Populares Mês

terça-feira, 28 de julho de 2009



O Armando Pinto enviou-me o mail com a foto de cima e fez despertar em mim recordações de tempos idos, tempos de vacas magras, em que não ganhavamos quase nada e muitas vezes, não era porque fossemos piores, mas porque outros interesses se levantavam... Há episódios com alguns destes jogadores de que ainda tenho memória e são esses que vou partilhar com todos vocês.

De Américo recordo um guarda-redes extraordinário, e em particular, um Itália/Portugal, em que Américo fez uma exibição espantosa, das melhores que vi em toda a minha vida e que talvez só encontre paralelo, numa exibição em Madrid de Vítor Baía, frente ao Real, e à exibição de J.Mlynarczyk, em Brondby, na gloriosa época de 1986/1987.
A propósito de Américo, não deixem de ler a entrevista do Blue Boy ao antigo magriço, no blog, http://bibo-porto-carago.blogspot.com/ com o título:"Entrevista com Américo, o «guarda-redes suicida»... "

Recordo as excelentes prestações de Festa no Mundial de 1966 em que o lateral-direito portista, remeteu para o banco, em três, dos seis jogos de Portugal, Morais e impediu com isso, que o quarteto defensivo fosse composto na totalidade, por jogadores do Sporting.

De Almeida, tenho uma vaga recordação de um F.C.Porto frente a uma equipa escocesa - Hibernian ou Dundee? - em que tinhamos perdido lá 3-0 e cá ganhamos por 3-1 - golos de Valdir -, com o golo dos escoceses a ser obtido em fora-de-jogo, com a curiosidade do fiscal-de-linha - na altura eram assim chamados -, Fernando Leite, pasme-se, ser do Porto.

De Joaquim Jorge, só me lembro que saiu do F.C.Porto e foi para Guimarães, onde viria a fazer uma excelente dupla de centrais com Pinto - irmão de Custódio Pinto -, vindo a dupla, a ser titular na selecção.

De Rolando, um jogador fino, bom de bola e jogador de selecção, recordo um Porto/Benfica, em que estavamos a ganhar 1-0, mas depois, vítima de um choque - com Eusébio? - Rolando abriu o sobrolho e...acabamos por perder 1-3.

De Paula, só recordo que saiu do F.C.Porto para o Benfica e não foi feliz...

De Carlos Baptista, lamento, mas não me recordo de nada...sei apenas que esteve ligado ao Braga, não sei se como jogador ou apenas como treinador.

De Jaime só recordo que era um extremo-direito muito rápido e tinha o mesmo apelido de Vieira - Ventoínha. Será?...

De Valdir, avançado-do-centro brasileiro, recordo o já falado jogo frente ao Hibernian ou Dundee?, em que marcou três golos e pouco mais.

De Custódio Pinto recordo um grande avançado, exímio cabeceador e por isso, conhecido por "cabecinha de oiro", que era o abono de família do F.C.Porto. Na selecção estava tapado por Torres, que para além das qualidades que tinha, era do Benfica, clube do seleccionador J.Maria Antunes e do treinador, Otto Glória.

Finalmente Nóbrega, um extremo-esquerdo de boa qualidade, rápido, também internacional e também, tapado pelo benfiquista Simões...

Haviam muitos outros que poderiam ser referidos, mas como a caderneta só comportava onze de cada equipa...

Clicar sobre a imagem para ver

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset