sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Acima do FCP só os sócios/adeptos. Esses são a sua essência, a razão da sua existência.

 

Após as saídas de Fábio Vieira e Vitinha, o FCP precisava de dois médios de qualidade já na época passada. Com a saída do Uribe, conhecida há meses, ficou a precisar de mais um, a equipa está a trabalhar desde o dia 7 de Julho, um, Nico González, veio há 5 dias, outro, Alan Varela, ainda não veio, é uma novela sem fim à vista. 
Dito isto...

Há quem acuse alguns de só saberem dizer mal, criticar tudo, para esses nada está bem. Não é, manifestamente, o meu caso. Procuro sempre ser sensato, equilibrado, justo e dentro das minhas modestas possibilidades sempre defendi e defendo o FCP contra tudo e contra todos. Mas este portista que comeu o pão que o diabo amassou, durante uma seca de dezanove anos, que fez muitos sacrifícios pelo FCP em tempo de vacas magras, em que para ir ver o FCP a Lisboa se demorava mais de seis horas, que nos poucos jogos que eram à semana e à noite, também em Lisboa, ir ver o FCP significava uma directa para o trabalho - apenas um exemplo, FCP vs Schalke 04, disputado na Luz por interdição das Antas -, não recebe lições de portismo de NINGUÉM - muito menos daqueles que agora, cheios de mordomias, batem no peito a apregoar portismo e julgam-se os puros. Este portista acha que a crítica objectiva, construtiva e feita com respeito pela Instituição e quem a dirige, faz todo o sentido, devia ser encarada como positiva, para somar e não para dividir.
Este portista também acha que nem sempre correu tudo bem, tivemos dificuldades, problemas, enfiamos barretes, mas também fomos considerados um verdadeiro caso de estudo pela forma como contratávamos, valorizávamos, vendíamos. Agora é esta tristeza, este arrastar de alguns processos que deviam estar resolvidos em tempo útil e nem com luvas de pelica se pode tocar na gestão? 
Sou do tempo das tertúlias do Bom Dia, do Velasquez - também existia a da Petúlia, Orféu, mas essas conheci mal...-, das concentrações junto às antigas bilheteiras ou junto ao departamento de futebol nas Antas, nunca aqueles que nesses locais falavam sobre o FCP foram considerados menos portistas e de alguns desses locais até saíram muitos para servir, como amadores, o FCP. Os tempos são outros, agora existem as redes sociais, muitos portistas pertencem a grupos, ali trocam ideias, partilham a paixão pelo azul e branco, mobilizam-se para apoiar o FCP e não apenas no futebol...

Depois há os que acham que está sempre tudo bem, mesmo quando é óbvio e entra pelos olhos dentro que não está. Para muitos desses o bom portista é apenas aquele que canta Pinto da Costa allez, Pinto da Costa allez, allez, viva o Rei, longa vida ao Rei.
Porque conheço a história, porque tenho décadas de associativismo e portismo praticado, e tenho memória, reconheço a grandiosidade da obra, mas ninguém está acima do FCP, ninguém é o FCP - dirigentes, treinadores ou jogadores. Acima do FCP só os sócios/adeptos. Esses são a sua essência, a razão da sua existência.

28 comentários:

  1. Subscrevo tudo, tudo
    Dá primeira à ultima linha.
    Haja paciência Vila, que fé, para os tempos mais próximos, já se vai apagando.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Sr.Vila.
    Obrigado,
    Muito obrigado por nos dar moral e espaço para acompanhar e debater o nosso ENORME FUTEBOL CLUBE DO PORTO.
    Um grande bem haja.

    ResponderEliminar
  3. Totalmente de acordo. Excelente. Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  4. O FCP que eu conheço, sempre se reinventou.

    Não tenho a idade do DVP (lembro-me de qualquer coisa dos finais dos anos 70), não senti a saída do Oliveira, Gomes e as primeiras saidas que me lembro, foram Jaime Pacheco e Sousa para o Sporting, no ano em que veio o Futre.

    Depois destes, muitas figuras passaram, muitas vieram, muitas foram, muitos treinadores, vários chefes de departamento de futebol, médicos, massagistas. Presidente é que só me lembro de um, mas mesmo este já teve várias reinvenções.

    O futebol também mudou, os adeptos idem e até os clubes mudaram.

    O que está a acontecer ao FCP é que desta vez, por vários fatores, caiu num buraco financeiro, com uma gravidade tal, que tem a corda ao pescoço, em permanência.

    Há duas ou três épocas, a seguir à geração campeã da youth league, defendi o ano zero (antes de sermos eliminados na pre eliminatória da Champions) precisamente no ano em que Herrera se foi embora. Tinhamos uma geração de qualidade, na altura depois de ver um jogo treino do Diogo em Portimão, opinei que não precisávamos de um GR. Faltava experiência mas sobrava qualidade.

    Nessa época investimos cerca de 60 milhões de euros e fomos eliminados. Foi um erro em cima da situação em que já estávamos. Podiamos ter ido à luta com o que tínhamos.

    Tal como nessa época, estou mais preocupado pelo facto de não sair ninguém por valores assinaláveis do que pelos jogadores que não vêm. O que vai acontecer se o FCP não conseguir vender?

    Posso ser anjinho mas acredito que Zaidu, Taremi e Otávio ou Pêpê vão ser vendidos após a Supertaça. E reafirmo, caso existam, o Taremi devia sair por qualquer proposta entre os 15 e os 20 milhões e o Otávio acima de 30. Em defesa do futuro do FCP, preferia vender o Otávio por 30 do que o Pêpê pelo mesmo valor, embora reconheça a muito maior importância do baixinho no jogo do FCP.
    Infelizmente para o clube, a venda prevista do Diogo não aconteceu mas continua a ser o nosso maior patrimônio financeiro.

    Dito isto, acredito que com maior ou menor dificuldade vamos fazer um bom plantel, com capacidade para lutar por todas as provas nacionais. Em relação aos novos jogadores, prefiro esperar e vê-los a jogar. Ver os jogadores pelo youtube dá lugar a juízos precipitados e não confio nada, nos analistas que, tal como nós se baseiam, nos videos.

    ResponderEliminar
  5. Boas

    Só uma questão,é minha opinião que o Porto já não era bem dirigido há muitos anos.
    Sempre que falei com povo sobre isso,as pessoas falavam das vitórias (tempo das vacas gordas),falo do tempo do Jardel,do tempo virar do século depois Mourinho voltou a trazer a mística.
    Depois voltou a não ser o Porto correcto para mim,sempre alertei,todos os portistas apontavam para os troféus o caminho era aquele.
    So que os lampiões subiram de qualidade,e ai foi notório a gestão de PdC
    O Porto foi o pináculo quando a lei Bosman apareceu,mas o dinheiro não trouxe valias ao clube,mas a quem se apoderou do clube.
    É minha opinião que os sócios do Porto têem culpa no momento actual do clube,por não pedirem auditorias as contas do clube.Devido a figura do presidente .
    Principalmente de 2004 para cá, saber o que era feito o dinheiro e como era gasto.
    PdC aproveitou-se de não exister concorrência e nem haver contestação a sua autoridade,para gerir o património dos sócios do Porto.
    Isto sou eu a falar,porque concorrer contra PdC em eleições era derrota certa.
    Mas controlar os suas contas,devia ser dever dos sócios.
    Minha opinião

    ResponderEliminar
  6. Pedro Miguel, não há clubes que estejam sempre no apogeu. O FCP, isso foi dito muitas vezes, tinha sempre que compor os exercícios com receitas extraordinárias. Mas tinhas sucesso desportivo, algumas vitórias retumbantes, um passivo na casa dos 200 milhões, capitais próprios positivos, encargos com o pessoal que não eram uma brutalidade, enfim, sem ser um mar de rosas, nenhum clube português que queira ser competitivo ao mais nível está, mas não estavas numa situação nada parecida com a de agora.
    Fazer uma aposta que implicou um investimento enorme, dar a um treinador um poder como nunca se viu no FCP e depois não o apoiar devidamente, foi o início do descalabro financeiro e desportivo. O desportivo foi revertido, muito por mérito do treinador, o financeiro continua muito mal, culpa de quem dirige.

    ResponderEliminar
  7. Boas

    Eu creio que o treinador que se refere seja Lopetegui.

    Lopetegui quando chegou não tinha definido uma estratégia de futebol ofensivo de transições objetivas so faziamos basculaçao.

    E os lampiões dessa altura tinham Jesus, numa altura em que tinha o plantel a encarar o campeonato português com vontade de vencer.
    Lopetegui foi um erro de casting,que não tinha experiência.
    Ou melhor foram dois erros casting,uma da direcção.
    A outra ele próprio como treinador do Porto naquela altura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lopetegui tem culpa em algumas coisas mas não em tantas como se diz. E na primeira época só não é campeão porque o Benfica era beneficiado jogo sim jogo sim, perante o silêncio da direção que deixou o treinador ser absolutamente queimado pelos rivais e sobretudo pela comunicação social deixando o treinador a lutar sozinho (ainda hoje é assim). Até os adeptos se deixaram levar...

      Eliminar
    2. Boas Pedro

      Eu por acaso não sou especialista no tempo que lopetegui esteve no Porto.
      Sei que o futebol dele era um marasmo de deambulações de bola no terreno de jogo.
      Isto é a minha opinião sobre o estilo do jogo por ele apresentado em terreno nos jogos que vi.
      Mas como não assisti a todos jogos, foi a impressão que fiquei (para mim certeza) dele.

      Quanto ao facto de ser campeão,vou dar um exemplo ( minha opinião).
      Vitor Pereira foi campeão no Porto, saiu,foi campeão em outro(s) países.
      O ano passado esteve no Corintians e esteve bem,porque esses mesmo time lutava para não descer de divisão no brasil,nesse momento e neste momento.
      Mudou de equipa foi para a equipa que ganhou a libertadores.
      As suas ideias de modelo de jogo não encaixou num plantel que estava habituado a ter um processo de jogo ofensivo grande.

      Tanto que o entitulado pior clube do mundo,fez um tweet se o Flamengo queria fazer um jogo com eles a valer o Vítor Pereira (brincadeira) mas foi real isto.

      Com isto digo que mesmo que lopetegui fosse campeão o seu processo,ideias,maneira,estilo,modelo táctico ofensivo,para um clube como o FCP não era aceitável( minha opinião)

      Eliminar
  8. Começou a cair-se neste buraco no ano Lopetegui e depois caiu-se + fundo ainda no ano Krasnodar. E a saída sucessiva de jogadores a custo zero, que podiam ter rendido 12, 15, 20M, também não tem ajudado nada. E compras como as de Nakajima, Waris, Zé Luís, David Carmo, caras e sem retorno desportivo nem financeiro, também ajudaram no descalabro. E os salários e prémios chorudos para os administradores da SAD, também têm contribuído alguma coisa para a ruína financeira, para além de serem indecentes. E não se vê maneira de se sair disto, só com a ruptura total com a situação actual.

    ResponderEliminar
  9. Sobre a responsabilidade do Jorge Mendes na (ausência) de vendas:

    Não me lembro de ter visto o nome do Jorge Mendes em nenhuma das listas quando fui votar nas últimas eleições.

    Isto posto, o Jorge Mendes tem é de defender os seus interesses. Já a direção eleita no FCPorto deve defender os interesses do FCPorto e ser profissional e competente, o que não acontece há quase uma década.

    Se a actual direção quer colocar as culpas do descalabro financeiro no Jorge Mendes e sacudir a água do capote, então que pelo menos faça o favor de não concorrer às próximas eleições.

    Sócio com mais de 30 anos de quotas pagas

    ResponderEliminar
  10. Num comentário que fiz antes, falei de vários jogadores que o Porto comprou caros e sem retorno nem desportivo nem financeiro, e esqueci-me de referir 2 casos dos piores: Loum, que custou 7,5M!!!!, comprado ao Braga, e que é até ao momento, a 1 ano do final do contrato, um flop total, desportiva e financeiramente falando; e Manafa, que custou 7M!!!!, vindo do Portimonense, que rendeu alguma coisa em termos desportivos, mas que terminou contrato sem dar qualquer rendimento financeiro. É incrível a quantidade de dinheiro torrado em jogadores do Braga e do Portimonense, banalissimos, e que custaram balúrdios. Se para manter aliados ou amigos é preciso fazer isto, prefiro que o Porto só tenha inimigos. Ao pé destes negócios e de muito outros do género, os negócios deste defeso são fantásticos negócios. Digo isto, esperando que venha o Varela e não o Al Musrati!

    ResponderEliminar
  11. OLHA O NORTE.
    Vila Pouca, tão simples como isso, pouco mais ou nada acrescentar. O FCP é uma paixão, o campeão o maior, está entre os melhores do mundo, goste-se ou não se goste, Somos Porto. O resto, é historia, memória, museu...

    ResponderEliminar
  12. Lembram se de termos falado vezes sem conta no beto, pois bem está nas cogitacoes do inter!!! Como pudemos deixar fugir o beto! Ainda para mais jogava num clube com quem temos exelentes relacoes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como eu falei dele várias vezes para ser contratado .
      Não me surpreende que vá para equipas com outros patamares .
      Aquilo que é um grande enigma para mim , é saber porquê de nunca ter sido chamado para representar a seleção , primeiro pensava que era o Fernando Santos que embirava com ele , mas mesmo com um novo selecionador não é chamado , por isso deduzo que seja alguém dentro e do topo da FPF que não gosta do rapaz .

      Eliminar
    2. Tbm estranho o facto de não ser chamado a selecção...

      Eliminar
  13. boa tarde
    concordo na integra com o texto do post. o que esta a destruir o nosso clube é pensarem exatamente que o fcp tem um dono. poderia referenciar dezenas de situaçóes onde o nosso presidente se esqueceu de não ultrapassar essa linha com claro prejuizo desportivo, economico e/ou moral para o clube, situaçoes claras e obvias que muitos finjem que nunca aconteceram continuando a endeusar e a apontar o dedo a quem se vai preocupando verdadeiramente com o clube. infelizmente, e porque a direção não reconhesse os problemas que tem causado ao clube, e por essa razão nada faz para os resolver, receio que venham aí dias muito nrgros.
    agora quanto a equipa de futebol, temos por ex, um Moutinho (a ser falado no Braga) que certamente não seria muito dispendioso e apesar da idade seria uma mais valia pelo menos numa primeira fase na reconstrução da equipa. poderia falar de outros "Moutinhos" , o unico problema é que já não dão a ganhar muito dinehiro aos "empresarios"

    ResponderEliminar
  14. Tudo indica que Varela chegue no final da próxima semana , depois do segunda eliminatória da taça dos libertadores , parece óbvio que sempre foi essa a intenção do Boca Juniors , de segura-lo até esses jogos .
    Seguramente vamos perder Taremi até ao fecho do mercado , provavelmente o jogo da supertaça será a despedida que se deseja vitoriosa , os 24 milhões que o Tottenham oferece é para aceitar , mesmo que Sérgio Conceição fique com azia ...

    ResponderEliminar
  15. Caro DVP e Amigos:
    Não altero uma vírgula do seu texto. Brilhante!
    Sou dos adeptos que atravessou o deserto de dezanove anos (eram três para um e um para o outro) e nós os bons rapazes do Norte. Mas nesse período, ano após ano, aumentava o meu amor pelo F.C.PORTO o melhor Clube Português.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Malta, noutros tempos o sucessor do medhi Taremi.... Seria georges mikautadze!
    Barato, qualidade, desconhecido, faz golo, dá golos... Encaixaria no lugar do iraniano com uma luva...

    ResponderEliminar
  17. É inconcebível que se arraste no tempo a composição do plantel quando já todos sabiam (há muito) as necessidades da equipa. Os motivos de tao grande dificuldade em contratar são bem conhecidos e residem na parte financeira, pelo que quem nos trouxe até esta situação está devidamente identificado. Estes são aqueles, que abrigados no chapéu de conquistas recentes, acreditam ainda ter algum crédito junto dos sócios e restante massa adepta. A verdade é que o desempenho desportivo tem sido a boia de salvação para muitos dos que gerem os destinos do clube.
    No Fc Porto uma das imagens de marca costumava ser o exemplo que vinha de cima, do responsável máximo e de quem escolhia para o acompanhar na gestão do clube. A competência destes refletia para os demais que a imitavam com respeito pela instituição e profissionalismo. Ao longo dos anos alguns sinais foram sendo dados, um certo aburguesamento e até uma certa arrogância da direção foi levando a que alguns dirigentes se afastassem em discordância com as opções estratégicas assumidas.. No início do sec. XX o FC Porto , teve nas suas mãos a oportunidade de ser pioneiro, de se modernizar, mas a opção foi manter um modelo de negócio que se tornou obsoleto, uma vez que foi copiado, quer pelos rivais internos, quer pelos nossos "clientes" das maiores ligas da europa. De lá para cá uma sucessão de erros de gestão desportiva agravaram as contas e chegamos aos dias de hoje a depender de "homens de palavra" ou de caprichos de outros clubes...
    Nota: Em relação ao Varela, não sei se foi pedido expresso do SC, não tendo sido devia ter sido procurado outro jogador em tempo útil, na eventualidade de ser escolha do treinador trazê-lo mais cedo poderia ter custado mais uns milhões, coisa que neste momento o clube não dispõe.
    Sfelgueiras

    ResponderEliminar
  18. OLHA O NORTE.
    Taremi é para vender, ele mesmo já deu a entender que quer sair, não vamos perder oportunidade da entrada de uns milhões nos cofres tísicos do FCP. É um jogador com 31 anos, que acaba contrato esta época. Deixemo-nos de sentimentos e recordações, primeiro os interesses do Clube e agora mais do que nunca.

    Alguns papagaios comentadores, ainda estão com duvidas que o sr presidente se vai recandidatar, só se lhe der daqui até lá algum badagaio, (espero que não). Acham que ele ia mandar construir a Academia (segundo notícias vindas a lume da própria câmara da Maia) sem estar na cadeira do dono, com o mesmo do costume a pedir assinaturas a gente politica e conhecida da nossa praça. Agora acredito se ganhar, seja o último...

    Parece que a novela Alan Varela terminou, ganha o agente amigo o jogador, o Boca e o sr presidente quando o apresentar, para fotografia de campanha. Só espero que o FCP seja o que mais ganhe com a vinda do jogador, para mim é o mais importante.

    Na próxima 4ª feira, espero que o FCP ganhe aos Bazofias, reis dos processos na Justiça e traga o caneco, para juntar a muitos outros outros no museu. O meu medo, receio, é que se jogue contra doze, treze, Colinhos & Andores Lda.

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde!
    O culto da personalidade é algo que me custa ver no nosso clube, seja a treinadores, seja a presidentes ou seja a jogadores.
    Noutras epocas o Porto já tinha vendido o Otávio e o Mehdi e acautelado o subsituto com muito tempo de avanço.
    Curiosamente, devo ser dos poucos que defende a permanência do Diogo Costa (se possivel). Pelo que ele dá há equipa e por ser uma posição tão especifica, acho que não há subsituto nem dentro nem fora do clube, neste momento. O Gonçalo Ribeiro da B parece-me o sucessor natural.
    Abraços.
    Sérgio

    ResponderEliminar
  20. Sérgio, ninguém quer a saída do Diogo Costa. Se fosse possível resolver os problemas sem o DC sair, óptimo. O problema é que não se vê como e porque é da formação dá só por si as mais valias que o FCP precisa.

    ResponderEliminar
  21. Bom dia,
    Eu percebo e a instituição acima do resto, se for a única venda possível então que se faça. Na minha visão será mais difícil de substituir o DC que o restantes.

    ResponderEliminar
  22. OLHA O NORTE.
    Olha, olha quem são eles, Godinho, Pinheiro e Veríssimo e seus Puxa Sacos. Vamos assistir a um concerto de músicos em que o agente do negócio é o Rei dos Tuneis, o toupeira Ruim da Costa, aguardaviu. Eles Todos à Molhada e nós, Fé em Deus ganhe o FCP.

    ResponderEliminar
  23. Bom Dia!
    Dia de jogo!
    Esperemos que o arbitro não seja protagonista... sendo quem é só temos de esperar o pior.
    O lance do Danilo em Moreira, é talvez o lance mais anedótico que já vi na minha vida.
    Força Porto!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar