Populares Mês

quinta-feira, 10 de junho de 2010


Terminou ontem, com a derrota frente ao Benfica, no jogo 5, da final do play-off, a época do Basquetebol portista. Com o último jogo, termina também, um ciclo dentro do Basquetebol do F.C.Porto. Um ciclo longo, de muitos anos - mais de 25 - e que teve como principais protagonistas, primeiro Matos Pacheco e depois F.Gomes e o seu braço direito, F.Assunção. Nesta altura de virar de página, é tempo de dizer qualquer coisa sobre uma modalidade, que, durante muitos anos, foi, a seguir ao futebol, a minha preferida e que acompanhei de perto. Assim, as primeiras palavras, como não podia deixar de ser, são palavras de reconhecimento e de agradecimento, para quem - Gomes e Assunção -, depois da saída do histórico dirigente, de forma dedicada e dando o seu melhor, trabalhou para que o Basquetebol portista tivesse sucesso, conquistasse títulos e contribuisse, com vários momentos altos, para a gloriosa história do clube do Dragão. Seria injusto e até uma ingratidão não o fazer e por isso, reconhecer os méritos que os dois principais responsáveis e ex-atletas da modalidade, no F.C.Porto, tiveram, em muitas coisas boas que o Basquetebol portista conseguiu, é da mais elementar justiça. Mas e de há alguns anos a esta parte - depois da criação da SAD? -, as coisas mudaram para pior e em vários domínios: opções na contratação de jogadores e técnicos que deixaram muito a desejar; o título que não conquistamos há seis anos - se nesta época até não há muito a dizer, dois troféus conquistados, Taça de Portugal e Taça Federação, mais a ida à final do play-off, na época passada, por exemplo, foi um descalabro...; declarações infelizes de F.Assunção, sobre o fim da modalidade no clube, ou a ameaça de não jogar em campeonatos da Federação e ir jogar para a liga espanhola, o que obrigou, depois, a um recuo nada prestigiante; a postura sempre politicamente correcta, mesmo perante arbitragens vergonhosas de prejuízos ao F.C.Porto, em casa e fora, fazendo cara feia quando o público reagia; o distanciamento em relação aos adeptos; a perda da alma e da mística que existia no passado - tempos de Jorge Araújo/Alberto Babo; uma estrutura excessiva - mais à frente mostrarei as diferenças, tendo como comparação o Andebol...-, de gente engravatada, mas que não sentimos a sua utilidade; etc., são algumas das razões para as minhas críticas e faz com que, das três modalidades de Pavilhão, o Basquetebol, seja, neste momento, a modalidade menos querida, com menos química junto dos adeptos, com menos gente a assistir aos jogos e com piores resultados.
Dito isto, é tempo de olhar para a frente, que o futuro é já ali... Pelas razões conhecidas, Fernando Gomes saiu, ou vai sair em breve - naturalmente, com ele vai sair F.Assunção... -, entrando para o seu lugar Júlio Matos, como vice-presidente. Júlio, como portista é dos bons, como atleta era muito razoável e foi Campeão, como treinador foi um desastre. Não sei o que vai ser como dirigente, mas para que possa fazer bom trabalho, precisa de apoio e de condições, que a tarefa não é fácil. Espero que elas lhe sejam dadas - seria trágico e incompreensível, se daqui a algum tempo chegassemos à conclusão que sem F.Gomes e F.Assunção, o Basquetebol do F.C.Porto não existe -, para que o novo ciclo que se vai iniciar, seja um ciclo que também traga vitórias, mas junte às vitórias, a recuperação da alma, da mística e da empatia junto dos portistas. Tem a palavra, em primeiro lugar, o Presidente Pinto da Costa, que foi quem escolheu Júlio Matos.

Deixo as estruturas do Basquetebol e do Andebol para que possam avaliar as diferenças.
Basquetebol:
Direcção, Fernando Gomes, Administrador; Fernando Assunção, Director Geral; Domingos Castro, Director de Marketing; Pedro Amorim, Assistente de Marketing; Carlos Marinho, Director de Comunicação e Imagem; Campos Leite, Dirigente; António Alves, Delegado; Jesuíno António, Delegado; Carlos Carneiro, Tesoureiro; Sónia Costa, Departamento Administrativo; Marques Pinto, Departamento Comunicação; Hélder Teixeira, Gabinete Apoio; Alfredo Sousa, Equipamentos.

Equipa Técnica
Moncho López,
Treinador; João Tiago, Treinador Adjunto; Diogo Silva, Treinador Adjunto, Luís Geirinhas, Preparador Físico, Ricardo Pinto; Assistente Scout/Operador de Video.

Equipa Médica
Paulo Costa,
Médico; José Samarão, Médico; António de Matos, Fisioterapeuta; Álvaro Magalhães, Fisioterapeuta

Andebol:
Direcção, Vítor Santos, Vice-Presidente; Rui Soares Monteiro, Director, Paulo Pestana, Director; José Magalhães, Director Geral; Manuel Arezes, Assessor Financeiro; Joana Moreira, Assistente Direcção; João Moreira, Dirigente.

Equipa Técnica
L.Obradovic, Treinador; Luís Graça, Treinador Adjunto; J.Luís Rodríguez, Fisioterapeuta
Não consegui saber quem faz parte da equipa médica.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset