ricardo Baptista.
Continuava a saga dos cantos mal marcados, mas na ressaca, Galeno atirou ao poste, uma bola que andou por ali perdida até chegar ao luso-brasileiro. 
O Porto apertava, Veron desperdiçou uma excelente oportunidade para colocar o F.C.Porto na frente.
A lentidão de Taremi era desesperante, aos 83 minutos e depois de uma grande defesa do guarda-redes, o iraniano atirou contra o defesa.
De seguida entraram Grujic, Namaso e Toni Martínez, saíram Eustaquio, André Franco e Evanilson.
Os portistas tentavam, mas sem discernimento e na ora de finalizar, o costume, um desastre.
Ainda por cima, Ricardo Baptista defendia tudo. Até que aos  93 Namaso fez golo, deu a volta ao marcador. Já merecia a equipa de Sérgio Conceição.
Era preciso segurar, não inventar, mas era pedir muito, Toni que o diga.
Galeno podia ter acabado com o sofrimento, mas sozinho falhou.
O jogo terminou com uma vitória, justa, dos Dragões, mas para não fugir à regra, mais uma vez com muito sofrimento.

Notas finais:
Não, não e um rotundo não, àqueles que dizem que o importa é ganhar, Ópera é no S.Carlos.
Se é verdade que conquistar os três pontos é fundamental, quem joga bem está sempre mais perto de o conseguir. E depois, uma coisa é jogar mal excepcionalmente, outra é isso ser a regra - após o jogo da Luz apontem-me um jogo em que os azuis e brancos tenham feito um jogo em condições, um jogo em que os adeptos não sofressem a bom sofrer? - e isso não pode ser a marca de um clube com a grandeza e a história do F.C.Porto.

Não quero ser demasiado duro, mas quando se perde dois jogadores do nível de Vitinha e Fábio Vieira e apenas se contrata André Franco...
Qual dos actuais médios do campeão é capaz de fazer a diferença, pensar e executar rápido, fazer passes de rotura, marcar ritmos, saber quando acelerar ou abrandar, ultrapassar linhas, encontrar espaços, assistir com qualidade? Uribe, Eustáquio, Grujic e André Franco são muito parecidos, têm as mesmas características, o ex-Estoril é de uma lentidão exasperante.

O objectivo foi conseguido, a vitória fez os foguetes regressar ao armazém, o nacional benfiquismo bafiento e despudorado vai ter de continuar a sofrer e o 2° lugar, normalmente o 1° dos últimos para a exigência portista, está a um ponto. Mas apenas porque agora a entrada directa na Champions League, prova sem a qual o F.C.Porto passaria as passas do Algarve, é fundamental.

PS - Não explica tudo - os treinadores não podem ser desresponsabilizados pela forma como as equipas se exibem -, mas repito pela importância: este é o pior plantel do F.C.Porto dos últimos muitos anos. E essa é, em 1° lugar, responsabilidade da estrutura do futebol com o senhor presidente acima de todos.


40 comentários:

  1. Subscrevo 100% a análise do DVP .
    Há jogadores que enervam , e hoje
    alguns esmeraram-se , é preciso ter uma paciência de Buda ...
    Plantel claramente deficitário , com meio campo sem velocidade , sem rasgo , sem capacidade de último passe , laterais fracos , o Wendell então Nossa Senhora !!! ataque estatístico , sem killer instint , Taremi parece sem alma , sem vida ...
    As ausências do Otávio no meio campo e do Marcano nos lances de canto foram notórias .
    Que ganhemos assim o que resta da temporada .

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo na íntegra a sua cronica do jogo...

    ResponderEliminar
  3. E depois querem que continue a fazer crónicas dos jogos? Ainda me dá qualquer coisinha...

    ResponderEliminar
  4. Concordo Vila pouca com tudo.
    A defesa é lenta, os médios são lentos e definem mal para jogadores de clube grande e avançados também
    As excepções são pêpe, galeno que é rápido mas define mal e Otávio..
    O resto esqueçam..
    Precisas de sangue novo para a próxima época.
    Quanto ao gesto do Sérgio Conceição para com o banco adversário a dar entender que receberam dinheiro é falso, ele quis dizer que se fizesse o que fazem no banco teria que pagar multas elevadas 🤣🤣🤣

    ResponderEliminar
  5. Este plantel é dos piores de toda a história do clube. Como é possivel querer ser campeão com jogadores tão fracos como todos os laterais sem excepção, e um meio campo que tem jogadores tão fracos como eustaquio, franco, grujic? Taremi ! espero que alguém o venha buscar pois o homem para marcar 1 falha 5 e é de uma lentidão exasperante. Evanilson é um flop e não passa disto. Colocar pepê a lateral é um crime lesa futebol. Fazer substituições aos 85 minutos não lembra a ninguém. Ainda bem que depois de exibições tão vergonhosa s a sorte não nos tem abandonado. É urgente nas próximas eleições correr com esta gente que se preocupa mais em encher os bolsos que em gastar dinheiro bem gasto em jogadores que façam a diferença. Sr presidente seja realista pois o seu tempo já passou e dê lugar a gente nova e com força para lutar contra o sistema.

    ResponderEliminar
  6. Caro DVP,
    É tão mau mas tão mau que já passei a fase de me aborrecer. Estou resignado. O FCP é hoje o clube que pior planeia a época e o plantel é espelho disso. Uma contratação de 20 milhões tem de ser titular de caras ou então vem 2 ou 3 para crescer. Não há um rasgo de qualidade mínima. Más opções l, más escolhas, mau planeamento e um clube a viver de bolsas de oxígeno para ganhar ao Arouca e outros como.o Casa Pia. Uma vergonha pegada. Mas o senhor presidente diz que houve investimento....esqueceu-se de dizer que foi péssimo. Uma nota para Taremi. Fui e serei sempre crítico. Um clube como o FCP não pode estar pendurado num avançado destes. Não tem estaleca nem qualidade para tal.

    ResponderEliminar
  7. Excelente crónica do jogo, tudo dito.
    As suas crónicas são a Alma a beleza e o discernimento que faltam ao jogo atual do nosso Porto.
    Que a SAD olhe para a necessidade de reforçar a equipa e penso que em todas as posições se ficarmos sem o Diogo. O Sérgio pesar da teimosia em insistir em alguns jogadores, claramente fora de forma não pode fazer "milagres" todos os anos com a falta de qualidade do plantel. ab

    ResponderEliminar
  8. Mais três pontos, mais um jogo em que só lá vamos na raça, precipitados e alguns jogadores em grandes dificuldades.

    Não há muito mais a fazer, a não ser ganhar os jogos mesmo sem qualidade de jogo. Não é fácil ver o titulo a fugir e o FCP não está habituado a jogar para o segundo lugar.

    O descontrole emocional começa no campo e acaba no banco. O grupo de trabalho está frustrado porque percebe que vai ficar perto mas por mais que faça, muito provavelmente, não vai chegar.

    Faltam três jogos e a renovação da equipa tem que ser bem pensada porque existem várias parcelas que têm que ser equacionadas.

    ResponderEliminar
  9. Se o FCP fosse um clube rico, não me incomodava nada que gastasse 32 milhões em 2 jogadores e os colocasse a amrinar durante uma ou até mais, época. O Real fez isso com o Rodrygo e o Vinícius e até deixou o Endrick no Palmeiras. Como não é, como vive numa situação muito complicada, tem de planificar bem, gastar bem o dinheiro. Coisa que não tem feito, vive exclusivamente da forma de gerir e trabalhar do Sérgio Conceição, que tem conseguido resultados com um plantel que deixa muito a desejar.

    ResponderEliminar
  10. Concordo com a análise ao jogo.
    É incontornável que falta qualidade a esta equipa, qualquer adversário que jogue fechadinho nos causa problemas, mesmo em casa onde habitualmente a equipa não dava hipóteses a ninguém.
    O problema este ano parece mesmo ser esse, dos pontos perdidos este ano (17) apenas duas equipas acima dos actuais 10 primeiros classificados nos roubou pontos (benfica em casa e braga fora) os restantes 14 foram contra equipas do 10º para baixo (casa pia 10º, rio ave 12º, gil 14º, estoril 15º e santa clara 18º). No campeonato dos 4 da frente: o Fc Porto somou 13 pontos em 18 possíveis, o provável campeão já fez 8 pontos podendo chegar aos 11 caso ganhe ao sporting, que apenas fará 8 caso vença o derbi, o actual 3 classificado que ainda nos pode roubar a 2º posição fez apenas 3 pontos nestes confrontos.
    Que não hajam dúvidas esta equipa com dois laterais e um médio diferenciado tinha limpo este campeonato ao grande benfica que muitos em determinado momento apontaram a campeão europeu e quem sabe o que teria feito na CL.
    Vamos pelos dois jogos que faltam e pela taça de portugal.
    Sfelgueiras

    ResponderEliminar
  11. Penso que não haverá um Portista que não ache que o principal responsável do atual estado do nosso clube, bem como da qualidade do nosso plantel seja do Presidente, seguido dos administradores por ele escolhidos para o acompanharem.

    Mas estão muito longe de serem os únicos responsáveis pela miséria que é o futebol apresentado pela nossa equipa. Nunca um treinador e a sua equipa técnica pode ser desresponsabilizados por tamanha pobreza.

    1- temos jogadores que não têm e alguns nunca terão qualidade para serem titulares de uma equipa como a nossa, tais como: Fábio Cardoso, Wendell, André Franco, Fernando Andrade, Zaidu, Rodrigo Conceição, Manafá e Eustáquio (o canadiano é o único que ainda pode lá chegar)

    2- Temos nesta fase jogadores a jogar apenas e só por estatuto, sendo Taremi o caso mais flagrante. A qualidade do Iraniano é tão indiscutível quanto a má forma que apresenta. Estraga quase tudo em que toca e no lado aposto temos um miúdo, Namaso, que quase sempre que é chamado a jogo tem correspondido (quando não corresponde não é alvo do mesmo tipo de paciência que beneficia Taremi). Se para o ano começar a ser aposta e corresponder vai dizer-se que estava ser preparado, mas tem dado todas as indicações de que se tivesse reais oportunidades atualmente, podia "explodir" já este ano.

    3- Concordo que temos alguns jogadores da mesma qualidade das equipas ditas mais pequenas, mas depois também temos Pepê, Otávio, Pepe, Uribe, Galeno, Evanilson, Taremi etc. Logo não há desculpa para jogarmos tão mal ou pior do que um Vizela, Famalicão ou Rio Ave. Até porque já fomos capazes de fazer bons jogos esta época, com estes jogadores.

    4- Não pode a equipa estar a fazer um jogo miserável (mais um) e chegarmos aos 85 min apenas com uma substituição feita. Isto de os jogadores conseguirem ter impacto em 5 minutos não acontece sempre.

    5- Espero sinceramente que se resolvam os problemas das laterais na próxima época. Pepê não se pode desgastar tanto em correrias defensiva. Perdemos uma das nossas maiores armas no plano ofensivo.

    6- SC tem de deixar de se por a jeito. Eu acredito que não seja fácil conter-se perante muitas coisas, mas os abutres da CS já tem olhos (e câmaras) postas nele e no nosso banco, sempre á procura de algo em que possam pegar. Contaram-me quem estava atrás dos bancos, que o treinador adjunto do casa pia, passou o jogo todo a provocar, mas ninguém vai querer saber disso.

    7- não consigo perceber como é que uma equipa que já não tem qualquer hipótese ou pressão para o que quer que seja, encare o jogo de outra forma que não seja querer jogar e ganhar, completamente desinibidos. Muito menos percebo que nem sequer queiram jogar, estejam constantemente a fazer anti jogo. A profissão deles não è serem jogadores? Supostamente não devia ter prazer em jogar? Quando é uma questão de "sobrevivência" ainda se percebe, agora assim.

    ResponderEliminar
  12. Concordo oitenta por cento com a análise. Só um senão: não gosto de ver tudo na lógica do preto ou branco. Há sempre cinzentos. Quem pediu o jogador do Palmeiras (que considero bom jogador, mas quase não joga)? E o do Braga? Foi de certeza o presidente? Quanto custaram?

    Sr. João

    ResponderEliminar
  13. Ontem fui ao Dragão, um exercício de masoquismo, desde as fitas dos gansos, ao mau jogo do Porto.
    O nosso meio campo é mau de mais, há jogadores que não podem jogar numa equipa desta ambição e pergaminhos, a falta de qualidade de passe é gritante e absurda, lembrei, durante o jogo , dos desabafos nas cronicas do Vila Pouca, tudo lá... e a finalização, um filme de terror, falta tudo o que Robson pedia, "passe precise e killer instinct".
    A unica coisa que não falta é a raça, mas que diabo, há que juntar qualidade.
    Impõem-se uma boa planificação da próxima época, mas infelizmente, palpita-me que vai ser mais do mesmo...
    Mas sobre isso falaremos mais para a frente, veremos como vai a epoca acabar.

    ResponderEliminar
  14. Há que dize lo com todas as letras
    Caso fosse um outro treinador seja lá ele quem for, neste momento estaríamos em 4 lugar.
    Vejam este exercício de forma isenta
    Na equipa titular do braga só jogava o diogo costa, pepe otavio e pêpe!!! Não é normal
    Ainda por cima terem contratado nesse mesmo clube um jogador por 20 m€

    ResponderEliminar
  15. Boas

    Gostei imenso das suas palavras dirigidas a administração. Fazem todo sentido.

    Quanto ao elenco l É insuficiente para um clube como o FCP (certíssimo)
    Minha opinião é que no princípio da época teve um corpo estranho no 11(Carmo)sem querer ser perjúrativo para o mesmo, e isso criou uma diferença pontual para os outros acentuada. Junto com outras deficientes já por si e outros mais ditas e reditas.Fomos indo aós trancos e barrancos.
    Mas estão na luta(queremos a taça) falta o Sporting ter orgulho próprio e infligir uma derrota para evitar que eles batam o seu recorde de pontos,e ter pressão no última jornada.
    O Vila eu não tenho a certeza absoluta, mas acho que o Endrik ficou a marinar,por uma regra da (fifa uefa)pela idade ele assinou um contrato profissional de muito dinheiro com 16 anos,no qual so poderá ser transferido aos 18anos(maior de idade).
    O real pagou a cláusula mas devido a ser menor de idade e por ser um contrato profissional ele ficou no Brasil .

    ResponderEliminar
  16. OLHA O NORTE.
    Não voltamos a ser campeões Nacionais para alem de, mas também, por culpa própria. Somos uma equipa à SC, mais coração que cabeça, mais físico que ideias, habilidade. Somos uma equipa com um plantel fraco esmifrado um Clube teso, sem recursos, quase falido, mas cheio de mordomias a começar pelo sr presidente.

    Temos feito alguns milagres, mais pela força, pela luta, pelo coração pela raça do treinador que nunca atira a toalha ao chão, mas, jogamos pouco ou nada. Esta época valeu pelo jogo da luz que só não deu goleada por culpa do Cura, do andor do colinho.
    Se me perguntarem jogas mal mas ganhas Oky, mas sempre, faz favor...

    É verdade sr VP, tantos cantos atirados pra molhada, nunca dão em nada, defesas direitos contam-se pelos dedos mais de muitos, sacrificasse um jogador rápido como Pêpe para defender na direita, na esquerda dois defesas suficiente menos um ataca melhor que defende outro defende melhor mas ataca mal.
    No meio campo tirando o Octávio e Uribe o resto nem força, nem jeito. Centrais, os mais velho vão dando conta do recado mas não duram sempre. David do Carmo, 20 milhões em banho Maria! Não entendo os verdadeiros motivos!. Na frente um Taremi fisicamente e psicologicamente em baixo vai valendo umas diabruras de Galeno quando não inventa e pouco mais.

    Não chegou a Hora de mudar as Peças, digo eu! A começar pelo sr presidente que já começa a incomodar a cansar, ele e a sua trupe, alguns jogadores, e o treinador, porque não!...

    PS.
    Aquela cena do metro e meio espilra canivetes! já não basta o temperamento do SC que ás vezes também chateia, para o outro ir complicar mais! Nem sempre há paciência para aturar estas merdas, venham elas de onde vierem...








    ResponderEliminar
  17. caro DVP e Amigos:
    Concordo, foi mais do mesmo, Ganhámos no querer e na raça que nos têm servido de base pois a jogar não estamos famosos.
    Taremi está muito em baixo.
    Dois defesas e um médio, de qualidade, são mais que urgentes.
    Continuo a acreditar!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. Alexandre F. , o seu ponto 7 é fácil de explicar .
    Malas de dinheiro a rodos para nós travar a qualquer custo , para que os mais e maiores do mundo e arredores ganhem rapidamente o campeonato , porque o nervosismo é demais evidente ,
    Mas porque razão o Casa pia ( e já antes o Boavista) haveriam de jogar contra nós como de uma final da Champions se tratasse , para ficar em nono lugar ??? Décimo ??? décimo primeiro??? é igual ao litro .
    Muito dinheirinho por debaixo da mesa .

    ResponderEliminar
  19. Boas
    Isso ai você tem razão, porque eu não assisto a muito jogos do braga.
    Mas assisti ao da semana passada,e vi uma exibição muito boa,dum jogador que é defesa central e veio por empréstimo, Niakte.
    Se eles conseguiram por empréstimo, porque o Porto não consegue outros valores parecidos.
    Apesar de o valor de Carmo e Veron ( monetário falo eu)esta época ficou mais caro do que os custos.
    Isso e a falta do lateral direito que fez que Pêpe (com este elenco não se pode dar luxo de o ter a defesa) e os esquerdos não se pode ter tudo,E com 5 substituições, se não ha grevo são dois parecidos, tenho de aceitar a questão da manta curta

    ResponderEliminar
  20. Lamacha, não concordo minimamente. Diogo Costa, Pepe, Pepê, Otávio, Uribe, Galeno, Taremi e Evanilson em condições normais seriam titulares do Braga.

    Mesmo tendo por comparação o 11 de Benfica e Porto, não existe uma grande diferença. Qualquer onze combinado que se faça entre essas equipas seria sempre equilibrado. Na minha opinião seria: Diogo Costa, Bah, Pepe, Otamendi, Grimaldo, Uribe, Aursnes, Neres, Pepê, Rafa e Taremi.

    A grande diferença do plantel do Porto para os restantes está nas laterais, ao ponto em que os laterais suplentes de Benfica e Sporting (e até mesmo o Braga) seriam titulares ou lutariam pela titularidade no Porto.

    E o mais grave nisto tudo é que essas lacunas já estavam sinalizadas no ano anterior. E aqui, volto a "bater no ceguinho", gostava de perceber se a direção disse ao Sc que ou eram estes jogadores que vieram ou nenhum, porque não conseguiam mais ninguém ou se foi SC que preferiu que se gastassem 40 milhões de euros em 3 jogadores (suplentes) e achou que estes laterais serviam. Adorava saber isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alexandre F., essa de deixar o unico jogador insubstituível do Porto, o Otávio, de fora do 11 misto fcp/slb, não percebi. O homem, pra além de estar em todo o lado e lutar como ninguém, também faz muitas assistências e alguns golos decisivos.

      Eliminar
  21. Para mim o Otávio joga em qualquer equipa que possamos fazer e olhando para todos os plantéis.

    ResponderEliminar
  22. Realmente, não é normal, quem vê futebol sabe isso, que uma equipa que está tranquilamente posicionada na tabela classificativa, já sem objectivos, jogue como jogou o Casa Pia, como se fosse um jogo de vida ou de morte para eles, disputando cada lance como se fosse o último. Mas se pensarmos em malas recheadas de euros, vindos do saco azul, pelas mãos de um boaventura, aí já faz todo o sentido.
    A fazer as coisas por outro lado, o slb é muito melhor que o Porto, felizmente. É só comparar o comportamento do Casa Pia sucursal do slb, contra o Porto, com o comportamento do Portimonense pretenso satélite do Porto, contra o slb. Somos muito fraquinhos a fazer as coisas por outro lado.
    Quanto ao jogo, o Porto jogou pouco como tem sido costume, ainda pra + sem Otávio, mas não fosse um Ricardo Baptista muito inspirado e avançados muito pouco inspirados...um deles até esteve muito mais inspirado frente à própria baliza do que frente à baliza adversária...podiamos ter dado goleada à moda antiga, tantas foram as oportunidades na 2a parte. O 1°golo, é + de 90% do Veron. O 2°, deve muito ao pensar rápido do Namaso. O SC, tem que apostar um bocadinho + cedo nestes miúdos, que têm valor, e estão nesta altura da época com cabeça e corpo + frescos que os outros jogadores muito utilizados e cansados física e mentalmente. Nesta fase, o que + me interessa, é que o Porto ganhe, agora só quero que o Porto ganhe ao Famalicão, seja lá como for, pra ver o slb entrar nervoso em Alvalade, só com + 1 ponto que o Porto. E que o sportem ganhe, claro.

    ResponderEliminar
  23. A estatística, costuma ser habitualmente um "farol" que nos orienta, mas no caso concreto nesta temporada, a mesma só nos confunde.

    O Mundial em dezembro, deu cabo disto tudo? Talvez, mas não fomos os únicos a ter jogadores neste Mundial de inverno, e mais curioso, objetivamente, a partir de janeiro, os nossos resultados na Liga foram superiores aos registados na 1ª volta, mas a nível exibicional, baixamos drásticamente de rendimento, e '«agora é que a porca ruça torce o rabo», porque não encontro mesmo explicação, melhor rendimento pontual na 2ª volta, mas melhor rendimento exibicional na 1ª volta, tendo em conta as goleadas que se registaram nesse período.

    Vejamos, estes dois ciclos distintos:
    1 Primeiras 15 jornadas da 1ª volta:
    -Somamos 33 pontos, marcamos 36 golos, e sofremos 7 golos (29 golos
    positivos).
    -Neste ciclo, perdemos 12 pontos (2 derrotas, e 3 empates).
    -Nessas 15 jornadas, vencemos 10 jogos, 7 deles de goleada.

    2 Nas 15 jornadas "simétricas" da 2ª volta:
    -Somamos 40 pontos, marcamos 25 golos, e sofremos 9 golos. (apenas 16 golos
    positivos).
    -Neste 2º ciclo, perdemos 5 pontos (1 derrota, e 1 empate).
    -Nestas 15 jornadas da 2ª volta, vencemos 13 jogos, mas 9 deles, pela
    margem minima, e os restantes com "goleadas" de 2-0.

    Será que as equipas de Conceição, ficam de tal forma "espremidas" que baixam de rendimento na 2ª volta? Peguei nesse indicador, e fui observar as segundas voltas dos Portos de Conceição:

    2017/18 - Campeões, somamos 43 pontos na 2ª volta.
    2018/19 - 2º lugar, somamos 42 pontos na 2ª volta.
    2019/20 - Campeões, somamos 41 pontos na 2ª volta.
    2020/21 - 2º lugar, somamos 41 pontos na 2ª volta.
    2021/22 - Campeões, somamos 44 pontos na 2ª volta.
    2022/23 (atual) estamos no 2º lugar, e somamos 40 pontos nesta 2ª volta, mas ainda nos falta disputar 2 jornadas, porém, se vencermos o Famalicão, e o VSC, somaremos 46 pontos, e esta será a melhor 2ª volta de Conceição, e explicação para isto, se cruzarmos este rendimento pontual, com o nível exibicional? Como referi em cima, neste caso concreto, a estatística não nos ajuda mesmo nada a chegar a qq conclusão.

    Na base do "achismo", acrescentaria alguns dados subjetivos, como o sub-rendimento do Evanilson (foram 3 lesões nesta temporada), ou do Taremi, pós Mundial, não pode com uma gata pelo rabo.

    Como alguém referiu em cima, não se pode comparar o incomparável, perdemos da última temporada, o Vitinha, o Fábio e o Diaz (encaixamos 123 M€), e repusemos ou foram substituidos pelo Eustáquio, o Franco, e o Galeno (implicaram um investimento de 17 M€).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Paulo Oliveira, é mesmo Isso. Se ganharmos ao Famalicão e ao VSC, vamos fazer uma 2a volta excepcional em termos pontuais, a melhor do período SC e uma das melhores de sempre e com os portistas a queixarem-se permanentemente das péssimas exibições. Ele há coisas levadas da breca; Os adeptos a dizerem cobras e lagartos das exibições e os jogadores dentro de campo a esfarraparem-se todos, sem inspiração mas com muita transpiração, a eventualmente fazerem uma das melhores pontuações de 2a volta de sempre. Lá está, o futebol não é um desporto de exibição, é de pontuação, e entre as melhores exibições da 1a volta e a maior transpiração da 2a volta, ganhou a transpiração. Sou resultadista assumido. Prefiro + pontos, com transpiração, do que menos pontos, com exibição. O que dá títulos são os pontos, não as exibições. Tomara eu que na 1a volta, tivesse havido as mesmas exibições miseráveis da 2a, mas com os pontos perdidos da 2a. Porque já éramos, ou iriamos ser campeões, se ganhassemos na proxima jornada.

      Eliminar
  24. Não entro nesse discurso que também é o dos adeptos do Benfica, só jogam assim contra nós, contra os outros abrem-se todos, o Portimonense é o Porto B, o Braga o Benfica B, etc.
    Um bom Porto tem obrigação de ganhar a um Casa Pia, por muito que os casapianos dêem litro e meio.
    Agora jogando como jogamos, principalmente na primeira-parte, qualquer equipa média parece grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que temos de fazer mais e melhor , é nossa obrigação .
      Mas também terá de concordar que o comportamento do Casa Pia no final do jogo , em especial do seu adjunto não é normal , o mesmo em relação ao Boavista á duas semanas atrás, em que no final pareciam possessos , como se tivessem perdido a final duma competição .
      Por exemplo o que aconteceu no dragão na taça contra o Famalicão compreende-se , e aceito , o Famalicão fez de tudo para passar á final , usando as armas que tinha .

      Eliminar
  25. Obviamente que sim DVP, foi lapso meu. Aliás seria titular a jogar como 8 ou como falso ala.

    ResponderEliminar
  26. Como estava focado no último jogo e ele não jogou, esqueci-me do baixinho. Mas obviamente que é um tremendo jogador e talvez o melhor do campeonato nesta altura. Sendo assim seria Diogo Costa, Bah, Pepe, Otamendi, Grimaldo, Uribe, Otávio, Neres, Pepê, Rafa e Taremi

    ResponderEliminar
  27. "A grande diferença do plantel do Porto para os restantes está nas laterais, ao ponto em que os laterais suplentes de Benfica e Sporting (e até mesmo o Braga) seriam titulares ou lutariam pela titularidade no Porto."


    Alexandre, o João Mário que estava em grande forma, está infelizmente lesionado, e os suplentes do Benfica (Gilberto), Sporting (Esgaio), Braga (Joe Mendez), são todos superiores ao João Mário? O Bah é superior ao João Mário? A cometer penáltis, sem dúvida. Enfim, são opiniões ...

    Também sei que para o Alexandre, o Zaidu é um "cepo"(observo um lateral nas duas vertentes, a defensiva que é a prioritária, e a ofensiva). Uma notinha, o FC Porto nas três últimas temporadas, disputou 24 jogos na Champions, e o Zaidu jogou esses 24 jogos do FC Porto na Champions (22 jogos como titular), o Zaidu somou 1838 minutos nas três últimas edições da Champions, aliás, é o jogador do FC Porto com mais minutos somados na Champions, nos últimos 3 anos, chegou a ser o lateral esquerdo da jornada. Mas o "burro" do treinador que não percebe nada disto, insiste no "cepo" do Zaidu na Champions, que, na minha opinião, é forte defensivamente, mas reconheço que tem lacunas no processo ofensivo. Pergunte ao Dumfries - ala direiro do Inter - se sentiu mais dificuldades com o Zaidu, ou com o Grimaldo?

    E o que dizer do Wendell? Ontem voltamos a ver, adversário de costas para a baliza, encurralado e perto da bandeirola de canto, e o Wendell comete uma falta tão estúpida como escusada, de que resultou o auto-golo do Evanilson. Com o Boavista, novo mau posicionamento defensivo do Wendell, e comete um penálti, felizmente a jogada começa com um fora de jogo. Este sim, não entendo como foi titular 4 anos do Bayer Leverkusen, a defender é um verdadeiro susto.

    ResponderEliminar
  28. Boas
    Vamos la ver uma coisa quem vai em primeiro (com alguns jogos obscuros) se ganhar estes 2 últimos jogos vai quebrar o recorde de pontos deles.
    Ou seja o Porto tinha de estar bem em cima do seu jogo.

    Depois se a manta é curta(dinheiro) a lateral esquerda com 5 substituições estava entregue (o que não tem remédio, remediado esta)
    Veron tem velocidade tem tecnica tem qualidade,faltou foi conseguir ter ritmo para se ir apresentando a um nível consistente.
    Os problemas mais reais foi.
    João Mário não consegue fazer uma época inteira ao ritmo do futebol de alta competição.
    Manafa (apesar ser inconsistente) so voltava a meio da segunda volta.
    Não ter vindo alguém para lutar pelo lugar no 11.
    E depois Carmo não se conseguiu impor,e fez para além do dinheiro gasto(não sei se ele é o jogador mais caro do clube até a data)fez com o 11 nunca tivesse confiança nele,e os adeptos também.
    E Conceição so estabilizou o 11 depois da metade do grupo da champions ter sido jogada.
    E os tais que vão em primeiro estavam mais solidos nessa altura e foram aumentando pontos de diferença que agora fazem muita falta.

    ResponderEliminar
  29. E claro um médio diferenciado ou se não viesse isso.
    Um avançado que tivesse a mesma qualidade de jogo que Taremi cria quando esta bem,a criar mas principalmente a descobrir os mesmos espaços para os outros finalizarem.

    ResponderEliminar
  30. Se este campeonato foi perdido foi na primeira volta. Não se pode perder pontos com equipas como Rio Ave, Casa Pia - mais de meia parte a jogar com mais um -, Estoril, Santa Clara.

    ResponderEliminar
  31. Como mesmo com a vitória (arrancada a ferros) a minha azia ainda é grande, só quero referir que é vergonhoso que uma equipa como o Porto, a jogar em casa contra um colosso como o Casa Pia acabe o jogo a defender ( até o Carmo entrou) e a tremer por todos os lados. E nós a sofrer!
    Já agora gostava de saber o que fazem nos treinos pois é vergonhoso não vermos uma jogada ensaiada na marcação de cantos e livres. São sempre marcados da mesma maneira que até irrita, e o endeusado treinador leva toda a época sem retificar este aspeto. Claro que ter jogadores bons para equipas do meio da tabela dá nisto, veja-se aquele livre do franco à entrada da área que foi parar à VCI. Como pode este jogador ser jogador do Porto? Claro que olhando para o banco tinhamos o Bernardo Folha que ainda é pior mas só não vê esta realidade quem não quer. Wendel é o cúmulo da asneira mas é titular. Como é possivel isto? Sinceramente espero que vendam Taremi e Evanilson e tragam o Fran Navarro e o Morelos pois com Martinez e Namaso ficavamos bem melhor. Não podem é gastar dinheiro mal gasto para agradar aos amigos como aconteceu este ano. Estou farto deste futebol deprimente e para o ano o sr presidente que vá gozar a reforma e leve o treinador com ele pois já chega.

    ResponderEliminar
  32. Vila Pouca,

    A propósito de bicicletas, triste, mas triste mesmo, é ter uma bicicleta nova e, mal ter força para dar aos pedais, isso é que é um problema...

    Quanto à questão de fundo: "Lopetegui gerou 236.61 milhões em vendas", eu acrescento, incluindo 95 M€ com o Mangala, o Otamendi, o Fernando, o Defour e o Iturbe, que nunca foram treinados pelo Lopetegui, convirá dizer que sim? É porque para alguns fará sentido, para mim não faz.

    O Danilo, o Sandro, ou o Jackson, tiveram 3 anos (JM), e 4 anos (Danilo e Alex) no FC Porto, e foi o Lopetegui que os potenciou em apenas um ano? O Imbula em meio ano no banco, gerou 24 M€ (numa venda estranha) e também foi potenciado pelo Lopetegui? Enfim, consta também que foi um brasileiro que inventou o pontapé de bicicleta!

    E a questão de fundo, porque é que o FMI da UEFA entrou no FC Porto em setembro de 2016? Não, a culpa não foi do Lopetegui, mas de quem lhe deu plenos poderes para investir à "tripa-forra", porque foram cerca de 30 jogadores contratados em ano e meio, e no primeiro mercado: Real Madrid, Barcelona, A. Madrid, e depois chegou a factura, e os pneus da bicicleta furaram!

    Uma notinha, o teu amigo Antero, deixou o FC Porto em agosto de 2016, pelo menos foi coerente ...

    ResponderEliminar
  33. Ó Negroni, mas não nos podemos queixar da qualidade das exibições? Se não podemos, avisa.
    Já agora, as exibições da primeira volta também foram fracas, só que aí perdemos pontos desgraçados, enquanto na segunda, tirando o Gil Vicente, fomos ganhando, algumas vitórias com um grande sofrimento, como foi com o Boavista, Estoril e ontem.
    Reconheço o excelente trabalho do Sérgio, mas fundamentalismos, pró-treinador, críticas encarados como crime de lesa pátria, não é nesta praia.

    Alexandre, oferece a bicicleta ao Paulo Oliveira, caso contrário isto não vai parar. Eu avisei...

    ResponderEliminar
  34. Já te avisei para deixares o meu amigo Antero em paz, ele não é para aqui chamado para nada. Mas como persistes, como parece que gostas de provocar, depois não estranhes, não digas que é lápis azul ou que tenho mau feitio.
    Sobre a questão, não ando a fazer contas dos valores conseguidos por este ou por aquele treinador, quem potenciou ou não os jogadores, quem gastou mais ou menos... Há coisas bem mais importantes.

    Quanto à bicleta, não te vitimizes, nem deturpes o sentido da frase, sabes muito bem o que quis dizer. Se há coisa que nunca brinco é com a saúde das pessoas.

    Penso que ficou claro.

    ResponderEliminar
  35. OLHA O NORTE.
    No jogo contra o Casa Pia fomos insultados por um lampião escondido com o rabo de fora funcionário do clube lisboeta, Sérgio Conceição reagiu às provocações logo aliviou a C.Social rasteira de falar dos jogos do Lampiões e dos Caliméros contra o Braga e Marítimo respetivamente, jogos esses cheios de provocações, empurrões roubos de bola gamanços chutos e pontapés enfim de tudo um pouco. Eis a grande oportunidade para a lixeira da manhã, bolha e para aquele homenzinho da cnn que a falar de bola é uma anualidade, cagar umas postas de pescada contra o FCP para preencher o seu programa.

    Espero que SC se contenha nas reações a bem dele e do FCP, para mal da CS de lá de Baixo que aproveitam um pintelho que seja para o denegrir assim como ao FCP. Quanto ao sr dirigente baixote do FCP, que o castiguem por o tempo que quiserem, porque não faz qualquer falta no banco do FCP.

    SR PRESIDENTE, por favor, sempre que se quer recandidatar vem com a historia da Academia, já começa a cansar. Se não há um centavo para se comprar jogadores com alguma qualidade que façam a diferença e se vende os jogadores sumos a diferença da equipa por qualquer preço, vêm agora o sr presidente com o mesmo refrão da Academia. Sabe quanto custam os terrenos e a obra! Se calhar nem lhe passa pela cabeça, já não há Mecenas! Sonhar todos nós sonhamos! Já não tem idade para vir com essa Bitaitada.
    Olhe sr presidente, sempre o admirei no seu trabalho quando era mais novo Claro, hoje com a idade que o sr tem, querer continuar a sr presidente! Só por teimosia ou obsessão. Também lhe digo, se vir a obra da Academia a sair do papel para se concretizar sou o primeiro a pedir-lhe desculpa...

    ResponderEliminar
  36. Olha o Norte, a Academia tem de avançar, mal do FCP se não avançar. Agora, Pinto da Costa andar a repetir em cada entrevista a questão da academia que tinha prometido para o mandato 2016/2020, faz pouco sentido. Que fale quando tiver algo para apresentar. Onde fica, qual a estrutura, campos de treinos, campo de jogo, quantos quartos, pavilhão ou não, enfim, tudo que uma academia moderna precisa de ter, sem esquecer quem vão ser os parceiros do FCP, e se a área permite a expansão.

    ResponderEliminar
  37. RUi Santos na sua crónica semanal, como é hábito, destila ódio ao fcporto...é um dos muitos porcos do sul anti portista!

    ResponderEliminar