Miguel Sousa Tavares regressou à crónica desportiva, agora no Record.
Não vou esmiuçar, contrapor, não estou para aí virado e faltam-me dados concretos, mas deixo apenas uma simples pergunta: de quem é a responsabilidade de Fernando Gomes continuar vice-presidente do FCP, administrador da SAD e até, ter recebido um Dragão de Ouro?
De quem é a responsabilidade da gestão desportiva, é do administrador financeiro? Foi Fernando Gomes o responsável pela saída do Mbemba a custo zero, com Pepe na casa dos 40, Marcano na dos 35 e vindo de uma época lesionado, não se actuar em tempo útil e teve de se ir gastar um balúrdio em David Carmo? E David Carmo era o central que o treinador queria muito e por isso fomos obrigados a um grande esforço financeiro para satisfazer os seus desejos, ou Sérgio Conceição queria outros até bem mais em conta?
Muito simples caro Dragão até à Morte.
ResponderEliminarJorge Nuno Pinto Da Costa.
Como sempre, e em tudo o que se passa no Clube, o responsável é o Presidente.
Diria que nem é o Director Financeiro que está a mais, é apontar mais acima...
Não é preciso ter muitos conhecimentos em contabilidade e gestão, nem é preciso conhecer a fundo a situação financeira do clube e da SAD para perceber que a actual gestão financeira é um desastre. A cada ano, a presença na liga dos campeões e a igualmente obrigatória venda dos activos mais valiosos, têm evitado a falência. Se juntarmos ao desnorte financeiro a ausência de projecto desportivo então o futuro só pode ser sombrio, num clube que a determinado momento da história teve todas as condições para crescer de forma sustentável. Ao contrário vê os adversários com situações financeiras menos dramáticas e com projectos desportivos sólidos, assentes nas academias, das quais têm retirado proveitos..
ResponderEliminarAcredito que o fim de um era esteja perto do fim e essa poderá ser uma grande notícia..
Sfelgueiras
Sfelgueiras, completamente de acordo. Mas se Pinto da Costa continuar a durar e os sócios a votarem nele, nunca + saímos disto.
EliminarOLHA O NORTE.
ResponderEliminarO MILAGRE DO DRAGÂO DE OURO. que não caiu bem, mesmo aos seus amigos mais próximos, sr presidente.
O diretor financeiro nunca sairá do FCP, enquanto o sr presidente por lá andar, porquê?- Porque lhe faz as vontadinhas.
As finanças do FCP, é um cofre sem fundo um poço. O que de bom já vendemos, o dinheiro que já entrou e continua de mal a pior.
Não há milagres (só o milagre da entrega do Dragão de Ouro ao sr dr fG.) o resto só com uma vassourada. Gente nova capaz com credibilidade e pedir uma auditoria às contas do Clube precisa-se e com urgência.
Mais uma vez me vou repetir, Obrigada sr presidente, mas o sr já não é futuro é passado o problema. Não adianta promessas sonhadoras nem falar sempre do passado, que o sr vai ficar na historia do Clube, não tenho dúvidas, pode sair descansado.
É de salutar este regresso de Miguel Sousa Tavares , ainda que escreva para uma estrumeira .
ResponderEliminarQuanto á crônica , nada que não saibamos , escreveu o óbvio , estes dirigentes estam obseletos , parados no tempo , sem qualquer tipo de visão no futuro .
A nível financeiro não vamos sair deste lamaçal com esta direção , antes pelo contrário , vai afundar mais .
Comparando com os outros rivais e até já com o Braga , a tendência é ficar para trás a nível de modernização , sponsor , formação , parcerias , comunicação , etc ...
Ainda há quem queira mais 4 anos disto ...
A pergunta que vale 21 milhões , quem foi o responsável pela compra de David Carmo ??? O presidente ??? Sérgio Conceição ???
Concordo com O MST.
ResponderEliminarUm grupo de taberneiros não administraria pior o FCP.
Bem Haja ao regresso do MST
ResponderEliminarConcordo a 100% com ele...e de facto este diretor deve andar a gozar com todos nós!!
Mas afinal o que é que ele fez até agora?
Não tem visão nenhuma do que é gerir um clube de futebol, gerir não é só vender e comprar jogadores
Os patrocinios, os naming, os protoclos com diversas entidades bancárias nacionais e sobretudo estrangeiras!!), ser inovador na marca PORTO.
O que me leva a pensar é uma gestão a taberneiro, vende aquele para pagar e investir....
Batemos no fundo...o que nos resta é a ilusão do Sergio Conceição!
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarSR PRESIDENTE.
Para alem dos puxa sacos que por razões obvias lhe dão todo o apoio, também há aqueles que lhe reconhecem mérito de obra feita (bem paga claro) mas que entendem como eu, que o seu ciclo de muitos anos como presidente, da idade avançada, pelo momento atual que o clube se encontra, acabou. Só precisa da parte do sr presidente um pouco de noção do seu estado do momento, natural, e um pouco coragem, para passar o testemunho. Porque será que não o faz!?...
Caros Portistas,
ResponderEliminarClaro que a responsabilidade é do Presidente, para o bem e para o mal... mas como já vi o Presidente culpar um treinador (Lopetegui) não me admira nada que possa vir a culpar o FG. Não esquecer que o FG quase falia a câmara do Porto portanto está habituado a estes cenários. Se não fosse do partido do governo não entenderia como é, é fácil... agora o FCP não é os clubes de lixoboa que tudo lhes é perdoado portanto muito cuidado, não nos esqueça-mos do Glasgow Rangers que foi à falência.
Numa coisa concordo em absoluto com o MST, como é possível não haver patrocínios de jeito?? não sabem vender o clube?? é natural, não têm paixão não sabem vender, nem o Basket tem um patrocínio há anos, uma vergonha.
Não sei se vamos ter mais 4 anos com este Presidente mas uma coisa é certa, não estamos no bom caminho, bem pelo contrário.
A inércia desta direcção em relação aos casos de corrupção dos corruptos encornados é absolutamente de bradar aos céus, diria mesmo de levantar um morto da campa... à pqp só querem mamar e nem trabalham em prol do clube, se calhar há muitas toupeiras lá dentro não me admirava nada, nada mesmo, ao ponto que o FCP chegou tudo é possível, quem vier a seguir não terá uma tarefa nada fácil, há muito para limpar e o buraco será bem maior do que dizem. O Presidente que todos nós amamos e respeitamos já não é o que era, ficaremos eternamente gratos mas acho que se quiser sair com dignidade saia campeão no próximo ano e vá de ferias que bem merece.
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
Um dos melhores escritores portugueses com uma visão muito assertiva sobre o seu clube...na mouche!
ResponderEliminarÀs perguntas só alguns respondem? O senhor presidente continua anão ter culpa de nada, há sempre uns bodes expiatórios que lhe vão permitindo passar pelos pingos da chuva? A gestão desportiva é da responsabilidade de Fernando Gomes?
ResponderEliminarFG é um desbocado, sem noção, faz declarações que a realidade depois desmente, está agarrado ao lugar - o outro Fernando Gomes e Angelino Ferreira bateram com a porta porque não concordavam com a gestão desportiva -, mas culpá-lo de tudo que de mau acontece actualmente é um manifesto exagero.
A propósito da inércia que se apoderou dos mais altos responsáveis, então um tipo faccioso, desonesto de uma ponta à outra e que ataca sistematicamente o FCP, o FCP reage às tropelias, ele faz queixa no CD e o FCP é castigado com uma multa? E vai ficar mudo e quedo, não vai reagir contra mais este absurdo do órgão disciplinar da FPF?
Amigo né quando o acionista PC sair o FCP acaba
EliminarCaro DVP,
ResponderEliminarComo sabe não dou para o peditório do Dr. Gomes. Sempre achei incompetente e absolutamente inerte em tudo o que faz. Aliás o percurso fala por ele. Teve tudo a favor, deixou a CM Porto para ir representar o centralismo e com as finanças totalmente depauperada. É uma daquelas figuras que nunca engana. Vê-lo como administrador financeiro da SAD é o pináculo da estupidez da qual apenas o Presidente pode responder. É inqualificável. Caminhamos para definhar durante anos...
Pinto da Costa, é o epicentro de tudo o que está mal, muito mal, em termos financeiros, comunicacionais e de gestão desportiva, no FCPorto. Não vale a pena estar sempre a bater nos colaboradores dele. Há é que alguém credível candidatar-se ao lugar que ele ocupa actualmente, os sócios darem a vitória a esse candidato e respectiva equipa, e PdC ir pra casa, gozar a velhice que ainda lhe resta. E pode-se atribuir-lhe o título de presidente vitalício, pra ele não se sentir corrido.
ResponderEliminarBoas
ResponderEliminarAgora me lembra,para além de Galeno e o Namaso
Que jogadores da B chegaram a equipa principal.
Por favor excluam,quem por um acaso marcou um golo,ou os vencedores da youth champions.
E que eu não sigo a b.
"Obrigações do Benfica superam 121 milhões de euros
ResponderEliminarTemos muito mais dinheiro e muito mais investidores", salientou o responsável, acompanhado pelo presidente, Rui Costa, que não prestou declarações no final da apresentação dos resultados. O CEO da SAD benfiquista sublinhou ainda que a venda de jogadores será sempre uma receita fundamental para que o clube possa assegurar o pagamento de salários e competir a nivel internacional" - declarações em meados de maio
A venda dos jogadores é transversal ao futebol português. A questão que se coloca é porque sabendo todos que é esta a necessidade, há uns que vendem bem e outros vendem mal.
Aqui, penso que todos têm responsabilidade. Presidente, diretor financeiro, diretor para o futebol e treinador. Isto é uma pescadinha de rabo na boca. Sai a custo zero, vai buscar jogador, não duplica ou triplica o valor, tem que vender outros à pressa, depois desvaloriza o plantel, saem jogadores que vendidos na altura certa dariam concerteza o dobro do valor.
O benfica com mérito, sorte, disfarçado, etc conseguiu duas vendas acima dos 100 milhões, outras bem acima dos 50. Até conseguiu ganhar uns milhões largos com um jogador que o Real Madrid embicou e que nunca lá jogou. Serão os agentes?
Se o FCP não conseguir vender o Diogo a roçar a cláusula podem ir todos embora de imediato.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarJÁ HÁ MUITO QUE PRECISAVAMOS DE UM MST.
Acabei agora mesmo de ler com toda a atenção, o artigo do Miguel S Tavares no Jornal desportivo da Cofina. Sabemos que MST, é um portista atento com crédito na escrita literária no discurso e nas suas opiniões. No desporto, principalmente no futebol a nível interno ou externo quer se goste ao não, critica livremente sem hipocrisia. Varias vezes deu prova na defesa do seu Clube do coração. O aviso ao diretor da redação do jornal nesta 1ª crónica, é bem elucidativa, deixando bem claro que será sempre livre da sua opinião.
Bem aja Miguel S Tavares dá-lhes, doua a quem doer, como eles dizem...
Mário, é mesmo uma pescadinha de rabo da boca. No passado conseguimos quebrar esse ciclo vicioso. Agora vai ser muito mais difícil. Antes tínhamos melhores jogadores, vários para poder vender, um passivo bem menor, capitais próprios positivos, dependendo de melhores ou piores prestações na Champions League, vendíamos um ou dois. Agora são precisas muitas dezenas de milhões de mais valias e temos menos oferta.
ResponderEliminarOLHA O NORTE.
ResponderEliminarA JUSTIÇA DOS E,MAILs.
Depois de se saber, qual foi a condenação dos crimes gravíssimos no processo Toupeira, nada me admira na condenação da divulgação dos E,mails! Mas, como cidadão comum, que não percebe nada sobre direito, fico baralhado com tudo isto, porque, já não sei quem são os criminosos! Baralhado e enjoado. A ser verdade, que o sr doutor advogado de defesa dos arguidos condenados no caso dos E,mails, vai recorrer, e caso perca nas instancias portuguesas, irá recorrer aos Direitos do Homem, aos direitos do homem! Ao dizer tudo isto, o sr doutor está mesmo convencido que alguma coisa ficou mal na fotografia. Da outra parte, um sr dr não sei se é o mesmo que diziam que era o super sumo, diz, com toda a convicção, (mais ou menos isto) que para ganhar não vale tudo, que para ganhar não vale tudo! Continuo cada vez mais baralhado.
Sr doutor MST o sr que também é formado em direito, se me poder ajudar, deia uma opinião do seu saber. Obrigada...
Vila pouca, obviamente é o PRESIDENTE o responsável número 1. É ele que fez a cama agora deita se nela. Agora permite me que te diga que neste momento os que estão a destabilizar são o Fernando Gomes e o Adelino e sabem pk?
ResponderEliminarPk querem ficar bem na fotografia, vender os jogadores que eles acham que vão dar dinheiro, para continuar a receber o ordenado chorudo e não gastar muito para que digam q estão a fazer um excelente trabalho.
É HORA DA MUDANÇA, VENHA ALGUÉM COM PROFISSIONAIS de excelência nos diversos sectores já chega!
Até parece que os socios do fc porto não conseguem renovar o clube
Um dos problemas é que o negócio Felix, veio colocar a fasquia muito alta e houve uma altura que uma venda por 25/30 milhões parecia pouco. Só que não era, principalmente, quando um ou dois anos depois, os jogadores saiam a custo zero.
ResponderEliminarEu consigo ver uma luz ao fundo do túnel, se o Diogo for vendido perto da cláusula e que a partir daí, o FCP só venda se quiser. E olhando de uma forma racional, Taremi devia ser o próximo. Isto apesar da sua importância.
O FCP já teve Futre, Madjer, Lucho, Jardel, Hulk, Falcão e muitos mais, fez grandes negócios e conseguiu quase sempre substitui-los, portanto, a fórmula estava certa.
4 anos depois do Atlético de Madrid ter dado os 120 milhões , agora não o quer , e pior , quase ninguém o quer , tudo se resume ao Wolverhampton ou o regresso os lampiões ...
EliminarQue falta de profissionalismo do Veron !!! , quer dizer , vai de férias para o Brazil , e entra num torneio de 2 contra 2 e lesiona-se , isto é grave ...
ResponderEliminarEu acredito no potencial deste jogador , agora , tem de deixar de ser idiota ...
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarGabriel Veron.
Não sei da gravidade da lesão, mas quando cá chegar vai sofrer as consequências.
Agora, aquele lixo da manha nojento, o tempo que perdeu a fazer chacota do jovem, só uma CS de sarjeta, rasteira como aquela coisa é que pode chegar aquele ponto.
O ARREPENDIMENTO!
A conselho de quem, não sei! O diretor financeiro do FCP comprou ações do clube! Deixa me rir taratantam, taratantam...
Até aquele gajo foi indemnizado.
O odioso o anão o palhaço, só com uns tabefes é aquela coisa ia ao sítio.
O sr presidente um homem sem voz acomodado e a justiça toma...
No meu entender há um erro histórico na gestão de PdC, que reside no facto de a determinado momento ter acreditado que a sua reputação enquanto presidente do clube era o bastante para fazer negócios de transferências, dispensando serviços de pessoas que o ajudaram a ter sucesso, nomeadamente Jorge Mendes e Antero Henrique.
ResponderEliminarA ruptura com ambos coincide com o declínio financeiro do clube. Não quero com isto dizer que se tratem de pessoas sem falhas, que nunca tenham colocado os seu interesses pessoais à frente dos interesses do clube mas é inegável que sem os negócios proporcionados por J. Mendes há quase 2 décadas e sem as vendas recentes de alguns jogadores provenientes do projecto visão 611 lançado em 2006 por Antero Henrique, a situação seria bem mais complicada.
Entretanto a academia, continua sem sair do papel e esse parece ser mais um erro decisivo, numa altura em que os nossos adversários, braga incluído, têm nas academias o seu modelo de negócio com retorno desportivo e financeiro á vista de todos.
Sfelgueiras
Bom dia a todos,
ResponderEliminarRelativamente às questões que o Vila Pouca coloca, obviamente que o responsável é o Presidente, sempre.
Gostava só de abordar uma temática que tem passado um pouco debaixo do radar, que é a constante aquisição de acções por parte de PC nos últimos tempos. O Presidente tem adquirido muitas acções recentemente, e ainda hoje é noticiado que FG também adquiriu.
Isto devia-nos questionar.
Quem compra acções, não é para perder dinheiro.
Portanto, espera que a cotação das acções suba.
Mas quais as razões que podem justificar uma valorização das acções?
Resultados Financeiros? Segundo a própria ADM, os resultados não estão garantidos, e portanto sem esses resultados, não podem as acções valorizar?
Dividendos?
Se não houver resultados, também não os há.
Ainda para mais com os mercados financeiros como estão.
Exceto que já tenham alguma venda garantida, que garante os resultados.
Mas mesmo assim, tanto investimento prolongado é, para mim, suspeito.
Só existe uma coisa que, a meu ver, pode inflacionar as acções: uma OPA.
Já vimos acontecer no SLB, na altura com o Berardo, e deu celeuma exatamente a mesma aquisição de acções por parte da ADM Benfiquista, previamente ao anúncio dessa OPA, por suspeita de inside-information.
É algo que, francamente, me tem intrigado.
Pode não ser agora, mas a sensação que me passa é que esta gente já está a acautelar o futuro. Já sabe que o mesmo ou passa por uma falência, ou por uma aquisição de algum endinheirado. E estes cavalheiros, para mim, já estão a preparar o saco com antecipação.
Mas se houver algo mais evidente que me escape, por favor agradeço que o fórum aqui esclareça, para não ter ideias erradas das pessoas.
Saudações Portistas.
Pontinha, dividendos? Não, nem pensar, uma SAD na condição da nossa nunca distribuiu dividendos, não vai ser agora nesta situação calamitosa em que se encontra.
ResponderEliminarOPA? Também não nos tempos mais próximos. PC e FG estariam em maus lençóis, estavam a comprar acções por terem informação privilegiada e isso a CMVM não permite.
Então porque será? Não sei, até pode ser porque o investimento neste momento é pouco e lá mais para a frente - para mim é inevitável a alienação de parte das acções do FCP a um investidor estrangeiro -, poderiam vender com lucros altos, particularmente no caso do presidente que tem muitas.
FG também pode ser porque acho que não tinha ou tinha poucas e assim fica um pouquinho melhor na foto. Mas é apenas especulação, não sei a razão.
Segundo o Jogo, o administrador Fernando Gomes adquiriu as 7864 ações da SAD por 39 320 euros, a 7 de junho.
ResponderEliminarOra, isso dá 5 euros por acção. Pinto da Costa comprou por pouco mais de 1 euro. Gostava de perceber...
Pinto da Costa andar a comprar acções, de há muito tempo a esta parte, e inúmeras vezes, no mercado, deve ter a ver com uma futura OPA, que não será muito próxima para não levantar problemas com a CMVM, mas deve estar para acontecer. Comprar barato, ao longo do tempo, para ser uma coisa + natural do que comprar tudo de uma vez só, para depois vender + caro e ganhar bom dinheiro.
ResponderEliminarFG, a ser verdade o que disse o jornal OJogo, é que não dá para entender nada. A 5 euros, muito dificilmente ganhará alguma coisa, as acções do Porto estão neste momento a 1,07€, pra 5 euros vai uma enormíssima valorização.
"e sem as vendas recentes de alguns jogadores provenientes do projecto visão 611 lançado em 2006 por Antero Henrique, a situação seria bem mais complicada."
ResponderEliminarSenhor Armando Pinto,
Se me permite, quais foram mesmo os jovens provenientes do projeto visão 611, que tivessem gerado transferências/encaixes consideráveis para o FCP? Eu não conheço nenhum, e recordo-lhe que esse "projeto" nasceu em 2006, e morreu em 2011, e por exemplo, em 2011 quando o projeto terminou, o Diogo Costa, e o Vitinha, estavam na Casa do Benfica de Póvoa de Lanhoso, o André Silva tinha chegado ao Padroense oriundo do Salgueiros, o Dalot estava numa Dragon force no Minho, o Fábio Silva estava a chegar do Gondomar, o Vieira tinha 10 anos. Confesso, não sei mesmo qual foi o jovem com talento que emergiu do tal projeto 611, já tentei, mas não encontro nenhum.
@Sfelgueiras: a foto completa é mais difícil, entre mudanças de mercado (vem de trás, da lei Bosman, mais tarde os fundos, o filão da américa latina q os endinheirados europeus tb passaram a explorar; e os empresários, desde Veiga até aos vários de hj; as saídas a custo zero (desde P.Assunção e Fernando) passaram a ser habituais.
ResponderEliminarSe for, por exemplo a 2010, o FCP investiu 10/11M€ para juntar a maçã podre JMoutinho a um plantel q tinha Falcao, Hulk, etc e q perdera o campeonato do rui dos túneis. Ganhou-se td em 2011 e foi decaindo nos anos seguintes; gastou-se dps uma enormidade em Danilo e AlexSandro; após o descalabro 2013/14, forte invt (fuga para a frente?) com JMendes e Lopetegui - 20M€ torrados no Adrian Lopez, salários altos tello, casemiro, e nos anos seguintes fez pelo menos 1 grd invt/ano (Imbula flop recuperou €, Oliver 1/2 flop perdeu €). Resultados: secura de títulos e fair-play financeiro.
Apenas a lembrar algumas factos para diferentes perspetivas.
O2T, o único jogador que saiu a custo zero foi o traidor do Paulo Assunção numa altura em que o FCP estava numa situação muito difícil a tentar fazer frente a mais um miserável ataque do SLB com a conivência do Vitória SC. O PA rendeu 15 milhões.
ResponderEliminarO FG não comprou ações, comprou OBRIGAÇÕES 🤦🤦
ResponderEliminarObviamente queria dizer, Fernando rendeu 15 milhões.
ResponderEliminarÉ verdade, o FCP fez um investimento acima do normal, com Danilo e Alex Sandro, mas contratou futuros laterais da selecção brasileira e teve retorno desportivo e financeiro. Um saiu por 31 e outro por 25, dois jogadores que se não viessem para o FCP tinham ido para o Benfica.
ResponderEliminarOnde a coisa se começou a complicar e originou e culminou com a violação do fair-play financeiro foi com Lopetegui e aí, mesmo não querendo voltar a um assunto que já foi mais que discutido, apesar do espanhol ter cometido erros, se o apoio da estrutura, e dos adeptos, como deve acontecer sempre, fosse o que devia os problemas não tinham atingido a dimensão que atingiram.
https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/porto/noticias/fernando-gomes-compra-acoes-da-sad-do-fc-porto-16531721.html
ResponderEliminarAnónimo, carrega mais forte na tecla, mas vai-te queixar ao Jogo. No meu comentário está claro de onde vi a notícia...
Paulo Oliveira, convido a ler: https://maisfutebol.iol.pt/fc-porto/projeto/viagem-ao-triunfo-final-do-projeto-visao-611, para entender o impacto que indirectamente o visão 611 teve na formação... Naquele tempo houve um projecto, quiça demasiado ambicioso... hoje infelizmente se há projecto, deve ser contratação de jovens estrangeiros para as equipas da formação e equipa B. Quantos são aproveitados para a equipa principal? Lembro-me do Galeno, do Namaso, olhando para o presente, no passado não me recordo de ninguém que tenha deixado marca.
ResponderEliminarSfelgueiras
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarHá gente que lê tão mal, Confundir acções com obrigações! Isto é que é truncagem. Enfim, foi só para baralhar.
Não acredito que esta gente tivesse tal ousadia em comprar obrigações, mas...
Só informar a lixeira da manhã para que não haja mais galhofa, que a lesão de Veron não é assim tão grave como eles pretendiam que fosse.
Parece, que o sr presidente vai ao mercado, mas só em Julho. apostar um pouco melhor na qualidade, não sei como, mas...
Para que isso aconteça, penso eu, já há gente apalavrada, vamos aguardar.
Estou convencido que David do Carmo vai ser uma aposta forte para a próxima época. Pepe sim, mas apostar mais na juventude no futuro.
"Benfica não irá cumprir nenhuma lei se se sentir prejudicado".
ResponderEliminarEsta tirada, digna de Al Capone, não dá direito a prisão por incitamento à desobediência civil? Olha se agora todos os slbs, seguem as palavras do capo, e na sua vida particular não cumprem as leis se se sentirem prejudicados, onde é que isto vai parar?
E os correiosdasmanhas, tv e pasquim, e a cnnportuga, onde andam? Ahhhhhh, não foi o Pinto da Costa que disse, não há problema nenhum.
Isso é o ratinho dos túneis a fazer-se caro. Se for para a frente, eles não cumprirem a lei e houver estado, vão jogar sozinhos ou contra o Canelas.
ResponderEliminarSenhor Armando Pinto,
ResponderEliminarO autor da peça, até começou bem a coisa, mas depois a coisa descambou completamente.
"O leitor mais atento à realidade do FC Porto lembrar-se-á seguramente do projeto Visão 611. Lançado por Antero Henrique em 2006, pretendia colocar seis jogadores da formação na equipa principal em 2011. Num espaço temporal de cinco anos, portanto.
O nome vinha aliás daí: lançado em 2006, ia até 2011. Visão 611.
Para o conseguir, o projeto pretendia revolucionar completamente a formação do FC Porto. A todos os níveis: scouting, treino, relação com a escola, infraestruturas, recursos humanos.
A verdade, porém, é que em 2011 o FC Porto só tinha um jogador da formação no plantel principal: o médio André Castro, que realizou seis jogos. No ano a seguir utilizou apenas o guarda-redes Kadú em dois jogos. E o mundo desabou sobre o projeto Visão 611...."
Na minha opinião, produto do Visão 611: Kadu, Castro, Ukra, e Sérgio Oliveira, entre outros, menos mediáticos.
Mas o autor da peça, mais à frente, vai-nos dizer que por exemplo, o Diogo Costa, o Vitinha, ou o Gonçalo Borges, são "filhos" do tal Visao 611, ora vejamos. O projeto cessou/terminou em 2011, e em 2011, o Diogo Costa, e o Vitinha estavam ambos na Casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso, já o Gonçalo Borges, em 2011, estava na formação do Benfica. Portanto, o rigor sem propósito, traz muito mais desavenças do que acerto ...
Volto a repetir, o Visão 611, terminou em 2011, os objetivos foram definidos e descritos na peça: "pretendia colocar seis jogadores da formação na equipa principal em 2011. Num espaço temporal de cinco anos, portanto", mas ficamos a saber, que meninos como o Diogo Costa, o Vitinha, ou o Borges, fazem também parte desse projeto 611, quando em 2011, nem estavam no FCP, é extraordinário. Também ficamos a saber, que em 2011, crianças que tinham então 9, 10, ou 11 anos, e que integravam algumas Dragon force, são também produto do Visão 611, isto é, qualquer dia a formação começa na Maternidade Júlio Dinis.
Senhor Armando Pinto, respeito a sua opinião, mas discordo completamente da mesma, aliás, quanto a peça do Mais Futebol é excessivo rigor... Enfim, a arte tanto pode morrer por excesso de rigor, quanto da extrema capacidade inventiva de alguns "jornalistas". Senhor Armando Pinto, perante os factos, pergunto-lhe, por exemplo, o Vitinha é um produto do tal visão 611?
O bicho das entranhas sente-se apoiado pelo Inquisidor na procura às bruxas, pode ser que se foda com uma pancada Santa. O padrinho que lhe deu um galho perdeu tesão quando já pensava que era o Rei disto tudo.
ResponderEliminarPorra tanta tralha, já cansa. ..
ResponderEliminarOLHA O NORTE.
ResponderEliminarO SENHOR PRESIDENTE.
Não lê nada, não sabe de nada, ninguém lhe diz nada, continua apaixonado pelo FCP, blá, blá. Começou a campanha de mais uma recandidatura, para alem da Academia ainda deve ter mais alguma coisa na manga.
Voltou a cassete, com as historias do passado, diz pouco do presente nada do futuro, já o conhecemos, diz só aquilo que lhe interessa.
Espero que sai da bruma um Don Sebastião que acabe com o reinado do sr presidente, caramba, são muitos anos do vira o dico e toca o mesmo.
Temo que vamos perder o mister SÉRGIO CONCEIÇÃO!
ResponderEliminarSérgio Conceição não tem perfil para o PSG , além disso é um cemitério de treinadores .
EliminarNão estou mesmo nada a ver ele ir para lá ... Já a Itália seguramente é mais com ele ...
O Visão 611 foi um excelente projecto, pioneiro na altura em Portugal, que só fracassou porque não houve paciência, o dinheiro necessário foi desviado para outros cenários e o espaço tornou-se cada vez mais exíguo, depois tinham acabado de descobrir uma nascente de notas de euros.
ResponderEliminarEstávamos no auge do crédito barato dos fundos de investimento e a guita era tanta que provavelmente o senhor Presidente do FC Porto achou uma perda de tempo o investimento em miúdos, afinal Andrés Castros e Kadús não valiam tanta atenção.
Como sempre, a partir de uma certa altura, o senhor Presidente trabalhou para o imediato - o tempo até lhe deu razão, a Liga Europa estava aí - e o brilho de Hulk, Falcão, Moutinho e companhia era de tal maneira intenso e real que uma Visão era mesmo isso, uma visão e assim sendo para quê pensar em eventualidades menos positivas? Logo se veria. E vê-se.
Este Fernando Gomes é uma marioneta nas mãos do senhor Presidente que o manipula como e quando lhe apetecer, aliás não será só ele. Estou absolutamente convencido que aquela blague do "ter de vender até final de Junho" não é mais que a estafada e rançosa estratégia de avisar o povo que o Diogo está vendido - para mim abaixo da cláusula - e por isso não se admirem quando se anunciar. O costume. Mas estou fartinho disto.
Bem vindo à escrita do MST. É maluco mas pelo menos é sério.
O Visão 611 teve o seu tempo e foi aqui muito discutido. Não adianta agora voltar ao tema. Há quem olhe para o projecto, se foque num item, aquele do plantel ter uma base de jogadores oriundos da formação no final do período entre 2006 e 2011 e como esse item, no que diz respeito a jogadores apenas da formação não resultou, foi um fracasso. Quem olhar para o projecto para além desse item, olhar por exemplo, para um departamento de scouting, curiosamente dirigido pelo eng. Luís Gonçalves e muito bem estruturado e que possibilitou a entrada de jogadores como James, Falcão, por exemplo, achará que não foi bem assim. Agora há uma coisa que é certa, nestes tempos não há nada, a academia continua sem avançar, a formação anda com a casa às costas, a contratação de jogadores surge por impulso, muitas vezes tarde e a más horas, estamos a perder a corrida para os nossos rivais. Temos tido a sorte de ter um treinador que vai conseguindo resultados acima das expectativas, pelo menos das minhas, principalmente na Champions.
ResponderEliminarNão nos podemos esquecer das nossas raízes, existimos também à custa de muitos jogadores estrangeiros, somos por isso, desde sempre, abertos ao mundo, do qual nos devemos orgulhar. Pouco me interessa se temos indianos, chineses ou brasileiros, desde que tenham qualidade para vestir o manto sagrado. Depois os projectos não são inemutáveis ou hirtos como uma barra de ferro, têm de ser adaptativos e preparados para assimilar rapidamente as mudanças cada vez mais rápidas e imprevisíveis que o mundo oferece. Agora o que se vê é nada. O dinheiro, scouting de excelência e sítio para treinar são a base.
ResponderEliminarOlha que aqui em França fala se muito de Conceicao no PSG...
ResponderEliminarEstou com medo....
Vamos esperar que a comunicação social que energicamente condenou os assobios e apupos no estádio de Alvalade ao João Mário , também o façam ao Otávio ... mas sabemos que não ...
ResponderEliminarAlém disso Otávio é um atleta com A grande e um homem com H grande .
Já o outro , depois do que se passou em alvalade , foi chorar baba e ranho para as saias da mulher e da mãe e renunciou á seleção ...
O Vila Pouca disse tudo no último comentário. Temos tido a sorte de ter um treinador que vai conseguindo resultados acima das expectativas. E esse é o meu medo. Quando ele sair como será? Até poderá vir alguém que consiga resultados, mas será um momento complicado. Espero que o PSG não o convença porque precisamos dele na próxima época.
ResponderEliminarHá muita coisa que tem de ser repensada no nosso clube. Ainda há poucos anos as coisas funcionavam, éramos considerados um caso de estudo. Agora estamos a passar por um período em que parece que o clube depende apenas do treinador e isso é muito mau. Não sei quando será mas irá chegar o dia em que o FC Porto vai ser obrigado a mudar e espero que aí se faça uma reflexão séria e que os interesses do clube estejam acima de tudo.
Bom dia a todos
ResponderEliminarSobre o tema que parece pairar nos jornais, a ser verdade o que paira, como portista, desejo que o Sérgio vá para o PSG. Merece essa oportunidade, está preparado para ela. Pelos vistos era a cadeira de sonho do Amorim, mas olha que não... Clube grande, com problemas de clube grande. Mas ele merece ser feliz. Que seja o catalisador para a mudança que por cá tanto falta. Estou preparado. Sei o que implicará em termos de competitividade desportiva por alguns anos. Mas é preciso que algo mude. E algo vai mudar. Vai haver muita dissensão própria dos tempos turbulentos. Os antis vão cavalgar e envenenar o poço. Mas o nosso clube precisa dessa mudança. Será sempre grande. E continuará a ser um espinho no centralismo deste país.
Saudações Portistas
«Numa jogada de mestre do Jorge Mendes, o FCPorto é bem provável que fique sem o Conceição, e o Otávio. Talvez ambos no PSG. O Caldeira, e o “Dragão de Ouro” devem estar em êxtase com esta possibilidade. Receber dinheiro para eliminar um problema.»
ResponderEliminarLi algures numa rede social, e partilho. Se o Sérgio sair do FC Porto - espero sinceramente que não - na minha opinião, o nosso clube não está preparado para esta mudança, porque neste FC Porto disfuncional, o treinador não encaixa na estrutura, mas a estrutura nos últimos 6 anos, tem encaixado no treinador Sérgio Conceição, ou dito de outra forma, a estrutura é mesmo Sérgio Conceição.
Depois, estas lideranças fortes, deixam sempre tremendas sequelas, lembram-se da ressaca Mourinho? Todavia, se no curto-prazo tivermos uma ressaca Conceição, será bem pior, porque há cerca de 20 anos no pós Mourinho, o FC Porto tinha uma verdadeira estrutura que até apanhou com o "apito dourado", tivemos um ano de jejum, com muitas saídas e entradas (com 3 treinadores na mm temporada), mas apesar de tudo, ganhamos a Intercontinental, passamos a fase de grupos da Champions, ganhamos a Supertaça ao Benfica, e disputamos o campeonato até ao final - em 2004/05, perdemos 24 pontos no Dragão, ou perdemos esse campeonato mt estranho em casa - mas depois desse ano de jejum, embalamos para um Tetra, mas como referi em cima, suportados por uma estrutura.
Tenho o hábito diário de aceder ao portal Sapo, e de espreitar as capas dos jornais, hoje tive mesmo de engolir um valente sapo, porque infelizmente todos falavam no mesmo...
É preciso ter uma grande lata, não ter a mínima noção, adeptos do Benfica, clube cheio de rabos de palha, presidentes, jogadores, adeptos, virem aqui atacar o Otávio. O Otávio só atacado porque é um grande jogador, porque representa na atitude, carácter, aquilo que é o FCP. Um clube de gente que não se verga, não presta vassalagem, não estende a passadeira. Os benfiquistas gostam é dos varandas desta vida.
ResponderEliminarEm 1985 quando o SLB foi campeão no Bessa, Petit, N.Gomes e Simão em cima do trem elétrico que os levou ao aeroporto de Pedras Rubras, insultaram o FCP e o seu presidente do piorio. O facto nem foi comentado, ninguém se revoltou, rasgou as vestes. No ano seguinte, FCP campeão, jogadores do FCP fizeram igual, deu logo polémica, um panfleto com sede na travessa da queimada até fez capa com o título, Jogadores do FCP insultam SLB. Agora andamos numa espécie de birras de meninos, de queixinhas em queixinha, parecem meninos da escola, senhor professor, aquele menino chamou-me nomes...
Um dos sinais mais evidentes deste período que estamos a passar no FCP é a forma como a esmagadora maioria dos adeptos está a encarar a possível saída do treinador. No entanto o senhor presidente vai transmitindo a ideia que está pronto para nova recandidatura. Como acredito que o senhor presidente tem a noção que se aparecer e oxalá que apareça uma candidatura forte, pode perder, vai fazer tudo para ser ter sucesso desportivo, nem que os custos sejam muito altos.
ResponderEliminarClaramente que o senhor presidente já está em pré campanha .
EliminarSem dúvida que ele sabe bem que será extremamente importante esta época , e muitas vezes , gastar muito não é sinônimo de sucesso , já tivemos provas no passado .
Espero que Sérgio Conceição não saía , não acho que o PSG seja o clube ideal para ele , e já expliquei no outro comentário .
Mas se sair , que o nosso clube seja recercido dos 18 milhões que tem direito .
Quanto ao Otávio , dizer que só um jogador com grande carácter , entra , com apupos e assobios e depois fabrica o lance do terceiro golo da seleção , é do carago !!! de jogador com tomates de aço !!!
E dizia um palhaço na rádio observador que o Otávio "colheu o que semeou" .
Otávio é um jogador de excelência , que dá tudo o que tem , inconformado , interventivo , incansável , um vencedor , e é isso que dá raiva a muita gente lá na capital ...
No comentário de antes escreve que os lampiões foram campeões no Bessa em 1985 , mas foram-no em 2005 , o campeonato do estorilgate ... dos penalties e dos livres do Simão ...
Estou convencido que SC e Otávio vão continuar no Porto. Se fosse Ojogo a noticiar a saida, estava preocupado, mas como é a CS do regime, que quer ver SC à força fora do Porto, que noticia, não estou nada. Aliás, fazendo um zaping por CS credível internacional, espanhola, francesa, inglesa, brasileira, etc., o que vejo é que todos falam que a escolha do PSG recaiu sobre Luís Enrique e que é praticamente certo que vai ser ele o novo treinador do PSG. Tal como diz o Ojogo. O que a comunicação social portuguesa diz, + ainda quando se trata do Porto, não é pra levar a sério.
ResponderEliminarParece que será o Luis Enrique o escolhido para treinar o PSG. Mas a verdade é uma. Só de pensar que o SC poderá sair, faz-me temer o pior. E mais uma vez repito, não é bom. Agora era o momento dessa tal candidatura forte aparecer, mas não estou confiante que isso vá acontecer... mais uma vez, parece que só irá haver candidaturas a sério quando PdC se decidir afastar.
ResponderEliminarÉ isso mesmo, foi em 2005, campeonato do Trapattoni, uma das maiores poucas vergonhas da história do futebol português. Com todas as peripécias que aconteceram, se esse campeonato fosse conquistado pelo FCP tinha sido o fim do mundo. Há um jogador do Estoril que ainda está à espera que o SLB cumpra o prometido e o contrate.
ResponderEliminarO Sócio maioritário da SAD do Estoril era o homem forte do futebol do Benfica, o conhecido José Veiga, só isso devia servir para aquela pouca vergonha fosse investigada e muita gente apanhada na rede da pouca vergonha.
Foi também o campeonato do "deixem o Mantorras jogar" .
EliminarNo estorilgate , aonde o árbitro calçou chuteiras do Benfica , e que ganhou do Veiga umas "lembranças" , um fato treino oficial dos lampiões , umas peças de cerâmica e tal ...
No final desse jogo o treinador do Estoril , o Litos , que queria partir a loiça depois de ser roubado , ao falar na TV , foi imediatamente ameaçado por pessoas do Benfica e do Estoril , sendo o Figueiredo , o ex vice do Damásio um deles , ele que passa a vida a falar mal de nós , aliás , deve ser esse o emprego dele nos últimos anos .
Na capa do jornal da travessa da queimada era este o vómito " Graças a Deus" .
Se o Benfica não ganhasse esse campeonato (e já não ganhavam á 10 anos !!!) Portugal teria um terramoto que rebentaria a escala de Richter ...
A ser verdade que o Rúben Neves vai para a Arábia Saudita, a proposta deve ser uma loucura, não será pela indeminização que o Sérgio deixará de ir, obviamente se quiser ganhar em três anos o que não ganhará no FCP em seis.
ResponderEliminarBoas.
ResponderEliminarJá há vários largos anos, que após o término da época, é isto que vivemos. Desde pelo menos que o SC chegou ao clube. Vive-se um clima de tremenda incerteza. Já o partilhei aqui, esta sad só está pendurada no Sérgio. Só andamos a adiar com a barriga o inadiável, sendo para mim que o problema fica pior com o passar do tempo. É confrangedor o receio da perda do SC. Já houve um tempo em que havia quem quisesse o Sérgio fora do clube, mas hoje a maioria já percebeu o estado caótico que o clube está a nivel financeiro. Mais cedo ou mais tarde, Pinto da Costa sairá, o SC sairá. Desportivamente o SC fez milagres, mas no resto, cada ano que passa o clube fica pior, basta ver a degradação dos planteis.
Se o PC se recandidatar e os sócios voltarem a votar no homem, os sócios serão os principais responsáveis pelo mal que acontecer ao clube. E não aceitarei as típicas desculpas que vão aparecer do tipo "ah não sabiamos que isto estava assim".
Só quem andar muito cego não vê o ponto onde estamos.
Abraço.
Gostava que os jogadores do slb, no próximo jogo da selecção no Dragão, fossem ovacionados sempre que tocassem na bola. Os vaiadores do Otávio iam ficar furiosos. Não há nada que + enfureça os miseráveis que a grandeza daqueles que eles odeiam.
ResponderEliminarFiz em cima referência a esse campeonato 2004/05 do Estoril-gate, disputamos o campeonato até ao final (na última jornada empatamos a 1 golo no Dragão com a Académica, empatou o nordestino Joeano aos 90', e o Benfica também empatou a 1 golo no Bessa, com um penálty cometido pelo Kadú...), mas perdemos 24 pontos no Dragão (perdemos esse campeonato em casa), mais de 30 jogadores utilizados, alguns contrariados que chegaram mesmo a sair no mercado de inverno (Maniche e Derley, entre outros), três treinadores distintos - Del Nery, V. Fernandez e Couceiro - mas, muitos e bons reforços: Seitaridis (campeão europeu), Pepe, Meireles, Diego Ribas, o Quaresma ou o Luís Fabiano, mas ainda um quinteto de uma escola de samba: Léo Lima, Pitbull, Leandro, Ibson (era o menos mau), e outro Leandro, o do Bonfim.
ResponderEliminarNesse jogo do Algarve, o baixinho lateral-direito Rui Duarte, auto-expulsou-se ainda antes da meia hora com duplo amarelo, dois amarelos "mal-amanhados". Posteriormente, carreira promissora? Esteve no Rapid de Bucareste com The Man Show Cândido Costa, e depois ainda foi ao Chipre, não sei se o Benfica cumpriu as suas obrigações com o rapaz, mas o Rui Duarte cumpriu na perfeição, nesse jogo no Algarve.
O Rúben Neves vai para o médio oriente? Não entendo alguns planos de carreira. O Moutinho já nem estranho, porque privilegiou sempre os contratos, e menos os clubes, ou os projetos. Quando se falou aqui no Moutinho, alvitrei que provavelmente iria para o médio oriente, e nem estava enganado.
Sobre regressos, o Ricardo Pereira perto dos 30 anos, com duas lesões graves, com menos velocidade, praticamente não jogou nos últimos 3 anos, pode regressar? Gostava muito do Ricardo, mas nestas circunstâncias, não me agrada muito. Em contraste, já veria com bons olhos o regresso do Telles, a um ano de terminar contrato com o Man. United, e o MU não está de olho no Diogo? O Telles não foi titular absoluto no Sevilha, aliás na Europa, só encaixou verdadeiramente no FC Porto, em 4 anos, jogou sempre perto de 50 jogos por temporada. Isto é, na minha opinião, faria mais sentido o regresso do Telles, na tal perspetiva DC / Man. United.
Descartado do PSG (será Luís Enrique) , depressa se arranjou um novo rumor e interessado , o Al Hilal da Arábia Saudita , de facto , eu disse aqui no final da taça de Portugal , que vinha aí um movimento da comunicação social , "vai-te embora Sérgio Conceição" , tudo isso é cordenado por eles , ainda vão arranjar pelo menos uns 10 clubes de Itália em será dado como certo .
ResponderEliminarDeverá ser esta semana que ficaremos a saber por quanto sai Diogo Costa .
A partir de amanhã vou fazer uma pausa, se os comentários tardarem a ser publicados não estranhem.
ResponderEliminarUm bom e merecido descanso! :) Entretanto fico à aguardar entrada de jogadores novos... isto está complicado :)
ResponderEliminarBoas férias Sr.Vila!
ResponderEliminarComPortistas,
ResponderEliminarNa época de 'silly season' pouco apetece escrever. Evidente que temos saudades dos nossos excelentes desempenhos durante esta parte da época que, convenhamos, serviam para preparar de forma assertiva a parte principal da época. As nossas exibições ao longo das últimas 'silly-season' têm sido de uma pobreza inacreditável e esta prepara-se para ser apenas mais um capítulo dessa triste história. Se a isso juntarmos a perda do timoneiro principal não sei onde isto va parar. Sinceramente quero acreditar que ficará mais uma época; já nos basta a saída do Mago Magnus.
Deixo apenas umas notas soltas que retenho desta época para não ficarem perdidas:
- Gestão da $AD. Assistimos à entrega de um Dragão de Ouro ao diretor da pasta por ter conseguido o feito de termos saído da alçada do Fair-Play financeiro, e isto foi comunicaso sem se rirem, pasme-se! Não recordo este mesmo senhor ter levado um merecido cartão vermelho (leia-se despedimento por justa causa) por nos ter levado para esta situação à partida ou será que a culpa é do Covid??? Num Clube que luta com meios desiguais face aos demais concorrentes (e aqui também inclúo as questões financeiras com perdões de dívida fiscais com ações de um chinês qualquer ou uma movimentação de VMOCs que ninguém compreende como foi possível) todos temos a noção que temos que ser sempre melhores, ou até muito melhores, do que os adversários. E isto não se resume ao que se passa nas 4 linhas de qualquer modalidade, inclui todos os que os rodeiam, desde a gestão até à comunicação. É para mim uma questão incompreensível como a gestão do futebol continua nas mãos do mesmo senhor ao longo de todos este anos onde levou o Clube à falência técnica e a uma situação financeira que pode ter repercussões inimagináveis mesmo para o mais pessimista. A gestão do basquetebol merece um comentário equivalente embora com uma expressão financeira muito diferente.
- orçamentos da época. Vemos os rivais votarem os orçamentos para a próxima epoca antes do início da época começar, como deve ser. No nosso Clube os orçamentos são apresentados nas AGs do Clube (modalidades) e da $AD (futebol) lá para setembro/outubro quando já está tudo mais do que decidido. Mas isto faz algum sentido? os senhores da $AD são designados pela Direção que vence as eleições do Clube em função dos votos dos sócios e estes só têm interesse a cada ciclo de 4 em 4 anos??
- voleibol feminino. Continuamos sem perceber o porquê da decisão da cisão da parceria com a AJM. Não tenho como concordar ou discordar com a decisão pois não conheço os argumentos que levaram à mesma. E sou de opinião que os sócios devem ser sempre esclarecidos.
- ciclismo. Continuamos sem ouvir uma explicação cabal do que se passou e do que isto significou para a reputação do Clube.
DVP e ComPortistas, votos de bom descanso mas infelizmente as minhas expectativas estão longe de nos deixar descansados: o silly season vai ser pródigo em vender tarde (e mal) e em comprar ainda mais tarde (e ainda pior)...
- modalidades em geral. O princípio da mudança nos lagartos aconteceu pelas vitórias nas modalidades, fenómeno esse muito bem explorado pelo então Presidente, agora DJ da nossa praça, para ganhar protagonismo. O clube das galinhas está a fazer esse percurso de forma superior deixando um lastro de vitórias, temos que reconhece-lo, quer nas modalidades mais conhecidas (incluindo escalões mais jovens) quer principalmente nas novas que estão a surgir, com particular predominância nas modalidade femininas. Ver que no ano em que o nosso Clube comela as captações para o futebol feminino eles já competem ao mais alto nível incluindo na Champions...
Listo uns exemplos que demonstram, de forma inequívoca, como a nossa gestão fossilizou há mais de uma década. Só não vê quem não quer. As próximas eleições são fundamentais para o futuro próximo do CLube como o conhecemos. É importante que aqueles que não o são, mas se preocupam com o futuro do Clube, se tornem sócios durante esta época para terem uma palavra a dizer.
Saúde
Gilles27
Está dificil vender jogadores quanto mais comprar! Boas férias DVP!
ResponderEliminarCaro Sr DVP, desejo-lhe umas óptimas férias. Fico, todavia, à espera dos seus comentários em tempo oportuno. Abraço
ResponderEliminarBoas
ResponderEliminarReparei aqui em comentári os de épocas anteriores.
Que me lembra,de( minha opinião) a primeira má gestão desportiva de Pinto da Costa ao serviço do Porto,chamado Fernando Santos.
Quando chega ao clube,não acrescenta nada de nada e nunca conseguiu achar um lugar para o unico jogador do Porto que marcou em duas finais europeias e mais poderia ser dito, tudo bem que teve o azar de Campomaior mas so isso não explica tudo.
Foi campeão Europeu com uma táctica e sistema de jogo,que o Porto consagrou com Pedroto,e reconheço a sua evolução pós Grécia.
Mas na altura foi uma utopia presidencial,,arrogância para com os adeptos por aquela pessoa a treinar o futebol.
Sei que o Porto não vai (carregar)Conceição para sempre.
Mas creio que Conceição queira (carregar) o Porto não só com alma mas também com o espírito santo.
Se Conceição tiver de sair,ao menos que saia para uma equipa como o Newcastle, onde há dinheiro agora,qualquer vitória será histórica e os jogadores como não estão habituados a ganhar vão ouvir a palestra (roda) com atenção.
Umas notas soltas:
ResponderEliminarO ex adjunto do Casa Pia, o Vasco Matos, alguns questionam, quem é esse gajo? Foi o gajo que provocou aquele charivari no Dragão, mas de adjunto de uma equipa da I Liga que lutava pela manutenção, salta para uma equipa da II Liga que irá lutar pela promoção. Enfim, o Dragão deu palco a um anónimo, e eis a justa recompensa.
Hoje o Jogo para além de uma foto do presidente do FC Porto, abaixo da fotografia, podemos ler o título:
«Dragões rumo à sustentabilidade»
Já em sub-título: 'Olival arranca projeto de produção de energia limpa, com instalação de paineis fotovoltaicos.'
Ora porra, percebi, mas mal que o FC Porto rumava para a sustentabilidade financeira, mas afinal o doutor Fernando Gomes, está fortemente empenhado na sustentabilidade enérgica...
O FC Porto apresentou queixa contra o 'meia leca', protagonista dos "monologos da vagina". Fui á box rever o programa em causa, e o FC Porto faz muito bem, mas ERC também tem responsabilidades, nem vou abordar os motivos da queixa do FC Porto (são mais que legítimas), mas razão tinha o Bruno de Carvalho, o 'meia leca', parece mesmo aquelas gajas vingativas.
Bom, mas vamos à 'matéria de facto', o 'meia leca', no tal programa da semana passada, resolveu o problema da igualdade de títulos de FC Porto e Benfica, ou o 84-84, e graduou os títulos com pontos: O Campeonato 6 pontos, a Taça de Portugal 3 pontos, a Taça da Liga (com apenas 16 edições, e sem garantir ao seu vencedor uma prova europeia) 2 pontos, e a Supertaça 1 ponto (já com tradição, e 44 edições), naturalmente ninguém entende o critério Taça da Liga/Supertaça, mas há desempate, e o Benfica ganha de goleada. Mas pergunto, porque razão o 'meia leca' nessa contabilidade, e graduação, omitiu os títulos Europeus, ou Internacionais? Provavelmente são menos relevantes. A isto chama-se desonestidade inteletual? Homessa!
Continuando, o 'meia leca', também criou o seu onze da temporada, no tal último programa: 7 jogadores do Benfica, 3 do FC Porto (Otávio, Pepê, e Taremi), e 1 do Sporting. Esta semana, os treinadores, e capitães da I Liga, estão a eleger o melhor onze, sem surpresas, o Diogo Costa, e o Pepe, foram eleitos para o onze da temporada (ambos esquecidos pelo 'meia'), mas ainda estamos na defesa, quando chegarmos ao meio campo, treinadores e capitães, irão talvez eleger o Uribe. Por exemplo, o Vlachodimos, é melhor que o Diogo? Mas isto não lembra, nem ao diabo de Gaia, só mesmo na cabeça do 'meia leca'.
O 'meia' é um verdadeiro génio? Isso nem é difícil. Difícil é mesmo encontrar alguém que reconheça isso.
Ainda a propósito da sustentabilidade financeira, ou energética, vamos começar pela sustentabilidade energética dos títulos, são estes que nos alimenta, a nós adeptos. E vamos observar o passado recente, ou os últimos três anos/temporadas (20/21, 21/22, e 22/23). Por temporada, disputam-se 4 competições em Portugal, se multiplicarmos por 3 anos, disputam-se por triénio 12 títulos e troféus em Portugal, e quem os venceu?
ResponderEliminar1º FC Porto 6 (1 Campeonato, 2 T. Portugal, 2 Supertaças, e 1 T. Liga).
2º Sporting 4 (1 Campeonato, 1 Supertaça, e 2 T. Liga).
3º Benfica 1 (1 Campeonato).
4º Braga 1 (T. Portugal).
Portanto, nos últimos 3 anos, o FC Porto conquistou 50% dos títulos que se disputaram em Portugal.
Agora, e no mesmo triénio, vamos observar a tal, ou a suposta "sustentabilidade financeira".
Vendas/transferências de jogadores dos 3 Grandes nos últimos três anos, fonte Transfermarkt:
1º Benfica + 393 M€.
2º FC Porto + 234 M€.
3º Sporting + 191 M€.
Investimentos/aquisição de jogadores dos 3 Grandes nos últimos três anos, fonte TM:
1º Benfica - 254 M€.
2º Sporting - 122 M€.
3º FC Porto - 107 M€.
Encaixes dos 3 Grandes, nos últimos três anos, via prémios desportivos da UEFA:
1º FC Porto 180 M€.
2º Benfica 155 M€.
3º Sporting 80 M€.
Observaram bem os númneros deste último triénio? Pois é, a produção de energia limpa, e os painéis fotovoltaicos, estão a fazer curto-circuito, e lá se vai a sustentabilidade energética do FC Porto.
Agora imaginem que o nosso treinador, que é também o nosso verdadeiro admnistrador financeiro, abala para a Liga dos Camelos, temos mesmo a burra nas couves, porque ficamos sem encaixes desportivos ou títulos, e sem encaixes fotovoltaicos, e lá se vai a sustentabilidade de qq coisa ...
ResponderEliminarUmas muito boas férias, longe das vicissitudes da vida e do club que amamos... tudo de bom para si..
JPPCH
E o Diogo Costa + outros 2, que vai ser preciso vender até 30 de Junho, quando são feitas as vendas? Vai ser na véspera ou no dia 30, com 30% de desconto ou +, como tem sido costume, e até já estamos em época de saldos. Que miséria de Pinto da Costa! De um Pinto da Costa colheita de 1982, precisa-se, com muita urgência.
ResponderEliminarCaros Portistas,
ResponderEliminarBoas Férias DVP!
Só uma nota então o FCPORTO investe em energias limpas no Olival?? O Olival é da câmara de Gaia e nós em vez de pormos painéis folovoltaicos na cobertura do Estádio do Dragão pomos em Gaia??? num imóvel que não é nosso?? Bem sei que se vai poupar algum em electricidade mas isto só pode querer dizer que a cidade do futebol que o Presidente prometeu está muito longe de ser lançada a 1ª pedra.
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
Teófilo, a academia ou Cidade do futebol, vai funcionar em paralelo com o centro de treinos do Olival. Ter apenas um único espaço é praticamente impossível. O Olival fica para o plantel principal, talvez também para a B, a academia passará para a formação juntamente com o estádio Jorge Sampaio. Como ninguém sabe onde é, qual é a área, não podemos ter uma ideia do que vai ser
ResponderEliminarAs férias são forçadas, fiz uma cirurgia à anca, correu bem, já estou em casa a recuperar. Dentro do possível vou publicando os comentários e se conseguir um ou outro post.
ResponderEliminarRapidas melhoras DVP!
ResponderEliminarAs melhoras DVP, que fique como novo!
ResponderEliminarMelhoras rápidas caro DVP e muita força para continuar aqui tal como sempre tem feito e muito bem. Abraço
ResponderEliminarRápidas melhoras MVP!
ResponderEliminarRápidas melhoras
ResponderEliminarManuel Vila Pouca...As melhoras e boa recuperação. Abraço.
ResponderEliminarAs melhoras DVP!
ResponderEliminarAs melhoras caro DVP.
ResponderEliminarSe o FG nao fosse um anjinho vendiam o diogo costa pela clausula de rescisão...assim vai por pataco e meio...deixa me profundamente triste ver que flops como o felix sao vendidos por uma pipa de massa e os nossos sao vendidos a preço de saldo como foi o caso do diaz... .
ResponderEliminarAs melhoras para si senhor DVP , vá com calma ...
ResponderEliminarCaro DVP, não sabia da razão da sua anunciada ausência, mas, agora como sei, desejo-lhe umas rápidas e eficazes recuperação. Abraço.
ResponderEliminarCaro DVP,
ResponderEliminarAs melhoras e uma rápida recuperação!
Forte abraço
T
Um abraço e volta rápido.
ResponderEliminarRápidas melhoras, Vila Pouca.
ResponderEliminar
ResponderEliminarDVP
DVP, com todo o respeito que me merece, as sinceras melhoras, rápida recuperação e muita força anímica para ultrapassar esta situação
Com todo o respeito, um abraço
JPPCH
Rápida recuperação DVP, o portismo precisa de si! Cumprimentos
ResponderEliminarRápidas melhoras e uma excelente recuperação.
ResponderEliminarBoa Tarde Sr.Vila,
ResponderEliminarcom calma e tranquilidade!recupere rápido.Muita saúde!
Bom São João para todos.
Viva o Futebol Clube do Porto.
Boas a todos.
ResponderEliminarGosto da maneira com o MST escreve sem papas na lingua,fiquei com água na boca pela crónica desta quarta feira,14 Junho,logicamente não compro esse jornalixo portanto se alguém aqui souber onde se pode ler a crónica do MST de 21 de Junho á borlix eu ficarei muito agradecido.
Cumprimentos a todos.
Vila Pouca, desejo-te uma rápida recuperação e restabelecimento, espero que, sem próteses, nem parafusos.
ResponderEliminar1 abraço
MVP, desejo as suas rápidas melhoras!
ResponderEliminarBoa recuperação!
ResponderEliminarAquele abraço
Mário Ramos.
ResponderEliminarQue tudo corra bem e rápidas melhoras.
As melhoras
ResponderEliminarVotos de melhoras e uma rápida recuperação.
ResponderEliminarAbraços
Caro Sr. DVP,
ResponderEliminarEndereço-lhe os meus votos de pronto restabelecimento.
Tudo a correr pelo melhor.
1 abç.
LO
Não me deixo impressionar com Di María e afins. O FCP foi campeão europeu com dois jogadores do VFC, Paulo e Março Ferreira, três do Leiria, Tiago, Nuno Valente e Derlei, César Peixoto do Belenenses, Maniche do Benfica B, Pedro Mendes, etc. Se houver qualidade, essa qualidade com a pica de aparecer, mostrar serviço, ficar na montra, faz milagres.
ResponderEliminar