Populares Mês

sexta-feira, 30 de outubro de 2009


Depois do autocarro de Coimbra, que se aguentou, porque, e principalmente na 1ª parte, contou com a colaboração de um F.C.Porto a realizar uma das piores exibições que tenho memória, Antas e Dragão incluídos, mas que valeu tantos e tantos elogios a Villas-Boas, em contraponto com outros treinadores, já nesta época, que foram acusados, não de plantar um autocarro, mas dois - Carvalhal, por exemplo -, o F.C.Porto recebe o Belenenses no jogo que abre a 9ª jornada. É mais um jogo frente a uma equipa em crise, mal classificada e que ainda na terça-feira foi eliminada da Taça da Liga pelo Gil Vicente da divisão secundária. Será, não tenho dúvidas, um jogo semelhante ao da semana passada, pois ninguém está à espera que a equipa da Cruz de Cristo venha ao Dragão jogar ao ataque, olhos nos olhos, na casa do Tetracampeão. Logo, o que tem de mudar é a postura da equipa portista que não pode cometer os mesmos erros e abordar o jogo de forma displicente, relaxada, jogando devagar, devagarinho e a passo, como fez no Domingo passado, para desespero dos seus exigentes adeptos. É a altura de virar a página das más exibições e colocar sobre o magnífico tapete verde do Dragão as credenciais de um Tetracampeão que quer ser Penta. Não há tempo a perder nem desculpas a apresentar. Mal vai o F.C.Porto se a jogar em casa e frente a conjunto inferior, não assume o favoritismo no discurso e na prática. Chega de receios infundados, chega de conversa da treta. Vamos a eles com todo o fogo de Dragões sedentos de novas conquistas e novas vitórias. É óbvio que os assobios não são bem-vindos, mas já chega de conversa sobre assobios e afins. Quem não tiver capacidade para aguentar a pressão de jogar no F.C.Porto, que mude de clube, ou então de profissão - a última prima-dona que passou pelo Dragão, continua a longa travessia do deserto...

O árbitro é Olegário Benquerença, auxiliado por Bertino Miranda e José Cardinal.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Beto;
Defesas, Sapunaru, Rolando, Bruno Alves, N.André Coelho e Álvaro Pereira;
Médios, Fernando, Meireles, Guarín, Belluschi, T.Costa, Prediger e Rodríguez;
Avançados, Hulk, Farías, Falcao e Mariano.

Equipa provável: Helton, Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira, Fernando, Meireles e Belluschi, C.Rodríguez, Falcao e Hulk.

Antevisão de Jesualdo.
Mais público no Estádio:
«Há um registo claro de um FC Porto que tem tido algumas dificuldades, mas que ganha. Os adeptos sabem disso e, com a exigência que têm, obrigam-nos a ser mais fortes. Gostaria que estivessem ainda em maior número do que no último jogo para observar as nossas dificuldades e, acima de tudo, o nosso empenhamento e aquilo que fazemos em cada jogo melhor»

Concentração no Belenenses. Jesualdo Ferreira garantiu a total concentração da equipa no desafio de sexta-feira:
«O desafio de sábado entre os dois primeiros classificados, neste momento, vai acontecer depois do jogo com o Belenenses. Não funcionamos nesse registo, especialmente quando vamos entrar na nona jornada. Nada nos vai tirar daquilo que são as nossas preocupações, que são garantir uma equipa competitiva, resolver algumas questões que existem e focarmo-nos no nosso jogo».

Adversário difícil. O técnico portista fez uma breve análise do adversário:
«Vai ser um jogo difícil, até porque o Belenenses não está numa situação muito agradável. Tem um bom treinador e uma equipa em reconstrução, mas, na minha opinião, é uma boa equipa. Recordo que empataram em Alvalade. Estudámos bem o adversário, como sempre fazemos, e esperamos que venham aqui colocar os mesmos problemas que outras equipas nos colocaram no passado recente».

Felicidade por Hulk. O treinador fez ainda uma referência a eventuais punições a jogadores que simulam faltas para grande penalidade, tomando como exemplo o castigo aplicado, na época passada, ao portista Lisandro López: «Vou observar como as coisas se vão passando e se entender que devo fazer alguma referência farei. São áreas a que estamos atentos, mas não são áreas a que tenha de fazer referências antes de resolver as minhas preocupações, que neste caso são a minha equipa e ganhar os jogos». Jesualdo Ferreira sublinhou ainda a felicidade de todo o grupo de trabalho pela chamada de Hulk à selecção brasileira.

Nota final: Jesualdo pede mais público no Dragão. Eu também acho que há menos gente, mas nada que não se resolva com melhores exibições da equipa portista...

PS-
Parabéns aos jovens Dragões, Rita e André que hoje fazem anos. Tudo de bom para eles...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset