Populares Mês

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009


Ainda longe de um rendimento que transmita confiança ou entusiasme os seus adeptos, apesar das ligeiras melhorias nos dois últimos jogos - Chelsea e Rio Ave -, o F.C.Porto viaja até Guimarães onde o espera um jogo de grau de dificuldade elevada frente ao Vitória local. A equipa vitoriana, está bem, moralizada e já vai em quatro vitórias consecutivas, uma das quais, mandando para fora da Taça de Portugal e na Luz, o extratosférico Benfica, treinado por esse fenómeno da táctica, o vice-rei da pastilha elástica - o rei é A.Ferguson -, J.Jesus, também conhecido por exterminador implacável, o tal, que só queria sofrer 7 golos em todo o campeonato, mas já os sofreu e ainda não chegamos ao fim da 1ª volta...Com 5 pontos de atraso em relação ao líder, S. Braga - não parece, mas é a equipa de Domingos Paciência que lidera a Liga -, é fundamental que o Tetracampeão não perca mais pontos, numa fase da época onde não se ganha nada, mas se pode perder muito. Assim, para sair incólume da cidade berço, onde N.Assis, Desmarets e Tiago Targino são as estrelas, numa equipa muito bem orientada, tem de haver um Porto ao seu melhor nível. O Porto dos jogos anteriores não chega!

E como o sistema e o modelo não mudam - Jesualdo é demasiado teimoso...-, é necessário que mudem os jogadores na atitude, na ousadia, na vontade e, principalmente, no espírito com que vão encarar este difícil obstáculo. E quem serão os intérpretes? Acho que na defesa, guarda-redes incluído, não devem haver mudanças - apesar de Helton ter regressado aos convocados, deve jogar Beto...; acho que no meio-campo também não - apesar de Fernando estar abaixo do que pode e já mostrou saber, vai entrar de início. A alternativa, Prediger, ainda continua no laboratório a aprender o processo e só deve jogar nas Taças: da Liga e de Portugal; mas no ataque alguma coisa vai mudar. Como Hulk tem de jogar - mesmo quando não está no seu melhor é sempre um jogador que pode decidir - e Varela também - ataca e defende bem -, a dúvida gira à volta de Falcao ou C.Rodríguez... Aposto no Cebola.

Sendo assim, teremos: Beto, Fucile, Maicon, B.Alves e Álvaro Pereira, Fernando, R. Meireles e Belluschi, Varela, Hulk e Rodríguez.

O árbitro é Jorge Sousa, auxiliado por José Ramalho e por José Luís Melo

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes: Beto e Helton;
Defesas: Sapunaru, Fucile, Rolando, Bruno Alves, Maicon e Álvaro Pereira;
Médios: Fernando, R. Meireles, Belluschi, Guarín e Valeri;
Avançados: Hulk, Farías, Falcao, Mariano, Varela e C.Rodríguez.

Grupo moralizado:
«A mensagem de optimismo que passei antes do jogo, reafirmando que iríamos ser melhores, confirmou-se. O próprio grupo moraliza-se e acredita mais no que trabalha e produz. Não será um jogo idêntico ao do Rio Ave, mas um jogo que terá um grau de competitividade maior, num terreno difícil, porque a chuva e o mau tempo tocam os terrenos todos. Os nossos objectivos são claros: é um jogo posicionado no calendário numa altura importante, que nos obriga a ser maiores».

Optimismo justificado:
«Ter o grupo todo significa uma maior capacidade e garante-nos melhores níveis de rendimento. O grupo está estável, é evidente que vão haver alternativas em relação à equipa e ao banco». O tempo passado em comum desde o início da época é outro factor positivo: «Os jogadores já se conhecem e entendem melhor, falam uma linguagem mais comum. Há um conjunto de aspectos que se reúnem para termos sucesso e tenho a certeza absoluta que o vamos ter».

Adversário ao ataque:
«O Vitória de Guimarães não tem hipótese nenhuma de ser uma equipa defensiva connosco, porque o público não deixa e espero que não deixe. Vai ser um jogo em divisão permanente, no qual as transições defensivas e ofensivas serão fundamentais. Nos últimos dois anos em Guimarães conseguimos ter sucesso nisso e estou seguro de que, no próximo jogo, com muitas dificuldades, vamos conseguir de novo».

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset