Depois de conquistar seis pontos nos dois primeiros jogos - na época passada com os mesmos adversários apenas conquistou um -, no terceiro o FCP tinha pela frente o Casa Pia e era importante manter a chama bem alta, não defraudar as expectativas, ganhar e chegar ao clássico de Alvalade 100% vitorioso.
Com Diogo Costa, Alberto Costa, Nehuén, Bednarek e Zaidu, Alan Varela, Gabri e Froholdt, William Gomes, Luuk de Jong e Borja, o conjunto de Francesco Farioli entrou forte, ameaçou, mas não marcou nos primeiros minutos. No entanto não demorou muito a marcar, autor Borja Sainz aos 20.
Apesar de um Casa Pia muito recuado, não tardou o 2°. Foi aos 25 após grande jogada de William. Marcador que só não subiu primeiro por Gabri Veiga, depois por Alan Varela ao poste. Só que este Porto queria mais e conseguiu por Alberto Costa a meias com Nehuén, iam decorridos 40 minutos.
Assim, ao intervalo vantagem confortável dos Dragões após uma 1ª parte muito bem conseguida.
A vencer por 3-0 a expectativa era saber que Porto na 2ª parte.
Mantendo a pressão, o conjunto de Francesco Farioli podia ter marcado antes de mais duas substituições, aos 57 minutos saíram Froholdt e William, entraram Eustaquio e Mora. O jogo dos azuis e brancos perdeu ritmo, já não fluía tão bem, culpa de alguns jogadores que complicavam, amarravam, em vez de simplificar.
Apesar de ter desacelerado, passado a jogar pior, o FCP chegou ao 4°, bisou Borja Sainz aos 67 minutos. Se já antes os azuis e brancos apenas controlavam, a partir daí praticamente foi apenas gerir o tempo.
Aos 74 saíram Alberto Costa e Bednarek e entraram Zé Pedro e Prpić. E o jogo chegou ao fim sem nada mais a realçar.
Tudo somado, vitória e goleada de um Dragão muito forte na 1ª parte, menos na 2ª. Mas com o objectivo de conquistar os três pontos garantidos, era importante gerir bem alguns amarelos, pequenos toques, domingo há um clássico muito importante e não era preciso correr riscos. Foi a pensar no jogo de Alvalade que Farioli fez algumas substituições, não vá o Diabo tecê-las.
PS - Para mim, agora como sempre, o treinador é sempre responsável para o bem e para o mal, não há nenhum treinador que não escolha aqueles que em princípio lhes dão as melhores garantias para ter sucesso. Se um treinador vacila, cede à pressão, abdica destes princípios para agradar ao ruído de quem está fora, esse treinador duvido muito que tenha sucesso, para mim baixa uns pontos na consideração.
Caro DVP:
ResponderEliminarInteiramente de acordo com o seu texto. Gostei muito da primeira parte e Borja esteve muito bem, Penso que todos os novos ingressos na equipa foram acertados.
Resta dizer aos comentadores da Sport TV que o Casa Pia não foi muito passivo mas que o FCP esteve muito activo.
Abraço.
É curioso, se jogamos mal, jogamos mal, se jogamos bem, o adversário é passivo... Há sempre qualquer coisa para diminuir os nossos méritos.
EliminarO Benfica amassa, o Sporting esmaga e nós jogamos contra adversários passivos. O pateta de serviço na Sportv repetiu isto até a exaustão. Aliás ficamos a saber que quando o Sporting jogou contra o Casa Pia fez uma grande exibição!
EliminarFoi uma primeira parte avassaladora , foram três , podiam perfeitamente terem sido seis golos .
ResponderEliminarNa segunda parte gerimos e ainda fizemos o quarto golo .
Ainda bem que foi o William Gomes a titular e não o Rodrigo Mora , que me parece que vai sair para a Arábia saudita .
Espero que dê para recuperar Samu e o Pepê , e também o Alberto Costa para Alvalade .
Na semana passada apanhamos com um "baixinho" , agora apanhamos com um "esguelha" , que não assimilou um pênalti óbvio , e mostrou um amarelo ao Froholdt ridículo e absurdo , tinha em mente tirar algum jogador importante do clássico , muito bem Farioli ao tirar os jogadores amarelados , não fosse o "esguelha" os expulsar ...
Mostramos vontade e bom futebol.
ResponderEliminarDá para ver q sabem o que tem q se fazer e como o fazer, isso é trabalho.
Mesmo na 2 parte ,soubemos controlar o jogo.
Sem sofrimentos e tremideiras.
Para a semana acredito q no mínimo,Saímos de alvalade sem perder.
Caro DVP,
ResponderEliminarDá gosto ver jogar este FCP. É intenso, é dinâmico, é rigoroso táticamente e tem um ritmo muito alto. Frente a uma equipa que defende muito baixo, abrimos muitos buracos na defesa adversária. E quando ouvimos o mister, tudo parece fazer sentido. Vamos ver, mas estamos no bom sentido.
Muita atenção com a arbitragem. Fazem de tudo para espicaçar e claramente beneficiar a mouraria. O próximo jogo vai ser contra 14.
Não vou falar de Mora e espero não ter de comentar nada nos proximos dias.
Primeira parte muito boa...segunda parte monótoma mas sempre com o jogo controlado pelo FCPorto. Diferença abismal entre este Porto e o do ano passado...incomparavelmente melhor! Parece -me é que temos um plantel curto. Temos um bom onze mas os substitutos deixam algo a desejar.
ResponderEliminarNada a dizer da equipa até ao momento. Folha limpa. Estou fartinho do mercado, já faltou mais para 02 de Setembro.
ResponderEliminarMalta,
ResponderEliminarEstamos fortíssimos
Mas atenção os padres andam aí..penalty claríssimo na primeira parte e cartoes amarelos escolhidos a dedo froholdt, bednarek e william gomes!!
AVB TEM QUE FALAR GROSSO!!!
Eu acho que AVB vai falar quando formos roubados mesmo a séria, provavelmente já no final do jogo contra o Sporting. Estes padres este ano estão mais assanhados do que nunca, o único amarelo justo foi o do William. De resto penalty , faltas ao contrário, aquela de parar o nosso contra ataque para ir ver do jogador do casa pia que estava no chão… bolas divididas eram sempre falta nossa..que vergonha estes ladroes impunes. Isto vai acabar mal …
EliminarBoas noites,
ResponderEliminarSem dúvidas estamos a crescer.
Meu caro, concordo plenamente consigo no último parágrafo.
Abraços
Por tudo aquilo que a equipa tem mostrado, foi mais uma vitoria normal. Uma 1ª parte melhor que a 2ª, mas, com três a zero, um jogo no próximo sábado em Alvalade, há que poupar energias e controlar.
ResponderEliminarArbitragem, o mais do mesmo, vi várias repetições do lance, se aquilo não é penalti, um braço na bola que a desvia de uma boa hipótese de golo, fazfavor.
Estou com muito receio do jogo de Alvalade, não dos calimeros, mas da arbitragem. Eles beneficiados descaradamente e nós grosseiramente prejudicados.
Quanto a R Mora, o meu pressentimento é que na próxima semana vai mudar de ares pra Arábias, aguardemos.
FCP Sempre.
Bom jogo mais uma vez. A equipa parece unida, no seu todo, e com uma intensidade que já não via há muito tempo - espero que continue. No entanto acho que o plantel está curto para as necessidades, quando aparecerem lesões ou castigos, principalmente no meio campo. E no jogo, concordo com o Farioli, acho que os árbitros estão com muita facilidade a sacar dos amarelos ao Porto (o amarelo ao Froholdt é gritante, para mais tarde não fazer nada numa falta pior do Mohamed sobre o Varela)... E gostaria de ter visto entrar o Denis Gul porque embora não seja tão finalizador, achava que seria bom na pressão e a segurar a bola, mas o treinador é que sabe.
ResponderEliminarA novela Mora, é para mim um não assunto. Já na época passada disse o mesmo, que o Mora era muito bom porque o resto era muito fraco - qualquer oferta de 60M para cima era bem vendido, porque não lhe reconheço o valor que toda a gente pensa que ele tem. Suspeito que daqui a 2 meses, a jogar assim, não vale nem metade - acho que não tem andamento para esta equipa, no momento atual. Espero para ver e confio na direção porque dá-me a sensação que está a trabalhar bem...
Noutro ponto, a continuar assim, creio que a equipa B precisa de um treinador novo. Devíamos ter um nível de jogo melhor, e aproveitar jogadores para a A, e neste momento parece um pouco o contrário. Esperaria até à 10ª jornada no máximo e depois tomava uma decisão - não gostaria de ver o Porto-B na luta pela manutenção de novo.
Este Porto está bem e no bom caminho. Coitados daqueles que se atreverem a atrapalhar...
ResponderEliminarExcelente exibição do FCP (sobretudo na primeira parte) .
ResponderEliminarPromete.
Que seja ainda possível , um entendimento entre FCP e o jovem MORA , para este continuar no nosso CLUBE , pois há muitos, muitos jogos para fazer e muitas oportunidades. Ia crescer MUITO .
E era o Melhor para TODOS.
Diz se que há uma Lista dum "adversário" que se propõe analisar , a possibilidade de bater a clausula.
Será??? Nao me parece. Mesmo.
Acrescento que me parece que jogando o FCP em alta rotatividade , tem que possuir um plantel com profundidade ( ou seja mais qualidade).
ResponderEliminarE que a atual SAD olhe para a nossa equipa B.
O Porto já tem alguma profundidade.
EliminarNão foram a jogo os lesionados Samu, Pepê e Martim Fernandes e o vindo de lesão Francisco Moura só entrou na 2a parte, e não se notou nada.
Em condições normais ter um banco com CR, Prpic, MF, Eustáquio, Mora (se continuar), WG e LdJ, já não é nada mau, já é um banco com algumas e boas alternativas.
Mas se vier o Kiwior e caso o Mora saia e se fique com condições para ir buscar o LE marroquino/holandês de que se fala, + um MC que poderá andar entre um Kenneth Taylor e um Gustavo Sá, + um ED que poderá ser o Dario Osório, obviamente que ficaremos com um plantel com bastante + profundidade e à prova de quase tudo.
Bom jogo do FC Porto!
ResponderEliminarDo q vi... Gostei dos centrais, incluo o Perez ;) Está diferente e para melhor; gostei dos laterais, mas têm de ganhar asas para abrir espaço aos extremos; Varela, 💯, para mim claramente o melhor; Gabri e Froholdt, sempre a correr, incansáveis... Falta entrosamento e confiança; extremos gostei mais do William Gomes, menos do Borja... O espanhol vai pouco para cima dos defesas, e o FC Porto precisa de alguém q rompa e crie - contudo é 1extremo com golo; luuk, esteve lá, vi-o mto longe da área, q é o seu lugar - faltou-lhe o golo; Mora, o q aconteceu o ano passado foi fruto do frustrante MA, da qualidade do jogador e da necessidade de entreter-nos e desviar nos do pouco futebol q viamos:)
O árbitro... Sempre contra nós!
Irra….quando os do sul vencem é porque jogaram bem mas quando o FCP ganha é porque os adversários foram fracos….ja chateia estes dois pesos e duas medidas por comentadores “isentos”…
ResponderEliminarTalvez a melhor solução para Mora e pro Clube, era; aumentar a calusa de rescisão, aumentar mais anos no clube, ele mostrar que é um jovem com talento, mas trabalhar mais pra equipa como o treinador pretende e todo o grupo o faz.
ResponderEliminarSe sair, (parece que é o que ele pretende) pela clausa de rescisão, também é bom pra ele e para o Clube.
Aguardemos os próximos capitulos.
Só ouvi o relato mas foi quase como se estivesse a ver o jogo.
ResponderEliminarDeu para sentir perfeitamente o domínio total do Porto na 1a parte, a um ritmo muito elevado.
Os remates e as oportunidades foram muitos e o Casa Pia práticamente não existiu.
Foram 3 mas podiam ter sido 5 golos ao intervalo.
Esta equipa do Porto pelo que tenho visto, mesmo que só em diferido, já é a que pratica melhor futebol em Portugal mas os padres passam a vida a tentar deitar-nos abaixo e a levar os 2 da 2a circular ao colo.
O Farioli mostra que está muito atento a todos os pormenores, vê-se que é alguém apaixonado, e obcecado, no bom sentido, pela sua profissão e pelo futebol.
Acho que estamos no início da construção de uma grande equipa do Porto, que com tempo, muito trabalho e muita paixão, pode atingir o nível de outras grandes equipas que já tivemos num passado não muito distante.
Mais um grande jogo. Acho que até estamos a melhorar. Casa pia não fez um remate à baliza. A continuar assim vamos fazer uma boa época de certeza. Acho que falta banco e isso pode ser resolvido com a saída de mora.
ResponderEliminarO jogo contra o Sporting vai permitir perceber em que ponto real é que estamos. Vi o jogo com o nacional e o Sporting, quando estava 11vs11 mostraram problemas nas bolas paradas e transições. Mas não deixa de ser uma grande equipa e um estádio difícil onde até já perdemos com "Porto vintage "
Quanto a mora, acho o negócio bom para todas as partes. O jogador faz a vida dele e a de várias gerações da sua família. Fica ainda com tempo para voltar à europa. Para ele é uma excelente opção. Para o clube são 70 milhões já, sem sabermos no que ia dar este jogador. Se fosse flop perdíamos este valor mas se se revelasse num grande jogador alguém acredita que ele, agente e família iriam subir a cláusula? Nunca faríamos mais que 70k com este jogador fosse o que fosse
Vitória sem espinhas. Domínio completo. Já não via jogos assim há muitos e bons anos, a equipa parece muito unida e bem identificada com as ideias do treinador.
ResponderEliminarNem vou fazer destaques individuais e realço a força da equipa.
O árbitro sempre a tentar qualquer coisa contra nós e a ver se nos debilitava para o próximo jogo. Enquanto estes incompetentes acharem que são promovidos por nos prejudicarem isto não muda.
Para a semana vai ser um bom teste e veremos como nos comparemos com os verdes.
Mas que grande primeira parte da nossa equipa. Já não me lembrava de ver um futebol tão empolgante para os lados do Dragão e de ficar ansioso que o Porto volte a jogar.
ResponderEliminarUma equipa que é incansável e agressiva na conquista da posse de bola e que depois quando a tem, sabe preservá-la. Uma equipa que queria indefinição no adversário, ataca por qualquer corredor, sabe atacar a profundidade mas também a forte a jogar entre linhas.
Uma equipa que é muito competente em ataque posicional, muito forte em ataque rápido e que não desperdiça um contra ataque.
Mais do que falar em jogadores, que há vários que tem estado muito bem (Nehuen está outro jogador), devemos falar do treinador que conseguiu uma autêntica revolução em tão pouco tempo.
De momento, ou melhor dizer sempre, é um Porto que se recomenda, que está ir ao encontro dos seus pergaminhos.
ResponderEliminarClaro que sim, já começa a incomodar muita gente, então a essa tribo da arbitragem...
Como pode haver tanto ódio tanto cinismo de alguém ou alguma gente, jogadores comentadores, que se dizem portista do coração, que mesmo vendo um FCP a sair das trevas, têm duvidas, usando sempre o Se, Mas, Ainda, Talvez. Pobre gente que poem sempre a jarra encima da flor. Já nem falo de lacraus, gatos ou galinhaços que cagam lavercas só porque fizeram uma curta passagem pelo FCP.
AVB, força, o caminho é este. Os Dingos os Cães, os Lobos uivam ladram babam-se perdidamente, mas a caravana passa ignorando tanta raiva tanto ódio. SENHOR tenha piedade...
FCP Sempre.
Muito boa primeira parte!
ResponderEliminarsegunda parte com o ritmo sempre cortado por mais um padreco encomendado e que amedrontou os jogadores com cartões despropositados e com critério absolutamente surreal...até tiveram que levantar o pé os nossos jogadores...Parece que já avisaram o Farioli sobre estes corruptos de apito na boca.
Assim vai ser muito difícil.
Sábado vai se um fartote.
Caros Portistas,
ResponderEliminarVoltamos a ter gosto em ver o nosso FCP jogar, já não tinha esta sensação há muito anos a esta parte. Estamos a melhorar de jogo para jogo com melhorias de todos os jogadores, claramente trabalho do treinador e sua equipa técnica. No próximo fim de semana veremos efectivamente em que patamar estamos, independentemente do resultado, creio que a jogar assim estaremos mais próximo de ser felizes, mas vai ser mais uma vez muito difícil devido à dualidade de critérios dos árbitros e contra nós puxar de amarelos é muito fácil e inacreditável. Vamos acabar com 10 jogadores querem apostar?? Tenho a impressão que vamos levar com o Veríssimo(preferido dos lagartos) para mim devia ser o Pinheiro e com tiago martins ( também preferido pelos lagartos) no VAR, com estes vai mais uma vez haver uma dualidade de critério gritante, ao fim de 3 jornadas acho que devíamos falar sobre o assunto porque tem sido demais, é nas vitórias que devemos falar, não é depois de derrotas ou empates. Quero ver se os lagartos vão jogar à equipa grande, estou curioso.
Os comentadores estão como sempre foram, uns bons fdp, bom sinal, muito bom sinal, o desespero aumenta a cada jornada, é isso que nos faz ainda mais fortes e nos faz acreditar cada vez mais, VIVA O FCPORTO!
Nós só queremos o Porto campeão!
SEMPRE F.C.PORTO!
No Benfica parece que estão a fazer uma vaquinha para arranjar 70M e comprar o Mora. O me tenho rido...
ResponderEliminarEm relação ao jogo de ontem, vem ao encontro do que temos assistido desde que o Mister Farioli tomou as rédeas da equipa. Um futebol envolvente, entusiasmante, com margem para melhorar e que, como alguém referia acima, nos deixa ansiosos pela chegada da próxima jornada. E a próxima jornada é em Alvalade. Correndo o risco de estar a embandeirar em arco, acho que vamos lá ganhar. Assim os do apito sejam isentos.
ResponderEliminarOntem vi um portista e um sportinguista na TV, a falar do jovem Mora (gostava que ficasse mas se nao for possível, por nao haver paciência....) mas nao falam do jovem Quenda , porquê ???!!!
ResponderEliminarO caso do Quenda ainda é + de estranhar, mas aí está tudo bem para a CS do regime.
EliminarPara além do Quenda, Eduardo Quaresma, titular na última época, fez um final de temporada muito bom e apontou o apelidado golo do título, esta época tem 0 minutos. Não vejo ninguém preocupado.
EliminarNa época passada o António Silva, um central como nunca antes visto, todas as grandes equipas europeias o disputavam, perdeu a titularidade para o Tomás Araújo e ninguém fez alarido.
A clausula do Mora ou de qualquer outro jogador , pode ser exercida depois do dia 2 de Setembro, por exemplo por Clubes Árabes ???
ResponderEliminarSe for assim pode ser um PROBLEMA.
EliminarAdoro o discurso do nosso treinador.
ResponderEliminarDepois de uma exibição sólida como não se via há muito, vem mostrar-se todo satisfeito?
Não. Vem dizer que "há coisas que definitivamente temos que melhorar"!!!
Com este treinador, com o presidente que temos, e com o plantel a ficar cada vez melhor, estou confiante que vamos voltar a conseguir grandes coisas e não vai demorar muito (apesar dos padrecos).
Parece que temos Treinador. Excelente até agora. E já percebeu as "manhas" da arbitragem portuguesa, tirou os amarelados! Muito bem Farioli.
ResponderEliminarBoa tarde.
ResponderEliminarRelativamente aos comentadores da treta das Sportvs e tais:
João Pereira: «Este grupo apresentou mais coragem a jogar fora do que em casa contra o Sporting» cortesia do zerozero.
Em relação às novelas do jogador há nora, começaram a partir de:
ResponderEliminarRodrigo Mora oficializado no universo Gestitufe - FC Porto
Record
https://www.record.pt › liga-betclic › fc-porto › detalhe
14/04/2025 — Rodrigo Mora oficializado no universo Gestitufe. Prodígio portista entre o leque de craques agenciados por Jorge Mendes. Rodrigo ...
É uma pena que nem escrever direito estas pombas saibam.
Faltam 8 dias para o final do mercado de transferências .
ResponderEliminarAinda muita coisa pode acontecer , tanto entradas como saídas .
Se Rodrigo Mora sair pela cláusula , será um ótimo negócio , independentemente para aonde vai , já para ele ...
A entrar , falasse do Kiwior do Arsenal , um central polaco que pode jogar a lateral esquerdo .
Quanto aos comentadores da SportTV , aquilo é um antro anti FCPorto .
Parecem incomodados com o facto de termos uma boa equipa , e um bom treinador .
Quanto ao lampião ter dito ao presidente deles para comprarem o Rodrigo Mora , é pá , é comédia pura .
Eles nem conseguem contratar Cavanis , Almadas , Flopix , Dibalas , etc , etc ...
É gente com o cérebro ligado aos intestinos ...
Estaria confiante para o jogo de Alvalade , se não fosse os padres de serviço .
Nos três primeiros jogos tivemos um cheirinho do que nos espera no próximo jogo , como diz e bem o Teófilo no seu comentário acima , o padre irá por todos os meios expulsar um jogador nosso o mais rapidamente possível , ou arranjar um pênalti para eles .
Espero estar enganado , mas acho que não ...
É um Porto igual a si próprio. As arbitragens estão ao nível do costume. Contra nós e a favor dos de Lisboa.
ResponderEliminarHá jogadores que quando estiverem em pico de forma vão ser um caso sério.
Era muito bom que Samu e Pepê recuperassem para alvalade.
Só se estiverem 100%, não correrem riscos de uma recaída. Depois há a paragem, podem concluir a recuperação a tempo e aparecer em força na 5ª jornada
EliminarBoa tarde a todos,
ResponderEliminarLendo a notícia de renovação do Martim Fernandes no O Jogo
https://www.ojogo.pt/4229781213/martim-fernandes-recorda-jorge-costa-na-renovacao-sinto-me-um-privilegiado/
Que me satisfaz bastante, não deixo de reter esta citação dele:
“Claro que a parte mental também tem muita importância no desenvolvimento como jogador porque me define como pessoa. Às vezes, as pessoas que chegam ao topo muito cedo começam a pensar noutras coisas que não o verdadeiro objetivo e, por isso, digo que é fundamental ter uma parte mental muito forte.”
Se isto não é um recado pouco subtil para alguns colegas de plantel, não sei o que será.
De resto partilhar de muito do que se disse já aqui. Esperança para Alvalade, obviamente, mas sem romantismos, isto não é um conto de fadas e esta malta não está a dormir.
Vimos bem as arbitragens dos primeiros 3 jogos para se ver ao que vamos. Era bom não perder em Alvalade, não por o objetivo demasiado alto. A fasquia deve estar no racionalismo.
O Sporting joga em casa, é uma equipa estruturada e com muitos jogadores experientes e 'ratos'.
Vamos com calma. Eu confio, mas temos que ser competentes e acima de tudo ter cabeça fria. Temos sido 'minados' constantemente nestes jogos com vermelhos e verdes com vermelhos que condicionam completamente o jogo.
Acima de tudo, confiar no processo, e independentemente do resultado, apoiar, pois é nítido que se está a construir algo de muito bom. Estamos de volta.
Saudações Portistas.
Interpreto mais como auto-crítica. O moço andava muito disperso...
Eliminar