Populares Mês

quinta-feira, 24 de setembro de 2009



Enquanto na política, os privilegiados fazem greve a três dias das eleições, para passarem a ganhar "apenas" mais 1000 euros por mês - tadinhos deles que ganham tão mal! - e o Lacrau já vai no CDS, nas questões do futebol, continuam as pressões Calimeras. Ainda a propósito das pressões do Sporting, pressões feitas, não por simples adeptos em crónicas de jornais, na blogosfera ou em programas de televisão, mas pelas mais altas figuras leoninas, na SAD e no clube, Rogério Alves e Dias Ferreira, é importante conhecer o regulamento da Liga que trata estas questões e que diz o seguinte: «Artigo 54.º-A - Das declarações sobre arbitragem antes dos jogos.

1. O Clube que, publicamente, através de meio de comunicação social, por divulgação de escrito ou de outro meio de reprodução técnica, faça declarações ou emita juízos pondo em causa a imparcialidade ou competência técnica dos árbitros, árbitros assistentes e observadores designados para o jogo que vai disputar, bem como a nomeação desses agentes pela Comissão de Arbitragem, é punido com multa de € 1.000 a € 5.000.

2. Os clubes e sociedades desportivas são responsáveis pelas infracções previstas no número anterior quando cometidas por titulares dos seus órgãos ou, no caso de sociedade desportiva, dos órgãos do clube fundador, bem como por outros representantes que actuem em seu nome e no seu interesse.

3. Em caso de reincidência, as penas referidas no anterior n.º 1 são agravadas para o dobro, nos seus limites mínimo e máximo.»

É óbvio que a brandura do regulamento permite que sistematicamente os lagartos pressionem e condicionem os árbitros, mesmo aqueles, como é manifestamente o caso de Duarte Gomes, de quem não têm nenhuma razão de queixa - vejam um bom exemplo no blog: http://www.carregaporto.blogspot.com/ -, mas mesmo assim a Liga tem de tomar uma posição e fazer cumprir a lei.

Também e apesar das declarações de Jesualdo, hoje, na antevisão do jogo do próximo Sábado, não posso deixar de estranhar o silêncio do F.C.Porto sobre o assunto. Compreendo que o Tetracampeão não queira deitar achas para a fogueira, mas que Diabo, nem sequer uma pequena nota a dizer qualquer coisa como isto: - Assistimos com crescente preocupação a toda a polémica em torno do árbitro do jogo entre o nosso clube e o Sporting...?

Na época de 1999/2000, temporada que nos poderia ter levado ao hexa, erramos o alvo acerca do nosso principal rival e perdemos o título para o Sporting. Espero que não estejamos a cometer o mesmo erro.

Clicar nas imagens para ler, o 4º fascículo da Glória e Vida dos Três Gigantes, edição A Bola, com textos do jornalista António Simões.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset