sábado, 29 de julho de 2023

F.C.Porto 1 - Rayo Vallecano 1. Muitos motivos de preocupação...

 


No último jogo de preparação antes do confronto frente ao Benfica para a Supertaça, jogo que serviu de apresentação da equipa aos sócios e adeptos, o F.C.Porto defrontou o Rayo Vallecano 11° classificado do campeonato espanhol e 

Com um onze muito próximo daquele que no dia 9 de Agosto entrará de início no Municipal de Aveiro, Cláudio Ramos - por impedimento de Diogo Costa -, Pepê, Pepe, Marcano e Zaidu, Otávio, Grujic, Eustáquio e Galeno, Taremi e Toni Martínez, o conjunto de Sérgio Conceição, entrou bem, pressionando com mais critério que nos jogos anteriores, dominador, logo nos primeiros minutos podia ter feito golo por Galeno e Eustáquio. Eustáquio que ao minuto 20 podia ter feito melhor na finalização, após uma jogada bem construída, o internacional pelo Canadá bem posicionado, rematou rente ao poste.
Reagiram os espanhóis, Cláudio Ramos foi chamado a intervir e fê-lo com qualidade.
Neste período, 30 minutos, os vários lances de bola parada continuavam a não produzir qualquer perigo, nem sempre a equipa encontrava as melhores opções e passava bem no último terço.
Só ao minuto 38 a baliza do Rayo Vallecano voltou a estar em perigo, remate de Pepê para boa defesa do guarda-redes.
Em cima do intervalo lance duvidoso na área sobre Otávio.

Assim, embora pudesse estar em vantagem, esteve longe de ser um Porto brilhante nos 45 minutos iniciais. Particularmente se tivemos em conta que, mais coisa menos coisa, será com estes que iniciaremos a temporada.

Os Dragões recomeçaram com os mesmos, mas também com os velhos problemas. Quando há espaço a bola tarda a entrar em condições e no momento certo. E os lances de bola parada continuavam um desastre.
Aos 56 minutos o árbitro assinalou penálti que o VAR confirmou. Taremi chamado a marcar, rematou mal, falhou uma grande oportunidade para colocar os azuis e brancos em vantagem.
Aos 62 minutos passe açucarado de Otávio para Eustáquio que dominou bem, mas depois não foi capaz de dar o melhor seguimento à jogada.
No minuto seguinte Sérgio Conceição mexeu, tirou os inofensivos avançados Taremi e Toni Martínez, mais Grujic, entraram Rodrigo Pinheiro, Namaso e Navarro, com o reforço espanhol completamente sozinho a falhar um golo cantado a passe de Galeno.
O jogo arrastava-se, o futebol portista era cada vez mais atabalhoado, desligado, as substituições não trouxeram nada de novo, até foi o Rayo Vallecano a estar perto do golo aos 78 minutos.
Aos 80 minutos entraram ainda Fábio Cardoso, Gonçalo Borges, Romário Baró e André Franco saíram Pepe, Eustáquio, Galeno e Pepê.
De seguida, o conjunto madrileno adiantou-se no marcador, num lance que nasceu do nada.
Mais tarde entraram Meixedo, David Carmo, Wendell e Bernardo Folha, saíram Cláudio Ramos, Marcano, Zaidu e Otávio.
O jogo continou com a equipa do país vizinho melhor e mais perto da área do F.C.Porto.
Já no final Namaso - este jovem merece bem mais oportunidades -, marcou, empatou o jogo, evitou nova derrota do F.C.Porto e colocou alguma justiça no resultado.

O jogo terminou empatado e independentemente do resultado, nenhum portista pode estar satisfeito com o que vai vendo. Há um notório défice de qualidade neste plantel portista. Por mais alma, raça e capacidade de transcendência que Sérgio Conceição incuta nesta equipa, fica difícil exigir muito mais do que isto.
Vamos encontrar muitas equipas com esta postura no campeonato e também por isso é preciso melhorar em quase tudo.

Notas finais:
Nota positiva para o novo relvado: pareceu excelente.

Soltem os foguetes, finalmente, habemus médio, chama-se Nico González. 
O FCP tem um défice no meio-campo que nunca foi colmatado depois das saídas de Fábio Vieira e principalmente Vitinha, importantíssimos na conquista do último título; era sabido desde Janeiro que Uribe, outro titularíssimo, não ia renovar; após a equipa estar a trabalhar há mais de 20 dias, só agora chegou um reforço para o meio-campo. Soltemos os foguetes. Sim, porque, até que enfim os dirigentes fizeram parte daquilo que deviam ter feito faz tempo... colocar à disposição do treinador em tempo útil os reforços que a equipa precisa.
Porque me parece justo importa dizer que, 8,4 milhões por 100% do passe, com 40% de mais valias para o Barcelona e opção de recompra até 2025 por 30 milhões, por um jogador que se estiver bem fisicamente é diferenciado, é um excelente negócio para o F.C.Porto. 
Que seja bem-vindo e oxalá tenha sorte. 

Em contrapartida, Alan Varela estava quase fechado, eram apenas questão de pormenor para viajar, até já se tinha despedido e afinal ainda jogou pelo Boca Juniores? Alguém anda a mentir e muito nesta história. Como não espero explicações, só faltava nos virem dizer que o F.C.Porto nunca esteve interessado no médio argentino...





103 comentários:

  1. A falta de qualidade em está algumas posições é por demais evidente!!
    Falta qualidade no meio campo, faltam laterais e faltam centrais para precaver os riscos de jogar com dois titulares que juntos perfazem 76 anos!!!!
    Tudo isto se deve a uma administração que está ultrapassada, aburguesada e a destruir o futuro do clube enquanto nós atiram areia para os olhos!!!

    ResponderEliminar
  2. Com os mesmos jogadores não é possível jogar diferente da época passada. Foi um jogo idêntico à maior parte dos que iremos realizar, dentro e fora, achei alguma dificuldade na circulação de um lado para o outro mas que com os jogos irá melhorar.

    Claro, há imensa falta de criatividade que pasmei com a entrada de Namaso e principalmente Baró, que se pusesse aquela clarividência e precisão de passe tanto a 10 como 30m em todos os jogos tínhamos o problema do meio-campo 90% resolvido. Vamos ver.

    E sinceramente, talvez por não ter expectativas acabei por não desgostar. Os golos irão aparecer a equipa continuará a ser um bloco e vamos ver como se adaptam, para já, os dois novos. Não foi mau.

    ResponderEliminar
  3. Jogo pobrezinho, com os problemas do costume, falta gritante de qualidade e criatividade no meio campo, problemas nas laterais e até nos avançados pouco eficazes ... nestes, para mim, Namaso, tendo mais tempo, pode ser uma grande revelação e não foi por hoje.
    Baro aproveitou bem o que jogou.
    Mas tudo isto é uma grande barafunda, clube sem estratégia, em regressão, e sem... dinheiro. Era melhor explicar, assumir, mas vai-se empurrando com a barriga até dar... e ver se há milagres...



    ResponderEliminar

  4. Sem dúvida que Namaso merece muito mais tempo de jogo , aliás , esta temporada pode ser de afirmação .
    Baró merece ficar no plantel esta temporada .
    Não virá nenhum lateral direito, será Pepê a fazer posição , não há graveto .
    Nico foi finalmente apresentado , achei piada á desculpa do nosso presidente pelo atraso da contratação, " o Barcelona está na América , é longe " , eu sei que a equipa está lá , mas os dirigentes foram todos para lá também ???
    Se calhar por isso é que o Varela ainda não veio , a Argentina também é longe .
    E por falar em Varela , ele jogou , e lesionou -se , se isto não é mostrar o dedo do meio por parte do Boca Juniors ...
    O site do jornal o jogo volta a dizer que eles querem que o Varela jogue a segunda mão da taça dos libertadores e depois é que segue para a invicta .

    ResponderEliminar
  5. Destacar o positivo. Apresentação e negócio de Nico, entrada de Romário Baró (fez quase tudo bem), Namaso (jogaria com ele no lugar de Toni Martinez) e Gonçalo Borges (tem tudo para ser o nosso agitador dos ultimos minutos). Três jogadores da formação que entraram bem.

    Agora vai começar a sério com algumas dúvidas entre quem entra e principalmente quem sai.

    ResponderEliminar
  6. Tenho que reconhecer que errei. Pensava que só após o início do campeonato viria alguém para substituir Uribe mas chegou na apresentação.
    O plantel em princípio estará fechado, a qualidade de jogo é e será semelhante ao que vimos na época passada. O plantel é basicamente o mesmo com o mesmo treinador.
    A falta de qualidade, infelizmente, não se resume a um sector específico da equipa, é geral, com 2/3 jogadores que vão disfarçando.
    Resta imaginar/desejar que jogadores como Carmo, Verón, Namaso, Borges ou Baró se tornem jogadores de futebol e possam subir a qualidade da equipa. Não estou optimista mas é tudo o que resta.

    A minha previsão é que voltemos a ser competitivos no campeonato graças á garra que SC incute na equipa mas a qualidade das exibições vão continuar confrangedoras e tenho dúvidas que algum dos jogadores mencionados realmente se destaque até porque sem bases fortes vai ser difícil eles entrarem na equipa, sendo que SC continuará a dar preferência a jogadores que garantam resultados imediatos.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia ilustre amigo

    "Pelo menos a festa foi bonita...

    Se o resultado de um jogo amigável me preocupa?
    Não, nada.

    Se me preocupa a qualidade do futebol jogado num amigável?
    Um pouco.

    Se me preocupa o obtuso pensamento de banir todo e qualquer acto que envolva os adeptos com a equipa?
    Muito.

    Foi-se a festa de apresentação dos equipamentos.
    Foi-se o treino de 1 de Janeiro.
    E foi-se a festa de apresentação no nosso estádio.

    Outrora, e não foi há muito tempo, fomos inovadores nestes momentos de comunhão. Agora? Andamos para trás e a passo apressado.

    Os responsáveis pelo clube e pela equipa, não percebem o importante que são estes momentos para galvanizar os adeptos, para tornar os seus jogadores um pouco mais humanos, mais próximos.

    O adepto não deveria ser olhado apenas como um conjunto de cifrões.

    Já estou a ver na próxima temporada a fazermos a pré-época no centro de treinos de Rio Maior, com amigáveis no campo do Peniche. E todos os jogos à porta fechada e sem transmissão televisiva...

    "Só sabes dizer mal".
    Não, não sei apenas dizer mal. Mas não me contenho de dizer mal, quando vejo algo muito mal feito.

    É em momentos como os indicados acima, que muitas crianças visitam o Dragão pela primeira vez.
    É em momentos como os indicados acima, que muitos adeptos que residem no estrangeiro, conseguem ver o seu clube ao vivo. Muitos pela única vez no ano, muitos depois de vários anos sem terem essa oportunidade.
    E quando digo É, quero dizer ERA.

    Estamos em 2023 e a pré-temporada do nosso clube mais parece preparada por um clube amador."

    Subscrevo na integra...

    ResponderEliminar
  8. Como já disse, espero estar enganado e que o Romário se torne no jogador que chegou a prometer, ainda está muito a tempo. Agora quando vejo analisar o Baró porque fez um bom cruzamento que deu golo, algo que devia ser encarado como natural num clube com a grandeza do FCP, como um grande feito, interrogo-me: mas já estamos nisto? É esta a nossa exigência?

    ResponderEliminar
  9. Aí vamos outra vez, https://www.jn.pt/2477059885/manuel-pizarro-e-o-primeiro-a-subscrever-recandidatura-de-pinto-da-costa/, Manuel Pizarro o primeiro a subscrever a recandidatura. Algum dia o PC vai prescindir do poder, nunca! Admirei o homem em tempos. Mas hoje, no que se tornou! Deu muito mas quando sair, levará tudo com ele. Deixará o clube de rastos.

    ResponderEliminar
  10. Peço desculpa MVP, mas não vi Baró só fazer a assistencia para o golo, vi-o a fazer bem tudo o pouco tempo que jogou, principalmente ao nível do passe preciso, a curta e longa distância e reforço o que acima disse, se ele conseguir um lugar no plantel e apresentar-se como ontem na maioria dos jogos, já não digo todos, teríamos 90% dos problemas dos meio campo resolvidos porque na minha perspectiva é aquele que mais perto está de Fábio Vieira.

    Esqueci-me de falar na agitação que Gonçalo Borges deu e que me parece bem mais incisivo que, por exemplo, Francisco Conceição.

    Mas isto tudo passou-se só em 15m, num jogo de pré-época sem a pressão dos pontos, por isso nada quer dizer e também tenho dúvidas que, tirando o Namaso, tanto Gonçalo Borges como Romário Baró fiquem neste plantel, não pelo potencial técnico e tático que ambos possuem, mas porque estão numa idade que necessitam de jogar sempre para consolidar resistência física e principalmente mental, ora excluindo Gonçalo que tem um patamar ainda por subir, jogando emprestado num clube da 1ª liga, Romário já passou por dois, em clubes perto do ambiente familiar e infelizmente não teve sorte.

    ResponderEliminar
  11. Eu também fui crítico do Fábio Vieira pouco intenso, sem capacidade de pressionar, sem reacção à perda, que só jogava com a bola no pé e depois o treinador fez dele um jogador diferente e importantíssimo na conquista do título. Se acontecer o mesmo com o Romário, óptimo, só é bom para ele e o FCP.

    ResponderEliminar
  12. Uma final importante contra o nosso maior rival dentro de menos de duas semanas e queriam que o pessoal corresse e metesse o pé. Anjinhos...

    ResponderEliminar
  13. PdC já há-de ser pó, e os mesmos de sempre ainda hão-de andar a subscrever a recandidatura dele. Acho isto tão triste, tão redutor, pró universo portista. Parece que, pra esta gente, só um PdC já muito velho, cansado, ultrapassado, tem capacidade pra estar à frente do FCPorto. Mas não, estão redondamente enganados. Há, de certeza absoluta, no universo dos sócios portistas em condições de se candidatarem à presidência do FCP, gente capaz de mudar o rumo actual para muito melhor. Gente empreendedora, inteligente, corajosa, conhecedora, actualizada. Numa palavra, gente capaz de fazer melhor, muito melhor, do que faz a actual direcção/administração do FCP. Mas de que tem medo esta gente? Há-de haver vida pró Porto pra lá de Pinto da Costa!

    ResponderEliminar
  14. Ver a equipa a jogar tão pouco contra equipas do meio da tabela nos respetivos paises deixa me apreensivo...Oxala algo müde para melhor!

    ResponderEliminar
  15. Amorim, bela teoria, nem devíamos fazer jogos, assim talvez nem o Evanilson e Veron se tinham lesionado.

    ResponderEliminar
  16. OLHA O NORTE.
    Nada a dizer da vontade, do empenho dos jogadores (talvez um Taremi desiludido, esgotado, na verdade tem estado pouco em jogo). Tirando um Octávio que de vez em quando faz magia, um Galeno a melhorar de jogo para jogo, um Romário Baró a fazer pela vida e bem, um G Borges se não inventar tem potencial para desequilibrar e ser um bom substituto de Galeno. Enfim, temos gente, só com um senão, o meio campo padece de força e mais magia. Vamos aguardar qual o potencial do Nico e de uma possível mas difícil vinda do Alan (um negócio entre marrões e tesos) Agora meus srs, nada que já não se saiba, os defesas, direitos e esquerdos, aquilo é de bradar aos céus o Pepê é uma pena andar a fazer de pronto socorro naquele lugar, do lá esquerdo um Zaidu esforçado mas sem progressão e o Wandell melhor tecnicamente, mas defende mal. ou seja aquelas posições são as dores de cabeça da equipa.
    A justiça quanto ao resultado, só a vitoria do FCP, mesmo jogando pouco, são melhores que os espanhóis.

    Um pequena Nota
    Um grupo de trogloditas vestidos de preto afetos ao Clube espanhol, na Praça Sá Carneiro tentaram fazer alguns distúrbios, prontamente cercados por um pequeno corpo da polícia de intervenção. ao fim de uma hora ali bem pianinhos foram levados para o estádio sobre escolta, pareciam que tinham saído de uma missa fúnebre da igreja de Stº Toninho das Antas.

    ResponderEliminar
  17. Relativamente ao jogo tenho somente a referir duas boas notas. Romaria baro não é uma surpresa pois sempre vi nele grande potencial. Aliás se não fosse a lesão num fatidigo jogo com o Santa Clara provavelmente teria tido muito mais oportunidades. Claro que lhe falta alguma capacidade defensiva mas tudo isso trabalha-se. O que não pode acontecer é ser emprestado a um clube que não aposta nele e irmos comprar a esse clube jogadores com muito menos qualidade. Esperemos que desta vez fique, pois é um jogador de grande qualidade, a meu ver bem melhor que favio Vieira.
    Outra nota positiva, que também não é novidade e o Namaso. Jogador forte fisicamente, bom tecnicamente e rápido. Falta-lhe somente melhorar posicionamento.

    Quanto ao resto, deixou-me apreensivo a exibição de Grujik. O Porto perde amplitude no meio campo que tinha com Uribe e tarda a ter importância ofensiva, principalmente no jogo aéreo, independentemente da sua altura.

    ResponderEliminar
  18. Jogo de pre-epoca c equipa e jogadores a crescer, sinal de bom trabalho de SC. É o q mais valorizo nesta altura. Saiu Uribe, entraram Navarro e Nico (nao conhecia, nao sei o q vale; noto a diferenca entre o q foi sendo noticiado e muito comentado e o contrato agora anunciado). Pela positiva, destacaria Baró (sim, dúvidas s intensidd à FVieira, mas mostrou qualidd a assumir o jogo), Namaso está a afirmar-se, Borges pareceu +objetivo, gostei de RodrPinh exceto nos cruzamentos.

    ResponderEliminar
  19. Sobre a rapaziada mais nova, este período de crise, sem grandes contratações, pode abrir uma janela de oportunidades e dar até bom resultado, prefiro-os a eles que a contratações duvidosas só porque sim...
    Assim saibam agarrar as oportunidades e serem dor de cabeça para o treinador.
    Mas precisam jogar. Senão, malhor emprestar, mas com cautela no clube, que seja estruturado.
    O Namaso é uma certeza, Goncalo Borges pode ser boa alternativa se limar o individualismo, o Baro tem de ganhar musculo e intensidade e o rapaz defesa direito, só estranho não ter estado no estágio. Pelis visto sobe ao plantel principal. Provavelmente enquanto o João Mário não recuperar.
    Agora treinar bem, integrar o Nico, que não conheço, e estarmos prontos para a luta, já no proximo dia 9 com todos apoiar a equipa.

    ResponderEliminar
  20. OLHA O NORTE.
    Será que desta vez os recadeiros comissionistas de negócios deixam a família portista em paz. Fechem ou acabem de vez com o negócio do Alan Varela, já chega de folhetim. Defesas laterais, esses sim, há muito que já devia estar resolvido. Rodrigo é um jovem com boa presença atlética, mas fazfavor, muito cru.

    O velho presidente já se mostrou, vendeu um pouco a sua imagem no Porto Canal, mostrou os dentes para a fotografia. O resto, o mesmo do costume, já estão a recolher assinaturas de outros que tais, para a recandidatura do sr presidente.
    Não há, na família portista, gente com ELES no sítio, sem hipocrisia, capaz de ir a votos com ele, sem receio de perder, mas pelo menos que estejam bem preparados para o confrontar, de certeza que devem de ter muita coisa a dizer aos portistas sobre o atual FCP

    Quanto ao sr presidente ir novamente a votos, tem todo o direito de o fazer, sente bem, é bem renumerado. Nunca mostrou, jamais, coragem em preparar o FCP para que outros o pudessem substituir. Se ganhar as próximas eleições com as finanças de rastos com promessas (Academias) de enganar meninos, vamos ver o futuro $$$ do FCP.

    ResponderEliminar
  21. Taremi, está a tirar um lugar a Namaso ou Fran Navarro, o melhor é ir embora, nem que seja só por 12M, só fez asneiras, já nem os penaltys marca como deve ser, é uma sombra do que já foi no Porto, embora que se faz tarde.
    De resto, não achei mal, pró contexto em que foi, de fim de pré época. Normalmente, equipa que esteja muito bem na pré época, é mau sinal, é sinal de que não está a levar com as cargas fisicas que deve levar, e depois lá + para a frente isso paga-se. Criaram-se oportunidades, faltou melhor finalização, mas o gr do Rayo também esteve bastante bem.
    O Nico é bom jogador, com formação de equipa grande e já + que habituado a jogar ao + alto nível, apesar de muito jovem, e vem + pra fazer as funções de um Vitinha, do que pra substituir o Uribe, como já tenho lido. Portanto, ainda falta, pelo menos, alguém para o lugar do Uribe, já não falando num lateral direito, que pela subida do Rodrigo Pinheiro à equipa principal, já não deve vir. Afinal, os 45M disponiveis, eram só 24. A miséria é cada vez maior. Só para os salários, prémios e outras mordomias principescas dos administradores da SAD, é que há sempre dinheiro com fartura.

    ResponderEliminar
  22. O SC está a cumprir castigo ou fez voto de silêncio??
    Sfelgueiras

    ResponderEliminar
  23. Eu gostava de ver o namaso a fazer dupla com o taremi...

    ResponderEliminar
  24. Boas.
    Quero acreditar que esta novela do Varela, já seja só novela dos jornais. Porque não quero acreditar que depois da humilhação que estamos a ser sujeitos, o Porto continue sequer a comunicar com o Boca! O que é isto! Andam a fazer exigências as pingas?! Se assim for, sinto me humilhado por o Porto ainda não os mandou para a put* q os par*. Vamos ter isto o mês de Agosto todo? Não há outros jogadores por aí?

    ResponderEliminar
  25. A força da palavra e o poder incomensurável de Jorge Nuno Pinto da Costa. Ou uma estória contada por Deco sobre o presidente que, para manter sua promessa, prejudicou o FC Porto.


    https://twitter.com/TotalPorto/status/1670474903387004929?t=fCajYMn5yVtG_h4NnQU-3g&s=19

    ResponderEliminar
  26. Joker essa história que o Deco contou já era conhecida. Faltou acrescentar que ao valor que o Deco referiu é preciso somar a vinda do Quaresma avaliado em 6 milhões e que mais tarde seria vendido ao Inter por perto de 20.
    Pena que esse JNPC seja cada vez mais uma saudade. Quando vejo alguns vídeos de intervenções do presidente no passado, dá uma nostalgia... e como o inefável Fernando Cerqueira já anda na azáfama de recolher assinaturas...

    ResponderEliminar
  27. O Riquelme, foi um jogador famoso mas não por ter bom feitio, agora até pode ser um grande dirigente mas de feitio deve continuar igual. Pelo que tenho lido no jornal OJogo, deduz-se, que meteu na cabeça que o Varela só vem depois dos jogos para a taça libertadores, em inícios de Agosto, e tudo tem feito nesse sentido. Portanto, o Porto, ou desiste do jogador, ou só o tem cá em meados de Agosto. Também já não falta muito. Depois de tanta novela, se calhar, é melhor ir até ao fim, e ele vir. Não vindo, a humilhação ainda era maior e os interesses do Porto ficavam + mal servidos.

    ResponderEliminar
  28. Não tenho qualquer informação sobre isto nem tenho a mania da perseguição, mas não ficava admirado que a, ainda, não vinda de Varela tivesse a mão invisível de uma Organização Criminosa portuguesa.

    ResponderEliminar
  29. Joker, o FCP já não tinha substituído com a qualidade devida Fábio Vieira e Vitinha e sabia desde Janeiro que Uribe ia sair. O que faz um clube nestas circunstâncias? Também podia dizer, o que fazia o FCP nestas circunstâncias? Planifica, define alvos, em tempo útil, trata do assunto. Se por isto ou aquilo a primeira opção emperrar, deixa claro que não vai participar em novelas, não vai deixar o problema arrastar-se ad eterno, parte para a segunda opção. Fundamental é ter os jogadores que o plantel precisa, se não for logo no início dos trabalhos, que seja o mais rápido possível.
    Ora isto é a antítese do que o FCP tem feito e não é só neste defeso, é de há anos a esta parte. Culpa de uma gestão que tem deixado a desejar e que não se vislumbra como vamos sair dela. Nem quero imaginar o que se pode passar se o FCP não fizer vendas significativas até ao fecho dos mercados, sejam eles quais forem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso devia ser óbvio. Um clube minimamente organizado de ter referenciados pelo menos três jogadores para cada posição. Se o Porto não consegue substituir jogadores que sabe que vão sair com meses de antecedência, nem quero imaginar se algum clube vier buscar algum jogador perto do fecho do mercado...

      Eliminar
  30. Concordo a 100% com o que o Vila Pouca está a dizer. Já devíamos ter partido para outra há muito. A fiar pelo que se diz nas notícias a mim parece-me que os dirigentes do Boca estão a agir de má fé com o FC Porto. Os clubes tinham tudo acordado, depois recuam a querem 3 milhões a pronto, depois põem o jogador a jogar, ele sai lesionado e agora o problema é os objetivos. É ridículo e nem devíamos negociar com este tipo de gente. Estão claramente a empatar para ter o jogador o maior tempo possível e nós a precisarmos dele. Não entendo como ainda estamos nesta.
    Outra posição que não percebo como não há ninguém referenciado na imprensa é a do lateral direito. Ainda surgiu um rumor de um lateral mexicano do Barça mas parece que vai para o Las Palmas. Por este andar veremos Pepê a LD mais um ano.

    ResponderEliminar
  31. OLHA O NORTE.
    O negócio ainda não se concretizou com o Alan Varela, porque quem lá está a negociar com Boca não tem estaleca. Os Bocardos mesmo de tanga dão-nos tangaria. No fundo quem sofre com tudo isto é SC a família portista e jogador que quer sair para a europa com destino FCP.

    Nico Gonzalez também esteve 3 dias de hotel á espera que pomposamente o sr presidente assinasse contrato aguardando altura certa para logo alguém anunciasse a sua recandidatura, pedindo assinaturas, como sempre por aquele fulano do costume.

    Dia 9, Super Taça, tenho esperança que a nossa equipa FCP, com vontade, muita cabeça, sem inventar muito, vamos ganhar aquela equipa de Bazofias, Campeões de Processos em tribunal os Lampiões.

    Defesas laterais nada na manga, posições de grande carência, ainda andamos a inventar "há Canos" como diz o povinho.






    ResponderEliminar
  32. O que é surpreendente nisto é a paciência de santo do SC. Ou então, ao fim destes anos todos resignou-se. O que pensa SC da recandidatura do PC? Quando este deu a entender que seria o último mandato. O PC deve pensar, "obrigado Sérgio porque deste me um balão de oxigénio para estar mais 4 anos aqui, desde que Deus queira". Eu não tenho dúvidas, sem SC dificilmente esta sad ainda existiria.

    ResponderEliminar
  33. Malta, o clube está a entregue a VELHADA!
    Isto é por demais evidente que o reinado do presidente ACABOU!

    Estou farto disto, desmotiva qualquer adepto....
    Dou vos o exemplo da contratação do NAVARO...pelo que foi dito o navarro foi apalavrado com o presidente do Gil vicente para ser contratado agora no verão....mas esses negocios era antigamente quando as pessoas tinham palavra hoje em dia é ridiculo fazer se negocio desse tipo
    O presidente pensa ainda à antiga...mas isso ACABOU
    Se queres paga caso contrário esqueçam
    O nosso clube anda de tanga por culpa do Presidente! é inadmissivel um clube como o Sporting que atravessou um momento dificilimo tenha mais liquidez do que nós!!!

    E não venham com a historia que lhe perdoaram lhe a divida....mérito de quem conseguiu!

    Sem Champions, contratam jogadores de 25m€ de 15m€ etc.....e ficaram em 4º lugar e vendem jogadores por 60m€ e jovens com meia duzia de jogos na equipa seniores por 15m€....dá que pensar
    Conseguem contratar um central ao mafra por 10m€ que é superior ao nosso david carmo que custou o dobro!!!
    Conseguiram contratar um POTE e um NUNO SANTOS que nós andavamos atrás!

    O porto neste momento que venda o PÊPE,GALENO, GRUJIC e o proprio tomy martinez são jogadores que não irão acrescentar mais do que aquilo que já fizeram
    Apostar na contratação do IVAN JAIME que faz mais do que uma posição.
    Contratar um GUGA que pode perfeitamente fazer o lugar do Grujic e de certa forma muito mais barato!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que o senhor presidente pensa como á 25 , 30 anos atrás , o "apalavrado" não existe mais nos dias de hoje , é assinar preto no branco e pronto !!! , mas isto mostra bem o quanto está obsoleta este nível de dirigismo.
      Este vai e não vai do Varela , demostra que a nível negocial batemos no fundo , 3 semanas e meia e andamos nisto , eles a brincar conosco , e a fazer tempo para que o jogador fique até a segunda mão da taça dos libertadores .
      E vamos ver se vem , vamos ver se não será desviado , porque aí , era o fim da picada .
      Temos de vender um avançado e o Grujic , mas será mesmo que conseguimos perante tamanha incompetência , não se consegue vender um David Carmo a um clube árabe ...

      Eliminar
  34. Só espero que não venha o Al Musrati, à última da hora, por 20 milhões. Já chega de enchermos os cofres ao Braga, pagando muito caro por jogadores que nunca se afirmam no Porto, com a excepção do Galeno, que até é da formação do FCP. Se não vier o Varela, que venha outro, jovem, e a rondar no máximo os 10M. Todos, menos o Al Musrati, que já tem 27 anos e o trolha não o vende por menos de 20M.

    ResponderEliminar
  35. Por 12 milhoes ia buscar o bitello... pelo que vi no you tube o Alan varela nao me parece nada de especial...e ainda por cima os dirigentes do boca estão a Gokart connosco .

    ResponderEliminar
  36. Em relação ao Nico Gonzalez, que acham do negócio efetuado? E dos comentários feitos com base em notícias?

    ResponderEliminar
  37. Não conhecendo bem o jogador, mas sabendo a origem e o que ele prometeu quando apareceu na equipa do Barça - uma cláusula de mil milhões não deve ter sido por acaso...-, as informações que recolhi junto de quem tem como profissão estar atento a estas questões, parece-me uma excelente contratação e por um preço baixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecendo o Nico Gonzalez , pois não vejo os jogos da liga espanhola , só vejo os resumos , mas quem acompanha e vê os jogos , diz que ele é bom jogador .
      Quanto ás cláusulas de 1000 milhões que o Barcelona faz a alguns jogadores , dizer que o fazem depois de terem ficado escaldados desde os tempos do Figo .

      Barcelona que vive tempos dramáticos a nível financeiro , li agora que um empréstimo de 60 milhões foi cancelado por um banco alemão .
      Vai obrigar a vendas , a primeira do Dembele para o PSG .

      Eliminar
  38. Quando não há dinheiro, uma coisa boa, é que não se estafa dinheiro. Este defeso, não há dinheiro, compra-se barato, e à primeira vista, bom, vamos lá a ver o que dão o Navarro e o Nico.
    Na época passada, entraram quase 80M do Vitinha e do Fábio Vieira, toca logo a correr de estafar 20M no David Carmo, pró Salvador ficar contente e amigo.
    E não é só no Porto. No Sporting, estão a fazer o mesmo. Viram-se com o dinheiro fresquinho do Ugarte, toca lá de dar + de 20M por 1 jogador que podiam contratar a custo zero daqui a menos de 5 meses. E ainda querem contratar outro, que também podiam contratar a custo zero na mesma altura, por + 15M.
    Que pena, não haver por aí um "sporting", que nos desse + de 20M pelo Taremi.

    ResponderEliminar
  39. Negroni, o problema é que o FCP tem uma grande necessidade de vender. Se vender bem e gastar mal, o buraco fica na mesma, vamos ter sempre as mesmas dificuldades e nunca mais saímos disto.

    ResponderEliminar
  40. Olá amigos Portistas, haverá alguém capaz de me explicar o que se está a passar com a F.C.TV? Desde Sábado que as vozes são repetidas. É extremamente frustrante. Tenham um bom resto de semana.

    ResponderEliminar
  41. Sinceramente não entendo nada disto.

    Há aqui alguma coisa que me está a escapar. Como é que o Benfica se prepara para fazer mais uma venda estratosférica, por um jogador que no máximo, vale metade.

    Gonçalo Ramos faz-me lembrar André Silva, muito voluntarioso, o primeiro a defender, mas está longe de ser um goleador ou um portento técnico.

    A isto ainda se juntarmos as vendas efetuadas nos últimos anos pelo Benfica, de jogadores completamente inflacionadas como: Enzo, Darwin, Yaremchuk, Cebolinha, Pedrinho, Félix e De Tomas, Semedo, Lindelof, Renato Sanches, Guedes., é difícil perceber como é que os clubes ainda são tão facilmente enganados.

    Nas últimas 7/8 épocas só 3 jogadores vendidos por preços altos, pelo Benfica, apresentaram rendimento nos clubes onde ingressaram: Ederson, Rúben Dias e Jiménez.

    ResponderEliminar
  42. OLHA O NORTE.
    Gonçalo dos Ramos 80 milhões! Eles são grandes a vender gato por lebre, Félix foi um bom exemplo do negocio portunhol, mas o FCP nem lebre vende, essa é que verdade.
    Alan já é caso de polícia, alguém andar querer aldrabar a mercadoria e as contas.
    FCTV e Porto Canal no que diz respeito ao FCP (tirando algumas transmissões de jogos e umas entrevistas ao sr presidente) é só repetições e pogramas cheios de nada! Que falta de imaginação...
    Apesar da recandidatura do sr presidente (que fastio) das finanças no fundo do poço, de novelas de compra de jogadores presa por pintelhos de 2 ou 3 milhões, eu, Olha o Norte, acredito que vamos ganhar a Super Taça no dia 9, aos Bazofias campeões de processos na justiça os Lampiões, por quantos! isso logo se vê...

    ResponderEliminar
  43. Nos últimos 10 jogadores que o slb vendeu, 2 têm estado ao nível do que custaram, o que quer dizer 80% de barretes enfiados aos clubes compradores, mas eles continuam a candidatar-se alegremente a que lhes seja enfiado o barrete. 80M, por um PL esforçado, mas não muito finalizador nem muito bom tecnicamente, é um claro exagero, ele vale pouco + de 40M. Não percebo, como é que quem compra ao slb, não vai ver a taxa de insucesso dos jogadores que eles vendem e não fica de pé atrás. Parece que andam todos mortinhos por torrar dinheiro em jogadores do slb e enfiar grandes barretes.
    Já com o Porto, acontece + ou menos o contrário. A taxa de sucesso de jogadores vendidos baratinhos ou só a preço razoável, é muito superior, mas mesmo assim eles não têm grande vontade de nos comprar jogadores. Parece que preferem enfiar os barretes, caríssimos, do slb. Há aqui qualquer coisa que não dá para entender, que não faz sentido.

    ResponderEliminar
  44. Quem já foi considerado um caso de estudo pela forma como contratava, valorizava, vendia com mais valias de muitos milhões? Não era preciso, mas respondo: o FCP. Porque não faz agora? Não vou voltar a este tema, cada um que pense o que quiser. Não consigo perceber como há portistas que gozaram e ainda gozam com a história do Cavani, mas agora com a do Varela acham normal, arranjam todos os pretextos para justificar esta novela.

    ResponderEliminar
  45. Caros Portistas e Sr. MVP(espero que esteja a recuperar da melhor forma),
    bem sei que ninguém gosta da novela Varela mas infelizmente estamos mesmo sujeitos a ela. Já se percebeu que ele não virá a tempo da supertaça mas creio que mais tarde ou mais cedo virá, seja lá o negócio como for. Presumo que o facto de não se abandonar o negócio seja por ser um jogador em quem Sérgio Conceição acredite mesmo que nos pode ajudar. Oxalá ele esteja certo. Em relação ao Nico Gonzalez também nunca o vi jogar, mas do que li do negócio acho que foi bem conseguido pois também não estava à espera de conseguir trazer um jogador jovem, do Barcelona, com totalidade do passe por 8M e o Barça não ser beneficiado no futuro. Mas creio ser um negócio bom para as 3 partes e é assim que deve ser. Vi há dias uma apresentação do jogador no Canal 11 e fiquei com óptima impressão, mas são apenas bons momentos portanto vou esperar para ver. Fiquei vacinado com o Felipe Anderson(e outros que tais) que achei que ia ser muito útil e nem calçou.
    Por diversos motivos não tenho conseguido acompanhar nenhuns jogos da pré-época, mas sinceramente também não tenho sentido falta. Se o plantel é praticamente o mesmo e a equipa técnica também, portanto a forma de jogar deve ser igual à do ano anterior. Os resultados e exibições menos vistosas na pré-época não me preocupam muito, já ando cá há tempo suficiente para saber que isso não diz nada do resto da época. Importa é ganhar quando for a sério e ir subindo de rendimento ao longo das primeiras jornadas para depois se ter a confiança necessária para o resto da época.
    Presumo que as vendas que temos que fazer sejam lá para o final do mercado e portanto, até lá, laterais nem vê-los. A 1 de setembro logo veremos com que plantel vamos atacar o resto da época(o fecho do mercado não devia ser tão tardio).

    ResponderEliminar
  46. Vamos admitir, porque não sei se é verdade, que o Varela é o jogador que o Sérgio quer muito. Mas só o descobriu agora? Não acredito, já o deve seguir há muito, apontou para ele quando ficou com a certeza e isso foi há meses, que ia ficar sem o Uribe. E então porque não foi tratada a contratação na altura devida? Era tudo mais simples, desde a possibilidade de o FCP não se deixar pressionar, porque sobre pressão negoceia-se sempre pior, para que o jogador que o treinador queria estivesse no FCP em tempo útil.
    Não compreendo e menos compreendo quando isto passou a ser o modus operandi de há anos a esta parte. E se dantes ainda a desculpa do fair-play financeiro, qual é a desculpa agora? Nem preciso de dizer... Mas sempre digo, nós adeptos e sócios é que não temos culpa nenhuma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vila Pouca, desculpe lá, mas temos culpa, temos. Esta direcção/administração, não está lá, por obra e graça do espírito santo. Está lá, porque os sócios a lá puseram. Se não votaram noutros, ou não houve sequer outros credíveis em quem votar, a culpa é sempre dos sócios, enquanto o clube for dos sócios. Quando o clube for de investidores...espero que nunca...aí a culpa não será dos sócios, será dos donos do clube.

      Eliminar
  47. DVP, mas nessa altura vendíamos jogadores de qualidade, que demonstravam valer a pena o dinheiro investido. Quem cá vinha comprar, levava o jogador com selo de qualidade.

    Agora no Benfica não, é precisamente o contrário. A grande maioria das vendas astronómicas que realizaram, os jogadores não corresponderam e ainda assim, aparece sempre alguém a querer torrar dinheiro na luz.

    E com isto não estou a querer atirar as culpas para os empresários. Não percebo é como é que os clubes não abrem os olhos.

    E depois é só ver e ouvir as barbaridades que se dizem e escrevem. Já ouvi e li, vários artistas da comunicação social torcerem o nariz à transferência de Gonçalo Ramos para o PSG. Uns dizem que é pouco dinheiro e outros dizem que o jogador merecia melhor, um Real Madrid ou um Bayer.

    Mas estará tudo maluco?

    João Reis, ao Felipe Anderson não falta qualidade, como se viu antes e depois da sua passagem pelo Porto. Não caiu nas graças do SC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a falar de um comentador da cmtv fanático pelo Benfica, que diz que o Gonçalo Ramos deveria ir para o Bayern. É um tolinho.

      Eliminar
  48. Alexandre, não foi nesse sentido que apontei. Tirando raras excepções, os nossos tinham certificado de qualidade - cheguei a fazer um post sobre jogadores made in FCP -, foi no sentido que perdemos capacidade para valorizar e vender os nossos melhores activos, como acontecia no passado.
    A propósito da entrevista que circula por aí com o Danilo e o Alex Sandro, quantos jogadores foram apontados ao Benfica e terminaram no FCP? Vários. Lisandro, James, Mangala, Alvaro Pereira, Falcao, Danilo, Alex Sandro, não me lembro de mais. Pergunto: se fosse agora será que o desfecho seria o mesmo?

    ResponderEliminar
  49. Sei que não sou bem vindo a comentar neste espaço, mas confesso que sou leitor assíduo do único blog portista que se pode ler.
    O FCP tem que fazer acima de 50 Milhões em mais-valias (não em vendas, apenas), ao mesmo tempo que tem "em mãos" as contas do empréstimo obrigacionista “FC Porto SAD 2021-2023”, actualmente com um montante em dívida de 39,8 milhões de euros, e que vencerá em Novembro deste ano.
    Lendo atentamente os comentários dos Srs. Olha o Norte e Luis Negroni, permitam-me a questão: como é que há adeptos do FCP que preferem fechar os olhos à realidade, optando por gastar tempo e energias a comentar negócios do SLB e/ou SCP?
    Saudações desportivas (os adeptos do FCP são e serão sempre adversários, mas nunca inimigos)

    ResponderEliminar
  50. dragao vila pouca disse...3 de agosto de 2023 às 16:36
    Não estou a "desculpar" a novela, apenas digo que estamos sujeitos a ela nos dias que correm, porque, infelizmente, grassa a incompetência no nosso clube nas contratações e vendas e também a falta de graveto. Acho que mais que nós o treinador queria ter o jogador no 1o dia de trabalho. Deve andar possesso com isto. Mas acho que o jogador virá mais tarde ou mais cedo, era isso que, essencialmente, queria dizer.

    Alexandre F. disse...3 de agosto de 2023 às 16:41
    Exatamente, qualidade tinha ele, tal como me parece ter o Nico Gonzalez, mas a ver vamos se encaixa. Honestamente tenho grandes expectativas. Aliás, quando vi a tal apresentação do jogador no Canal 11 a primeira coisa que pensei foi que era bom demais para cá vir parar, tendo em conta que os nossos negócios têm sido o que se vê, mas cá está ele. Tarde mas está. É esperar que pegue de estaca e que nos traga muito daquilo que faltou ao nosso meio campo na última época.Pois infelizmente com os médios que temos acho que, a todos eles, lhes falta sempre alguma coisa. Mas não os recrimino, dão o que têm, não têm é muito mais para dar ao que parece. O que queria dizer é que não ponho as mão no fogo até o ver jogar, mas que me parece um jogador com potencial para nos dar mais capacidade ofensiva sem perder consistência defensiva, lá isso parece. E os "entendidos" têm falado muito bem dele. Veremos no que dá, se é um Oliver(de quem também gostava e esperava muito mas que não conseguiu explodir) ou um Herrera(que apesar de não gostar muito foi sempre titular e muito útil). Isto para dar exemplos dos tempos mais recentes. Lembro-me do Ibson que parecia também um craque quando chegou, ou o Souza(2011?) que também tinha potencial para ser mais do que foi. Se calhar hoje em dia eram titulares. O que diz muito da perda de qualidade do nosso meio campo. Ainda ontem me lembrei que tivemos na mesma equipa, várias épocas seguidas, Deco e Alenitchev, dois dos meus preferidos de sempre no nosso clube.Até dá vontade de soltar uma lágrima quando olho para o que temos hoje. Volta a referir, sem querer desmerecer os nossos jogadores,mas contra factos não há argumentos. Uns são craques, outros são úteis. E os nossos titulares de hoje eram suplentes na altura seguramente.Mas é sempre ingrato comparar jogadores, até porque vai muito do gosto de cada um.

    ResponderEliminar
  51. Não consigo compreender este fenómeno das vendas do SLB. Como é possível o Gonçalo Ramos valer 65 milhões + 15 em objetivos? É um bom jogador, mas nunca para valer estes valores. Porque é que o FCP não se mexe e não consegue fazer negócios destes? Não me lixem porque sinceramente, propaganda aos jogadores do SLB e pouca ou nenhuma aos nossos sempre existiu. Isto não pode acontecer mesmo. Alguma coisa está a acontecer e eu gostava mesmo de saber o quê. O prejudicado aqui é o clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já se sabia que o Gonçalo Ramos ia sair neste defeso, porque vários clubes estão órfãos de avançados. Em contrapartida provavelmente queriam vender António Silva e não vão conseguir. Não é a propaganda que vale ouro para o Benfica. Mais importante que isso é o controle que têm sobre a federação que leva qualquer jogador logo para a seleção ( e isto nota-se em todas, desde os sub15 á seleção A.

      Eliminar
    2. Se calhar, o controlo que o slb tem sobre a federação, é a influência enorme que JM tem, nas convocatórias da selecção.

      Eliminar
  52. Boa tarde a todos,

    Muito se fala que o ciclo Pinto da Costa terminou há muito. Eu acrescentaria que se deveria pensar em colocar igualmente um ponto final na parceria FCP-Jorge Mendes. Se o mesmo agente tem a capacidade para arranjar compradores dispostos a dar 65(+15), 75(+25), 121 ou 127 por jogadores que não valem metade, em alguns casos nem um terço sequer, para o nosso principal rival, e pelos jogadores do nosso clube é incapaz de repetir a proeza, se com uns é super competente e connosco não, então é hora de virar página e dar oportunidade a outros. Estou seguro que não faltarão agentes com experiência, com qualidade, com boas redes de contactos, capazes igualmente de realizar excelente negócios com elevados encaixes, encantados com a possibilidade de negociar alguns dos "seus" jogadores com o FCP (Pini Zahavi, Kia Joorabchian, Rafaela Pimenta, Federico Pastorello, Jonathan Barnett, Giuliano Bertolucci, Pere Guardiola, entre os mais conhecidos).

    No passado houve atrevimento e ousadia suficientes para romper com um Veiga, que por aquela altura era o agente mais poderoso em Portugal, e o clube continuou a ganhar... e muito. Porque o FCP sentia-se maior que qualquer agente de jogadores... Haja coragem novamente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que jogadores do Benfica com mais de 25 anos é que Jorge Mendes vendeu? Que jogadores do Porto querias que ele conseguisse vender? A única possibilidade seria Diogo Costa mas o mercado para guarda redes é restrito...

      Eliminar
  53. Pedro, após consulta no transfermarkt, verifiquei o seguinte: na época 21/22, entre outras transferências, o FCP vendeu Diaz por 47M, Danilo por 16M e Corona por 3M (isto segundo os dados que constam no site). Juntos, perfazem um Gonçalo Ramos (65M). Eu arriscaria a dizer que o Corona em forma, era melhor jogador que o Gonçalo Ramos (escusado será comparar sequer este com o Ramos).

    Como o intermediário foi o mesmo nos 4 negócios, a conclusão é muito simples: em 3 negócios esse intermediário foi incompetente, e no outro foi extremamente competente.

    Não foi um negócio, não foram dois nem três, começam a ser vários e o padrão é este que indiquei. Qualquer empresa bem gerida que desse conta deste panorama substituiria esse mesmo intermediário na hora.

    Portanto que idade é que eles tinham quando ele os vendeu ou que jogadores quero que ele venda? Quero que ele venda como tão bem vende para os outros, mais nada, caso contrário, não serve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corona saiu a 6 meses do fim do contrato, Luis Diaz todos sabemos porque foi vendido em janeiro e tão mal vendido ( o Porto estava em risco de ficar fora das competições europeias). Na minha opinião a melhor comparação com o negócio Gonçalo Ramos é a venda de André Silva que na altura,e após uma só época razoável saiu por 38 milhões que podiam atingir 45. Considerando a inflação dos preços não foi muito diferente...

      Eliminar
  54. E continua o arroz com atum. Até o Corona entra na baila. O Milan dava acima dos 10 milhões pelo Corona, no mercado de verão o FCP achou pouco, não vendeu, o jogador estava no último ano de contrato, ia sair a custo zero, para receber algum saiu em Janeiro por 3. Não sei quem tratou do negócio, mas sei que a culpa não é do empresário.
    Se não serve o FCP só tem de encontrar quem negoceie melhor. Ponto.

    ResponderEliminar
  55. O Danilo saiu do FCP com 28 ou 29 anos, nunca foi um craque, rendeu 16 milhões e foi mau negócio? OK. Quero ver quem o FCP vai vender até 31 de Agosto e quem será o intermediário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dragão Vila Pouca, e nem foi por 16, foi por 20, 4 do empréstimo+ 16 da cláusula obrigatória...

      Eliminar
  56. O que é que é mais importante, a data de nascimento de um jogador ou o seu rendimento em campo? É preferível um jogador formado, com experiência, com provas dadas, ou um miúdo com potencial cuja afirmação é uma incógnita? Qual dos dois negócios acarreta mais risco para quem compra?

    O Barcelona a época passada deu 45M(+5) por um jogador de 34 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais usar Lewandoski, bola de ouro, como termo de comparação?

      Eliminar
  57. O mais importante para um clube que tenha uma política desportiva bem definida e com critérios correctos, é contratar jogadores com talento, potencial, provas dadas e jovens. O Barcelona que tem em La Masia uma das melhores escolas do mundo, por causa dessas loucuras é que está numa situação muito difícil. Só não digo pior que o FCP porque o FCP não o potencial para gerar receitas e um plantel tão valioso como o Barça.
    Mas este assunto já deu o que tinha a dar para mim é assunto encerrado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O FCPorto tem um jogador com potencial para valer ouro. Segundo algumas notícias poderá ser aposta já no início da época. A sua cláusula é só de 40 milhões ( e segundo alguns rumores o Porto quer renovar e aumentar a cláusula para... 50). Se ele brilhar durante a época espero que não culpem o empresário por não o conseguir vender por 100. Estou a referir-me ao Namaso...

      Eliminar
  58. Pedro, se não vê grande diferença dos 38M do André Silva, que podiam atingir os 45 para os 65M do Gonçalo Ramos, que podem atingir os 80M, então está tudo dito.

    Quanto ao Danilo, admitindo que foi pelos 20 que indicou (não me recordo exactamente dos detalhes do negócio, limitei-me a seguir os valores que apareciam no transfermarkt), comparando com os 60 do Ugarte, já vê alguma diferença neste caso? Ou ainda não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao Danilo,a resposta está em parte na resposta do dragão Vila Pouca. Se achas igual um jogador ter 22 ou 29 está tudo dito. Quanto á diferença entre André Silva, vendido numa altura em que 60 milhões era u excelente cláusula e agora em que qualquer transferência atinge 100 milhões, tal como disse considerando essa inflação no valor dos jogadores, não considero muito diferente...

      Eliminar
  59. Há uma coisa de que pouco se fala, e que acho espantosa. As cláusulas por objectivos que o slb, ou o JM por ele, tem conseguido nas vendas de jogadores do benfica.
    O Liverpool fez uma época para esquecer. Não ganhou nada, esteve mal na Champions, não conseguiu sequer o acesso à próxima Champions. O Darwin Nunez, fez 9 golos em 38 jornadas da premier league, uma ninharia para 1 PL que custou, logo à partida, 75M. Mesmo assim, o slb conseguiu + 5M por objectivos!!!! 5M, só pelo facto do Nuñez ter jogado 25 jogos, isto não é fantástico? Os dirigentes do Liverpool não deviam estar no seu perfeito juízo, quando concordaram com tal cláusula. Ou então, foi só um estratagema, para disfarçarem que na realidade estavam a pagar 100M pelo jogador. Mas com o Porto, no negócio Luís Diaz, já mostraram bastante + parcimónia. Se o Liverpool aceder à Champions, o Porto recebe 1M, se Luís Diaz fizer + de 45m/jogo em 25 jogos, recebe + 1M, se marcar pelo menos 12 golos, recebe + 1M. Ou seja, se o LD fizer o que fez o Darwin esta época e o Liverpool também estiver ao mesmo nível, o Porto recebe 1M, o slb recebe 5M pelo Darwin. A discrepância, nas cláusulas, consegue ser ainda muito maior que nas verbas fixas. Teria alguma lógica o contrário. Que para compensar a baixa quantia fixa paga ao Porto, as cláusulas fossem, digamos assim, um pouco compensatórias. Mas não. É a parte de leão, até nas cláusulas, toda para o slb, e a parte de cordeiro, também nas cláusulas, para o Porto. Mas pronto, temos que nos conformar com tudo isto, e ficar eternamente gratos a JM.

    ResponderEliminar
  60. Os sócios e adeptos obviamente não têm culpa de nada da porcaria que se passa no clube, apesar de têm eleito a mesma direção que levou a Sad à falência.
    A direção obviamente também não tem culpa de nada porque o problema é JM não vender os jogadores pelos valores "justos".
    O clube, antigamente também não tinha mérito nenhum na forma como contratava e valorizava jogadores porque obviamente a responsabilidade era apenas do empresário que os vendia.

    Recolham as assinaturas depressa, que a eleição de PdC está garantida.

    ResponderEliminar
  61. Pedro, concordo, mas olha que já houve interferências que obrigaram alguém a agir e a por o cavalheiro na ordem. Essas interferências perniciosas também têm tido influência no estado a que chegou o FCP. Mas como há quem faça de conta...

    Fui um apoiante de JNPC até às últimas eleições, nessa altura deixei registado que pela primeira vez não ia votar no presidente. Se não votei nessas, por muitas mais razões não votarei nas próximas, se, como tudo indica, ele se recandidatar.

    ResponderEliminar
  62. Pedro, primeiro, o Lewandowski nunca foi Bola de Ouro, foi Bota de Ouro. Em segundo, ao fazer menção a esse troféu individual, foi de encontro ao ponto onde queria chegar. O Barcelona contratou o jogador pelo elevado rendimento que ainda apresenta, não obstante a idade avançada do jogador. E pagou por isso. Portanto o ter de ser novo para valer não sei quantos milhões é uma falácia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando falei bola de ouro foi no sentido de melhor do mundo e isso até foi duas vezes seguidas. Mas mesmo que não tivesse sido. É um jogador com um estatuto completamente diferente.

      Eliminar
  63. Deixe-me acrescentar que concordo com a sua análise em relação ao Namaso. Gosto muito do que tenho visto até agora dele, parece-me um jogador com imenso potencial. Para mim, devia ser uma aposta forte para esta época.

    ResponderEliminar
  64. Na minha opiniao o fcporto está ainda pior do que o ano passado no que diz respeito a qualidade do plantel...uribe não é fácil de substituir... não tenho quaisquer expetativas quanto a epoca 2023 2024.... sei dos milagres do sc mas nao acredito que se repitam esta epoca...nas laterais e no meio campo falta gente de qualidade... abraço

    ResponderEliminar
  65. Qual é o clube de topo no futebol europeu - a Arábia Saudita, Catar e afins, não conta - que contrata jogadores acima dos 30 anos por grandes verbas? Pegar no caso do Lewandowski, apenas a excepção que confirma a regra, para defender uma teoria não faz sentido.
    O PSG quis o Vitinha e foi pela cláusula. Como quis o Ugarte e o uruguaio também foi pela cláusula. O problema é que a do jogador do FCP era de 40 e a do jogador do Sporting de 60. Mais, se o Wolverhampton tem accionado a cláusula do Vitinha ele saía por 20. Só faltava culpar o empresário se o negócio com os ingleses se concretizasse.

    ResponderEliminar
  66. Pessoal , estes negócios dos lampiões , tem pano para mangas .
    Um exemplo , acham mesmo que o Espanhol de Barcelona deu os 20 milhões pelo Raul de Tomás ??? sendo que nesse ano desceu de divisão ??? um clube individado até ao tutano , praticamente sem público no estádio ??? foi como Roberto para o Saragoça, exactamente o mesmo ...
    O negócio Darwin pode parecer espectacular á primeira vista , mas eles compraram ao Almería por 24 milhões , depois de venderam ao Liverpool , ainda tiveram de dar 30%(mais 24 M) .

    ResponderEliminar
  67. Pedro, onde é que eu disse que um jogador ter 22 ou 29 é a mesma coisa?

    ResponderEliminar
  68. Malta se a contratação do kane se confirmar para o bayern vamos ser "atacados"... Taremi e pepê!

    ResponderEliminar
  69. dragao vila pouca, Casemiro custou 70 milhões de euros com 30 anos.
    Koulibaly custou ao Chelsea 40 com 31 anos.
    Mané custou 32+8 com 30 anos.

    ResponderEliminar
  70. Brownie, há dezenas, talvez centenas de grandes transferências nos últimos anos e 3 excepções confirmam a tua regra?

    Negroni, quem negoceia os bónus e os valores das transferências são os clubes. O FCP podia sempre dizer, esse valor de 45 milhões é baixo, não sai, os bónus são baixos, para sair têm de subir.
    Mas aconselho-te a ver quem o FCP pagou os 10% da intermediação do Luis Díaz... dou-te uma ajuda: Passion Sports Managemente SAD...

    ResponderEliminar
  71. Se o Jorge Mendes fosse o diabo que aqui querem fazer dele, e quisesse beneficiar os clubes de Lisboa em detrimento do Porto, teria vendido o Matheus Nunes a 3 dias do jogo com o Porto, na época passada?

    Como consegue tudo, não teria conseguido que o jogador jogasse com o Porto e iria depois? Ainda por cima sendo o clube comprador os Wolves, clube que ele domina?

    ResponderEliminar
  72. Bom dia a todos do blog.
    Já sou um visitante do estabelecimento à alguns anos sem nunca comentar. Mesmo assim, hoje gostava de partilhar um pouco a minha história e visão sobre o Clube.
    Sou adepto desde que me lembro e subir a Av. Fernão Magalhães (com a bandeira no ombro) para ir ver o Porto às Antas é a primeira memória do meu "portismo".
    Sempre me identifiquei com os valores do clube (os reais e não o que se ouvem e lêem na CS), no entanto, desde do momento em que me tornei adulto e passei a prestar atenção a outros "aspetos" do clube, como relatórios de contas, falta de estratégia de futuro e falsas promessas, o meu encanto tem diminuído, por encanto, diga-se rever-me nas pessoas que estão à frente do clube e tudo culminou nas ultimas eleições, onde não votei na atual direção.
    A mim não me chateia ver os clubes adversários fazer grandes vendas, chateia-me como referi:
    - nós vendermos jogadores melhores por valores inferiores (sendo para mim Luis Diaz, um dos, senão o negócio mais ruinoso da história do clube, tendo por base aquilo o Liverpool pagou pelo Darwin),
    - a falta de comunicação para os adeptos sobre a Direcção do clube;
    - o assunto da academia (onde até o Braga já tem uma academia e acreditem que na nossa guerra para captação de talento a norte estamos sem duvida muito mal posicionados);
    - saber que sem o SC como treinador, provavelmente estaríamos numa situação bem pior (e até sou defensor do treinador ao bater o pé para ficar com jogadores em fim de contrato, pois ele já entendeu a incapacidade em substituir ativos e podemos enumerar todos os casos, sendo Uribe o ultimo, onde sabemos à um ano que vai sair, e vamos para a supertaça sem um substituto).
    - Os R&C são provavelmente o ponto que mais me chateia... não só o que está lá escrito, mas por eu achar que a generalidade dos adeptos não quer saber o que lá está... posso estar errado, mas é a minha leitura.
    Por fim, chateia-me que com 6 anos de SC, a Direcção ainda não tenha apreendido a urgência em dar reforços cedo no mercado pela necessidade de adaptação ao sistema e a exigência do SC.
    Cumprimentos a todos!
    Força Porto.
    Sérgio

    ResponderEliminar
  73. dragao vila pouca, a Juventus pagou 100 milhões por Cristiano, Figo e Zidane, quando se mudam para o Real Madrid batendo o recorde de transferencias mais caras da história, não iam para novos, Harry Kane comenta-se que possa vir a custar 100 milhões de libras ao Bayern.

    É menos frequente uma transferência atingir um valor destes por jogadores na casa dos 30s comparativamente com jogadores mais novos? É evidente. O ponto onde quis chegar é que a idade, só por si, não é factor para um jogador valorizar (ou não valorizar) como foi dado a entender.

    Ou o Bruno Alves, Maniche, Lucho, Meireles, quando os vendemos, eram uns garotos?

    E para terminar, os números das transferências de FCP e SLB estão à vista de todos e não mentem. Se ainda asssim continuamos a defender a entrega da pasta das "intermediações" ao cavalheiro do costume, a acreditar que 38 é igual a 65, ou porque uns são novos e os nossos não são tão novos e mais não sei o quê, então temos o que merecemos..

    Como diria o outro, insanidade é repetir a mesma coisa e esperar resultados diferentes..

    ResponderEliminar
  74. OLHA O NORTE.
    É PRECISO TER LATA.
    "Maia aprova Academia do Dragão", projeto de Manuel Salgado, Jornal Jogo. Só na capa e em letras gordas de resto abres site e nada.
    É preciso ter lata, há anos que o sr presidente cada vez que se recandidate vem com a mesma historia.
    Sem um chavo para trazer um jogador de meia dúzia de milhões. caso do Alan, sem patrocínios para a obra, quem paga tamanho investimento!? A Camara da Maia já tinha dito, com eles tudo bem, assim como Matosinhos, mas para isso é preciso ter aquilo com que se compra os melões, dinheiro, coisa que rareia por aquelas bandas.
    Os sócios não são burros, anjinhos nem carneirinhos. A primeira quem quer caia, agora não já chega de bazofia para embalar meninos.
    Mesmo que fosse verdade, era como a historia do lobo, tantas vezes a mentir que já ninguém acredita.

    ResponderEliminar
  75. Brownie, vou tentar explicar de uma forma simples e encerro este assunto que já chateia. Enquanto portista quero é que o FCP faça, como fez durante muito tempo - até antes da SAD -, bons negócios. Se os empresários existem e sem eles não se fazem negócios, estou-me nas tintas se o empresário é o Quim, Manel, Jorge ou outro qualquer.
    Agora, porque são factos, podemos discutir se o JM vendeu bem, mal, assim assim. Não podemos é negar a sua importância para que o FCP, logo no 1° ano violasse o acordo de fairplay com a UEFA e ficasse sujeito a riscos desportivos gravíssimos. Idem na ajuda para a concretização do negócio Luis Díaz, na venda do Fábio Silva - curioso não vejo citar este negócio, de longe o melhor dos últimos muitos anos - e Vitinha, mesmo assim o FCP pagou uma multa à UEFA, ficaria fora das provas europeias se não fosse essa transferência.
    Finalmente, a culpa nunca pode ser atribuída aos empresários, chamem-se Quim, Manel, Jorge ou outro qualquer. Os empresários não são os donos dos clubes, não obrigam os dirigentes a vender.
    O Jorge Mendes pode aqui e ali ter feito maus negócios, mas também trouxe jogadores para o FCP que marcaram a nossa história e resultaram em grandes transferências.
    Diabolizar o Jorge Mendes, para mim, é uma grande injustiça. E não admito a ninguém que se atreva a dizer que este portista defende o JM em prejuízo do FCP. Quem for por aí, no Dragão até à morte não tem qualquer hipótese.



    ResponderEliminar
  76. Portistas a culpar tudo e todos. Os culpados nr 1 pc nr 2 sc. Coitado do mendes e que e o mau da fita. Tinhamos 30milhoes fomos buscar o david carmo e o veron. E depois dizemos que os outros fazem vendas magicas. David carmo nao resultou ou xateiose c o treinador. Conclusao jogador pa bancada. Entao nao se empresta o jogador, aonde comeca e acaba o poder de sc ou um clube como o porto finalmente tem um treinador do quero posso e mando. O presidente a uns anos atras do imbula disse compra o ferrari para o deixar na garagem, e agora nao diz nada,..,,.? Nao diz pq ta em campanha e precisa do tteinador pa ser eleito. No mei desta confusao enorme o culpado e o mendes deus me velha

    ResponderEliminar
  77. Bjorn88, não, para mim está bem claro quem é o culpado e não é de agora. É Pinto da Costa que logo após o 1º título encolheu-se no caso Herrera, deu o flanco, teve receio do prestígio do treinador. A partir daí aconteceram coisas que não aconteciam. Mas se um treinador também tem sempre culpas no cartório, tudo somado o Sérgio tem um saldo muitíssimo positivo, tem sido o garante do FCP ainda ter a cabeça fora de água.

    ResponderEliminar
  78. Leio: "Hugo Viana em Itália a negociar lateral e médio para o Sporting".
    "Rui Pedro Braz na Argentina a negociar o substituto de Gonçalo Ramos".
    Pelo FCP quem estará a negociar o Adan Varela já que não são o Luís Gonçalves nem o Vítor Baía? Será algum amigo do Alex?

    ResponderEliminar
  79. Bom dia,
    Ao que chegou o nosso clube!!!!!Estamos a ser ultrajados, gozados e humilhados no "caso" Veron de uma forma completamente absurda. Será que o jogador é assim tão bom? será que não existem mais jogadores no mundo para a posição? será a ultima coca-cola do deserto?
    O clube não se dá ao respeito, nem se faz respeitar! chegamos a um patamar que qualquer borra-botas urina e defeca sobre o FCP.
    Não consigo conter a minha indignação, nem consigo encontrar adjectivação para classificar quem não se dá ao respeito e é completamente submisso perante estes crápulas!
    São estes os dirigentes que defendem o clube? e se deixam enxovalhar desta forma descarada?
    Teria mais a dizer, mas estaria aqui o dia todo.
    Obrigado pela existente deste espaço que me permite desabafar.

    ResponderEliminar
  80. Permitam-me acrescentar o que é óbvio mas parece esquecido nas conversas recentes sobre transferências e idade do jogador que é o contrato que o jogador tem. Se o contrato vigora por muitos anos o valor será mais alto do que se terminar em breve. Por isso nessas comparações tem de entrar este factor, senão estamos a perder tempo.
    Sobre o Jorge Mendes. Que eu saiba ele não era o empresário de todos os jogadores que o Porto transferiu "barato", nalguns casos ele foi chamado como "casamenteiro" quando o enlace estava tremido (e é óbvio que depois recebeu uma prenda pela tarefa bem sucedida). O empresário do jogador pode procurar novo clube e ao obter luz verde dum comprador falará com o clube potencialmente vendedor ou pode ser o clube actual que queira vender e pede ao empresário para procurar comprador dentro de certas condições. E para além das conversas está o contrato vigente, a clausula de rescisão e o que o vendedor aceitará baixar, os limites financeiros do clube comprador para investir e os seus tetos salariais para tornar o novo salário para o jogador comparativamente atractivo etc. Óbviamente um bom empresário fará boa publicidade aos seus jogaores, terá um site bonito na net, uns videos no youtube, uns jornalistas a quem paga uns jantares para dizerem bem do jogador e dizerem que ele está óptimo onde está mas que está a despertar muito interesse aqui e ali, um seleccionador compincha para convocar o jogador mesmo que não mereça, etc.
    O clube vendedor também tem de ser proactivo no mercado para não depender completamente do empresário do jogador e é óbvio que o historial de vendas anteriores (preço e qualidade final do produto) conta para valorizar ou desvalorizar o que pretenda vender.
    Concluindo, isto é tudo muito complexo e por isso parece-me imensamente redutor por as culpas todas do mal que se passa com as vendas do Porto no JM. Vocês vêm alguém do Porto com participação activa em foruns internacionais, a visitar os tubarões para uns almoços e jantares e assim ter contactos que facilitem negócios futuros?. Pois é, com um presidente octagenário e uns administradores ou velhos ou incompetentente não se pode esperar muita inovaçâo e/ou dinamismo empresarial. Esse é o preço que os sócios do FCP pagam pelo seu conservadorismo no que respeita ao JNPC, não há almoços grátis.
    Assunto complementar e já referido por alguém antes é a Academia e na falta dela a dificuldade do FCP adquirir e potenciar talento e por isso poder ter um reservatório de valores que possa ir usando na equipa principal e ir vendendo nas melhores oportunidades. Como se vê o SLB tem investido forte nas instalações da Academia, presumo que também nos seus quadros e tem tido bons resultados e nunca fica a sensaçâo de que venderam o último "craque", há sempre alguém a ser preparado para vir a ser uma "nova estrela", umas vezes com sucesso comercial e ou desportivo, outras vezes não. Por isso a inércia e a soberba do FCP / JNPC no que respeita a tudo e particularmente à Academia está a ser desatrosa para o clube / SAD.

    ResponderEliminar
  81. Incomoda-me um pouco insinuar ou deixar a ideia que é o SC culpado ou tem parte da culpa por alguns jogadores terem saido a custo zero. Ora bem, deixa-me respirar fundo e colocar me no lugar do Sérgio.

    Os adeptos pedem ao SC que ganhe! Simultaneamente a esta exigência, o clube não tem um tostão! O Sérgio chega e o clube está sob intervenção da uefa. Faz o milagre de ser campeão logo no primeiro ano. Ano após ano, todos sentimos que o plantel está pior. Ano após ano o clube tem muitas dificuldades em arranjar jogadores de jeito. Queremos o quê? Que o Sérgio faça milagres? Ele até tem feito. Eu percebo perfeitamente que nesta situação de miséria a nível financeiro, que o SC faça tudo para ter os jogadores que ele confia o máximo de tempo com ele!

    Meus amigos, se não fosse isto, o Sérgio a muito que já teria saído! Porque incomoda me que simultâneamente se peça ao Sérgio que seja campeão e vendas jogadores e não entre ninguém com qualidade mínima para seres campeão!

    Ano após ano desde que o SC está connosco, que não está a ser reposta a qualidade de jogadores que saem. Saiu o Ricardo Pereira há anos e continuamos sem um lateral direito de jeito. Saiu o Alex Telles e não temos um lateral esquerdo de jeito. Idem para o meio campo, já nem falo do Vitinha porque foi um fugacho que apareceu e foi se embora. A nível de defesas, quero ver quando o Pepe se reformar. Quando tínhamos Marega, era pé de tijolo, agora tem o Taremi, alguns adeptos aqui querem que ele saia, onde isto chegou!

    Compreendo perfeitamente que neste cenário, o Sérgio querer ficar o máximo de tempo com jogadores como Taremi, Otavio, seja o minimo dos minimos que um clube quer ser campeão possa dar ao Sérgio, quando não compra jogadores de jeito!! Não que o Taremi seja um génio porque não é, mas tem o minimo de qualidade e está integrado na exigência do treinador. Fazer um jogador leva anos. O Sérgio sabe melhor que todos nós juntos a dificuldade neste contexto em criar jogadores que possam competir por títulos.

    Se o SC estivesse num clube normal, em que vendes jogadores mas repões o que sai, de certeza que o Sérgio não se iria opor a determinadas vendas.

    Ponham se no lugar do SC e vão ver que ele está numa situação muito complicada. Não, a culpa disto não é do Sérgio!

    Antes do Sérgio todos sabemos onde estávamos. Esta miséria financeira já vem antes do SC. E depois do SC dificilmente o clube encontra outro que aceite simultaneamente a exigência de ser campeão ao mesmo tempo que o clube lhe vende os poucos jogadores que tem (carne), até só ficar com ossos e exigirem lhe milagres!

    E isso de sair a custo zero está a acontecer em muitos clubes! Até pode acontecer no Psg. Hoje poucos clubes conseguem renovar, só renovas se o jogador não valer nada, se é bom jogador, ele vai querer mais dinheiro, o empresário também quer! Se estamos falidos isto é muito difícil.

    Tenho a certeza que isto que o Porto dá ao SC, o PC sabe perfeitamente que dá muito pouco ao que o Sérgio merece, são 6 anos, é muito tempo para nunca terem dado ao Sérgio um plantel na pré época em que se sentisse, epa agora sim, deram ao homem jogadores que ele merece! É triste ver um homem como o Sérgio passar pelo clube e não ter tido um único ano com opções para atacar a época! O melhor plantel que teve veio da fornada da B e foi um acaso! Não se repete tão cedo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  82. 3 asifa, mas a questão de fundo é mesmo essa. Por culpa de uma gestão desastrada, mas, pasme-se, premiada, o FCP colocou-se numa posição contra natura. Como o Sérgio foi campeão logo no 1º ano, facto que já não acontecia há 4 anos, inédito no consulado de Pinto da Costa, mais ter evitado o penta do Benfica, apesar do plantel ter qualidade, só entrou o Vaná, o treinador foi endeusado, aconteceu algo que nunca tinha acontecido no FCP, treinador mais gritado e mais aplaudido que o presidente. JNPC, inteligente, ficou com a certeza que não podia entrar em conflito com o Sérgio, ficou como que refém, quando o SC ameaçou bater com a porta se o Herrera saísse, PC condescendeu, o FCP já numa situação muito difícil sob o ponto de vista financeiro, desperdiçou 23 milhões e passado um ano o mexicano saiu a custo zero.
    Resumindo, fazendo um esforço, compreende-se a posição do Sérgio, mas não a do presidente. O FCP nunca foi isto. Aquilo que o FCP devia ter feito, era, "não estamos em condições de desperdiçar esse negócio, vamos arranjar um substituto com uma parte da verba da venda do Herrera. O SC dizia que saía? OK, porta da rua é a serventia da casa. Isto era o Porto, agora há outro Porto. Esse é o problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E essas propostas existiram mesmo? É que em relação ao Herrera o presidente disse que nunca existiram propostas...

      Eliminar
  83. O Salgueiro Maia no discurso aos soldados na preparação do 25 de Abril, dizia que havia muitos estados e o estado a que se chegou...
    Estamos na mesma... chegamos a um estado lastimável...
    Estará porventura na altura de aparecer um movimento que de forma serena, mas critica, discuta o Clube e se prepare para ser uma candidatura forte e credivel, com um projeto sustentavel e claro para ir a votos.
    Hoje OJogo colocou uma notícia sobre a Academia futura, já há espaço definido e autorizado mas ...sem grandes esclarecimentos, interessante que aparece nesta altura do mandato... mas espero que saja desta...
    Nada diz de parcerias, prazos e demais informações... concluir-se em quanto tempo, um, dois , dez anos... tudo ainda vago ...
    A novela de verão continua, mas agora, foco total na supertaça.

    ResponderEliminar
  84. Pedro, cada um acredita no que quiser. Eu acredito que o Lyon queria o Herrera e ofereceu essa verba ao FCP... Também acho que JNPC não podia dizer outra coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho ideia que essa proposta foi a dois anos de acabar o contrato, e aí sim o Porto devia ter vendido. No último ano de contrato, segundo o presidente o Porto tentou vender mas nenhum clube se mostrou interessado. O problema é esperar pelo último ano para tentar renovar ou vender. Isso não faz sentido nenhum...

      Eliminar
  85. Pedro, o FCP devia vender após o mundial, quando o Herrera estava no topo da valorização e já era sabido que pedia muito dinheiro para renovar.

    ResponderEliminar