Populares Mês

quarta-feira, 1 de julho de 2009


" O Benfica é um circo!", esta frase, célebre, dita por Artur Jorge em 1995, mantem-se actualizadíssima, passados 14 anos. É um circo foleiro, parolo, cheio de artistas de baixo nível, mas um circo. Nesse circo há de tudo, mas a grande atracção, aquele que leva as multidões ao delírio, é o caniche de Vieira. Nas eleições, Moniz entrou, mas logo saiu, no entanto, o caniche atirou-se logo ao Director Geral da TVI, dizendo entre outras coisas, que ele chegou a não pagar quotas durante 31 anos - no dia seguinte, lá veio o dono do caniche confirmar, que sim senhor, era verdade. Mas era preciso mais, Vieira tinha de aparecer não como uma espécie de Hugo Chavez - obrigado, Caetano, do Blog Zé do Boné e M.S.Tavares -, mas como um génio, que perante a ameça da invasão espanhola - hi, hi, hi, hi, -, antecipou as eleições e matou o golpe. Logo o caniche puxou pela imaginação?! e inventou um filme, que o Botelho, um dia destes, vai realizar: "Vieira, o Nuno Álvares Pereira da Luz".
O Benfica, clube que vive do passado, fiel à sua tradição, contrata jogadores do passado, mas com pouco presente e nenhum futuro - Aimar, Saviola...-, mas mais uma vez, lá vem o caniche elogiar o dono e dizer que é uma grande contratação. Vieira, que tem responsabilidades no futebol do Benfica há mais de 8 anos - 6 como presidente e 2 como responsável pelo futebol, no tempo de Manuel Vilarinho -, que investiu dezenas de milhões de euros durante esse tempo, sem grande sucesso, diz: " agora é que vai ser, agora é o tempo de apostar na vertente desportiva!". O cachorrinho, como não podia deixar de ser, lá veio, abanando o focinho, confirmar e apoiar, o que diz o dono. Ainda ontem o ouvi.
Mas onde a vassalagem e a fidelidade, do cãozinho ao dono, mais se faz sentir, é quando o caniche se cala e fica quietinho, perante a forma como Vieira trata referências do Benfica. Uns são filhos, outros enteados: o rei dos tremoços, tem tratamento VIP, não lhe falta nada é tratado nas palminhas das mãos, José Torres, que está gravemente doente, é ignorado, como é exemplo a homenagem que lhe foi prestada em Tomar, onde Gilberto Madaíl, esteve presente em nome da FPF, mas o Benfica, mais uma vez, não se fez representar.
Meus caros amigos, a partir de Agosto, o circo vai passar a ambulante, vai percorrer o país e fazer muito barulho. Comprem muito algodão ou um parelho para tapar os ouvidos, pois os latidos do caniche e o barulho do Ventoínha, vão ultrapassar muito, os limites permitidos por lei...Como em Portugal tudo é permitido ao clube do antigo e novo regime - sem ninguém ter dito nada a criticar, o Ministro da Administração Interna, despiu a "farda" e foi apoiar o Vieira. Onde estão aqueles que se atiraram ao Dr. Fernando Gomes? -, a gritaria não vai parar...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset