Populares Mês

segunda-feira, 1 de junho de 2009


Parece um paradoxo, mas não é: não foi famosa a exibição do F.C.Porto, mas a vitória parece-me justa e o objectivo foi conseguido... Apesar do Paços - uma palavra de parabéns ao Paços de Ferreira. Um adversário digno, uma mobilização que merece ser destacada e deve fazer corar de vergonha, alguns ditos grandes - principalmente na primeira-parte, ter jogado bem e pelo lado esquerdo, ter criado algumas situações de perigo, as oportunidades mais flagrantes em todo o jogo, foram do Tetracampeão, que por Hulk, Meireles e C.Rodríguez, falhou golos cantados. Nuno, que me lembre, só fez uma defesa! Se quisesse transportar a exibição portista para a culinária, diria que faltaram ingredientes à dobradinho do Dragão. Não foi uma dobradinha à moda do Porto, mas uma daquelas dobradinhas de imitação: muito feijão, pouca carne e um sabor estranho, apesar do Mestre, ao intervalo, ter colocado um pouco de piri-piri...não adiantou muito...Paciência, foi a sexta e isso é que é importante!
E está tudo dito: as nuances, as tácticas, as substituições que me pareceram tardias - Huk, por exemplo, já não andava -, etc., ficam para os experts...
Dos jogadores vou apenas destacar Nuno: o guarda-redes do F.C.Porto, habitual suplente de Helton, mas titular nos jogos da Taça, já merecia ser compensado com a alegria de levantar o Troféu. Nuno é um excelente profissional, um guarda-redes com capacidades e um companheirão. A alegria contagiante, que deu mostras no fim do jogo, demonstra bem os sentimentos que o invadiram, por ter conseguido, à terceira tentativa, ganhar a prova, como titular da baliza azul e branca.

Também quero destacar, a grande mobilização de adeptos azuis e brancos: o Gigante do Norte invadiu Lisboa e mostrou a sua força e a sua raça.

E em termos de clube, acabou a temporada. Os jogadores vão a banhos e começam as especulações do entra e sai, devia ficar o A e entrar o B, ou o contrário. Não vou dar para esse peditório: tenho a certeza, que mais uma vez vamos ter uma grande equipa e partimos na frente. Podemos não ganhar, mas plantel para ganhar vamos ter. Eu não tenho dúvidas, porque sei o que a casa gasta!

Notas finais: a primeira é para dizer que acabou o tabú Jesualdo, que alguns criaram, mas que para mim nunca existiu. Disse-o em comentário no dia 11 de Maio:
«Mais duas notas que não fiz referência no post: uma para dizer que Jesualdo vai renovar. Só falta saber se por 1 ou por 2 anos.»

Renovou por dois anos o Professor: é uma renovação natural e o corolário de uma temporada magnífica, em que a nível interno os dois principais objectivos foram conseguidos - Campeonato e Taça - e a nível externo - C.League -, até foram ultrapassados. Faz bem a Sad em renovar com o Alafaiate de Mirandela. Os tempos não estão para aventuras e depois tenho dúvidas, que alguém por mais pintado que seja, fosse capaz de fazer melhor. Há, obviamente, coisas a melhorar, principalmente nos jogos em casa e fundamentalmente na qualidade do jogo. Jesualdo que foi refinando as suas capacidades e a sua forma de perceber o que é o F.C.Porto, deu provas de ser capaz de voltar a ter sucesso. Como já o disse há tempos atrás, o técnico portista mostrou ser um homem de coragem ao aceitar continuar, depois de tantos sucessos no F.C.Porto, quando até tinha outros e muito bons convites. Sabe o que o espera: uma massa adepta sedenta de vitórias - " este clube alimenta-se de vitórias" disse o Presidente, sábado em Lisboa - e muito exigente. Que agora vai relaxar e descansar, mas voltará em meados de Agosto, com o mesmo apoio de sempre, mas também, com a mesma exigência de sempre. Vamos partir do zero, porque o nosso lema é: não embandeirar em arco nas vitórias, nem dramatizar muito as derrotas.
Com a vitória na Taça, Jesualdo juntou-se ao grosso da coluna, como técnico dos Dragões, que desde 1982, ano em que J.N.Pinto da Costa, chegou à presidência do F.C.Porto, para além do campeonato, também ganha a 2ª prova do calendário futebolístico português. A excepção continua a ser C.Alberto Silva...

Um Grande Post Scríptum para os meus amigos do BiBó-PoRtO: um muito obrigado e um abraço de Dragão, pelo almoçinho...-Estava tão bom, que até vos perdoo o pormenor da cor da mesa...
Espero que consigam a aquisição que pretendem e que a acontecer, vai dar brado na blogosfera!
Ah, e se não for antes, quarta-feira lá estaremos no Dragãozinho.

Termino adaptando um slogan que corre nos marcadores electrónicos do Dragão:- muitas dores de garganta, muitas canseiras, mas a 14ª Taça de Portugal lá veio para a Invicta.

Já me esquecia, mas ainda vão a tempo, as declarações do técnico do F.C.Porto após a vitória na final da Taça:
Festa bonita
«Antes de mais, quero deixar uma palavra de apreço ao Paços de Ferreira, aos seus jogadores, ao seu treinador e à própria cidade. Parabéns pela forma como conseguiram colocar-nos problemas que outras equipas de maior gabarito não conseguiram. Quero felicitar os adeptos pela festa bem bonita que fizeram neste estádio. Quero também deixar uma palavra aos meus jogadores, que, depois de tudo pelo que passaram ao longo da época, chegaram a este jogo desgastados, mas com muita vontade, uma grande capacidade colectiva e muito espírito de luta».

Dedicar o troféu a Reinaldo Teles
«Dedico esta vitória ao senhor Reinaldo Teles, uma pessoa que sempre esteve ligada ao futebol do clube e que, depois de ter passado por alguns problemas de saúde, regressou ao nosso convívio. Dedico-lhe este troféu exclusivamente».

Vínculo renovado
«O que quero anunciar é que, depois do nosso jogo frente ao Manchester United no Dragão, o senhor Presidente acordou comigo a renovação do contrato por mais duas épocas. É um compromisso verbal, não assinado, mas que aceitei sem hesitações. Continuo com muito gosto, com muito prazer. A partir de amanhã vamos começar a pensar nos aspectos que definem o futuro da equipa».

Sentimento de gratidão
«Estes três anos no F.C. Porto são aqueles que mais me preenchem, que mais orgulho me deram, mas também aqueles que, seguramente, mais trabalho me deram. Expresso a minha gratidão ao clube que me proporcionou este sucesso. O meu sentimento de nobreza faz-me estar grato ao F.C. Porto».

Excelência como ambição
«No F.C. Porto não há recordes para bater. Este clube já ganhou todas as competições. Mantemos a ambição de ganhar, que é a nota desta casa, porque sabemos que no F.C. Porto é possível chegar à excelência. Perante esse quadro, esta renovação de contrato satisfaz-me bastante porque é uma prova de confiança no meu trabalho. O nosso próximo objectivo é a Supertaça, que queremos ganhar, e é essa a realidade de um vencedor nato, daquele que ganha sempre. O que vamos fazer é tentar aproximar esta equipa das metas que o clube exige sempre aos seus profissionais».

Mercado não pára
«Temos uma base para trabalharmos. Todos sabemos que o mercado não pára, mas o F.C. Porto está preparado para tudo o que vier a acontecer. Vamos trabalhar em função dos objectivos que queremos atingir e a vontade de vencer em nenhum momento deixará de ser a nossa bússola».

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset