Populares Mês

segunda-feira, 2 de novembro de 2009


Quem fica demasiado agarrado ao passado, não tem presente e dificilmente terá futuro.
Esta frase, que de vez em quando gosto de utilizar, aplica-se na perfeição ao actual momento do F.C.Porto e para dizer que, escalpelizado ao pormenor, com paixão, mas também com razão, tudo o que esteve menos bem nos últimos jogos do F.C.Porto, é tempo de olhar para a frente e olhar para a frente é olhar para Nicósia e para o Apoel. E se olharmos para a equipa cipriota, chegamos à conclusão que somos melhores, mas, e isso viu-se no Dragão, não impediu que tenhamos tido problemas e a vitória, que foi justíssima, foi conseguida com muitas dificuldades. São essas dificuldades que de certeza vamos encontrar em Chipre, num ambiente apaixonado - viu-se essa paixão no Dragão e podemos imaginar o que acontecerá no GSP Stadium...-, caloroso e frente a uma equipa que quer fazer uma gracinha na primeira presença na C.League.

Fora do Dragão onde é mais fácil jogar, não só porque não tem a pressão dos seus exigentes adeptos, mas também, porque terá mais espaço para jogar - terá? - e explanar o seu futebol, teremos o F.C.Porto que nestas ocasiões raramente falha, consciente que uma vitória o deixa com os dois pés nos oitavos-de-final e com o primeiro objectivo da época conseguido, ou teremos o Dragão triste, acomodado, sem a crença, a garra e a determinação que são a sua imagem de marca e já o levaram a atingir patamares de excelência ao alcance de muito poucos?
Acredito que teremos um bom Porto, um Porto de qualidade e a dizer que a brisa que nos últimos jogos afectou o Tetracampeão, já está ultrapassada.

O árbitro é o esloveno, Damir Skomina, auxiliado pelos seus compatriotas Primoz Archar e Marko Stancir.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Beto;
Defesas, Sapunaru, Rolando, B.Alves, Maicon e Álvaro Pereira;
Médios, Fernando, Meireles, Belluschi, Guarín, T.Costa e Dias;
Avançados, Hulk, Farías, Falcao, C.Rodríguez e Claro.

Equipa provável:
Helton, Sapunaru, Bruno, Rolando e Álvaro, Fernando, Meireles e Guarín, Hulk, Falcao e Rodríguez.

Antevisão de Jesualdo:
«Vamos fazer de tudo para ganhar este jogo, quer no plano do empenho, quer no plano táctico, quer no plano da motivação, sabendo, contudo, que vamos ter de sofrer muito.»

«O estádio e o público que vamos encontrar são factores positivos. Aliás, considero que a equipa do APOEL é boa para nos «provocar. É, portanto, um bom momento para nos assumirmos.»

«Nem o FC Porto nem o APOEL podem ser as mesmas equipas que foram no Dragão. Temos um grande respeito pelo adversário. Apesar de disputar um campeonato menos competitivo, conseguiu, com muito sacrifício, estar na UEFA Champions League e fê-lo com todo o mérito.»

«Este jogo será para nós um elemento de medição das nossas capacidades. Espero uma resposta positiva e um resultado de acordo com as nossas capacidades e competências.»

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset