Depois de ter oferecido três prendas que tiveram como consequência a derrota frente ao Vitória SC e a eliminação da Taça da Liga; do empate no dérbi de Lisboa; era muito importante o FCP vencer em Tondela. Um, para aumentar a vantagem para os dois principais rivais na luta pelo títulos. Dois, para que a derrota da última quinta-feira fosse ultrapassada rapidamente e sem deixar sequelas. O duplo objectivo foi cumprido, Dragões ficam com a liderança ainda mais cimentada.
De início com Diogo Costa, Alberto Costa, Bednarek, Kiwior e Francisco Moura, Alan Varela, Froholdt e Rodrigo Mora, William Gomes, Samu e Pepê o conjunto de Francesco Farioli já com um onze bem diferente do que começou o jogo anterior, entrou a tentar tomar conta do jogo, mas não estava fácil. Com o Tondela em bloco baixo, os espaços não apareciam, ninguém conseguia desbloquear. É nestes jogos que têm de aparecer os criativos, mas não apareciam e o futebol portista era lento e previsível. Até meio da 1ª parte nem uma oportunidade e um remate. Foi em cima do minuto 30 que o FCP ameaçou num remate de William Gomes e de seguida Alberto Costa em boa situação errou no passe para trás. Aos 33 minutos Mora aproveitou um ressalto e fez golo, Dragões na frente. VAR analisou e analisou e anulou. As imagens dão a nítida sensação que Mora está em jogo, mas estava adiantado 25 cm, disse o VAR. Custa a acreditar.
Há jogadores do FCP que parecem apostados em complicar. Dragões dominavam só Diogo Costa não estava no último terço do Tondela, mas criavam pouco.
Nos descontos a bola entrou na baliza do capitão do FCP, mas houve falta clara sobre Froholdt.
O intervalo chegou com o marcador sem funcionar, muito porque culpa dos azuis e brancos que raramente conseguiam encontrar espaços e o caminho para a baliza. Um remate perigoso e um golo anulado, é muito pouco para as exigências do FCP.
Para a 2ª parte era preciso pressionar bem e acelerar o jogo.
Farioli manteve o mesmo onze e o FCP começou a atacar e ameaçar. E na sequência de um canto de Mora, cabeça de Kiwior, defesa de Bernardo Fontes, recarga vitoriosa de Samu. Porto na frente e logo no minuto seguinte o 2° por William que aproveitou um brinde do guarda-redes. Com dois golos de vantagem era importante não relaxar, facilitar, aproveitar os espaços que o Tondela na reacção ia dar, tentar fazer o 3° e matar o jogo.
Para isso importante ser assertivo, encontrar as melhores opções e definições, passar bem. O que não é o caso de Alberto Costa que persiste em tomar más decisões. E de Alan Varela a meter em Samu pelo meio com ele pressionado.
Aos 63 minutos, saíram Mora e William, entraram Pablo Rosario e Borja Sainz.
Os portistas iam adormecendo o jogo no seu sector recuado, procurando não correr riscos atrás e sair com critério, mas infelizmente isso não se aplica a todos, há quem em vez de jogar simples, resolva inventar mesmo em locais pouco apropriados.
Samu aos 77 minutos ficou perto do golo e no minuto seguinte saiu juntamente com Pepê, entraram Alarcón e Deniz Gül.
Com o Tondela mesmo a perder por 2-0 a não arriscar nada, os Dragões geriam, iam lá de vez em quando, embora às ameaças fossem ténues.
Aos 82 saiu Alberto Costa e entrou Martim Fernandes.
O jogo caminhava para o fim sem grandes motivos de interesse. Porto pouco interessado em acelerar, Tondela não perturbava muito, apenas em lances de bola parada criava alguns problemas. E os 90+4 minutos esgotaram-se com uma vitória que não merece qualquer contestação, de um FCP que não foi brilhante, longe disso, mas conseguiu os três pontos e aumentou a vantagem para os seus rivais na luta pelo título.
Uma nota final para a dupla polaca, Bednarek e Kiwior, uma espécie de certificado de garantia para o conjunto de Francesco Farioli. Com eles em campo fica difícil marcar ao FCP, mesmo quando alguns colegas parecem apostados em lhes complicar a vida. Porque não aprendem com eles a simplificar em vez de complicar e em zonas em que isso pode ser fatal. Em Bednarek e Kiwior a concentração é absoluta do primeiro ao último minutos.
PS - Duarte Gomes, Dudu, explica à gente como devem ser alinhadas as linhas de fora-de-jogo para que não hajam dúvidas, não olhemos para o lance e fiquemos com a nítida sensação que a análise do VAR está errada.


.jpg)
Concordo plenamente...aliás já o tinha dito as melhoras contratações de longe do porto a dupla polaca
ResponderEliminarCaro DVP,
ResponderEliminarGanhamos mas saio deste jogo com sinais de preocupação que já tinha sentido no jogo da tacada liga. A primeira parte foi das piores que vi esta epoca e mesmo na segunda, em que melhoramos fruto da entrada forte, há coisas que realmente não gosto. É raro conseguir uma tabela.ou um passe a rasgar na ultima parte do campo por exemplo. E depois há jogadores que me tiram um.pouxo do sério. É verdade que por vezes recebe a bola sob pressão mas o Samu é incapaz dar sequência a qualquer lance a jogar de costas para a baliza. Pensei realmente que tivesse melhorado mas está visto que o que vimos no início de época foi sol de pouca dura. Tem outras coisas boas mas não chega....
O padre e sacristão (árbitro e VAR) bem tentaram na primeira parte , o golo anulado ao Mora é inacreditável e inaceitável , vê-se a léguas que não está fora de jogo , e a nossa direção tem protestar veementemente esta falha propositada por parte do var .
ResponderEliminarDe resto foi uma primeira parte sofrida a nível exibicional , com melhorias na segunda parte , aonde resolvemos a questão em 86 segundos .
Todavia não gostei da parte final , afroxamos , facilitamos , valeu que o Tondela não criou perigo .
Concordo em absoluto com o último parágrafo do post , esta dupla de centrais polaca é uma mais valia , um seguro de todos os riscos para a nossa equipa .
Para o jogo de quinta feira rodar como no jogo contra o Estrela Vermelha .
Boa noite DVP e todos os portistas, excelente vitória em Tondela e 8 pontos de avanço sobre os lampiões e 5 sobre o lagartos, mas fica vários pontos, o 1 ponto é ver o ódio do Collina alentejano logo na escolha de campo para o Diogo Costa nem olhou nos olhos, 2 ponto o golo anulado ao Porto não pode passar em claro, o tronco do jogador do Tondela está a por em jogo o Mora( será que existe uma câmara no poste de iluminação como em Aves) 3 ponto, a 1 parte do Porto foi má, jogadores fora da caixa, os criativos sem pegar no jogo e a esconderem-se no jogo interior, temos de melhorar e tenho fé que o Farioli vai conseguir ultrapassar estas equipas de 3 autocarros, que são 80% do campeonato.
ResponderEliminarNa segunda parte entramos com tudo e fizemos um golo de canto, onde somos muito forte e temos de sempre aproveitar esses lances, o 2 golo, já estou a ver os cartilheiros aziados a dizerem que foi o petardo que abalou o guarda do Tondela.
Gostava de dizer uma coisa para final acerca de José Mourinho, já gostei dele, mas desde as figuras que fez pós-champions e depois em várias declarações à menosprezar o Porto, tenho de concordar acerca do que ele falou dos árbitros estrangeiros e na sexta-feira acerca do Huljmand, passa o golo a contestar tudo e todos da euipa de arbitragem, faz o que quer é raramente leva amarelos ou é expulso .. a partir de agora quero ver o grau de influência do Mourinho
Abraço
A nossa dupla polaca é quase à prova de golo, que diferença para a época passada.
ResponderEliminarFaltam-nos craques feitos lá na frente. Com um miúdo de 18, outro de 19, e 2 de 21, fica complicado, falta-lhes maturidade.
Foi um fim de semana em cheio, ganhámos no futebol (A, B, Feminino, sub19/17/15), no andebol, no basquete, no hóquei, e no vólei feminino.
Agora vou fazer um bom bocado de zapping nas tvs do regime, quase nunca vejo, mas nestas alturas não perco por nada, vê-los com um ar muito fúnebre, a falarem como se lhes tivesse morrido alguém querido...
Caros Portistas,
ResponderEliminarMais 3 pontos e vitória importante porque podíamos aumentar vantagem e conseguimos. Ficamos com 5 pontos que não é nada mas é melhor que estar atrás. Realmente há jogadores que só complicam, não entendo, são burros só podem. O Mora mais uma vez não esteve em campo e quando tem bola não acrescenta nada, perde bolas quando pode soltar rápido.
O golo do Mora está completamente em jogo, uma vergonha não se exigir o sistema de 3 D à FPF, têm tanto dinheiro e não investem porque interessa para esta situações.
O FCP devia aproveitar o fim de semana da taça da liga e antecipar o jogo do campeonato para esse fim de semana, assim teríamos mais tempo de descanso entre os jogos, não sei com quem é mas seria interessante e benéfico para nós, à atenção da direcção. A dualidade de critérios continua e qualquer dia vai-nos sair caro.
Na 5ª há mais um jogo importante pode definir a passagem directa aos 8ºs e poupa-nos 2 jogos.
SEMPRE F.C.PORTO!
Uma vitória em jogo que não podíamos falhar, jogo com os problemas dos ultimos tempos, mas é acreditar que com trabalho e uns retoques será possivel sermos de novo mais consistentes.
ResponderEliminarSe o calendário de momento pode parecer mais favorável, é perigoso pois pode dar a sensação de relaxamento, mas acredito que isso será tratado, temos de estar sempre alerta por todos os motivos.
Continuar pois a trabalhar, rodar qb para ir dando descanso, sem tirar qualidade e continuarmos firmes.
Uma pena o De Joung, que recupere bem, e arranjar alternativa.
E força Porto.
Acho que já disse, mas vou repetir. Querem o Mora na equipa, OK, mas no meio-campo com um trio na frente, no modelo do Farioli, não dá.
ResponderEliminarContinuo a pensar que já era uma prioridade, sem o Luuk ainda mais. O FCP precisa de um bom avançado.
Bom dia a todos. Melhor o resultado do que a exibição. Contente pelo resultado e diferença pontual, no entanto, preocupado com a falta de rotinas que são necessárias para ultrapassar este tipo de adversários. O futebol não tem entusiasmado. Já deu para perceber que o Farioli não quer perder o controlo do jogo, é frequente recuperar a bola, e ao invés de ir para a frente, os jogadores jogam para trás e voltam às posição pré-estabelecidas. Entendo, mas não me entusiasma. Por fim, nota negativa para o Tondela, mesmo a perder por dois, não arriscou nadinha, assim fica difícil construir um resultado mais volumoso. Cumprimentos
ResponderEliminarVitoria justa, numa primeira parte morna, com um golo limpo roubado ao FCP.
ResponderEliminarAqueles 2 golos de rajada na 2ª parte deram confiança à equipa, acabaram com as preces, os sorrisos, daqueles agachados que ainda esperavam o milagre da perda de pontos do FCP.
Arbitragem: O mais do mesmo um Godinho fraquinho um Var vigarista.
Fui ao Canal da Spot TV ouvir os entendidos os inteligentes da arbitragem, desta vez não era o faustino era um outro, um faustoso que por lá anda. Diz o cujo sobre golo anulado ao FCP que a linha do fora de jogo não estava bem mas o Var viu e bem, que estavam 20cm fora de jogo, o cujo sem vergonha nem sequer teve a coragem de dizer que era um lance duvidoso. Sobre o penalti na grande área do Tondela, diz a mesma praga que era uma bota amarela sobra a vermelha que iam ambos em marcha atrás e caíram, quando se vê que também há empurram. Enfim, desta tribo pouco a dizer.
Temos que ir ao mercado por um ponta de lança e mais um outro jogador.
FCP Sempre.
Bom dia a todos.
ResponderEliminarUma pequena mas muito importante informação em relação ao jogo de ontem que a muitos escapou; noite de muito frio, houve quem dissesse que eram -5, já outros -7, enfim de enregelar os tintos.
Já quando passei por aqueles sítios televisivos, como sempre faço depois dos jogos do FCP, porque gosto sempre de ver comédia antes de me deitar, para meu espanto a cartilhada estava toda a carpir mágoas no rio Ferreira em São Pedro da Cova.
O jogo foi o que foi, sendo que o mais importante conclui-se. De resto se alguém souber de um ponta de lança exímio e de extremos a saber colocar a bola na área para que alguém a meta na baliza, seria ouro sobre azul.
Pois foi, também queria ver as caras de enterro dos cartilheiros mas as tvs estavam todas em São Pedro da Cova junto ao Rio Ferreira, por causa do casal + filhos no carro dentro do rio. De lamentar claro, embora todos tenham sido salvos, mas aproveitaram a ocorrência relativamente banal como se tivesse sido uma enorme tragédia para não darem nada do Porto e dos -5 e -8 dos 2 estarolas de Lisboa. Acho que nem os habituais programas desportivos de domingo tipo Trio d'Ataque deram... lol. Que azia as nossas vitórias e os nossos sucessos fazem às tvs do regime e aos cartilheiros, se houvesse alguma dúvida ontem ficou completamente desfeita.
EliminarPeço desculpa, onde escrevi -7, devem considerar -8 que é o correto.
ResponderEliminar3 pontos muito importantes.
ResponderEliminara JOGAR DE 3 EM 3 DIAS E QUEREM opera?!
ALEM DISSO O PLANTEL TEM 15/16 JOGADORES DE QUALIDADE ( OU ALGUMA QUALIDADE) PARA AS DIVERSAS PROVAS, Seleções, lesões e outros eventuais impedimentos como castigos :
É Curto.
Nota:
ResponderEliminarÉ óbvio que as equipas que jogam bem estão sempre mais próximo de vencer. Também a uma equipa como a do FCP a regra não pode ser jogar mal, jogar mal tem de ser a excepção. Mas também é importante que quando não jogas bem, ganhes e se não consegues ganhar ou menos que empates. Esta época, pela importância, mais que tudo temos de ser pragmáticos e se em nome desse pragmatismo não for possível juntar o útil ao agradável, paciência.
Serve esta nota introdutória para dizer o seguinte. Parece que de repente aqueles que não davam nada pelo FCP, aos Dragões que partiam para este campeonato em 3º lugar na mesma linha da grelha de partida do SC Braga e atrás do bicampeão Sporting e do sempre favoritíssimo Benfica, já não chega ter 12 vitórias e 1 empate, 27 golos marcados e 3 sofridos, 5 pontos de avanço para o 2º e 8 para o 3º, tem de dar amassos aos adversários em todos os jogos? É isso?
Então o mais maior, melhor, grande clube do planeta, cria cenários de partida falsos - diziam que íamos ser goleados nos jogos com FCP e Sporting -, para justificar empates em jogos que estava obrigado a vencer e ao FCP esquece-se o ponto de partida e exige-se tudo? Como já os topo e de longe, aplico a velha máxima, os cães ladram e a caravana vai seguindo o seu caminho, já com o Malmo no pensamento. Tem de ser esse o foco sabendo que uma vitória é um passo quase decisivo para que os objetivos de estar directamente nos oitavos se concretizem. No Facebook
Exige-se demais a esta equipa, há pouco realismo por parte de muitos portistas, já devem ter-se esquecido da miséria das 2 ou 3 últimas épocas.
ResponderEliminarÉ uma equipa de miúdos lá à frente.
12 vitórias em 13 jogos, e só não são 13 porque o Acabado One veio jogar com 2 autocarros de 2 andares e os padrecos não deixaram.
Não temos Vitinhas, nem Hulks, nem Falcoes, temos miúdos de 18, 19 e 21 anos, e ontem, o jogador que dá + ligação e acutilancia ofensiva ao jogo nem jogou, por não estar nas melhores condições físicas.
E os padrecos não nos falham, todos os jogos fazem tudo o que podem para nos deitar abaixo.
+ um golo roubado pelo padre Var com as linhas aldrabadas (é por isso que eles não querem o sistema automatizado, sem intervenção humana, que já se usa nas provas da UEFA e nas principais ligas) e + 1 penálti a dobrar (pisão + derrube) que fizeram de conta que não viram, os padrecos.
Com todas estas contrariedades, jogo após jogo, muita força tem mostrado esta equipa, nova, com muitos miúdos, mas que tem lá atrás um baluarte polaco quase intransponível que tem permitido aguentarmos tudo e ganharmos práticamente todos os jogos nem que seja só por 1.
Estou contente com a equipa, não me sinto no direito de criticar muito tendo em conta todo o contexto actual, só quero que continuem a ganhar como têm feito, se não houver inspiração, que seja na base da transpiração.
O Real Madrid, que é só a equipa + valiosa do mundo neste momento, perdeu ontem, em casa, com o Celta de Vigo, que tem um plantel 10 vezes menos valioso.
ResponderEliminarHá 3 jogadores no Real que sozinhos valem + que todo o plantel do Celta de Vigo. E mesmo assim perderam, por 0-2, em casa, nem 1 golo conseguiram marcar ao modesto Celta de Vigo.
Nós temos andado muito certinhos, temos cumprido sempre no campeonato (falhámos só na taça da crica a jogarmos quase só com 2as linhas) e o que eu quero é que as coisas continuem assim, no campeonato, na liga europa e na taça, não podemos deitar fora a taça como deitamos fora a taça da liga, temos de jogar os 4°s em nossa casa contra o benfas.