segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

F.C.Porto 2 - AFS 0. Vitória natural de um Dragão pouco inspirado e de serviços mínimos

 

Depois da vitória que não merece discussão em Alverca e do período de Natal que deu direito a três dias de descanso aos profissionais às ordens de Francesco Farioli - longe vão os tempos em que por esta altura o campeonato interrompia por uma, às vezes, mais que uma semana, os jogadores da América do Sul viajavam até aos seus países onde é Verão, o regresso ao trabalho não era fácil...-, o FCP tinha pela frente o AFS, último classificado do campeonato. Apesar de ser um jogo de claro favoritismo azul e branco, o futebol é fértil em surpresas e por isso era fundamental encarar o jogo com toda a seriedade e respeito pelo adversário. Não foi uma boa exibição, mas o objectivo de conquistar os três pontos foi conseguido.

Com Diogo Costa, Martin Fernandes, Bednarek, Kiwior e Francisco Moura, Pablo Rosário, Froholdt e Rodrigo Mora, William Gomes, Samu e Pepê de início e frente a um AFS muito recuado, o FCP tinha muita bola, mas com dificuldade em furar a muralha adversária. Alguns remates, mas sem grande perigo. O Aves deu um ar da sua graça, os Dragões quando tinham espaço e procuravam sair para o ataque, eram muito lentos na primeira zona de construção ou mais à frente definiam e passavam e cruzavam mal.
Primeira grande oportunidade aos 30 minutos na cabeçada de Froholdt para defesa difícil do guarda-redes Berteli. Nestes jogos amarrados tem de aparecer a criatividade, rapidez de pensamento e execução e ela não surgia. Pepê e William nas alas não desequilibravam, afunilavam, na altura de rematar os remates eram de pólvora seca. Quando se pedia simplicidade, ela raramente existia, havia precipitação e incapacidade de decisão.
Já no tempo de descontos Kiwior podia ter aberto o marcador.

O jogo chegou ao intervalo com o resultado em branco muito por culpa de um FCP que apesar de ter muita posse de bola foi incapaz de desmontar a teia defensiva do AFS, criou muito pouco para tanto domínio.
Frente a blocos tão baixos é preciso ser rápido a circular, pensar, executar e ser contundente na zona onde se decidem os jogos e isso esteve ausente nos 45 minutos da 1ª parte.

Para a 2ª parte o treinador do FCP tirou Diogo Costa lesionado e fez entrar Cláudio Ramos.
Logo ao 3° minuto Samu em lance individual de alto nível abriu o marcador. Estava feito o mais difícil, mas não se podia descansar na diferença de um golo.
O golo voltou a estar perto, Pepê a rasar o poste.
Aos 59 minutos saíram Rodrigo Mora e William, entraram Gabri Veiga e Alarcón.
Logo de seguida lance duvidoso na área dos visitantes. Gabri tocou primeiro na bola, o defesa chutou no seu pé, VAR chamou o árbitro, penálti. Chamado a marcar, Samu não perdoou, fez o seu 2° e aumentou a vantagem.
Portistas mais tranquilos frente a um adversário que apesar de estar a perder por dois golos não parecia muito disposto a desmontar a tática defensiva. Mas convinha não facilitar.
Aos 75 saiu Francisco Moura e entrou Alan Varela e o FCP começou a enrolar, deixar passar o tempo.
Na última substituição saiu Martim Fernandes, entrou Alberto Costa, aos 84 e o jogo arrastou-se até ao fim sem mais nada de relevante a assinalar.

Resumindo, vitória natural de um Dragão de serviços mínimos. Na 1ª parte faltou capacidade e inspiração para desmontar o bloco do AFS. Na 2ª e após o 2° golo, apenas houve vontade de gerir, nunca de forçar e construir um resultado mais volumoso.

O FCP fecha o ano com a 15ª vitória em 16 jogos uma performance de excelência. Mas no início do novo ano tem uma deslocação aos Açores e pela frente um Santa Clara muito complicado. É preciso muito mais Porto do que hoje para sair de São Miguel com os três pontos e começar 2026 com o pé direito.

43 comentários:

  1. Primeira parte fraca , na segunda parte QB , mais três pontos .

    Pegando no último parágrafo do post , no domingo nos Açores não vamos ter direito a cantos fantasmas ou pênaltis inventados como as lagartixas tiveram .
    Vai ser um jogo complicado , contra uma equipa difícil , num campo difícil , com um tempo agreste .

    ResponderEliminar
  2. Uma 1ª parte praticamente só pra ver como se deitava o muro a baixo. Depois dos golos do Samu ficou resolvido o jogo, e só pensar na viagem ao benfica dos Açores.

    O treinador vermelho mudou de lentes, viu lances com mais calma e foi pôr umas velinhas a Fátima agradecer a Nª Senhora do pontinho que o sr arbitro lhe ofereceu.
    FCP Sempre.


    ResponderEliminar
  3. Jogámos o suficiente para ganhar. Contra um adversário que não perde há 2 jogos e está na melhor fase, melhorou muito defensivamente.

    A sorte procura-se mas por vezes ela também nos encontra. Jogamos contra o Gil e Famalicão no seu melhor momento, não perdiam e jogavam bem. Agora o Sporting joga com o Gil que não vence há 5 jogos.

    O Sta Clara é uma das melhores defesas do campeonato, com menos golos sofridos. O campo é um batatal e vai estar mau tempo. Não vamos ter penalties fantasma. Vai ser dos jogos mais complicados que vamos ter.

    Temos 4 golos sofridos na 1a volta. Não há dúvidas que defendemos bem. Acho que falta qualquer coisa no ataque. Estamos muito longe do n de golos dos lagartos e ontem também se notou a dificuldade que temos contra equipas fechadas. Era bom trazermos alguém que realmente faça a diferença no último terço, mesmo que seja um "mau negócio" financeiro por não ser jovem. Alguém que consiga resolver os jogos com remate fora da área, livres, etc. Os laterais também são pouco ofensivos e são raros cruzamentos (samu e froholdt estão sempre lá e se a bola for bem metida com mais ou menos oportunidades vão acabar por fazer)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que falta, é arriscar mais contra equipas que não são o Barcelona. Com passes e passinhos lentos não vamos lá.

      Eliminar
  4. O FCP é forte colectivamente, com uma dupla de centrais que dão uma grande tranquilidade, falta um daqueles jogadores que do meio-campo para a frente seja capaz de ter um lance de génio com alguma regularidade, um Brahimi por exemplo, desequilibrar, desmontar aquelas teias defensivas.

    ResponderEliminar
  5. Até deve ser pecado eu dizer que estou preocupado com a equipa. 46 pontos em 48 possíveis, não me lembro de tamanha proeza no nosso FC Porto. Mas confesso que estou, digamos receoso... Sempre na ideia nossos jogos com Estoril e Braga.
    Penso que dia 1 vai ser anunciado alguém daqueles como diz VP chegam e jogam! E toca a gerir Gabri com o máximo cuidado. Não há insubstituíveis, mas...

    ResponderEliminar
  6. Com Farioli, 2-0 é quase goleada.
    É verdade que não temos génios no ataque, mas também a forma de jogar influencia e muito as dificuldades, que por vezes temos em criar jogo ofensivo.

    A prioridade é a segurança defensiva e os posicionamento dos jogadores reflete isso mesmo, sempre mais preocupados com o equilíbrio e a recuperação defensiva.

    Uma palavra para Samu. Não vale a pena negar as suas dificuldades técnicas que por vezes sobressaem, mas continua a ser o nosso avançado mais determinante e tem todas as condições para se tornar um grande ponta de lança, continue ele a trabalhar e a polir certos aspectos do seu jogo.
    Também referir Pepê, que apesar de ser um jogador que sempre me "enervou", se a sua relação com a baliza não fosse tão má, talvez a minha opinião seria muito diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É fracote o Farioli, é verdade.
      Com uma equipa recheada de putos de 18, 19, 20 e 21 anos, 15 vitórias e 1 empate à conta dos padres em 16 jogos, é banal, é mato na história do Porto, do futebol português e do futebol mundial.

      Eliminar
    2. ??????
      Desculpe, não chego lá.

      Repito, 2-0 é quase goleada, tendo em conta a segurança defensiva que temos apresentado.

      Quanto ao modelo é o que é. Basta ver como os laterais jogam sempre em posições interiores, garantindo sempre uma grande proteção defensiva, em vez de jogarem abertos para aproveitar mais toda a largura e tentando criar mais problemas ofensivos ao adversário.

      É apenas uma constatação. Este não é um Porto que tenta golear ou chegar ao golo por qualquer forma.

      Se não concorda, tudo bem. Se pensa que por comentar sobre o modelo e as prioridades de Farioli é um insulto ao treinador...

      Eliminar
    3. Essa boca "Com Farioli, 2-0 é quase goleada", deixou-me um bocadinho irritado e reagi a quente, com demasiada ironia, se calhar. Não pretendi ofender.

      Eliminar
  7. Bom dia DVP e todos os portistas, valeu os 3 pontos, exibição qb na 1 parte, temos muita dificuldade com equipas com 3 autocarros, contra estás equipas acho que o Mora e o Veiga deviam jogar juntos com o Frolhold e Rosario no meio-campo, mas percebo o Farioli falta-nos um Alex Telles na esquerda e na direita como laterais.

    Tinha muita fé em Martim Fernandes, defende mal, centra mal, lateraliza muito pouco, ele e o Francisco Moura vem sempre para terrenos interiores quando devia ser o contrário( contra equipas com 3 autocarros deviam
    abrir nas linhas e centrar muito bem ) , acho que deve levar o mesmo tratamento que o Samu está a levar, muito mais calmo, se falhar o passe tenta recuperar e faz o melhor que ele sabe, receber a bola, fica com a bola encostar o cabedal no defesa e ganha a posição … não irá falta muito para os cartilheiros dizerem que o Samu faz sempre falta.

    Desejar um bom ano com muita saúde e muitos sucessos para o nosso grande Porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só queria falar do lampião de Riachos-Golegã, quem o ouviu na flash e CI, parece que o jogo foi dividido, veio com 3 autocarros e fala de suposto erro e nas multas de 200 mil euros para invocar o Varandaquistão… temos de tudo, um treinador que ganhou com 2-2 e um treinador que empatou com 0-2 … da para tudo, só quero que desça de divisão é que jogue com 3 autocarros contra os lampiões e lagartos.

      Eliminar
    2. Vai descer, é o que melhor sabe fazer o lampião Henriques, de resto só sabe isto, 3 autocarros contra o Porto e rosnar no fim, e abrir as pernas ao clube do coração.
      Não vale nada como treinador e como pessoa também vale muito pouco.

      Eliminar
  8. Bom dia a todos.

    Se formos a fazer uma análise 'afastada', se nos recordarmos, depois do jogo em Famalicão, havia a ideia de que o Porto ia ter um calendário mais fácil até ao final do ano, que poderia aproveitar para cavar fosso no campeonato.
    Na altura, tinha 3 pontos para o Sporting e 6 para o Benfica. O Porto, em termos de resultados, foi imaculado, e neste momento tem 5 pontos e 10 para o Benfica.
    Portanto, só podemos dizer que foi um enorme sucesso, e o Porto está numa situação privilegiada para gerir o que aí vem.
    Todos vão perder pontos, o Porto vai numa série impressionante a tocar o perfeito. Equipas do Porto muito mais fortes não conseguiram fazer o que conseguimos até agora este ano.

    Como diz o Vila Pouca, acima de tudo o Porto está muito forte coletivamente, e defensivamente também. A eliminação da Taça da Liga foi uma bênção.
    Agora é concentrar forças no jogo dos Açores.

    O Porto não se tem dado bem nos últimos anos na viragem do campeonato e nas deslocações a ilhas no Inverno. Vamos com calma.
    Concentrar um jogo de cada vez. Depois do Santa Clara há um estágio de 10 dias que pode ser crucial na época. Ir com tudo para manter a pressão.
    Depois os da Santa Aliança que se matem na Taça da Liga, um deles vai sair por baixo.

    No mínimo, penso que o Porto está bem colocado para ficar nos 2 primeiros, o que lhe irá garantir poder entrar na Champions, que tanto precisamos em termos monetários e financeiros para poder dar o próximo passo na nossa recuperação.

    A verdade é que temos dois jogos em casa com rivais (Benfica - Taça e Sporting - Campeonato), que se forem ambos ganhos, irão de certeza ter um impacto decisivo na época. Portanto concentração máxima e lutar.

    A história do nosso clube foi feita em grande parte por esse espírito de superação e entrega, aliado a uma organização férrea.
    É esse espírito que todos invocamos este ano, para procurar tornar realidade a esperança.

    Bem sabemos nós que os nossos adversários anseiam e suspiram todos os dias pelo momento em que o Porto caia. Ontem na rádio ao ouvir os comentários de fim de jogo na RR era só comentários do tipo, o Porto não vai conseguir continuar com este ritmo, é impossível continuar a ganhar os jogos todos, o plantel é curto para o que falta da época, etc...

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  9. Caro DVP,
    Vitoria justa e importante num jogo que ficou abaixo das expectativas. É evidente que nos falta alguém que possa driblar e ir para cima dos defesas, desmontado os autocarros que nos colocam a frente mas isso deve ser compensado com maior rapidez e velocidade na circulação da bola. Não o fizemos. Foi um jogo fraco.
    Incrível como qualquer badameco de mister se refere à arbitragem...enfim este já o conhecemos de ginjeira...

    ResponderEliminar
  10. Vitória justa, sem nota artística. Farioli é acima de tudo resultadista, e imagino que após o que lhe aconteceu o ano passado no Ajax ele queria acima de tudo, ganhar e evitar o desgaste dos jogadores.
    Ontem jogamos lento, muito devagar e lento. Nas duas ou três vezes que aceleramos causamos logo muito perigo.
    Acho que vai ser sempre assim, vamos jogar qb para somar três pontos. Com dez pontos de avanço sobre os lampiões o apuramento para a Champions está mais próximo ( ainda faltam muitos jogos…), e isso é muito importante, já não vamos há 2 anos e nunca participamos neste novo formato. (Acho eu). Para o maior clube português e bi campeão europeu e uma falha grave.
    Sendo assim é nesta fase não espero grandes exibições…quero é ganhar !
    As próximas duas jornadas nos Açores e em Guimarães vão ser difíceis. Na Açores o Sborden gamou foi jogos ou tinha perdido 2 pontos , e em Guimarães o redes ofereceu a vitória. Contra nós ninguém nos vai ajudar!

    ResponderEliminar
  11. Mais uma boa vitoria, como são todas, mas a precisarmos de melhorar, um dia pode não correr bem.
    Com uma acalmia por causa da taça da carica, temos de nos preparar bem para uma série de jogos difíceis, que venham rapido algumas ajudas, para equilibrar o plantel.
    Os lagartos, custa a aceitar, estão bem, muitos golos, e eu gosto de futebol com muitos golos, (por isso lembro com saudade osctempos de Bobby Robson, sofriamos um, marcavamos quatro), se juntarmos a padralhada, não vai ser fácil, temos de fazer das fraquezas forças para chegarmos onde queremos.
    Aproveito para desejar a todos um excelente 2026, com saúde, boa disposição e bons resultados desportivoscem tons azuis e brancos.

    ResponderEliminar
  12. Se me dissessem no princípio da temporada (em agosto) , que teríamos no final do ano (quase final da primeira volta) 5 pontos sobre o Sporting , e 10 sobre o Benfica , sendo que temos um plantel com menos soluções que eles , assinava de cruz .
    Francesco Farioli tem sido uma enorme surpresa pela positiva , não temos as opções de banco como os rivais que se dão ao luxo de ter jogadores de 23 milhões de euros no banco (Ivanovic , Ioanidis) , ainda assim tem 15 vitórias em 16 jogos , que não são 16 vitórias porque fomos roubados em casa contra os lampiões .
    O balanço supera claramente as minhas melhores expectativas , mas cuidado !!!
    Os da segunda circular estão a fazer um ruído que se ouve da ponta de Sagres até Caminha , e da Figueira da Foz até Almeida .
    Vai valer de tudo !! as armadilhas ao longo das jornadas estão montadas !!!
    Se houvesse justiça desportiva , a esta hora teríamos 13 pontos de avanço sobre o Sporting e 19 sobre o Benfica , e só teríamos de fazer gestão até final do campeonato e teríamos tempo para verdadeiramente atacar a liga Europa , mas com o colinhos descarados deles ...
    Precisamos de mais um ponta de lança , médio , é um extremo (deve vir o jovem polaco) .
    Para já vêm o Thiago Silva que se estiver bem , vai ser muito importante .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dragonguard, subscrevo totalmente os reforços. Quem dera que viessem para todas as posições. E neste momento estou de férias para os lados de Almeida, e posso confirmar que aqui se ouve a alto e bom som o choro e berros da malta da capital!

      Saudações Portistas

      Eliminar
  13. Boas
    Parabéns a estrutura do Porto por uma primeira volta fantástica.
    Tendo como figura de proa o mister.

    Jogos como o de ontem,devem ser aulas para o mister evoluir ofensivamente na dinâmica que ele tem de introduzir nos jogadores,no plano táctico.

    Há uma falta sobre o dinamarquês,na primeira parte,muita parecida com o lance dos lampinhões,não é penalti,mas os árbitros assistente tem de estar atentos,e largar a teoria de que estão concentrados no fora de jogo(esta foi a desculpa para o canto que deu o golo nos Açores),hoje em dia com o var os golos são rectificados.
    Na minha opinião aquele lance,o árbitro com melhor visão para o lance é o assistente.
    A liga devia tomar medidas sérias,sobre a vitoria que os lampiolhos,apresentam online.
    Não é admitido,pressão nos árbitros desse jeito,para alem das declarações do treinador,que foram pelo mesmo caminho.
    É um total desrespeito e falta de desportivismo,e quem sabe incitação a violência por parte de adeptos mais incapazes de ter neurónios a funcionar.
    Isto só la ia com um jogo à porta fechada em casa,com devolução do respectivo dinheiro aos detentores do bilhete anual.
    Ia de certeza,num futuro próximo pensar duas vezes.
    Qualquer dia, ainda vão exigir esta época que a vitória só valha 2 pontos para eles se aproximarem do primeiro lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Jorge coroado,opina que o lance do Martin era penalti.
      Mas o ridículo é dizer que o lance sobre dinamarquês,é penalti.
      Então se nem na linha foi o contacto entre os dois como pode ser penalti.
      O lance é quase meio metro fora da área.
      Ve-se bem.
      Está é uma opinião ridícula,dizer que é penalti fora da área.
      Absurdo

      Eliminar
  14. O que interessa e a vitoria no fim,mas temos que jogar mais,mais rapido passe pro lado e para tras nao da golos.
    A momentos que que se tem que ser mais imprevissivel, ja se sabe que estas equipas Portuguesas sao uma vergonha,jogam com 10 atras quase na pequena area,e uma vergonha!e contra estas equipas e preciso outro tipo de atitude,futebom de primeiro toque e mais rapido!
    Os 2 proximos jogos de campeonato sao fundamentais,Santa Clara e Vitoria fora!
    Ganhar os jogos todos ate ao decisivo confronto com o Sporting e essencial!
    Igualmente essencial e o mercado de Janeiro,um extremo que faca a diferenca,um medio que substitua o Viktor com qualidade,coisa que o Eustaquio nao faz,e se possivel um avancado diferente na frente,estamos muito curtos desde a lesao do Holandes.
    Estou optimista mas com cuidado que se queira ou nao,o Sporting esta fortissimo e a jogar muito bem,nao vai ser facil eles perderem pontos principalmente num campeonato com tantas desigualdades e equipas mediocres.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente não acho que o Sporting esteja assim tão forte .
      Tem ganhado á vontade alguns jogos , mas aqueles em que tem dificuldades lá vêm o padre e sacristão para amparalos , como se viu nos Açores por duas vezes , em Alverca , em Famalicão e no Estoril .
      O Sporting do ano passado e anterior com um jogador que levava a sua equipa às cavalitas (Gyokeres) , era muito mais forte .

      Eliminar
  15. Acho a primeira volta muito boa. Podia ter sido imaculada, caso tivesse sido assinalada a penalidade quando o Enterra Silva agarrou o Denis Gul.
    Compreendo o pragmatismo do Fariolli, em não querer estourar a equipa à procura de goleadas (futeis por enquanto).
    O que me parece faltar são passes longos a rasgar, com boa precisão. Em vez de passes curtos a engonhar entre os centrais e o trinco.
    O Samu tem evoluido a olhos vistos (nota-se bem o trabalho específico) . Por isso penso que a equipa técnica, estará a trabalhar os centrais e os trincos a melhorarem os passes longos.
    Quanto ao resto, sabemos que temos de ser muito melhores que os da capital, pois o colinho nunca lhes faltará. Mas isso já há muito tempo que não é novidade.
    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  16. So quero acrescentar os comentários vergonhosos do senhor Freitas Lobo na Sportv. O energúmeno passou o jogo a vender a sua teoria de que o Porto não consegue jogar contra equipas que defendem em bloco baixo. Só repetiu isto umas 200x. Patético.
    No lance do penalty, que a mim me pareceu claro logo quando vi, este senhor teve o descaramento de começar por dizer que não era nada, e que foi falta do Gabri, dizendo que até entrou de sola.
    Não sei de onde veio este pseudo doutor da bola, tem a mania de se armar em erudito, mas não passa de um aldrabão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim parece.me evidente que o porto sente mais dificuldades quando joga contra equipas que se fecham e jogam bem recuados. Eu concordo com o freitas lobo quando dizia que só quando o adversário perde a bola é que o porto criava mais perigo porque eles ficavam descompensados. Claro que também pode criar oportunidades de golo contra essas equipas, mas parece.me que cria muitas mais contra equipas que defendem de forma diferente. Por isso que a meu ver, é preciso um médio e um extremo que desiquilibrem. Mas é apenas a minha opinião. Bom ano a todos, e que o dono do blog continue com a mesma energia!!

      Eliminar
    2. Gostava de ver essas equipas a jogar nesse bloco super baixo quando defrontam os outros candidatos ao título ! Assim ficaríamos a saber se essas equipas teem melhor desempenho do que nós ! E já agora, se possível, gostava também de ver nesses jogos os mesmos critérios “arbitrais”!
      Depois sim, poderíamos julgar a qualidade das análises dos “comentadeiros “!
      Até lá… não passam de latidos de cães raivosos ao serviço dos donos !

      Eliminar
  17. Os cães, lobos e outros parasitas que vivem do futebol, mas que a bola para eles é um penico, são mais que muitos. A bicharada ladra, uiva, tomam comprimidos pra azia e o FCP continua a ganhar e a olhar pra traz.
    Espero que o Ano Novo de 2026 traga muitas alegrias ao FCP e a toda a família portista. Sejam todos muito felizes e tenham muita saúde.
    Os cães, lobos & compª esses vão continuar a ladrar e olhar pra cima...

    ResponderEliminar
  18. Não sei bem se se pode dizer que a equipa sente mais dificuldade contra blocos baixos. O jogo é mais agradável quando a outra equipa vem jogar o jogo pelo jogo, liberta mais espaço e a equipa cria mais, como é normal.

    Quando as equipas vêm em bloco baixo, acho que Farioli quer que se jogue exatamente assim. Jogo de paciência (permite não perder bolas de forma precipitada e consequentemente contra ataques perigosos) e de desgaste para o adversário, porque enquanto vemos os centrais trocarem a bola, parece que o jogo está parado mas não está, os nossos médios e avançados fazem movimentos de rutura que obrigam a que os defesas adversários estejam sempre em movimento.

    Acho que já todos reparamos que as equipas adversárias contra nós, ficam sem pilhas lá para os 60/70 min. Mesmo quando chegamos com vantagens mínimas perto do final do jogo, nunca se viu nenhuma equipa a fazer aqueles forcings finais e encostarem-nos ás cordas (exceptuando o Sporting em Alvalade mas isso é normal).

    Nesta primeira volta apenas não marcamos golo contra o Benfica (trouxeram 7 autocarros e nós também não quisemos arriscar) e apenas por uma vez marcamos o golo da vitória no último quarto de hora de jogo (Moreirense), o que nos revela que não temos assim tanta dificuldade.

    Agora parece-me é que não queremos deixar nada ao acaso, jogamos muito pela certa, criamos poucas oportunidades mas normalmente flagrantes. Quando estamos em vantagem ainda acentuamos mais essa postura e dependendo da forma como do adversário reage, preocupamo-nos mais em não sofrer do que em marcar o segundo (que acaba por acontecer naturalmente na maioria das vezes).

    Resumindo, não acho que seja por incapacidade da equipa que não jogamos de outra forma. Acredito que facilmente conseguiríamos criar mais oportunidades de golo, mas também concederíamos mais. Há treinadores que preferem ganhar 4-3 outros 1-0, o nosso é 1-0.

    Não é a postura que mais me agrada (no geral, porque comparado com as últimas épocas somos o Liverpool do Klopp ou o City do guardiola) mas tem tido resultados a roçar o perfeito em Portugal e o excelente trabalho do mister Farioli merece toda a confiança e crédito.

    ResponderEliminar
  19. Se, como diz o director técnico de arbitragem, Duarte Gomes, o que se pretende é arbitragens à inglesa, vendo o 1º golo do Arsenal, o golo do FCP com o Braga devia ser validado.

    https://www.bing.com/videos/riverview/relatedvideo?q=arsenal+4+-aston+villa+1%2c++resumo&mid=0CE4EB9695B368C2C39E0CE4EB9695B368C2C39E&FORM=VIRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse lance,parece falta.
      Mas segundo as regras é falta.
      O guards redes não chega a bola,por um corpo do adversário.
      Sendo a grande area,a zona de proteção dos avançados
      A pequena área é a zona de proteção do redes.

      E os árbitros, ingleses são a maior BOSTA que existe na arbitragem.
      Há décadas
      Qualquer pessoa que diga que quer pôr a arbitragem portuguesa (mundial) seja lá o que for,igual a deles.
      É um grande estarola

      Eliminar
    2. Como muito bem sabemos, a opinião do Director Técnico Nacional muda conforme as cores das camisolas, conforme pode ser comprovado pelas suas opiniões publicadas nos últimos anos no jornal A Bola !

      Eliminar
    3. Nesse jogo o Alberto Costa foi manietado por 1 jogador do Braga que o impediu de disputar a bola e aí já não houve golo anulado.
      Sempre a mesma dualidade de critérios. Prá equipa adversária à inglesa, pró Porto à moda portuguesa dos padres.

      Eliminar

  20. Há para ai uma teoria que a fifa,vai mudar a regra do fora de jogo.
    Sugestão do ex treinador do arsenal.
    A minha opinião,é que fazer o que o senhor wenger,sugere é beneficiar jogadores que estão em pessima forma física,que tentam estar adiantandos para ter vantagem.
    O futebol muito moderno,está-se um paraíso de incompetência.
    O maior exemplo é o var,não existe para clarificar.
    Existe porque o trio em campo,são incompetes.
    A unica função do var,seria checar o fora de jogo,principalmente aqueles milimetricos.
    Ai não se pode culpar um ser humano

    ResponderEliminar
  21. Não jogámos bem mas ganhámos com justiça, que é o que interessa, há outros que jogam mal e ganham com padres e não ficam nada incomodados com isso.
    Se o Moreirense tivesse jogado com o Porto como jogou com o benfas também tínhamos dado goleada farta.
    Se o AVS tivesse jogado com o Porto como jogou com o zbordem, tinham levado 4 ou 5 nas calmas.
    Quando os 2 estarolas de Lisboa apanham equipas a jogar fechadas como fazem quase todas as equipas pequenas contra nós, vêem-se e desejam-se para ganharem por 1, mesmo com muita ajuda dos padres.
    Basta olhar para o que aconteceu nos 2 jogos dos calimeros nos Açores.

    ResponderEliminar
  22. Boa Tarde,

    se nos lembrar-mos da arbitragem deste duarte no steaua lisboa FCPorto, no ano que fomos campeões e eles ligaram a agua e apagaram a luz, com o presidente Vila Boas a treinador, foi das arbitragens mais tendenciosas ( a favor do clube do costume) que vi na vida. Deste Imbecil nada a esperar de isenção, não é, nunca foi e nunca o será. Como ele existem centenas. O problema não é o VAR nem o AVAR , nem o raio que os parta, é Humano. Eles nunca serão isentos, pelo simples facto que NUNCA o foram.

    Bom ano para todos, em especial para o dono do blog, que faz um trabalho fantastico em defesa do FCPorto.

    Viva o FCPorto

    Manuel Cardoso

    ResponderEliminar
  23. O Sporting como era previsível e já percebeu que o FCP é o grande rival na luta pelo ambicionado tri, lá veio reagir à decisão do CD de castigar o FCP com uma multa de 12.750 mil euros. O que queriam os viscondes? Talvez uma perda de pontos desse muito jeito... Mas quem também rasgou as vestes e ficou muito escandalizado, disparou contra o Benfica, APAF, CA por não terem feito como o Sporting, foi o sportinguista Pedro Galo. Pergunto: qual é a diferença entre uma televisão ligada ao intervalo no balneário de um árbitro com imagens de um golo invalidado, ou um presidente revoltado com a arbitragem, descer da tribuna ao intervalo para questionar um árbitro, como já fez Varandas? A única diferença é que estes facciosos, tendenciosos e que analisam com várias camisolas vestidas, sendo a que mais sobressai é a do antiportismo. Essa marca em Pedro Galo vem de há muitos anos, desde quando estava na Rádio Renascença.
    Um conselho a Pedro Galo: incha, incha muito, mas não te atrevas a rebentar...

    Desejo a todos um Feliz e Próspero Ano de 2026.

    ResponderEliminar
  24. Boa tarde DVP e restantes portistas, não tinha conhecimento do comunicado dos lagartos, mas ao ler a narrativa que vai começar pelos os cartilheiros com agenda escondido pergunto!!! Qual foi o vice-presidente que meteu dinheiro da conta de um árbitro( Cardinali ) … foi o Paulo Pereira Cristóvão, a data vice-presidente eleito democraticamente e homologado na respectiva direção … agora vir o lagsrtos com uma ladainha de quer pontos … joguem a bola .. então então relembrar dos perdão financeiro na ordem dos 200 milhões, na altura o José Eduardo bettencour do Novo Banco , vulgo cotonete, tratou de limpar tudo aos lagartos e deixar a fatura para os contribuintes… nunca percebi porque não houve uma comissão de inquérito (cpi) na Assembkeia da república … houve quem sentasse o Cu no mocho por menos perdoes … acho que deveríamos relembrar a donzela da verdade desportista o califado que está a criar o Varandaquistao. Bom ano para todos

    ResponderEliminar
  25. Os ayatolllas como o Pedro Galo não disfarçam a azia imensa que lhes dá estar o FCPorto na frente do campeonato .
    Hoje foi o caso da TV no jogo com o Braga , ontem este jumento aconselhou o Farioli a falar do calciocaos , e não do calabote .
    Ele há com cada palhaço na televisão !!!

    Boa passagem de ano para todo o pessoal frequentador do blog .
    Que 2026 seja o ano cheia de títulos para o nosso clube , com o campeonato no topo .

    ResponderEliminar
  26. Um Feliz Ano de 2026 para o Vila Pouca e todos os portistas que aqui vêm.

    Boas Festas.

    ResponderEliminar
  27. A todos os Freitas lobos com pele de cordeiro,que continuem a uivar ,a vomitar anti portismo, é disso que gostamos.
    E aquela rapariga da CNN sporting Lisboa e Benfica he pá,sem comentários.
    Mas pelo amor da santa,parem de se armar em neutros.
    Feliz ano novo para todos os Portistas.

    ResponderEliminar
  28. Como diz o nosso grande presidente AVB, um comunicado pleno de hipocrisia, com eco nos comentadores sebosos anti portistas doentes, há um morcão com ar de animal suíno, um tal Rodrigo na V+ que concorre com o Galo para o premio do maior campeão da cartilha do Sborden de Lisboa. Então o Vagandas foi ao túnel tirar satisfações ao árbitro e tem a desfaçatez de vir condenar a televisão como o maior caso do futebol português? HIPOCRISIA x1000
    E no meio disto tudo ver o Veríssimo armado em vítima, este sujeito não devia ser árbitro, é um crime que lhe seja permitido aparecer em jogos do Porto. Depois do que fez ao Nanu no Restelo, depois de ter sido apanhado nos emails, depois da expulsão do Martim em Arouca, etc etc etc etc. este Veríssimo é um padre anti portista, e devia ser condenado, mas serve os interesses instalados e por isso é protegido. E após a reforma, vamos ter este padre no VAR a roubar para sempre.

    ResponderEliminar
  29. O Veríssimo é muito valente quando se trata do FCP, quando são os outros, encolhe-se todo. Após uma meia-final da Taça da Liga, em Braga, FCP-Benfica, Vieira arrasou com ele, o que fez? Pediu escusa, meteu baixa médica. Fábio Coentrão mandou-o pró-cara... na cara dele. Expulsou-o? Nada disso, fez de conta. Antes da Supertaça desta época o Benfica fez um comunicado a dar cabo dele, até o currículo com os erros indicou. Sentiu-se pressionado, condicionado, coagido? Nada disso, desvalorizou, disse que não ficou perturbado. Com o FCP é isto...

    ResponderEliminar