Populares Mês

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010



Notas de abertura: festejar, mesmo depois de ganhar, após realizar uma exibição daquelas, é próprio de quem se contenta com pouco e é a antítese do que é o F.C.Porto.

Não contem comigo, depois de ter assistido a uma exibição ridícula, das piores que vi ao longo dos muitos anos que levo a ver o meu clube, para falar do árbitro...mesmo que haja uma nova lei a lei 19 - a 18, dizem que é a do bom-senso -, que diz: "jogo perigoso, com contacto e dentro da área, só é falta e penalty, se for sobre um jogador do Benfica".

Agora o jogo: andamos, semanas após semanas, sempre à espera de uma exibição, já nem digo de qualidade, mas razoável, jeitosinha e de uma vitória tranquila. Andamos, semana após semana, aqui e em tantos e tantos locais onde o portismo se manifesta, a dar apoio, a manter a chama acesa e vivemos na esperança do amanhã é que vai ser, amanhã vamos jogar bem e vencer com naturalidade. Andamos, aqui e em muitos outros lados, a denunciar a forma como o F.C.Porto é tratado, mal tratado e a forma como o andor vermelho atropela tudo e todos para conseguir os seus objectivos... E o que vimos? Mais do mesmo, mais uma exibição abaixo dos mínimos exígiveis a uma equipa com as responsabilidades do Tetracapeão. Mais um jogo em que o adversário fraquinho - sim!, fraquinho... Não ganha a ninguém, só tem uma vitória na Liga e ainda no Domingo passado perdeu frente ao Leixões por 1-3 -, nos causa grandes problemas e só ganhamos na amarra e depois de durante 120 minutos, em termos de jogo jogado, de oportunidades perdidas, as coisas até terem estado ela por ela, mesmo que tenhamos tido mais posse de bola. Aliás, em 210 minutos de jogo não conseguimos ganhar a este Belenenses...Isto não pode continuar assim e alguém tem de tomar providências... falta tudo a esta equipa do F.C.Porto. Falta atitude em alguns jogadores - se houvesse coragem já não jogavam há muito tempo. Exemplo: Rolando. Corta-me o coração ver N.André Coelho, um jogador da formação, que deu provas de valor suficientes, fora e até já no F.C.Porto, não passar de uma quarta escolha...Se Valeri, Guarín, Belluschi, que nunca será um oito, não jogam nada, porque não joga Sérgio Oliveira? Mal por mal, é preferível ver lá alguém das camadas jovens... Mas a este Porto não é só falta de atitude, é também um Porto que num sistema de 4x3x3 é uma desastre: jogadores longe uns dos outros; espaços mal ocupados; avançados sozinhos, são ilhas rodeados de jogadores adversários; futebol aos repelões, que se vai valendo de uma ou outra iniciativa individual, já que como equipa aquilo não é nada; falta raça, falta crença, falta vergonha na cara; equipa e treinador contentam-se com pouco - ontem e sempre que chegamos ao empate, não houve uma reacção para virar completamente o jogo. Enfim... assim fica difícil, muito difícil manter a paixão, levar as pessoas a acreditarem e irem ao Estádio...Assim, definitivamente, não!

Não vou destacar ninguém, ou melhor destaco Beto: mesmo tendo tido responsabilidades no 1º golo do Belém, recuperou-se e foi um herói nos penaltis. Sim herói, pois só um jogador de grande suporte psicológico - que diferença para alguns dos seus colegas!...- consegue manter a tranquilidade, decisiva, ao ver, uma, duas, três vezes, os seus companheiros desperdiçarem a oportunidade de acabar com o martírio. Grande Beto!

Jesualdo no final do jogo disse que esta vitória e a forma como foi conseguida, vai se o tónico que faltava. Eu, nós os adeptos, pensavamos que esse tónico já tinha sido o penalty defendido por Helton nos descontos do jogo frente ao Leiria... Por isso Sr. Professor, desculpe lá, mas agora só como S.Tomé: ver para crer. A sua margem de crédito nessa matéria, para mim, esgotou-se. Prove-me que estou errado.

Nota final: Sr. Presidente Pinto da Costa, director Geral da Sad Antero Henrique: tenho memória, não sou ingrato e os senhores para mim têm uma margem de crédito enorme - no caso do Presidente ilimitado. Mesmo que eu tivesse concluído e não concluí, que este plantel é aquilo que temos visto, não era por isso que eu ia pôr tudo em causa e começar a disparar a torto e a direito. Só não erra quem não faz e vocês fazem, já fizeram muito e tenho a certeza ainda farão muito mais. Por isso acredito que vão tomar as decisões que têm de ser tomadas para que as coisas melhorem. Meus caros, às vezes, vocês dirão, para grandes males, grandes remédios.

Sr. Professor Jesualdo, a equipa estava a entrar nos eixos, tinha feito uma grande 1ª parte em Guimarães e apesar da tremideira no início da 2ª, conseguimos uma excelente vitória num terreno difícil. Depois fomos a Madrid, fizemos um bom jogo e deixamos os nossos vizinhos com os olhos em bico. Porque carga de água, no jogo da Luz, que está na origem de tudo o que vem acontecendo, o Sr. passou aquela mensagem de medo, de temor, de excessivo receio do Benfica, com Guarín no meio-campo? Foi aí Sr. Professor que tudo começou e o senhor não pode deixar de assumir as suas responsabilidades.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset