Populares Mês

terça-feira, 29 de setembro de 2009


Mais um jogo dificil, um teste de fogo, a um F.C.Porto contraditório: capaz do melhor e do pior - até no mesmo jogo! -, como se viu no Sábado passado frente ao Sporting.
O adversário é o Atlético de Madrid, histórico clube espanhol, que na temporada passada foi eliminado pelos Campeões portugueses, mas numa eliminatória muito disputada - até ao último segundo da partida da 2ª mão. Apesar dos madrilenos estarem a fazer uma Liga espanhola muito abaixo das suas possibilidades, que ninguém se iluda e pense num jogo fácil. A equipa de Abel Resino está recheada de bons jogadores - Forlan, Aguero, M.Rodríguez, por exemplo -, daqueles que podem fazer a diferença a qualquer momento. Assim, para uma partida de grande importância para as aspirações portistas - atingir no mínimo, os oitavos-de-final -, espera-se um F.C.Porto das grandes noites europeias, que encare com respeito, mas sem medo, o rival, que seja mais regular na qualidade exibicional e principalmente, um F.C.Porto, se em vantagem, que utilize esse factor para se motivar, galvanizar e tranquilizar e não, como se viu no jogo frente aos Calimeros, em que a vantagem tornou a equipa abúlica, nervosa, incapaz de ter a bola e controlar o jogo - tenho pena que Jesualdo não explique este paradoxo, sem ser com o mesmos argumentos de sempre e que andam à volta da equipa nova, muita juventude, novos processos, etc. Acho que tem muito a ver com a questão mental, mas isso sou que acho e quem sou eu para contrariar o Professor Jesualdo Ferreira? Já quanto a ter bola e controlar o jogo, diz um amigo meu e eu concordo, que essa não é a filosofio do treinador do F.C.Porto e não é aos 63 anos que ele vai mudar.

Apesar dos ses, acredito e lá estarei a apoiar, rumo à vitória. Espero ser eu e perto de 40 mil.

Força Porto!

O árbitro é o italiano Nicola Rizzoli, auxiliado pelos seus compatriotas Cristiano Copelli e por Renato Feverani.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes:
Helton e Beto;
Defesas: Bruno Alves, Fucile, Rolando, Álvaro Pereira, Sapunaru e Maicon;
Médios: Dias, Raul Meireles, Belluschi, T.Costa, Valeri e Guarín;
Avançados: Falcao, Mariano, Hulk e Farías.

Equipa provável: Helton, Fucile, Rolando, B.Alves e Álvaro Pereira, Guarín, Belluschi e Meireles, Mariano, Falcao e Hulk

Antevisão de Jesualdo:
Jogo de equipa
As ausências na equipa não preocupam Jesualdo Ferreira: «O FC Porto habituou-se, ao longo dos últimos tempos, a pensar que as condições de natureza individual passam pela capacidade da equipa. Aqui sabemos que só a equipa projecta as individualidades no jogo, e é assim que a equipa suporta uma ou outra ausência mais importante. Foi assim no passado, tem sido assim esta época e vai continuar no futuro».

Concentração no jogo
O plantel vai pensar «exclusivamente» no confronto com o Atlético de Madrid e deixar de lado cenários futuros:
«O jogo de amanhã tem grande importância. Sentimos que, no quadro do grupo, o Chelsea e o Atlético de Madrid são os adversários mais directos. A verdade é que o APOEL foi empatar a Madrid e é tão candidato como as outras equipas».

Adversário histórico
Os espanhóis, que foram eliminados pelos Dragões da edição anterior da Champions League, nos oitavos-de-final, são vistos por Jesualdo Ferreira como um emblema «histórico» do país vizinho:
«Passar a ideia de que o FC Porto vai defrontar uma equipa que tem fragilidades é construir um ambiente que não queremos. É uma grande equipa, de um grande campeonato, que não pode ser vista como um conjunto que aqui e ali pode ter dificuldades. Às vezes, a maneira como se trata o assunto antes dos jogos pode criar falsas expectativas, até ao nosso público»

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset