Populares Mês

terça-feira, 24 de novembro de 2009


Deixado para trás, mas ainda não resolvido, mais um episódio lamentável em que o futebol português é fertil, um episódio em que mais uma vez ficou desmonstrado o amadorismo de uns e a mesquinhez anti-portista de outros, é tempo de olhar para a frente e para o Chelsea.

Sem a pressão de ter de jogar para os pontos, garantida que está e com grande mérito a passagem aos oitavos-de-final, há ainda muito em jogo no F.C.Porto / Chelsea de amanhã. Desde logo o 1º lugar no grupo, ao alcance das duas equipas; a verba, que para o Chelsea até podem ser trocos, mas não é nada despezível, que uma vitória ou até mesmo o empate garante; e, no caso do F.C.Porto, o prestígio que significa ganhar à melhor equipa inglesa da actualidade e uma das melhores, senão a melhor da Europa no momento. Assim e porque vem de uma série de exibições fraquinhas, a que se juntaram dois resultados negativos - empate frente ao Belenenses e derrota frente ao Marítimo -, é uma boa oportunidade para a equipa portista dar sinais claros que o mau tempo já lá vai e daqui para a frente podemos esperar aquele Porto que tanto prometeu em Stamford Bridge.

É com a esperança que as coisas vão mudar e frente ao Chelsea teremos um Porto ao mais alto nível, que eu, e, espero que muitos, vamos estar amanhã no Dragão.

O árbitro é o sueco Jonas Erikson, auxiliado pelos seus compatriótas, Fredrik Nilsson e Mathias Klasenius.

Convocados do F.C.Porto

Guarda-redes: Beto e Nuno;
Defesas: Sapunaru, Rolando, Bruno Alves, Maicon e Álvaro Pereira;
Médios: Fernando, R. Meireles, Belluschi, T.Costa, Guarín e Valeri;
Avançados:
Hulk, Farías, Falcao, Varela e C.Rodríguez.

Equipa provável: Beto, Sapunaru, Rolando, B.Alves e Álvaro Pereira, Fernando, R. Meireles e Belluschi, Hulk, Falcao e Rodríguez.

Antevisão de Jesualdo:

Jogo importante. Jesualdo Ferreira tem uma «perspectiva positiva» para o encontro, que considera «muito importante, face à «melhor equipa inglesa»: «Não tivemos competição durante mais de duas semanas, mas fomos capazes de trabalhar com mais jogadores do que o normal, devido a esta paragem por causa das selecções nacionais. Temos feito um trajecto com algumas dificuldades, sem poder contar com alguns jogadores, mas aproximamo-nos da normalidade e vamos estar a um nível bem superior ao das últimas duas ou três semanas».

Equipa em avaliação. Para bater os ingleses, o FC Porto vai ter de atingir os «limites» da sua capacidade: «Amanhã, vamos fazer uma avaliação do nosso trabalho, não em termos finais mas em termos globais. Sei que os jogadores evoluíram e vão estar a um nível superior. Vamos jogar com uma grande equipa e isso é bom, é o único processo que nos permite avaliar em que fase é que estamos. Vai ser um jogo que vai dar pistas nesse sentido».

Notas finais:
Deco vai regressar ao Dragão. Pela vez, desde que saiu do F.C.Porto, o Mágico enfrenta o clube onde ganhou tudo e se projectou como um dos melhores médios do mundo. Tenho a certeza, mesmo envergando uma camisola diferente, que os adeptos portistas presentes no Estádio, saberão tributar ao luso-brasileiro todo o carinho e consideração por alguém que sempre que fala do F.C.Porto fá-lo com respeito, carinho e gratidão. Deco merece e vai ser recebido como um dos nossos. É o nº 10, finta com os dois pés, é melhor que o Pelé, é o Deco allez, allez...

Sérgio Oliveira
renovou com o FC Porto até 2012, numa extensão do contrato profissional com os Dragões por mais um ano, que passa a contemplar uma cláusula de rescisão cifrada nos 30 milhões de euros.
Na conclusão do processo de renovação, o médio, de apenas 17 anos, mostrou-se encantado com a intenção manifestada pelo FC Porto e revelou-se empenhado em corresponder às expectativas.

Uma grande aposta
«Fico muito feliz por saber que o FC Porto está a fazer uma grande aposta em mim e tudo vou fazer para justificar a confiança que o clube deposita no meu trabalho.»

Ainda mais vontade
«O caminho ainda é longo, sei que tenho que ter paciência e trabalhar bem para atingir o sucesso que todos os portistas desejam. É por isso que este novo contrato só me traz mais vontade de trabalhar para alcançar os objectivos que tracei em conjunto com o clube.»

E responsabilidade também
«Sei que a responsabilidade aumenta e só posso corresponder com muito trabalho. Atingir este patamar só foi possível graças ao apoio de toda a estrutura do FC Porto, na qual incluo os meus companheiros, técnicos e dirigentes.»

Agora só falta apostar, com calma, mas sem medo nas capacidades e no talento desta jovem promessa - já quase uma certeza.

Sorteio da Taça da Liga:
Grupo A: F.C.Porto, Leixões, Estoril e Portimonense ou Académica.
Porto - Leixões, dia 2 ou 3 de Janeiro
Portimonense ou Académica - Porto a 13 de Janeiro
Estoril - Porto a 23 ou 24 de Janeiro.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset