Populares Mês

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010


Ela aí está a C.League, prova rainha da UEFA e a competição entre clubes, mais importante do Mundo. Prova, onde os anões carecas ou de cabelo encaracolado, taberneiros redondos, pavões sem pudor e sem vergonha, freteiros, ladrões com mais ou menos paixão, porcos da bola e afins, não têm qualquer influência, nem condicionam uns, para fazer ganhar outros. O F.C.Porto, Tetracampeão português e único clube que nos últimos anos foi capaz de fazer história nesta competição, recebe no Dragão, os gunners de Arsène Werger, em jogo a contar para os oitavos-de-final, 1ª mão, de uma eliminatória que tem o segundo jogo em Londres, no dia 9 de Março.
A equipa londrina não é a mais forte, a mais contundente e com mais estrelas da fortíssima liga inglesa, mas é a equipa que joga o futebol mais atractivo, um futebol apoiado, de toque, de controlo de jogo, um futebol que é a antítese do futebol portista, sob o comando de Jesualdo. Se tivermos em conta o último Arsenal/Manchester, que a equipa de A.Ferguson venceu por 3-1, chegamos rapidamente à conclusão que é jogando no modelo que faz as delícias do Mestre, que mais facilmente se pode surpreender a equipa de Wenger. No entanto, para que isso se torne realidade e possamos construir um resultado que nos permita sonhar, é necessário que Falcao faça lembrar Rooney, Varela seja uma seta apontada à baliza de Almunia como Ji-Sung Park e Hulk apareça com a mesma inspiração que teve Nani nesse jogo do Emirates Stadium. Para além disso, que já é muito, é fundamental toda atenção a Cesc Fabregas e toda a concentração defensiva para travar Brendtner. Em conclusão: um Porto ao mais alto nível pode ter aspirações. Um Porto abaixo do seu máximo, terá muitas dificuldades e dificilmente terá hipóteses.

Hulk, vítima desse justiceiro sem vergonha, conhecido como Pavão Vermelho, comissário ao serviço do clube do regime, contra todos aqueles que não aceitam curvar-se, interrompe amanhã o seu longo cativeiro e regressa à competição. Não terá o ritmo, nem a velocidade, que só os jogos a sério transmitem, mas terá de certeza, a fome de bola, a vontade de jogar e a revolta dos injustiçados para compensar. Terá também, o apoio e o entusiasmo de uma massa adepta que tem sentido a sua falta e lá estará pronta a ajudar para que o regresso seja em grande.

O árbitro é o sueco Martin Hansan, auxiliado pelos seus compatriotas, Henrik Andren e Stefan Wittberg.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes:
Helton e Beto;
Defesas:
Bruno Alves, Fucile, Rolando, Alvaro Pereira, Maicon, Tomás Costa e Miguel Lopes;
Médios: Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Fernando e Ruben Micael.
Avançados: Falcao, Mariano, Hulk e Varela.

Equipa provável: Helton, Fucile, Rolando, Bruno e Álvaro, Fernando, Meireles e Rúben, Varela, Falcao e Hulk
Antevisão de Jesualdo:
«Este é o adversário ideal para nós. Este jogo com o Arsenal tem a importância de um atestado de qualidade em relação ao valor da nossa equipa. Queremos muito passar aos quartos-de-final, sendo certo que este adversário era um dos mais difíceis»

«Normalmente, o que podemos analisar são os momentos das equipas. Este Arsenal mantém a mesma linha, os mesmos processos. É uma equipa que evolui muito bem dentro das estruturas tácticas que tem, privilegiando a posse de bola. Teve um momento muito bom no início da época, depois teve uma quebra e está agora novamente a subir.»

«O F.C. Porto também teve o mesmo processo, saíram jogadores como Lucho e Lisandro, mas agora temos outros. Comigo no Porto, já jogámos por duas vezes com o Arsenal no Dragão. Uma vez empatámos e outra ganhámos. Temos condições para seguir em frente»

«Infelizmente, não podemos pedir aquilo que gostamos ou queremos. Esta eliminatória não se faz por pontos, mas sim por diferença de golos. Não sofrer golos em casa é fundamental, mas ganhar é o mais importante. São as vitórias que nos dão mais confiança e prestígio. Queremos ganhar»

«Vamos entrar no 12º jogo desde 2 de Janeiro. Não é fácil fazer uma gestão de acordo com os nossos objectivos, devido a imponderáveis como lesões ou castigos. As semanas vão sempre ser decisivas, vamos pensando sempre jogo a jogo, é esse o nosso quadro de preocupações. Obviamente, o nosso quadro é mais abrangente, mas em termos de concentração, é jogo a jogo»

«Este árbitro foi indicado pela UEFA e foi nomeado para o Mundial. Não conheço este árbitro nem o seu percurso. Se está nomeado, é um atestado da sua competência, não me cabe a mim fazer comentários.»

Notas finais: quem quiser ler ou reler, sobre um dos mais belos pedaços da História Gloriosa do F.C.Porto, basta clicar em:Taça Arsenal como factor de inspiração e moralização.

Para ler o artigo de Miguel Sousa Tavares, clicar aqui:Tudo isto existe, tudo isto é triste

Para ler o artigo do António Simões, clicar aqui:Do cego...


- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset