Populares Mês

quinta-feira, 4 de março de 2010


Um clube de sucesso, ganhador e que compete ao mais alto nível. Por isso, quem está, ou é do F.C.Porto, tem de estar preparado para tudo: para a pressão de jogar sempre para ganhar, para as críticas, para os assobios, para os aplausos e até, por mais absurdo que possa parecer, para resistir aos elogios que, às vezes, fazem pior à personalidade e ao carácter que as críticas. Quem não for capaz de aguentar, resistir e depois, quando é necessário, reagir, dando a volta por cima, não pode competir a um nível de exigência como é apanágio no F.C.Porto. E isto serve para todos: dirigentes, treinadores, jogadores e até para nós adeptos, pelo menos para aqueles que vivem apaixonadamente o seu clube.

Pensar que a blogosfera portista, uma espécie de novo espaço de tertúlia, pode perturbar seja quem for no Universo azul e branco do F.C.Porto é redutor, é pensar pequeno. O mesmo para os profissionais que jogam, que se não souberem resistir à pressão, cerrar os dentes, transformar os assobios em aplausos, as críticas em elogios, não têm perfil para jogar no nosso clube. Quaresma serve de exemplo paradigmático do que estou a dizer. Depois de um jogo frente ao Desportivo das Aves, teve algumas reacções extemporâneas e de críticas aos adeptos que o assobiaram. Na altura escrevi sobre isso o que podem ler aqui: capítulo R.Quaresma. Infelizmente, tive razão e passados dois anos Quaresma continua a passar ao lado de uma grande carreira e provavelmente, é o mais certo, não vai ao Mundial - e não é por falta de talento...

Mas, quando refiro os adeptos, é para dizer que nós também temos de estar preparados para a pressão quando as coisas correm mal, para saber perder, no sentido que não podemos ganhar sempre, para resistir à desilusão - por maior que ela seja -, para reagir, lutar, dar a volta por cima e nunca desistir...Se, de facto, somos bons adeptos, adeptos de todos os momentos e não apenas de vitórias...Mas atenção!, sempre com com espírito crítico, pois a crítica, desde que feita com objectividade, com respeito e de forma construtiva, é importante e ajuda.

Aliás e em jeito de conclusão, gostaria de dizer o seguinte: a blogosfera, novo espaço na Internet, é cada vez mais uma realidade que ninguém pode ignorar. Não sei se os responsáveis do F.C.Porto, aqueles que tratam destes assuntos, prestam muita, pouca, ou nenhuma atenção, mas eu se estivesse no lugar deles prestaria. Nesta nova realidade, cada vez mais activa e a crescer a cada dia, há dezenas de blogs que puxam pelo F.C.Porto e nessas dezenas há, seguramente, milhares de portistas que só nestes espaços encontram forma de se expressarem e "falarem" sobre o clube - portistas de todo o país e alguns até de fora do país. Não tendo o F.C.Porto nenhum tipo de apoio a nível da C.Social, onde é discriminado e boicotado quase sistematicamente, pergunto se não seria importante que o clube dissesse e fizesse qualquer coisa para potenciar estes espaços, incentivando-os, promovendo-os, divulgando-os de forma que ao menos na blogosfera o F.C.Porto estivesse na linha da frente? Respeitando os interesses de ambas as partes, acho que poderiam ser estabelecidos "intercâmbios" que seriam úteis para ambos os lados.

PS-
Fica para quem quiser ler, o parecer do Prof.Costa Andrade, surripado do blog:

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset