Populares Mês

terça-feira, 25 de maio de 2010


Enquanto nem o pai morre, nem a gente almoça, que é como quem diz, nem Jesualdo rescinde, nem entra...esse que vocês estão a pensar; enquanto o anão careca não explode de vaidade, com tantos elogios da vermelhada e da sua máquina de propaganda. Pudera, o homem fez-lhes tantos jeitos...; enquanto não começa o Mundial e a selecção vai dando excelentes sinais... até já empata com essa potência do futebol que é Cabo Verde...; enquanto não chega a hora do Trio D'Ataque, que vou ver com um dicionário na mão, tal a eloquência do convidado; nada como fazer um exercício sobre o que vai ser o plantel do F.C.Porto em 2010/2011, tentando ser equilibrado, poupado e especulando o menos possível.

Assim e para a baliza, temos: Helton, Beto e Nuno. Helton continua a ser, para mim, o número 1. Beto um bom suplente e que dá garantias de poder sustituir o titular a qualquer altura, sem que isso constitua um problema. Nuno, experiente, com excelente ambiente no grupo, é o terceiro guarda-redes e justifica-se que seja. Está na recta final da carreira e não vai criar ondas por ser o menos utilizado. Não podemos ter como terceiro guarda-redes um jovem que precisa de jogar e portanto, Ventura, que tem grande futuro, vai ser novamente emprestado. Aqui não é preciso mexer.

Na defesa e começando pelo lado direito, temos certo, M.Lopes, Sapunaru pode ser uma alternativa, enquanto Fucile é para transferir. Ficaremos bem servidos com Miguel Lopes e Sapunaru? Não me parece e portanto, a lateral direita da defesa portista devia ser reforçada.

No lado contrário, Álvaro Pereira, se não fizer um Mundial do outro mundo, está de pedra e cal e será naturalmente titular. Sereno - dizem que já é do F.C.Porto -, que é central de raíz, mas pode jogar a lateral, pode, em certos jogos, dar um jeito e D.Addy precisa de ir rodar. Aqui, caso se confirme o ex-jogador do Vitória, não acho que seja necessário mexer.

Centrais: com o capitão a querer sair e atendendo a tudo que aconteceu esta época, deve ser-lhe feita a vontade - se ficar, ou lhe dão muita pasta, ou vamos ter problemas com as azias dele e a língua afiada do pai. Por isso e desde que haja uma boa proposta, que por mim, até pode ter um bom desconto em relação à cláusula...Estava a escrever este post, quando a ouvir a Bola Branca das 18:15, ouvi, não o pai, mas o irmão de Bruno, Geraldo a dizer que há clubes que estão dispostos a pagar o que o F.C.Porto pede. Venha a nota! - e assim, mesmo tendo Rolando, Maicon e Nuno André Coelho, Sereno?, será de considerar uma ida ao mercado. Alguém com experiência, para contratar um jovem, que precise de crescer, mais vale não contratar ninguém e fazer crescer Abdoulaye.

Médios: Fernando, Guarín, Belluschi, R.Micael e Sérgio Oliveira? estão de pedra e cal, T.Costa, Valeri - tantas expectativas e grande desilusão! - e Meireles na porta de saída. O português porque já deu o que tinha a dar ao clube e quer, diz ele, novos desafios e a quem deve ser feita a vontade...desde que paguem o justo valor...Os outros porque não corresponderam. Para esta zona do campo temos, com ligação ao F.C.Porto e que estiveram emprestados, entre outros, Castro, Pelé e Prediger. Castro ainda não me convence e devia continuar a rodar. Pelé tem tudo para ser um excelente jogador, mas gosta muito da farra, o que é uma pena, já que seria uma boa alternativa a Fernando. Prediger foi o flop da época. Dependendo muito do treinador e do que ele pretende, acho que deviamos contratar um trinco e um médio de categoria, mas experiente e com provas dadas, de preferência no futebol europeu.

Ataque: Hulk, C.Rodríguez, S.Varela, Ukra e Falcao, devem cá estar em 25 de Junho... Farías devia ser transferido e Orlando Sá emprestado - o ex-bracarense precisa de jogar, não pode estar mais uma temporada a jogar um ou outro jogo... Mariano, só lá para o final do ano é que vai estar em condições. Obviamente, dois avançados serão necessários. Um com características diferentes de Falcao - alguém como Lisandro, por exemplo - e outro, um rato de área, mas mais alto e mais possante que El Tecla.

Conclusão: um lateral-direito, um central, dois médios e dois avançados, se já contarmos com Sereno como contratado. Seis jogadores. Nada de mais e um plantel com 25 jogadores, um dos quais um jovem que ainda é junior.

Nota final: não me atrevo a dar nomes de jogadores a contratar. Não conheço os mercados, nem tenho a noção das verbas disponíveis, nem as verbas pedidas por este ou aquele jogador, que possa interessar ao F.C.Porto. O clube tem gente mais habilitada para isso que eu, mas um jogador tanto pode ser rentabilizado numa futura transferência, como em campo, com um alto rendimento desportivo...

Não apontei possíveis reforços, mas mudei de ideias e resolvi dizer mais isto: para a frente, com características parecidas com o Lisandro e acho eu, dentro das possibilidades financeiras do F.C.Porto, Barreto do Bari e Walter do Internacional de Portalegre

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset