domingo, 30 de novembro de 2025

F.C.Porto 1 - Estoril 0. A exibição não foi famosa, mas o importante, a vitória, foi conseguido



Depois de derrotar o Nice e dar mais um passo em frente no caminho do objectivo que é o apuramento directo para os oitavos-de-final da Liga Europa, no regresso do campeonato, 12ª jornada, o FCP tinha pela frente um adversário com um histórico de resultados nas Antas, Dragão e Amoreira que merecia algum cuidado na abordagem ao jogo por parte do conjunto orientado por Francesco Farioli.

Com Diogo Costa, Alberto Costa, Bednarek, Kiwior e Francisco Moura, Pablo Rosario, Froholdt e Rodrigo Mora, William Gomes, Samu e Borja Sainz, o FCP começou mal. De um livre no meio-campo do Estoril e um erro de Borja Sainz, contra-ataque dos lisboetas, saída precipitada de Diogo Costa e só não foi golo por sorte. Na resposta Samu marcou, mas estava fora-de-jogo. Não foi nesse lance foi logo a seguir. Marcou William Gomes que aproveitou o erro da defesa adversária, iam decorridos 9 minutos.
Mas nem o golo espevitou a equipa do FCP. O futebol não fluía, equipa confusa, com Borja Sainz sempre a complicar, abusando das jogadas individuais, a ser o paradigma.
Mas o problema do Porto não estava só no espanhol, estava muito no sector intermédio, incapaz de pegar no jogo. Com Mora perdido, sem aparecer, ter bola, circular, Rosario muito atrás e Froholdt trapalhão, o Estoril ia controlando, jogando bem, melhor que o FCP e chegava na frente com algum perigo. Tirando o golo e um remate para as mãos do guarda-redes, por Borja, nada mais fez de relevante o conjunto da casa.
Samu era outro que só fazia asneiras. Bola nele era bola perdida. Aliás, estava difícil de encontrar um jogador que estivesse a um nível razoável, principalmente do meio-campo para a frente. Talvez William, mas quase sempre mal servido. Por isso não admirou que já nos descontos o Estoril falhasse uma excelente oportunidade. Foi com essa perdida que jogo chegou ao intervalo. E chegou com o FCP em vantagem, mas era um resultado muito injusto para o Estoril que esteve bem melhor que a equipa de Francesco Farioli.

Na etapa complementar saiu Francisco Moura e entrou Zaidu e FCP melhor, com Mora bem no jogo - fez mais em cinco minutos que durante toda a 1ª parte. A equipa beneficiou e podia em duas ocasiões ter aumentado a vantagem - Samu e Froholdt perto do golo. Era um Dragão muito mais assertivo o que também não era difícil. Isso traduzia-se em boas saídas para o ataque, mas faltava definir e passar bem, aproveitar as oportunidades.
Aos 59 minutos saíram Alberto Costa e Rodrigo Mora - estava melhor -, entraram Martim Fernandes e Gabri Veiga.
Continuava bem o Dragão, mais compacto, organizado, mais rápido a sair e a pressionar, mas desperdiçava oportunidades.
Aos 67 saiu Samu entrou Luuk de Jong. Só dava Porto. Era importante marcar o segundo. E não facilitar, algo que não aconteceu com Diogo Costa. Alguns passes errados impediram saídas com espaço. Gabri Veiga entrou mal e Porto perdeu fulgor. Não se pode descansar sobre uma diferença mínima.
Aos 82 saiu Borja Sainz e entrou Eustaquio. Era um mau período do FCP que errava mais que acertava, mesmo quando o mais fácil era fazer bem. Eustaquio e Pablo Rosario abusavam nas asneiras. Já com o jogo nos descontos, Bednarek evitou o empate, cortando de cabeça uma bola que ia para a baliza. 

O jogo chegou ao fim com a vitória sofrida de um FCP que jogou mal na 1ª parte, melhorou bastante nos 25 minutos iniciais da 2ª, mas não foi capaz de traduzir em golos essa melhoria. Depois acusou o esforço do jogo com o Nice, perdeu discernimento, acabou o jogo em dificuldades, sem capacidade para controlar, aproveitar os espaços que o Estoril deu quando tentou o empate. Apesar disso e ao contrário da 1ª parte,  a equipa da linha só conseguiu um lance de perigo e já no tempo de descontos, ao contrário do que aconteceu na 1ª parte onde teve várias oportunidades.

Seja como for, a vitória fica em casa e quando não se joga bem importante é ganhar.

Agora há novo jogo já na quinta-feira para a Taça da Liga frente ao Vitória SC. E como depois se segue o Tondela fora e o Malmo no Dragão, é poupar e rodar. 

65 comentários:

  1. Este jogo fez-me lembrar o de contra o Nacional , também aí não conseguimos matar o jogo , perante um adversário que esticava o jogo , e criava ocasiões de golo .
    Foi uma noite desinspirada de vários jogadores , o Pablo Rosário e o Froholdt fizeram a meu ver o pior jogo com a camisola do FCP , Samu continua desastrado , Borja passou ao lado , Mora também , salvou - se os centrais polacos , e pouco mais .
    Ganhamos , é o que interessa .
    Agora é rodar na taça da liga , porque o jogo em Tondela é muito importante , numa jornada de derby , aonde podemos capitalizar a perda de pontos de um rival ou até dos dois .

    PS - Lamentável o comportamento dos super dragões , vamos levar com uma multa grande .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os super dragões são isto e o que se viu em Utreque e em Alvalade. Quase só servem para causar problemas ao Porto (multas pesadas, castigos eventualmente ainda piores).
      Acho que a direcção já deve estar arrependida de ter celebrado com eles o protocolo.

      Eliminar
  2. O importante foi ganhar, como este vai haver mais jogos. Eles na 1ª parte correram muito e nós nem por isso. Na 2º tempo estavam já com língua de fora, não soubemos aproveitar e matar o jogo, quando assim é, é sofrível.

    ResponderEliminar
  3. O Porto não jogou bem na 1a parte, permitiu 3 grandes oportunidades ao Estoril e não teve grandes oportunidades para além da do golo e + duas invalidadas por fora-de-jogo, mas há que dizer que fica difícil jogar bem quando 1 jogador não se vê em campo e outro não dá sequência a uma jogada que seja e jogamos práticamente com 9.
    Na 2a parte jogou-se bem melhor até o cansaço do jogo europeu se fazer sentir.
    E há que dizer que a atitude do adversário também conta muito.
    Há adversários que disputam todos os lances de forma aguerrida, mostram grande vontade e ambição e há adversários que parece que estão ali a fazer o frete, não disputam os lances com empenho, permitem que os jogadores da equipa contrária surjam na área ou perto dela completamente soltos sem terem ninguém que os incomode metros em redor e em cruzamentos para a área ficam pregados ao solo deixando o adversário elevar-se e cabecear sem qualquer oposição.
    Há o Estoril do Dragão e há o Estrela de Alvalade.

    Na 5a feira espero que haja poupança geral, que dos habituais titulares sejam titulares apenas os que não jogaram ou jogaram pouco tempo hoje e que sejam feitas substituições cedo.
    Tem que se ter a equipa na máxima força para o Tondela e o Malmö, que são jogos de grande importância para a época e se não for possível estar tão forte com o VSC para a taça da liga, paciência, é um troféu completamente secundário.

    ResponderEliminar
  4. Caros Portistas,

    Ganhamos 3 pontos fundamentais, agora exibições destas nunca mais, por favor! Tal como com o Nice muitos erros básicos que permitiram muitas ocasiões ao adversário que diga-se de passagem esteve muito bem. Na 2ª volta vai ser muito complicado jogar lá. Jogadores já não estão a fazer o que faziam no início de época, receber e tabelar e andar para a frente, agora voltam quase sempre para trás, não entendo.
    O Alberto costa está em muito má forma, falha passes incríveis, o rodrigo mora provou-se que não tem estaleca para o que lhe é pedido, o borja erra muitos cruzamentos e logo aos 4 m podia ter dado golo, o Samu é um desastre a receber, dominar e jogar, ele que veja o miúdo dos sub-17 de Portugal Anisio a receber, tenho impressão que não dá mais que isto, muito mal no geral tivemos a estrelinha mas a continuar assim ela acaba por ir embora. Quero lá saber da taça lucilio, que poupe a equipa meta miúdos da B e que tente ganhar, se der deu, se não der que se lixe. A liga quer valorizar essa taça que foi criada para que os mouros vermelhos ganhassem alguma coisa e como não nos respeitam há que a desvalorizar e tentar acabar com ela. A arbitragem mais uma vez a não marcar faltas claras aos nossos jogadores e ao contrário a marcar qualquer toque, continua tudo na mesma. Na Madeira foi o que se viu e nós sempre prejudicados, há que fazer mais para que isto mude não podemos comer e calar. O presidente bem, manda umas boas bojardas mas não chega, há que ir para orgãos internacionais caso contrário nada vai mudar.

    SEMPRE F.C.PORTO!

    ResponderEliminar
  5. Não foi nada fácil,vinham de saco cheio estes meninos da linha!
    os jogadores do Porto estavam cansados ou nervosos,ou era um misto?
    Assim me pareceu.foi para mim a pior exibição da época.valeram os 3 pontos.
    Quinta feira rodar o máximo possível a equipa.

    ResponderEliminar
  6. Preocupa-me que em dois jogos seguidos o adversário tenha tido "n" oportunidades de golo cantado, ganhamos, ainda bem, mas assim um dia teremos um dissabor.
    Há que ver onde estão as falhas e corrigir.
    Estamos a passar um período complicado, muitos jogos, cansaço acumulado e má forma de alguns, há que gerir e recuperar de forma ativa, o que leva a pensar que ninguém levará a mal se na taça da carica jogarmos com as segundas linhas e o que der deu. Por mim, desistia desta competição, em caso de irmos em frente, mais dois jogos complicados e desgastantes, este ano o campeonato é fundamental.
    Em janeiro, seria bom, logo no inicio, podermos ter um ou outro reforço onde estamos mais fracos.
    Mais uma vez tentam criar casos, com as tvs abutres à espreita e o treinador estorilista a deitar lenha para a fogueira , sabendo bem como as coisas se passam. Estava frustradoe arranjou um " bode respiratório ". Mais falatório durante a semana a encher chouriços. É sempre com o que temos de lidar!!!

    ResponderEliminar
  7. Temos tido a estrelinha mas ela um dia pode acabar. Há coisas que não entendo. Uma delas é o exagero de jogar as quintas e domingos. Temos um calendário péssimo. Para mim, se jogas quinta, deverias jogar na segunda. Não tenho dúvidas nenhumas se fosse o Sporting/Benfica seria assim. Vamos ter 4 jogos em 12 dias! Outra coisa que não entendo é o cansaço dos jogadores ou suposto cansaço. Fui ver os minutos jogados pelo Sporting. O top 5 deles é superior ao nosso, isto é, têm 5 jogadores com mais minutos nas pernas. Há qualquer coisa aqui estranha na equipa do Farioli. Não sei se não terá a ver com o exagero de folgas que ele dá porque isso impede ter ritmo. O Sporting está numa forma física espetacular. Depois temos jogadores que não estão bem, meu deus o Samu falha tanto! Também começo a achar que ele não vai sair disto. O Rodrigo Mora assim não. Penso que no estilo que Farioli joga, deveríamos ter mais um médio, tipo Varela, para rodar e refrescar. Porque estamos a perder a batalha no meio campo. Só Varela é muito curto. O Braga ganhou nos o meio campo e o Estoril também. Já o Benfica fez o mesmo. Quando os jogadores do Porto não têm intensidade que tivemos no início, jogamos mal e temos muitas dificuldades. Benfica Sporting prefiro que o Benfica ganhe. O Sporting neste momento é o nosso maior adversário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veremos o Sporting no galinheiro .
      Eles têm perdido os jogos importantes todos e têm ganho os mais fáceis .
      Contra o Estrela da Amadora , uma equipa recheada de ex Sportinguistas , os da Amadora estenderam-lhes a passadeira , basta ver o quanto facilitado foram os golos .
      Contra o Brugges foi igual , os belgas foram muito amorfos e apáticos , veremos quando apanharem equipas ferolhas que vão a todas às jogadas como se fossem a última coisa da vida ...

      Eliminar
  8. E faltou me dizer isto, o Farioli que esqueça a taça da liga e a liga europa. Não temos plantel para tudo.

    ResponderEliminar
  9. Malta, importante são os 3 pontos!!!
    Só temos 3 golos sofridos é muito importante
    Para mim as melhoras contratações são os 2 centrais na mouche!!!
    Sem eles não estaríamos em primeiro lugar
    Um mera opinião

    ResponderEliminar
  10. A equipa acusou DESGASTE do exigente jogo de Quinta Feira.

    Como o plantel nao é Muito Rico em soluções de Qualidade:

    Rodar na Taça da Liga, se correr, MAL PACIENCIA

    Nao dá para Tudo.

    ResponderEliminar
  11. O Estoril tem bons jogadores, é uma equipa que trata bem a bola, o FCP ontem durante a 1ª parte tinha vários jogadores em sub-rendimento, um meio-campo incapaz de ter bola, organizar jogo, fazer a dupla função defesa/ataque. E como o meio-campo é fundamental, na 1ª parte o FCP não existiu e para piorar, na frente só o William teve um bom rendimento, não admira que ao intervalo o resultado fosse injusto para os da Linha. No início da 2ª parte melhoramos, podíamos ter feito outro golo, não fizemos, as substituições não melhoraram a equipa - Mora saiu quando estava melhor e Gabri entrou muito mal -, na parte final, já sem pernas e por isso sem discernimento, perdemos qualidade, mas conseguimos defender bem, o Estoril só nos descontos ameaçou.
    Se cada bola metida no Samu é uma bola que fica no adversário, não liga as jogadas, não segura para permitir que a equipa suba, temos um problema.

    ResponderEliminar
  12. Isto acontece a todos, só que alguns tem o privilegio do apitador transformar um pontapé de baliza num canto e dar-lhes 2 pontos. Outros, de estar acabar o jogo e depois aos 5 minutos de prolongamento conseguirem 3 pontos, estou falar das comadres da 2ª circular. Futebol por cá é isto gamanso e sorte.
    Ainda não temos um verdadeiro matador.
    Farioli, já tem algum conhecimento como esta gaijada nos trata. Temos que ser sempre melhores e mete-las lá dentro para não se sofrer dissabores.
    FCP Sempre.

    ResponderEliminar
  13. Este jogo fez me lembrar o do Braga, entramos mal e deixamos o adversário dominar a bola em nossa casa e a equipa não percebeu o que fazer para contrariar. Valha nos o golo do William e os falhanços do Estoril, pode-se dizer que tivemos sorte.
    Mas acredito que mesmo que o Estoril empatasse, iríamos reagir e acabar por vencer. Tal como contra o Braga. Curioso que a partir dos 32’ quando o Farioli chamou os jogadores, e na segunda parte o Estoril não teve mais nenhuma chance. Fomos surpreendidos? Nestes casos teríamos de ser mais rápidos a corrigir, digo eu.
    Mas ganhamos.
    Nós não temos a profundidade do plantel do Sborden. Eles podem-se dar ao luxo de rodar 10 jogadores na taça da Liga e na Taça de Portugal, e nos jogos com as equipas mais fracas podem gerir. O nosso plantel não tem tantas opções e estamos a esticar a manta.
    Em Janeiro seria ideal conseguir acrescentar mais 3 jogadores, um defesa esquerdo, um central e um extremo. Mas não dão ideia se tal será possível. O Argelino do Estoril poderia ser uma opção, pelo menos para jogar na Liga acho que teria qualidade e não é um jogador caro.
    Há alguns jogadores que estão cansados, o dinamarquês caiu muito, mas joga muitos jogos tanto na seleção, como em todas as competições e começa se a notar. O Mora esta a aprender a jogar a 8…na primeira parte não esteve em jogo. O Samu está difícil porque nesta fase também esta a mudar o estilo de jogo para segurar a bola,
    mas não esta a conseguir ….perde quase todas.
    Como já aqui escreveram não temos profundidade no plantel para todas as competições, a abdicar eu deixava a taça da Liga. Temos de meter todas as fichas no campeonato e a vitória no Tondela é muito importante, o derby de Lisboa vai-nos permitir aumentar a distância, mas para isso só ganhando. E o Tondela para sorte nossa mudou de treinador e ganharam em Barcelos, por isso vão estar motivados.
    Depois o problema da Taça da Liga é a final 4 no inicio de Janeiro, dois jogos seguidos contra rivais diretos em que vamos ter a tendência a meter de novo os melhores.
    Não gostamos de dar uma competição de bandeja aos rivais, mas se na Liga Europa estamos quase apurados e evitamos o playoff, no campeonato é onde devemos apostar, a taça de Portugal é um nice to have, e a taça da Liga descartava.
    Boa semana para todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo em descartar a taça Lucílio Baptista como muitas vezes já o fizemos no passado e com planteis muito melhores !

      Eliminar
  14. A minha equipa para a taça da liga .

    Cláudio Ramos
    Zaidu
    Prpic
    Kiwior
    M . Fernandes
    Tomás Perez
    Eustáquio
    Karamoh
    Mora
    Alarcon
    De Jong

    Mais jogadores da equipe b no banco .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pouparia o kiwor também.
      E concordo que não devemos ir à final four fazer mais 2 jogos de grande desgaste

      Eliminar
    2. A Rotação necessária deixo ao critério de FARIOLI.

      Agora já pagamos BEM CARO as idas a Final Four por falta de soluções de Qualidade em numero suficiente.

      Eliminar
  15. Com o Pablo Rosario a cumprir como central pela direita - será que contrataríamos quem fizesse melhor o lugar? -, para mim a grande prioridade devia ser para um avançado de qualidade. Samu e Deniz são novos, ainda têm de crescer, Luuk tem 36 anos, vem de uma lesão, ontem saiu queixoso, precisámos de outro. Quem? Não faço ideia. Mas esse é o maior problema para mim. Com um avançado diferenciado, mesmo jogando mal, teríamos resolvido mais cedo.

    Também concordo que se o Estoril marcasse iríamos reagir e tudo podia ser diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O miúdo Prpic para mim,merece muito mais minutos! pela esquerda,e dá descanso ao kiwior.
      O bedna é substituído pelo Pablo.
      Quinta feira para mim era assim.
      É vê los a espumarem se por não cedermos pontos.

      Eliminar
    2. As competições terminam agora no Brasil e na América do Sul, talvez a solução possa vir daí?

      Eliminar
  16. Caro DVP:
    Concordo que o resultado foi o mais importante. Diria que o Estoril jogou mais, como não joga contra os nossos rivais.
    Excelentes os nossos dois centrais. Dos restantes apenas Zaidu e William.

    ResponderEliminar
  17. O problema não esteve na falta de pernas. O problema foi a nossa saída de bola.
    Quando na 2 parte pusemos mais um jogador na saída de bola o Estoril deixou de ser capaz de bloquear e facilmente poderíamos ter marcado mais 1 ou 2.

    Nos últimos 15 min, entregamos a posse de bola ao adversário, não por mérito deste, mas por estratégia, como já fizemos em vários jogos está época. Não é bonito, mas é o pensamento de Farioli. Ele não se importa de tentar controlar os adversários sem bola, mesmo no seu estádio, mesmo contra adversários mais fracos.

    ResponderEliminar
  18. Ainda está quente, saiu há pouco no facebook:
    «O escocês Ian Cathro encarnou o espírito de William Wallace e enfrentou o Dragão na sua própria casa, para gáudio dos mesmos de sempre. André Pipa, perante o olhar embevecido da fofa Sofia, até lhe chamou o chuchu dos comentadores. Não gosto que me toquem na cara, disse o treinador do Estoril. Aí, valentão!

    Francesco Farioli desde que chegou ao FCP tem tido um comportamento exemplar, sido um cavalheiro nas relações com os outros actores do futebol português - ao contrário de um artista que, por exemplo, foi deselegante com um colega de profissão, Luís Pinto treinador do VSC, apenas falou à BTV na antevisão do jogo com o Nacional, junto com outros mimos a árbitros, VAR e ataques ao excesso de programas sobre futebol. Apesar desse comportamento, ontem, na casa do FCP, apareceu um artista, para ser simpático, armado em durão, em chico esperto, pronto a fazer ondas. Ian Cathro, treinador do Estoril, cheio de azia por ter perdido, encarnou o espírito do escocês valente e qual William Wallace, cheio de arrogância, partiu de um princípio que alguém que está há algum tempo em Portugal constata facilmente. Quem polemiza e atira contra o FCP vira centro das atenções junto dos que não gostam do azul e branco, de algum lixo informativo, leia-se em particular, jornais, rádio e televisões da Média Livre, quis ser o herói que enfrentou o Dragão na sua casa. O FCP não pode ter qualquer tipo de contemplação para com o jornalismo rasca, com dois pesos e duas medidas, valentão contra o FCP e cobarde até dizer basta em relação aos clubes da Segunda Circular. Não pode ter qualquer tipo de contemplação para com o jornalismo faccioso, sectário e com a camisola do antiportismo vestida.

    À medida que o tempo passar e o FCP continuar a mostrar que conta - 12 jogos, 11 vitórias e 1 empate, 25 golos marcados e apenas 3 sofridos, é muita areia para a camioneta do antiportismo. O FCP está mal, em queda, os outros é que jogam muito, mas continuam a olhar para cima -, as coisas vão apertar, convém estarmos prevenidos.

    Nota final:
    O Estoril fez um bom jogo, foi melhor que o FCP na 1ª parte, criou duas boas oportunidades, mais uma que o FCP lhe ofereceu logo no início do jogo. Na 2ª parte e FCP entrou bem, com mais critério na definição e mais assertividade na finalização podia ter feito golo, aumentado a vantagem. Nos 45 minutos finais os da Linha não tiveram nenhuma oportunidade, apenas criaram perigo naquele lance que Bednarek cortou de cabeça uma bola que ia para a baliza. Foi este o filme do jogo. Achar que se o Estoril durante o seu melhor período marcasse, o FCP não reagiria, seria derrotado sem apelo nem agravo, é pura especulação. Frente ao Braga que também fez um excelente jogo no Dragão e até chegou ao empate, o que aconteceu? Pois, o FCP voltou a marcar, venceu o jogo. O Braga levou, como o Estoril, uma taça de cartão com os seguintes dizeres: vencedores morais.»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que o Ian Cathro não tenha o mesmo fim que William Wallace (teve a mais horrível das mortes nas mãos dos ingleses!!!) .
      O Ian Cathro já está alguns anos em Portugal , já domina a língua de Camões , já sabe como isto funciona , criando celeuma como ontem na nossa casa vai dar uma grande simpatia dos de Lixoboa e na (des)comunicação social .

      Eliminar
    2. Caro Manuel, é mesmo isso. Então o escocês herói foi dar um valente encontrão ao Farioli, e era para lhe dizer que o admirava muito…..mas na Escócia quando se quer aliviar alguém dá-se um encontrão, e quanto mais se gosta maior é o encontrão. O Farioli como é latino, não percebeu, e pôs-lhe a mão na cara! E na Escócia por a mão na cara é uma grande ofensa! Isto realmente faz todo o sentido ! Mas como estamos rodeados de atrasados mentais, é tele lixo , chamo a estes comentadores os vencidos da vida. Ninguém sabe de onde vierem, nunca fizeram nada na vida, não jogaram, não treinaram, não suaram, não correram, mas sabem tudo. E vivem de dizer mal de nós.
      Ontem vi a conferência de imprensa pós jogo de Farioli, e tiro-lhe o chapéu. Depois de assistir a provocação daquele escocês lunatico, teve a presença de espírito de não lhe dar conversa. Um senhor. Este treinador não merece trabalhar neste país….

      Eliminar
  19. O planter e curto e notorio. Falta um defesa esquerdo. E para mim mais importante um medio saiba ter bola, marcar ritmo. Por a equipa a jogar e assumir. Infelitmente esses jogadores sao raros e caros. Mora neste momento fazia mais sentido a extremo e jogar por dentro
    mas Farioli prefere extremos por fora e laterais a jogar por dentro. Samu pelo investimento elevado e um problema.

    O receio e que o cansaco o porto possa perder em algum lado, mas fara parte. Ma uma coisa e certa . Eta dupla de centrais e muito forte e isso tem ajudado

    ResponderEliminar
  20. Foi o pior jogo no dragão esta época. Foi o jogo em que concedemos mais oportunidades e domínio de jogo ao adversário.

    O Estoril pressionou muito bem. Ficamos sem soluções e errámos muito a construir. Diogo Costa, kiwior e eustaquio podiam ter comprometido muito.

    Acho que nestes jogos em que há um domínio do adversário no meio, ainda por cima a ganhar, podíamos adoptar o 442 losango. Com varela, Gabri, froholdt e mora no vértice mais adiantado, rodando entre si para dar linhas de passe e depois colocar em samu que é forte no espaço e borja que é muito forte nas diagonais como se viu em Inglaterra.

    No fim de contas são mais 3 pontos. Creio que as dificuldades que tivemos neste jogo servirão como aviso mas acho que é preciso fazer algo como sugeri. .

    PS: temos um dos melhores cabeceadores do mundo e não há um cruzamento. Acho que era mais jogo para o Gul porque não estávamos em ataque organizado a maior parte do tempo.

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde Sr. Vila Pouca e restantes Companheiros Portistas. Permita me só deixar aqui uma pequena nota: A algum tempo que vejo aqui alguns companheiros dizer que no mercado de Janeiro deviamos contratar um central e isso faz me algum confusao porque ou sou eu que nao percebo nadinha disto ou se á posiçao em que acertamos mesmo em cheio foi nos dois Polacos. Além destes a posiçao onde mais gostei de ver Pablo foi na de Central e ainda há Prpic que nao me parece nada mau. Precisamos sim de um medio com boa saída de bola e um defesa esquerdo porque os que temos minha Nossa Senhora. Samu é um problema sério porque é um investimento de 30k.
    Cumprimentos a todos.
    Micoelho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro, acho que precisamos de um central porque neste momento só temos 3 disponíveis. Com tantos jogos , e para precaver uma eventual lesão ou castigo, um mais seria útil.

      Eliminar
  22. Boa tarde DVP e a todos os portistas, para mim ontem só houve 3 coisas boas, a vitória que deu 3 pontos, a seguir o provar que temos 2 centralões polacos que nos podem dar o campeonato e se calhar mais qqc e por final gostei de ver azia do escocês, fugiu-lhe a maleta que estava prometida, tanto dos lampiões como dos lagartos, estes clubes da área metropolitana de Lisboa são autênticos clubes satélites dos lampiões e lagartos, só jogam alguma coisa contra eles na última parte do campeonato e se as coisas tiverem complicadas até lá… sempre a levar goleadas.

    Acerca dos Superdragoes, li no novo protocolo que os apoios da direção ia descendo conforme as multas que o super dragões dariam ao clube, vamos ver o que vai acontecer.

    Acho que neste momento temos um problema de saída de bola desde o guarda-redes passando pelos os médios e acabando no Samu, perdemos a bola muito rápido e em contrapé e depois parece que temos menos jogadores, confio e já deu provas que vai conseguir alterar a situação o Farioli, mas a estrelinha da sorte não dura sempre e ontem podia ter corrido mal, só faltava mesmo aquele marreco lampião do Ferro marcar o golo na ponta final. Abraço

    ResponderEliminar
  23. No facebook:
    «Cerimónia dos Dragões de Ouro. A grandeza não se apregoa, pratica-se.
    Orgulho, muito orgulho em ser do FCP, em ser Dragão.»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lanço um desafio ao Grande Portista Dragao Vila Pouca:

      Com o seu portismo e bem escrever, fazer um post sobre a Festa Portista de Ontem ?!

      Foi ESTUPENDA.

      Eliminar
    2. Soares, não é preciso dizer muito, o que disse é suficiente e significativo.

      Eliminar
  24. Dragões de Ouro. Foi uma noite de brilho Azul e Branco revestida a ouro. Todos os portistas sentem-se orgulhosos, gratos de um clube que sabe reconhecer todos aqueles que trabalham em prol da sua grandeza. É o melhor clube português e um dos melhores do mundo. Se houver duvidas, os ignorantes só têm visitar o Museu...
    FCP Sempre.

    ResponderEliminar
  25. Excelente cerimónia de entrega dos dragões de ouro .
    Muito bem entregues os prémios .
    Muito bem feitas as homenagens .
    Com grandes discursos dos diferentes intervenientes .
    Também gostei dos apresentadores .
    Muito glamour e profissionalismo .
    Pessoalmente gostei muito do discurso da viúva do Jorge Costa , simples , mas vindo de dentro .
    Adorei .

    ResponderEliminar
  26. Caros Portistas,

    Bonita festa como sempre, ganhou o sócio em quem votei, o jogador idem, nas modalidades tinha votado no Rêma.
    O melhor da noite foi o discurso do Broas, é assim mesmo calabotes hoje em dia têm de ser presos e denunciados, não pode haver medo, os sócios estão com Presidente para o que for preciso.
    VIVA F.C.PORTO!

    SEMPRE F.C.PORTO!

    ResponderEliminar
  27. Falta claramente mais um medio de qualidade e um extremo que desiquilibre,Pepe e William sao extremamente irregulares, Borja nao chega!defesa esquerdo ja temos problemas desde que alex telles saiu,nunca mais conseguimos um bom defesa esquerdo...veremos em Janeiro!Ja ouvi um passarinho a falar em Luiz Enrique do Inter que jogou no Botafogo..veremos.

    ResponderEliminar
  28. Boa noite,
    No assunto de cansaço sinto que o cansaço psicológico também nota-se mais por exemplo na rapidez de pensamento, antecipação etc:

    ResponderEliminar
  29. Que classe! Que nível! Grande e emocionante gala que o meu Porto organizou. Parabéns ao Presidente e à Direcção.

    ResponderEliminar
  30. Uma gala cheia de portismo e organizada com muito profissionalismo. Além disso com muitos momentos emocionantes mas permitam-me destacar o discurso da mulher de Jorge Costa. Brilhante, emotivo, assertivo e cheio de gratidão. As palavras dirigidas a AVB e a Diogo Costa mostram que o FCP é uma instituição cheia de valores. É essa a mística.

    ResponderEliminar
  31. Já haviam parvalhões que chegassem, tinha de aparecer mais um e provavelmente o maior de todos.

    O neto do presidente, que ninguém conheceria não fosse o grau de parentesco, uma vez que nunca fez rigorosamente nada de relevante, desdobra-se agora em posts a criticar a atual direção, com argumentos patéticos.

    Nuninho, basta ouvir-te 1 min para perceber que ficas a dever muito à inteligência, a única pessoa que vejo a aproveitar-se do falecido presidente és tu.

    AVB não precisa de agradar ás massas, foi eleito com 80%, nem precisa das homenagens para aparecer, pois treinou das melhores equipas do mundo e atualmente é presidente de um dos melhores clubes do mundo.

    Já tu passas a vida a falar do falecido presidente porque se não for assim, ninguém te dá palco. Afinal de contas, quem é que se está a aproveitar de JNPC?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre livros, já disse que depois que vi a Carolina Salgado escrever um livro já nada me espanta.
      Ele quer protagonismo e incentivado por alguns que não perdoam terem perdido um modo de vida e faustosa em alguns casos, que era o FCP, lá vai debitando umas bocas. Mas onde já comentei, Record e noutros locais, é um arraso. Mas ele deve usar o lema, o importante é que falem de nós, desde que falem, mesmo se for muito mal não importa. Mas quem teve um Ferrari de prenda tem de ser muito grato, não precisava era de andar com esta conversa que só divide.

      Eliminar
    2. Já aqui disse , o neto de JNPC é um totó , não sabe nada .
      Vive do nome do avô , que por ter o nome Pinto da Costa por si só lhe dá direito de dizer os disparates que lhe apetece .
      Só as viúvas lhe dão palco .
      Já agora espero que AVB fique na presidência por 4 ou 5 mandatos .

      Eliminar
  32. Pensavam os agachados da CS e alguns comentadores ratazanas de bueiro, daqueles canais da treta, que o presidente AVB ia ser um menino de coro, um bondoso, que ia dar papa a aquela trupe da 2ª circular e arredores. Que chegava um pau mandado, um padre qualquer só porque sabia soprar no assobio, nos vinha ridiculizar, roubar para agradar aos superiores e aos emblemas que eles tanto gostam.
    Força AVB, nunca vamos dar palha para sustentar burros.

    ResponderEliminar
  33. Se AVB homenageia JNPC, é hipocrisia. Se ignora, não tem respeito pela obra, quer reescrever ou apagar a história, é, são uns ingratos. É muito difícil agradar a esta gente. Mas tudo se resume ao seguinte: por mais portismo que apregoem, em alguns casos o que não perdoam a AVB é ter-lhes tirado um modo de vida chamado FCP.

    ResponderEliminar
  34. Bom dia a todos.
    Vejam como é a cs, daqueles que levaram o menor castigo e injusto, são os que figuram na foto e claro que tantos há que agridem ostensivamente e ninguém vê.
    https://www.zerozero.pt/noticias/de-agressoes-a-arbitros-a-casos-de-doping-as-suspensoes-mais-marcantes-no-futebol/985443

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O FCP foi pioneiro nos jogadores castigados até os adversários recuperarem das lesões - já o grego que partiu a perna ao Anderson não lhe aconteceu nada. Simulações de penáltis, como se o Lisandro fosse tipo único e até nem acho que fosse das simulações mais grosseiras. Ou os sumaríssimos em que Benni Mc Carthy numa época apanhou 9 jogos por imagens da televisão. Ou os castigos de Hulk e Sapunaro castigados com 18 jogos quando apenas deviam ter cumprido 3 segundo a decisão do Conselho de Justiça. Mas eles conseguem passar a mensagem que o FCP é beneficiado e isso era e é preocupante.

      Eliminar
  35. O FCP o melhor clube português, que conquistou tudo que havia para conquistar na europa e foi campeão do mundo. Não é o que tem mais adeptos em Portugal, porque nunca teve a propaganda do antigamente nem a de hoje que toda essa corja de agachados da capital e arredores lhes fizeram e fazem aos lampiões, mas é seguramente o melhor clube português que mais títulos deu a Portugal a nível internacional, mas, que continua a ser um filho bastardo, mal tratado, por toda gente que domina o futebol nacional nos gabinetes.

    Mourinho escorraçado do que clube que tanto gosta, rejeitado pelos Calimeros, foi o FCP que lhe deu o trampolim para ser conhecido internacionalmente. Para mim foi mais um que passou pelo FCP, que saiu vergonhosamente com uma historia de gente canalha que até hoje estou para intender.

    Que dizer de Artur Jorge, Tomislov Ivic e AVB de quem tenho a minha admiração. O resto, de Lá de Baixo como dizemos dos espanhóis " Nem Bons Ventos, Nem Bons Casamentos" só se não nos poderem, f.... blá blá...

    Quanto ao filho, filha, e neto & Compª. Este trofeu atribuído ao presidente dos presidentes vai para o museu do FCP que é o sítio onde reza a historia da grandeza desta grande Instituição, o resto é conversa da treta.
    FCP Sempre.

    ResponderEliminar
  36. Quando soube que ia estar no Tondela - FCP, Luís Godinho arregalou os olhos e interrogou-se: já mostrei um cartão vermelho por ter chocado contra um jogador do FCP; já mostrei vermelho porque um jogador do FCP rematou à baliza; já transformei um golo do FCP num penálti contra os Dragões; não vi um derrube sobre Samu do tamanho do Convento de Nossa Senhora da Consolação que fica em Borba, minha terra natal. Está visto, em Tondela tenho de caprichar na criatividade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O padre Godinho e o sacristão de serviço (VAR) prometem uma missa cantada em Tondela , para dar uma enorme alegria aos da segunda circular .
      E nós olhos muito bem abertos .
      O Farioli que dê descanso á equipa titular na taça da liga .
      Prevejo em Tondela coisa "estranhas" por parte do padre Godinho .

      Eliminar
  37. Esta nomeação para Tondela, apenas mostra o que há muito já sabíamos: é à cara podre. Não vai a bem, vai a mal. O desespero de ver o FC Porto em primeiro (e com perspectivas de conseguir aumentar o fosso para os "maiores grandes") é tanto que nem se dão ao trabalho de disfarçar.
    Todela terá que ser encarado por nós como "o jogo do título"!!! Ou muito me engano, ou será um campo minado para o FC Porto... O jogo terá que ser jogado de faca nos dentes e em modo "brigada minas e armadilhas"

    ResponderEliminar
  38. São tão previsíveis os fariseus do CA.
    Em conversas de café, eu e alguns amigos já tínhamos aventado, que, quase de certeza, estava guardado o Godinho para Tondela. E assim foi, sem surpresa nenhuma para ninguém.
    É o árbitro + fiável a fazer-nos perder pontos fora, sempre com influência gritante no resultado, os 2 estarolas precisam desesperadamente que nós percamos pontos, e pronto, lá usou o CA a arma (pouco) secreta.
    O Farioli que poupe todos os habituais titulares no jogo da taça da crica, que bem vamos precisar de toda a frescura para fazer frente ao Tondela, ao Bacci e principalmente ao Godinho and friends.
    Amanhã, é para dar oportunidade às 2as e 3as linhas, que têm a obrigação de ser capazes de dar luta e de ganhar ao VSC.

    ResponderEliminar
  39. Boa tarde DVP e restantes portistas, o que o clube e os comentadores afetos ao Porto deviam fazer era mostrar a expulsão do Danilo com este Collina Alentejano( como gosta que lhe chamem) em Moreira de cónegos, os lances vergonhosos que ele já protagonizou connosco desde a não expulsão de João Neves na final da Supertaça em Aveiro , e este ano o penalty que não marcou ao Samu, o que levou a que tivesse nota negativa contra o Nacional, só assim conseguimos equilibrar as coisas, se não já estou a ver o Collina alentejano a enervar com faltas e faltinhas, a dar amarelos aos nossos jogadores e a deixar jogar forte e feio sem amarelo os gajos do tondela e depois todos os lances nossos serão sempre na dúvida , é sempre assim que começa com este e com outros da mesma casta ordinária. Tantos árbitros e tem de calhar este manhoso, numa jornada super importante devido ao derby.

    Para o derby da santa aliança avança o Caldense das Caldas da rainha o António Nobre, lagarto dos sete costados, já vi que aposta vai ser nos lagartos para combater o Porto.

    Acerca dos dragões de ouro, que momento ao relembrar Jorge Costa, Pinto da Costa e Diogo jota e o seu irmão, de arrepiar.

    Tenho pena que o neto do Pinto da Costa não perceba que neste momento é um motivo de arremesso da comunicação social lisboeta contra AVB, sou da geração de 80 onde confundíamos o Porto com pinto da Costa e vice-versa, mas percebi que as coisas não iam bem á muito, o Porto não é uma monarquia nem tem Delfim dos presidentes, tem sim eleições democráticas com 1 voto e não 50 votos como muitos clubes que dizem ser democráticos na Coreia e os Sócios decidiram pela a mudança e temos de aceitar.

    amanhã temos de ganhar, sei que muitos não gostam da taça Lucilio Batista, mas os nossos jogadores suplentes não seriam titulares no Guimarães?? Para mim é uma taça para ganhar porque cria currículo e não gosto de ver os outros a fazer a festa, onde poderíamos estar nós. Abraço

    ResponderEliminar
  40. Continuação … vejam a pressão que os cartilheiros encarnados estão a meter através da comunicação social acerca do António Nobre … dizem eles que o homem é obcecado para marcar penaltys aos lampiões, neste aspeto temos muito aprender com eles, e depois ainda tem a lata de dizerem que o Porto é que sempre beneficiado… e isto faz mossa, pode ser que assim que os lampiões ganhem ou empatem com os lagartos e nós consigamos e temos de ganhar em tondela.

    ResponderEliminar
  41. As comadres da 2ª circular vão ver o jogo separadas. Um deles vai ficar amuado ou os dois, a eles convém que amizade seja para sempre. A urticaria nestes dois cromos é o FCP ir na frente, o Nobre é só para despistar.

    Logo pode haver alterações na equipa, mas a atitude tem que lá estar. A taça da Liga, da cerveja ou da Lucília, nada de grande importância pro museu, o grande objetivo é o Campeonato.

    Preocupação sim, com o Godinho trambolhão em Tondela, este sim não tem Stop nem luzes de marcha atrás é perigoso.
    Vamos ter que levar o fato macaco e mete-las lá dentro.
    FCP Sempre.

    ResponderEliminar
  42. Bem, Lukk novamente lesionado,e parece que para muito tempo,do modo que fala.
    Que raio de sorte

    ResponderEliminar
  43. Temos de ir ao mercado em janeiro .
    Com as lesões longas de Nehuen Perez , e com esta situação do De Jong , precisamos de um central por empréstimo , tal como um ponta de lança .
    Também não seria descabido um médio e um extremo .
    Se houver possibilidade de uma grande venda , que se faça , para equilibrar as contas .

    ResponderEliminar
  44. Boa tarde a todos,

    Extremamente triste pela lesão do Luuk. Não só pelo Porto. Parece ser suficientemente grave para poder estar fora por bastante tempo.
    Vamos ter mesmo que ir ao mercado. Há jogadores relativamente em conta em Portugal que podem ser muito úteis: Clayton do Rio Ave parece ser uma boa opção.

    Esperar que Deniz Gul continue o crescimento que tem tido. Pode vir a ser o Joker da época, de quem ninguém contava, pode vir a ser muito importante.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  45. Terrível notícia esta de Luuk De Jong. Uma excelente contratação que tinha tudo para ser decisiva esta época, mas infelizmente pouco pôde dar o contributo. Segue-se mais uma longa paragem, para um atleta que completa 36 anos em Agosto e pouco jogou esta época, será complicado.

    ResponderEliminar
  46. Boas
    Do resumo que vi.
    Bom raciocínio no golo do William.
    Corte fenomenal,do polaco.
    Se o povo aqui reclama da falta de qualidade dos do Porto,imagina os do estoril.
    Os reforços desta época,já marcaram para ai o triplo de golos,do que os do ultimo ano de funções do presidente dos presidentes à época toda.

    O mister Farioli,está a fazer um trabalho bem credível.
    Mas tem muito de aprendizar ofensivamente.

    As gentes,fala imenso de uma academia,mas sem academia ainda agora conseguiram ter o melhor jogador dos mundial sub 17.
    O que as gentes deviam pedir,é Um modelo de Jogo parecido com o que Pedroto, implementou no futebol profissional em todos os escalões.
    Se Mora,tivesse sido treinado,por Pedroto, provavelmente iria(se tivesse vontade atletica)concorrer à melhor jogador do mundo.
    Em vez de ter tido fogachos com o figurante argentino.
    Ou andar a brilhar esta época contra os sintrenses desta vida

    ResponderEliminar
  47. Vejo muito pouco bola.
    Mas vejo aqui muita gente a bitatar,sobre o mercado de Janeiro.
    Acho que não ia solucionar de imediato uma lacuna ofensiva do Porto.
    Mas o marroquino do Famalicão,tem características ofensivas de clube grande.
    Foi campeão do mundo a pouco tempo na sua categoria.
    Tinha de ser bem treinado para ser essa lacuna que falta ao plantel.
    Ao inves ter 3 ponta de lanças com características semelhantes.
    Ou melhor 2,um veio só fazer surpresa e marcar em Alvalade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é que ia adivinhar?
      O Luuk tem média de 40 jogos por época, não tem historial de lesões graves, ainda na época passada fez 47 jogos e teve participação directa em 31 golos.
      Foi uma excelente contratação.
      Teve ele e tivemos nós muito azar, só isso.

      Eliminar