Populares Mês

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009



No 14º fascículo ficamos a conhecer as peripécias da contratação de Teófilo Cubillas - segundo melhor estrangeiro que vi jogar com a camisola do F.C.Porto. O primeiro foi Rabat Madjer; alguns factos sobre a morte de Fernando Pascoal das Neves, "Pavão"; a amnistia para Pedroto; o aparecimento - em boa hora, digo eu! - de Jorge Nuno Pinto da Costa; ter ou não ter estofo de Campeão e os roubos de Igreja, segundo o "Zé do Boné"; Campeões depois de um jejum de 19 anos; o Sporting que levou a árbitro à China; Seninho nos States; o Bi-campeonato; a "Santa-Aliança" e o golo na própria baliza do Manaca; o Verão quente de 1980; Hermann Stessl; e finalmente, o regresso dos heróis: Pedroto e Pinto da Costa.

Clicar sobre as imagens para ler

Acabou a fase de grupos e os possíveis adversários do F.C.Porto são: R.Madrid, Arsenal, Barcelona, Sevilha, Bordéus, Manchester United e Fiorentina.
São adversários muito complicados, mas há uns que são mais complicados que outros. A evitar: R.Madrid, Arsenal, Barcelona e Manchester United. Temos, teoricamente, mais hipóteses com: Bordéus, Fiorentina e Sevilha.

“O FC Porto não é batoteiro”

O presidente da UEFA, Michel Platini, diz que agora sabe que o FC Porto "não é batoteiro", encerrando em definitivo o caso que quase excluiu os tetracampeões nacionais da edição 2008/2009 da Liga dos Campeões em futebol."Agora sabemos que o FC Porto não é batoteiro. O caso ficou encerrado com os novos regulamentos da UEFA (de acesso às competições europeias). Tudo o que sucedeu até 2007 está encerrado e não prosseguimos as investigações", frisou o dirigente em entrevista à Agência Lusa.Na altura deste caso, depois do FC Porto ter sido condenado na justiça desportiva portuguesa por duas tentativas de corrupção, Michel Platini manifestou-se partidário da exclusão do clube português da Liga dos Campeões, afirmando que a competição deveria ser vedada aos clubes "batoteiros".Dois anos volvidos e com o caso definitivamente encerrado, Platini limita-se a dizer que a UEFA tem agora regulamentos que combatem a corrupção."Parámos as investigações e não sabemos mais. O caso foi encerrado. Temos regulamentos agora que combatem os batoteiros. Agora tenho a certeza que não é batoteiro".Sobre o recente escândalo das apostas desportivas, o presidente da UEFA assume a preocupação e pede ajuda dos estados europeus."Estamos a investigar três jogos das qualificações para a Liga dos Campeões e quatro das qualificações para a Liga Europa e vamos punir os prevaricadores. Estamos a lutar contra isso, mas não é fácil. Somos organizadores de provas, não somos polícias. Precisamos da ajuda dos governos nesta luta e puniremos totalmente todos os envolvidos".
«
Olhem caros portistas, o palhaço mor falou agora pois ja viu que o que ele chama batotice não e nada mais que competencia e uma excelente estrutura que reflecte ano apos ano em boas equipas, equipas essas que dão prestigio a este pais a beira mar plantado....» Orgulho Azul

Eu ia falar disto, mas como o(a) Orgulho Azul colocou tudo na caixa de comentários, fica assim, e apenas acrescento o seguinte: quando este traumatizado do Platini - ficou neste estado depois que foi enganado por um companheiro de equipa quando jogava no S.Etienne - prestou declarações em sentido contrário isso mereceu grandes parangonas na C.Social portuguesa. Agora, quase nada e alguns até ignoraram completamente as declarações do presidente da UEFA. Enfim...uma tristeza, mas nada a que não estejamos habituados.

Mais umas palavrinhas para o Mister...

- Senhor Professor, o senhor podia ter evitado o remoque aos críticos no final do jogo de Madrid frente ao Atlético... Sem ter a presunção, como é óbvio, de pensar que se estava a dirigir a mim - os alvos são outros -, mas como também fui daqueles que zurziu nas prestações da equipa há tempos atrás, deixe-me dizer o seguinte, do alto do meu portismo militante, à flôr da pele e à prova de bala: o F.C.Porto jogou mal frente à Académica; frente ao Belenenses; e horrivelmente na Madeira frente ao Marítimo. Queria o senhor, Sr. Professor, que nós portistas dissessemos o quê? O F.C.Porto jogou razoavelmente frente ao Chelsea - o adversário era muito forte e isso tem de ser levado em conta -, melhor frente ao R.Ave; bem melhor na 1ª parte do jogo de Guimarães; esteve em grande em Madrid; e aí, Sr. Professor, nós elogiamos. Tudo isto é futebol e, principalmente, tudo isto é F.C.Porto. Será que ao fim de quase 4 anos no Dragão, o senhor ainda não percebeu a nossa forma de estar e a nossa cultura de exigência? Desejo muito que o mau tempo já tenha passado e exibições tão fracas como as que referi anteriormente não voltem a acontecer. Mas se se repetirem, pode ter a certeza, meu caro Professor, que eu e os portistas vamos voltar a criticar. Foi assim que fomos educados e é assim que são as coisas no F.C.Porto. Pela parte que me toca quero dizer-lhe: na altura que eu não reagir e me conformar com exibições muito abaixo dos mínimos exigíveis a um Tetracampeão, é a hora de me reformar do futebol e deixar de o viver com esta intensidade e esta paixão...

Só mais uma nota:
criticar, desde que com respeito, objectividade e espírito construtivo, é o dever de todos os bons portistas. Quem não for capaz de perceber isto e conviver com esta pressão, está no clube errado - já o disse muitas vezes, mas nunca me vou cansar de o repetir.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset