segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Gil Vicente 0 - F.C.Porto 2. Vitória que não oferece contestação, apesar do baixinho...


Depois de uma semana muito difícil, mas que terminou da melhor maneira com uma vitória clara e uma exibição que não sendo superlativa, já foi muito razoável atendendo à altura da época, na 2ª jornada o FCP tinha em Barcelos, frente ao Gil Vicente, um jogo de risco elevado contra uma equipa que nos últimos anos tem criado grandes dificuldades ao conjunto da Invicta - por exemplo, na temporada passada os barcelenses venceram por 3-1.

Farioli fez entrar Diogo Costa, Alberto, Nehuén, Bednarek e Zaidu, Varela, Gabri e Froholdt, Pepê, Samu e Borja - uma única alteração e forçada em relação ao onze que iniciou o jogo com o Vitória: Zaidu no lugar de Martin Fernandes - e o FCP entrou dominador, mas um pouco lento na saída - principalmente por parte dos centrais. Quando saiu bem faltou melhor decisão e mais contundência no último terço. 
Aos 20 minutos, num lance de bola parada, canto. Gabri Veiga bateu, Victor Froholdt marcou. Dragões na frente do marcador.
Samu encheu o pé, mas saiu muito por cima.
Pouco depois foi Pepê a ameaçar. 
Aos 30 minutos saiu Samu lesionado - pena. Está muito mais assertivo, ligado à equipa -, entrou Luuk de Jong.
O Gil ameaçou pelo lado direito, porque Zaidu ia muito para dentro. 
Entretanto emergiu um baixinho que marcava tudo contra o FCP e nada a favor. A baliza de Diogo Costa passou por dois lances de muito perigo. Não era um bom período dos azuis e brancos.
Borja em vez de rematar tentou fintar. Fez isso várias vezes. Para quê? É preciso ser mais objectivo. Procurar mais a baliza em vez de enfeitar.

O jogo chegou ao intervalo com a vantagem justa, mas a exibição foi perdendo qualidade com o desenrolar do jogo. 

Na 2ª parte, FCP com os mesmo que finalizaram a 1ª. E não podia ter reiniciado melhor o jogo. Bela jogada de envolvimento pela esquerda, Gabri Veiga para Zaidu, linha de fundo, cruzamento atrasado, entrada fulgurante de Pepê para o 2° do FCP.
Amarelo para Alan Varela aos 50 minutos.
A vencer por dois golos de diferença, era importante manter o foco, não relaxar, procurar marcar novo golo. Manter a pressão, circular bem, controlar e contra-atacar com critério.
Aos 58 entraram Eustaquio e William, saíram Gabri Veiga e Borja Sainz.
Alberto Costa ia entregando o ouro ao bandido.
Eustaquio sozinho tinha tudo para marcar, mas o remate foi um desastre.
Alberto Costa não aprendeu com o erro anterior.
Aos 77 saíram Alberto Costa e Pepê, entraram Zé Pedro e Rodrigo Mora.
O jogo ia caminhando para o fim, no tempo de desconto, Zaidu, Luuk, Mora falhou o 3° na cara do guarda-redes.

O jogo terminou com a vitória justa, clara, de um FCP competente. Adoro o espírito desta equipa. A equipa de Francesco Farioli foi quase sempre uma equipa organizada, compacta, permitiu pouco, na 2ª parte, nada, podia ter feito mais um ou outro golo.
É preciso realçar que é um campo onde os Dragões têm tido dificuldades, mas hoje tirando aquele período final da 1ª parte, nunca correu grandes riscos.

Uma palavra final para a arbitragem. Uma arbitragem vergonhosa de Ricardo Baixinho. Faltas e mais faltas contra o FCP, muitas dificuldades em marcar faltas a favor - 20-9. 
É preciso ter cuidado com esta gente. A melhor maneira de não lhes dar hipóteses é jogar bem, se tiver de ser contra os árbitros, terá de ser.
Vou esperar para ver a análise àquela cotovelada na cara de William que foi dentro da área.

PS - Podia destacar Victor Froholdt, Se o dinamarquês me enche as medidas e é o tipo de jogador que adoro pela entrega, pela intensidade, pela capacidade de ir e vir e até marcou, mas vou destacar Jan Bednarek. O central polaco é um excelente central e o líder que esta equipa precisa. Também é a prova provada que não é preciso muitas salamaleques, muitos beijinhos na camisola, apregoar portismo. Basta ser profissional no tudo isso significa. Um bom exemplo de tudo que Jan Bednarek significa, é olhar para este Nehuén e compará-lo com o da época passada. 

Caixa de comentários                    

44 comentários:

  1. O espírito de equipa bem patente na forma como Froholdt celebra o segundo golo! Assim podemos fazer frente a todas as contrariedades (eg. Arbitragens tendenciosas).

    ResponderEliminar
  2. Caro DVP,
    Temos equipa. Temos espírito de equipa. Esta malta tem intensidade e uma atitude competitiva muito boa. É preciso manter a calma. Estamos em construção e os erros são naturais mas é evidente que há um dedo muito grande do treinador. Que diferença. Gosto muito do Froholdt. É ouvir as declarações dele no final da partida.
    Vamos ver. Creio que contra equipas que se fecham muito vamos ter mais dificuldades mas estamos no bom caminho. Pena a lesão do Samu que finalmente começa a conseguir tabelar com os colegas. Está muito melhor.
    A arbitragem vai ser um problema. Em algum momento nos vão atirar com tudo. Hoje ainda tentou mas não conseguiu.

    ResponderEliminar
  3. Boa vitória num campo tradicionalmente muito difícil .
    Primeira parte difícil , segunda parte gerimos muito bem .
    O Froholdt é quem está a surpreender mais nesta altura .
    Pena a lesão do Samu , espero que dê para recuperar para Alvalade .

    O baixinho (com b minúsculo) disparou amarelos sem sentido contra nós , já contra os de Barcelos , nem sequer amarelo contra o jogador deles que pôs a sangrar o William Gomes .

    Venha o próximo jogo contra o casa pia .

    ResponderEliminar
  4. Caro DVP e prezados portistas,

    Ganhámos, como ganhámos em casa ao Vitória.
    Mas chega de andarem a gozar connosco! Porradas, puxões e contacto físico fazem parte do jogo — aceitamos isso. O que não dá para aceitar é que, quando é contra nós, ao mínimo toque, seja falta, amarelo ou vermelho… e quando é a nosso favor, o critério seja sempre diferente — muito largo.

    O árbitro de hoje, tal como o António Nobre na semana passada, já entram em campo com a missa cantada. Isto não é futebol, não é competição. É manipulação do jogo. Se a eucaristia for de feição, sobem a internacionais, apitam nas Arábias, a 10k por jogo… Isto tem que acabar!

    Se querem guerra, então vamos para cima deles! Dentro e fora do campo, sem medo, sem calar, e sem deixar que continuem a brincar com o FC Porto.

    Precisamos de alguém que imponha respeito. Quando os árbitros começarem a inclinar o jogo, só mostrando força é que vão perceber: o FC Porto não se verga.

    Este artista hoje foi para o campo com o guião de Bruno Paixão na mão.

    Viva o FC do Porto, sempre!
    Saudações portistas,
    HMF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual OMO lava mais branco querem fazer de uma péssima arbitragem, um exemplo a seguir!
      O Varela nem toca com o cotovelo, e portanto não faz falta, a falta que pôs o William a sangrar foi mesmo falta e contacto com o cotovelo, mas aqui lava-se bem as péssimas arbitragens!
      Na primeira parte após o golo, nos últimos 15 minutos notou-se claramente o esforço do arbitro em marcar faltas e faltinhas, algumas inexistentes perto da área do Porto!
      As faltas do Gil eram sempre contatos legais, mas a verdade é que vimos pelo menos 2 jogadores do Porto a sangrar durante o jogo e os contatos respetivos não foram sancionados.
      Péssima arbitragem que vergonha!!!

      Eliminar
  5. Boa vitória apesar da nojenta arbitragem do rasteirinho. Uma vergonha.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite a todos.
    Independentemente de como acabar a época, acredito que vamos ser competitivos,ter espírito e vontade.

    Já há anos que a equipa não entusiasmava. Este ano não é assim.
    Este ano estamos cá para vencer e competir. Acredito que vamos ter bom futebol e vitória a maioria do jogos.
    No fim fazemos as contas, mas há algo diferente este ano de isso há.

    ResponderEliminar
  7. Vitória a Porto, espírito de dragão, equipa compacta, organizada e sempre a pressionar. Da gosto ver a equipa a sair a jogar de trás com a bola controlada em várias combinações. E logo como salta estas linhas de pressão, mérito do treinador.
    O Polaco é um Sheriff. E até o Neheun Perez parece outro, bom jogo do Zaidu quem diria. O Gabri e o Borja ainda tem muito que crescer, tem de dar muito mais. O Dinamarquês é um dínamo que nunca apaga, e que dizer do novo Pêpê?
    Miserável arbitragem , do Marco Ceguinho. Que vergonha, o patife veio mesmo com a missa cantada. Que grande palhaço, vai ser muito mas mesmo muito difícil. Pela amostra destas duas jornadas vamos ser muito roubados,

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito da atitude da equipa. Pêpê, Zaidu, Frodholt, Samu, Bednarek e Alberto da Costa, com sinal mais. Pela negativa destaco Borja Sainz e Gabri Veiga... .

    ResponderEliminar
  9. Belo título:)
    Desconhecia o Baixinho, mas foi um digno vencido, lutou enquanto lhe foi possível. O Esteves, igual a ele próprio, sempre assertivo no q respeita a prejudicar o FC Porto!
    O FC Porto tem obrigação de questionar o pq de análises diferentes no amarelo ao Varela e no sobreolho aberto ao William Gomes! Não pode ser... Gostei de ver o Diogo Costa a exaltar-se ;)
    Voltei a gostar do FC Porto a jogar, falta consistência de vitória, mas já são duas!... ;)
    Bons reforços, q mantenham o nível vindo a exibir.
    Vou realçar e criticar o existente... Criticar pela falta de vontade, brio e desempenho com o anterior treinador e atual equipa do FC Porto; elogiar, pois a todos os níveis me parecem bem melhores, em particular o Pepê; mas também o Neheun, Varela; Grande golo do pólvora seca, execução perfeita!

    ResponderEliminar
  10. Boa vitória,apesar do baixinho rasteiro.
    Já tinha avisado acerca desta personagem.
    Não vamos jogar sempre bem e quando não o fizermos vamos perder pontos , é certinho.
    Os outros lá de baixo é o contrário:
    A Ajuda divina aparece.
    Muito má a lesão do SAMU,espero que dê para recuperar para Alvalade.

    ResponderEliminar
  11. A equipa está consistente e apenas no fim da 1a parte cedeu um pouco.

    Arbitragem habilidosa que o clube devia denunciar já. Bastava um vídeo com a cotovelada do varela e amarelo e a seguir o lance do William. A finalizar um vídeo com o juízo final na sporttv que nem sequer analisou o lance. Que fdp.

    De resto, Alberto e varela demonstram algumas dificuldades na "saída" quando pressionados. Gabri esteve nos dois golos mas estou à espera de mais. Idem para borja.

    Os outros estiveram bem. Especialmente Bednarek e forholdt. Mora entrou bem também.

    Boas Jogadas combinadas, saída à de zerbi (Bednarek, samu apoio frontal para gabri e este na na profundidade para borja) e golo na bola parada. Demonstra trabalho.

    PS: arbitragem habilidosa também nos jogos dos rivais.

    ResponderEliminar
  12. Zaidu foi o homem do jogo, pela profundidade que deu ao lado esquerdo. Muito do perigo passou por ele. Ainda bem, porque não gosto de Francisco Moura (corre muito, mas joga pouco). Alberto Costa esteve bem, embora não tenha o drible que João Mário tinha. Froholdt jogou por ele e pelo resto do meio-campo: dinâmico, foi um verdadeiro box-to-box. Pepê deu velocidade, mas alternou entre o bom e o confuso. Samu, enquanto esteve lá, foi o grande Samu de sempre: veio atrás, recebeu de costas, tabelou, jogou rápido e desmarcou os extremos. Muito se pede a Samu e isso paga-se com desgaste físico, ainda para mais quando o meio-campo continua a estar coxo por falta de comparência de Veiga. Estes espanhóis que o Porto continua a ir buscar não convencem: Veiga faz lembrar João Félix na falta de predisposição para o jogo e Sainz decididamente não me faz lembrar ninguém em especial (baixote, atarracado, raçudo e pouco mais). Rodrigo Mora come os dois ao pequeno-almoço e deita fora os caroços. A defesa melhorou no seu desempenho geral, mas os centrais continuam desesperadamente lentos na saída.

    ResponderEliminar
  13. Presidente a junta, és um castiço. O Gabri esteve nos dois golos do FCP, mas é comido ao pequeno-almoço pelo Mora. Não tens nada contra o nossos vizinhos, pois não? Ainda é muito cedo para fazer juízos de valor, este é apenas o 2º jogo oficial e nesta altura importa ganhar. Mas temos ganho de forma que não merece discussão e se a exibições não têm sido consistentes, há alguns períodos cinzentos, a tendência só pode ser melhorar.

    ResponderEliminar
  14. Quem cantou de galo foi o FCP, o resto é frango de churrasco.
    Estas vitorias incomoda muita gente, podem esperar sentados por Dom Sebastião.
    Vitoria com exibição possível nunca pior, eles eram mais de onze o baixinho também contou.
    Quanto a Samu, espero que não seja nada de grave, estava a passar por um bom momento de forma.
    FCP Sempre.

    ResponderEliminar
  15. Como disse um amigo meu no facebook, quando o árbitro pergunta ao VAR se no lance da marcação da falta no último minuto do jogo, há alguma coisa que possa ser assinalada na área do FCP, mostra bem quem é este baixinho.

    ResponderEliminar
  16. No geral, concordo com tudo o que escreveu mas gostava de sublinhar o seguinte
    POSITIVO:
    - o Porto esteve sempre organizado e não permitiu muito ao Gil, algo que já tinha saudades de ver;
    - Bednarek assume-se como patrão de uma equipa que perde a cabeça rapidamente. O Diogo Costa perdeu a cabeça de forma exagerada e poderia ter prejudicado o Porto seriamente, não fosse a intervenção de Bednarek.
    - Nehuen, ainda lhe falta uns pózinhos de experiência, mas na entrega nada a apontar, deu tudo.
    - Zaidu esteve bem, e acho que quando começou a derivar para dentro foi quando abriu espaços para Borja Sainz criar perigo. E apesar da falta de qualidade técnica, acho que pode ser útil pela velocidade que tem e cruza mais ou menos bem.
    - Samu a evoluir a olhos vistos e ontem já se viu a capacidade de segurar a bola e entregar aos colegas - muito melhor, e espero que continue.

    Como positivo, gosto muito de ver os jogadores a seguirem o jogo sem se fazer à falta, porque criam mais dificuldades ao adversário, oportunidades e nota a raça e vontade de vencer. O senão disto, em Portugal, é que o árbitro não dá o cartão amarelo depois como deveria se o jogador caísse - lembro-me duma falta sobre Froholdt que sofre um agarrão no meio campo mas solta-se para prosseguir o jogo e uma mão à entrada da área com o jogador no chão que o Porto seguiu e bem, mas depois zero de cartões - parece que em Portugal o crime compensa.

    No geral acho que todos estiveram bem, excepto o Mora que parece afetado e a querer resolver tudo sozinho e isso só o prejudica na equipa deste ano (lembro-me do lance individual que chegou a forçar ficar com a bola numa dividia com William para rematar em arco). Quer mostrar, mas se não joga em equipa está-se a prejudicar.

    E o Gabri Veiga, como já falei no jogo do Twente mas viram-me como exagerado, anda sempre com os nervos à flor da pele. Foi no Twente, foi em Guimarães a ir buscar a bola ao central e ver amarelo e ontem com o Cesar Peixoto - se continua assim, é carne para canhão para um manhoso como o Otamendi.

    ResponderEliminar
  17. Ah, e esqueci-me de mencionar: ninguém adora a forma como o Porto é pressionado e consegue sair da pressão com troca de bola entre-linhas para criar ataques perigosos? Impressionante! Era o que esperava ver do Anselmi, mas nessa altura a bola queimava - este ano impressiona a calma, incluindo o Varela e o Nehuen Perez.

    ResponderEliminar
  18. Boa vitória, ainda alguns constrangimentos compreensíveis, mas também não é possivel nem desejavel estarmos já perfeitos e em pico de forma.
    Dito isto, é de ressaltar uma enorme evolução em relação aos ultimos tempos, com organização, entrega e bom espírito.
    O caminho faz-se andando e vamos por certo melhorar muito.
    Lamentar a lesão de Samu, e assinalar um jogador de quem sempre gostei, Zaidu, muitas vezes injustiçado pelos adeptos, que tem as suas limitações, como outros, mas dá sempre tudo e é excelente profissional.
    O Presidente André tem de ser mais assertivo e audível em relação aos bastidores das sacristias, onde se preparam as missas com padres escolhidos a preceito. Não é novidade, mas já estamos a entender claramente o sentido das homilias.
    Por isso, em campo, responder forte, apoio incondicional dos adeptos que não devem andar a reboque dos temas lançados pela descomunicação social sobre quem deve jogar ou não e assertividade da Direção em relação aos bastidores da arbitragem.

    ResponderEliminar
  19. Os jogos de pre epoca demonstram bem quem são estes energumes de árbitros...quais são os jogos que fazem e de quem!???
    Quanto ao jogo, equipa segura e sabe o que faz em campo!!! VÃO TER QUE LEVAR CONNOSCO

    ResponderEliminar
  20. Bom jogo. Diferença abismal em comparação com a época passada. Como disse no texto, até o nehuen está melhor. Pepe também está melhor mas esse já o conheciamos de épocas anteriores. Zaidu mais do mesmo, consegue coisas boas coko depois faz o tipico dele, sprinta como um maluco com a bola no pé, pára, e passa para trás. Mas globalmente boa exibição da equipa. Estamos a crescer! Pena o Samu, esperemos que não seja grave.
    Em relação ao árbitro, dou apenas um exemplo. No lance do amarelo ao Varela, em que foi tão rápido a marcar falta e a dar amarelo, e nas imagens nem se vê cotovelada nenhuma, no lance do William, uma clara cotovelada...... não se pasa nada...

    ResponderEliminar
  21. Não fizemos uma grande exibição, mas é neste tipo de jogos que se vê que temos equipa. Mesmo não jogando bem em alguns períodos da partida soubemos quase sempre controlá-la. A equipa sabe sempre adaptar-se ás várias fases do jogo e ser competente em todas elas. Com bola, tivemos várias boas jogadas de envolvimento coletivo.

    De notar que a maior parte das aproximações perigosas do Gil Vicente nasceram de erros individuais nossos, principalmente de Baio e Zaidu em situações que podiam perfeitamente terem jogado de forma mais segura. Já tinham acontecido no último jogo (Martim), pelo que temos de erradicar esses erros porque contra equipas com mais qualidade, podemos ter dissabores.

    Froholdt foi sem dúvida o melhor em campo, seguido de Bednareck, Nehuen e Pepê.

    Destaque negativo para nova lesão, agora de Samu. Estamos com azar ou então a pagar a fatura pelo futebol intenso que praticamos.

    Por último, o pior em campo o sr. Ricardo Baixinho. Incrível dualidade de critérios sendo o lance que o DVP aqui ilustra, o mais escandaloso. Minutos depois de assinalar uma falta muito menos grave de Alan Varela por braço na cara, numa zona perigosa para a baliza do Porto, deixa passar em claro o mesmo tipo de lance mas com muita mais intensidade, de tal forma que até põe o jogador do Porto a sangrar.

    Outro lance (dos vários) que me ficou na memória foi um claro empurrão de um jogador do Gil ao William pelas costas não foi sancionado. Depois lembrei-me do pênalti assinalado a favor do Benfica e só não me ri porque isto é demasiado triste. Um lance muito mais claro de falta e perto da própria área (que nessas zonas normalmente os árbitros marcam tudo a favor da equipa que defende), que é muito mais fácil assinalar, não é sancionado. Outro muito mais dúbio, dentro da área, foi assinalado sem qualquer dúvida.

    ResponderEliminar
  22. Pena a lesão do Samu, porque este Samu ainda não estando no ponto, está bem melhor naqueles defeitos que entravam pelos olhos dentro dentro que tinham de ser trabalhados. Acredito que a equipa técnica tem trabalhado com ele e já temos um Samu a receber melhor, segurar, tocar, ligar o jogo, ir para o espaço para receber. Pode ser que não seja grave, mas não vale a pena correr riscos de agravar forçando a sua entrada em Alvalade. Depois há a pausa que tornará a recuperação mais consistente. A equipa tem de mudar, Luuk De Jong pede outro tipo de jogo. Mais idas à linha, mais cruzamentos, mais bola no pé e menos na profundidade...

    ResponderEliminar
  23. Gostei da equipa.
    Todos os jogadores com NOTA POSITIVA.
    Torcemos para Samu recuperar rápido.
    Tive AZAR ou só vi na CS Centralista darem nota positiva a este arbitro...........

    ResponderEliminar
  24. O Farioli, bem, a puxar e a realçar o colectivo, mas continua o tema Mora...

    Jan Bednarek, competente, experiente, líder.

    ResponderEliminar
  25. Bom dia caros Sr. DVP e restantes FCPortistas.
    Claríssima a sua análise sobre o que se passou em BVarcelos. Estive hesitante com o novo treinador, por achar que não conhecia a liga portuguesa, mas tenho que reconhecer que temos homem. Estou a ficar entusiasmado, muito embora haja certos lances ‘fantasminhas’ que têm de ser trabalhados.
    O lance do William parece-me penalty, não só pela cotovelada, mas, também, porque o defesa lhe prende a perna e impede que recupere o lance mais rapidamente.
    Não obstante a exibição (mais uma) do Froholdt, concordo com a sua apreciação em relação ao Bednarek, parece-me que é um valor seguro. De lamentar a lesão do Samu, parece-me que deve ser coisa séria (?).
    Por fim, estas duas jornadas já deram para perceber as arbitragens que vamos ter, esta foi simplesmente nojenta, pelos erros e pela forma como procurou enervar a equipa do FCPorto logo a seguir ao amarelo mostrado ao DC e provocado por esta espécie de árbitro. Porque foi a palhaçada mesmo no final do jogo?? Será internacional logo, logo... Ganhámos, mas não podemos ficar calados quanto a esta forma de nos pretenderem retirar da discussão do título. Vai ser assim toda a época e tanto pior quanto melhor estivermos; acompanho o HMF, “vamos para cima deles! Dentro e fora do campo, sem medo, sem calar, e sem deixar que continuem a brincar com o FC Porto”.
    1 abç e viva o FCPorto.
    Luís Oliveira

    ResponderEliminar
  26. O Bednarek trouxe uma coisa muita importante á equipa , serenidade .
    O polaco é imperial , um patrão na defesa , e até Nehuén Perez parece outro .
    Ainda há coisas a melhorar na equipa , mas dentro de algumas semanas estarão resolvidas .
    Veremos o que nos reserva estes últimos dias no toca a mexidas (entradas e saídas) no plantel .

    Infelizmente vamos apanhar com baixinhos nos jogos todos nesta temporada , então em Alvalade é certinho , somos um alvo a abater por todos os meios .
    A ideia destes "baixinhos" é fazer o trabalho de sapa para pôr os da segunda circular nos primeiros dois postos , relegando o nosso clube para terceiro .
    Não faltará "baixinhos" para nós deitar a baixo , serão os padres e sacristões , e os baixinhos do conselho de disciplina da FPF sempre á coca para nós tramar , e safar os da segunda circular .
    Vai ser preciso ser muito bom e não entrar no jogo de provações dessa gentelha .

    ResponderEliminar
  27. Post no facebook:
    Ganhamos, logo, não corremos o risco de ser acusados de estar a arranjar desculpas. É, portanto, o momento de perguntar ao Conselho de Arbitragem e aos novos "revolucionários" do sector - Dudu e Capela, mais o seu adjunto Hugo Macron Miguel - até quando o FCP vai ter de aturar estes baixinhos? Como é que se nomeia para um jogo desta importância o 22° classificado da época anterior? Lembrar que o Benfica não vê um cartão vermelho em Portugal há 500 dias. No mesmo período o FCP levou 6 e o Sporting 8. E já agora, perguntar se amanhã for nomeado para um jogo do FCP aquele senhor pequeno e careca, natural de Borba, cujo histórico de prejuízos ao FCP é enorme, o FCP pode fazer como fez o Benfica antes do jogo da Supertaça frente ao Sporting, em comunicado atacar a nomeação, pressionar, coagir, condicionar o árbitro ou isso é um apenas um direito do SLB?

    Enquanto Farioli, bem, realça o colectivo - um colectivo forte potencia e cria condições para que o talento ainda brilhe mais -, há quem persista no individual, no tema Rodrigo Mora.
    Na época passada havia um grande Mora, mas o colectivo não funcionava, a equipa jogava mal, não ganhava. E o mais importante é que o FCP ganhe.

    Jan Bednarek: competente, experiente, líder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia.
      A novela Mora é apenas para nos desestabilizar ou não houvesse também um Quenda para comentar.
      Os cães ladram para a caravana passar.
      Abç.

      Eliminar
  28. dragao vila pouca
    O Farioli, bem, a puxar e a realçar o colectivo, mas continua o tema Mora...
    ...........

    E quando esse tema se esgotar (é uma questão de tempo) os comentadores centralistas arranjam outro, se calhar.

    ResponderEliminar
  29. Caro DVP:
    Gostei ienso dos primeiros 30 minutos e dos nossos golos, especialmente do segundo.
    Não gostei da arbitragem (manhosa e com intenções pré estabelecidas). Os lances do Varela e do William são esclarecedores. Do VAR já sabemos o que podemos contar e do narrador da STV, um ex-centralzeco, nem falar!
    Froholdt em grande, Bednarek muito bem, Zaidu também e Luuk Jong dá outras opções. Pena a lesão de Samu que me pareceu ter evoluído na recepção e no passe. Alberto Costa bem a convergir para dentro mas com passes errados. Espero mais para ver Borja. Todos os outros, como equipa, a bom nível.
    Que diferença dum treinador que tem os pés no chão para um "puto encartado"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Farioli em idade é mais puto que o Anselmi mas tem muito + maturidade em termos futebolísticos e de liderança.
      Sempre defendi o Anselmi enquanto cá esteve mas tenho de reconhecer que se revelou muito verdinho para o nível do Porto.

      Eliminar
    2. O Anselmi nunca soube o que era o nosso clube e o futebol português .
      Estava impreparado .
      Já Farioli , fez o trabalho de casa , está mais informado , e terá o perfil que o argentino nunca teve .

      Eliminar
  30. Estou a gostar muito deste Porto à Porto como já não se via há algumas épocas.
    Mas está só a começar, metade da equipa titular é nova, só daqui por algum tempo estará a render o seu melhor.
    A arbitragem é que não disfarça nem um bocadinho. São um departamento dos 2 da 2a circular a quem vão dar uma grande ajuda sempre que puderem enquanto a nós vão tentar deitar-nos abaixo todos os jogos.
    As lesões também estão a deixar-me preocupado, espero que tenha sido só um mau período sem seguimento.

    ResponderEliminar
  31. Caros Portistas,
    Gostei muito da nossa equipa e penso que ainda existe margem para melhorar. Para além do facto de termos ganho, o que devemos colocar em destaque foi a abjecta, miserável e mal intencionada arbitragem de um cretino de nome baixinho, mas rasteirinho de carácter e de ética. Claramente quer este ser rastejante arbitrou sob reserva mental, já vinha com a encomenda bem definida. Ainda estamos no inicio e eles já mostraram ao que vêm. Não é suficiente reforçar a equipa e jogar melhor futebol. Não tenho dúvidas que mesmo sendo melhores, pois com arbitragens destas, não vamos chegar lá. Não é de estranhar pois os três abutres que estão à frente da arbitragem, João Capela, Hugo Miguel e Duarte Gomes, têm um extenso histórico de prejudicar o FCP e beneficiar os da 2ª circular. Ainda guardo bem presente na minha memória os 3 penaltis que o Dudu marcou contra o Guimarães na Luz nos primeiros 12 minutos de jogo, sendo pelo menos 2 inexistentes. Se AVB não põe cobro a isto já, vamos ser engolidos. Já dizia JMP que enquanto formos uns tipos porreiros vamos sempre ser comidos. É necessário definir uma estratégia contra esta vergonha. Os dados estão claramente viciados pelo que, quase que não vale a pena ir a jogo.

    ResponderEliminar
  32. Para mim é claro: como só vejo os jogos e oiço ou leio as declarações dos treinadores, não sei tudo o resto, entendo que quem está lá dentro, vê tudo, é que tem de decidir se um treinador deve continuar ou sair e quando. Acho que AVB chegou à conclusão que Martin Anselmi não era o treinador indicado, optou por rescindir porque na análise que fez, mais o seu staff, entendeu que mesmo que desse ao argentino o mesmo que deu ao Farioli não ia resultar.
    Repito, gostava de saber que Anselmi chegou ao FCP...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...saber que Anselmi ou como o Anselmi chegou (através de quem) ?

      Eliminar
    2. É isso mesmo. Como chegou ao FCP um treinador que mostrou não estar preparado. Foi um erro de casting. O empresário é o Hugo Cajuda, mas os empresários não têm culpa, a culpa é dos dirigentes.

      Eliminar
  33. Baixinhos, médios e grandes, muitos deles são o nojo da arbitragem com sentido único, prejudicar o FCP. Não são dignos de um apito, mas de uma gaita de beiço um pífaro de muito buracos.

    Agora vem a novela da venda D.Costa pra Turquia por 20 milhões. Depois tem que ser vendido, porque não vai assinar mais nenhum contrato com o FCP.
    Enviem livros de banda desenhada a esta gaijada da CS para se entreterem, são cassetes piratas de musica pimba. Dias e dias a dizer a mesma merda.

    ResponderEliminar
  34. Vieira ontem na TVI .
    "Nunca deveriamos de ter sido campeões em 2005 "
    Sem dúvida , estou 100% de acordo .
    Pênaltis á lá carte , e livres á entrada da área de faltas inexistentes para o Simão marcar .
    E um dos maiores escândalos de sempre do futebol português , o estorilgate , uma nódoa que se perpetuará até á noite dos tempos .

    ResponderEliminar
  35. O MST despediu se do Record na sua ultima publicação ???!!!

    Se é assim porque ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O MST saiu do Record porque o Record pertence ao mesmo grupo do CM e o sub-director do CM insinuou, de uma forma cobarde, porque a acusação obriga a provar, a insinuação permite escapar, que o MST batia da ex-mulher e recém falecida Teresa Caeiro

      Eliminar
  36. Está resolvido o problema do Andoni Zubizarreta. Acho que para além do comunicado formal, AVB devia dizer uma palavra sobre o ex-director desportivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enfim , acho que não funcionou, nada funcionou a época passada..
      Grandes jogadores ou estrelas no passado não significa sucesso noutras áreas do futebol.. suspeito só suspeito, que o Anselmi teve mão do Zubizarreta. Siga para a frente.

      Eliminar