Populares Mês

sábado, 5 de junho de 2010



A contar da esquerda, José Carlos Esteves, médico; Nelson Puga, médico; Zé Mário, enfermeiro; Eduardo Braga, enfermeiro; e José Luís, massagista.

Nos clubes e no que diz respeito a um clube de futebol, os protagonistas principais são quase sempre os treinadores e os jogadores. Mas há mais protagonistas... É de outros protagonistas, concretamente, do Departamento Médico do F.C.Porto, que hoje me proponho falar. Os homens que cuidam da saúde dos nossos profissionais e que ao longo dos últimos anos têm contribuído e muito, para o sucesso desportivo do Clube do Dragão, são as pessoas acima referenciadas - António Dias, de quem já falei em posts anteriores, englobo-o na equipa técnica - e formam um Departamento Clínico acima de qualquer suspeita, dedicado, muito profissional e que ainda por cima, alia a tudo isso, um portismo ferrenho, o que é juntar o útil ao agradável.

José Carlos Esteves, portista, sócio dois mil e qualquer coisa, embora esteja mais afastado, por razões de saúde, é uma personalidade, um Senhor, uma pessoa de fácil acesso, sempre pronto a informar e a ajudar. Um bom médico e um Dragão vibrante - quem não se recorda da sua forma original de festejar os golos do F.C.Porto? Força, Sr.Doutor!

Nelson Puga, que substituiu no acompanhamento da equipa e no banco de suplentes, JCE, é outro portista dos sete costados. Ex-atleta e Campeão de Voleibol, ao serviço do melhor clube português, Nelson Puga alia a competência, à paixão do mais sofredor dos adeptos, ao mesmo tempo que consegue manter uma frieza e um discernimento que lhe permitem, muitas vezes, apagar fogos e evitar algumas situações complicadas a gente que ferve de mais...
Zé Mário, enfermeiro, que se senta ao lado dos suplentes, médico e técnicos, veio substituir Rodolfo Moura e logo conquistou o respeito e o carinho de todos no futebol profissional portista. Tão sabedor, quanto discreto, de Zé Mário poderei dizer que nem sei se é portista, mas sei que é, seguramente, um dos nossos.
Eduardo Braga, enfermeiro, está ligado ao F.C.Porto há muitos anos, primeiro na formação e nos últimos tempos no futebol sénior. É o que conheço menos e portanto, não posso dizer muito... mas se alguém sobe da formação para o patamar superior...
Zé Luís, massagista e uma instituição, dentro da Instituição F.C.Porto. 76 anos de idade, mais de 50 anos ligado ao clube do Dragão. É obra!
Alegre, de espírito jovem, sempre bem disposto, o que faz dele um verdadeiro compincha, o amigo e muitas vezes o confidente, Zé Luís, passou dos tempos das vacas magras, aos tempos de fartura e é uma verdadeira enciclopédia de histórias, cada qual a melhor...Está para lavar e durar...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset