Populares Mês

domingo, 6 de dezembro de 2009


Nota: Jesualdo não muda e vai-se manter fiel ao sistema e ao modelo. Tenho um amigo que não gosta que eu lhe chame teimosia e prefere dizer que se trata de forte convicção num sistema e num modelo que são Tricampeões.
Nota: Hulk é um jogador jovem, com um grande talento e um enorme potencial. Tem técnica, tem força, tem velocidade, um pé esquerdo que remata muito forte e muitas vezes decide.
Nota: Hulk, que começou a época em grande plano, está, neste momento, muito abaixo daquilo que já mostrou ser capaz de fazer. Há quem diga que a chamada à selecção o deslumbrou e o fez perder a humildade - não me parece. Ainda na sexta-feira foi ao banco e não deu sinais de enfado...-; há quem diga que não leva uma vida compatível com um profissional de futebol - não sei, mas sei que esta conversa é sempre a mesma quando os jogadores não rendem; eu prefiro dizer que Hulk não está bem, mas é o principal prejudicado pelo 4x3x3 de Jesualdo. Hulk é vítima do sistema. Explico: no 4x3x3, do Professor, os avançados que jogam nas alas, para além de terem de atacar, têm de defender, não permitindo as subidas dos laterais adversários que são muitas vezes factores de desequilibrio e de golos sofridos. Foi assim na Madeira frente ao Marítimo, foi assim frente ao Chelsea. Hulk não acompanhou a subida de Zhirkov que colocou em Maluda com o francês a centrar para o golo de Anelka - enquanto jogou Varela o lateral-esquerdo da equipa inglesa nunca teve possibilidades de fazer essa jogada. Ora, este é que é o ponto. No sistema de Jesualdo, Varela na direita e Rodríguez, na esquerda, desde que em forma, como parece ser o caso, porque fazem o vai e vem - atacam e defendem -, vão jogar sempre. Mais, como se viu frente ao Vitória, com Varela, Belluschi tem mais liberdade para jogar perto da área contrária - o que não acontece quando joga o internacional brasileiro - onde é muito mais útil e tem um rendimento muito superior. Assim e como Hulk, no meio, não rende - não é capaz de jogar de costas para a baliza, nem tem bom jogo de cabeça, nem é um matador... -, temos um problema. Daí a pergunta: o que fazer com Hulk? Como Jesualdo não abdica das suas teimosias - convicções -, quem vai ter de mudar é o nº12. Será Givanildo capaz de mudar, mantendo as suas principais qualidades e características? Ou então, será Jesualdo capaz de enquadrar Hulk e fazer dele um jogador que não atrapalhe o sistema? Têm a palavra os dois. Seria muito mau para todos, que um jogador com tantas capacidades e tantos talentos, andasse a penar no banco do F.C.Porto!
Ah, já me esquecia: não ajuda nada que Hulk, como aconteceu na sexta-feira, entre de forma displicente, com toques e mais toques de calcanhar...Não, Hulk tem de entrar com tudo e mostrar outra atitude. Têm de ser dele os primeiros sinais de mudança...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset