quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Supertaça: Benfica 2 - FCP 0. Começou bem, a prometer, mas acabou muito mal...

 


Entrada muito forte do FCP, pressão, ritmo alto, boa dinâmica, Benfica às aranhas, teve oportunidades e merecia ter marcado a equipa de Sérgio Conceição. Nesse período, em que a equipa da Luz teve apenas um ou outro lampejo, mas sem qualquer perigo para Diogo Costa, pela negativa, algumas más decisões e opções na saída - Namaso, Pepê, Zaidu, Taremi - e na área encarnada. Galeno bem a criar, completamente desastrado no momento de concretizar.


Resultado ao intervalo claramente lisonjeiro para a equipa de Roger Schmidt, numa primeira-parte bem conseguida dos azuis e brancos.

Mas quando se tem jogadores que sozinhos e com possibilidade de colocar no espaço livre, assistir com qualidade, não conseguem fazer o básico... Com aquela cratera na lateral-direita do Benfica faltou talento para aproveitar esse corredor. Se Galeno, repito, esteve mal na hora da decisão, Zaidu foi Zaidu...


Entrando com o mesmo onze para a etapa complementar, foi um FCP menos dominador, menos assertivo, jogo mais equilibrado, Benfica diferente para melhor. E mais uma saída desastrada de Pepê, bola sobrou para Di María que, ao contrário dos avançados do FCP, não desperdiçou.

Vantagem penalizadora para os portistas, mas só se podiam queixar da sua incompetência.

Entraram Romário Baró e Toni Martínez, saíram Eustaquio e Namaso.

Continuavam as dificuldades dos azuis e brancos na primeira zona de construção.

E o Benfica aumentou em mais um erro grosseiro, desta vez da dupla Pepe e Marcano.

Entrou João Mário e saiu Grujic.

Num período de jogo em que a equipa de Sérgio Conceição nem sequer perigo criava, Fran Navarro e Gonçalo Borges substituíram um Taremi que parecia um fantasma em campo e um Zaidu igual a si próprio, isto é, mal. Ainda agitaram, mas os de Lisboa eram mais perigosos, estiveram perto de aumentar a contagem.

Galeno, já depois da expulsão de Pepe, ainda marcou, mas o lance foi precedido de uma bola no braço de Gonçalo Borges e por isso foi anulado.


Concluindo, o Benfica ganhou com justiça, fundamentalmente porque quando foi melhor foi mais eficaz e também, é notório, porque tem mais individualidades.


Sérgio Conceição foi expulso e recusou-se a sair. Saiu após bate papo com o árbitro.


Boa primeira-parte, muito má segunda do FCP.


Os problemas de sempre, dificuldades em concretizar as oportunidades no melhor período, um verdadeiro desastre na primeira zona de construção no pior período.


Há quem ache que basta fazer uma ou outra coisa interessante em jogos a feijões, para ser jogador do FCP. Neste FCP até pode ser, mas num FCP que se quer de nível superior, não dá.


Luís Godinho é muito fraco, devia ter expulsado João Neves, mas não foi pelo árbitro que o FCP perdeu. Fosse a equipa do FCP competente durante a primeira-parte em que foi bem melhor e teve algumas boas oportunidades e outro galo cantaria...


PS - A partir do próximo jogo, resultado e uma pequena síntese. Nada mais.
 

69 comentários:

  1. Caro DVP,
    Tudo dito. A nossa falta de qualidade é demasiado evidente. Estou farto desta mediocridade mas pelos vistos tenho de me habituar. O Di Maria precisou de 1 remate para marcar nós nem com 5 e bem antes dos 50 minutos, altura em que o Neves devia ser expulso, conseguimos.
    Vamos sofrer e muito este ano tal é a falta de qualidade no meio campo atual.
    O árbitro é fraco mas nada justifica atitude do SC. Somos competitivos mas arruaceiros é outra coisa. SC lider da equipa. Deve atuar como tal.
    Ultima nota: não gosto do Taremi. Um craque mesmo sem estar a 100% fisicamente é sempre um craque. Olhemos para Pepe ou o próprio Di Maria. Taremi é um bom jogador de quem o FCP quer fazer um craque e com isto baixamos a exigência. Ao que chegámos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas

      Gostaria de fazer daps suas palavras sobre Conceição,minhas também.
      Bem dito

      Sobre o Taremi de gostos(são feitas a cores),mas eu acho que Taremi não se acha um craque mas sim um jogador de equipa, mas estar a falar dele no jogo de hoje em que a equipa não conseguiu sair da primeira área de pressão do adversári em 70% do jogo,é um pouco ingrato para ele.

      Eliminar
  2. Saudações,

    Do ponto de vista físico, durámos 45 minutos. A 5 dias de começar o campeonato, é no mínimo preocupante.

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente, penso que faz um comentário demasiado lisonjeiro do que se passou.

    Primeira parte equilibrada nada mais e com um Porto sempre em bloco baixo com algumas saídas perigosas. Do outro lado uma equipa a tentar tomar conta do jogo mas sem conseguir.
    Na 2 parte o sufoco foi tal que parecia um Porto-Feirense.
    O treinador adversário ajustou a equipa ao intervalo e o Porto nem cheirou a bola.

    Não me lembro de um jogo tão desequilibrado para o adversário. A diferença natural de todos, repito, todos os jogadores adversários é brutal.

    Mas nada disto interessa para mim. O pior, de longe, foi SC que para mim acabou hoje como treinador. A birra de menino mimado é algo para mim absolutamente impensável.
    Já defendi muitas vezes que ele era de longe o melhor para o clube mas hoje ultrapassou tudas as linhas vermelhas.

    ResponderEliminar
  4. Boas

    Vila,admiro a sobriedade com que escreve neste momento.
    Parabéns pela sua crónica.

    So um reparo sobre o jogo de hoje porquê o processo atlético dos jogadores do Porto está tão atrasado,quando o talento não transborda,o processo táctico até lá esteve,agora a fisicalidade do jogo esteve,maioritariamente do lado deles.
    Relembro que o jogo são 90 minutos,não 15 minutos.
    Ambas direcções deviam tirar bastantes ilações. Minha opinião

    ResponderEliminar
  5. Vai ser um ano a penar, muito complicado a todos os níveis, com consequências imprevisíveis.
    Pré-época desperdiçada sem a entrada de ninguém a tempo de reforçar os setores onde já sabíamos que eramos deficitários, não vejo que se possa inverter isto até ao final de agosto, o campeonato vai começar e não estamos reforçados nem preparados.
    A diferença de qualidade é gritante e milagres não existem sempre.

    ResponderEliminar
  6. Boa Noite só vou comentar a sua última frase.
    Compreendo a sua decisão.lutar ,lutar ,lutar para nada .
    O cansaço apodera se .
    Muita saúde e um abraço

    ResponderEliminar
  7. Doeu!
    Gostei da 1a parte do FCPORTO, bem superior, mas sobranceiro na questão da finalização... q regra geral, é sempre penalizado!
    Gostei dos trincos, Grujc em particular...
    2a parte, não percebi! Benfica mais pressionante, como se viu no final da 1a parte, e um FCPORTO sem ganhar 1as bolas, 2as bolas, 3as bolas... nem conseguir sair a jogar, minimamente q fosse!
    Infelizmente, benfica justo vencedor! Não percebi mm a 2a parte, ser pré época, não aceito como justificação!
    1. Árbitro e VAR iguais à qualidade dos próprios, abaixo de fraco; não entendo como não conseguem expulsar o João Neves qd mostra os pitoes ao Zaidu... talvez nng tenha visto, pois os comentadeiros também não viram;
    2. Não gostei da atitude do Sérgio Conceição! Mas entendo menos uma expulsão sem definição do elemento expulso, e uma postura altruísta, do quero posso e mando, em detrimento de uma postura auxiliar e cooperativa com o jogo! Para quem expulsou o Danilo por tropeçar nele... tenho receio q seja outro a acabar a dormir na casa da mãe, sem desrespeito por isso, mas total desrespeito por quem profere tal afirmação!
    3 Personalidades como Pepe, Otávio e Sérgio Conceição, também por culpa própria, vão ter vida dificil... continuar a ter...
    4. Como gosto de hierarquias, parabéns ao Sr. Pinto da Costa: é um prazer ver o David Carmo a aquecer nos jogos do FCPORTO; espero q os 45$ possam estar a render juros nos CTT 's; não sei se o Cavani vem, mas em agosto era melhor deixar o jovam gozar as suas férias;
    Eu não vivi a altura do regime - ainda bem, mas enquanto portista, é muito triste ver a forma decadente com que o FCPORTO se encontra, análoga ao seu presidente, q infelizmente e igual a todos nós, com os anos vai perdendo as suas capacidades!
    Parabéns ao Benfica, 65$ pelo Ramos... não é barrete do tamanho do Margarido Félix, mas é bom barrete! É obra, ou caso de estudo...

    ResponderEliminar
  8. Caro dragão vila pouca , há um lance em que o Zaidu tem a bola , tem o Galeno a fugir solto e sozinho no lado esquerdo , o que faz ele ??? um passe direto a um jogador do Benfica que estava que 3 metros , assim não dá !!!
    Quanto ao jogo , dizer que foi uma primeira parte bem conseguida da nossa parte , mas lá está , falta um médio que faça um passe de ruptura , que tire um coelho da cartola .
    O Benfica apostou sempre no nosso erro , com os passes suicidas e á queima na frente da nossa defesa era uma questão de tempo , e isso aconteceu no primeiro golo , apartir daí só deu Benfica , eles ficaram confortáveis , já os nossos jogadores notou-se muito nervosismo , daí o segundo golo deles e só não foi um terceiro por mérito do nosso guarda redes .
    Mas sinceramente , o que se viu hoje foi um reflexo do que foi a preparação da pré temporada das equipas , uma preparou bem (Benfica) , contratou quem devia vir no primeiro dia de trabalho , e repare , o Gonçalo Ramos foi vendido , segunda feira , no dia seguinte já tinham o seu substituto , já o nosso clube é uma tragédia grega , ano após ano , os jogadores contratados chegam tarde e a más horas , e depois tem de fazer os processos de integração com a temporada já em andamento .
    Veremos se estes médios se integram rápido , mas sobretudo esperar que o Otávio fique , ou então vamos passar muito mal !!!

    ResponderEliminar
  9. SC devia dar o exemplo mas como sempre não tem respeito

    ResponderEliminar
  10. Caro DVP e Amigos:
    Mau começo de época apesar da ilusão criada durante a primeira parte. Na realidade o flanco direito do Benfica permitiria muito mais se tivéssemos jogadores capazes.
    Sérgio Conceição irá estar ausente do banco durante largo tempo com todos os prejuízos daí decorrentes.
    Umabraço.

    ResponderEliminar
  11. O dvp disse tudo...boa primeira parte, segunda parte desastrosa. Falta talento que desequilibre...taremi esteve muito mal mas nao nos esquecamos que e o nosso melhor ponta de lanca...

    ResponderEliminar
  12. Estou curioso para ver o que vale o nico gonzalez e o alan varela

    ResponderEliminar
  13. Uma primeira parte interessante, mas falhamos muito na concretização, no ultimo passe.

    A segunda parte foi uma tragédia, cheia de erros individuais.

    Primeiro, SC a demorar a reagir a uma entrada muito fraca. No golo, Pêpê primeiro, Pepe depois a ficar e colocar Di Maria em jogo, Marcano muito por dentro e Diogo em 10 bolas destas, defende 9.

    Depois, Baró até entra bem mas depois entra numa espiral de perdas de bola. Mas verdade, seja dita, a equipa estava partida, ninguém pegava no jogo.

    No segundo golo, mais erros.

    Depois ficou sempre a ideia que não chegávamos lá.

    Como disse não conheço o Nico, nem o Varela. Espero que venham trazer mais qualidade. Hoje até achei um bom jogo de Grujic.

    Na frente Taremi foi uma nulidade que devia ter saido bem mais cedo, de Namaso esperava mais qualquer coisa.

    Agora, ficamos sem Pepe uns dois jogos, sem SC outros tantos ou mais, simplesmente porque não soubemos reconhecer que perdemos por culpa própria.

    Em relação ao adversário, não me assustou minimamente.

    Agora, sair quem for para sair, entrar quem for para entrar e concentração máxima porque o início pode ser decisivo.

    Finalmente, a parte disciplinar. A expulsão de Pepe é só estúpida. A expulsão de SC, além de estúpida, revela um mau perder que pode ser desculpável para muitos portistas mas a mim deixa-me completamente desconfortável. Uma atitude que não é digna da instituição que representa.

    ResponderEliminar
  14. Boas,
    Primeira parte nossa, pecamos na finalização. Segunda parte um descalabro. Perdemos bem. No Benfica saem jogadores (Grimaldo, Ramos), reforça se com jogadores que entram logo na equipa. O Porto há anos em que isso não acontece. Os jogadores que chegam precisam de tempo. No ano passado chegaram Carmo e Veron, já passou um ano. Este ano, tudo indica que será igual. Será? Se for estamos lixados. Tenho pena do SC, sente as coisas, desgasta-se. É o menos culpado disto.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  15. Entramos fortes... Um jogo parecido com o jogo do porto em 2010 para a supertaça contra este mesmo adversário, a diferença foi que nessa altura tínhamos um hulk em vez de um galeno que parece mais "uma cabra velha" e tínhamos falcão em vez de Namaso
    Neste jogo de hoje, se tivessem em campo ao intervalo estaria 3-0 a nosso favor
    Agora assim não dá, fisicamente a primeira parte foi brutal a segunda não aguentamos
    Taremi não fez nada em jogo que vá com a graça de Deus, alias sou um fã incondicional do Sérgio Conceição irei defende lo sempre, e atenção hoje teve razão, se o árbitro o expulsa, o árbitro tem q se dirigir a ele e mostrar lhe o cartão, não é a 100 metros sedistancia, Atenção!!!, mas tenho que criticar o Sérgio no capítulo de não jogar com jogadores chegados a pouco tempo ao clube. Vejam jogou com taremi que não jogou, já tinha acontecido no passado num jogo contra o Marítimo com danilo e alex teles em que perdemos no dragão.
    Sangue novo é fundamental, os nicos os varela se são bons tem q jogar já... E não jogar com jogadores que estejam com a cabeça noutro lugar

    ResponderEliminar
  16. Não vou falar do jogo. Não vou falar de Luís Godinho. Não vou falar das lacunas do plantel. Não vou falar da sad. Vou falar a pensar no futuro... Esta é uma época importantíssima pela entrada em vigor da nova liga dos campeões, onde só o campeão entra direto. Já se assume as claras que se o Benfica for campeão cava um fosso para o Porto que poderá ser irremediável, e por isso já se sabe que tudo vai ser feito para isso. Os jogadores, principalmente Pepe e Otávio e Sérgio Conceição vão ter que ser mais inteligentes e não se deixarem levar. E atenção, que contra o Moreirense vai estar Rui Costa no var (depois de ser um dos grandes responsáveis pelo últimos títulos do Benfica, não tenho dúvidas que será o árbitro que mais vezes estará como var nos jogos de Porto e Benfica)

    ResponderEliminar
  17. Pedro Ramos, na primeira-parte equilibrada, Porto em bloco baixo? Não vi o mesmo jogo. Galeno teve duas ou três oportunidades, Taremi uma clara, Digo Costa não foi incomodado.

    ResponderEliminar
  18. Uma coisa é lutar, não virar a cara à luta, não gostar de perder, ficar fodido quando não se consegue ganhar. Outra coisa é o capitão com 40 anos agredir ou tentar agredir um adversário aos 96 (já antes podia ter levado o segundo amarelo) e depois sair a mostrar camisola e ter gente a bater palmas. Não confundir garra com mau perder e ser arruaceiro. Uma vergonha. O mesmo para Sérgio Conceição. Não me revejo neste Portismo

    ResponderEliminar
  19. OLHA O NORTE.
    Tanto domínio nos primeiros 45 minutos, com três ou 4 oportunidades de golo claríssimo, para resolverem o jogo a favor do FCP, não marcaram! Na 2ªa parte com dois erros de de bola perdida infantilmente foram castigados e entregaram o ouro ao Bandido. Nunca mais se viu o FCP.

    Galeno depois de tudo bem feito, falhou os golos! É verdade, fez um golo espetacular mas foi anulado por suposta bola no braço do Borges, mas também já era tarde para recuperar. Taremi é uma sombra, falhou um golo sozinho só com o guarda redes pela frente, não está bem, há que o vender.

    Este meio campo é fraco, espero que Nico e Varela deem mais saúde e ideias aquele meio campo, quando entrarem.
    Pepe, porquê ires ao rabo ao bicho, tu SC com tantos coiros a odiarem-te não ganhaste juízo e ainda vais por aí!...

    Realmente o SC fez ali uma perrice de fodido, com o cartão vermelho que aquele calhau do godinho lhe mostrou! Mas, não é inédito, o Anjinho Sehmidt já tinha feito a mesma coisa na Alemanha, mas os coiros do mal dizer continuam achincalhar o SC.

    Agora mandarem para este jogo um godinho gaiteiro, que foi um nojo pela negativa, e um pinheiro sem caruma, muito honesto de pulhice para ajuizar o FCP. Estes dois artistas malabaristas, foram os piores daquele pobre espetáculo em Aveiro.


    ResponderEliminar
  20. Segundo o Transfermarkt, a autoridade máxima na matéria, o plantel do Porto vale 297M, o do slb vale 306M. A diferença é mínima, 9 milhões, é escusado, portistas dizerem que no slb eles são melhores em todas as posições, porque isso não é verdade. Foi um jogo em que tiveram a sorte, de um Taremi desmotivado e um Galeno desastrado, falharem 3 ou 4 oportunidades flagrantes de golo na 1a meia hora de jogo, só isso. Os jogadores do Porto também se esforçaram demais na 1a parte, era o 1° jogo da época e pagaram a factura na 2a parte.
    Também é escusado baterem tanto no SC. Tudo serve para o SC ser expulso, desde um sorriso jocoso até um olhar fulminante, passando pela falta de braçadeira de treinador, tudo coisas que não servem para expulsar + treinador nenhum, portanto, não tem nada de especial SC ter sido expulso. Só atesta que o ódio dos árbitros, em particular do verme godinho, continua em alta relativamente a treinadores do FCP. Lembro-me de vários treinadores do Porto, que nunca tinham sido expulsos antes, e que já levavam bastantes anos de carreira, e que mal chegaram ao Porto, foram logo expulsos. O problema não está nos treinadores do Porto, o problema não está no SC, o problema está no ódio dos árbitros formatados pelo slb conforme mostravam os emails, em relação ao Porto. O SC tem de passar a comportar-se como um homem-estátua, e mesmo assim, corre o risco de ser expulso pelos pensamentos.

    ResponderEliminar
  21. DVP espero bem que consiga continuar a dar opinião também para alem da sintese! E note que nem sempre estou de acordo, mas precisamos de DVPs
    Quanto ao jogo, ou melhor o inicio de epoca, repito SC nao devia ter ficado, ideias gastas, que nunca trouxeram bom futebol, resultados recentes foi tudo na garra na luta, eu sentado ate fico cansado de tanto desgaste.
    O elenco é sempre mal escolhido...Zaidu a olhar para as jogadas, nao faz um passe de jeito, dois velhos a centrais que por estar sempre em esforco perdem as estribeiras, um falso defesa direito que devia estar a armar jogo, dois medios defensivos incapazes de construir o que quer seja, quando Otavio e Taremi nao funcionam nao fica nada...
    Pior que isto tudo, o banco, sou portista há 51 anos e digo: nao pode ser! A direcção devia despedir com justa causa este treinador pela vergonha que nos fez passar e todo o staff que estava com ele igualmente, o que esta a fazer o Luis Goncalves se não é para defender os interesses do clube evitando cenas degradantes como esta?

    ResponderEliminar
  22. Assim estamos lixados (com F).
    Assim temo que no campeonato lutaremos pelo 3.º ou 4.º lugar.
    As lacunas neste plantel são gritantes. Não é de hoje.
    As galinhas foram melhores e ganharam com inteira justiça Tenho pena de admitir isto mas, na minha opinião, acho que foi o que se passou.
    Pepe: tem 40 anos. Tem idade para ter juízo. Teve uma atitude muito feia ao mostrar a camisola às galinhas quando foi expulso. Isto não é PORTO. Já ganhamos muitos troféus mas quando se perde de forma inequívoca é precisa a humildade de a reconhecer.
    Sérgio Conceição: não sou psicólogo mas aconselho-o a marcar uma consulta com um que seja bom.
    Árbitro: não foi por aqui que perdemos o jogo.
    Estrutura diretiva: Isto já cheira um bocado a caruncho. Isto não está a funcionar. Que tal abdicarem e darem os lugares a outros?

    Ahh, sim, estou mesmo fodido!!! Adoro depenar galinhas. Ontem não consegui.

    ResponderEliminar
  23. Ribeiro, claro que contribuirei sempre para o diálogo, para a reflexão, darei sempre a minha opinião, mas para fazer o post tenho de estar a tirar notas, não vejo o jogos com a calma e tranquilidade necessária.
    Pois, o SC perde a traquitana, mas até eu perco quando vejo um jogador do FCP falhar passes que qualquer miúdo dos infantis não falhava, definir quase tudo ao contrário do que mandam as normas. Até eu perco quando vejo a forma como as coisas são planificadas e acontecem no actual FCP. Será que com outros jogadores o SC continuava a ser um treinador considerado apenas um grande motivador, de garra, de transcendência?

    ResponderEliminar
  24. Que triste é ler comentários a defenderem o Sérgio e a culparem os árbitros... Que banho de bola que levamos na 2ª parte. Não há desculpas, perdemos por culpa própria. Sérgio n~´ao sabe mexer na equipa, não tem plano B. Os centrais estão velhos, não têm pernas. Pepê não é lateral (que falta faz na frente!), o meio-campo está ao nível de um clube de meio da tabela e os 2 avançados são fraquinhos (20M€ pelo Taremi, com 31 anos!, é um grande negócio).
    A atitude do Pepe é deplorável e indesculpável. O capitão não pode perder a cabeça, tem que mostrar alguma inteligência. Sentenciou a equipa e ainda mostrou a camisola para o aplauso dos parolos do costume...
    O Sérgio não pode fazer o que fez e depois bater no símbolo. O FCP não é, nem nunca será aquilo. Não somos uma agremiação de grunhos e gunas. Tenham respeito pela história do Clube.
    Há que ter dignidade na derrota.
    Faltam ás conferências de imprensa porque não respeitam os adeptos que os querem ouvir, que querem saber o que acharam do jogo, que os querem ver explicar o que aconteceu. Falta de respeito! Só se preocupam em bater palmas aos Super Dragões por medo, para não terem uma espera á porta do estádio.
    Lembrem-se: os Super Dragões são uma mera claque, não representam os adeptos do FCP.
    É urgente uma limpeza e uma mudança.

    ResponderEliminar
  25. Estas derrotas deixam-me desolado. Primeiro porque perder contra estes gajos nem a feijões. Depois porque ninguém previa que entrássemos tão mal na segunda parte. Nem reconheci o FCP sinceramente. Seria cansaço? Não entendo como mudámos para tão pior. O nosso meio campo desapareceu. Notou-se claramente a falta de um homem como o Uribe que aparece sempre nestes jogos a fazer a diferença, mas sobre esse assunto já lá vou. Há jogadores que claramente não têm qualidade para representar o FC Porto. Não é querer ser injusto com eles, mas um clube como o nosso precisa de mais. O Zaidu não é jogador para o FCP. Há anos que sabemos isto. Tem muita velocidade e muito empenho, mas tem dificuldades a dominar a bola, dificuldades no 1vs1 e não faz 1 único cruzamento. O Baró infelizmente não é o jogador que precisamos para o meio campo. Quantas vezes entregou a bola? Muitas vezes saía a jogar e não soltava. Não pode ser.

    Em relação ao nosso meio-campo. Eu só espero que o Nico González e o Alan Varela sejam os jogadores certos, porque o que eu vi ontem preocupou-me. O Grujic está-me a desiludir completamente e o Eustáquio para mim é um bom jogador mas não me parece que vá atingir o nível que precisamos. E aqui volto ao mesmo: há quanto tempo sabíamos que o Uribe ia sair? Porque é que estes reforços não chegaram mais cedo para serem integrados? Isto é incompreensível.

    Em relação à arbitragem. Luis Godinho é fraquíssimo, para não dizer pior. Este árbitro já expulsou o Danilo quando chocou com ele sem querer a correr de costas e já expulsou o Luis Díaz por rematar à baliza... É inacreditável como é nomeado para um clássico que vale uma taça. Mas isto acontece, porque mais uma vez o Conselho de Arbitragem é totalmente impune e os árbitros estão claramente condicionados pelas críticas do SLB com eco nos jornais A Bola, Record e na CMTV e CNN. O Taremi ganha penaltys? Vejam quantos foram assinalados desde que o SLB e os paineleiros começaram a criticar? O Pepe e o Otávio são jogadores que jogam no limite? À mínima é amarelo e sempre que podem vão expulsá-los. Ninguém me convence de que aquilo é vermelho direto. Jamais em lado algum. Sobre o Sérgio Conceição então nem vale a pena alongar. Basta ele esbracejar mais um bocado e é expulso. Não foi pela arbitragem que perdemos, mas assim fica difícil.

    ResponderEliminar
  26. Caro Sr DVP, é deprimente perder, mas quando isso vem seguido da sua decisão em não fazer as crónicas aos jogos, torna-se ainda mais deprimente.
    Sobre o jogo, devo dizer que não gostei de toda aquela sofreguidão na primeira parte, especialmente por não conseguirmos transformar em golos as oportunidades. Qualquer seguidor do football, sabe que aquela genica iria esfumar-se com o decorrer do tempo, pelo facto de que o nosso adversário não poderia continuar a ser apenas espectador. Será que fomos a jogo com uma pontinha de arrogância? Quem sabe… Quanto ao Sérgio Conceição, ainda agora lhe foi perdoado o castigo e voltou a prevaricar!… pode ser que na bancada seja mais útil à equipa, pois, daí não poderá ser expulso e o Bruno terá mais serenidade. Agora precisamos duma vitória no primeiro jogo do campeonato, porque senão…
    Um abraço e continuação duma eficaz recuperação.

    ResponderEliminar
  27. Bom dia!
    Concordo com a analise do DVP. Porto melhor na 1ª parte, SLB melhor na 2ª. SC pecou no tempo que demorou ler aquilo que a sbustituição do JM pelo Musa trouxe ao jogo depois de mexer creio que voltamos a melhorar.
    Algumas refloxões após o jogo:
    - Deveriamos ter chegado ao intervalo a ganhar por 2 - 0 (é a diferença entre entre Di Maria a finalizar ou Galeno).
    - Taremi passou ao lado do jogo.
    - Até me "dói" ver a forma como defenimos jogadas de potencial golo.
    - Falta-nos um médio com as caratristicas do Vitnha, que pause e pense o jogo. (do que vi Nico e Varela, não trazem isso)
    - Pepe, não pode fazer o que fez, foi bem expulso.
    - SC foi expulso, por gritar numa final e contra o maior rival, ou seja, Godinho foi Godinho.

    Continuamos igual ao ano passado! Intensidade , correr, profundidade, correr e correr. Não seria de esperar diferente, uma vez que a equipa e as lacunas são as mesmas e acentuadas pela ausência do Uribe.

    Com este plantel, ser campeão será muito complicado com o desgaste que a epoca vai trazer (lesões, castigos, fadiga, etc.), No entanto só nos resta apoiar!

    ResponderEliminar
  28. Concordo em absoluto com a análise. Mas gostava de acrescentar 3/4 coisas.
    Treinadores: O do Benfica escalou muito mal o 11 e a estratégia, mas foi a tempo de corrigir ao intervalo. Sérgio Conceição, na minha opinião não fez boas trocas mas eu escolhia o mesmo 11.
    Em relação a alguns jogadores:Taremi ao intervalo ou logo a seguir, devia ter saído, foi uma nulidade em campo e ainda falha um golo. No meio campo reconheço que não havia muitas opções de qualidade, mas será que é assim tão difícil aprender a jogar no FCP? Nico não podia jogar na segunda parte? É que Gruijc e Eustáquio ficaram muito curtos quando fomos pressionados a sério e para mim Eustáquio até estava menos mal mas saiu por ter amarelo presumo eu. Romário assinou a carta de dispensa(gosto muito dele, mas infelizmente é curto). E continuo na minha, com estes defesas é difícil atacar bem. Pepe e Zaidu para construir de trás só dá com bola na frente ou para Diogo Costa portanto sem meio campo com capacidade para vir pegar no jogo com qualidade ficamos expostos ao que foi a nossa segunda parte em que não conseguíamos ligar 3 passes. Mas mesmo com essa incapacidade podíamos ter-nos safado, mas lá na frente ninguém conseguia segurar uma bola, ganhar um duelo... Durámos os tais 30 min, mas não marcámos. E aqui tenho que ir a Galeno: tem pelo menos 2 boas oportunidades mais 1/2 em que pode assistir(assim como Zaidu) e não faz/dá um golo e Di Maria na primeira que tem não perdoa. E para mim está aqui a razão da derrota: eles, globalmente, têm melhores jogadores para atacar. Acho que quem não conseguir ver isso está completamente toldado e incapacitado de analisar um jogo. Parece-me tão evidente que nem acho que seja uma questão de opinião.
    O árbitro: fraco como sempre foi e será. Não tem estofo psicológico para estes jogos. Mal vi o primeiro amarelo, que creio que foi ao Ristic, comentei logo que dali para frente quase todas as faltas seriam amarelo. E assim foi: 9 faltas ao intervalo 7 amarelos. Óbvio que depois na 2a parte o critério mudou completamente. Mas depois ninguém percebe porque antes era falta ou amarelo e agora nem uma nem outra e isso leva toda a gente ao limite dos nervos e o jogo perde qualidade.
    Por último: Pepe não pode fazer aquilo, não tem 20 anos. Gosto muito dele mas não pode ter aquela atitude que só nos prejudica e o pior é que ninguém lhe vai dizer isso depois do seu timoneiro fazer pior. Não é a primeira nem a décima vez(nem será a última) que Sérgio Conceição se esquece que não está ali a representar-se a ele. Representa o FCP. E eu tive vergonha. Podia estar a levar 15-0 e o maior banho de bola de sempre que eu ficaria até ao fim a ver, como sempre. Mas ali levantei-me e fui embora. Tem que ser posto no sítio. Ou teria, se não soubesse o que a casa gasta. Para mim isto não é admissível, principalmente porque a expulsão dele é justa. Pode achar que não era falta, eu também acho que não era, mas protestando daquela maneira não deu outra hipótese ao árbitro. Levará certamente um castigo exemplar e bem. Quem sai prejudicado?Pois...
    Espero sinceramente que o Nico e o varela sejam capazes de transformar o nosso jogo, senão será uma época igual à anterior: competitivos como sempre, mas não seremos os melhores no fim do campeonato, porque nos faltam jogadores que nos permitam atacar melhor e fazer mais golos.
    Mas falta muito para o fecho do mercado, veremos como está o plantel em setembro. Mas vamos à luta, porque só perdemos quando desistimos de lutar.
    PS: na primeira parte com Luís Diaz no lugar do Galeno tínhamos ganho o jogo. Fácil.

    ResponderEliminar
  29. Antes do mais.. o SLB foi o justo vencedor :/ quando comecaram a carregar na segunda parte o FCP não teve resposta. Era bombear bolas para longe da área e para os pés dos jogadores do SLB. Foi o desnorte completo. E já não aguento mais ver o Zaidu. O homem não acerta uma! O Pêpê a defesa tb está visto que não dá. Nico, Varela e Navarro.. ok! Até podem acrescentar algo.. mas continuar com esta defesa ja não tem justificação e muito menos desculpa

    ResponderEliminar
  30. Acima do FC Porto só o céu.

    A primeira vez que vi futebol profissional foi nas Antas já nos anos 60.

    Para mim Sérgio Conceição é e foi dos melhores treinadores que conheci e das pouquíssimas vezes que, neste Clube, treinou "jogadores" as equipas jogaram muito bem, com perfume e jogaram bem, cheirando a serrim, com os martelos.

    Sergio Conceição, ontem porém, esteve ao nível de Zaidu, de Pepê, de Pepe - que deveria ser castigado, pela sua atitude, pelo FC Porto - de Taremi e de Galeno e também de Diogo Costa. E pior, comportou-se como um menino malcriado. Ele saberá que esta quarta feira foi um muito mau dia para si.

    Se na primeira parte falhou golos feitos, atropelando o oponente que se limitou a jogar para os lados e a correr atrás dos jogadores do FC Porto, na segunda, não mantendo a mesma intensidade, logo de início toda a gente ficou à espera que mexesse na equipa principalmente a meio, lugar onde o adversário, com outros argumentos, começou a aparecer, embora fosse necessário uma perda de bola do trapalhão Pepê - sou dos que penso que este jogador rende mais do lado direito, vindo de trás e não, como toda a gente acha, vagabundeando por todo o meio campo onde o seu futebol nervoso dá muitas vezes origem a lances como o de ontem - para que, ainda com a colaboração de Diogo Costa, fizesse o golo imerecido.

    A partir daí não houve mais futebol, apesar de se contar mais um golo e mesmo esse com a permissão, fundamentalmente dos centrais e de Zaidu. A malta de vermelho andava sempre no chão de cada vez que sentisse o bafo dos jogadores do FC Porto.

    A vitória premeia a eficácia de quem soube aproveitar os erros de outros e castiga os nabos que, neste caso, fomos NÓS.

    Espero sinceramente que a chegada destes dois novos jogadores ao meio campo acrescente categoria, num sector onde é confrangedor a ausência de gente que pense, marque ritmos, jogue, faça jogar e também finalize. Tal como nas laterais. É impressionante a equipa não conseguir fazer um cruzamento decente.

    PS.
    Baró.
    Entrou muito bem, a bola saída dos seus pés sai a falar. Teve 3 boas arrancadas, numa delas, porque foi agarrado, o seu adversário devia ter vindo prá rua, mas entrou numa altura onde não se jogava futebol porque a rapaziada do outro lado estava sempre no chão.
    Continuo com dúvidas sobre a sua permanência mas se calhar mereceria que confiassem nele, a época é longa e se há oportunidades para uns também deve haver para outros.
    Agora, não tenho dúvida alguma que este plantel precisa de, pelo menos, 2 alas/laterais que saibam centrar uma bola.

    ResponderEliminar

  31. Pessoal , estava a ver o jogo com o meu pai , e ao ver aquelas trocas de bola á queima entre o Diogo Costa , e os centrais e Zaidu , quando lhe disse , "aquilo vai correr mal " , e correu mal , no lance do primeiro golo , a nossa defesa quis sair a jogar quando devia ter feito um chutão para frente , numa final como esta , não há lugar para erros , os jogadores mais adiantados do Benfica faziam pressão alta , um erro seria fatal , sinceramente não entendo ...
    O árbitro esteve manifestamente mal , mas não foi por aí que perdemos .
    Não vale a pena entrar em depressão , eles já não nos ganhavam um jogo para esta competição há 38 anos , algum dia nos tinham de ganhar ...
    O que interessa agora é o jogo da primeira jornada contra o Moreirense e como vamos reagir na segunda feira .

    ResponderEliminar
  32. Fala se em laterais.... e bem!
    Mas centrais também precisa se!!

    O treinador de Benfica continuo com a minha, que é fraco treinador, ainda ontem invwntou, a sorte dele foi o ristic e o João Mário terem levado cartões amarelos e com medo de serem expulso foram substituído caso contrário teria continuado com os mesmos
    A diferença é que mos falhámos golos cantados e isso não pode acontecer

    Vendam galenos, tony martinez, zaidus e até eustaquio são jogadores não vão acrescentar mais nada do que aquilo que já fizeram...
    Apostem e sangue novo, ivan jaime, georges mikautadze, guga, e como não tem dinheiro, estamos tesos venham buscar o langa ao chaves pelo amor de Deus

    ResponderEliminar
  33. Pra mim, é muito triste, ler alguns comentários, de ditos portistas, sempre prontos a bater em tudo o que é do Porto...sem ser a direcção...sempre prontos a tecer loas a tudo o que é do slb. Lendo-os, o slb fez um jogo fantástico, foi um justíssimo vencedor, a 1a parte, em que não jogaram nada e em que não criaram um único lance de perigo, e em que o Porto dominou completamente e criou, entre Galeno Taremi e Pepe, 5 oportunidades flagrantes de golo, não existiu. A não expulsão por + de uma vez, de um jogador do slb quando ainda estava zero zero, também não aconteceu, o árbitro até esteve bem, segundo eles. O slb teve o mérito de aproveitar o desgaste físico e os erros básicos de alguns jogadores defensivos do Porto, + nada. Há equipas pequenas, que eu já vi fazerem o mesmo ao Porto, e até + bem feito, e não deixam de ser pequenas.
    E também quero dizer que sinto orgulho, e não vergonha, no "malandro" SC e no "parolo" Pepe. Comigo não contam a CS vermelha/lisboeta nem os vermelhos, pra fazer coro com eles nas etiquetas ofensivas que colocam em todos os portistas que lhes fazem frente e que eles odeiam. A civilidade vermelha/lisboeta, conheço eu de ginjeira, sei bem a estrumeira que está por baixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa Sr. Negroni.. mas pelo menos os 10 min que antecedem o golo do Di Maria são de desnorte e suffoco total por parte do Slb. Não saía UM passe, qq corte era interceptado por um jogador adversário. O benfica ganhou com todo mérito e não fizeram as figuras tristes que alguns elementos nossos fizeram. O SC recusar sair após a expulsão é normal? Não, não é.. e mt menos aceitável! É dar mérito a quem merece mas tb demérito a quem merece tb. Não vamos ser ceguinhos como eles sff. E essa conversa das flagrantes oportunidades vale exatamente ZERO! Se houvesse qualidade na equipa essas oportunidades davam golo!

      Eliminar
    2. Caro Luís, totalmente de acordo em que não devemos dar argumentos aos vermelhos que, de forma podre e em conluio com a comunicação social, malham em nós continuamente. Mas os primeiros a saber isso deveriam ser o nosso capitão, com 40 anos e muitos jogos nas pernas, bem como o treinador, que é um líder e não um simples adepto ou Superdragão.
      Garra e vontade de vencer, são uma coisa, comportamento arruaceiro desnecessário, é outra e não deve limitar nem toldar a nossa capacidade crítica. O jogo foi dividido mas não foi pela arbitragem que perdemos.
      E esta mania da comunicação do clube, de vir com "factos" e facadinhas aos árbitros quando a responsabilidade é nossa, só nos sportinguiza...

      Eliminar
  34. Caros Portistas,

    Depois de nos últimos 2 anos e meio termos vendido Luis Diaz, Vieirinha, Fábio Vieira e a saída do Uribe a custo zero e ficamos com Estáquio e Grujic e quando sabíamos desde de Dezembro de ano passado que Uribe ia embora e não contratamos ninguém, acho que deviam dar mais um Dragão de Ouro ao administrador e prémios de boa gestão para todos inclusive ao APC, dá para tudo e todos.
    Uma perda de bola inacreditável e Pepe é culpado no 1º golo pois põe o di maria em jogo e Diogo Costa é muito mal batido, no 2º os centrais a nanar deviam estar a pensar que já tinha acabado.
    Sinceramente se agora vier o Varela é uma palhaçada tal que nem dá para qualificar.
    Virem falar que perdemos por causa do árbitro é à corrupto encornado, por amor da santa!!! estamos cada vez mais parecidos, a incompetência é desculpada com os outros?? que dor na alma, isto não é o meu FCP!!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  35. Obrigado Luis Negroni, é precisamente por termos adeptos como o senhor que temos o que merecemos. Mas deixe que lhe diga, eles estão-se nas tintas para si. Continuam a atirar-lhe areia para os olhos com o discurso bafiento do centralismo, dos emails, padres e afins...
    Já reparou no plantel que temos? Depois de anos e anos a bater records de vendas???
    Não se esqueça de pagar as quotas e ir lá entregar mais um mandato a essa corja que nos vai afundando pouco a pouco.
    Estivemos melhor na 1ª parte, tem razão. Tivemos oportunidades.
    Mas na 2ª parte o alemão mexeu na equipa, e fomos encostados às cordas. O resultado é obviamente justo.
    Deixem-se de desculpas de mau pagador. Deixem de falar dos árbitros.
    Agora é ganhar nas primeiras 5 jornadas a adversários acessíveis e... logo se vê.

    ResponderEliminar
  36. Podem-se fazer as críticas mais contundentes sem baixar ao nível do insulto mais foleiro. Portanto, moderem a linguagem.

    ResponderEliminar
  37. Caro Luís Negroni,

    Vou enfiar a carapuça. Para mim, triste é ver um jogo que coloca a nu a nossa ridícula gestão desportiva e financeira dos últimos anos e achar que a culpa é dos árbitros.
    Triste é dizer que o Transfermarket é a autoridade máxima para comparar jogadores e equipas de futebol.
    Triste é dizer que o FCP na 1a parte foi melhor e não dizer que na 2a parte o adversário foi melhor.
    Mas triste mesmo é ver alguém defender as atitudes do Sérgio Conceição e do Pepe... a frio. Também já estive em campo e no banco e fiz coisas das quais me arrependo mas não tive a capacidade de no momento controlar, portanto eu até compreendo algumas coisas. Mas a frio, defender aquilo? Ter orgulho? É triste...E termino dizendo que enfio a carapuça porque li os comentários até agora e praticamente ninguém aqui está "a bater" em tudo o que é FCP. Estamos, muitos, "a bater" principalmente naquilo que temos "batido" nos últimos anos. Para haver quem faça bem tem que haver quem mande bem.

    Espero que não leve a mal a resposta, mas quando se atiram pedras ao ar(chamar "ditos portistas" por ter uma opinião diferente), algumas acabam por nos cair em cima.

    PS: O benfica tem o mérito de aproveitar os nosso erros e nós não aproveitamos os deles, se isso não é ser melhor, então não sei o que seja. Um jogo, seja ele qual for(futebol ou sueca), é muito isso, lamento informá-lo.

    ResponderEliminar
  38. Não individualizei, porque era muita gente a bater "no ceguinho". Se fosse só um a bater, tinha respondido directamente, óbviamente.

    ResponderEliminar
  39. Infelizmente o FCP não mereceu ganhar. Daí a considerar, nesta altura, a época perdida não aceito. Nem é esse o nosso espírito. Lutamos sempre porque é esse o nosso ADN. O SC esteve mal, mas pedir a cabeça dele, mais do que fazem os nossos rivais, não. Foi um comportamento errático, sem dúvida (e pode ser criticado), mas é o treinador do FCP que, sem recursos, tem conseguido remar contra a maré e interromper alguma hegemonia que o clube do regime estava a tentar alcançar.

    ResponderEliminar
  40. 1- Entramos muito bem no jogo, com tudo o que nos caracteriza, principalmente nestes jogos. Pressão alta, muita intensidade e algumas oportunidades. Faltou qualidade na finalização.

    2- Treinador do Benfica a retificar uma má abordagem ao jogo da sua parte (como é que ele achou que conseguia ganhar ao Porto a jogar com 3 jogadores na frente que quase não existem no processo defensivo, Rafa, Dí Maria e João Mário, sendo que este último, se não houver pénaltis para bater, é sempre uma nulidade nos jogos grandes), principalmente com a troca de Musa por João Mário.

    Com a pressão alta que o Porto fazia, o Benfica era obrigado a jogar direto, e enquanto não houve Musa, os nosso centrais ganhavam facilmente a bola e tínhamos o jogo controlado, com a entrada do Croata deixou de ser assim.

    3- Conceição demorou muito a agir e quando interveio já foi para reagir, e não o fez da melhor maneira. O Benfica fez o golo aos 61 min, mas desde o início da 2 parte que estavam bem melhor que nós. Para além da mudança tática do adversário, a nossa equipa parecia cansada. O mais preocupante de tudo foi nem sequer termos conseguido reagir aos golos sofridos. Estivemos sempre mais perto de sofrer do que de marcar.


    4- A diferença das 2 equipas reflete-se bem em 2 jogadores, Di Maria e Galeno. Enquanto que Galeno é intenso, ataca, defende, é agressivo mas precisou de 5 remates para acertar apenas um na baliza e fazer 1 golo.
    Di Maria quase só joga com bola, sem ela limita-se a fechar espaços, mas em 2 remates fez um golo.


    5- É inacreditável como o Neves não foi expulso. O árbitro teve sempre um critério apertado e num lance mais claro do que muitos amarelos que mostrou durante o jogo, não o fez. É um lance de contra ataque do Porto e o jogador do Benfica não tenta jogar a bola, foi com o intuito de parar o jogo. Basta ver que nesse mesmo lance tem um critério largo com João Neves que comete a falta, mas teve um critério apertado com Eustáquio, a quem mostrou cartão amarelo por pedir amarelo para o adversário.


    6- Diogo Costa e Pêpe muito mal na fotografia no 1º golo. Se quanto ao erro do GR podemos ficar descansados, são coisas que acontecem, já não podemos dizer o mesmo relativamente ao Brasileiro. Não foi a primeira vez teve perdas de bolas comprometedoras em zonas proibidas, inclusive no próprio jogo de ontem e a culpa nem sequer é dele. Ao Corona acontecia o mesmo. São extremos, muito bons tecnicamente, arriscar já lhes está no sangue e como tecnicistas que são, não gostam do "aliviar" como ás vezes é preciso. Acham sempre que conseguem sair, mesmo nas situações mais difíceis.

    7- Que se passa com Taremi? Já na parte final da época passada esteve francamente mal e entrou na nova época da mesma maneira. Sem dúvida a melhor altura para vender.

    8- Gruijic e Eustáquio são duas boas alternativas aos titulares, não podem ser os titulares.

    9- Baró num meio campo a 2 é impossível.

    ResponderEliminar
  41. Boa tarde Vila Pouca e estimados portistas! Podemos considerar que este e aquele jogador não têm qualidade para jogar no FC Porto, que devíamos ir buscar fulano para esta ou aquela posição, mas na verdade o que falta é política desportiva. Tão simples quanto isso. Os jogadores são comprados consoante as comissões que vão gerar a alguns. Lembro-me que durante muitos anos o perfil do jogador era escolhido, não o nome do jogador, pode parecer igual mas é totalmente diferente, dói ver o clube estar em declínio desde Villas-Boas, que o presidente pode falar mal mas foi o último treinador a dar dinheiro ao clube quando saiu, os restantes foram escorraçados ou despedidos. Culpar se o árbitro já se tornou hábito quando se perde, e quando se ganha fazem almoços e jantares sem pensar em estratégias para continuar a ganhar. É o que vamos ter até abril, ou até 2028...

    ResponderEliminar
  42. 10- Pepe tem de parar com estas coisas. Auto expulsar-se (foi vermelho direto, mas podia ter sido 2 amarelo, era só escolher) aos 90 minutos, privando a equipa de poder contar com ele no próximo jogo, que é num campo tradicionalmente difícil para o Porto é no mínimo absurdo.

    ResponderEliminar
  43. Não percebo os portistas que estão a cascar no Pepe. Qual foi exatamente o problema de ele ter mostrado a camisola? Lembro-me de há 1 ano e qualquer coisa o André Almeida ter sido expulso no Dragão e provocou os adeptos do FCP também. O que é que isso influenciou a derrota de ontem? Em relação ao SC concordo que se desgasta demasiado com quezílias, mas porque foi expulso ontem? A verdade é que é facílimo expulsá-lo porque é o circo que é à volta dele em tudo o que é jornal e televisão. Ou não se lembram de como foi com Lopetegui? Há portistas que quando têm um treinador que dá o peito às balas e está envolto em polémicas, querem um que seja mais recatado. E depois há portistas que quando têm um NES ou um Fonseca, querem alguém que dê o peito às balas. Eu quero é ganhar e que o clube saia desta espiral negativa de má gestão em que está há anos! Gostava que tivéssemos os reforços em devido tempo e que houvesse uma estratégia para sair deste buraco. Perder contra o clube do regime custa muito, mas há coisas que me custam muito mais para ser sincero.

    ResponderEliminar
  44. O problema do FCP é que entra bem, domina, pressiona, no melhor período tem duas ou três excelentes oportunidades, não marca porque não tem os jogadores que na hora da decisão raramente falham. Obviamente, desgasta-se, perde discernimento, comete erros, quem entra não é daqueles que fazem a diferença, se o adversário faz um golo a capacidade para reagir fica difícil, é muito à base do coração, a tendência é para repetir os erros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente , tivemos mais que oportunidades suficientes de não só marcar na primeira parte , mas se calhar até resolver o jogo essa altura , não conseguimos , depois na segunda parte o Schmidt mexeu e bem , pondo pressão na frente e resultou , pois era óbvio que os nossos defesas trocavam a bola demasiado perto da baliza para sair a jogar , mas num jogo destes ...
      O Sérgio Conceição foi teimoso e conservador , urgia mexer nos primeiros 10 minutos da segunda parte , a equipa precisava de oxigénio e frescura , com todo o respeito , o Grujic e o Eustáquio não podem ser titulares numa equipe como o FCP , têm grandes lacunas , e nem chegam aos calcanhares do Uribe .
      O colombiano era muito forte nestes jogos e agigantava-se ...

      Ainda faltam 3 semanas para o fim do mês , e o fim do mercado , vamos ver , o Bayern quer um guarda redes , o Courtois no Real Madrid teve agora uma lesão grave que afastará por muito tempo , acho que de uma maneira ou outra o Diogo Costa sairá ... mas também que o Taremi saía , acho que o ciclo dele no nosso clube já acabou ...

      Eliminar
  45. O problema do Porto é fácil de identificar: qualidade do plantel. Não temos sequer um 11 forte em todas as posições... E no futebol atual, em que se pode fazer 5 substituições, ou seja é possível mudar meia equipa é cada vez mais importante ter um plantel bem construído...

    ResponderEliminar
  46. A equipa entrou bem no jogo é inegável, logo no primeiro lance Galeno quase marcou, depois seguiram-se vários lances em que não houve golo por más decisões (Taremi, Galeno, Namaso). Os jogadores do meio campo mostraram dinamismo, ganharam as 2ªs bolas e impuseram o seu jogo, com apenas um senão, não tiveram capacidade de criar desequilíbrios.
    Acredito que a equipa tivesse chegado ao intervalo consciente que foi superior e que iria vencer o jogo, talvez por isso quando sofre o 1º golo tenha sentido demasiadamente o golpe e a frustração acabou por desorientar os jogadores que perderam discernimento, por outro lado o adversário que vinha a crescer no jogo ganhou ainda mais confiança. Com o 2º golo, acabou o jogo.
    Ainda assim, com menos 1 se aquele golaço do Galeno tem contado não sei não.. faltavam mais de 5 minutos...
    Embora totalmente desnecessários os gestos de Pepe e SC refletem a frustração da equipa que sente que podia ter evitado aquele desfecho.
    Não acabou bem, mas mais uma vez ficou demonstrado, que não é muito aquilo que separa o suposto favorito a ganhar todas as competições da equipa que todos reconhecem, perde qualidade ano após ano.
    Já dizia o xaimite que iria ser nos detalhes... infelizmente para nós houve demasiados detalhes..
    Sfelgueiras

    ResponderEliminar
  47. Completamente de acordo com a reacção oficial do FCPorto. Contra factos, não há argumentos, nem em relação ao jogo, nem em relação ao verme godinho. Só foi pena ter sido, + uma vez, numa obscura newsletter, em vez de numa conferência de imprensa, em tom indignado, em horário nobre, pra todas as tvs slbs terem de transmitir. Duma direcção completamente decrépita, não há que esperar + do que pifias newsletters, por muito que o conteúdo delas seja justíssimo.

    Relativamente a gente, que quando o Porto ganha, cá dentro e lá fora, de forma esmagadora, o mérito que lhe reconhecem é: "Foi um Tributo dos Árbitros", sinto-me completamente desobrigado e + que isso, compelido, a não lhes reconhecer mérito nenhum em nenhuma circunstância. Era só o que faltava, ter de estar a dar-lhes grande mérito, num jogo onde só vejo perdidas escandalosas de 2 avançados do Porto, e erros básicos, de infantis, que dão 2 golos ao slb, de 2 ou 3 defesas do Porto. + de 90% da vitória do slb, foi demérito do Porto, o mérito do slb foi muito pouco. Mas claro, os portistas que quiserem incensar constantemente o slb e os seus imensos méritos, que o façam e que lhes faça bom proveito.

    ResponderEliminar
  48. A verdade é só uma: temos um plantel fraco! E não sei como vamos dar a volta a esta situacao!

    ResponderEliminar
  49. Uma equipa que fez o que o FCP fez na primeira parte, não é uma equipa fraca.

    Obviamente que temos lacunas. Na primeira parte o Zaidu secou o DiMaria. Aliás, este só começou a sentir-se confortável quando se apanhou a ganhar e com muito espaço. E marca um golo porque o Diogo é mal batido ou pelo menos não defendeu um remate, perfeitamente, ao seu alcance.

    O que mais me assustou foi mesmo a falta de reação, primeiro do banco e em segundo, dos jogadores à boa entrada do benfica na segunda parte. Houve uma descrença. Eu, continuo a achar que esta época, o Moutinho devia estar no plantel desde o inicio de julho mas a coisa não se deu.

    ResponderEliminar
  50. OLHA O NORTE.
    Ontem O FCP, foi muita coisa e coisa nenhuma! Deu uma boa imagem nos primeiros 45 minutos, para depois entrar em desordem e esquizofrenia com duas expulsões. Entrou mal, mas depois dos golos ficou pior, isto não é "Somos Porto" isto é zero, nada, para quem quer ser campeão e vencedor de taças.
    Mesmo que um falhado com apito na boca e um outro daltónico enfrente a um ecrã com lupa para um e cataratas de 1ª grau para outro, o FCP se deixe levar, sabendo que é uma equipa a abater. Jogadores e treinador experientes, mas mais uma vez perdidos, quem se F..., quem se lixa, é o Clube e todos aqueles portistas sofrem ao verem todas estas merdas...

    ResponderEliminar
  51. Boa noite a exibiçao nao foi assim tao ma, tivemos oportunidades e falhamos aconteceu futebol. Em relacao a situacao do clube e a minha sincera opiniao que ate o braga trabalha melhor que nos compras vendas formacao etc. Estamos literalmente parados no tempo. A fixacao de sc por medios defensivos, quando precisamos de laterais urgentemente, e um nr 10 talvez o ivan jaime, mas nao toma la mais dois medios de caracteristicas defensivas, e ainda temos o loum e o outro rapaz do paços na bancada.

    ResponderEliminar
  52. Ai meu deus, a azia que aqui vai. Quando falam do Taremi, não sei porquê lembro me do tiquinho soares. O tiquinho em 4 epocas marcou 64 golos no campeonato. O Taremi em 3 épocas já marcou 80 golos! É o melhor marcador do campeonato português com 31 golos,nada mau! A seguir ao tico veio o Marega, o pé de tijolo! Contra factos não há argumentos. Se o taremi falha? Graça a deus que sim, caso contrário já não estaria no Porto! Esqueçam o Falcão, no estado financeiro que estamos não voltaremos a ter um avançado assim, a não ser que nasça na B. Não alinho no discurso que está tudo mal. Só foi um jogo. O problema do clube é a sad! A sad! A sad! É ela que está a enterrar o clube. Os que aqui falam contra o SC,quero vos ver aqui a falar no dia em que ele se for embora, veremos se o próximo treinador fará melhor omeletes sem ovos. Quando o SC teve outro tipo de jogadores, Vitinha, Diaz, foi o que se viu, fomos a melhor equipa de longe em Portugal e se não tivessem vendido o Diaz, Who knows, teriamos chegado a final da liga Europa.

    ResponderEliminar
  53. Estamos a perder a opinião imparcial e fora dos grandes grupos de comunicação. Este blog é um oásis para quem quer ler boa crítica e opinião do nosso clube. Só espero que a decisão do DVP seja temporária e voltemos a ter os excelentes textos.

    Quanto ao nosso Clube, deixo a opinião para os que percebem, poderão sempre contar comigo e com os Adeptos.

    abraço DVP

    ResponderEliminar
  54. 3asifa, a questão é mesmo essa. Agora não temos possibilidade de ter um Falcao. Temos de nos contentar com jogadores que na relação qualidade preço até cumprem bem, até foram um excelente negócio, mas não são os jogadores capazes de fazer o FCP dar o salto qualitativo que os portistas ambicionam e não faz muito tempo tiveram. E a responsabilidade não é dos sócios e adeptos, é de quem dirige. E pelos vistos vai continuar a dirigir, sem ser capaz de pelo menos nos dizer qual é o plano para sair desta situação.

    ResponderEliminar
  55. Perdemos bem, mas sejamos sérios jogou a equipa do ano passado menos aquele que foi muitas vezes o nosso motor - M Uribe. Contra um adversário reforçado.
    Esperemos que o Alan Varela chegue e que o Nico acrescente.
    Ainda temos muito pela frente e se estes jogadores nos derem o meio campo que temos em défice vamos ser campeões.
    Porque não trocamos o Loum pelo Ivan Jaime? E
    Mais uns €?
    Escusada a expulsão do Pepe e a cena patética do SC. Somos todos Porto, mas não somos todos dos Super Dragões! Respeitem o clube e os adeptos sff

    ResponderEliminar
  56. Relativamente ao jogo informo que teve uns primeiros 20 a 25 minutos onde o Porto foi claramente superior e a partir daí o adversário conseguiu equilibrar lentamente, não deixando o F C Porto de ser mais perigoso.

    Se o Porto deveria estar a ganhar nesse período, e se o estivesse o jogo seria naturalmente diferente. Faltou eficácia e qualidade na finalização.

    Esses são os problemas que temos já a algum tempo. Os avançados que dispomos não são matadores, são essencialmente trabalhadores e lutadores, características importantes no futebol moderno, mas a qualidade na finalização é deveras importante.

    Não quero com isto referir que não goste dos avançados do Porto, principalmente Taremi, pois com ele o Porto ganha metros na frente, quer na pressão, quer no transporte de bola.

    Falta também Evanilson, que não sendo um matador, é claramente aquele que consegue fazer melhor dupla com Taremi. O Jogo seria naturalmente diferente com ele em campo.

    No segundo tempo, o adversário, fruto de mais alternativas de qualidade que dispõe, refresco u a equipa sem perder qualidade. O Porto, fruto do início de época, fruto da ausência de Uribe e de não puder fazer o mesmo que o Adversário fez, sem perder qualidade, não conseguiu acompanhar.

    Por outro lado, numa perda de bola numa zona proibida, sobrou para um jogador com qualidade técnica e experiência, colocando a bola no único sítio onde podia entrar.

    A partir daí o jogo abre e o adversário ficou mais confortável e geriu o jogo e marcou mais um golo.

    Falo de Uribe, porque era um jogador que aguentava o jogo todo e tinha uma abrangência global no meio campo, coisa que Grujick não consegue fazer. Talvez se tivesse Uribe no meio campo o Porto não tinha perdido aquela bola ou até a tinha recuperado.

    Assim, nem tudo está mal porque perdemos um jogo, mas existe claramente vários sinais de alerta:
    - falta de alternativa a URIBE, pois tarda a chegar;
    - outro médio de qualidade que paute o jogo necessita de entrar (será o espanhol? Vamos ver);
    - a lateral esquerda continua manca e sem qualidade. Não consigo perceber esta gestão. Em bons tempos já tínhamos vendido o Zaidu e comprado um melhor jogador pelo mesmo valor ou inferior;
    - a saída de Pepe é preocupante, pois continuo a não ter muita esperança em David Carmo. Este foi claramente um erro, pois entendo que o Diogo Leite poderia fazer o mesmo e sem qualquer custo;
    - dá pena ver Pêpê a jogar a lateral por não termos ninguém para essa posição.


    Quanto às expulsões não as critico. Sei que prejudicam o clube, e que não deveriam acontecer, mas não posso criticar jogadores como Pepe e treinadores como Sérgio Conceição que defendem e sofrem pelo clube como ninguém.

    As expulsões são resultado do amor ao clube e a resposta ao ódio que toda a comunicação social tem contra nós bem como ao centralismo deste País.

    Finalizo com a minha grande preocupação com a época que se avizinha, na esperança que todas as contratações que o Porto tenha feito e ainda venha a fazer sejam para reforçar a equipa e não para esbanjar dinheiro, como se fez muitas vezes nos últimos anos e que levaram o clube a uma situação muito difícil em termos financeiros.

    Viva o F C Porto. Porto acima de tudo e de todos. Até ao fim.

    Cumprimentos a todos os Portistas

    ResponderEliminar
  57. Com tantos comentarios depressivos, nao vale a pena expressar opiniao diferente.

    ResponderEliminar
  58. O2T, vale sempre a pena expressar opinião, mesmo que estejamos sozinhos contra o mundo, se a nossa reflexão for séria, tiver sustentação.
    É natural alguma frustração, por ser contra quem foi, porque com mais assertividade na zona de finalização poderíamos ter contado uma história diferente.

    ResponderEliminar
  59. "As expulsões são resultado do amor ao clube e a resposta ao ódio que toda a comunicação social tem contra nós bem como ao centralismo deste País."

    Não meu caro, não são. O Pepe jogou no Real Madrid (rei da imprensa em Espanha e talvez o clube mais centralista do mundo) e foi expulso dezenas de vezes por entradas despropositadas e, pontualmente, por agressões deliberadas, sendo o caso mais marcante o da agressão ao jogador do Getafe quando o mesmo já estava caído no chão.

    É um grandissimo jogador mas não pode ter comportamentos desta natureza. Podes não saber perder mas no minimo tens de saber como te comportar.

    Vir querer desculpar o comportamento do Pepe em Portugal quando o mesmo atuava da mesma forma em Espanha (e na seleção também) é não querer ver o que está à vista de toda a gente.

    ResponderEliminar
  60. Bom dia!
    Acho normal o estado depressivo, tendo em conta o jogo que foi e com quem. Tudo assume maior relevância quando o jogo tornou evidente, tudo o que falamos à meses.

    Quanto à pessoa que criticou a "defesa" do SC.
    Por norma, sou critico de certas atitudes do Sérgio. Tem de moderar o comportamento e saber que atitudes como a que teve após a expulsão, só servem para usar contra si e o FCP.
    Mas desta vez acabo por não entender a expulsão!
    O SC foi expulso por contestar a decisão do arbitro em marcar falta e parar um contra-ataque de 3 contra 2. Isto momentos depois de anular um golo ao Porto e expulsar o Pepe.
    Ou seja em 5 minutos o L. Godinho, teve 3 decisões contra o Porto.

    Decisões que certas ou erradas influenciam todos! O Roger S. fica "satisfeito" pois o FCP não reentra no jogo e o SC frustrado por ver 3 potenciais momentos que afastam mais a equipa da vitória.
    Pedimos a treinadores e jogadores para lerem o jogo! Os árbitros não devem fazer o mesmo?!
    O L. Godinho não deve saber ler o jogo e ver a frustração acumulada do treinador que está a perder a final, contra o principal rival do ano passado e após 3 lances decididos em seu prejuízo?
    Andamos a pedir a treinadores e jogadores para serem embaixadores do jogo, no entanto, jogo após jogo os árbitros continuam a ser prepotentes sendo a par dos dirigentes a classe que pior representa o jogo em Portugal.

    ResponderEliminar
  61. OLHA O NORTE.
    Perder uma taça, ter uma derrota contra aquela tribo é natural que a azia seja grande. Mas jogos destes de uma parte só, foram muitos, nada que já não se tivesse comentado aqui na Tasca. Muitas vezes fomos surpreendidos pela tática de SC ou pelo carrasco que nos mandam para arbitrar os nossos jogos, sempre à espreita das reações do nosso treinador que por dá cá aquela palha, se põe a jeito que o Carrasco abruptamente lhe mostre o ódio com cartão de cor sinistra, o vermelho.

    Já falamos da qualidade da equipa, temos quantidade mas nada para fazer uma grande equipa. A falta de bons laterais a defender já vem de longe. Espero que tanto o Nico como Alan, venham dar mais alma e qualidade ao meio campo.

    Meus caros amigos portistas o Taremi de 31 ano, acima de vinte mil milhões é bem vendido, não temos um chavo, em Janeiro vai a custo Zero. Provavelmente neste mercado, ainda vai sair mais alguém, faltam vinte dias para acabar esta tormenta de muitos treinadores.

    Não tenho ouvido muito a CS, dos agachados que brotam ódio ao FCP e dão louvores á equipa do regime. A esses, nada mais que o meu desprezo.

    ResponderEliminar
  62. OLHA O NORTE.
    NÃO SEJA ASSIM TÃO MAUZINHO.
    JB, tem razão, em Espanha teve uma atitude muito feia e foi bem expulso e penalizado, no seu, nosso país e também atualmente no dele, Portugal, (jogador de seleção bem acarinhado e respeitado por todos os colegas), não vejo como você vê, tirando aquela que teve no jogo da super taça, uma estupida pequena joelhada no rabo do jogador, que seja assim tão faltoso como pinta. Aliás, se calhar no R.Madrid Claúdio Ramos, era muito mais faltoso que ele, e só falo nesse. Por cá, se andar mais atento, há outros muito piores, exemplo, no clube do "Regime" o defesa central Argentino que dá pau a torto e a direito e leva poucos cartões, Porquê!?...
    Eu como portista, não gosto de atitudes dessas, venham elas de onde vierem, só prejudicam o clube, mas FAZFAVOR...

    ResponderEliminar
  63. O Pepe não é um menino de coro, mas será que no futebol português é a excepção que confirma a regra? Deixemo-nos de tangas...

    ResponderEliminar
  64. Agora são todos uns marretas se ganharem já são os melhores o resto é BLABLA
    É muito lindo escrever lindas palavras sobre o melhor clube mas é preciso entender
    que os adversários também são melhores e é preciso saber respeitar

    ResponderEliminar
  65. estou destroçado por perder contra quem perdemos, mas culpar o Sergio por não saber mexer na equipa? e dar merito ao outro porque soube mexer? o sergio não tem 11 jogadores para fazer a equipa e querem que ele invente jogadores para entrar e mexer com o jogo? já o outro.....
    enquanto houve força o slb só viu jogar e o que conseguiu travar foi a base da cacetada. no entanto nem sempre a garra e o querer e algum rigor tatico chega, é preciso ter algum jeitinho para a bola e nesse aspeto estamos super carenciados, se tivessemos alguns bons ogadores a nivel técnico náo teriamos marcado 1 ou 2 golos na primeira 1/2 hora? não teriamos tomado decisóes diferentes em algumas jogadas que tambem poderiam tornar-se muito perigosas? alguem tem duvidas que 90% do plantel é para jogar no meio da tabela? não estou a criticar qualquer jogador pois nenhum deles esta no FCP porque pediu para estar e isso é que me preocupa muito.
    não vale muito a pena chegar a esta altura achar que falhou aguma coisa especificamente para perder este jogo, pois tambem o poderiamos ter ganho, no entanto os problemas mais do que identificados continuavam e vão continuar sem solução a vista.

    ResponderEliminar