Populares Mês

domingo, 9 de agosto de 2009



A 16ª Supertaça do F.C.Porto, 1ª de Jesualdo, já cá canta!
O objectivo de iniciar a época 2009/2010, como acabamos a anterior, a ganhar, foi conseguido, o que é um óptimo estímulo para a Liga Sagres que começa para o Tetracampeão, no próximo Domingo, novamente frente ao Paços, mas agora na capital do móvel. Mas não foi nada fácil...

Frente a uma equipa pacence boa de bola, rodada, atrevida e sem complexos, que jogou olhos nos olhos, durante uma grande parte do jogo, o F.C.Porto não foi, também não se esperava que fosse, uma equipa exuberante, dominadora, compacta, forte, que certamente será lá mais para a frente. No início de época, quando se tem novos jogadores - precisam de aprender novos métodos e novos processos -, o mais importante é ganhar e isso o F.C.Porto conseguiu, sem grande brilhantismo é certo, mas com uma justiça inquestionável. Beneficiou para chegar à vantagem no marcador, de um erro próprio dos apanhados, do guarda-redes pacence, é verdade, mas nessa fase do jogo o conjunto de Jesualdo já estava por cima e mesmo sendo especulativo dizê-lo, acho que teria ganho na mesma, sem a abébia de Cássio. Foi o Porto possível para esta altura, um Campeão que vai melhorar, naturalmente, sabendo que nesta fase, mais importante que jogar bem, são as vitórias, que dão moral, motivam, moralizam e ajudam a ultrapassar, com mais facilidade, o período em que se anda à procura da melhor forma, do melhor sistema, do melhor modelo - aqui não vai haver dúvidas que vai ser o mesmo de sempre: as transições rápidas -, dos melhores jogadores... Se atrás a casa parece arrumada e precisa apenas de ligeiras afinações, no meio-campo e no ataque, Jesualdo ainda tem muito trabalho pela frente. Com Belluschi no lugar de Lucho, a zona intermédia portista precisa de tempo. O ex-Olimpiakos não é um 8 como era o agora jogador do Marselha, mas mais um 10 e como tal, tem tendência a interiorizar, a jogar próximo do avançado, abrindo espaço sobre a direita, o que desequilibra a equipa, fazendo com que Fernando tenha muito mais trabalho, saia da sua posição natural, o que também influencia o jogo de Meireles, obrigado a ocupar espaços que não são seus, abandonando o lado esquerdo e criando problemas a Álvaro Pereira, que sem Meireles para ajudar e tabelar, arrisca pouco. Aliás, foi notória a melhoria de Meireles depois da saída de Belluschi. Aqui está um problema difícil para o técnico portista resolver, mas que vai resolver, seja com Belluschi, seja com outro - por exemplo Valeri, que estou ansioso por ver jogar...
Na frente, com Hulk indiscutível, mesmo que renda muito mais nas laterais, mas ainda sem C.Rodríguez e Falcao, jogaram Varela e Mariano, que alternaram coisas boas com outras más, tendo o argentino jogado melhor quando recuou no terreno, que nas faixas do ataque. Será aqui, na zona onde tudo se decide, que o Alfaiate de Mirandela terá as maiores dificuldades e onde a equipa tem de evoluir mais rapidamente, pois como se notou, quando o adversário fecha com muitos atrás da linha da bola, só as arrancadas de Hulk é muito pouco, para uma equipa com as aspirações e responsabilidades do F.C.Porto.
Continuo a pensar - mesmo descontando a falta, ontem, de Falcao e Rodríguez - que falta alguém, um jogador semelhante a Lisandro...

Helton:
começou mal o jogo defendendo para a frente um remate de Cristiano, mas pode ter a desculpa da surpresa do remate e das novas bolas que sofrem trajectórias esquesitas. Depois esteve bem, descontando as tangas da reposição da bola em jogo, que não há maneira de acabarem e que dão cabo da paciência a um Santo.
Fucile: gostei do uruguaio que defendeu e atacou bem, só pecando em querer às vezes, levar longe de mais o esforço. Está a melhorar fisicamente, pareceu-me mais concentrado e um Fucile bem fisicamente e concentrado, é um lateral de qualidade indiscutível.

Rolando e Bruno
: tirando uma hesitação do capitão no início da segunda-parte, mas que foi compensada com o brilhante cabeceamento para o 2-0, a dupla de centrais, dá totais garantias e vai ser, não tenho o dúvidas, o garante que atrás, vamos continuar fortes.

Álvaro Pereira
: pelas razões que referi anteriormente, ainda está muito preso e com pouca disponibilidade para avançar.
Logo que à sua frente as coisas melhorem, logo que o médio que joga desse lado, encontre o seu espaço natural, o lateral-esquerdo portista vai seguramente melhorar, embora o seu rendimente já seja muito aceitável.

Fernando:
está bem, cada vez mais experiente, mais jogador...e já vai lá à frente com confiança e sem medo. Titular e com certificado de garantia.

Meireles:
como disse, não esteve muito feliz, durante o tempo em que formou o trio do meio-campo, com Fernando e Belluschi, quando o argentino saiu e a equipa ficou mais equilibrada, melhorou e acabou bem, tendo apontado o canto que deu o 2-0.

Belluschi:
tem de deixar de ser 10 e passar a ser 8, caso contrário e no sistema de Jesualdo vai ter problemas. Em 4x4x2 será muito importante.

Mariano e Varela
: já me referi anteriormente a eles. São jogadores importantes num plantel, pois não sendo titulares, dão garantias quando chamados, que podem trazer coisas boas ao conjunto.

Hulk:
pareceu-me cansado, sem constância nas arrancadas, mas é natural num jogador com as suas características. Não podem é pedir a Hulk que resolva sózinho, pois se for assim, a equipa fica Hulkdependente e mais fácil de travar.

Farías: El Tecla
é aquilo que mostrou: oportuno, que está no sítio, forte dentro da área, mas para pouco mais...chega para uma equipa como o F.C.Porto? Pode ser útil para alguns jogos...

Tomás Costa:
entrou bem e cumpriu.

Guarín:
o tempo não deu para mostrar serviço.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset