Populares Mês

terça-feira, 3 de novembro de 2009


Mais uma vez, foi a 10ª, 4ª consecutiva de Jesualdo, que o F.C.Porto atingiu os oitavos-de-final da UEFA Champions League. Conseguiu-o a duas jornadas do fim da fase de grupos, o que é um feito digno de registo e nesta altura, apenas conseguido por mais três equipas - Chelsea, M.United e Bordéus.
É impressionante, de facto, a naturalidade com que o melhor clube português alcança o primeiro objectivo da época, mesmo quando a qualidade do seu futebol ainda está muito longe do que se pretende. Como eu tinha dito no post de antevisão do jogo, o F.C.Porto nestas ocasiões raramente falha.
O jogo: em relação à equipa que tão mal tinha jogado frente ao Belenenses, Jesualdo fez três alterações: sem Mariano castigado, entrou Rodríguez; Guarín que já espreitava o lugar, surgiu em vez de Belluschi, o seu médio mais criativo, mas que vindo de uma lesão, não tem o ritmo ideal para estas partidas; e para o lugar de Farías entrou Falcao. Se perdeu criatividade, a equipa azul e branca ganhou consistência e foi um Porto seguro, que não permitiu grandes veleidades a um adversário fraquito é verdade, mas que compensa as fraquezas com um grande entusismo, uma grande entrega e que empurrado por um público magnífico, não faz a vida fácil a ninguém, como se viu quando o Chelsea visitou o GSP Stadium. Não foi ainda, o Porto que todos esperamos e acreditamos que vai aparecer, mas já foi um Porto mais consistente, mais seguro, mais concentrado, mais fiel à sua imagem de marca, que o Porto dos últimos jogos e isso é um bom sinal. Pode até dizer-se, que houve mais transpiração que inspiração, mas foi uma vitória justa, que podia ser mais tranquila, se a equipa portista não fosse tão perdulária - incrível a forma como Hulk falhou um golo cantado!
Agora, com a qualificação garantida, com o suporte psicológico que este feito - mesmo parecendo uma coisa naturalíssima, é um feito...Veja-se o que vai por aí com alguns clubes...- sempre traz e sem a pressão da Champions que sempre perturba, espera-se que o Tetracampeão se concentre na Liga, encontre o seu caminho e rapidamente chegue ao seu habitat natural: o 1º lugar.

Os jogadores um a um:
Helton, fez apenas uma defesa difícil e não teve muito trabalho, mas pareceu-me sempre atento, concentrado e com isso deu confiança à equipa.
Sapunaru, cumpriu e fez um jogo certinho, defendendo bem e procurando atacar, embora e esse é o seu calcanhar de aquiles, não dando a profundidade que a equipa precisa. Esteve bem melhor que no último jogo, o que significa que enquanto Fucile está fora não será por ali que o gato vai às filhoses.
Rolando, tinha-o criticado pela forma como vinha jogando, mas hoje Rolando foi o Rolando que se impôs no F.C.Porto e chegou à selecção: seguro, concentrado, jogando na antecipação e até, saindo a jogar. Tem é que ser sempre assim!
Bruno Alves, uma exibição muito parecida com o seu parceiro do centro da defesa, mas Bruno tem uma exuberância a defender e no ataque que Rolando não tem.
Álvaro Pereira, não atacou tanto como costuma fazer, mas acho que atacou melhor e a defender esteve bem, seguro e não foi aquele jogador que às vezes perde a noção do espaço, do tempo de entrada e comete faltas escusadas.
Fernando, belo jogo do trinco portista que esteve sempre bem posicionado, garantindo a segurança defensiva necessária e criando condições para que Guarín e Meireles se sentissem com as costas seguras e não hesitassem em subir. Também não foi faltoso e isso é importante, num jogador nuclear do F.C.Porto.
Meireles, foi o que mais correu - mais de 10 Km -, o que desmente um pouco as suas criticadas incapacidades físicas e um dos que mais rematou - é pena que Raúl que tem um bom remate, raramente aproveite as bolas que lhe aparecem à entrada da área e faça golos -, fazendo um bom jogo. Veremos já no Domingo se é para valer...
Guarín, já espreitava o lugar e já justificava a titularidade que Jesualdo lhe deu hoje. Não desiludiu, fez um excelente jogo e agora Jesualdo tem um problema: que fazer, sabendo que a criatividade de Belluschi é importante e faz falta à equipa em muitos jogos? Jogar com o colombiano em jogos como o de hoje, em que a equipa tem de ser mais equilibrada, consistente e optar por Belluschi em jogos mais fechados e em que génio é fundamental, mesmo que a equipa não esteja tão equilibrada?
Rodríguez, o elo mais fraco da equipa e uma exibição abaixo do que se espera do uruguaio. Passes errados, opções incorrectas, falta de explosão...um cebola com pouco sumo. E a salada bem precisa de um cebola de qualidade...
Falcao, foi decisivo ao marcar o golo que carimbou o passaporte para os oitavos. Correu muito - foi o 2º, mesmo não jogando os 90 minutos -, lutou muito, deu sempre o corpo ao manifesto, mas continuo a dizer que tem de deixar de andar no meio-campo a fintar e estar mais na frente onde é necessário como se viu...
Hulk, falhou um golo incrível e falhou pela forma displicente como abordou o lance. Já não é a primeira vez que acontece - em Olhão foi a mesma coisa...- e não pode voltar a acontecer. Com jogos fechados, em que as oportunidades escasseiam, falhar golos desses, podem fazer a diferença entre ganhar ou perder e pior, entre ganhar ou perder milhões. Tirando esse lance e num ou outro em que não foi tão objectivo, Hulk fez um bom jogo e foi sempre um perigo para a defesa cipriota e por isso muito castigado.
Belluschi, tocou na bola?
T.Costa, esteve bem no pouco tempo que esteve em campo.
Farías, entrou bem no jogo e ajudou Falcao a resolver, abrindo espaços para o colombiano.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset