domingo, 4 de junho de 2023

S.C.Braga 0 - F.C.Porto 2. 3ª taça conquistada, época muito positiva, apesar do campeonato perdido


Depois de ter perdido o campeonato, principal objectivo da época, o F.C.Porto tinha na Taça de Portugal uma hipótese de terminar a temporada com mais um troféu a juntar à Supertaça e Taça da Liga. Não era a salvação da época, mas era a diferença entre uma época positiva ou negativa.

Com Cláudio Ramos, Pepê, Pepe, Marcano e Wendell, Otávio, Uribe, Eustaquio e Galeno, Taremi e Evanilson, os Dragões entraram melhor, ameaçadores, Eustaquio podia ter feito mais aos 5 minutos.
A pressão mantinha-se, faltava definir melhor e mais contundência na zona de finalização para colorir o bom início dos azuis e brancos.
Aos poucos o Braga foi reagindo, subiu as linhas, Dragões com mais dificuldades.
Aos 20 minutos, erro da defesa do Braga, Evanilson obrigou Matheus a uma grande defesa.
Até aos 30 minutos da primeira-parte, F.C.Porto mais perigoso, Cláudio Ramos sem trabalho, ao contrário do guarda-redes bracarense decisivo para manter a sua baliza a zero, num jogo muito faltoso e muitas vezes parado.
Apenas aos 38 minutos o titular da baliza do F.C.Porto foi obrigado a aplicar-se.
Aos 40 mais uma lesão muscular de Evanilson, entrou Toni Martínez.

O intervalo chegou com o nulo no marcador, injusto para os portistas, muito mais dominadores, perigosos e com algumas boas oportunidades.

Sérgio Conceição manteve o mesmo onze, a segunda-parte começou com o F.C.Porto a criar um bom lance de ataque, mas Pepê com uma finta a mais, perdeu o tempo certo para finalizar. Na jogada seguinte foi Galeno a ameaçar. Na resposta foi o Braga a assustar.
Ao minuto 53, excelente saída dos Dragões, passe açucarado de Otávio para Galeno, assistência que não chegou a Toni Martínez porque André Horta fez auto-golo.
Com os minhotos a terem de arriscar, e a darem mais espaço, era fundamental aproveitar, ter o critério correcto, definir e optar bem. 
Uma entrada completamente disparatada de Wendell, expulsão correcta, F.C.Porto com menos um para a última meia-hora, quando tinha tudo a seu favor.
Sérgio Conceição meteu Zaidu e sacou Toni Martínez, compreensível, natural, mas algo injusto para o espanhol que entrou bem.
Em inferioridade numérica os Dragões recuaram, o Braga pressionou, João Pinheiro começou a distribuir cartões.
Niakaté derrubou Taremi quando este ia isolado para a baliza, foi expulso, dez contra dez.
Logo depois rápida jogada de contra-ataque, Galeno assistiu Otávio para o segundo.
A pouco mais de 10 minutos do fim, azuis e brancos com tudo para levantar a taça.
Galeno atirou à barra já nos descontos, o Braga na resposta falhou uma grande oportunidade.
Entraram Veron e Grujic e André Franco, saíram Galeno, Eustaquio e Galeno.
Com mais assertividade na parte final o conjunto de Sérgio Conceição ainda podia ter aumentado a vantagem e não seria injusto.

Resumindo: vitória clara, sem discussão da melhor equipa. O F.C.Porto foi muito superior nos 90 minutos, apenas abanou um pouquinho quando da expulsão de Wendell, mas quando ambas as equipas ficaram em igualdade numérica, voltou a ficar por cima do jogo, podia ter feito o 3° golo.

Quando se perde o campeonato a época não é excelente, mas com três títulos, Supertaça, Taça da Liga e de Portugal, disputa do campeonato até à última jornada e uma prestação muito positiva na Champions League, a temporada 2022/2023 foi muito positiva.

Nota final:
Não sou daqueles portistas que quando o F.C.Porto ganha canto o Pinto da Costa allez, Pinto da Costa allez, allez, viva o Rei, ou longa vida ao Rei. E quando o F.C.Porto perde ando à procura de bodes expiatórios, Pinto da Costa nunca tem culpa de nada. Assim, como para mim na vitória e na derrota, em 1º lugar responde o presidente, parabéns ao presidente por mais esta vitória na Taça de Portugal. Mas e que fique claro, nunca a influência da estrutura, presidente incluído, foi tão pequena no sucesso desportivo dos Dragões. Este e os outros títulos conquistados têm muito do treinador e dos jogadores. E não renegando as culpas próprias destes na perda do campeonato, tivesse a estrutura agido no momento certo e no tempo oportuno, talvez o F.C.Porto tivesse conseguido quatro em quatro.

146 comentários:

  1. Foi uma boa epoca do fcporto...hoje a vitoria foi mais do que merecida...galeno está a ficar um super jogador!

    ResponderEliminar
  2. Boa vitória, à Porto, como eu esperava. Com o campeonato perdido da forma como foi, era certo e seguro que os jogadores iam dar tudo para conquistarem a taça. E assim foi. Vitória justissima, que até podia ter sido por +, e o finalizar de uma época com chave de ouro.
    Com um dos piores plantéis do Porto do período PdC, como muitos não se cansam de frisar, íamos fazendo uma época excepcional; O título de campeão nacional foi impedido pelos padres sempre de serviço até à penúltima jornada, e o Inter de Milão ao qual fomos claramente superiores, está na final da Champions onde podíamos perfeitamente estar. Mesmo assim, foi uma boa época. 3 troféus ganhos, o campeonato perdido por uns pêlos, e uma boa prestação na Champions, permitem que se possa dizer que foi uma época boa.
    Agora a bola, passa a estar do lado de PdC. Vai ser preciso construir uma equipa + forte, que possa ser + forte que os inimigos lisboetas + árbitros. Vai ser preciso substituir à altura os que vão sair e acrescentar os que faltaram esta época. Estou descrente disso, porque o que se tem ganho, tem-se ganho apesar de PdC, à conta do SC, que até pode sair, espero que não, com esta direcção decrépita ia ser um desastre.

    ResponderEliminar
  3. Boas
    O meu agradecimento a SI,por essas grandes palavras no fim do texto.
    Bem afirmado.

    ResponderEliminar
  4. Vitória inequívoca, ou incontestável, o nosso melhor jogador Uribe, o mais influente foi o Galeno, porque esteve nos dois golos.

    Como estamos nós FC Porto, neste micro-ciclo, ou nos últimos 5 anos/temporadas, isto falando em hegemonia? Vendo a coisa em termos de títulos + troféus, e observando as 5 últimas temporadas X 4 títulos e troféus/ano, portanto, disputaram-se nas últimas 5 temporadas (entre 18/19 e 22/23), 20 títulos e troféus, quem os conquistou?

    1º FC Porto 9.
    2º Sporting 6 (com 3 T. Liga).
    3º Benfica 3.
    4º Braga 2.
    Isto é, nos últimos 5 anos, o FC Porto "intervencionado" pelo FMI da UEFA, conquistou tantos títulos, quantos o Benfica e Sporting juntos (isto quando eles estão a pensar seriamente na fusão), alguém que lembre isto ao Bonzinho.

    Agora numa visão mais macro, neste século XXI, decorridas 23 temporadas desportivas, registo apenas títulos, ou seja: Campeonatos, Taças de Portugal, e Taças Internacionais. A coisa está assim:

    O FC Porto conquistou 12 Campeonatos neste século.
    O Benfica (8) e Sporting (2) juntos, ganharam 10 Campeonatos.

    O FC Porto conquistou 9 Taças de Portugal neste século.
    O Sporting (5) e Benfica (3), juntos, ganharam 8 Taças de Portugal.

    O FC Porto neste século, conquistou a Champions, a Taça UEFA, a Liga Europa, e a Taça Intercontinental, isto é, o FC Porto conquistou 4 Títulos Internacionais, neste século.
    O Benfica e Sporting neste século, "conquistaram" em conjunto 3 finais europeias da Liga Europa.

    Alguém que leve esta visão mais macro, ao Aguilar, esse verdadeiro fenómeno do Entroncamento, ao mangas de alpaca Fatela, ou ainda ao professor doutor "estruturante e estrutural".

    ResponderEliminar
  5. Vitória sem qualquer tipo de contestação , sem espinhas , só beliscada pela estupidez (mais uma !!!) de Wendell , e por um pinheiro que nos queria enervar em alguns momentos .
    Toda a equipa esteve bem , mas destaco o Galeno e o Otávio , assim como o Uribe que fez o seu último jogo , um agradecimento a ele pelo seu professionalismo e dedicação ao nosso clube .
    De resto concordo em absoluto com a nota final do post , principalmente com a última parte .

    Nos próximos tempos vai haver uma campanha da comunicação social , que se chama "vai-te embora Sérgio Conceição" , o nosso mister tem mais um ano de contrato , é primordial que continue , de preferência , que remove pelo menos outra temporada .







    ResponderEliminar
  6. Boas,
    vitória indiscutível do Porto. Do princípio ao fim. Wendell ia estragando tudo, não é aceitável num profissional do Porto. Muito boa época, com poucos recursos, Sérgio Conceição volta a fazer milagres.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Caro DVP,

    Sem espinhas. Totalmente merecida a nossa vitória. Os do apito ainda tentaram equilibrar a coisa mas hoje estávamos imparáveis

    ResponderEliminar
  8. Caro DVP e Amigos:
    Mais uma vitória merecida e justa.
    Estou plenamente de acordo quanto à falta de actuação da estrutura no momento oportuno que a ter existido talvez tivesse potenciado 4 em 4.
    Há muita pressa e angústia por parte da CS da capital na saída do Sérgio Conceição.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Não ligo muito a taças, mas sendo a segunda prova nacional, foi vitoria sempre saborosa, pena a finalização não ter sido a melhor... Sem espinhas...
    Otavio , Galeno e Uribe, estamos todos de acordo, foram os melhores.
    Claudio Ramos esteve bem no pouco que teve de fazer,...
    Entretanto... mais importante que tudo, na descomunicação social, para além das vendas estratosfericas e dos craques que vão ser transferidos para a 2a circular, vamos ter a novela SC, a ver se o despacham depressa... Têm medo... muito medo!!!
    Pena o Hóquei, para um fim de semana perfeito.
    Hoje saborear, amanhã, comecar-se a fazer o balanço possivel da época futebolistica e não só...

    ResponderEliminar
  10. Vitória incontestável, num jogo que pareceu sempre controlado. O Braga, uma vez mais, desiludiu. A nossa maior dificuldade nesta caminhada, acabou por ser o Famalicão.

    Cada vez mais fico convencido que não fomos campeões porque tivemos muitas lesões em momentos decisivos e demoramos a consolidar a defesa.

    Agora, vamos ver partir jogadores muito influentes. Acredito, que ao contrário da muitas opiniões, este plantel vai ser muito cobiçado. Teremos 4/5 jogadores que vão despertar muito interesse. Diogo Costa, Pepê e Galeno com possibilidade de serem grandes negócios, depois Taremi que pode ser um bom negócio e finalmente Otávio que para mim é um mistério. Como é que não se fala de grandes clubes para este jogador?

    Mas, hoje, é dia de Festa!

    ResponderEliminar
  11. Obs. Espero que SC e PC continuem no porto por muitos e bons anos...

    ResponderEliminar
  12. Mário, o facto de não aparecerem nos OCS notícias de interesse de clubes no Otávio, não significa que não tenha vários pretendentes. Tem, dois são de Inglaterra...

    ResponderEliminar
  13. Pois, eu estranho porque é evidente o valor do jogador. Como é que não aparece uma proposta que seduza o clube e o Otávio? Não que deseje a sua saída.

    ResponderEliminar
  14. Bons dias caro DVP e amigos dragonistas.
    Sem dúvida, mérito para o trabalho da equipa e do treinador. obrigado.
    Mas já agora, alguém viu a quele roubo, não, aquela ladroagem no hóquei , motivo para investigar o fraco desempenho dos árbitros.
    Loveporto

    ResponderEliminar
  15. Bom dia Sr Vila e amigos Portistas.
    Vitória incontestável,que só pecou por ser escassa.
    Por vezes parecemos uma equipa de futebol feminino rematar á baliza.
    Tanta azelhice.
    Um matador e dois laterais para entrada direta na equipa .
    Haja tostanito para isso...
    Vamos aguardar o carrocel de entradas e saídas e ver o que vamos ter .
    Era muito importante o Sérgio continuar .
    Abraço e viva o Futebol Clube do Porto!


    ResponderEliminar
  16. E a Taça segue para o Museu do Dragão! Sabe bem acabar uma época difícil como esta com uma vitória muito saborosa.

    Do jogo, penso que foi muito bem conseguido pela nossa equipa. A única vez onde abanámos foi quando ficámos reduzidos a 10, o que se compreende. Na primeira parte podíamos e devíamos ter concretizado uma das nossas chances para marcar. Na segunda muito bem Otávio e Galeno a serem os principais agitadores do ataque sem nunca esquecer o trabalho espetacular do Taremi a "sacar" o cartão vermelho ao jogador do Braga. Grande final e mais um troféu conquistado.

    Agora é desfrutar enquanto podemos porque vem lá a silly season e já sabemos como é todos os anos.

    ResponderEliminar
  17. Vitória!! Mais que merecida... 95% do jogo foi dominado pelo FC Porto! Estive agora a ver os comentários do ex. arbitro Jorge Coroado na RTP Informação - nem sabia que era aqui comentador porque nunca o vi, e pelos vistos e no entendimento do mesmo ao minuto 2 o Pepe devia ser expulso, e ao minuto 30 o Otávio devia ser expulso (os minutos são mais ou menos estes)... o Wendell, nem vale a pena falar - nem sei porque ainda joga no n/ clube! São entradas duras - as 3, mas à exceção do Wendell não entendo como consegue dar sentença de vermelho aos jogadores... parece-me a mim que é mostrar serviço, ou colocar-se de biquinhos de pés... Enquanto portista é frustrante e triste ouvir e ver este tipo de comentários.. até que e sublinho, eu nunca vi a RTP Informação com o veículo dos árbitros a analisar o jogo num bloco informativo, num bloco desportivo, eventualmente, informativo não...
    Uribe, sublime - Felicidades para o seu futuro!
    Otávio, Galeno, Taremi muito bem.... numa 2a linha Eustáquio, Pêpe, os centrais... com algum esforço o Evanilson;
    O Cláudio Ramos, não o consigo enquadrar na apreciação... pelo que bem;
    O Wendell, podia ter conseguido com que o FC Porto perde-se um jogo ganho... Mau!
    Parabéns ao Hóquei, apesar da eliminação... com mais 1 jogador, abdicar de fazer 3-1 para sofrer o 2-2... deverá dar que pensar à equipa técnica e direção da modalidade. Como adepto, é como quem me mata...
    Venha a silly season... votos para:
    - reentrada do Tomás Esteves;
    - investimento na venda do Wendell... paguem 2 a 3 milhões de € para ser colocado, talvez seja um bom investimento;
    - aquisição de 1 lateral esquerdo preferencialmente sem pé quadrado...
    - 1 central;
    - 1 finalizador (puro);
    - 1 trinco e 1 médio centro...
    Assumo que o Taremi vá sair do clube - e parece-me a altura ideal; Uribe já foi; Otávio, não me acredito... independentemente disso, 1 jogador muito fiel ao clube, um bem haja; O Diogo Costa... remeto resposta ao ex presidente da Câmara do Porto; Galeno, Pêpe e Veron... gostava de ver o Veron a cheiras a titularidade, pelo que fica 1 extremo a mais;
    E Parabéns ao andebol do FC Porto... e aos adeptos ferrenhos do Dragão Caixa que foram vistos na Madeira a festejar, estes é que são os verdadeiros! Esta equipa de andebol começou o campeonato a perder com o Águas Santas... desde então e à exceção de 1empate em alvalade - que me pareceu com muito dedo do arbitro, foram só vitórias! Só vitórias naquilo que se pode assumir jogos "mata-mata", não tinham margem para erro...

    ResponderEliminar
  18. OLHA O NORTE.
    ESTA ÈPOCA, FOMOS OS REI DAS TAÇAS A MELHOR EQUIPA.
    Muita vontade, grande disponibilidade, a Taça só podia ser nossa.
    Só não fizemos o pleno, por culpa nossa e de terceiros pelas razões que todos conhecem. Tudo bem espremido, muito bom, obrigada VIVA O FCP.

    HÓQUEI.
    Tudo bem analisado, ganhou o fator casa e os pozinhos de repimpim da arbitragem.
    Não fomos campeões Nacionais mas fomos Europeus que vale bem mais.

    ResponderEliminar
  19. Bom dia à nação.
    Bom, muito bom mesmo 3 em 4 possiveis. Isto noutros lados era hegemonia total, primeiras paginas, tvs com a fanfarronice do costume, paineleiros, cartilheiros embevecidos na certa.
    Fica um amargo porque o campeonato, não foi ganho por eles, foi perdido por nós, com resultados miseraveis com equipas que ate desceram de divisão.
    Não sei quem entra ou quem sai, mas essencial é o Sérgio continuar, é o nosso melhor reforço todos os anos.

    Abraço e viva o maior de Portugal

    ResponderEliminar
  20. Ontem no altura da expulsão o meu pensamento, foi: no campeonato e naquele que pode ser o jogo que encaminhou o Benfica para o título, um jogador fez-se expulsar em poucos minutos, hoje com o jogo controlado, tudo a correr pelo melhor, mais um expulsão sem nexo? Felizmente correu bem, mas é preciso cabecinha.
    O Coroado quis dar uma de artista da arbitragem. Se aqueles lances do pepe e do Otávio valessem sempre vermelho e não amarelo, os jogos terminavam com seis para cada lado.

    ResponderEliminar
  21. Vila Pouca, da expulsão foi exatamente o que pensei. Nesse momento até mandei mensagem a um amigo a dizer isso. Foram momentos daqueles que também contribuíram para o nosso insucesso no campeonato. O primeiro foi no Dragão frente ao SLB e depois também no Dragão contra o Gil Vicente...
    Por um jogador ser expulso não é adquirido que a equipa perca (e nós já vencemos várias vezes o SLB com a nossa equipa reduzida a 10 por exemplo), mas a verdade é que faz com que o jogo mude de face e ontem a seguir à expulsão notou-se claramente o ascendente do Braga. O Wendell tem de ter mais cabeça, não é a primeira vez que tem estas entradas completamente fora de tempo.

    ResponderEliminar
  22. Mário , de certeza absoluta que o Otávio tem muitos pretendentes .
    Eu adepto , se tivesse de escolher um jogador do nosso plantel para não sair , seria sem dúvida o Otávio , principalmente com a confirmação da saída de Uribe .

    Na comunicação social o Sérgio Conceição vai treinar metade dos clubes da série A , Nápoles, Juventus , Inter , Lázio , o desespero é muito ...
    Ainda faltam dois meses para a super taça , mas vejo muito medo nos cartilheiros , que complexo de inferioridade ...

    ResponderEliminar
  23. Caros amigos, aquilo que menos gostei ontem, e que me revoltou mesmo (mas nem estranhei, porque o artista em causa, já é reincidente), foi ter visto no camarote do croquete azul (no lado direito do camarote presidencial), o Pepe a cumprimentar algumas figuras proeminentes do FCP que estavam no tal camarote do croquete, o Sérgio secundava o Pepe, e todos viram, ou todos vimos o olhar fulminante, mas também de desdém, um olhar reprovador, ou de desprezo que o "capataz" Caldeira, lançou sobre o nosso treinador Sérgio Conceição - as fotografias, mas sobretudo as imagens estão aí - enfim, o mesmo Sérgio Conceição que resgatou o FC Porto da intervenção do FMI da UEFA, justamente por manifesta incompetência dessa gente do croquete azul. O mesmo Sérgio que nos ofereceu encaixes desportivos ou títulos (já são 10, todos os anos com SC festejamos títulos, ou troféus), e juntou encaixes financeiros (perto de 300 M€ via prémios UEFA + 400 M€ com jogadores transferidos, e por ele potenciados), onde é que estariamos hoje, sem este trabalho extraordinário do Sérgio?

    Quem é o "capataz" Caldeira, e o Capachinho d´oiro? Essa gente faz muito mal ao FC Porto, esta oligarquia, não pode continuar no FC Porto, não podem continuar a viver com salários principescos, e prémios faustosos, o que é esses dois gajos oferecem verdadeiramente ao FC Porto? Quem é o "capataz" Caldeira, para lançar aquele olhar sobre o homem que lhe paga todas as mordomias? Esta gente não pode, nem deve continuar na Admnistração do FC Porto, infelizmente o presidente tem de gerir o poder, e não tem coragem para despachar esses artistas que apenas se servem, e não servem o FC Porto.

    Caldeira OUT!

    ResponderEliminar
  24. Boas
    Sobre o jogo de ontem a unica coisa que me vem a cabeça é que não foi preciso o Diogo na baliza.
    Atributos de cada guarda redes aparte.

    Agora que termina a época. As equipas que terminaram no top 4.
    Todas tiveram centrais novos incluídos no 11.
    O Braga conseguiu um por empréstimo que não é mau para o preço 10% do Carmo 2 milhoes.
    O Sporting conseguiu um ainda mais em conta,joga no 11 e acho que nem a 1 milhão chegou ou seja 50% do de Braga.
    Os outros subiram um das escolas deles.
    Agora pergunto eu
    O Porto perdeu um central que entrou no 11 da liga francesa.
    Portanto bom jogador
    Mas ficaram dois experientes (Pepe Marcano) que podiam rodar entre si para fazer época.
    E tem Fabio Cardoso que todas vezes que jogou,não se pode dizer que foi por ele que a equipa perdeu.Ou seja é competente e não compromete muito.
    Qualidades do Carmo aparte,alguem me explica se não há dinheiro.
    Porque investir tanto do mesmo,num sector do campo em quê até não estavam mal servidos.
    Isto não é gestão desportiva.
    Ou seja soluções como o Carmo havia e há e mais em conta no mercado, agora a direcção do Porto não quis saber.
    Algo falou mais alto neste negócio é a minha opinião.

    ResponderEliminar
  25. PO, mas agora é o treinador que determina quem é quem na SAD? Então o presidente não manda nada, tem dois administradores em conflito com o treinador e não faz nada, até dá a um, um Dragão de Ouro? Sabes a origem dos problemas e de algum mau estar? Achas que o Sérgio é fácil de aturar? Achas que um treinador pode usar o seu prestígio e o seu sucesso, o apoio da massa adepta, hoje contra dois administradores, amanhã contra outros, quiçá, até contra o presidente?
    Isto é a subversão completa de como deve ser gerida uma SAD. Mas tens razão numa coisa, é um claro sintoma de fim de ciclo e também por isso é preciso mudar.

    PM, a contratação do David Carmo só aconteceu porque não fizemos bem o trabalho de casa. Tínhamos a saída certa do Mbemba; tínhamos o Marcano que esteve sempre lesionado, acabou por fazer uma grande época, mas no final da anterior era uma carta fora do baralho; temos o Pepe com 40 anos e não planificamos no tempo devido, ficamos sob pressão e tivemos de gastar um balúrdio por um central que raramente jogou? De quem é a culpa? Obviamente, da estrutura que dirige o futebol.

    ResponderEliminar
  26. »O Braga conseguiu um por empréstimo que não é mau para o preço 10% do Carmo 2 milhoes.
    O Sporting conseguiu um ainda mais em conta,joga no 11 e acho que nem a 1 milhão chegou ou seja 50% do de Braga.»

    Pedro Miguel, mas o Sporting contratou um central 'baratinho' nesta temporada? Mas qual?

    Bom, o Braga, contratou o turco Serdar, é o 4º central na hiererarquia, e custou-lhes 1,5 M€, é deste que fala? E teve emprestado o canhoto Niakaté que ontem foi expulso, não sei qual a sua opção de compra, mas este era o melhor central do Braga.

    O Sporting, contratou 2 centrais, o lesionado crónico St Juste por 10 M€, e o Diomandé ao Mafra por 7,5 M€, com objetivos pode ultrapassar os 10 M€. Pedro Miguel, qual foi mesmo o central em conta ou "baratinho" que o Sporting contratou? Não tem amigos sportinguistas? Pergunte-lhes.

    Pedro Miguel, para os mais distraídos, o Sporting do Guardiola português (o padrinho é o 'meia' dos 'monologos'), investiu muito mais que o FC Porto nos últimos 3 anos, e já dou de barato meio Pote, meio Ugarte, meio Edwards, meio litro de Vinagre, ou meio Trincão, é que meia-dose é mais em conta, mas a Imnprensa escrita e falada, fala-nos de um Sporting "pobrezinho e remediado", enfim, isto é mesm,o mt boa imprensa, e o Raúl Pais é o dono daquilo tudo!

    Não se preocupe, o Aguilar já emprestou o David Caro, temos o problema resolvido.

    ResponderEliminar
  27. Vila Pouca, só pergunto, há dois anos, quando o Sérgio renovou, na tal cerimónia da renovação, porque razão, o capataz Caldeira, e o Capachinho d' oiro estiveram ambos ausentes? Repito, quem é essa gente que se serve do FC Porto, e não o serve?

    Ou trocavas o capataz pelo Sérgio Conceição? Quero ver os dois, o capataz e o 'diretor financeiro' fora do FC Porto. Viste ontem o olhar ameaçador do capataz? Quem é esse gajo?

    PS Sei que o Sérgio não é fácil de aturar.

    ResponderEliminar
  28. A estrutura do Porto, tem que ser toda mudada...pra não dizer corrida...de alto a baixo, incluindo os scouters ou olheiros, ou lá o que são, que não fazem nada. O único que tem de ficar, por mim renovava já por + 6 épocas, é o SC. + que todos, têm que ir embora, o insolente Caldeira...quando olhou daquela maneira o homem que tem salvo o Porto, deu-me vontade de o espancar...e o capachinho, acompanhados por PdC, pra não irem sozinhos. Toda a gente que tinha valor na estrutura do Porto, tem saído pra outros clubes nacionais e estrangeiros, agora só lá estão os inúteis lambe botas, os yesman.

    Felizmente, que ontem, aquela paragem cerebral do Wendell...só + uma...deu-lhe quando o Porto já estava a ganhar e já havia 60 e poucos minutos de jogo, porque se lhe tem dado muito + cedo e com o Porto empatado, teria sido muito complicado ganhar a taça. Uma coisa daquelas, uma vez, pode acontecer a qualquer 1, que o digam o Taremi ou o Eustáquio, mas este rapaz é recorrente, já é pra aí a 4a ou 5a vez que faz coisas destas. É uma autêntica bomba relógio para a equipa, e 1 jogador assim, que a qualquer momento pode enterrar a equipa, tem que ir embora.

    ResponderEliminar
  29. Boas
    DVP,por isso mesmo lhe deixei o meu agradecimento,por essas sua magnificas palavras no fim do seu texto,sobre a estrutura que dirige o futebol nosso.

    E atenção que os outros jogadores que mencionei aqui não acho que sejam superiores ao Carmo. So que o rácio do montante envolvido no negócio do Carmo é insuportável para um clube nacional.
    DVP foi a época passada que o Marcano esteve lesionado, pensei que tinha sido a anterior.
    Mas não foi a primeira vez que fez uma boa época ao serviço do clube.
    Agora que não é muito rapido isso é verdade e que de vez quando dá umas casas a jogar também.
    Mas é o que há e é com esses que se tem de viver

    ResponderEliminar
  30. Faltou acrescentar, o Adelino Caldeira conhece o Sérgio desde miúdo, quando chegou ao FCP.

    ResponderEliminar
  31. Paulo Oliveira

    Eu pensei que o Mafra vendeu por 750 mil euros o do Sporting.
    Se nao foi peço desculpa.
    E o do Braga onten na transmissão alguém falou no preço do jogador que foi expulso. 2 milhões.
    E aqui ninguém (eu)mencionou qualidade individual.
    Apenas valores monetários envolvidos.
    Porque o Carmo tem a mesma qualidade desses 3 jogadores que mencionei.
    E apenas salientei que a quantia monetária envolvida no negócio do Carmo teve influência na época do clube(campeonato e liga dos campeões)

    ResponderEliminar
  32. «Depois seria preciso saber quem tem responsabilidade em certas contratações. Foi o treinador que quis o David Carmo, fez fincapé, a SAD gastou o que não podia e depois raramente jogou? Outro exemplo».

    Vila Pouca, já falamos sobre isto, o David Caro, foi mesmo uma excentricidade, quando havia outras prioriridades, por exemplo um médio diferenciado de qualidade, mas volto a sublinhar, o DC está mt longe de ser 'flop'. Volto a repetir, em 6 anos de Conceição, quantos reforços ou aquisições, foram diretos ao onze? Militão, Marchesin, Uribe, Zaidu, e Taremi, apenas cinco. Eu não me esqueço de alguns anunciados 'flops": Pepê, Evanilson, ou Galeno, lembram-se? No próximo ano, vamos tirar a prova dos nove ao David Caro, e ao Verón também, estiveram um ano a marinar, vamos ver. O David Carmo que jogava no Sp. Braga, era um grande reforço.

    Um gajo que tem obra no andebol, mete o bedelho no futebol profissional, mas porquê? Recuamos ao tempo de Pinto de Magalhães, em que o seccionista do hóquei em campo, também bitaitava nas reuniões de direcção, sobre o futebol profissional?

    ResponderEliminar
  33. PO, as grandes decisões, pela sua importância, vão ao conselho de administração. Depois são discutidas, umas são aprovadas, outras não. Pode ser um factor de mau-estar, gastar uma pipa de dinheiro num jogador pouco utilizado. Mas isto sou eu a especular, não sei a origem do problema.
    Ninguém disse que o Carmo era um caso perdido, agora e isso é óbvio, nas actuais circunstâncias o FCP não se pode dar ao luxo de gastar valores desses num jogador que depois raramente é utilizado.

    ResponderEliminar
  34. O David Carmo que eu vi jogar no Sp. Braga e que, recordo, foi chamado à seleção é muito mais do que aquilo que vimos no FC Porto. Não sei as razões pelas quais deixou de jogar, o treinador é que sabe. Quando chegou foi unânime que a qualidade dele era indiscutível, ao contrário do seu preço. Mas sabemos que do Braga os jogadores nunca vêm a preço de saldo. Já quando é ao contrário, já sabemos como é... E vejo alguns portistas a pedir o Al Musrati, que para mim seria mais um David Carmo. Um jogador de indiscutível qualidade, mas caro. E sabemos que pode render ou pode chegar cá e não jogar tanto. Como o Paulo Oliveira referiu, temos inúmeros casos de jogadores que estiveram meio ano ou um ano a "marinar" (à lista do Paulo também acrescento o Eustáquio) e por isso temos de ter calma em relação ao central português e ver o que dá. Acredito que a oportunidade dele vai chegar novamente e aí ele terá hipótese de mostrar valor. Não sei se o Marcano vai renovar ou não, mas se não renovar será menos um central a fazer concorrência. Veremos.

    O que eu queria que o FCP fizesse neste mercado é definir o mais rápido possível as saídas para depois atacar as entradas e vamos precisar, no mínimo, de dois laterais de qualidade (mais uma vez) e um médio de características diferentes dos que temos para substituir o Vitinha. Já nem falo de um trinco e um guarda redes porque acho que temos no plantel opções para substituir o Uribe e o Diogo Costa e para gastar dinheiro em jogadores de equipas médias da liga portuguesa que depois chegam cá e quase nem jogam, não vale a pena. Por exemplo, gosto muito do Navarro mas fará sentido se nenhum dos outros avançados sair? Tudo questões para acompanhar nos próximos tempos.

    ResponderEliminar
  35. Quem anda por aqui sabe, porque já disse, conheci e conheço pessoalmente vários dirigentes do FCP. Adelino Caldeira não faz parte desses, apenas o cumprimentei uma vez, foi na inauguração do Museu. Dito isto, estive a ver as imagens e a ideia que fico é que o Adelino Caldeira mandou uma piada ao SC, naquele espírito de quem o conhece desde os 17 anos. Fazer disso um caso, não me parece ter substância, apenas dá para o jornalismo de sarjeta aproveitar para fazer um filme de terror.

    ResponderEliminar
  36. Entretanto, no fecho da subscrição pública de obrigações, Fernando Gomes já disse que temos de vender até 30 de Junho, falta apurar o valor que é necessário para equilibrar as contas.
    Diogo Costa+Diogo Leite, chega? Não chega?

    Nas minhas reflexões faltou assinalar uma possível causa para algum mau-estar.
    Quando o FCP tem uma proposta de mais de 20 milhões por um jogador que estava no topo da valorização, ia entrar em final de contrato e já tinha deixado claro que não ia renovar pelos valores que o FCP lhe estava a oferecer, mas o treinador bateu o pé, ameaçou sair e o jogador ficou, numa altura que a situação do FCP ainda era pior do que é agora...
    O mesmo para a loucura que foi a renovação de Otávio por exigência, compreensível, note-se de SC, é natural que haja quem não goste.

    ResponderEliminar
  37. "Obrigatório o FC Porto vender até 30 de junho? Para equilibrar as contas, tem de acontecer..."

    Esta declaração de Fernando Gomes só não é um grande tiro no pé porque acredito que Diogo Costa já está vendido. Mas que sinais se dão ao mercado de transferências com estas declarações? Esta atracção por falar e dizer asneiras é um caso de estudo num ex-político.

    ResponderEliminar
  38. Este Fernando Gomes, ou é atrasado mental, ou é um anti portista infiltrado na estrutura do Porto. Se não é uma coisa ou outra, parece, sempre que abre a boca. Calado é um sábio.

    ResponderEliminar
  39. Acabou a bola e começa a época do diz que disse, do jogador que vem, do jogador que vai.

    Só espero que a SAD, presidente e treinador, trabalhem em equipa, deixem os egos para trás.

    A dificuldade é mesmo compatibilizar interesses. Eu gosto sempre de me colocar como se estivesse na estrutura e tivesse que tomar decisões. Se aparecer alguém a dar 40 milhões pelo Otávio? Devia de ir? E se SC disser que é imprescindível? Quem decide?

    Racionalmente, o Otávio será talvez o jogador mais influente da equipa. Mas tem 28 anos, um contrato acima das posses do FCP e contrato até 2025. Correndo todos os riscos desportivos, acho que se não vendermos Otávio este ano, vamos ter mais um jogador a sair a custo zero.

    Qualquer proposta a começar nos 30/35 milhões deve ser analisada sob pena disso se refletir na gestão financeira do FCP. O problema é que o clube potencialmente interessado também tem que convencer Otávio, quer em termos financeiros mas sobretudo desportivos.

    Este será o caso mais bicudo e que mais uma vez pode colocar SC e a SAD de costas voltadas. Mais a mais após a saída confirmada de Uribe.

    ResponderEliminar
  40. Mário, mas isso devia ter acontecido logo com o Herrera. PC não fez isso, deu o flanco, voltou a acontecer com o Otávio e acontecerá novamente. Mas a gestão tem culpa, deixou de programar e substituir em tempo com jogadores de qualidade aqueles que estavam na linha de partida, sujeitou-se a coisas que eram impensáveis no passado. Quando é que PC se deixava condicionar por alguém, mesmo alguém com todo o prestígio e apoio dos adeptos?
    Nunca, Fernando Gomes o bibota pagou um preço alto por isso.

    ResponderEliminar
  41. OLHA O NORTE.
    EX POLÍTCO! DIZ TUDO, PRÓXIMA ÉPOCA, LEVA MAIS UM DRAGÃO DE OURO.
    Não ouvi o sr economista Gomes falar, nem estou interessado, a minha curiosidade é saber por quanto é que os jogadores vão ser vendidos. O mofo, o cotão nos cofres do FCP é tanto, que se calhar até vou ser surpreendido. Negócios do FCP ultimamente, é de Bradar aos Ceus.
    VALHA-NOS SÂO SERGIO CONÇEIÇÂO...

    ResponderEliminar
  42. "Esta declaração de Fernando Gomes só não é um grande tiro no pé porque acredito que Diogo Costa já está vendido. Mas que sinais se dão ao mercado de transferências com estas declarações? Esta atracção por falar e dizer asneiras é um caso de estudo num ex-político."

    Vila Pouca, o Diogo já está "embalado", já chegou a "nota de encomenda", mas o que poderemos mesmo acrescentar a esse disparate tão grande do Capachinho d' oiro? Enfim, se ele não fosse burro, não sofria tanto. Já percebi porque razão essa vedeta não estava ontem no camarote do acepipe, com o meu ex vizinho de Francelos, o capataz Caldeira. Infelizmente o TOC guardou tudo para o fim, e esteve a alinhavar o PowerPoint para apresentar hoje, é que ele tinha de conhecer no minimo o que estava na apresentação. Para que conste, não misturo futebol e politica, isto é, "não troco as estações do ano".

    Claro que sim Pedro Nuno, o Eustáquio entra naturalmente no grupo dos "marinados", eu afirmei aqui que quando o Eustáquio entrasse, nunca mais de lá iria sair, umas lesões pelo meio, e um Mundial (e trouxe de lá uma lesão), aliás, comparei-o aqui ao António André, este entrou em Penafiel, e nunca mais de lá saiu, o Eustáquio foi em Barcelos, e fez uma grande Champions, aliás com golos bem decisivos, e ele nem tinha golo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O eustaquio é um jogador banal. Não tem qualidade para ser titular numa equipa como o Fc Porto. O eustaquio num Porto á moda antiga, seria no máximo um suplente utilizado. Aliás, um dos nossos problemas esta época, foi a falta de qualidade no meio campo.

      Eliminar
  43. O Eustaquio como o António André, só nessa coincidência de ter entrado já o campeonato tinha meia dúzia de jogos, porque comparar um com o outro não faz sentido. O Caxineiro, para mim foi o melhor 6 que vi, está no meu onze de sonho.

    ResponderEliminar
  44. FG parece apostado em dar tiros nos pés. Mais uma pérola. "O FC Porto vai querer responder em termos de sucesso desportivo ao que tem sido o sucesso financeiro."
    É ao contrário, homem. Sucesso financeiro só se for nos bolsos dos administradores, nesse escândalo dos prémios de gestão.

    ResponderEliminar
  45. "O Caxineiro, para mim foi o melhor 6 que vi, está no meu onze de sonho."

    Assino por baixo.

    Quanto às comparações, enfim, são pontos de vista e opiniões, sabes que o António André no Varzim SC também foi um 8? Sabias que nos júniores do Varzim, o AA chegou a jogar ainda mais adiantado, quase ponta? No último ano do André no Varzim, o Zé Maria da música era o 6, o André jogava mais adiantado. Já o Eustáquio era um 6, e foi transformado em 8. O André era sobretudo muito fiável, muito eficaz, e pouco vistoso, o Eustáquio está na mesma linha, naturalmente, separados por quase 40 anos, e com "futebois" distintos. Por exemplo, não me recordo que o André tivesse falhado um penálti, provavelmente também falhou, mas batia mt bem, atenção que o nº11 André não era só bombo.

    ResponderEliminar
  46. "O FC Porto vai querer responder em termos de sucesso desportivo ao que tem sido o sucesso financeiro."

    O gajo disse isso? Mas que descaramento, o tipo não tem mesmo vergonha nenhuma. Olha, ganhamos 3, dos 4 títulos que se disputam em Portugal, mas afinal o "obreiro" desses títulos, não foram os treinadores, e jogadores, foi mesmo o capachinho d´oiro.

    Deixem o capachinho d' oiro "obrar"!

    ResponderEliminar
  47. «Os grandes clubes que são competitivos a nível internacional, não têm alternativa que não sejam as mais-valias, vender alguns dos principais ativos, não há maneira de equilibrar as contas que não seja através da venda de ativos....»
    Texto retirado do zerozero.pt
    https://www.zerozero.pt/news.php?id=486483

    Vila Pouca só agora li, olha m'esta pérola, o Real Madrid, o City, o Bayern, ou o Liverpool, não tem alternativas, tem de vender para gerarem mais valias, e equilibrar as "continhas", olha o Chelsea, ou o Liverpool, porque para o ano nem vão jogar Champions, já andam mesmo com as calças na mão, e tem um deadline muito apertado, estão obrigados a vender até 30 de junho... Tanto disparate, ÓBALHAMASANTAQUITÉRIA de Felgueiras!

    ResponderEliminar
  48. O André foi tbm na minha opinião o melhor 6 que o porto teve... .

    ResponderEliminar
  49. O André era trinco, mas com o Artur Jorge era um médio que aparecia na zona de finalização e marcava muitos golos.

    ResponderEliminar
  50. "O FC Porto vai querer responder em termos de sucesso desportivo ao que tem sido o sucesso financeiro."
    O gajo que disse isto...depois de já ter debitado pouco antes outras imbecilidades...para além de ser burro e incompetente, é também um descarado e um provocador. O SC já deve ter tido conhecimento destas declarações, imagino a irritação com que não deve ter ficado, deve ter ficado com vontade de partir tudo à volta dele. É preciso ter muita lata!
    Ou então enganou-se a falar. Disse desportivo onde queria dizer financeiro e vice versa. Também pode ter sido isto, e é até provável que tenha sido, as pessoas muito burras têm dificuldade em expressar-se.

    ResponderEliminar
  51. ComPortistas,
    Foi bonita a festa num estádio que não reúne as mínimas condições (de segurança inclusivé mas não apenas; os WC são uma anedota!; as cadeiras estão todas degradadas pela exposição ao sol, não há uma sombra ou uma cobertura se quiserem para quando chover, enfim... nacional bacoquismo) para a realização de um qualquer jogo oficial (perguntem à seleção porque não joga no dito cujo?) quanto mais a realização de uma final. Apenas sei que jamais levarei os meus a assistir uma final contra um qualquer Clube da Sta. Aliança da 2ª circular por as condições de segurança serem uma piada!
    Vitória mais do que justa, por números simpáticos para o adversário, com uma arbitragem à moda da casa sempre muito solicito a apitar tudo e qualquer ação em nosso desfavor. Teremos oportunidade para fechar a época mas para prefiro sempre o discurso honesto e coerente que por aqui praticamos do que vir com discursos de vitórias e épocas muito felizes. DVP tomo a liberdade de copiar a sua última frase pois ESTE é EXATAMENTE o ponto que todos não conseguimos compreender: "E não renegando as culpas próprias destes na perda do campeonato, tivesse a estrutura agido no momento certo e no tempo oportuno, talvez o F.C.Porto tivesse conseguido quatro em quatro". O silêncio por parte de uma gestão principescamente paga e que quase sempre se volta ao silêncio perante atropelos à verdade desportiva. Ninguém consegue compreender. Foi assim esta época tal como foi assim em 3 das 4 épocas do TRETA!
    Últimas palavras para as modalidades:
    - hóquei. Considero que somos melhores que os nossos adversários diretos mas pusemo-nos a jeito com uma fase regular muito modesta. O fator casa pela sua capacidade de inclinar as arbitragens faz mossa (ontem comprovou-se uma vez mais). Acredito que see tivessemos jogado nos outros 2 jogos fora como jogamos ontem teríamos sido mais felizes. Mas que fique a lição aprendida e que para a nova época esteja de volta o FCPorto dominador desde o início da competição.
    - andebol. Com algumas semelhanças ao percurso do hóquei com a derrota inexplicável frente ao ÁGuas Santas na 1a jornada, mas bem mais perigoso por o campeonato se reduzir à fase regular (não há playoffs) tivemos que ir atrás do prejuízo e fizemo-lo com distinção. Apenas empatamos mais um jogo ao longo de todo o campeonato, empate injusto e inclinado pelas arbitragens. Contudo fizemos uma época muito aquém das elevadas expectativas na Champions e os novos reforços tardaram em traduzir-se no aumento de qualidade e competitividade do plantel. Que as lições sejam aprendidas e que para o ano voltemos ainda mais fortes de preferência mantendo e até renovando com o homem do Leme: um Senhor do Andebol Mundial Magnus Andersson (também aqui é muito curiosa a influência e o papel do líder nos resultados, tal como acontece no futebol).
    Saúde
    Gilles27
    PS. As palavras do Dir.Financeiro da $AD, no seu conteúdo e no timing, dizem bem da pobreza franciscana que por ali popula e os resultados nessa frente são o que são. Não saber ao dia de hoje como vamos fechar as contas no final deste mesmo mês é compreensível numa gestão de uma mercearia que sobrevive dia após dia. É apenas e só absolutamente inaceitável a este nível!

    ResponderEliminar
  52. Veremos como o Eustáquio aparece no ano que vem. Se contratarmos o tal médio, será que o ele volta à posição 6? De qualquer das maneiras é notória a evolução dele do ano passado para este principalmente ao nível do golo. Não é o médio perfeito, mas tendo em conta que custou uns meros 4 milhões...

    Quanto às afirmações do CFO, foram tristes e lamentáveis. Tenho pena que o meu clube que outrora foi caso de estudo em gestão desportiva e financeira, tenha um administrador tão fraco como ele. Se é verdade que ele não é o ultimo culpado e que PC é que toma as últimas decisões, não é menos verdade que este verdadeiro artista tem muitas culpas no cartório. Cada vez que fala só diminui mais a minha confiança no que vai ser a gestão dos ativos do plantel. Até tenho medo de ver por quanto vamos vender o Diogo Costa, mas vamos esperar e ver. Neste momento o sucesso do clube (ao nível do futebol que é a principal modalidade) tem um rosto: Sérgio Conceição.

    ResponderEliminar
  53. Hora de balanço, hora de decisões, cirurgicas, atempadas e com bom senso.
    Vai ser assim ou vamos andar até ao fim nas incertezas, com os resultados que se conhecem e custam titulos ao nosso alcance?
    Pelos vistos, para os B, já andam aí a contratar, como de costume . oxalá acertem..
    Há que investir bem nas laterais, fundamental, tal como no meio campo, substituir Uribe e ... Vitinha/Fábio, para dar criatividade à equipa e um avançado mais letal...
    Saindo Diogo, um bom guarda redes.
    E vamos ver quem sai... para ir ajustando. Taremi, Pêpe, Otavio???
    Esperar que Veron e Carmo apareçam bem e que Namaso se afirme... rodar jogadores promissores em bons clubes, estaveis , para jogar e ver o que dá, como Gonçalo Borges, ou o Marcelo e mais um ou outro...
    Veremos como se sai a sad, arrancou mal com os dixotes do FG, que seja assertiva daqui para a frente...
    Depois... paciência e espirito critico, pois a sylli season está aí, e já sabemos como é. Espalhar a confusão e encher chouriços.
    Quanto às modalidades, vamos ver o que sai no Volei feminino, estou curioso após o estranho fim da parceria, melhorar um Andebol que está forte, mas queremos mais , dar a volta no Basket, a puor prestação, e ver o que se passa no Hoquei, Campeões da Europa, mas irregulares a nivel interno...



    ResponderEliminar
  54. OLHA O NORTE.
    PENSO, QUE SC VAI CUMPRIR O CONTRATO.
    O sr presidente todas as noites faz prece para que SC fique, e há boas razões para que não saia. A um ano de eleições de recandidatura do sr presidente, promessa da Academia "Ah, ha"... amizade, mais um ano de contrato com rescisão 18 milhões e depois, é um jovem treinador com provas dadas, com um grande futuro pela frente, a não ser que! Um grande clube de topo internacional pague a rescisão, seja agraciado principescamente e lhe dê todas condições para se bater com os restantes tubarões nas competições internacionais, aí!...


    SR PRESIDENTE.
    Agora há uma coisa, "Bruxedo" vender o ouro e comprar pechisbeque, isso só no campeonato de Vilar de Perdizes, nem pense Sr presidente, chega-te à frente, abre os cordões à bolsa, não te fies na Virgem, nem em dia de todos os Santos...

    ResponderEliminar
  55. Caro DVP e Amigos:
    Quando o sucesso financeiro atingir o nível do sucesso desportivo o FCP será um dos melhores do Mundo. Mas não com este director financeiro.
    A conquista da TP está a ser desvalorizada pela CS centralista:
    -Rui Santos afirmou que o FCP pratica por sistema, jogo duro/violento tirando partido da complacência da arbitragem.
    -A CMTV até à meia noite só dissecou os lances dos amarelos do FCP com a ajuda alinhada do VAR em riste. Só às 00H24, já perto do fecho da emissão, mostrou o vermelho do Whendel e o cometido sobre o Taremi mas com imagens de profundidade e não próximas para não se avaliar a brutalidade da falta. Do Braga nem um amarelo foi analisado.
    É mais que hora de serem tomada medidas contra estas autênticas provocações. Não os podemos proibir de entrarem na nossa casa mas podemos ignorá-los nas conferências.
    Vai ser difícil segurar Otávio, grande jogador!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  56. Não gosto de "puxa-sacos", mas nem é o caso, porque sublinho, infelizmente para todos nós, o Uribe fez no Domingo o último jogo pelo FC Porto, somos quase sempre felizes com os Colombianos. Eu adepto, estou-lhe grato, tão discreto, tão eficaz, ainda me recordo de praticamente o 1º jogo a sério do Uribe, foi na Luz em agosto de 2019, quando iamos ser goleados, olha, ganhamos 2 e zero, com faena e paso doble. Desejo ao Uribe as maiores felicidades, e será para sempre, mais um de nós.

    «Só palavras de agradecimento [para Sérgio Conceição]. Sempre o considerei um pai. Sempre me deu conselhos. Isso ajuda-nos muito a crescer, tanto a nível pessoal como futebolístico. Vou levar todos no coração, tanto a ele, como aos adeptos, presidente... Sempre se deram muito bem com a minha família», acrescentou.

    Antes de partir, o médio de 31 anos comentou ainda a possível saída do técnico portista: «Tem contrato cá. Imagino que muitas equipas o queiram por tudo o que fez no FC Porto, e com a capacidade e com os resultados que conseguiu, é normal. Não sei o que está a passar pela sua cabeça agora, mas que a decisão que tome seja a melhor para o clube e para ele. Fiz mais um amigo.»

    ResponderEliminar
  57. Tenho ouvido falar muito no Al Musrati, espero que o Porto não se meta em + outro buraco. Uma vez, todos caem, + do que uma vez, só os tolos. O Al Musrati já tem 27 anos, antes do Braga, no VSC, não mostrou nada, foi emprestado ao Rio Ave quase em final de contrato, mostrou qualquer coisita e o Braga foi buscá-lo a custo zero...aí é que o Porto devia ter arriscado, neste e noutros casos...pelo baixo risco e pelo picante de eventualmente ele ser bem sucedido depois de ter sido mal sucedido no grande rival. Pra além disso, é muito caro, pra trinco, e prá idade que tem, o trolha não quer vendê-lo por muito menos de 20 milhões. Já bastou o David Carmo, que veio caríssimo, o Braga pró Porto vende sempre + caro que prós outros, vendeu-nos um central ao preço a que tem vendido avançados para os nossos inimigos lisboetas. Já lá está no Porto o Grujic, que já vi fazer excelentes exibições no campeonato e na Champions, e que se jogar com regularidade, com o que isso traz de melhoria de forma e confiança, é capaz de não ser nada pior que o Al Musrati. Até tem a mesma compleição física e a mesma idade, há apenas uma semana de diferença entre os 2.
    Resumindo, Al Musrati no Porto, não, obrigado!

    ResponderEliminar
  58. Há quanto tempo sabemos que o Uribe não renovava? Já temos os alvos definidos, 1ª e 2ª opção, ou vamos enrolar e depois à última hora vamos contratar ao Braga e pagar uma pipa como aconteceu com o Carmo?

    ResponderEliminar
  59. Eu quero acreditar que já temos 2 ou 3 jogadores debaixo de olho para substituir o Uribe , e mais um médio de tração para a frente , que ponha
    a bola no sítio certo e na altura certa como bem fazia Vitinha .

    Quanto ao Fernando Gomes ter dito que temos de vender até ao fim do mês , ou estamos lixados ...
    É tão estúpido e idiota como por exemplo num meio de um jogo de poker dizer as cartas que se tem ao adversário , mas o culpado é quem lá o meteu no cargo ...

    Fartei-me de rir com as crônicas de Joana Marques na Renascença que se chama "Extremamente desagradável"
    Sobretudo porque goza á força toda com a ratazana Rui Santos .
    A Joana chamá-o de , o Diácomo Remédios do futebol português , entre outras coisas .
    Aconselho vivamente aqui ao pessoal para ver e ouvir , preparem -se para rir ás gargalhadas .

    ResponderEliminar
  60. Neste momento vamos contar, quantos médios temos no plantel? Grujic, Eustáquio, Otávio, Folha, Vasco, Bruno Costa, André Franco, e Romário (deu bons sinais no Casa Pia, deixaram-me entusiasmado, mas depois desapareceu, mais um mistério tal como o Queirós). Portanto, tudo somado temos 8 médios, e naturalmente não vão ficar todos.

    Al Musrati, tem qualidade, é um 6 posicional, na linha do Assunção, do Fernando, ou do Danilo, todos 6 posicionais. Mas na minha opinião, o Sérgio prefere dois médios nº8 a funcionar como duplo pivot, um vai, outro fica, recordo-me das duplas: Herrera/Sérgio Oliveira, ou Uribe/Sérgio Oliveira, portanto caso o Sérgio transite, para substituir o Uribe (no México era um 8), provavelmente irá privilegiar um médio com o perfil do Uribe, do Herrera ou do Sérgio O, o Al Musrati está longe de ter esse perfil, mas sublinho, o libio é dos melhores médios a jogar em Portugal, mas como 6 puro.

    Quanto ao Guga, na minha opinião, seria reforço, e tem uma relação preço/qualidade interessante (termina contrato em 2024, o Rio Ave não se pode esticar, custará uns 3 M€), tem uma formação com pedigree, tarimba na I Liga, e está devidamente maturado com 25 anos, o seu trajeto ascendente foi interrompido, quando sofreu uma lesão grave no Benfica B, teve quase dois anos parado. Já o disse, e vou repetir, faz-me lembrar o Maniche, baixo centro de gravidade, intensos e agressivos, boa meia distância, curioso, o Maniche chegou ao FCP com 25 anos, é a idade do Guga.

    ResponderEliminar
  61. Acredito que já temos os alvos definidos e espero que tenha sido um trabalho conjunto entre o SC e os responsáveis pelo futebol.

    Se vamos conseguir a primeira escolha, a segunda, a terceira ou não, vai depender de múltiplos fatores porque não estamos sozinhos no mercado. Os clubes ditos pequenos cada vez vendem melhor, todos os grandes clubes europeus têm agentes espalhados pelo mundo e não será fácil chegar às primeiras opções.

    Agora, o trabalho de casa tem que estar feito. Infelizmente, pela admiração que tenho pelo Diogo, acho que o trabalho vai começar por aí. O primeiro jogador a ser vendido, pode definir a linha estratégica seguinte. Se, por exemplo, a venda do Diogo gerar o que precisamos, então, podemos/devemos definir o preço a partir do qual, estaremos dispostos a ouvir propostas. Seja que jogador for. Todos têm que ter um preço mínimo a partir do qual são negociados.

    Depois, caso a caso, definir o que fica para o bolo das mais valias e a fatia que fica para investir. Definir esta percentagem também terá muitas variáveis. Por exemplo, se vendermos um jogador como Otávio, temos que reinvestir grande parte porque não temos substituto. Se for Pêpê já temos o Verón na linha de sucessão e podemos fazer um investimento mais baixo uma vez que podemos dar tempo ao jogador para evoluir e adaptar-se.

    Dito isto, vem-me à cabeça um nome que para mim faz sentido devido às condicionantes. João Moutinho. Eu habitualmente não sou a favor deste tipo de regressos mas João Moutinho pode reequilibrar o meio-campo porque pode fazer de 6, de 8, pode ser titular indiscutível e pode ser suplente. É dos jogadores mais inteligentes que jogou no nosso clube, grande profissional, cultura de vitória, poucas lesões, conhecimento do clube e portanto, contratacao de baixo risco.

    O outro médio que vai ser preciso terá sempre uma fase de adaptação. Moutinho podia ser o nosso seguro contra todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com quase 37 anos , como está o João Moutinho fisicamente ???
      Salário ??? seria um suplente para as ocasiões ???
      Duvido que tenha a fúria e a fome de vencer de um Pepe (um caso á parte no mundo do futebol) .
      Por tudo isso dúvido muito que venha .

      Eliminar

  62. "Dito isto, vem-me à cabeça um nome que para mim faz sentido devido às condicionantes. João Moutinho"

    Estamos de acordo Mário, na linha do Lucho, ou do Pepe, e o Moutinho apesar de estar perto dos 37 anos, ainda joga muito, mas sabe que o Uribe entre prémio de assinatura, e 3 anos de contrato, vai encaixar 15 M€, o Moutinho não estará também a pensar em completar o PPR no Médio Oriente? E o Moutinho em termos de plano de carreira, privilegiou sempre os M€, quando poderia e deveria ter passado por um Grande na Europa. Cheira-me que vai terminar no Médio Oriente, aliás, aquilo parece que virou moda mesmo, olhe o Benzema...

    ResponderEliminar
  63. Ó Rui Machado, o Eustáquio não tem qualidade, porque chegou do Paços, ou porque é Internacional A pelo Canadá?

    O FC Porto disputou 8 jogos na Champions, o Eustáquio foi titular em 7, e fez 2 golos, um deles decisivo, o primeiro ao A. Madrid no Dragão. Em ano de estreia na Champions, esteve muito bem, é a minha opinião sustentada com factos. Mas ok, são opiniões.

    O FC Porto que ganhou a Taça dos Campeões Europeus em 1987, tinha estes médios: Frasco (Leixões), André (Varzim), Quim (Rio Ave), Pacheco (A. Lordelo), Sousa (Beira-Mar), estes dois últimos foram ambos "emprestados" dois anos ao Sporting, mas regressaram.

    O FC Porto que ganhou a Champions em 2004, tinha estes médios: Pedro Mendes (VSC), Maniche (Benfica B), Deco (Salgueiros), Tiago (U. Leiria), Bosingaway (Boavista, posteriormente foi lateral).

    Rui Machado, o Porto Europeu vintage, foi essencialmente construido com jogadores recrutados no mercado interno, ou da Formação, ou gente sem nome, provavelmente um Stephen EustáciK, já seria um craque.

    ResponderEliminar
  64. Obviamente que quando não se ganha o campeonato tudo o resto parecem prémios de consolação mas também não posso dizer que foi uma época falhada quando se ganha 3 troféus.
    Tenho de dar os parabéns ao SC e a toda a equipa porque mesmo não gostando do futebol que apresentamos durante a maior parte da temporada ninguém desistiu e senti sempre que todos tentaram dar o seu melhor. Este troféu foi um bom prémio para a perseverança da equipa durante toda a época.

    Agora vem o pior. O tiro de partida já foi dado por FG, aquela mensagem, para mim, é para os adeptos e não para fora. Daqui a 1 ou 2 semanas vamos estar aqui sem perceber porque D Costa sai por valores tão baixos e a fazer comparações com os rivais que vendem pelo dobro ou triplo.
    Nada me indica que a próxima temporada vai ser programada de forma diferente das anteriores e que já depois da temporada começar vamos discutir porque ainda não foi contratado alguém para as posições mais carenciadas. Enquanto isso prevejo que vão ser contratados uma dezena de jogadores para a equipa b.
    Como as eleições aproximam-se acredito que se faça alguma tolice para agradar os adeptos, não tenho a certeza que seja para agradar SC...

    ResponderEliminar
  65. O Médio Oriente vai ser mais um problema nos próximos anos mas também pode ser mais um mercado para os clubes portugueses fazerem negócios.

    Não ficaria admirado se o Moutinho optasse pela parte financeira mas também não ficaria se ele regressasse. Cá está, depende da motivação.

    Para além do que o próprio estiver disposto a prescindir, penso que a vontade de SC em o querer, ou não, poderá ser decisiva na sua opção.

    ResponderEliminar
  66. Quando disse que as declarações de FG só não iam trazer grandes problemas porque acreditava que o Diogo Costa já estava vendido, não surgiu do nada, mas de algo que se fala há muito tempo. E fala-se, já agora, em 50 milhões líquidos para o FCP. Se for por mais é bom para quem fizer o negócio.

    ResponderEliminar
  67. Eu gostava de ver o al musrati no porto mas nunca por valores acima dos 11/12milhoes. Nao vale mais do que isso...até sugiro que se faça uma troca Carmo por al musrati...gostava muito tbm de ver o ivan jaime com a camisola do porto.

    ResponderEliminar
  68. Obs. Fernando gomes está a mais no porto.

    ResponderEliminar
  69. Fernando Gomes: "...dos 55 milhões arrecadados pelo empréstimos obrigacionista, 40 milhões são para fazer face ao EO anterior que esta quase a vencer pelo que restarao 15 milhões para liquidez necessária..."

    (Citação não exacta mas aproximada por memória)

    Comentário meu: isto é gestão irresponsável!

    ResponderEliminar
  70. Inaceitável a afirmação de Fernando Gomes. A comparação que faz entre a performance desportiva e a performance financeira devia dar direito à desvinculação de SC sem qualquer penalização.

    Com a manutenção desta equipa na SAD, PC está a cometer um erro estratégico fatal e vai perder as próximas eleições que era algo impensável há uns anos atrás.

    Nesta altura, imagine-se o ambiente interno, as relações entre treinador e dirigentes, os constantes braços de ferro. A corda tem que partir e do meu ponto de vista, neste caso, só pode partir para o lado da SAD. PC tem a palavra.

    ResponderEliminar
  71. Se há coisas que me deixam muito triste e são sinais claros de fim de ciclo, são estas trocas de mimos, públicas, entre administradores e treinador. Nunca se viu nada parecido no FCP.

    ResponderEliminar
  72. Relativamente ao jogo, parece-me que não há muito a dizer. Ganhou a melhor equipa dentro e fora de campo. Pena ter acabado agora, pois vimos neste últimos jogos o que não temos visto desde o jogo com o Benfica, boas exibições a acompanhar vitórias.

    Terminada a época, o balanço só pode ser positivo. Obviamente que o principal objetivo não foi atingido, mas tendo em conta que vimos de uma época em que fomos campeões (existe mais "tolerância"), ganhamos as 3 taças internas e lutamos pelo título até à última jornada. Podem haver 3 equipas a fazer campeonatos extraordinários, no fim só uma vai ganhar.

    E se em termos pontuais não existe muito a apontar à equipa, principalmente pela grande 2 volta. Já em termos de exibições foi talvez o pior Porto de SC. Não podemos voltar a apresentar níveis exibicionais tão baixos como o fizemos em alguns jogos desta época.

    Quanto às declarações de FG, tive de ir pesquisar para confirmar. É preciso ter muita lata para afirmar "que o sucesso financeiro tem de ser acompanhado pelo sucesso desportivo". isto devia dar direito a despedimento por justa causa, para não dizer prisão.

    Quanto ao artigo do FG, no jornal a bola, nada de novo. Só dizer que, ele lamber o cu ao Schmit não me interessa para nada, agora que não faça insinuações mentirosas nem pense que os Portistas são burros como ele e as pessoas para quem está habituado a escrever.

    Dá muito ênfase ao trabalho do treinador do Benfica coitado, tinha "pouco mais do que uma equipa", foi preciso um "sacrifício maior dos seus jogadores".

    Afirma o asno, que Schmit estava "limitado nos meios", mas treinava um plantel que custou ao Benfica 146.40 milhões de euros e nesta época investiu 88.05 milhões. Enquanto SC orientou um plantel que custou ao Porto 125.76 milhões e investiu na presente época 50.31 milhões.

    Oh Guerra, vai pro cara***.

    ResponderEliminar
  73. No mercado interno iria buscar os seguintes jogadores
    LANGA, GUGA, MAKOUTA, NAVARRO, IVAN JAIME
    Mercado internacional
    Marchesin
    Ricardo Pereira
    Ardon Jashari
    Kevin Mantilla

    Saidas
    DIOG O COSTA
    Rodrigo Conceição
    Manafá
    Marcano
    Wendell
    Uribe
    Galeno
    Taremi

    ResponderEliminar
  74. OLHA O NORTE.
    MAU AMBIENTE NO REINO DO DRAGÂO.
    As declarações de F.Gomes, o desprezo do treinador SC no fim do jogo da Taça ao administrador A. Caldeira, as mentiras do sr presidente nas campanhas eleitorais para a sua recandidatura em relação à construção da Academia e provavelmente muitas outras coisas que os sócios e todos os portistas não sabem. Uma coisa todos sabemos o FCP está teso, a uns bons anos a esta parte, anda sempre com as calças na mão, mas, continua a pagar principescamente ordenados e mordomias ao sr presidente e a muita gente que por lá anda.

    A COBARDIA.
    Já estou cansado de me manifestar em relação à falta de coragem do sr presidente com aquela idade teimosamente continuar como presidente e não passar o testemunho. Mas tenho que lamentar mais, a cobardia de muita gente com capacidade, possibilidades e tão portista como o sr presidente de não irem, formando um grupo forte, a eleições com o sr presidente. Muitos batem-lhe nas costas como uns falsos lambe botas, uns Judas mas no fundo a vontade era outra, só que são uns COBARDES.
    Este é o desabafo de alguém atento que gosta muito do FCP, por isso peço desculpa se ofendi alguém com opinião diferente...

    ResponderEliminar
  75. Caros Portistas,

    A taça é nossa e inteiramente merecida! Tive mais um dia memorável no Jamor com churrasco e muita cerveja e o reencontrar de muitos amigos Portistas. Fantástico!
    Acho muito grave as declarações do SC em resposta ao FG. Como o DVP diz e muito bem, nunca o Presidente esteve tão dependente de um treinador como agora e que manda naquilo tudo, diz e faz o que quer. Não quero com isto que SC se vá embora, bem pelo contrário, mas mostra bem as fraquezas do nosso Presidente nesta altura do campeonato. O FG com as declarações que fez merecia ser despedido no minuto seguinte, é de um amadorismo absolutamente inacreditável, ou talvez não, se calhar recebe comissões por fora sem ninguém saber, daquela gente nada me admira. O FCPORTO para mal dos nosso pecados tornou-se igual aos clubes de lixoboa, ou seja os interesses pessoais estão à frente dos interesses do clube e a partir daqui estamos entregues ao Deus dará. É com uma profunda tristeza que vejo que o nosso amado e eterno Presidente deixou chegar tantas coisas a este ponto, impensável mesmo!
    Veremos o que nos dará o mercado mas temo que não seja nada de bom. Uma coisa é certa para o próximo ano ou temos uma equipa muito boa para lutar contra tudo e todos, ou vão-nos comer de cebolada porque como se vê os corruptos encornados continuam a fazer o que querem e a mandarem em tudo apesar de todos os casos de corrupção que são públicos. O FCP não faz queixas nas instâncias internacionais?? estão à espera de milagres?? inércia e mais inércia irrita-me profundamente.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  76. Gostava muito de estar enganado, mas o mercado mais uma vez vai ser: depois do que acontecer até 30 de Junho, então é que veremos como atacaremos o mercado.
    Não vejo maneira de sairmos disto.

    ResponderEliminar
  77. Lamacha se sairem esses jogadores todos estamos literalmente "lixados".

    ResponderEliminar
  78. "Afirma o asno, que Schmit estava "limitado nos meios", mas treinava um plantel que custou ao Benfica 146.40 milhões de euros e nesta época investiu 88.05 milhões. Enquanto SC orientou um plantel que custou ao Porto 125.76 milhões e investiu na presente época 50.31 milhões."

    Alexandre, diga ao aldrabão do Guerra que o Benfica investiu neste ano 114 M€, e não como ele referiu "erradamente" apenas 88 M€, curioso, mas nem se enganou relativamente aos 50 M€ investidos pelo FC Porto, contudo, 9 M€ com o Grujic, e 4 M€ com o Eustáquio.

    E a fonte do aldrabão foi esta, mas apenas se enganou nos investimentos do Benfica:
    https://www.transfermarkt.pt/benfica-lissabon/startseite/verein/294/saison_id/2022

    Ó meus amigos, este mau estar entre o Sérgio e o capachinho d´oiro, mas também com o capatz Caldeira, já dura há mais de 3 anos, ou ninguém sabia? Só pergunto quem permite a esses dois incompetentes meter o bedelho no futebol? Senhor presidente, esses dois artistas que apenas se servem do FC Porto, vão "renovar"? O capataz Caldeira, estaria verdadeiramente feliz com a conquista da Taça de Portugal? Coloco as minhas dúvidas, estes dois artistas que se servem do FC Porto tem de ir para a RUA, mas ontem.

    ResponderEliminar
  79. Estão algo alteradas as relações na sad e equipa técnica, provavelmente já estariam, mas agora são visíveis e ampliadas pela comunicação social que vê nisto sempre um maná para desestabilizar e nós colocamo-nos a jeito, com poses e declarações escusadas, quando tudo devia ser como antigamente, dentro das nossas paredes.
    Quanto à planificação da época, concordo com o que aqui se vai dizendo, como temia, continua a ideia que que andamos em navegação à vela, a ver de onde sopra o vento, sem planificação e estratégias claras. Oxalá me engane e que já existam alvos identificados, planos vários, mas deverá ser mais do mesmo.
    Pede-se contenção em palavras e atos e mais ação concreta, cirúrgica e assertiva.

    ResponderEliminar
  80. Encontrei esta opinião do Pedro Jorge da Cunha (já é a segunda vez que me surpreende pela positiva), e partilho aqui, porque a larga maioria de todos nós, Portistas, se irá rever no texto, aliás, o Vila Pouca, parece mesmo o cliente do pequeno almoço, e nem se esquece da primavera de 1978, e solta para o empregado: "Não fomos campeões, camarada, quero lá saber da taça.". Fomos bem habituados, e não podemos perder esses bons hábitos, é essa exigência, mas também a nossa identidade, que jamais poderemos perder. Só uma notinha, o Pedro Jorge, ia tão bem, tudo escrito direitinho, tudo perfeitamente desenhado com uma caneta com tinta permanente, e a terminar, foi buscar os "escritórios da SAD", borrou tudo, provavelmente foi da tinta permanente.

    Três Tristes Títulos

    «O café estava barulhento, a fumegar cafeína de cimbalinos e galões. O empregado, de imaculada camisa branca, fazia as vezes de psicólogo e confessor.

    «Ò amigo, pelo menos ganhámos a taça.»

    Os queixumes não mudavam de tom, não abrandavam. É a clave de sol portuense, sempre numa oitava acima, um protesto singular em dia de pós-festa e ressaca, tratada por muitos à base de carioca de limão.

    «Não fomos campeões, camarada, quero lá saber da taça.»

    De torrada a lambuzar os lábios e um pastel de nata a piscar o olho, o cliente explicava ao garçon, um homem bastante mais jovem, o que lhe custou crescer sem ver o seu FC Porto a ganhar campeonatos. E que tudo mudou na primavera de 1978.

    Na perspetiva do freguês, a meu ver acertada, uma temporada sem campeonato nacional nunca será uma temporada positiva no Dragão.

    «A não ser que ganhemos uma prova europeia.»

    Madruguei segunda-feira neste quadro social, representativo do pensamento portista, apesar do pequeno número de intervenientes. A forma de viver o país e o futebol, mais do que os números, ajudam a explicar a reflexão da clientela infeliz.

    A balança tem, num dos pratos, três dos quatro troféus nacionais em 22/23. Tudo certo.

    A supertaça (ganha ao Tondela, da II Liga), a Taça da Liga e a Taça de Portugal. No outro lado, está o segundo lugar no campeonato (insuficiente) e a eliminação nos oitavos de final da Liga dos Campeões, numa época europeia que foi do péssimo – derrota em Madrid e goleada em casa perante o Club Brugge – até ao bastante razoável.

    Na maioria dos clubes, o balanço só podia ser positivo. No clube português mais vencedor dos últimos 40 anos, a nota não pode passar do suficiente. Daí os Três Tristes Títulos, devidamente amparados pelos desabafos escutados no café da minha rua.

    O FC Porto conquistou cinco dos últimos seis troféus nacionais, sempre com Sérgio Conceição. O treinador teve esse mérito gigante de resgatar a equipa de um poço escuro, e sem luz de presença à vista.

    Mais para trás, vale a pena lembrar que desde a fundação da Liga de Clubes (32 campeonatos), os azuis e brancos totalizam o dobro dos campeonatos do Benfica (18 vs nove) e confirmaram o crescimento anunciado no tal ano de 1978.

    Ora, ao sentir o pulso da cidade e ao analisar a forma justa como o Benfica levou o campeonato – muito por culpa da tal irregularidade e más aparições do FC Porto, essencialmente na primeira volta -, é impossível maquilhar a época 2022/23 com as vitórias nas taças nacionais.

    Para um clube da dimensão e ADN do FC Porto, é insuficiente. Seja no café no bairro ou nos escritórios da SAD, a análise tem de ser esta»

    ResponderEliminar
  81. Tenho uma opinião diferente. Isto não muda com as saídas de FG e AC, isto só vai mudar com gente nova e diferente. E o momento de aparecer alguém é este. Acabou a época, não pode ser acusado de desestabilizar, até porque tiros nos pés não têm faltado de parte a parte.
    Como é que o presidente sempre tão incomodado com algumas coisas, como seja a possibilidade de alguém se apresentar a eleições, como se isso fosse um crime de lesa FCP, não põe ordem na casa, cada macaquinho no seu galho? Uma liderança que sempre foi forte agora é isto?

    ResponderEliminar
  82. Paulo Oliveira, o Guerra só fez as insinuações que o coitadinho do Schimt, com pouco fez muito. Que mesmo sem meios, conseguiu derrotar o Sérgio Conceição.

    Quem fez as contas fui eu, creio que a diferença das suas e das minhas estará no que o Benfica teve de pagar depois da transferência de Enzo. Se for isso, não adicionei propositadamente.

    Quanto aos artigos, mudam-se os tempos, muda-se as vontades. Obviamente que à uns anos atrás, ninguém ficaria contente sem a vitória no campeonato. Estávamos habituados a ganhar 7/8 em 10.

    Mas depois de 4 anos sem títulos, depois de uma gestão (cada vez mais) danosa do clube, que se reflete na perda de qualidade da equipa, ganhar 3 títulos num ano em que não somos campeões, mas em que ganhamos 3 dos últimos 6 campeonatos, não me parece mau.

    É verdade DVP, parece que PDC está a tentar colar todos os cacos, manter toda gente no mesmo barco, mesmo que não estejam unidos, só para garantir mais um mandato.

    ResponderEliminar
  83. OLHA O NORTE.
    HÁ QUE MUDAR...
    Tanta bazofia do sr presidente quando diz, quem quiser se candidatar contra ele que o façam, que nunca vai tomar partido por nenhum, seja ele quem for. Quando AVB disse que se ia candidatar, logo puxou dos galões cheios de azia, mandando a boca com a "Cadeira de Sonho". Já deu para entender quem ele gostaria de lá ter se porventura saísse, no sentido de "Mudar para Ficar tudo na mesma". Havia o dono disto tudo, O sr presidente é o dono do FCP.

    TEMOS MEMÓRIA.
    Há uma coisa que ele não pode afirmar, que é dizer que é mais Portista que todos os outros, aqueles nada recebem e pagam para ver o seu clube do coração, "isto é paixão". Se aparecer alguém para esta próxima candidatura, espero que venham com gente capaz rodeando de pessoas que sirvam o FCP e não se servir dele continuando a Saga de Conquistas.
    JNPC foi um grande presidente, conquistou títulos, consegui que todos respeitassem o FCP. Teve outros momentos menos Bons. Agora, com a idade que tem, sentir-se que só sai quando quiser!!!

    ResponderEliminar
  84. Isto só muda, se surgir um opositor com carisma, rodeado por uma equipa de gente muito competente nas diferentes áreas da administração de um grande clube de futebol, que ganhe as eleições, terminando com este ciclo que se arrasta de forma cada vez + penosa. De certeza que há no universo FCPorto, pessoas capazes de levar isto a cabo. Alguém assim, que deixe a gratidão eterna e o medo de lado, e avance, pra bem do FCP.

    ResponderEliminar
  85. Já aqui algumas vezes diferenciei um título, de um troféu oficial. Para além do histórico, e não só, por exemplo esta expressão: "vamos defender o título", mas a grande diferença reside aqui: quem vence a Liga, disputa no ano seguinte a Taça dos Campeões, ou a Champions, quem vence a Taça de Portugal, disputa no ano seguinte, ora a extinta Taça das Taças, ou hoje, entra direto na Liga Europa, isto é, quem ganha um título, tem uma regalia desportiva, e isto já é assim há quase 70 anos. Qual a regalia desportiva para o vencedor da Supertaça, ou da Taça da Liga? Nenhuma, são dois troféus, a Supertaça com 43 edições, já a mais jovem Taça com apenas 16 edições.

    Também é muito habitual em Portugal, meter os títulos e troféus no mesmo saco, mas na minha opinião, há naturais graduações. Por exemplo: "JJ ganhou 12 títulos em Portugal", porém, metade daqueles "títulos" foram 6 Taças da Liga, será justo compará-lo, com treinadores que nunca disputaram a Taça da Liga, como Szabo, Glória, Pedroto, ou Artur Jorge? Não me parece.

    Ora vamos ver, quem foram os treinadores que conquistaram mais títulos em Portugal: Ligas, Taças Internacionais, e Taças de Portugal, ou seja verdadeiros títulos, deixo o Top ten, também por ordem cronológica:

    1º Otto Glória, 8 títulos: 4 Ligas e 4 T. Portugal.
    2º Pedroto, 7 títulos: 2 Ligas e 5 T. Portugal.
    3º Janos Biri, 6 títulos: 3 Ligas, e 3 T. Portugal.
    4º Sérgio Conceição, 6 títulos: 3 Ligas e 3 T. Portugal.
    5º Szabo, 5 títulos: 3 Ligas e 2 T. Portugal.
    6º Bella Guttmann, 5 títulos: 3 Ligas, e 2 T. Portugal.
    7º Jimmy Hagan, 5 títulos: 3 Ligas, e 2 T. Portugal.
    8º Artur Jorge, 5 títulos: 3 Ligas, 1 T. Campeões, e 1 T. Portugal.
    9º Mourinho, 5 títulos: 2 Ligas, 1 Champions, 1 T. UEFA, e 1 T Portugal.
    10º Jesualdo, 5 títulos: 3 Ligas e 2 T. Portugal.

    Como podem observar, neste top ten de treinadores com mais títulos, há 5 treinadores com fortes ligações ao FC Porto: Pedroto (também ganhou 2 Taças no Boavista), Conceição, Artur Jorge, Mourinho e Jesualdo. E se Szabo foi campeão no FC Porto, justamente quando vencemos a primeira liga que se disputou em Portugal em 1935 (apesar da posterior forte ligação de Szabo ao Sporting), Bélla Gutmmann foi Tri-campeão em Portugal, mas a primeira das 3 Ligas, conquistou-a no FC Porto em 1959, com o beneplácito de Calabote.

    Depois, há treinadores, que também venceram títulos internacionais, e merecem uma menção honrosa:
    -Ivic no FC Porto, venceu 4 títulos: 1 Supertaça Europeia, 1 T. Intercontinental, 1 Liga, e 1 T. Portugal.
    -Villas Boas no FC Porto, venceu 3 títulos: 1 Liga, 1 Liga Europa, e 1 T. Portugal.
    -Vítor Fernández no FC Porto, venceu 1 T. Intercontinental.
    -Anselmo Fernández, o arquiteto que foi o "projetista" da Taça das Taças que o Sporting venceu, e o homem era treinador nas horas vagas, porque era mesmo arquiteto.

    Quanto aos treinadores que venceram mais troféus oficiais, ou seja, Supertaças, e Taças da Liga:
    Supertaças: Artur Jorge venceu 3, Sérgio Conceição ganhou 3.
    T. Liga: Jorge Jesus ganhou 6, Rúben Amorim venceu 3.

    PS Infelizmente, já não há espaço para o capachinho d´oiro, porque sem sucesso financeiro, não há milagres desportivos.

    ResponderEliminar
  86. Parece que o ivan jaime vai para o sporting por 6 ou 7 milhoes...resta saber qual a percentagem do passe com que fica... .

    ResponderEliminar
  87. É uma tristeza enorme que sinto ao ver o porto definhar financeiramente...sem tostão para mandar cantar um cego....

    ResponderEliminar
  88. Boa noite a todos,

    Sobre o tema das eleições e do treinador, já muitos aqui o comentaram e afloraram, e é concerteza um tema que nos interessa a todo.
    Permitam-me aflorar o tema de um ponto de vista diferente, que não tenho visto muitos aqui comentar.
    O nosso treinador tem mais um ano de contrato, de uma cláusula de 18 milhões.
    Tenho visto muita teorização, mas não a constatação dos mais simples, pois bastaria ter um raciocínio análogo ao que teríamos se de um jogador se tratasse:
    O Porto só fará algum dinheiro com Conceição se o 'vender' agora. Caso contrário, e pelo histórico de declarações de todos, exceto que alguém bata a cláusula, o treinador ficará até ao fim do contrato, e sairá no fim dele a custo zero.
    Por outras palavras, não vejo o Sérgio a renovar outra vez.
    Agora, caberá aos interessados em manter-se no poleiro, se lhes interessa arrastar a novela da renovação de SC para o tempo das eleições.
    Porque ela vai andar sempre aí, e o Sérgio pura e simplesmente vai chutá-la para canto. Mas ficará evidente, pelo menos para mim neste momento o é, que Sérgio Conceição só renovará com o FCP, e o Presidente não for Pinto da Costa.
    Não por ele, mas pela entourage.
    Perguntar-me-ão, se faz algum sentido um treinador ter este tipo de influência.
    Logicamente que não, e mal de PC se cedesse a tal, mesmo que os administradores sejam maus, quem manda é o Presidente. Seria um precedente intolerável.
    Portanto, estão a meu ver reunidos os requisitos para uma saída a custo 0 do treinador no final da próxima época.
    Perante este cenário, é necessário que os Portistas pretendem dar mais um consulado de 4 anos a um homem, mas acima de tudo uma entourage ao lado dele, pois mesmo que ele não dure os 4 anos, quem lá está fica até ao fim desses 4 anos, sabendo que 2/3 meses depois das eleições, o treinador sairá.
    Alternativas sempre existirão no clube. Podem não ser as ideais, mas existirão. E, neste momento, para mim, qualquer alternativa será melhor que PC.
    Se, quem vier, não fizer o trabalho, será naturalmente substituído 4 anos depois.
    Mas esse 4 anos já serão sem PC, e portanto, a meu ver, menos maus, no mínimo, que mais 4 anos de definhamento como muitos aqui já o referem.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  89. Não me parece um drama que o Porto não contrate o Ivan Jaime. Se há sector onde o Porto tem várias opções é justamente no sector ofensivo. É muito mais urgente reforçar o meio campo e a defesa.

    ResponderEliminar
  90. Parece que o nosso rival SLB está perto de contratar um médio por um valor perto dos 30 milhões... Realmente concordo com o artigo do Fernando Guerra. Pobre Schmidt que teve de gerir um plantel com tantas limitações. O plantel do SLB é sempre muito pobrezinho, realmente!

    Fora de brincadeiras, tudo bem que hoje ainda só é dia 9 mas eu só vejo notícias dos outros a arrumar a casa e nós a única notícia que tivemos foi a do Uribe e foi porque o contrato acabou. É como o Vila Pouca diz. Pelos vistos vai ser esperar até fim de junho pelas vendas e só depois vamos atacar os reforços. Assim vai ser sempre mais difícil.

    ResponderEliminar
  91. Há uns meses o presidente respondeu ao Sérgio sobre os investimentos feitos, deixando entender que ele tinha responsabilidades nas contratações. Ora, se, por exemplo, o SC quis muito o David Carmo, a SAD gastou mais de 20 milhões e ele raramente foi utilizado, temos o treinador a dar o flanco. Se não foi assim, SC queria outros, não conseguiram e deram aquele e el apenas aceitou sob pena de não ter outro, aí já é diferente.
    Portanto, com o Benfica a perder a cabeça, é natural que o SC queira saber com vai contar, se vai ter possibilidades de acrescentar qualidade e ter mais meios para atingir objectivos. Se não tiver, eu no lugar dele saía.

    ResponderEliminar
  92. OLHA O NORTE.
    O FUTURO POR UM CANUDO.
    De uma coisa o sr presidente tem razão, as três Taças ganhas pelo FCP são passado, agora é pensar no futuro, (embora ele fale muito do passado) qual futuro! Se para alem do empréstimo, do dinheiro que vem de se ir à Europa e ainda temos que vender um ou dois jogadores até ao final do mês! O futuro financeiro é azul escuro para não dizer negro.
    Mais uma época que temos de ir ao mercado dos trezentos, comprar uns jogadores para a B para enganar tolos, porque estamos tesos como um virote.
    Caímos no fundo, vendemos mal e compramos péssimo, só mesmo com uma mudança radical. Esta gestão, este acomodar, para se sair do mofo, desta teia, só mesmo uma mudança completa...

    ResponderEliminar
  93. Este atrito entre Conceição e alguns nomes fortes da estrutura do nosso clube já vêm de trás , parece haver um jogo de cintura de parte a parte que não me agrada nada .
    Parece evidente que infelizmente vamos a assistir o mesmo de outros anos , jogadores nossos a serem vendidos ao desespero , a preços baixos , para depois comprar mal e sem critério , muitas vezes quartas e quintas opções .
    Espero estar enganado ...

    Os lampiões vão dar 30 Kilos por um turco , cujo o nome dá para parodiar ...
    O Koça Kú -)))

    ResponderEliminar
  94. Bem vamos la ser racional
    Obviamente que as contratações são da exclusiva responsabilidade do treinador!
    mas alguém acredita que o Presidente no ano passado contratou (e perdeu a cabeça) com o David Carmo sem o consentimento do sergio Conceição ? EU NÂO ACREDITO
    Colocando me na pele dos administradores....pensaria da seguinte forma: Mas o treinador gastou 20m€ num defesa e nem sequer jogou.....e apostou num veterano que acabava contrato !!!???
    Veron? gastou uns 10m€ e praticamente não jogou......não acredito que nao tivesse o aval do Mister

    Mas isto é futebol....toda a gente e eu incluindo diria que aposta no david carmo seria BRUTAL...Enganei me como quase todos

    Será aposta no futuro.....poderá ser mas terá que ter alguém ao lado dele que seja rapido caso contrário dificilmente irá singrar

    FUTURO
    Caso o Fc porto opte por gastar dinheiro (60m€) eu acho que deveria fazer como fizeram no ano em que contrataram Danilo e Alex Sandro (gastou se 20m€ em ambos ) tivemos retorno financeiro e desportivo
    Contratarem 2 laterais jovens que não deixam duvidas (Kerkez e Yukinari Sugawara) ambos do AZ Alkmaar.. (25m€ pelos 2)

    Procurar um 6 com qualidade que não deixa duvidas.....(15 a 20m€)
    Um outro médio Ardon Jashari (7/8M€)

    Finalmente Ivan jaime (joga extremo e por trás do ponta de lança)

    Avançado que não falhe golos MORELOS

    Teriamos que vender....50m€ sem vender DIOGO COSTA!
    WENDELL
    GALENO
    GRUJIC
    TAREMI
    DIOGO LEITE

    Caso optem por não gastar muito, metade daquilo que eu falei (25/30m€)
    Mercado interno
    LANGA
    GUGA
    IVAN JAIME
    COSTINHA
    NAVARRO
    MAKOUTA

    Sinceramente não vejo outra solução

    Quanto ao adversário pagar 40m€ pode virar se contra....qualquer clube ou jogador que o benfica venha a negociar irão sempre pedir mais devido ao valor exorbitante que vão dar pelo turco


    ResponderEliminar
  95. Lamachã, uma coisa é o treinador dizer eu só quero o David Carmo, a SAD para satisfazer essa vontade vai gastar o que não podia nem devia. Outra é, o treinador querer outros jogadores, a SAD não contrata, apresentam o David Carmo e o treinador diz, OK e não tem nada a ver com o custo.

    ResponderEliminar
  96. «Portanto, com o Benfica a perder a cabeça, é natural que o SC queira saber com vai contar, se vai ter possibilidades de acrescentar qualidade e ter mais meios para atingir objectivos. Se não tiver, eu no lugar dele saía»

    E deixavas o teu clube à mercê dos 'operacionais' Caldeira e dos "capachinhos d´oiro"? Esses dois crápulas ainda estão na admnistração do FC Porto? Eu 'Sérgio Paulo', não deixava o meu clube, e tu também não o farias.

    Se no último jogo da Liga no Dragão com o VSC, fiquei com a percepção que o Sérgio ia bater com a porta, já na Final da Taça, mudei de opinião, felizmente.

    Eu não me assusto com os Kokçus (será este nome do turco 30 milhões?), o rapaz até já sabe o que é perder no Dragão, porque naquele nosso jogo vergonhoso na 'banhêra' nem jogou. Desculpem lá, e se o tal médio fosse o Folha? O Sérgio Paulo sabe inventar soluções, e dá-lhe gozo também. Lembram-se do 'Cebolinha', do RDT, ou do Weigl? "Tabuleta" 20 M€, e, ganharam 'bola'!

    Muito bom, o extremamente desagradável da Joana Marques, mandou um postal ilustrado ao 'meia foda', coitado do meia leca, já ninguém o leva a sério.

    ResponderEliminar
  97. "Teriamos que vender....50m€ sem vender DIOGO COSTA!
    WENDELL
    GALENO
    GRUJIC
    TAREMI
    DIOGO LEITE"

    O Transfermarkt que avalia por baixo, dá + de 60 M€ por esses 5. Lamachã, e perdiamos o Uribe, e o Grujic também, isto no coração da Equipa?

    Lamachã, quem é esse Ardon Jashari? Quantos jogos já o viste fazer? Ou apenas o viste no "yturbe" onde todos são craques? Eu não conheço.

    ResponderEliminar
  98. Boa tarde Malta,
    Lendo os comentários acima, parece-me:
    . o clube do regime vai contratar por 30€... 80% do passe... ou seja uns eventuais 37,5€; Top!... Embora algo que eu não queria ver o FC Porto atingir - não faz sentido!
    . a forma como o Ivan Jaime festejou os golos do Famalicão, e o que o próprio Sérgio Conceição disse pós-jogo, de alguma forma ficou nas entrelinhas que não seria jogador do FC Porto; Por outro lado creio que o Fran Navarro já será jogador do FC Porto...
    . salvo erro a contratação do David Carmo surgiu uns 5 dias após a contratação "falhada" do Lucas Veríssimo, por 10Milhões... ou lá o que era... e isto de acordo com a comunicação social; fica estupidamente claro o encadeamento do processo; além do mais é contranatura as decisões;
    . quem contrata em extremo por 10milhões, com a idade do Veron e proveniente do campeonato brasileiro... diria que nunca ser titular no 1º / 2º ano; ao contrário de 1 central por 20Milhões e já proveniente do n/ campeonato - salvo erro começou o campeonato com o rótulo de 3º central... desceu para 4º central, nada a apontar; além do mais, estou esperançado de ver Veron "explodir"...
    . Morelos - e do que me recordo do próprio e da tradição colombiana no FC Porto, era nice! Pior que o Morelos só o Santiago Solari... What a nightmare!

    ResponderEliminar
  99. Boas

    Aquelas declarações de Fernando Gomes são uma auto crítica,porque ele desportivamente conta bola.
    Ele veio fazer uma declaração de incompetência plubica por nao saber gerir e ter valências para criar (riqueza)
    Li,não vi que um jogador de uma equipa visitante num contexto privado,insultou o Porto.
    E agora foi orgulhosamente posto em público.
    O director de comunicação do clube,já veio responder publicamente.
    Agora o que eu gostava(a quem do seu dever) era que apresentacem queixa na entidade certa pelos factos ocorridos e não mandar umas (bocas) nos Twitters desta vida.
    E ja agora se for verdade que o Mafra vendeu um central ao Sporting por 7.5 milhões de euros e pode chegar aos 10 milhões.
    Para mim era contratar já o gajo do Mafra para ser uma valia negocial para o Porto,se nós vendemos ao 3( acho eu) classificado da liga alemã um central mais barato que vai jogar na liga dos campeões,e o Mafra ainda vende por mais caro.
    Tragam esse gajo,por favor

    ResponderEliminar
  100. DVP e mesmo nesse caso, obviamente que o treinador passa a ter mais responsabilidade, mas a maior parte dela ainda pertence ao presidente e restante administração.

    Quem não se lembra da birra que Adriaanse fez para ter Hesselink e como acabou a história? O treinador pode pedir o que bem entender, depois a administração tem de decidir se é ou não viável para o clube.

    Estas questões relativas a contratações e vendas no nosso clube, são de à alguns anos a esta parte muito questionáveis. Valores de transferências muito questionáveis, empresários duvidosos encarregues pelas contratações, não se sabem quem define os alvos, muitas saídas a custo zero, vendas por valores baixos etc.

    ResponderEliminar
  101. PO, acho um piadão, temos o treinador como guardador do portismo. Isso é responsabilidade de quem é eleito, o treinador é um assalariado. Mas como como o FCP agora é isto, já nada me admira. Será que vamos chegar ao ponto de vermos o treinador a dizer, nem quero saber de jogadores, quero é a saída do Adelino Caldeira e Fernando Gomes? Uma administração, presidente incluído, refém de um treinador, com administradores que só abanem a cabeça ao treinador? Reconhecer o grande trabalho do Sérgio, OK, mas isto é a subversão total do que deve ser um clube/SAD. AO que chegou o FCP e ainda há quem queira mais 4 anos disto.

    ResponderEliminar
  102. Caro DVP e Amigos:
    Quando um administrador financeiro diz publicamente e de forma acentuada que teremos de vender até 30 de Junho está a demonstrar dificuldades e a depreciar os activos pois os possíveis interessados irão tentar o mais barato.
    Um empréstimo obrigacionista a uma taxa de juro elevadíssimo (motivo pelo qual a procura ultrapassou a oferta) não é um sucesso mas sim o insucesso resultante de má administração e as palavras proferidas que visaram o sucesso desportivo são uma ofensa para Sérgio Conceição. Não dá para entender este tiro nos pés, não de pistola mas de canhão sem recuo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  103. " Uma administração, presidente incluído, refém de um treinador, com administradores que só abanem a cabeça ao treinador?"

    Preferes um imbecil que é "diretor financeiro" que abre a boca e diz barbaridades e disparates? Preferes o magro que foi gordo, a ostracizar o treinador que nos tem garantido sucesso desportivo, e relativa saúde financeira? Quando há um ano o Sérgio renovou, esses dois artistas, nem foram à cerimónia da renovação - lembraste de eu falar nisso aqui? - mas foram os dois únicos "admnistradores" ausentes? Provavelmente gostam mais do NES, ou do Peseiro, esses é que são bons treinadores. O Sporting que anda a contratar putos da nossa formação, não quer levar a custo zero essas duas vedetas? O Raúl Pais podia levá-los para o Sporting era um grande favor que fazia ao FC Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe que o magro que já foi gordo, no seu pelouro tem obra. Já agora , meio Antero para o lugar dos administradores Baía e Gonçalves ( aí e que era uma boa aquisição)

      Eliminar
  104. Baseado na informação do TM:
    - jogadores que fazem conta dos quadros do FC Porto mas já há muito que não contam:
    Nanu 1,5M€, Carraça 0,8M€, Tomás Esteves 1,3M€, Loum 2,5M€, Bruno Costa 2M€, Romário Baró 2,5M€
    Total: 10,6M€
    - Jogadores negociáveis:
    Zaidu 10M€, Wendell 5M€, Grujic 9M€, João Mário 16M€, Toni Martinez 7M€
    Total: 37M€
    - Transferências já realizadas:
    D. Leite 7M€
    - Possíveis transferências:
    D. Costa 45M€
    Sendo certo que estes dados não representam o real valor pelo qual os negócios poderiam ser feitos, podemos ver que existe margem de manobra para se alcançar os M€ necessários para fechar as contas com saldo positivo e atacar alguns jogadores no mercado, eis algumas sugestões:
    Luis Chavez que já foi associado na altura do mundial, MD internacional mexicano valor de mercado 8M€;
    Zaracho também já associado ao Fc Porto, MO valor de mercado 12M€
    Viña DE desviado há 2 anos para a Roma foi emprestado ao burnmouth, valor de mercado 6M€
    Fran Navarro AV, do qual se diz já existir pré acordo 8M€.
    Todos jogadores já referenciados e que me parece poderiam ajudar a construir um excelente plantel, a um custo dentro das possibilidades do clube.~
    Nota: na teoria parece fácil...
    SFelgueiras

    ResponderEliminar
  105. PO, não entres por caminhos que já sei onde queres chegar...
    Eu quero um FCP como sempre foi: um clube/SAD onde dirigentes são para dirigir, gerir, que respondem aos sócios, depois os profissionais sejam eles forem, para fazerem o seu trabalho, responderem perante a administração. Foi este modelo, uma liderança forte, com cada macaco no seu galho que nos levou aos píncaros. Já passaram pelo FCP grande treinadores, nunca nenhum se atreveu a afrontar administradores como acontece com o actual. Não gosto de ver profissionais a usarem o seu prestígio para afrontar dirigentes, no caso dois vice-presidentes do FCP clube e administradores da SAD. O FCP é grande demais para ficar refém seja de quem for. Se penso assim sobre aquele que foi para mim o expoente máximo, muito mais penso sobre este ou outro qualquer treinador.
    Fernando Gomes fez porcaria da grossa, disse o que disse na presença do senhor presidente que foi quem lhe deu o DdO, o senhor presidente passa pelos pingos da chuva e os dois administradores são crucificados?
    Quero é que isto termine o mais rapidamente possível, voltemos a ter um clube onde estas questiúnculas terminem definitivamente.
    Fernando Gomes, bibota, grande referência do FCP, pagou um preço alto no passado por escolher este caminho. Infelizmente esse FCP terminou, acontecem coisas que só estávamos habituados a ver noutras paragens.

    ResponderEliminar
  106. Já aqui disse, mas repito. Sou do tempo em que os treinadores contratados herdavam o plantel e o presidente dizia: se for possível contratar alguém que o senhor queira, não deixaremos de o fazer. Aceita? Por exemplo, foi assim com o Jorge Andrade. Mourinho fez duas exigências, Derlei e Nuno Valente, no 1º ano, no seguinte o Benni.
    Antes sabíamos de quem era a responsabilidade dos jogadores que chegam, agora estamos nesta ambiguidade...

    ResponderEliminar
  107. Quero acrescentar o seguinte: também não me assustam os craques que vêm para o nosso principal rival, mesmo reconhecendo a qualidade do turco. O que me assusta é a nossa incapacidade para resolver aquilo que é importante. Como sou crente, é mais um ano a pensar assim: espero que a partir de 1 de Julho já comecemos a ver alguma coisa. Entretanto que o mal amado, mas que tem resolvido muito dos nós górdios do FCP, faça mais um milagre antes de 31 de Junho.

    ResponderEliminar
  108. PT, o ardon é um jogador parecido ao Fábio vieira um abre latas. É jovem 20 anos mas tem uma qualidade que não engana
    https://youtu.be/Ucnlkm58WGg

    ResponderEliminar
  109. Não vou fazer considerações sobre os valores e a qualidade da nova aquisição dos benfas... Não conheço, nada tenho a acrescentar sobre a vida dos outros...
    Mas tenho de dizer que a benfaria está a trabalhar bem, o ano passado teve que andar rápido e fez as aquisições em tempo, este ano está a ir pelo mesmo caminho, o que mostra organização e arranjar as soluções para, começando a época, tudo estar pronto, ou quase, sem stress. O desafogo económico (parece) também o permite.
    No nosso caso, a demonstração do grave problema económico que temos, mostra de desorganização, navegação à vista a ver de onde sopra o vento (se for desmentida após dia 30, que bom enganar-me) e o definhar de uma Instituição que era um orgulho, em relação à forma como trabalhava.
    A complicar, guerrinhas internas mostradas de forma pública, um período eleitoral que se avizinha e que vai deixar marcas, PC não tratou em tempo de uma transição pacífica, vai haver turbulência e isto só nos vai fragilizar.
    Veremos como se vai passar este defeso...

    ResponderEliminar
  110. Estes supostos problemas de comunicação não fazem sentido. Hoje comunica-se a qualquer hora, em qualquer lugar, desde que efetivamente, se queira comunicar.

    Numa organização como o FCP, a comunicação entre o treinador e os dirigentes do futebol, em primeira instância o presidente, tem que ser transparente.

    Eu não acredito que SC não tenha a última palavra sobre os reforços, quanto mais não seja, por omissão. Ou seja, não faz sentido aparecer um jogador que SC diga que não quer. Isso a acontecer, a sua atitude teria que ser, a exclusão desse elemento do grupo de trabalho. Outra coisa é darem conhecimento e SC aceitar, apesar de não ser um pedido expresso por ele.

    Numa reunião que espero que exista tem que se saber que para um investimento x são precisas mais valias y. A partir daqui tudo é volátil. Se vender um só jogador que liberte essas mais valias, quer dizer que vender outro será uma opção e não uma obrigação. Agora enquanto o valor necessário não é feito, tem que se olhar a todas as opções.

    Numa situação normal, devia ter sido comunicado ao SC que o David Carmo ia custar 20 milhões e que assim sendo só sobraria x para outros reforços. Ele poderia optar por um outro jogador mais barato e deixar a diferença para ajudar na contratação doutro jogador. Ou então, não. Queria mesmo aquele.

    É assim que imagino as conversas internas.

    Não imagino a estrutura a dar jogadores que o treinador não aprova ou o treinador a saber as limitações financeiras e exigir o que não se pode dar.

    Volto a um exemplo que já dei. Como é Otávio? É intransferível ou tem um valor definido caso apareça uma proposta? Quem define?

    ResponderEliminar
  111. Caro Manuel Vila Pouca:
    Em nada me tem agradado estas picardias públicas entre administradores/treinador que traduzem falta de respeito e disciplina e em nada beneficiam a imagem do Clube. O responsável máximo da hierarquia já devia ter posto um ponto final no assunto mas está a passar entre os pingos da chuva.
    O administrador financeiro, na sua última intervenção foi de uma enorme infelicidade, pois literalmente considerou as "suas" finanças um sucesso e os resultados desportivos um insucesso, quando na realidade o contrário é que traduz a verdade e em seis anos de vacas magras quem fez milagres foi o nosso treinador.
    Urge repor urgentemente um clima de estabilidade e respeito não dar eco a egos e usar de prudência e bom senso nas intervenções para bem do Clube.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  112. Se tivesse vindo o João Vítor, muito provavelmente teria sido um flop ainda maior que o David Carmo, tendo em conta que no slb em meia época até ser emprestado ao Nantes, jogou 140 minutos entre taça da liga e taça de Portugal. O David Carmo ainda jogou à volta de 1400 minutos, e entre campeonato e Champions que não tem nada a ver com as taças contra equipas de escalões inferiores. Só que o David Carmo custou + ou menos o dobro, custou para já 20,28 milhões enquanto o João Vítor custou 9,5 milhões. Apesar de tudo, acho o David Carmo melhor central que o João Vítor e tenho esperança que ainda venha a ser bem sucedido no Porto, devia era ter custado o que custou o João Vítor ao slb. 20 milhões + 2 milhões por objectivos, por um central, para o Porto, é uma loucura. Nem por um ponta de lança grande finalizador devemos pagar tanto dinheiro.

    ResponderEliminar
  113. Drummerkazar, ele é um desbocado e não é de agora... faz declarações que depois não correspondem à realidade, faz comentários que revelam uma grande falta de bom senso, marca golos na própria baliza como foram as declarações na Bolsa. Mas o que faz o presidente? Nada. Já lhe devia ter mandado ter recato, fale apenas daquilo que lhe compete, mas não diz e ele vai dizendo asneiras atrás de asneiras.
    Antigamente era só o presidente a falar, uma vez ou outra falavam os homens do futebol. Agora fala o financeiro. O outro Fernando Gomes, presidente da federação ou Angelino Ferreira metiam-se no que não deviam? Não. Este mete-se porque lho permitem.

    ResponderEliminar
  114. "Olhe que o magro que já foi gordo, no seu pelouro tem obra".

    Arnaldo, vou repetir, deixem o magro e o capachinho d'oiro "obrar", quanto ao outro, já deixou o FC Porto em 2015, pelo menos foi coerente, o FMI ia entrar no FC Porto, e um mês antes, pediu a demissão.

    Despeçam o treinador, e vão buscar o Peseiro, ou o professor Neca, naturalmente, o magro, e o fala barato são duas peças fundamentais e essenciais no FC Porto, 'ambos os dois' são imprescindiveis, despeçam é o incompetente do atual treinador que, tem sustentado aquela oligarquia que desgoverna o FC Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Senhor deixe de ser intelectualmente desonesto, pois ninguém quer despedir SC,mas atente nisto:Ninguém é maior qud o FC do Porto.
      Tudo o que se faz no actusl FC do Porto tem o beneplácito e é por ordem se JNPC.
      Adelino Caldeira, goste se ou não dele, tem obra feita( Andebol e Área Jurídica)
      Lembra de quem resolveu o imbróglio da rntrada na Liga dos Campeo
      es.
      Antero tem currículo vitorioso, e só saiu por não concordar com as safadezas patrocinadas po JN, para dar protagonistas a seu filhote e Pedro Pinho.
      Caso não saiba, Alexandre Costa trabalhou para o Benfica e contra o Porto.
      Luis Gonçalves pode ser portista, mas como dirigente e uma nulidade( basta ver o que no futebol juvenil.Destruiu todo o trabalho de Raul Peixoto, Feliciano e Joaquim Silva.
      Baía, optimo jogador, mas uma nulidade como gestor.
      Só para terminar, Caldeira e administrador da Sad desde a duz fundação, nunca meteu bico no futebol.
      Antero subiu a pulso, começou na revista, mas é cem vezes melhor que os que lá estão (sabe a quem se deve o museu).
      Melhor do que destilar ódio e procurar informar se é saber das coisas.
      Saudações de um Andrade com 62 anos de vida e 53 de socio( Superior Norte 29699)

      Eliminar
  115. PO, coitados, salvo seja, dos teus ódios de estimação. Mas para tua informação, o outro não fugiu, foi empurrado, obrigado a sair. Mas como temos visto, foi muito bem substituídos. E deixa-te de conversa da treta e de gozar com quem tem opiniões diferentes, ninguém pediu ou quer a saída do treinador. Agora, acompanho o FCP há mais de 55 anos, já passaram pelo clube grandíssimos treinadores, todos em determinado momento foram criticados, assobiados, contestados, mas no Sérgio ao de quem tocar, nem que seja com luvas de película, vem logo o PO com o pau na mão para bater.
    Deixa-te de fanatismo e respeita os outros.

    ResponderEliminar
  116. Se querem fazer críticas ao FCP no seu todo, façam, mas dentro dos limites e não com insultos gratuitos e anónimos.

    ResponderEliminar
  117. OLHA O NORTE.
    QUE PAVIO DE CHEIRO A MOFO.
    Sérgio Conceição grande treinador, anjo da guarda do sr presidente. Já sei que foi o sr presidente que o escolheu, como escolheu Peseiro, o espanhol floptegue e um Italiano que mal entrou foi logo despedido etc Agora cada macaco no seu galho, aquilo já parece a Babilonia, só confusão. Para mim, nem Pinto da Costa nem o espilra canivetes o baixinho, nem Caldeiras, tudo de Charola, nova gente antes que vá de mal a pior...

    ResponderEliminar
  118. Senhor Arnaldo, folgo em saber, o FC Porto em 2017, ficou sob alçada do fair-play financeiro, mas provavelmente os admnistradores então, estão todos isentos de qualquer responsabilidade, seja o Presidente, o Antero (ex diretor geral), o Caldeira, o Fernando Gomes, ou ainda fora da admnistração, o Alex, ou os ex. amigos do Alex.

    Também folgo em saber que num quinquênio (entre 2013 e 2017), anterior ao fair-play financeiro, o FC Porto apenas conquistou o campeonato Kelvin (já com imensas dificuldades), e uma Supertaça com o Paulo Fonseca, 2 títulos, em 20 disputados em Portugal, isto em 5 anos. Naturalmente, o Presidente, o Antero, o Caldeira, o Fernando Gomes, o Alex, e os amigos do Alex, não podem ser responsabilizados pelo tremendo insucesso desportivo desse ciclo.

    O FC Porto, mergulhou numa profunda crise desportiva e financeira, a pior das últimas quatro décadas e meia, e não há responsáveis? O Presidente à cabeça, mas também o grande guru Antero, ou o Steve Jobs do pontapé no esférico, também não tem responsabilidades algumas nesse processo? Afinal quais eram as suas funções no FC Porto? Senhor Arnaldo, uma notinha, só validamos de forma seletiva a informação via Rui Pinto? Não foi o Banco BMG, do Brasil que suportou os custos de construção do museu do FC Porto? Ou provavelmente foi o benemérito Vara de Vinhais?

    "Só para terminar, Caldeira e administrador da Sad desde a duz fundação, nunca meteu bico no futebol."

    Diz-me que essa personagem, nunca meteu o "bedelho" no futebol, mas já tem legitimidade para desde o camarote do croquete no Jamor, invetivar ou injuriar o treinador da equipa de Futebol, depois deste ter conquistado mais um título?

    ResponderEliminar
  119. PO, deixa-te de ser intelectualmente desonesto. Nos piores períodos do FCP é obvio, foi dito e redito, todos têm responsabilidades. O que não é admissível e isso também foi dito e redito, é para o bom os méritos são exclusivamente do presidente, para o mau arranja-se sempre um bode expiatório.
    Portanto, o Antero tomou más decisões, fez porcaria, fez, mas só por cegueira ou má-fé é que não se reconhece também aquilo que fez de bom. E sim, foi o Antero que conseguiu o patrocínio do BMG para a construção do Museu e isso até o senhor presidente reconhece. Ou o BMG apareceu aqui a dizer, olhem, nós queremos patrocinar um Museu, vocês estão interessados?
    Concluindo, tu quando pensares em dar lições seja do que for, lembra-te que eu não admito faltas de respeito, nem provocações de ninguém. E em questões relacionadas com o FCP, muito menos, principalmente de quem nem sequer é sócio do FCP.
    Fica o aviso.

    ResponderEliminar
  120. Tomara eu que regressassem os tempos do Antero! Aqueles tempos em que eram anunciados nas capas do "Rascord" e da "A Bosta", como estando já contratados pelo slb e prestes a aterrar na Portela, Lisandro, Falcao, James Rodriguez, e depois aterravam no Francisco Sá Carneiro e para assinar pelo Porto.
    Mas como o Antero no Porto já passou à história, eu agora gostava era que passasse à história, rápidamente, a direcção/administração que lá continua, e que já fede. E que continuasse o SC, porque apesar de alguns erros, entre o deve e o haver, o saldo é claramente positivo. Tem sido o salvador da pátria, quer dizer, do Porto.

    ResponderEliminar
  121. Caros Portistas,

    Falarem no benfiquista de vinhais como um exemplo?? Quem era benfiquista de vinhais antes de chegar ao Porto?? Saiu do FCP multimilionário e mais não vale a pena dizer.
    O que nos devia preocupar a nós(direcção do FCP) como é possível os padres continuarem todos a apitar e como acabar com essa corja? Porquê não fazem queixa na UEFA/FIFA dos processos que os corruptos encornados têm?? quando fomos nós fizeram logo queixinhas e fomos suspensos temporariamente da champions, eles ainda gozam com tudo e com todos, a inércia da direcção/Presidente é NULA.
    Ainda ontem no Andebol fomos roubadinhos, roubadinhos e nós nada?? Em relação ao Andebol, os reforços que vieram ano passado foram uma decepção, deixaram muito a desejar, espero para a próxima época termos uma equipa para champions porque para cá com os roubos que vimos ontem será sempre cada vez mais complicado.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  122. As declarações de FG já estão a surtir efeito...man utd está a fazer pressão para baixar o preço de diogo costa! Se o porto ceder é mais um pessimo negocio do porto....

    ResponderEliminar
  123. OLHA O NORTE
    O FOLCLORE DA CS, AO LAMPIÂO.
    Eu dou de barato, deste folclore que a cambada da CS vermelha faz, das compras e vendas dos lampiões para esta época, é tudo para entreter laparoto, é sempre o mais do mesmo. Estou mais preocupado é das vigarices, das batotas, dos crimes desta Tribo que a Justiça deste país a passos de caracol vai acabar por deixar tudo em águas de bacalhau.

    PRECISAMOS DE OUTRA GENTE NO CLUBE.
    No Reino do Dragão anda uma falta de Ar Financeiro, uma confusão de quem manda mais desde do treinador ao sr presidente, quem sai quem poderá entrar. Enfim, enquanto o sr presidente não tiver coragem de se reformar, de deixar de pensar que o FCP não vive sem ele que já não é futuro, vamos andar com esta Cruz à espera que as moedas se transformem em notas e as pedras em pão.

    UMA TRUPE DE ARBITROS MANHOSA, CONFIANÇA DEMASIADA AO ADVERSÀRIO, NÂO VAMOS À FINAL.
    Ontem no Andebol deixamos de ir à final porque a arbitragem incompetente tendenciosa assim o quis, porque não dize também que o FCP deu demasiada confiança à lagartixa falhando demasiado. Direi que a lagartixa estava naturalmente ao nosso alcance ao nosso dispor, se, o FCP estivesse mais empenhado e um pouco mais de sorte, nem falo dos incompetentes apitadores de transformar um livre a nosso favor num penalti contra o FCP...



    ResponderEliminar
  124. Estava eu a ver as 24 horas de Le Mans na Eurosport , quando um mecânico no exercício da sua função cai , entretanto logo o comentador sai com esta piadola foleira , " falta a favor do FCPORTO"
    Eu pergunto , até em desportos automobilísticos temos de levar com faltas de respeito ??? Felizmente já alguém pôs isso nas redes sociais , para que se veja a pouca vergonha que existe , e o anti-portismo que grassa neste país , onde somos sistematicamente alvos de insultos , ordinariceses , comentários jocosos e depreciativos da comunicação social da capital .
    Mas em abono da verdade , isto só acontece porque temos um rei fraco , cujo a sua única preocupação é agarrar-se ao poder até que a morte o leve , quando devia a seu tempo já ter preparado a sua sucessão ..

    Vamos esperar tranquilos por quanto o Diogo Costa vai sair , para depois esmiuçar ...

    ResponderEliminar
  125. Dragonguard, é verdade, quem nos viu e quem nos vê. Eu ainda vou perdendo algum tempo a responder a estás merdas nas páginas deles - por exemplo, o Caiado Guerreiro já teve de me aturar -, mas sou uma espécie em vias de extinção, isto devia ser multiplicado por muitos portistas e em simultâneo uma reacção forte do FCP para a direcção da Eurosport

    ResponderEliminar
  126. Uma direcção completamente decrépita que não impõe respeito nenhum e não reage a nada, e uma sensação de impunidade cada vez maior no universo benfiquista, levam a que qualquer merdoso jornalista, se sinta à vontade para gozar com o Porto ou pessoas do Porto, em plena transmissão televisiva. Se um jornalista portista tivesse a ousadia de fazer uma coisa destas, o slb ia fazer toda a pressão e + alguma para ele ser despedido e ter enorme dificuldade em voltar a arranjar emprego. E isso ia acontecer, porque já aconteceu por menos. O ponto a que isto chegou!

    ResponderEliminar
  127. Nós enquanto adeptos , simpatizantes e sócios do clube podemos e temos a obrigação de denunciar , espor estas vergonhas , temos o direito á indignação .
    Mas é o nosso clube e os seus responsáveis que devem de forma implacável , de defender com unhas e dentes uma instituição centenária , que goza de grande prestígio no estrangeiro .
    E não pode ser só o Francisco J Marques e a newsletter da revista , tem ser muito mais do que isso ...

    Ontem a ver a final da Champions , e o mau espectáculo protagonizado por ambas as equipas , dei por mim a pensar , se tivéssemos uma equipa/plantel do nível 2004 , 2011 , ou até de 2007 , 2008 , tinhamos ganho a Champions este ano ...


    ResponderEliminar
  128. O City nem parecia a mesma equipa... O FCP no conjunto dos dois frente ao Inter foi melhor, perdeu a eliminatória porque não teve eficácia. Não digo que ganhasse a CL, mas com os adversários que havia nesse lado da grelha podia pensar na final.

    ResponderEliminar
  129. Boa noite a todos

    Sobre a rabula da Eurosport, embora não seja adepto de disparar de qualquer forma, lembro -me que há uns anos, por uma situação idêntica, o SLB processou um jornalista e o sei jornal por difamação. Começo a achar que se calhar convinha começar a ir por aí. Porque senão ninguém nos leva a sério.
    Mas será para outra Direcção, está não vai fazer nada, com sorte mais depressa processava um portista por alguma crítica ao Presidente...

    ResponderEliminar
  130. Estive a ouvir com atenção e aquilo pareceu-me uma picardia entre amigos que não têm noção.
    Um diz: tropeçou numa toupeira. O outra responde, falta para o FCP.

    Agora e isso é que verdadeiramente importa, são os comentários e análises de gente que se apresenta como especialista, como independente e estão sempre com duas camisolas vestidas. A do Benfica e do antiportismo.

    ResponderEliminar
  131. Os outros fazem grandes contratações...em termos financeiros...fazem grandes vendas, o Porto, contrata jogadores para a equipa B. Começo a ficar seriamente preocupado com o valor da venda do Diogo Costa, pela demora em ser anunciado o negócio. Provavelmente, lá vai + um com uns 30% de desconto ou +.

    ResponderEliminar
  132. OLHA O NORTE.
    ESTÂO-NOS A PERDER O RESPEITO.
    Infelizmente somos gozados, insultados por esta canalha de gente, porque o sr presidente já não reage. A falta de voz, e de força do sr presidente é fruto da sua idade avançada.

    UMA FINAL SEM CHAMA.
    O jogo de ontem entre o City - Inter foi uma final de merda, ganhou o que cheirava menos mal...

    ERA VERMELHO, ROXO, O QUE QUISEREM.
    Podem dizer que o Antero era vermelho de Vinhais o que quiserem, mas era o homem que construiu o Museu que conseguiu o patrocínio do BMG, a Revista Dragões. Foi o homem do futebol, que conseguiu trazer bons jogadores. Hoje quem trata disso? eu sei que não há dinheiro, mas também não temos ninguém para o futebol...









    ResponderEliminar
  133. Digo com tristeza, mas espero que o Diogo Costa saia. Se não sair não sei como vamos resolver o problema, apresentar contas equilibradas.
    E como já disse, se se confirmar aquilo que já me chegou há uns meses, são 50 líquidos para o FCP.

    ResponderEliminar
  134. 1- Continuo a acreditar que o clube não é capaz de vender DC por mais de 30/40 milhões, alguém que vendeu Diaz e Vitinha pelos valores que vendeu não é capaz de mais por 1 guarda redes.
    Não está aqui em causa o valor dos jogadores, são as pessoas que trabalham no clube que nem o Halland seriam capazes de vender por mais.
    2- A sua venda não irá resolver nenhum problema, da mesma forma que vender Diaz, Vitinha e FV na mesma época não resolveu nada, apenas empurra os problemas com a barriga.
    Podíamos fazer 500 M em vendas que o dinheiro desaparecia em semanas e todos os problemas se mantinham.
    Volto a remeter para as palavras de FG, é preciso engolir porque estamos desesperados.

    ResponderEliminar
  135. Uma coisa que não tem nada a ver com o FCP. O clube do guardanapo desceu. Não consigo deixar de sentir um certo gozo depois de muitas situações em que o Marítimo claramente se mostrou hostil contra nós. Depois das intervenções tristes do seu ex-presidente guardanapo, a última foi a questão do relvado onde criaram uma conta no Twitter só para nos atacar. Espero que este interregno na segunda liga lhes faça bem e olhem para dentro porque, por outro lado, tenho uma certa pena que um clube que normalmente tem uma assistência jeitosa no seu estádio desça.

    ResponderEliminar
  136. Concordo com o Pedro Ramos, infelizmente. Quem vende um avançado e um médio organizador de jogo, por 40 e poucos, é expectável que venda um gr por 30 e poucos. Se o Diogo Costa é um grande gr, os outros, também eram um grande avançado e um grande médio, e foram vendidos por patacos. Se vierem 40, tendo em conta a forma como tem vendido esta administração incapaz, dou um suspiro de alívio.
    Gostei do Marítimo ter descido, tal como já tinha gostado de ter acontecido o mesmo ao Santa Clara. Clubes lacaios do slb, que se esfarrapam todos contra o Porto, é bom que desçam todos, foi pena não ter descido também o Casa Pia.
    Quem também deve estar muito contente, são os verdadeiros adeptos do Belenenses, do Clube de Futebol os Belenenses, que ascendeu dos distritais até ao futebol profissional, enquanto o usurpador BSad, fez o percurso contrário, da 1a divisão para a 3a, rumo aos distritais. Devem estar duplamente felizes, os belenenses.

    ResponderEliminar
  137. Em inglaterra o tottenham prepara-se para desembolsar 45M€ pelo guarda redes espanhol David Raya, 27 anos do brentford.
    Olhando a estes números e transpondo para a nossa realidade, penso que D. Costa, mais jovem e com mais potencial de crescimento poderá ser negociado por um valor próximo da cláusula de rescisão.
    Entretanto novidades sobre este e outros assuntos só depois do S. João, mais para perto do fim do mês de junho...
    Sfelgueiras

    ResponderEliminar
  138. Está tudo capturado pelo slb. A estratégia de captura de todos os poderes está cada vez + à vista de todos. Arbitragem, organismos desportivos, comunicação social, clubes pequenos da área de Lisboa e não só...subiu agora + 1 capturado, o Estrela, para se juntar ao Estoril e Casa Pia...políticos, autarcas, juízes. Mesmo assim, o Porto de SC e Otávio, fê-los sofrer até à última jornada. Não admira, que a vermelhada da CS, esteja mortinha por ver o SC e o Otávio fora do Porto. Pudera, o slb a fazer um esforço brutal para controlar tudo e + alguma coisa, para que o campeonato seja um autêntico passeio para o slb, e mesmo assim, um Porto longe dos seus melhores tempos, liderado fora de campo por SC e dentro de campo por Otávio, deu-lhes água pela barba, até à última jornada, e não fossem os padrecos presentes até ao fim, a dar-lhes + uns pontinhos, nas últimas jornadas, com Braga e sporting, e não tinham ganho nada, apesar do brutal investimento na equipa e da captura de todos os poderes. Por isso, os cartilheiros do slb nas tvs, falam com raiva muito mal disfarçada, de SC e Otávio, e querem-nos fora do Porto a todo o custo.

    ResponderEliminar
  139. OLHA O NORTE.
    UM BAZOFIAS DA ESCOLA DO PADRINHO.
    O Rei vermelho dos tuneis anda por aí a cagar postas de pescada por ter ganho o campeonato à custa da arbitragem. Cheio de bazofia o cujo, que cuspiu no prato do padrinho que lhe deu de comer, que tem os lambe cus da CS a dar-lhe colo. Esta personagem que tem o rei na barriga, que compra paletes de jogadores muitos para os por na prateleira, que fala do passado europeu do seu clube do tempo do parque Jurássico, não passa de um sonhador compulsivo.
    Vamos aguardar como vai ser a queda do sonhador se houver Justiça, aquela Justiça que eu sinto alguma vergonha e tenho medo...

    ResponderEliminar
  140. Boas

    De há uma decada para cá nota-se mais a má gestão(para mim já existia anteriormente)por parte do Porto ,isto também deve-se porque os outros subiram de qualidade futebolista (porque beneficiados sempre foram)so que agora juntam jogadores e negócios.
    Exemplo disso este ano o campeão europeu, comprou lá 2 jogadores e outro veio da academia deles .
    Portanto têem qualidade nesta ultima década.

    Já neste momento estão a fazer o trabalho deles.
    Otamendi ja renovou( foi o que li)
    Este que chega do Roterdão fiquei com a idea que era o maestro da equipa campea da Holanda.Parece bom jogador

    Sei que Conceição não precisa do Porto para viver o dia a dia.
    Mas creio que a forma de estar do FCP acrescenta vida ao mesmo (a busca incessante de vitórias)
    Mas Conceição não pode continuar a fazer das tripas (a moda do Porto actual) coração.
    Esta direcção tem de ter a grandeza negocial que este clube tem actualmente.
    Tem urgentemente que acrescentar qualidade ao plantel.

    Pinto da Costa tem o grande Mérito de ter empatado no número de títulos em Portugal .
    So que tem de gerir a grandeza actual do clube e largar a frase.
    Quando atravessamos a ponte para o outro lado já estamos a perder.
    A conjuntura actual e o nosso prestígio assim o exige.
    Só Conceição e os actuais jogadores não chegam é preciso uma direcção presente também,com a mesma vontade de vencer de Conceição actual ou de Pinto da Costa de há 20 atrás (mínimo)

    ResponderEliminar
  141. O Ruim dos túneis, pra além de ser um mafioso do piorio, é um merditas, um empinadito. Da forma como ele se pôs em bicos de pés em relação ao recente vencedor da Champions, até devem ter pensado que ele era o presidente do Real Madrid ou coisa parecida. Que merdoso, que tristoide! Alguém que o informe, coitado, que a associação criminosa que ele dirige, nunca ganhou uma Champions, e que mesmo o pouco que ganhou, já ninguém se lembra, já foi há + de 60 anos! Que figurita tão ridícula!

    ResponderEliminar