Populares Mês

sexta-feira, 24 de julho de 2009




Será que podemos dizer: este vai ser o plantel do F.C.Porto que vai lutar pelo Pentacampeonato, quando estamos a mais de um mês do fim do mercado de transferências? Não, não podemos, porque embora o F.C.Porto nos tenha feito saber através do Labaredas - a propósito, quem é o "desanimado"? - que nunca houveram propostas por Bruno Alves e Fernando, nada nos garante que no futuro não possam haver. Mas partamos do princípio que já não sai e não entra ninguém - salvaguardando uma possível saída de Benitez que é o 26º jogador e não mostra ter capacidade para ser alternativa -, teremos um plantel à altura dos pergaminhos do F.C.Porto?

Se os jogadores contratados, que ainda foram pouco vistos e dos quais se conhece muito pouco - Falcao, Valeri e Prediger -, justificarem a aposta que o clube fez neles, é minha opinião, que podemos ser ambiciosos e temos um plantel capaz de lutar pelos nossos objectivos, que são altos como sempre.

Na baliza, três guarda-redes que dão totais garantias, com Helton a partir na frente, mas com Beto à espreita, sem esquecer Nuno, para o que der e vier.

Na defesa e na lateral-direita, há várias alternativas, com Fucile que também pode jogar na esquerda, a levar vantagem para já, mas Miguel Lopes tem capacidades e Sapunaru, mostrou a partir de determinada altura da época passada, que pode ser alternativa, a garantirem a tranquilidade necessária.

Na lateral-esquerda, a saída de Cissokho foi bem colmatada por Álvaro Pereira, e Fucile, pode dar sempre uma perninha, quando o uruguaio não puder jogar. Por aqui, também não me parece que venham a haver problemas.

No centro da zaga, a certeza que temos várias alternativas e todas com garantia de segurança, permitindo várias soluções: Rolando e Bruno levam vantagem, mas quer Maicon quer N.A.Coelho, podem complicar as contas a Jesualdo.

No meio-campo e na posição 6, temos Fernando com selo de qualidade e temos um Prediger para já um ilustre desconhecido, a quem deve ser dado tempo para mostrar as razões da sua contratação. Se o argentino tiver qualidade e mostrar uma vontade e um espírito, que não se viu em A.Madrid, as coisas no chamado trinco ficam melhores que na temporada transacta. Nesta posição mais uma nota: tenho pena que Jesualdo não tivesse tido com Bollatti, a mesma paciência que teve com Mariano e está a ter com Guarín.

Para as laterais do sector intermédio, muitas possibilidades: Belluschi e Meireles partem na pole-position, mas T.Costa, Guarín - dizem que ontem mostrou serviço e bom serviço! -, Valeri e ainda com as possibilidades para uma emergência, Rodríguez e Mariano, permitem que o treinador portista não perca o sono.

No ataque, Hulk que tem jogado no meio, Varela, Rodríguez e Mariano, garantem várias combinações e Farías, importante para determinados jogos, golos, ou não fosse El Tecla o avançado com melhor produtividade na época finda. Falcao é uma incógnita e já ouvi muitas coisas: "é como o Farías", "não tem a versatilidade de Lisandro", etc. Vamos aguardar, até porque o jogador já era seguido há mais de um ano e por isso, não acredito que o F.C.Porto contratasse uma fotocópia de Farías. Se o colombiano não for diferente e como Orlando Sá, também é semelhante, ficariamos com três pontas-de-lança "iguais" o que não faz sentido e obrigaria a tentar arranjar um diferente, mais parecido com o agora, jogador do Lyon.

A Peace Cup, onde vamos encontrar adversários de grau de dificuldade mais elevado, vai mostrar as coisas boas e más, muito a tempo, de fazer uma ou outra correcção, se for necessário.

Campo com o plantel, um trabalho do André, do blog:http://resolvepc.blogspot.com/

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset