Populares Mês

sexta-feira, 18 de setembro de 2009



Enquanto na política o árbitro mete os pés pelas mãos e o jornal do Belmiro, dito de referência, parece uma barata tonta a tentar explicar o inexplicável, no futebol e no regresso à Liga do desaparecido em campanha, Hermínio e seu fiel escudeiro, sua excelentíssima iminência vermelha Ricardo Costa, retenho as palavras de Bruno Alves que disse: "Não interessa jogar bem e perder". Como princípio está correcto e por isso vamos já passar da teoria à prática frente ao Braga...Mas se jogarmos mal e ganharmos...também está bem!

Frente a uma equipa que lidera a Liga, totalmente vitoriosa e depois de uma jornada de grande desgaste físico e psicológico, o F.C.Porto tem mais um teste difícil neste mês de Setembro, onde não se ganha nada, mas se pode perder muita coisa. Se na "Pedreira" estiver o Porto de Stamford Bridge na atitude, na determinação e na qualidade - presente em vários momentos do jogo -, junto a um Hulk mais inspirado e ainda uma maior ousadia, natural do facto do Braga não ser o Chelsea, com mais ou menos dificuldades - não, não estou a pensar no Proença -, saíremos da cidade dos Arcebispos com os 3 pontos e chegaremos ao 1º lugar, lugar que nos últimos anos é o nosso habitat natural.

O árbitro é Pedro Proença, auxiliado por Tiago Trigo e por Ricardo Santos.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes:
Helton e Beto;
Defesas: Bruno Alves, Fucile, Rolando, Álvaro Pereira, Sapunaru e Maicon;
Médios
: Fernando, Raul Meireles, Belluschi e Guarín;
Avançados:
Falcao, Mariano, Rodríguez, Varela, Hulk e Farías.

Equipa provável: Helton, Fucile, Rolando, B.Alves e Álvaro Pereira, Fernando, Belluschi e Guarín, Varela, Falcao e Hulk.

Antevisão de Jesualdo:
Jesualdo Ferreira
, admitiu hoje que o FC Porto "espera, deseja e quer chegar" ao fim do jogo com o Sporting de Braga na condição de líder da Liga.

Jesualdo Ferreira, que falava na habitual conferência de imprensa de antevisão aos jogos, no Olival, admitiu ainda que, no que diz respeito à concorrência, "neste momento, o Benfica está mais forte do que na época passada".

Parêntesis à parte, e de regresso ao adversário dos "dragões" no sábado, Jesualdo Ferreira reconheceu que o Sporting de Braga, "não tendo a mesma equipa do ano passado, continua uma equipa forte".

"É o líder indiscutível da Liga, ganhou os quatros jogos que disputou e não há nenhum argumento que possa pôr em causa esta situação", referiu Jesualdo, elogiando o "espírito de vitórias presente no Braga".

O treinador dos "dragões" reconheceu que contava ir a Braga defrontar o líder com os mesmos pontos, e não com menos dois (referentes ao empate com Paços de Ferreira), mas está convicto de que sairá do jogo no primeiro lugar.

"O Braga tem praticamente a mesma equipa, feita de jogadores que estão juntos há muito tempo, tem uma cultura de vitórias e procura sempre obter melhores resultados", apontou o treinador dos portistas.

A condição de líder dos "arsenalistas" é um cenário que se tem repetido nos últimos anos, bem como os triunfos sobre os ditos grandes, pelo que Jesualdo afirma que "em Braga há uma forte cultura de vitória".

Atendendo que o Sporting de Braga é o líder, Jesualdo Ferreira defendeu que "este é o jogo mais difícil do FC Porto".

"Vai estar em jogo a liderança do campeonato. Espero, desejo e quero chegar ao fim da jornada na liderança", disse.

Jesualdo admitiu que o FC Porto "ainda está longe dos patamares de equilíbrio e competitividade" desejados, mas sente que o grupo de jogadores, crescendo como equipa, será tão forte ou mais do que o da época passada.

O treinador recordou que as vitórias "morais" (no caso da derrota com os ingleses do Chelsea) não têm peso, pois o resultado não deixa o FC Porto minimamente satisfeito, apesar da exibição equilibrada e conseguida.

"A verdade é que perdemos, mas não afecta o que vamos ou íamos fazer em Braga mesmo que tivéssemos ganho em Chelsea", disse Jesualdo Ferreira, que apontou o pouco tempo de recuperação entre os dois jogos.

Ainda para o treinador, "o que está para trás condiciona o que está para a frente, mas o FC Porto tem que olhar não só para o que se passou em Inglaterra mas para todos os resultados conseguidos anteriormente, que foram bons".

"Embora longe do que queremos fazer no futuro, que é já amanhã (sábado), com o Sporting de Braga - outro jogo, outra competição, mas o mesmo FC Porto -, espero fazer ainda melhor", defendeu o treinador.

Jesualdo Ferreira considerou que ainda é cedo para se aferir do nível competitivo da presente Liga, que vai apenas para a quinta jornada, mas recordou que o FC Porto teve sempre concorrência nos anos anteriores.

"O que distanciou ou diferenciou os três campeonatos entre eles é que nós ganhamos sempre mais vezes e perdemos menos do que os nossos adversários, vai depender de nós", explicou Jesualdo Ferreira.

O treinador considerou que se o FC porto conseguir manter a média de 10 golos em três jogos vai fazer um registo muito bom no final: "Até à quarta jornada só uma equipa ganhou mais jogos do que nós".

Ainda no campo da concorrência directa, Jesualdo Ferreira admitiu que, "neste momento, o Benfica está mais forte do que o ano passado". in Público

Vermelhos, mas não de vergonha

O que é que faz o treinador do Benfica no restaurante de um conhecido barbudo benfiquista, na companhia de dois... jornalistas da RTP? Almoça, naturalmente. E conversa. Mas sobre que temas? O Labaredas suspeita que Jorge Jesus não estará propriamente interessado no jornalismo ou em recordações de um defunto programa dominical, por isso o assunto que os une nesta altura é, indiscutivelmente, outro: o vermelho.«Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és».
Neste caso, o que és. Se Carlos Daniel e Hélder Conduto fossem «apanhados» a almoçar em grande cumplicidade com os técnicos do Paredes e de um clube do interior alentejano ou gritassem, alto e bom som, em pleno local de trabalho, que o clube da sua terra é o maior, não viria mal ao mundo.Assim, porém, é mais grave e despudorado: Que tipo de imparcialidade pode esperar-se quando, amanhã, coordenarem ou comentarem trabalhos sobre o Benfica e, já agora, sobre algum dos rivais azuis e brancos e verde e brancos?

O meu comentário:
aposto que quando o benfiquista de Paredes ler o Labaredas, vai ficar possesso.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset